José Carlos Barbosa Lopes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7702814038846925
  • Última atualização do currículo em 10/10/2018


É Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui especialização em Língua Inglesa pela Universidade Estadual Paulista e é graduado em Letras Inglês/Português com especialização em Estudos da Linguagem pela Universidade de Mogi das Cruzes. Suas áreas de interesse são: ensino-aprendizagem de inglês, letramento, formação contínua de docentes e EAD. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
José Carlos Barbosa Lopes
Nome em citações bibliográficas
LOPES, J. C. B.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade de Tecnologia de Mauá.
Av. Antonia Rosa Fioravante
Vila Fausto Morelli
09360120 - Mauá, SP - Brasil
Telefone: (11) 45433221
URL da Homepage: http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2009
Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Leitura em inglês com surdos: possibilidades.,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Profa. Dra. Fernanda Coelho Liberali.
Bolsista do(a): Secretaria da Educação de São Paulo, SE, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2010 - 2011
Especialização em Língua Inglesa. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Letramento Crítico em Inglês no Ensino Médio.
Orientador: Lidiane Hernandez Luvizari Murad.
Bolsista do(a): Secretaria da Educação de São Paulo, SE, Brasil.
2005 - 2006
Especialização em Estudos da Linguagem. (Carga Horária: 360h).
Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Brasil.
Título: ?Calma! Ainda tô lendo? Estudo sobre o ensino-aprendizagem de leitura em Língua Inglesa na rede oficial de ensino.
Orientador: Profª. Ms. Valdite Pereira Fuga.
2002 - 2004
Graduação em Letras.
Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Brasil.
Título: Gêneros do Discurso: O Cartaz.
Orientador: Profª. Ms. Elizabeth Eboli de Mello.




Formação Complementar


2018 - 2018
Capacitação para Mediadores Online de Projeto Integrador. (Carga horária: 10h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2017 - 2018
Teacher Development Interactive - preparation for TKT. (Carga horária: 40h).
Pearson Education, PLC, Brasil.
2017 - 2018
Teacher Development Interactive - reading. (Carga horária: 40h).
Pearson Education, PLC, Brasil.
2017 - 2018
Teacher Development Interactive - speaking. (Carga horária: 40h).
Pearson Education, PLC, Brasil.
2017 - 2018
Teacher Development Interactive - listening. (Carga horária: 40h).
Pearson Education, PLC, Brasil.
2017 - 2017
Using Educational Technology in the English Language Classroom.. (Carga horária: 100h).
Iowa State University, IASTATE, Estados Unidos.
2017 - 2017
Teaching without translation & Integrated Lessons. (Carga horária: 4h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2017 - 2017
Teaching Creative Problem-solving in the EAP/ESP Classroom. (Carga horária: 4h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2017 - 2017
Formative and Summative Assessments for both learners and teachers. (Carga horária: 4h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Teacher Development Online. (Carga horária: 60h).
Faculdade Cultura Inglesa, FCI, Brasil.
2016 - 2016
Educação a Distância, Trabalho e Tecnologia. (Carga horária: 40h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2016 - 2016
Brincadeira e Performance. (Carga horária: 10h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Teacher Development Online. (Carga horária: 60h).
Faculdade Cultura Inglesa, FCI, Brasil.
2015 - 2015
TOEFL ITP - UNIVERSIDADES. (Carga horária: 10h).
Master Test - Certificação Internacional, MASTERTEST, Brasil.
2015 - 2015
Texts production, circulation and use of knowledge. (Carga horária: 3h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2015 - 2015
Gêneros digitais e novos multiletramentos. (Carga horária: 3h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Teacher Training Course. (Carga horária: 120h).
International House London, IH, Inglaterra.
2013 - 2013
Extensão universitária em Service Learning. (Carga horária: 10h).
University of Nebraska Omaha, UNO, Estados Unidos.
2013 - 2013
Extensão universitária em Brazilian English Teachers Program. (Carga horária: 180h).
University of Nebraska Omaha, UNO, Estados Unidos.
2012 - 2013
Curso de Formação de Tutor de Inglês Online. (Carga horária: 80h).
Fundação Padre Anchieta, FPA, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Professional Knowledge for Teaching English. (Carga horária: 120h).
Cengage Learning, ELTEACH, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Swiss International Teachers Program. (Carga horária: 168h).
Virginia Tech, VIRGINIA TECH, Estados Unidos.
2012 - 2012
Curso de Improvisação. (Carga horária: 100h).
Cia. do Quintal, QUINTAL, Brasil.
2012 - 2012
Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo. (Carga horária: 10h).
Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2012 - 2012
Avaliação: um instrumento para a aprendizagem. (Carga horária: 6h).
Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2011 - 2012
Extensão universitária em Língua Estrangeira em Nível Avançado. (Carga horária: 100h).
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
2011 - 2011
Aperfeiçoamento da Libras. (Carga horária: 15h).
Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos de SP, FENEIS SP, Brasil.
2011 - 2011
Curso de Improvisação. (Carga horária: 36h).
Cia. do Quintal, QUINTAL, Brasil.
2009 - 2009
Bilinguismo para Surdos - como vencer os desafios.. (Carga horária: 3h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2008 - 2008
Bilingüismo, Entraves Culturais e Contextos Educac.
Escola para Crianças Surdas Rio Branco, CRB, Brasil.
2008 - 2008
Bilingüismo, para Surdos.
Escola para Crianças Surdas Rio Branco, CRB, Brasil.
2006 - 2008
Interaction Teachers. (Carga horária: 240h).
Secretaria da Educação de São Paulo, SE, Brasil.
2007 - 2007
Language and Activity. (Carga horária: 12h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2006 - 2007
Extensão universitária em Interaction Teachers. (Carga horária: 240h).
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
2006 - 2007
Extensão universitária em Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade. (Carga horária: 80h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2005 - 2007
Língua de Sinais Brasileira. (Carga horária: 140h).
Mitra Diocesana de Mogi das Cruzes, MDMG, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Educação Africanidades Brasil. (Carga horária: 120h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2006 - 2006
Ensino Médio em Rede: o currículo em áreas. (Carga horária: 60h).
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Tecnologia de Mauá, FATEC - MAUÁ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Carga horária: 44

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, Transporte Terrestre, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FATEC Tatuapé - Inglês II e V
08/2016 - Atual
Ensino, Gestão Comercial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fatec Ipiranga - Inglês I, II e III
08/2014 - Atual
Ensino, Gestão Empresarial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FATEC São Paulo - Inglês I, II, III e Projeto Interdisciplinar I
02/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Tecnologia de Mauá - SP - Brasil, .

11/2013 - Atual
Ensino, Logística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FATEC Carapicuíba - Inglês I e II
FATEC Mauá - Inglês IV e V
08/2014 - 06/2016
Ensino, Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FATEC Ipiranga - Inglês II e III
08/2014 - 06/2016
Ensino, Eventos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FATEC Ipiranga - Inglês I e VI
08/2014 - 12/2014
Ensino, Informática para Negócios, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado

Faculdade Estácio de Carapicuíba, Estácio Carap, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redação Instrumental
08/2014 - Atual
Ensino, Segurança No Trabalho, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Técnico
01/2014 - Atual
Ensino, Gestão da Tecnologia da Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa Aplicada
01/2014 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção Textual em Língua Portuguesa
01/2013 - Atual
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise do Discurso
Aprofundamento de Estudos em Língua Inglesa I, II e III
Estágio Supervisionado de Língua Inglesa I
Linguística Aplicada e Ensino de Inglês
Morfologia, Sintaxe, Leitura, Produção Escrita e Oral em Língua Inglesa
Projeto Integrador Orientado VI
Trabalho de Conclusão de Curso

Faculdade Melies de Tecnologia, MELIES, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

Atividades

05/2016 - Atual
Ensino, Produção Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aprofundamento de Estudos em Língua Inglesa

Fundação Padre Anchieta, FPA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Tutor de Inglês Online, Carga horária: 10

Atividades

01/2012 - 12/2013
Ensino, Inglês Online, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Inglês

Fundação Bradesco, FB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Professor Efetivo, Enquadramento Funcional: Professor de inglês, Carga horária: 27

Atividades

01/2010 - 06/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Universidade de Guarulhos, UNG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 8

Atividades

01/2009 - 12/2009
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura em Inglês com surdos
01/2009 - 12/2009
Ensino, Educação Especial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Ensino-aprendizagem de alunos com necessidades especiais

Escola Estadual Prof. Eliseu Jorge, EE, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Carga horária: 12

Atividades

01/2005 - 12/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês
01/2005 - 12/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SP, SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor horista, Enquadramento Funcional: Monitor de Educação Profissional III, Carga horária: 7

Atividades

08/2009 - 01/2010
Ensino, Inglês, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Inglês

Prefeitura Municipal de Poá, PM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Carga horária: 20

Atividades

06/2006 - 09/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Colégio Atheneu, ATHENEU, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Professor horista, Enquadramento Funcional: Professor inglês (EF II e EM), Carga horária: 22

Atividades

01/2005 - 06/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês
01/2005 - 06/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Reward Idiomas, R, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: Professor horista, Enquadramento Funcional: Professor/Coordenador Inglês, Carga horária: 40

Atividades

03/2001 - 12/2005
Ensino, Inglês, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Inglês
01/2004 - 12/2004
Direção e administração, Reward Idiomas, .

Cargo ou função
Coordenador pedagógico.


Linhas de pesquisa


1.
English listening and speaking skills in business contexts


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Outros
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
LOPES, J. C. B.; FUGA, V. P. . Letramento digital em Inglês e alunos com necessidades especiais.. In: Fernanda Coelho Liberali. (Org.). Inglês: linguagem em atividades sociais.. 1ed.São Paulo: Blucher, 2016, v. 2, p. 119-131.

2.
Fernanda Liberali ; LOPES, J. C. B. . Ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira para alunos com necessidades especiais. In: Fernanda Coelho Liberali. (Org.). Inglês. Ied.São Paulo: Blucher, 2012, v. 2, p. 1-171.

3.
Alexandre Rodrigues ; LOPES, J. C. B. . Docência em Língua Inglesa: práticas e representações.. In: Adolfo Ignacio Calderón; Francine Martins; Michel Mott. (Org.). Educação e cotidiano escolar.. 1ed.São Paulo: Xamã, 2008, v. 1, p. 11-102.

Apresentações de Trabalho
1.
LOPES, J. C. B.. A atuação do profissional de Letras.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
LOPES, J. C. B.; VENDRAMINI ZANELLA, D.A. ; FUGA, V. P. . Argumentar para agir.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LOPES, J. C. B.. English listening and speaking skills in business contexts. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LOPES, J. C. B.; FUGA, V. P. . Learners with special needs and technology in the English class. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LOPES, J. C. B.. Teaching and Learning English in Professional Contexts. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LOPES, J. C. B.. A Proficiência em Língua Inglesa na formação de professores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
LOPES, J. C. B.; FUGA, V. P. . Interculturality and technology in the English class for students with special needs.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LOPES, J. C. B.; FUGA, V. P. . Tecnologia na aula de Inglês para alunos com NEEs.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LOPES, J. C. B.; SILVA, R. M. ; FUGA, V. P. . Letramento e alfabetização: a produção de material didático no viés da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
LOPES, J. C. B.. Service Learning. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
LOPES, J. C. B.; SILVA, R. M. ; FUGA, V. P. . Atividade Social, Letramento e Alfabetização em Língua Portuguesa nas séries iniciais.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
LOPES, J. C. B.. Letramento Crítico em Inglês no Ensino Médio.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
LOPES, J. C. B.. Leitura em Inglês com surdos: possibilidades.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
LOPES, J. C. B.. The English Teacher in Deaf Learners Education. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
LOPES, J. C. B.. O valor colaborativo das discussões em sala de aula para a produção de conhecimento.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
VENDRAMINI ZANELLA, D.A. ; LOPES-DUGNANI, Bruna ; LOPES, J. C. B. . O viés da Linguística Aplicada no processo criativo em diferentes contextos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
FUGA, V. P. ; LOPES, J. C. B. . Atividade Social no ensino-aprendizagem de inglês.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
LOPES, J. C. B.. Formação do professor de Inglês no trabalho com surdos: e agora?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
LIBERALI, F. C. ; LOPES, J. C. B. . Performance in Brazilian Language Teaching Contexts. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
LOPES, J. C. B.. A produção de sentidos na atividade de leitura em inglês com surdos.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
LOPES, J. C. B.; BEZERRA, T. C. . Ensino-aprendizagem de inglês com surdos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
LOPES, J. C. B.. O processo interativo durante a leitura em inglês com surdos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
LOPES, J. C. B.. Reading in English with Deaf Students: Possibilities of the social activity. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
LOPES, J. C. B.. Leitura em inglês com surdos: possibilidades da atividade social.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

25.
LOPES, J. C. B.. Educação e Surdez. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
LOPES, J. C. B.. Linguagem e produção de conhecimento. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

27.
LOPES, J. C. B.. Identificando as crenças de um professor de leitura em língua inglesa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

28.
LOPES, J. C. B.. Estudo sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa com surdos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
LOPES, J. C. B.. Atividade de leitura em inglês com surdos: possibilidades. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

30.
LOPES, J. C. B.. 'Calma! Ainda tô lendo!'. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
LOPES, J. C. B.. Estudo sobre as representações de ensino-aprendizagem que permeiam a prática de uma professora de Língua Inglesa da rede oficial de ensino. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

32.
LOPES, J. C. B.. Estudo sobre as representações de ensino-aprendizagem que permeiam a prática de uma professora de Língua Inglesa da rede oficial de ensino. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
LOPES, J. C. B.. Estudo sobre as representações de ensino-aprendizagem que permeiam a prática de uma professora de Língua Inglesa da rede oficial de ensino. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
LOPES, J. C. B.. Estudo sobre as representações de ensino-aprendizagem que permeiam a prática de uma professora de Língua Inglesa da rede oficial de ensino. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
LOPES, J. C. B.. Estudo sobre as representações de ensino-aprendizagem que permeiam a prática de um professor (a) de Língua Inglesa da rede oficial de ensino. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
LOPES, J. C. B.; LOPES, M. ; SILVA, M. V. . Unidade didática em torno do gênero do discurso: cartaz informativo.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

37.
LOPES, J. C. B.; LOPES, M. ; Silva, M. V. . Reflexão sobre as abordagens de ensino. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
LOBMAN, C. ; LOWENHEIM, G. ; LIBERALI, F. C. ; LOPES, J. C. B. . Brincadeira e Performance. 2016. (Intérprete Português - Inglês).

2.
LOPES, J. C. B.. Full English Workshops. 2014. .

3.
BIZIO, L. ; LOPES, J. C. B. ; MOURA, D. R. ; SUDRÉ, E. C. . A inclusão escolar de alunos surdos. 2007. .

4.
LOPES, J. C. B.. Elaboração de Pôster. 2006. .

5.
LOPES, J. C. B.; LOPES, M. ; Silva, M. V. . Unidade didática em torno do gênero do discurso cartaz informativo. 2004. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Vido, K. C.; CAMARGO, R. D.; LOPES, J. C. B.. Participação em banca de Rafael F Tolentino, Rafhael D G F Silva, Priscila S. Kamada.Gestão de transporte: um olhar da relação ? operadores logísticos e transportadoras terceirizadas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Mauá.

2.
Vido, K. C.; CAMARGO, R. D.; LOPES, J. C. B.. Participação em banca de Claudio Varjão, Lukas Alves, Marcelo Porto, Rogério Ferreira.Logística Humanitária: Um Olhar Do Exército Brasileiro Em Casos De Desastres Naturais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Mauá.

3.
GIUSTI, R.; AGUIAR, H. M.; LOPES, J. C. B.. Participação em banca de Claudio A de Oliveira; Diego de Paula; Rafael G Diniz.Centralização para melhoria do nível de serviço de compras e distribuição. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Mauá.

4.
AGUIAR, H. M.; GIUSTI, R.; LOPES, J. C. B.. Participação em banca de Priscila Serra Silva.Regime especial de trânsito aduaneiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Mauá.

5.
DOMINGUES, M. P.; FIGUEIREDO, Juliana Fragas; LOPES, J. C. B.. Participação em banca de Valéria Bernardo da Silva.A influência do espaço na constituição da personagem negra na obra Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Estácio FNC.

6.
DOMINGUES, M. P.; CAMELO, G. V.; LOPES, J. C. B.. Participação em banca de Ana Paula Funchal, Reginalda Santos.Os estágios da virtude em ?A morte de Ivan Ilitch?, de Tolstoi. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Estácio FNC.

7.
GUSMAO JUNIOR, E.; LOPES, J. C. B.. Participação em banca de Regina Lucia S Barboza.Processo de Leitura: desenvolvimento da habilidade de reconhecimento da unidade temática a partir dos temas transversais previstos pelos PCNs. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Estácio FNC.

8.
DOMINGUES, M. P.; LOPES, J. C. B.. Participação em banca de Donizeti Juliano da Silva.A construção do gênero HQ no ensino de Língua Inglesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Estácio FNC.

9.
DOMINGUES, M. P.; LOPES, J. C. B.. Participação em banca de Felipe Santos Messias, Juan C S Leandro.nálise da proposta de ensino de Língua Inglesa e o trabalho com a habilidade reading do ciclo II do Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Estácio FNC.

10.
MACIEL, J. C. S.; GROSSI, E.; LOPES, J. C. B.. Participação em banca de Anderson Dias Koren.Otimização no processo logístico de expedição e recepção de polímeros. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Mauá.

11.
GROSSI, E.; LOPES, J. C. B.. Participação em banca de Bruna dos Santos Oliveira.Avaliação da logística reversa de equipamentos eletrônicos na empresa GPA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Mauá.

12.
GROSSI, E.; LOPES, J. C. B.. Participação em banca de Cauê Zeferino Pimentel da Silva.A norma ISO 9001:2015 Sistemas de gestão da qualidade alinhada para a cadeia logística e gerenciamento de riscos: um estudo documental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Mauá.

13.
GUSMAO JUNIOR, E.; ALENCAR, L. M.; LOPES, J. C. B.. Participação em banca de Mariana Amaral da Silva; Sara da Silva Paz.A crítica social em o Pagador de Promessa de Dias Gomes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Estácio de Carapicuíba.

14.
GUSMAO JUNIOR, E.; CAMELO, G. V.; LOPES, J. C. B.. Participação em banca de Evelyn Aparecida Gomes Bastos.O fantástico maravilhoso e o Senhor do Anéis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Estácio de Carapicuíba.

15.
GUSMAO JUNIOR, E.; LOPES, V. L.; LOPES, J. C. B.. Participação em banca de Maria Aparecida Gomes.Argumentação como ferramenta publicitária nos vídeos de produtos domésticos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Estácio de Carapicuíba.

16.
LOPES, V. L.; LOPES, J. C. B.. Participação em banca de Flavio José de Souza e Laiana Gonçalves Borges.O Despertar da Leitura por meio de Histórias em Quadrinhos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Estácio de Carapicuíba.

17.
LOPES, V. L.; LOPES, J. C. B.. Participação em banca de Everson Moreira da Conceição e Ronaldo Pena de Souza.Variações Linguísticas: a trajetória do Português até o Carioquês.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Estácio de Carapicuíba.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MACIEL, J. C. S.; LOPES, J. C. B.. Projeto Integrador de Logística - 1º semestre. 2017. Faculdade de Tecnologia de Mauá.

2.
CAMARGO, R. D.; LOPES, J. C. B.. Projeto Integrador de Logística - 5º semestre. 2016. Faculdade de Tecnologia de Mauá.

3.
CAMARGO, R. D.; LOPES, J. C. B.. Projeto Integrador de Logística. 2014. Faculdade de Tecnologia de Mauá.

4.
LOPES, J. C. B.; AZEVEDO, R. T.. Youth Ambassadors. 2012. Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Cambridge Day 2017. 2017. (Congresso).

2.
Fórum LACE 2016: EntreLACEs Escola↔Mundo. 2016. (Seminário).

3.
III Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras na Formação Técnica e Tecnológica. 2016. (Congresso).

4.
VIII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. 2015. (Simpósio).

5.
6º Simpósio Ação cidadã - Fazer escolhas, tomar decisões.Atividade Social, Letramento e Alfabetização em Língua Portuguesa nas séries iniciais.. 2012. (Simpósio).

6.
Youth Ambassadors Program.Avaliador dos exames oral e escrito em Inglês. 2012. (Outra).

7.
5º Simpósio Ação Cidadã - Rompendo Barreiras pela Cidadania.Letramento Crítico em Inglês no Ensino Médio. 2011. (Simpósio).

8.
5º Simpósio Ação Cidadã - Rompendo Barreiras pela Cidadania.Comitê Científico. 2011. (Simpósio).

9.
I Simpósio Linguagem e Práticas Midiáticas. 2011. (Simpósio).

10.
10 Forum em ILCAE - Inclusão Linguística em Cenários de Atividades Educacionais. 2009. (Simpósio).

11.
Curso de Fonoaudiologia.Estudos Surdos. 2009. (Encontro).

12.
Formação de Professores para o trabalho com alunos Surdos. 2009. (Oficina).

13.
Seminário Internacional de Língua Estrangeira. 2009. (Seminário).

14.
Terceiro Simpósio sobre Bilinguismo, Educação Bilíngue e Cidadania. A produção de sentidos na atividade de leitura em inglês com surdos.. 2009. (Congresso).

15.
2º Simpósio Ação Cidadã.Leitura em inglês com surdos: possibilidades da atividade social.. 2008. (Simpósio).

16.
Congresso Internacional de Educação para Surdos, Bilingüismo - Práticas e Perspectivas. 2008. (Congresso).

17.
Educação e Surdez.Educação e Surdez. 2008. (Encontro).

18.
II Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. 2008. (Congresso).

19.
International Society for Cultural and Activity Research. Reading in English with Deaf Students: Possibilities of the social activity. 2008. (Congresso).

20.
16º INPLA Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. Identificando as crenças de um professor de leitura em língua inglesa.. 2007. (Congresso).

21.
1º Simpósio Ação Cidadã.Atividade de leitura em inglês com surdos: possibilidades. 2007. (Simpósio).

22.
Educação para as Diferenças: O Estudante Surdo e a Formação de Professores. 2007. (Simpósio).

23.
Fórum Mundial de Educação Alto Tietê. 2007. (Congresso).

24.
1º Seminário da AASAT: Cultura, Poder e Educação de Surdos. 2006. (Seminário).

25.
I Simpósio de Educação: Políticas Públicas de Educação Inclusiva no Brasil. 2006. (Simpósio).

26.
4º Fórum de Inclusão Lingüística em Cenários Educacionais. 2005. (Simpósio).

27.
III Jornada de Letras da Universidade de Mogi das Cruzes.Estudo sobre as representações de ensino-aprendizagem que permeiam a prática de um professor (a) de Língua Inglesa da rede oficial de ensino.. 2004. (Simpósio).

28.
VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. 2004. (Congresso).

29.
XX Jornada de Ensino de Língua Inglesa. 2004. (Simpósio).

30.
II Jornada de Letras da Universidade de Mogi das Cruzes.Reflexão sobre as abordagens de ensino. 2003. (Simpósio).

31.
XVII Spring Conference. 2003. (Congresso).

32.
I Jornada de Letras da Universidade de Mogi das Cruzes. 2002. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIBERALI, F. C. ; MAGALHAES, M. C. C. ; LOPES, J. C. B. . 8º Simpósio Ação Cidadã: Agência Colaborativa. 2016. (Outro).

2.
LIBERALI, F. C. ; LOPES, J. C. B. . III BILINGLATAM - membro da comissão organizadora. 2009. (Congresso).

3.
LOPES, J. C. B.. 3 Simpósio Ação Cidadã - coordenador do simpósio Educação Inclusiva. 2009. (Outro).

4.
LOPES, J. C. B.; MOURA, D. R. ; SUDRÉ, E. C. . 2º Simpósio Ação Cidadã - coordenador do simpósio Educação Inclusiva. 2008. (Outro).

5.
LOPES, J. C. B.; MOURA, D. R. ; SUDRÉ, E. C. . 1º Simpósio Ação Cidadã - coordenador do simpósio Educação Inclusiva. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fernando H P Scuizato; Gustavo P de Menez; Vania M Garcia. Proposta de otimização no gerenciamento de estoque para empresa de pequeno porte do setor de plástico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Mauá. Orientador: José Carlos Barbosa Lopes.

2.
Luciana Rodrigues; Rafael F da Rocha; Vitória F da Silva. Análise do processo de armazenagem externa e empilhamento de produtos na empresa Braskem S.A. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Mauá. Orientador: José Carlos Barbosa Lopes.

3.
Vlademir dos Santos Gomes. O lúdico na aquisição de vocabulário para leitura em Língua Inglesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Estácio FNC. Orientador: José Carlos Barbosa Lopes.

4.
Aline Souza N Bixofi. A Construção da Imagem da mulher e intertextualidade nas músicas brasileiras. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Estácio FNC. Orientador: José Carlos Barbosa Lopes.

5.
Josué Pereira, Renata da Conceição. A sociolinguística variacionista ? a estratificação do ?r? nas classes sociais de Nova Iorque. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Estácio FNC. Orientador: José Carlos Barbosa Lopes.

6.
Eduardo S Bispo, Ieda G Araújo, Leandro R Marques. Logística, descarte e reaproveitamento de resíduos eletrônicos.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Mauá. Orientador: José Carlos Barbosa Lopes.

7.
Dina T R Lima, Paloma S Silva. Projeto de uma empresa júnior: otimização do fluxo logístico das micro e pequenas empresas da região de Mauá.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Mauá. Orientador: José Carlos Barbosa Lopes.

8.
William Araujo Barreto. Análise sobre a armazenagem e a movimentação de aparelhos celulares por meio de vendas pelo sistema B2C. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Mauá. Orientador: José Carlos Barbosa Lopes.

9.
Shirley Cristina Campos Mendes. Forma de dimensionamento de armazém com estrutura porta-paletes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Mauá. Orientador: José Carlos Barbosa Lopes.

10.
Sérgio de Oliveira. Distribuição do serviço de encomenda expressa (SEDEX) em áreas com restrição de entrega. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Mauá. Orientador: José Carlos Barbosa Lopes.

11.
Delma Aparecida da Rocha Freitas. EJA: perspectivas e realidade no ensino de LP. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Estácio de Carapicuíba. Orientador: José Carlos Barbosa Lopes.

12.
Gisele dos Santos. A intertextualidade da literatura no Ensino Médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Estácio de Carapicuíba. Orientador: José Carlos Barbosa Lopes.

13.
Aline da Silva Almeida; Irene Vieira Tavares. Bullying/Cyberbullying e gêneros digitais: uma proposta de sequência didática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Estácio de Carapicuíba. Orientador: José Carlos Barbosa Lopes.

14.
Perla Giani de Brito; Tatiany Campos de Oliveira. Preconceito Linguístico: como trabalhar o preconceito linguístico em sala de aula. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Estácio de Carapicuíba. Orientador: José Carlos Barbosa Lopes.

15.
Marcia Regina Rodrigues Ramos; Marcia Soares dos Santos. Sala de Leitura e suas dimensões. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Estácio de Carapicuíba. Orientador: José Carlos Barbosa Lopes.

16.
Maria José da Silva. Reinações de Narizinho: sequência didática a partir da obra literária. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Estácio de Carapicuíba. Orientador: José Carlos Barbosa Lopes.

17.
Ana Maria Alves Caires. Material Complementar para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Estácio de Carapicuíba. Orientador: José Carlos Barbosa Lopes.

18.
Joceval Silva dos Santos; Wenceslau Francisco Romão. O Estrangeirismo na mira da lei. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Estácio de Carapicuíba. Orientador: José Carlos Barbosa Lopes.

19.
Brasiliano Marcondes dos Santos Filho. Letramento e gêneros textuais na EJA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Estácio de Carapicuíba. Orientador: José Carlos Barbosa Lopes.

20.
Rosicleide Barbosa da Silva. Análise de propaganda: a semiótica no contexto do Ensino Médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Estácio de Carapicuíba. Orientador: José Carlos Barbosa Lopes.

21.
Silvani dos Santos Oliveira. A corrupção na literatura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Estácio de Carapicuíba. Orientador: José Carlos Barbosa Lopes.

22.
Francieli Vieira dos Santos Martins. O uso da Língua Portuguesa em Ambiente Empresarial. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Estácio de Carapicuíba. Orientador: José Carlos Barbosa Lopes.

23.
Edson Mano; Marcio F G P Gomes. O ensino de gramática por meio da música. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Estácio de Carapicuíba. Orientador: José Carlos Barbosa Lopes.

24.
Karen Porto de Figueiredo. A loucura manifestada pelas personagens Ismália e Clarisse. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Estácio de Carapicuíba. Orientador: José Carlos Barbosa Lopes.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
LOPES, J. C. B.. Full English Workshops. 2014. .



Outras informações relevantes


Participação nas bancas de correção de redações pela Universidade de Mogi das Cruzes entre 2003 e 2005; Monitoria Voluntária de Língua e Literatura Inglesa em 2003; Tutoria Voluntária de Língua Portuguesa em 2004.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 2:48:11