Luciana da Silva Souza Reino

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5168453378623810
  • Última atualização do currículo em 26/06/2018


Professora do curso de jornalismo da UFMA no campus de Imperatriz/MA (CCSST), tendo ministrado as disciplinas: assessoria de comunicação, teorias da comunicação, metodologia da pesquisa e publicidade e propaganda. Possui interesse pelos estudos em criação publicitária, especialmente redação. Possui graduação em Publicidade e Propaganda (UCDB-Universidade Católica Dom Bosco), especialização em Imagem e Som e mestrado em Estudos de Linguagens, ambos pela UFMS (2006 e 2012). Atualmente, cursa doutorado em Comunicação Social na PUCRS, pesquisando o slogan publicitário, em sua tese "Usos e funções do slogan na contemporaneidade". (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciana da Silva Souza Reino
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, Luciana. S.;REINO, L. S. S.;REINO, LUCIANA DA SILVA SOUZA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia.
Rua Urbano Santos
Centro
65900410 - Imperatriz, MA - Brasil
Telefone: (99) 35296024
URL da Homepage: .jornalismo.ufma.br


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Pós-Graduação em Comunicação Social - PUCRS.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Usos e funções do slogan na contemporaneidade,
Orientador: Juliana Tonin.
Palavras-chave: slogan; redação publicitária; publicidade; propaganda.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Publicidade e Propaganda.
2010 - 2012
Mestrado em Estudos de Linguagens.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: Slogans publicitários e sentidos: uma análise semiótica.,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Geraldo Vicente Martins.
Palavras-chave: slogan; sentido; semiótica discursiva; publicidade; Omo; Coca-Cola.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Redação Publicitária.
Setores de atividade: Educação; Publicidade e pesquisa de mercado.
2004 - 2006
Especialização em Imagem e Som. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: Estudo da tranformação da marca gráfica da Universidade Católica Dom Bosco.
Orientador: Richard Perassi Luiz de Sousa.
1999 - 2002
Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.
Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.
Título: X da Questão - Xuxa, fenômeno de comunicação e marketing.
Orientador: Vera Lucia de Lima Lacerda.




Formação Complementar


2007 - 2007
Programa - Formação de Gestores de Proj. Culturais. (Carga horária: 30h).
Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, FCMS, Brasil.
2006 - 2006
Curso Intensivo de Francês Básico. (Carga horária: 30h).
Aliança Francesa - Campo Grande/MS, AF, Brasil.
2000 - 2000
Criação de Home-Page e Criatividade Publicitária. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
1997 - 1997
Curso de Aperfeiçoamento em Técnicas de Redação. (Carga horária: 20h).
Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: doutoranda, Enquadramento Funcional: pesquisadora

Atividades

03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Comunicação Social, .


Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: professora substituta, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 12

Atividades

02/2014 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Assessoria de comunicação
Direito e legislação em comunicação
Teorias da Imagem
Metodologia da Pesquisa em Comunicação
Publicidade e Propaganda
07/2011 - 07/2013
Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Assessoria de comunicação
Comunicação e realidade brasileira
Direito e legislação em comunicação
Estética e mídias
Ética e jornalismo
Metodologia da pesquisa em comunicação
Teorias da comunicação

Universidade Anhanguera - Uniderp, UNIDERP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Professora contratada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16

Atividades

08/2008 - 01/2011
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Criação de textos publicitários
Estudos linguísticos e produção de textos
Redação e expressão na comunicação
Redação para meios digitais
Redação Publicitária

Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, FCMS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de Atividades Culturais, Carga horária: 36
Outras informações
Criação de peças publicitárias para projetos e eventos realizados ou apoiados pela FCMS.

Atividades

07/2006 - 10/2010
Serviços técnicos especializados , Memorial da Cultura e Cidadania Apolônio de Carvalho, .

Serviço realizado
Criação de material gráfico publicitário; Assessoria de comunicação.

Faculdade Mato Grosso do Sul, FACSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: parcial, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 4

Atividades

02/2006 - 12/2006
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Criação Publicitária III (redação)

Centro Universitário da Grande Dourados, UNIGRAN, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora horista, Carga horária: 10

Atividades

08/2005 - 07/2006
Ensino, Publicidade e Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estética da Publicidade
Laboratório de Produção em Publicidade
Planejamento Estratégico II

Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: publicitária, Carga horária: 40

Atividades

07/2003 - 06/2005
Serviços técnicos especializados , Pró-Reitoria Administrativa, .

Serviço realizado
Assessoria de comunicação; Planejamento de campanha; Branding; Reestruturação da identidade visual.

Instituto Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, PLANURB, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária - Publicidade e Propaganda, Carga horária: 20
Outras informações
Criação de peças publicitárias. (design gráfico e texto)

Atividades

04/2001 - 07/2002
Estágios , Setor de Comunicação, .

Estágio realizado
Publicidade e Comunicação.


Linhas de pesquisa


1.
Cultura e tecnologias das imagens e dos imaginários

Objetivo: Estuda práticas e produtos culturais nas mídias, englobando estéticas, linguagens e estilos culturais e artísticos. Investiga suportes e produtos da comunicação no meio social, os imaginários da cultura emanada da mídia ou por ela influenciada. Investiga também as teorias sobre a cultura das mídias. Pesquisa os imaginários sociais e as tecnologias que os influenciam, produzem ou impulsionam, analisando modos de ser no cotidiano, ações, estilos de vida, interação, lazer e entretenimento. Estuda as apropriações individuais ou coletivas das manifestações culturais, produtoras de subjetividade com mediação tecnológica. Abriga investigações a respeito de aspectos históricos, políticos, artísticos e tecnológicos sobre imaginários sociais. Contempla estudos de cinema, audiovisual, redes sociais, cultural digital, indústria cultural, crítica de mídia, produção de sentido nas mídias, sociabilidades tecnológicas e midiáticas..


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: CAMBIASSU: ESTUDOS EM COMUNICAÇÃO (ONLINE)
2017 - 2017
Periódico: REVISTA FAMECOS (ONLINE)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Estudos linguisticos e procução de textos publicitários/Especialidade: Estudos linguisticos e produção de textos.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda/Especialidade: Criação e redação publicitária.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NAZÁRIO, HELENO ROCHA2016NAZÁRIO, HELENO ROCHA ; REINO, LUCIANA DA SILVA SOUZA ; MANFREDINI, RODOLFO . A HERMENÃ?UTICA DE PROFUNDIDADE E SUAS APLICAÃ?Ã?ES. Linguagens : Revista de Letras, Artes e Comunicação (FURB), v. 10, p. 288-305, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
REINO, L. S. S.; REINO, L. S. A. ; BUENO, T. C. . Slogans publicitários e sentido: uma análise semiótica. In: REINO, L. S. A.; BUENO, T. C.. (Org.). Comunicação: Práticas e Reflexões. 1ed.São Luis: Edufma, 2013, v. 1, p. 1-250.

2.
SOUZA, Luciana. S.; MATOS, Marcos Fabio Belo ; GEHLEN, Marco A. . Viva o lado Coca-cola da vida: análise de um slogan publicitário. In: Marcos Fábio Belo Matos, Marco Antonio Gehlen. (Org.). Comunicação, jornalismo e fronteiras acadêmicas. 1ed.São Luís: EDUFMA, 2011, v. 1, p. 5-222.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
REINO, L. S. S.. ?Taste the feeling? e ?Sinta o sabor?: considerações sobre a versão em língua portuguesa do novo slogan da Coca-Cola. In: Comunicon 2016 - Congresso Internacional Comunicação e Consumo, 2016, São Paulo. Comunicon 2017 - Comunicação, consumo e modos de envelhecimento no contemporâneo, 2016.

2.
SOUZA, Luciana. S.. O slogan como sucessão de signos na publicidade. In: XIII Seminário Internacional da Comunicação, 2015, Porto Alegre. Seminário Internacional da Comunicação - Janelas para o mundo : telas do imaginário [recurso eletrônico] / XIII Seminário Internacional da Comunicação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015.

3.
SOUZA, Luciana. S.. 'Aspectos Visuais e de Representação de um Slogan. In: XVI Congreso da Ciência da Comunicação na Região Nordeste, 2014, João Pessoa. Anais do XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 15 a 17 de maio de 2014: Comunicação e Paz. São Paulo: Intercom, 2014.

4.
SOUZA, Luciana. S.. Slogans publicitários e sentido: uma análise semiótica. In: XIV Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste, 2012, Recife. Anais do XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2012.

5.
SOUZA, Luciana. S.. Vida o Lado Coca-Cola da Vida: análise de um slogan publicitário. In: XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2011, Maceió. Anais do XIII Congresso de Comunicação da Região Nordeste, 15 a 17 de junho de 2011, [recurso eletrônico]: quem tem medo da pesquisa empírica?. São Paulo: Intercom, 2011.

6.
SOUZA, Luciana. S.. Uma leitura semiótica de slogans publicitários. In: I Colóquio NECC - Núcleo de Estudos Culturais, 2010, Campo Grande. I Colóquio NECC, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, Luciana. S.. A construção do sentido nos slogans das marcas Omo e Coca-cola. In: 58° Seminário do Gel, 2010, São Carlos. SEMINÁRIO DO GEL, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
REINO, L. S. S.. O estudo do slogan publicitário no Brasil: uma revisão bibliográfica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
REINO, L. S. S.. ?Taste the feeling? e ?Sinta o sabor?: considerações sobre a versão em língua portuguesa do novo slogan da Coca-Cola. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
REINO, L. S. S.. As sutis tentações: análise do vídeo publicitário O Dia dos Namorados da marca O Boticário. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SOUZA, Luciana. S.. Aspectos Visuais e de Representação de um Slogan. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SOUZA, Luciana. S.. Slogans publicitários e sentido: uma análise semiótica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SOUZA, Luciana. S.. Vida o Lado Coca-Cola da Vida: análise de um slogan publicitário. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SOUZA, Luciana. S.. A construção dos sentidos nos slogans das marcas Omo e Coca-Cola. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
SOUZA, Luciana. S.. Contextualizando a Semiótica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
SOUZA, Luciana. S.. Uma leitura semiótica de slogans publicitários. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SOUZA, Luciana. S.. Comunicação Comparada. Dourados: Unigran, 2006 (Apostila).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA, Luciana. S.. Redação Publicitária. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SOUZA, Luciana. S.. Salão de Arte do MS - Múltiplas Linguagens. 2009. (Editoração/Catálogo).

3.
SOUZA, Luciana. S.. Davi Cardoso - Vida e Obra. 2009. (Folder, convite).

4.
SOUZA, Luciana. S.. Fuá 2009. 2009. (Material Gráfico).

5.
SOUZA, Luciana. S.. Salão de Arte do MS. 2009. (Livreto).

6.
SOUZA, Luciana. S.. Salão de Arte do MS. 2009. (Material Gráfico).

7.
SOUZA, Luciana. S.. Dia Internacional da Dança. 2008. (Folheto).

8.
SOUZA, Luciana. S.. Fuá 2008. 2008. (Material Gráfico).

9.
SOUZA, Luciana. S.. Projeto Música MS. 2008. (Folder, convite).

10.
SOUZA, Luciana. S.. Circuito Dança do Mato. 2008. (Folder).

11.
SOUZA, Luciana. S.. Fuá 2007. 2007. (Material Gráfico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUZA, Luciana. S.; ASSUNCAO, T.; PEREIRA, R.. Participação em banca de Luis Guilherme Barros; Janilene de Macedo Sousa.Plano de Comunicação para a Associação Lar São Francisco de Assis. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

2.
SOUZA, Luciana. S.; BUENO, T. C.; AYRES, D.. Participação em banca de Maria Felix Pereira Calixto.Sarney: representação por meio da comparação dos comentários em veículos nacionais e regionais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

3.
SOUZA, Luciana. S.; SANTOS, L.; BRITO, N.. Participação em banca de Gleziane Sobrinho de Oliveira; Denise de Sousa da Silva.Plano De Comunicação Para A Empresa De Transporte Rodoviário De Passageiro Viação Açailândia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

4.
MATOS, M. F. B.; MEDEIROS, Y.; REINO, L. S. S.. Participação em banca de Caroline Coelho Mateus; Cleber Carlos Simões Junior.Imperatriz - Contrastes do desenvolvimento (livro-documentário). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

5.
SOUZA, Luciana. S.. Participação em banca de Marcela Barros de Oliveira Bezerra.Proposta de assessoria de imprensa para a faculdade de Educação Santa Terezinha-Fest. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

6.
SOUZA, Luciana. S.. Participação em banca de Pablo Aqguilera Santos, Pedro Garcia Tatim Neto.Planejamento de Campanha Publicitária para o Ecom MS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal.

7.
SOUZA, Luciana. S.. Participação em banca de Lucimar Sérgio Duarte.Estudo de caso Niely Cosméticos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal.

8.
SOUZA, Luciana. S.. Participação em banca de Alexandre Botelho, Diego Zen, Lilia Pinheiro, Mariana Braga.Reestruturação de marca da Pizzaria Pizza House. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal.

9.
SOUZA, Luciana. S.. Participação em banca de Marylu Duarte Garcia, Laura Contar Vendimiati.Webradio: websites dinâmicos como solução de comunicação adotada por rádios analógicas na era da internet. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Anhanguera - Uniderp.

10.
SOUZA, Luciana. S.. Participação em banca de Anna Bruno, Emerson Caprara, Joanyl Jr, William Vendrusculo.Advertising Gaming: comunicação e interatividade da publicidade nos jogos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal.

11.
SOUZA, Luciana. S.. Participação em banca de Carolina Pinto,Danilo Maderal,Edicel Dias,Diego Dias.Concepção e lançamento de uma nova loja de roupas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal.

12.
SOUZA, Luciana. S.. Participação em banca de Renata da Silva Brum.Mídias sociais: uma análise conjuntural da sociedade interligada em rede. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal.

13.
SOUZA, Luciana. S.; CAVALLI, Vanessa. Participação em banca de Fernanda A. Mellendes, Eduardo Suh Ko, MayaraOliveira.Projeto de Implantação do Clube de Criação Publicitária de Mato Grosso do Sul. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Anhanguera - Uniderp.

14.
SOUZA, Luciana. S.; CORREA, R. S.CORREA, R. S.; TEIXEIRA, Joilson. Participação em banca de Ed Fábio Vieira, Daniel Escrivano.Estudo da viabilidade e Planejamento Comunicacional para a execução do Projeto ?Cultura - Viola - Brasil? no Estado do MS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Anhanguera - Uniderp.

15.
SOUZA, Luciana. S.. Participação em banca de Ana Paula Ferlin, Paulo Henrique, Gisceli de Oliveira.Um Pecado na Publicidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Anhanguera - Uniderp.

16.
SOUZA, Luciana. S.; LEME, S. C.. Participação em banca de Rodrigo D. Uchoa, Helton R. O. da Silva, Felipe Mesquita.Lançamento da Banda Kayoás e CD ?Habitantes da Floresta?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Anhanguera - Uniderp.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SOUZA, Luciana. S.. XVIII Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação ? Expocom. 2011. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Comunicon 2016 - Congresso Internacional Comunicação e Consumo. ?Taste the feeling? e ?Sinta o sabor?: considerações sobre a versão em língua portuguesa do novo slogan da Coca-Cola. 2016. (Congresso).

2.
VII Propesq - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propagandanda.O estudo do slogan publicitário no Brasil: uma revisão bibliográfica. 2016. (Encontro).

3.
XIII Seminário Internacional da Comunicação.O slogan como instrumento da sucessão de signos na publicidade. 2015. (Seminário).

4.
XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. As sutis tentações: análise do vídeo publicitário O Dia dos Namorados da marca O Boticário. 2015. (Congresso).

5.
XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. "Aspectos Visuais e de Representação de um Slogan. 2014. (Congresso).

6.
XIV Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste. Slogans publicitários e sentido: uma análise semiótica. 2012. (Congresso).

7.
Campus Party TM. 2011. (Outra).

8.
I Seminário de Comunicação e Direito: a educação e o poder. 2011. (Seminário).

9.
XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. Vida o Lado Coca-Cola da Vida: análise de um slogan publicitário. 2011. (Congresso).

10.
5° Furacom - Festival de Comunicação, Marketing e Multimídia de Campo Grande.Contextualizando a Semiótica. 2010. (Encontro).

11.
58° Seminário do Gel.A construção dos sentidos nos slogans das marcas Omo e Coca-Cola. 2010. (Seminário).

12.
I Colóquio NECC - Projetos Críticos na Pós-Graduação.Uma leitura semiótica de slogans publicitários. 2010. (Outra).

13.
II Encontro em Análise do Discurso: Discursos sobre Identidade.SLOGANS PUBLICITÁRIOS E SENTIDO NAS MARCAS OMO E COCA-COLA. 2010. (Encontro).

14.
Social Media Brasil. 2009. (Encontro).

15.
Maxi Midia Sat. 2008. (Seminário).

16.
XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Comunicação para a Cidadania. 2002. (Congresso).

17.
11° Encontro Nacional da Anamma. 2001. (Encontro).

18.
1ª Feira Ambiental de Campo Grande. 2001. (Outra).

19.
XXIV Congresso Brasileiro de Ciênicas da Comunicação. 2001. (Congresso).

20.
1ª Semana da Comunicação/UFMS. 2000. (Outra).

21.
VII Semana de Comunicação Social da UCDB. 2000. (Outra).

22.
VI Semana da Comunicação Social da UCDB. 1999. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA, Luciana. S.. FUÁ 2007 - FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DE ÁUDIOVISUAL. 2007. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Janilene de Macedo Sousa; Luís Guilherme Barros. Plano de Comunicação Para Associação Lar São Francisco De Assis. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Luciana da Silva Souza Reino.

2.
Millena Marinho; Tayã Santana. PLANO DE COMUNICAÇÃO PARA A ESCOLA NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Luciana da Silva Souza Reino.

3.
Carla Kassis Costa Farias; Simone Maia Marinho. Manual de Assessoria de Imprensa: novas perspectivas no espaço público em cidades do interior do país. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Luciana da Silva Souza Reino.

4.
Alessandra Ferreira. Plano de comunicação: Museu Comunitário Casa Branca. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Luciana da Silva Souza Reino.

5.
Ana Carolina Belmonte da Silveira Câmara. Planejamento de Campanha em Redes Sociais para o Cinecultura. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Orientador: Luciana da Silva Souza Reino.

6.
Janaina Dutra Ferlini, Núbia Ribas. Minority Report - Uma vitrine publicitária no cinema moderno. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Orientador: Luciana da Silva Souza Reino.

7.
Alex Loubet, Alexandre S. Alves, Vanessa Galvão Santana. O uso de redes sociais on-line como ferramenta de divulgação - estudo de caso do Firula's Café. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Orientador: Luciana da Silva Souza Reino.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 20:19:17