Fabiane Angélica de Aguiar

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0884796943105882
  • Última atualização do currículo em 07/08/2018


Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009), especialização em EAD (Educação a distância) pelo SENAC/MG (2011) e em Neurociências aplicadas à Educação pela UNA (2018), e certificações do Programa do Google para Educação (Educador nível 1, Educador nível 2 e Google Innovator). Atualmente é professora de inglês e de português como língua estrangeira na Rizvi International Schools, atuando na capacitação linguística de adultos no ambiente profissional. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Já atuou na condução de diversos projetos de ensino de línguas dentro de empresas em Conceição do Mato Dentro (MG), Goiana (PE), Recife (PE) e João Pessoa (PB). Participou de projetos de educação à distância e uso de tecnologias em sala de aula pela UFMG (Projetos TABA Eletrônica e IngRede), e trabalha com ensino virtual de língua estrangeira desde 2015. No momento, é mestrando no Programa de Pós Graduação em Educação Tecnológica do CEFET_MG, e atua como membro do grupo de pesquisas AVACEFET. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fabiane Angélica de Aguiar
Nome em citações bibliográficas
AGUIAR, F. A.

Endereço


Endereço Profissional
Rizvi International Schools.
Av. Otacílio Negrão de Lima, 5450
Bandeirantes
31365450 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34432075
URL da Homepage: http://rizvi.com.br


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Educação Tecnológica.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Título: A APLICAÇÃO DO EFEITO DE ESPAÇAMENTO E SUAS POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO DE UM CURSO TÉCNICO A DISTANCIA DO CEFET-MG,Orientador: Márcia Gorett Ribeiro Grossi.
2016 - 2018
Especialização em Neurociências aplicadas à educação. (Carga Horária: 434h).
Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.
Título: Aplicação do efeito espaçamento no processo de ensino e conseqüências na aprendizagem de longo prazo.
Orientador: Débora Lodi.
2009 - 2011
Especialização em Educação a Distância. (Carga Horária: 360h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.
Título: Curso de capacitação linguística em inglês com o uso do SLOODLE.
Orientador: Andreia Lourdes Ribeiro.
2004 - 2009
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Disciplina isolada em EaD. (Carga horária: 45h).
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
2005 - 2006
English as a Second Language.
Suny Suffolk Community College, SSCC, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Global Translations, GLOBAL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tradutor Freelancer, Carga horária: 10
Outras informações
Tradução de documentos para as empresas VALE, SNC-Lavalin Minerconsult, BARRO ALTO.


Rizvi International Schools, RIZVI, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de idiomas, Carga horária: 35
Outras informações
Professora de inglês e de português como língua estrangeira.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 44
Outras informações
Coordenação Pedagógica

Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês
Outras informações
Ensino de inglês para negócios, atendendo funcionários da FIAT, ARCELOR MITTAL, VALE, etc.


MAI Franqueadora, MAI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Assistente de Ensino, Carga horária: 30
Outras informações
Produção de material didático, elaboração de provas e emenda de cursos.


Number One English School, NUMBER ONE, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 25
Outras informações
Ensino de inglês para crianças e adolescentes.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
AGUIAR, F. A.; FORTES, N. B. . A Afetividade Presente nas Interações em Cursos EAD: Sob a Perspectiva de Vygotsky e Wallon. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
AGUIAR, F. A.. Neurociência e o processo de aprendizagem: uma relação multidisciplinar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
AGUIAR, F. A.. Neurociências e o processo de aprendizagem: uma relação multidisciplinar. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3º Congresso Nacional de Letras, Artes e Cultura (UFSJ). 2919. (Congresso).

2.
69ª Reunião Anual da SBPC. 2017. (Congresso).

3.
Diálogos com a Neurociência. 2016. (Encontro).

4.
Formação e Experimentação Digital - Plug Minas.O uso do Facebook como ferramente pedagógica. 2011. (Oficina).

5.
3º Congresso Nacional de Letras, Artes e Cultura (UFSJ). Utilizando o Second Life como ferramenta pedagógica. 2010. (Congresso).

6.
BrazTesol.Using real world tasks in language immersions. 2010. (Outra).

7.
Colóquio Interinstitucional - EAD. 2010. (Outra).

8.
Evidosol e CILTEC online 2010.O uso de recursos virtuais como ferramentas pedagógicas no Ensino de Línguas. 2010. (Encontro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
AGUIAR, F. A.. Neurociência e o processo de aprendizagem: uma relação multidisciplinar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
AGUIAR, F. A.. Neurociências e o processo de aprendizagem: uma relação multidisciplinar. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


Membro do AVACEFET desde Fev/2017, um grupo de pesquisa e discussões sobre a educação e o uso das tecnologias da informação e da comunicação, na perspectiva dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), sob a coordenação da Prof. Dra Márcia Gorett Ribeiro Grossi



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 8:06:52