Danielle Souza Coutinho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3217460422816488
  • Última atualização do currículo em 07/01/2018


Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (2010). Atualmente cursa Pós-Graduação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro no curso de História e Cultura Afrodescendente no Brasil. Tem experiência na área de História, Educação e Relações Étnico-Raciais,atuando principalmente nos seguintes temas: Educação , combate ao racismo nas escolas e gênero. Atualmente é professora de História da Educação Básica na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro (SME). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Danielle Souza Coutinho
Nome em citações bibliográficas
COUTINHO, D. S.


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2010
Mestrado em História das Ciências.
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Título: UNIVERSIDADE, CIÊNCIA, UNIVERSITÁRIOS: CARACTERIZAÇÃO SOCIAL E ESCOLAR DOS ESTUDANTES DE QUÍMICA DA FACULDADE NACIONAL DE FILOSOFIA DA UNIVERSIDADE DO BRASIL (1939-1968),Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Luiz Otávio Ferreira.
Bolsista do(a): Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Palavras-chave: Educação; Ciências; gênero.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
2016
Especialização em andamento em História e Cultura Afrodescendente no Brasil.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Orientador: Clicea Maria Augusto de Miranda.
2006 - 2007
Graduação em Licencitatura.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2002 - 2007
Graduação em Bacharelado em História.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Amores e Arte de Amar: táticas femininas nas elegias de Ovídio durate o período augustano.
Orientador: Regina Maria da Cunha Bustamante.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Pré-Vestibular Comunitário Santo André, PVCSA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 3
Outras informações
O Pré-Vestibular Comunitário Santo André localizado na Rua Bela nº 1265 - São Cristóvão, Cep. 20930-381 é uma iniciativa da professora Elisete O. da Conceição que em parceria com a Paróquia Santo André, situada no mesmo endereço, tem por objetivo inserir estudantes de comunidades adjacentes nas universidades públicas do Rio de Janeiro. Naquele espaço leciono as aulas de História do Brasil.


Secretaria Municipal de Educação, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de História do Ensino Fundamental, Carga horária: 40



Projetos de extensão


2015 - Atual
Dos Laranjais aos Condomínios: a construção da memória do bairro de Cosmos
Descrição: Nosso objetivo consiste em formar um grupo de alunos do 6º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Paulo Renato Souza com a finalidade de construir identidades culturais e sociais associadas ao espaço cotidiano vivido pelos alunos. Criar elos entre os alunos e o bairro, ajudar na construção da percepção do aluno sobre o que é a cidade do Rio de Janeiro e como o seu bairro está inserido nesta malha urbana também são nossos objetivos. Assim, pretende-se ajustar este projeto à proposta apresentada pela unidade escolar no início do ano letivo sobre os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2015 - Atual
Letramento - Escola Municipal Paulo Renato Souza
Descrição: O objetivo deste projeto é melhorar as condições de escrita e leitura dos alunos que se encontram na unidade escolar. Ademais, acreditamos que práticas e métodos que correspondam a realidade do aluno possam auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos mesmos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2007
Menção Honrosa na XIV RAIC pelo trabalho ?Educação e Profissionalização Feminina no Brasil: um estudo sobre a Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil (1939-1968)", Fundação Oswaldo Cruz.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
COUTINHO, D. S.. ?A Arte de Amar?: poesia e gênero no Alto Império. In: VII Jornada de Pesquisadores do CFCH/ II Jornada de Extensão/ II Semana de Integração de Cursos da UFRJ, 2006, Rio de Janeiro. VII Jornada de Pesquisadores do CFCH/ II Jornada de Extensão/ II Semana de Integração de Cursos da UFRJ, 2006.

2.
COUTINHO, D. S.. O Culto à Boa Deusa: inserção social e representação cultural das prostitutas na Roma Antiga. In: XXVII Jornada Giulio Massari de Iniciação Científica, Artística e Cultural, 2005, Rio de Janeiro. -. Rio de Janeiro: ufrj, 2005. v. 0. p. 0-0.

3.
COUTINHO, D. S.. Os Rituais Festivos Romanos: o culto à Deusa Flora. In: IV Congresso da SBEC/ XV Ciclo de Debates em História Antiga, 2005, Rio de Janeiro. -. -: -, 2005. v. 0. p. 0-0.

4.
COUTINHO, D. S.. A Mulher pública: elemento da ordem romana. In: XIV Ciclo de Debates em História Antiga: Monumento, Visão e Memória, 2004. -. -: -. v. 0. p. 0-0.

5.
COUTINHO, D. S.. "A Sogra" de Terêncio: uma abordagem de gênero. In: XXVI Jornada de Iniciação Científica e Cultural da UFRJ, 2004, Rio de Janeiro. -. Rio de Janeiro: UFRJ, 2004. v. 0. p. 0-0.

Outras produções bibliográficas
1.
COUTINHO, D. S.. Azevedo, Nara & Ferreira, Luiz Otávio. Modernização, políticas públicas e sistema de gênero no Brasil: educação e profissionalização feminina entre as décadas de 1920 e 1940. Cad. Pagu, Dez 2006, no.27, p.213-254. 2008 (Resenha).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Jornada Científica da Casa de Oswaldo Cruz - COC/ Fiocruz.Educação e Profissionalização Feminina no Brasil: um estudo sobre a Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil ? FNFi (1939-1968). 2007. (Outra).

2.
Dialogando com os Pesquisadores.A Arte de Amar de Ovídio em uma perspectiva de Gênero. 2006. (Encontro).

3.
Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ.A Arte de Amar de Ovídio: as táticas femininas de subversão da ordem patriarcal "versus" estratégias de poder pelo discurso moral do período augustano. 2006. (Outra).

4.
XVI Ciclo de Debates em História Antiga ? LHIA/ UFRJ.A "Arte de Amar": relações de gênero na poesia ovidiana. 2006. (Seminário).

5.
XVI Reunião Anual de Iniciação Científica/ VPPDT/ Fundação Oswaldo Cruz. 2006. (Encontro).

6.
"Projetando o Passado: Antigüidade, Cinema e História". 2005. (Oficina).

7.
XXVI Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ." A Sogra" de Terêncio:uma abordagem de gênero. 2004. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COUTINHO, D. S.. Exposição Frutos do Gericinó. 2016. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Luiz Otávio Ferreira. UNIVERSIDADE, CIÊNCIA, UNIVERSITÁRIOS: CARACTERIZAÇÃO SOCIAL E ESCOLAR DOS ESTUDANTES DE QUÍMICA DA FACULDADE NACIONAL DE FILOSOFIA DA UNIVERSIDADE DO BRASIL (1939-1968). 2010. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz, . Orientador: Danielle Souza Coutinho.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Regina Maria da Cunha Bustamante. Amores e Arte de Amar:táticas femininas nas elegias de Ovídio durante o período augustano. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Danielle Souza Coutinho.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COUTINHO, D. S.. Exposição Frutos do Gericinó. 2016. (Exposição).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 10:26:39