Rafael Gonçalves Borges

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9657205703848095
  • Última atualização do currículo em 15/08/2018


Possui graduação (2007), mestrado (2009) e doutorado (2015) em História pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professor no curso de Licenciatura em História pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás. Tem experiência nas área de História, com ênfase em História da América, dos Estados Unidos e História e Cinema. Coordena o Projeto de Pesquisa Cinema e Modernidade: representação, identidade e dialogismo no cinema contemporâneo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rafael Gonçalves Borges
Nome em citações bibliográficas
BORGES, Rafael Gonçalves

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Instituto Federal de Goiás - Câmpus Goiânia, Departamento de Áreas Acadêmicas I.
Rua 75
Setor Central
74055110 - Goiânia, GO - Brasil
Telefone: (62) 32272700
URL da Homepage: http://ifg.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em História.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Como o Oeste se perdeu: representação, nação e modernidade no Novo Western (1969-2012), Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Libertad Borges Bittencourt.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: representação; cinema; identidade; natureza; western.
Grande área: Ciências Humanas
2007 - 2009
Mestrado em História.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: ARCA E FUNDAÇÃO O BOTICÁRIO: UMA PERSPECTIVA SOBRE O MOVIMENTO AMBIENTALISTA CONTEMPORÂNEO (1980-2000),Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Libertad Borges Bittencourt.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: ambientalismo; identidade; responsabilidade; rede.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
2003 - 2007
Graduação em História.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: A MOBILIZAÇÃO SOCIAL NO BRASIL NO FIM DO SÉCULO XX: O MLCP E A INTERNALIZAÇÃO DO CLIENTELISMO POLÍTICO.
Orientador: Libertad Borges Bittencourt.




Formação Complementar


2006 - 2007
Curso Básico de Teologia. (Carga horária: 256h).
Seminário Evangélico da Igreja de Deus, SEID, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
A partir de Maio de 2017, Coordenador do Curso de Licenciatura em História.

Atividades

05/2017 - Atual
Direção e administração, Instituto Federal de Goiás - Câmpus Goiânia, Departamento de Áreas Acadêmicas I.

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Licenciatura em História.

Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Teorias da Educação.


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

08/2009 - 07/2011
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da América 1
História da América 2
Prática de Ensino de História da América
03/2010 - 07/2010
Ensino, História Cultural, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Métodos e Técnicas de Pesquisa

Faculdade Sul-Americana, FASAM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 10


Faculdade Nossa Senhora Aparecida, FANAP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 8


Escola Criativa, ECR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 18


Faculdade Araguaia, FARA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de História da Arte e Contemporânea


Colégio Batista Goiano, CBG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 38

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de História

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 9


Instituto Brasileiro de Educação, IBEG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Ciências Humanas, Carga horária: 30
Outras informações
Professor vinculado ao Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) do Governo Federal, com ênfase em inclusão social e qualificação para o mundo do trabalho.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Cinema e Modernidade: representação, identidade e dialogismo no cinema contemporâneo
Descrição: A relação entre História e Cinema tem sido aprofundada nas últimas décadas, e a condição dos filmes como fonte histórica tornou-se, progressivamente, um ponto de aceitação entre os historiadores contemporâneos. Considera-se importante para o estudante e futuro professor de história perceber a relevância das representações e da linguagem cinematográfica não apenas como fonte de pesquisa, mas principalmente como encaminhadoras de ações sociais e construções identitárias, sendo assim, capazes de refratar demandas e debates políticos que influenciam as dinâmicas da sociedade e as múltiplas identidades que a permeiam. Desta perspectiva, há uma relação dialógica não apenas entre os filmes e seus contextos históricos concretos de produção e recepção, como também entre os filmes e outros filmes, que são assumidos como enunciados em uma cadeia responsiva. Assim, o cinema é mais que entretenimento, é linguagem e discurso que estão em diálogo com a sociedade e com outros filmes, sendo problema fulcral para o historiador e professor de história problematizar estas representações e sua relevância política no decurso do tempo. O cinema é uma obra de arte moderna, típica da era de reprodutibilidade técnica, e desde seu início colabora tanto para a veiculação de representações que favorecem o projeto de modernidade ocidental (imperialistas, colonialistas, machistas, etc.) quanto a representações que visam questioná-lo, sobretudo após as décadas de 1960 e 1970. Este projeto contemplará pesquisas que versem sobre os usos do cinema em sua relação com o Projeto de Modernidade Ocidental, detendo-se sobretudo sobre as modificações temáticas notadas nos últimos 50 anos, problematizando novas representações de identidades sociais (sobretudo étnico-raciais, ambientais e de gênero) e suas implicações filosóficas em consonância com os pressupostos da crise dos paradigmas modernos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Rafael Gonçalves Borges - Coordenador / Bruno Hilton de Lima - Integrante / Gustavo Ferreira do Nascimento - Integrante / Lara Gabriela de Siqueira Santos - Integrante / Mateus Souza Silva - Integrante / Samuel Paula de Andrade - Integrante / Natalia Gomes da Silva Machado - Integrante.Número de orientações: 7
2007 - 2009
As políticas Públicas e as Organizações da Sociedade Civil Moldando os Movimentos Sociais no Brasil
Descrição: O surgimento de novas concepções de direitos humanos, direitos dos povos à autodeterminação, à cidadania e, ainda temos como a reorganização da sociedade civil, comunitarismo, organização autônoma dos modos de vida, cooperativismo, democratização apontam para a ampliação da esfera pública não estatal por meio da atuação de novos atores sociais e para novas reivindicações dos movimentos sociais que sofrem influência das ong's que indicam projetos e novas alternativas. A partir da pesquisa, produziu-se a dissertação apresentada para obtenção do título de Mestre em História..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Rafael Gonçalves Borges - Integrante / Libertad Borges Bittencourt - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3
2005 - 2006
As políticas Públicas e as Organizações da Sociedade Civil Moldando os Movimentos Sociais no Brasil
Descrição: O surgimento de novas concepções de direitos humanos, direitos dos povos à autodeterminação, à cidadania e, ainda temos como a reorganização da sociedade civil, comunitarismo, organização autônoma dos modos de vida, cooperativismo, democratização apontam para a ampliação da esfera pública não estatal por meio da atuação de novos atores sociais e para novas reivindicações dos movimentos sociais que sofrem influência das ong's que indicam projetos e novas alternativas. Por meio da pesquisa, concluiu-se o relatório final de Pesquisa em Iniciação Científica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Rafael Gonçalves Borges - Integrante / Libertad Borges Bittencourt - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História e Cinema.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BORGES, Rafael Gonçalves2017BORGES, Rafael Gonçalves. A ANTÍTESE DA FRONTEIRA: O WESTERN DE QUENTIN TARANTINO E O SECCIONALISMO. Revista de História das Ideias, v. 35, p. 409-436, 2017.

2.
BORGES, Rafael Gonçalves2016BORGES, Rafael Gonçalves. Didática da História e a ciência da Educação: problematizações para a formação de professores. Locus (UFJF), v. 22, p. 375-392, 2016.

3.
BORGES, Rafael Gonçalves2013BORGES, Rafael Gonçalves. A crítica da imagem eurocêntrica no ensino de história: uma proposta dialógica de análise fílmica em sala de aula. Revista de História da UEG, v. 2, p. 3, 2013.

4.
BORGES, Rafael Gonçalves2012BORGES, Rafael Gonçalves. CIÊNCIA EM CRISE: O IMPERATIVO ÉTICO DE RESPONSABILIDADE PARA O HOMEM CONTEMPORÂNEO. Revista Eletrônica de Educação da Faculdade Araguaia - RENEFARA, v. 2, p. 192-200, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BORGES, Rafael Gonçalves. Como o Oeste se perdeu: representação, nação e modernidade no Novo Western (1969-2012). In: XXIX Simpósio Nacional de História da ANPUH, 2017, Brasília. Anais Eletrônicos do XXIX Simpósio Nacional de História, 2017.

2.
BORGES, Rafael Gonçalves. #Oscarsowhite: representação e representatividade negra no cinema estadunidense. In: XVI Semana de História da UFG, 2017, Goiânia. Anais da XVI Semana de História da UFG, 2018.

3.
BORGES, Rafael Gonçalves. A Transmodernidade no (do) cinema: narrativas antiprogresso a partir do Novo Western. In: IV Comgresso Internacional de História: cultura, sociedade e poder, 2014, Jataí. Anais do IV Congresso Internacional de História, 2014.

4.
BORGES, Rafael Gonçalves. Tropos da fronteira: a revisão do imaginário no Novo Western (1970-2012). In: XXVII Simpósio Nacional de História, 2013, Natal. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História, 2013.

5.
BORGES, Rafael Gonçalves. A desconstrução de uma nação: modernidade e representação no novo western (1968-2012). In: VI Simpósio Internacional de História: culturas e identidades, 2013, Goiânia. Anais do VI Simpósio Internacional de História: culturas e identidades, 2013.

6.
BORGES, Rafael Gonçalves. A crítica da imagem eurocêntrica em sala de aula: perspectivas e experiências. In: III Simpósio Nacional de História da UEG, 2013, Iporá. Anais do III Simpósio Nacional de História, 2013.

7.
BORGES, Rafael Gonçalves. BRAVURAS INDÔMITAS: um comparativo entre os westerns de 1969 e 2010. In: X Encontro Internacional da ANPHLAC, 2012, São Paulo. Anais do X Encontro Internacional da ANPHLAC, 2012.

8.
BORGES, Rafael Gonçalves. Na Natureza Selvagem: o Oeste e o ambiente no western. In: II Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações, 2012, Florianópolis. Anais do II Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações, 2012.

9.
BORGES, Rafael Gonçalves. Na Estrada, Sem Destino: o mito da fronteira estadunidense entre a crise do western e a ascensão do road movie. In: III Congresso Internacional de História: História e Diversidade Culltural, 2012, Jataí. Anais do III Congresso Internacional de História: História e Diversidade Cultural, 2012.

10.
BORGES, Rafael Gonçalves. Na Natureza Selvagem: história ambiental e história do Oeste na construção da identidade nacional dos Estados Unidos. In: X Semana de História, 2011, Goiânia. Anais da X Semana de História da Faculdade, 2011.

11.
BORGES, Rafael Gonçalves. Identidade e meio ambiente: possíveis aproximações entre indigenismo e amientalismo. In: 9° Encontro Internacional da ANPHLAC, 2010, Goiânia. Anais do 9° Encontro Internacional da ANPHLAC, 2010.

12.
BORGES, Rafael Gonçalves. A IDENTIDADE BIOLÓGICA: Movimentos Ambientais e o Princípio Responsabilidade no final do século XX. In: I Seminário de Pesquisa da Pós-Graduação em História UFG/UCG, 2008, Goiânia. Anais I Seminário de Pesquisa da Pós-Graduação em História - UFG/UCG, 2008.

13.
BORGES, Rafael Gonçalves. AS REPRESENTAÇÕES DA NATUREZA E O MOVIMENTO AMBIENTALISTA: Os Novos Movimentos Sociais e a Questão Ambiental. In: III SImpósio Internacional Cultura e Identidades, 2007, Goiânia. Anais do III Simpósio Internacional Cultura e Identidades, 2007.

14.
BORGES, Rafael Gonçalves. O IMPERATIVO DE RESPONSABILIDADE E ÉTICA NA CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA: O Desenvolvimento das Ciências Ambientais. In: III Simpósio Internacional Cultura e Identidades, 2007, Goiânia. Anais III Simpósio Internacional Cultura e Identidades, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BORGES, Rafael Gonçalves. Movimento de Luta Pela Casa Própria: mobilização social e voluntariado na luta pela moradia. In: II Simpósio Internacional de História: Cultura e Identidade, 2005, Goiânia. Caderno de Resumos II Simpósio Internacional de História: Cultura e Identidade, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
BORGES, Rafael Gonçalves. BRAVURAS INDÔMITAS: um comparativo entre os westerns de 1969 e 2010. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BORGES, Rafael Gonçalves. Na Natureza Selvagem: história ambiental e história do Oeste na construção da identidade nacional dos Estados Unidos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BORGES, Rafael Gonçalves. Identidade e meio ambiente: possíveis aproximações entre indigenismo e amientalismo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BORGES, Rafael Gonçalves. A IDENTIDADE BIOLÓGICA: Movimentos Ambientais e o Princípio Responsabilidade no final do século XX. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BORGES, Rafael Gonçalves. O IMPERATIVO DE RESPONSABILIDADE E ÉTICA NA CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA: O Desenvolvimento das Ciências Ambientais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BORGES, Rafael Gonçalves. AS REPRESENTAÇÕES DA NATUREZA E O MOVIMENTO AMBIENTALISTA: Os Novos Movimentos Sociais e a Questão Ambiental. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BORGES, Rafael Gonçalves. PARQUE OESTE INDUSTRIAL: mobilização social e voluntariado na luta pela moradia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BORGES, Rafael Gonçalves. Movimento Luta Pela Casa Própria: mobilização social e voluntariado na luta pela moradia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BORGES, Rafael Gonçalves. FRAGMENTOS MEDIEVAIS NO BRASIL: TRANSPOSIÇÃO DE ELEMENTOS DO IMAGINÁRIO MEDIEVAL PARA A CULTURA REGIONAL- UMA ?BUSCA? POR GOIÁS. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CARDOSO, M. A. ; BORGES, Rafael Gonçalves . Livros Didáticos de História: entre a produção e divulgação do saber escolar. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SADDI, R. ; LANGARO, J. F. ; BORGES, Rafael Gonçalves ; GERMANO, M. N. . Diálogos sobre a Didática da História. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
BORGES, Rafael Gonçalves; ROURE, G. Q. . Educação Estética e Formação Humana. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
BORGES, Rafael Gonçalves; ALVES JUNIOR, A. G. C. ; SPINI, A. P. . Cinema Norte-Americano Contemporâneo. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
BITTENCOURT, L. B. ; BORGES, Rafael Gonçalves ; DIAS, S. S. M. ; MIZIARA, V. G. ; ZANCOPE, T. C. M. . Nação e Identidade nas Américas. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

6.
BORGES, Rafael Gonçalves. As Várias Américas: Multiculturalismo e Interculturalidade. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
BORGES, Rafael Gonçalves. Cinema e (Trans)Modernidade: representação, alteridade e natureza na Holywood pós-1970. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BORGES, Rafael Gonçalves. CINEMA E (TRANS)MODERNIDADE: REPRESENTAÇÃO, ALTERIDADE E NATUREZA NA HOLLYWOOD PÓS-1970. 2012. .

3.
BORGES, Rafael Gonçalves. REPRESENTAÇÕES DA NATUREZA: O CULTURAL E O AMBIENTAL NA ANÁLISE DE CONSTRUTOS IDENTITÁRIOS CONTEMPORÂNEOS. 2011. .

4.
BORGES, Rafael Gonçalves. Representações da Natureza: o cultural e o ambiental na análise de construtos identitários contemporâneos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
REINATO, E. J.; SILVA, M. C.; BORGES, Rafael Gonçalves. Participação em banca de Max Lanio Martins Pina. Guerreiros, Castelos e Dragões: Ideias Históricas de Estudantes de Goiânia Sobre a Idade Média. 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
OLIVEIRA, F. C.; COSTA, M. O.; BORGES, Rafael Gonçalves. Participação em banca de André Luis Thomé Ribeiro. Evasão: um olhar a partir do relatório do Tribunal de Contas da União. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

2.
BORGES, I. A.; BORGES, Rafael Gonçalves. Participação em banca de Ana Pereira Falcão Ferreira. Compreendendo a aplicabilidade da legislação educacional na prática pedagógica de caráter infanto-juvenil. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação Infantil) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CARDOSO, M. A.; LOBO, S. A.; BORGES, Rafael Gonçalves. Participação em banca de Ana Lívia Lourenço Ferreira.Getúlio (2014) de João Jardim: uma representação de Getúlio Vargas no cinema. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

2.
MACHADO, F. P.; SILVA, A. C. A.; BORGES, Rafael Gonçalves. Participação em banca de Gabriel Augusto Silva Alves.Usos de fontes iconográficas no ensino de história: produção de roteiro de análise do quadro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

3.
CARDOSO, M. A.; MACHADO, F. P.; BORGES, Rafael Gonçalves. Participação em banca de Moisés Jerônimo Costa Alves.As representações da tortura e a construção das memórias em torno da Ditadura Civil-Militar (1964-1985) a partir das narrativas fílmicas: uma análise de Pra Frente, Brasil (1983) e Batismo de Sangue (2007). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

4.
SILVA, A. C. A.; BASTOS, L. M.; BORGES, Rafael Gonçalves. Participação em banca de Marcelo Augusto Pereira.Concepções de Educação em Lutero. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

5.
CARDOSO, M. A.; FONSECA, P. M. M.; BORGES, Rafael Gonçalves. Participação em banca de Jordânia Pereira da Silva Gomes.A ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985) e o ensino de história do tempo presente - o uso do filme "Que bom te ver viva" em sala de aula. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

6.
SILVA, T. T. Q.; BEZERRA, D. D. S.; BORGES, Rafael Gonçalves. Participação em banca de Fátima Iris Alves de Macedo de Oliveira.Educação e Interculturalidade no Ensino Fundamental I: abertura para a diferença no ensino de História da África e Afro-Brasileira por meio da constituição autoidentitária. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

7.
CARDOSO, M. A.; MACHADO, F. P.; BORGES, Rafael Gonçalves. Participação em banca de Adriel de Oliveira Dias.A concepção de Anarquismo na visão dos discentes do ensino médio do Colégio Estadual Amália Hermano Teixeira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

8.
MACHADO, F. P.; CARDOSO, M. A.; BORGES, Rafael Gonçalves. Participação em banca de Gabriel Henrique da Cruz Queiroz.Em Câmara Lenta: as representações da tortura e da luta armada na obra de Renato Tapajós. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

9.
CARDOSO, M. A.; SILVA, A. C. A.; BORGES, Rafael Gonçalves. Participação em banca de Márcia Maria da Silva Campêlo.Boletim Maria Quitéria (1977-1979): a narrativa de democracia e de liberdade apresentado pelo movimento feminino em defesa da anistia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

10.
CARDOSO, M. A.; BORGES, Rafael Gonçalves; MIRANDA, J. S.. Participação em banca de Estefane Galvão Machado.A representação dos negros e os laços da ficção e da história na telenovela Lado a Lado. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

11.
MACHADO, F. P.; CARDOSO, M. A.; BORGES, Rafael Gonçalves. Participação em banca de Naíza Geralda Lima.Liberdade, Liberdade: o uso da peça teatral no Ensino de História. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

12.
BITTENCOURT, L. B.; BORGES, Rafael Gonçalves. Participação em banca de Priscila de Sousa Tavares.Desfazendo o mito: a crítica historiográfica sobre o livro "O genocídio americano: a Guerra do Paraguai", de Júlio José Chiavenatto. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Goiás.

13.
BITTENCOURT, L. B.; BORGES, Rafael Gonçalves. Participação em banca de Fabrício de Souza.Outubro de 2003: a Guerra do Gás na Bolívia e o processo de reconfiguração identitária. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Goiás.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ciclo de Palestras do Centro de Integração Empresa-Escola de Goiânia.Os desafios da tolerância e da diversidade no mundo do trabalho. 2018. (Outra).

2.
II Fórum dos Programas de Pós-Graduação em História do Centro-Oeste.II Fórum dos Programas de Pós-Graduação em História do Centro-Oeste. 2018. (Outra).

3.
II Fórum dos Programas de Pós-Graduação em História do Centro-Oeste.Educação, Arte e Cinema. 2018. (Outra).

4.
VII Semana da Licenciatura em História do IFG.Escritas da História, Linguagens e Ensino de História: desafios na produção e na divulgação do conhecimento. 2018. (Outra).

5.
II Colóquio do Laboratório do Ensino de História.Livros Didáticos de História: entre a produção e divulgação do saber escolar. 2017. (Outra).

6.
XVI Semana de História UFG.Cinema e (Pós/Trans)Modernidade. 2017. (Outra).

7.
XVI Semana de História UFG.#Oscarsowhite: representação e representatividade negra no cinema estadunidense. 2017. (Outra).

8.
XXIX Simpósio Nacional de História.Como o Oeste se perdeu: representação, nação e modernidade no Novo Western (1969-2012). 2017. (Simpósio).

9.
Diálogos Sobre a Didática da História.O lugar da Ciência da Educação na formação do professor de História. 2016. (Outra).

10.
I Fórum dos Programas de Pós-Graduação em História do Centro-Oeste.IX Seminário da Pós-Graduação em História. 2016. (Seminário).

11.
I Simpósio do Curso de Pedagogia.A história da profissão do pedagogo. 2016. (Simpósio).

12.
XI Encontro Regional de História Anpuh-GO.Da estetização da política à politização da estética: o cinema de massa como mecanismo de transformação. 2015. (Encontro).

13.
III Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações.A conquista do Oeste sob o signo do desastre: novas representações da natureza no western pós-1970. 2014. (Simpósio).

14.
IV Comgresso Internacional de História: cultura, sociedade e poder. A transmodernidade no (do) cinema: narrativas antiprogresso a partir do Novo Western. 2014. (Congresso).

15.
III Simpósio Nacional de HIstória da Universidade Estadual de Goiás.A crítica da imagem eurocêntrica em sala de aula: perspectivas e experiências. 2013. (Simpósio).

16.
IntegraFANAP.A ética da responsabilidade no mundo contemporâneo. 2013. (Outra).

17.
VI Simpósio Internacional de História: Culturas e Identidades.A desconstrução de uma nação: modernidade e representação no novo western (1968-2012). 2013. (Simpósio).

18.
XXVII Simpósio Nacional de História.Tropos da fronteira: a revisão do imaginário no Novo Western (1970-2012). 2013. (Simpósio).

19.
III Congresso Internacional de História: História e Diversidade Cultural. Na Estrada, Sem Destino: o mito da fronteira estadunidense entre a crise do western e a ascensão do road movie. 2012. (Congresso).

20.
II Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações.Na Natureza Selvagem: o Oeste e o ambiente no western. 2012. (Simpósio).

21.
X Encontro Internacional da ANPHLAC.BRAVURAS INDÔMITAS: um comparativo entre os westerns de 1969 e 2010. 2012. (Encontro).

22.
X Semana de História.Na Natureza Selvagem: história ambiental e história do Oeste na construção da identidade nacional dos Estados Unidos. 2011. (Simpósio).

23.
I Ciclo de Microensino dos Instrutores do PROERD do BPMEsc..Interdisciplinaridade: horizontes e possibilidades. 2010. (Oficina).

24.
IX Encontro Internacional da ANPHLAC.Identidade e meio ambiente: possíveis aproximações entre indigenismo e ambientalismo. 2010. (Encontro).

25.
Seminário Interdisciplinar do Curso de Pedagogia - Faculdade Alves Faria.Interdisciplinaridade: horizontes e possibilidades. 2010. (Seminário).

26.
VII Semana de História - III Colóquio de Pesquisas da História.As várias Américas: multiculturalismo e interculturalidade. 2010. (Outra).

27.
I Seminário de Pesquisa da Pós-Graduação em História UFG/UCG.A IDENTIDADE BIOLÓGICA: Movimentos Ambientais e o Princípio Responsabilidade no final do século XX. 2008. (Seminário).

28.
III Simpósio Internacional Cultura e Identidades. 2007. (Simpósio).

29.
III Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão - XIV Seminário de Iniciação Científica. Parque Oeste Industrial: mobilização social e voluntariado na luta pela moradia. 2006. (Congresso).

30.
VI Semana de HIstória, Encontro Regional ANPUH-GO, História da Cultura e Escrita da História. 2006. (Encontro).

31.
II Simpósio Internacional de História e Cultura: Cultura e Identidade.II Simpósio Internacional de História e Cultura: Cultura e Identidade. 2005. (Simpósio).

32.
XXIII Simpósio Nacional de História.XXIII Simpósio Nacional de História. 2005. (Simpósio).

33.
Seminário O Mestre dos Mestres na Qualidade de Vida. 2004. (Seminário).

34.
V Semana de História:. 2004. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BORGES, Rafael Gonçalves; SILVA, T. T. Q. ; OLIVEIRA, F. C. ; SILVEIRA, B. A. L. . VI Semana da Licenciatura em História do IFG. 2016. (Outro).

2.
BITTENCOURT, L. B. ; BORGES, Rafael Gonçalves . XI Encontro Regional de História Anpuh-GO. 2015. (Outro).

3.
BORGES, Rafael Gonçalves. III Simpósio Internacional Cultura e Identidades. 2007. (Congresso).

4.
BORGES, Rafael Gonçalves. VI Semana de História, IX Encontro Regional ANPUH-GO, História Cultural e Escrita da História. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Heitor Coradini Curado Pereira. "Quinhentos anos de que?": a denegação da identidade latino-americana brasileira no álbum Baihuno (1993) de Belchior. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. (Orientador).

2.
Samuel Paula de Andrade. Leituras de Robin Hood: Diálogos Representacionais do Corpus Lendário do Fora da Lei Medieval em Três Tempos. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. (Orientador).

3.
Gabriel Furtado Barbosa. A Redenção Vermelha da Morte: a imagem da construção da nação estadunidense no game Red Dead Redemption (2010). Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Gustavo Ferreira do Nascimento. Das montanhas à luz do luar: o deslizamento semântico do ser homossexual no cinema estadunidense e os seus impactos sociais em Brockeback Mountain (2005) e Moonlight (2016. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em História) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. (Orientador).

2.
Lara Gabriela de Siqueira Santos. O musical para além do espetáculo: diálogos na linguagem cinematográfica a partir de "La La Land: Cantando Estações (2016)". Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em História) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. (Orientador).

3.
Natália Gomes da Silva Machado. Discursos literários e cinematográficos sobre o feminino: identidade, feminismo e representação através do filme ?As Horas?. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em História) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. (Orientador).

4.
Mateus Souza Silva. Dois nascimentos de uma nação: diálogos fílmicos contra o racismo (1915 e 2016). Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em História) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ângela Cardoso Barros. Perspectivas da permanência na EAD: esforços de política institucional. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Orientador: Rafael Gonçalves Borges.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luan Célio dos Santos. História-Cinema: representação e relação passado-presente através do filme ?Panteras Negras. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Orientador: Rafael Gonçalves Borges.

2.
Lúria Georgea Espíndola Souza. A Crítica à Modernidade perceptível no filme Europa de Lars Von Trier. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Orientador: Rafael Gonçalves Borges.

3.
Michelle Alves Lira. Benjamin e "A obra de arte": história, estética e visualidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Orientador: Rafael Gonçalves Borges.

4.
Kênia Mara Vieira Mota. As leis para o ensino étnico-racial e os caminhos de sua plena implementação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sul-Americana. Orientador: Rafael Gonçalves Borges.

5.
Lorenna Saraiva Pinheiro Lima. Afetividade na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sul-Americana. Orientador: Rafael Gonçalves Borges.

6.
Rederson Ferreira dos Santos. Afetividade na sala de aula. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sul-Americana. Orientador: Rafael Gonçalves Borges.

7.
Wilma Araújo da Silva. Formação de Professores. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sul-Americana. Orientador: Rafael Gonçalves Borges.

Iniciação científica
1.
Gustavo Ferreira do Nascimento. A homossexualidade no Oscar (1968-2017). 2017. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Orientador: Rafael Gonçalves Borges.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
BORGES, Rafael Gonçalves. CINEMA E (TRANS)MODERNIDADE: REPRESENTAÇÃO, ALTERIDADE E NATUREZA NA HOLLYWOOD PÓS-1970. 2012. .

2.
BORGES, Rafael Gonçalves. REPRESENTAÇÕES DA NATUREZA: O CULTURAL E O AMBIENTAL NA ANÁLISE DE CONSTRUTOS IDENTITÁRIOS CONTEMPORÂNEOS. 2011. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 14:30:17