Raimundo Nonato de Pádua Câncio

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3719416176703621
  • Última atualização do currículo em 08/11/2018


Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará, na Linha Educação, Cultura e Sociedade (2017); Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará, na Linha Formação de Professores (2008); Especialista em ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa (2005); e Graduado em Letras - Língua Portuguesa - pela Universidade Federal do Pará (2004). É professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), onde atua no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia. Faz Estágio Pós-doutoral no Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Pará, realizando estudos sobre Pós-colonialismo, Decolonialidade e Educação Escolar Indígena na Amazônia brasileira. Atuou como professor-formador no Centro de Formação de Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (CEFOR) até 2018. Tem experiência na área de Educação e Linguagem como professor, pesquisador e formador de professores, trabalhando principalmente com Ensino de Língua Portuguesa e Educação Escolar Indígena. Realizou estudos sobre formação de professor e PCN de Língua Portuguesa, além de pesquisas na área da Educação Escolar Indígena, Pós-Colonialismo, Decolonialidade. É integrante do Grupo de Pesquisa José Veríssimo e o Pensamento Educacional Latino-Americano no PPGED/UFPA. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Raimundo Nonato de Pádua Câncio
Nome em citações bibliográficas
CÂNCIO, R. N. P.;CÂNCIO, Raimundo Nonato de Pádua;CÂNCIO, R. N. de P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Tocantinópolis.
Avenida Nossa Senhora de Fátima, nº 1558
Céu Azul
77900000 - Tocantinópolis, TO - Brasil
Telefone: (63) 34716001
URL da Homepage: http://ww2.uft.edu.br/index.php/tocantinopolis


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Para além da aldeia e da escola: um estudo decolonial de aquisição da Língua Portuguesa pelos indígenas Wai-wai da Aldeia Mapuera, Amazônia brasileira., Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Profa. Dra. Sônia Maria da Silva Araújo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Decolonialidade; Pós-colonialismo; Etnia indígena Wai-wai; Aquisição de Língua Portuguesa.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Ensino de Língua Portuguesa.
2006 - 2008
Mestrado em Educação.
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Título: Educação Lingüística Continuada: a formação do professor com base nos PCN de Língua Portuguesa,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Profª Drª. Maria Josefa de Souza Távora.
Palavras-chave: Educação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Setores de atividade: Serviços Coletivos Prestados Pela Administração Pública Na Esfera da Defesa.
2004 - 2005
Especialização em Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa. (Carga Horária: 380h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A Variante Popular de Oriximiná: uma proposta para a redução do preconceito lingüístico.
Orientador: Profa. Dra. Célia Maria Coêlho Brito.
1999 - 2004
Graduação em Letras Língua Portuguesa.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Glossário de Expressões Populares de Oriximiná.
Orientador: Profa. Dra. Ediene Pena Ferreira.


Pós-doutorado


2017
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Escolar Indígena.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Ensino de Língua Portuguesa.


Formação Complementar


2018
Curso de Integração do Servidor na UFT 2018. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
2017 - 2017
I Etapa de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no. (Carga horária: 20h).
Secretaria de Estado de Educação, SEDUC/PA, Brasil.
2017 - 2017
Didática do Pensamento Crítico 1?Habilidades Cognitivas. (Carga horária: 6h).
Secretaria do Estado de Educação, SEDUC, Brasil.
2017 - 2017
Curso Planejamento Didático?Plano de Ensino e Plano de Aula. (Carga horária: 8h).
Secretaria do Estado de Educação, SEDUC, Brasil.
2017 - 2017
Curso autoinstrucional Na trilha das boas práticas. (Carga horária: 30h).
Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, SEB/MEC, Brasil.
2017 - 2017
Curso Assessoria para Plano de Gestão e Monitoramento. (Carga horária: 8h).
Secretaria do Estado de Educação, SEDUC, Brasil.
2016 - 2016
Oficina de Libras. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Oeste do Pará, UFOPA, Brasil.
2007 - 2007
Educação e Diversidade Étnico-Racial. (Carga horária: 200h).
Secretaria de Estado de Educação, SEDUC/PA, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em A Formação do Leitor do Texto Eletrônico. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2006 - 2006
Currículo Lattes Passo a Passo. (Carga horária: 2h).
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
2005 - 2005
Gestão Escolar Escola Eficaz. (Carga horária: 120h).
Secretaria Municipal de Educação de Oriximiná, SEMED, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em A Lingüística Textual e Os Pcn de Língua Portugues. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Cognição Metáfora e Texto. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Tipologia Textual. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2003 - 2003
A Gramática do Português Brasleiro Aspéctos Sincrô. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio de Pós-doutoramento, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorando, Carga horária: 20


Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Centro de Formação de Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará, CEFOR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 40


Secretaria do Estado de Educação, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2004 - 2018
Vínculo: Professor AD-4, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 60

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 60
Outras informações
Professor de Língua Portuguesa AD-4 no Colégio Estadual Dr. Almir Gabriel

Atividades

8/2006 - Atual
Direção e administração, Seduc, Oriximiná Pa.

Cargo ou função
Vice-diretor.
1/2004 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Ensino das Artes
Literaturas brasileira e portuguesa
11/2002 - 12/2002
Treinamentos ministrados , Colônia de Pescadores Z 41 de Oriximiná Pa, Oriximiná Pa.

Treinamentos ministrados
Curso de Normas Técnicas para o setor administrativo

Conselho Municipal de Educação de Oriximiná-PA, COMEO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Presidente da Câmara de Planejamento e Avalia, Carga horária: 10


Prefeitura de Oriximiná, PMO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretor Administrativo, Carga horária: 200
Outras informações
Exerce o Cargo Comissionado de Diretor Administrativo da Secretaria Municipal de Educação do Município de Oriximiniá-PA

Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-Diretor, Carga horária: 60

Atividades

3/2005 - 3/2007
Direção e administração, Pmo Seduc Ufpa, Grupo Pedagógico de Apoio Ao Desenvolvimento Científico Gpadc.

Cargo ou função
Coordenador.
3/2004 - 12/2004
Direção e administração, Semed, Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Lameira Bittencourtt.

Cargo ou função
Vice-diretor.

Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Mestrando, Enquadramento Funcional: Aluno da Pós-graduação - Mestrado, Carga horária: 20


Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Oeste do Pará, UFOPA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor formador II - PARFOR, Carga horária: 70, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrou as disciplinas "Oficina de Língua Portuguesa", "Introdução à Semiótica" para o Curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física do Campus de Oriximiná-PA; "Literatura Brasileira I" para o Curso de Licenciatura Integrada Português/Inglês (PARFOR) do Campus de Altamira-PA; "Literatura Portuguesa I" para os alunos do curso de Licenciatura Integrada Português/Inglês (Turma de 2012) (PARFOR) do Campus de Oriximiná-PA; e "Literaturas Africanas de Língua Portuguesa I e II" para os alunos do curso de Licenciatura Integrada Português/Inglês (Turma de 2010) (PARFOR) do Campus de Oriximiná-PA.


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Estágio de Pós-doutoramento, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Atua no Projeto de Pesquisa "Pensamento educacional latino-americano", como pesquisador, cujo objetivo é realizar estudos sobre o pensamento educacional de intelectuais, cientistas sociais e educadores de forma comparada e em relação com a história.. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia. Setores de atividade: Educação. Palavras-chave: pensamento educacional; história cultural; história social.

Atividades

10/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , PPGED/ICED/UFPA, .

05/2017 - Atual
Estágios , PPGED/ICED/UFPA, .

Estágio realizado
Pós-doutoramento.


Linhas de pesquisa


1.
Decolonialidade e educação na América Latina
2.
Estudos Culturais em Educação


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Constituição do Sujeito, Cultura e Educação - ECOS

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sonia Maria da Silva Araujo em 29/11/2017.
Descrição: Composto por pesquisadores do campo da educação, o grupo tem como objeto de investigação a relação entre cultura e educação na formação de sujeitos. Pretende-se como ele: - Desenvolver pesquisas sobre a dimensão educativa de práticas culturais; - Compreender processos educativos a partir do estudo de produtos culturais; - Realizar estudos no campo da história para compreender a formação social dos sujeitos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (5) .
Integrantes: Raimundo Nonato de Pádua Câncio - Integrante / Sônia Maria da Silva Araújo - Coordenador / Laura Maria Silva Araújo Alves - Integrante.
2017 - Atual
DIPE - Diálogos Interculturais e Práticas Educativas
Descrição: O grupo reúne professores pesquisadores, doutores e mestres da UFMA, UFT, UFPA, UEPA, UFRJ e UEMASUL, além de alunos de pós-graduação, em nível de mestrado e doutorado de diversos programas nacionais, professores da educação básica, alunos de graduação e de iniciação científica. Ambos em um propósito de rede no fortalecimento dos estudos de ensino, pesquisa e extensões..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Raimundo Nonato de Pádua Câncio - Integrante / Witembergue Gomes Zaparoli - Coordenador / Camila Rodrigues Viana - Integrante / Fabricia Carvalho da Silva - Integrante / Francisco Edviges Albuquerque - Integrante / Jónata Ferreira de Moura - Integrante / Marcelo Valente de Souza - Integrante / Paulo de Tássio Borges da Silva - Integrante / Ubiratan Francisco de Oliveira - Integrante.
2014 - Atual
O português do oeste paraense: normas, variação e ensino
Descrição: Este projeto tem por objetivo geral discutir as relações existentes entre língua, variação e ensino em uma perspectiva sociofuncionalista. Especificamente, o projeto visa a) descrever os diferentes usos que caracterizam o português do oeste do Pará; b) refletir sobre o ensino de língua portuguesa, considerando que o fenômeno variação é uma característica inerente a todo sistema linguístico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .
Integrantes: Raimundo Nonato de Pádua Câncio - Integrante / Ediene Pena Ferreira - Coordenador / Andrea Consoelo Cunha da Silva - Integrante / Maria Eduarda dos Santos Chaibe - Integrante.
2014 - Atual
José Veríssimo e o Pensamento Educacional Latino-Americano

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sonia Maria da Silva Araujo em 27/11/2017.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) .
Integrantes: Raimundo Nonato de Pádua Câncio - Integrante / Sônia Maria da Silva Araújo - Coordenador.
2014 - Atual
Um estudo do pensamento educacional de mulheres latino-americanas do século XIX
Descrição: Descrição: Este projeto, pensado a partir de duas experiências de pesquisa uma centrada na discussão de gênero, realizada entre os anos 2008-2011; outra centrada no pensamento educacional de homens de letras e de ciência do continente latino-americano do século XIX, realizado entre os anos 2011-2013 , tem como objeto de pesquisa o pensamento educacional de mulheres latino-americanas do século XIX. Objetivamos, de modo geral, analisar, com base na história cultural, na história intelectual e no estudo comparado do pensamento social, escritos educacionais de mulheres latino-americanas do século XIX, com vistas à compreensão do sentido que assumiram no processo de libertação das nações do continente. As questões de investigação que levantamos são: a) Que eixos temáticos se constituem como basilares no pensamento educacional de mulheres latino-americanas que viveram no século XIX? b) Que fundamentos teóricos respaldam esse pensamento coletivo? C) Como esse pensamento se situa no contexto histórico de libertação do continente? Epistemologicamente, o estudo se fundamenta na história cultural, na história intelectual e no estudo comparado do pensamento social. Metodologicamente, procederemos as seguintes etapas de pesquisa: 1º) Faremos um levantamento de pensadoras do século XIX, por país latino-americano do Sul; 2º) Organizaremos um dicionário com verbetes sobre essas mulheres; c) Realizaremos estudos monográficos sobre essas mulheres; 3º) Faremos estudos comparados entre escritos produzidos por essas mulheres. Com base em estudos anteriores, cujas temáticas se aproximam desta proposta, acreditamos que as mulheres latino-americanas que produziram escritos sobre educação no século XIX se ocuparam, em grande parte, da função docente e tematizam a questão da educação em meio a discussões sobre a democratização do acesso ao ensino, a libertação do continente contra o colonialismo, o nacionalismo e o patriarcado...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Raimundo Nonato de Pádua Câncio - Integrante / Andreson Carlos Elias Barbosa - Integrante / Sônia Maria da Silva Araújo - Coordenador / Laura Maria Silva Araújo Alves - Integrante / Adriane Raquel Santana de Lima - Integrante / Cesar Castro - Integrante / João Colares da Mota Neto - Integrante / Luana Costa Viana - Integrante / Carmeci dos Reis Viana - Integrante / Adriana Dias de Moura - Integrante / Laís Rodrigues Campos - Integrante / Gisele Nascimento Barroso - Integrante / Ana Maria Maciel Correa - Integrante / Geovane Silva Belo - Integrante / Miglievich Ribeiro - Integrante / Adelia Maria - Integrante / Alexandra Astudillo Figueroa - Integrante / Lucia Lionetti - Integrante.
2012 - Atual
História Social e Linguística do Português do Oeste do Pará
Descrição: O projeto História Social e Linguística do Português do Oeste Paraense pretende desenvolver uma pesquisa que busca (re)contar a sócio-história de nossa língua na região oeste do estado do Pará. O oeste do Pará é constituído por 27 municípios, muitos deles nascidos sob a influência das rodovias Transamazônica e Santarém-Cuiabá, fora do eixo fluvial que direcionou a colonização histórica. Os municípios dessa região que se destacam pela posição e desenvolvimento econômico e social são: Santarém, Altamira, Oriximiná, Itaituba, Monte Alegre e Juruti. Essa região, também conhecida como região do Tapajós, nome do rio que banha a cidade de Santarém e herança dos índios tupaius, limita-se ao norte com o Suriname e a República da Guiana, a leste com o estado do Amapá e com outros municípios do Pará, ao sul com o estado do Mato Grosso, e a oeste, como os estados do Amazonas e Roraima. Dentre os objetivos do projeto destacam-se: constituir, para fins de documentação e análise, corpora escrito para a diacronia da região oeste do Pará, de modo a propiciar à comunidade acadêmica material fidedigno e bem editado para descrever e estudar a formação do português brasileiro no oeste do Pará; mapear a região oeste do Pará e selecionar municípios-polo, onde a pesquisa deve ser realizada, considerando o valor histórico, político e econômico do município; flagrar as mudanças gramaticais do português do oeste paraense; constituir um amplo e fiável material linguístico que possibilite estudos lexicais, fonéticos,morfológicos, sintáticos e pragmáticos do português do oeste paraense; fomentar a pesquisa linguística na Amazônia Paraense; fomentar estudos de descrição e análise de aspectos linguísticos do português nos falares rurais e urbanos do oeste paraense..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Raimundo Nonato de Pádua Câncio - Integrante / Ediene Pena Ferreira - Coordenador / Celiane Sousa Costa - Integrante / Sérgio da Silva Pereira - Integrante.
2012 - Atual
História Social e Linguística do Português do Oeste do Pará
Descrição: O projeto História Social e Linguística do Português do Oeste Paraense pretende desenvolver uma pesquisa que busca (re)contar a sócio-história de nossa língua na região oeste do estado do Pará. O oeste do Pará é constituído por 27 municípios, muitos deles nascidos sob a influência das rodovias Transamazônica e Santarém-Cuiabá, fora do eixo fluvial que direcionou a colonização histórica. Os municípios dessa região que se destacam pela posição e desenvolvimento econômico e social são: Santarém, Altamira, Oriximiná, Itaituba, Monte Alegre e Juruti. Essa região, também conhecida como região do Tapajós, nome do rio que banha a cidade de Santarém e herança dos índios tupaius, limita-se ao norte com o Suriname e a República da Guiana, a leste com o estado do Amapá e com outros municípios do Pará, ao sul com o estado do Mato Grosso, e a oeste, como os estados do Amazonas e Roraima. Dentre os objetivos do projeto destacam-se: constituir, para fins de documentação e análise, corpora escrito para a diacronia da região oeste do Pará, de modo a propiciar à comunidade acadêmica material fidedigno e bem editado para descrever e estudar a formação do português brasileiro no oeste do Pará; mapear a região oeste do Pará e selecionar municípios-polo, onde a pesquisa deve ser realizada, considerando o valor histórico, político e econômico do município; flagrar as mudanças gramaticais do português do oeste paraense; constituir um amplo e fiável material linguístico que possibilite estudos lexicais, fonéticos,morfológicos, sintáticos e pragmáticos do português do oeste paraense; fomentar a pesquisa linguística na Amazônia Paraense; fomentar estudos de descrição e análise de aspectos linguísticos do português nos falares rurais e urbanos do oeste paraense..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Raimundo Nonato de Pádua Câncio - Integrante / Ediene Pena Ferreira - Coordenador / Celiane Sousa Costa - Integrante / Sérgio da Silva Pereira - Integrante.
2008 - 2017
Grupo de Pesquisa Currículo e Tecnologia Educacional (GPCURTE)
Descrição: O Grupo de Pesquisa Currículo e Tecnologia Educacional - GPCURTE do Centro de Ciências Sociais e Educação - CCSE da Universidade do Estado do Pará ? UEPA , visa realizar estudos e pesquisas que envolvam o Currículo e a Tecnologia Educacional ao buscar aprofundar aspectos teóricos e metodológicos de suas relações na prática docente na Educação Básica e no Ensino Superior..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) .
Integrantes: Raimundo Nonato de Pádua Câncio - Integrante / Maria Josefa de Souza Távora - Coordenador / Arlete Marinho Gonçalves - Integrante / Alcemir Pantoja Rodrigues - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2007 - 2008
Os Rezadores de Almas de Oriximiná: da relação escola ? saberes e práticas culturais
Descrição: Ao partir do pressuposto de que a escola tem produzido a exclusão daqueles grupos cujos universos culturais não correspondem aos dominantes, baseados na perspectiva de uma educação multicultural e no estudo do tipo etnográfico realizado com os Rezadores de Almas do município de Oriximiná - grupo que desenvolve o ritual secular de Encomendação das Almas, na Semana Santa ? a presente pesquisa buscou responder como esses sujeitos expressam sua preocupação com a manutenção de seus saberes e de suas práticas culturais; qual a importância atribuída à escola na perpetuação desses saberes e qual tem sido o papel desta na preservação desse ritual. Os resultados revelam a indiferença com essa manifestação cultural e demonstram que os muros das escolas ainda são os limites com os demais saberes não-escolares..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
A formação do professor com base nos PCN de Língua Portuguesa no município de Oriximiná-PA
Descrição: Com o objetivo de identificar os problemas que dificultam a transposição do saber teórico às práticas de ensino e verificar de que forma os PCN contribuíram (no município de Oriximiná) para uma nova postura do professor nas aulas de língua materna, foi realizado um estudo nos documentos PCN e PCN em Ação que norteiam o trabalho docente acerca das novas orientações para o ensino da Língua Portuguesa, nos relatórios que registram o desenvolvimento deste processo de formação e foram entrevistados quatro sujeitos, que participaram do Programa de Desenvolvimento Profissional Continuado ? Parâmetros em Ação - neste município. Neste Estudo de Caso, observamos que o professor é concebido pelos PCN como mero executor da proposta e são desconsiderados os contextos históricos, culturais e organizacionais nos quais se dá a atividade docente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Projeto de tutoria Letramento em Gêneros Acadêmicos Orais e Escritos
Descrição: Trata-se de um conjunto de ações de extensão universitária que objetiva trabalhar com os alunos ingressantes ao Curso de Pedagogia do Câmpus de Tocantinópolis-TO os gêneros acadêmicos, ou seja, os textos orais e escritos que são produzidos e que circulam no âmbito universitário como meio de comunicação entre professores, pesquisadores e alunos, com diferentes propósitos comunicativos. Esta proposta conta como base teórica com os conceitos de letramento e de gêneros textuais. Para tanto, propõe a constituição de um grupo de tutoria na área de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, com o objetivo de contribuir com a formação desses alunos de diferentes modos: 1) proporcionar o fortalecimento da formação dos alunos no que se refere à leitura, interpretação de textos e escrita acadêmica; 2) contribuir para a redução dos índices de reprovação dos alunos do primeiro ano de graduação em Pedagogia; 3) contribuir para a elevação do aproveitamento dos alunos nas diversas disciplinas do curso de Pedagogia, uma vez que o foco da proposta é trabalhar os textos orais e escritos produzidos e que circulam no âmbito universitário..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Raimundo Nonato de Pádua Câncio - Coordenador.


Outros Projetos


2004 - 2004
I Mostra de Artes e Literatura da Escola Estadual Dr. Almir Gabriel
Descrição: Projeto realizado com alunos da disciplina estudo das Artes do Ensino Médio da escola Estadual Dr. Almir Gabriel.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Raimundo Nonato de Pádua Câncio - Coordenador.


Membro de comitê de assessoramento


2017 - Atual
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2011 - Atual
Agência de fomento: Ministério da Educação


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: ROTEIRO
2018 - Atual
Periódico: PERIFERIA (DUQUE DE CAXIAS)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia/Especialidade: Variação Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Ensino de Língua Portuguesa.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Indígenas.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Escolar Indígena.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pós-colonialismo.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Decolonialidade.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Contemplado no Edital Nº 34/2018 de proposta de tutoria do Programa de Apoio ao Discente Ingressante ? PADI - PROGRAD/UFT, Universidade Federal do Tocantins (UFT).
2017
Aprovado no Processo Seletivo Interno para professores formadores do CEFOR/SEDUC - Edital 01/2017, SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO PARÁ - SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO.
2017
Aprovação de bolsa de estudo de pós-doutorado, Edital N.º 04/2017-PNPD/CAPES, com o projeto de pesquisa ?A performance narrativa de ?O Pajé de Cristo?: Colonialidade e Educação Indígena na Amazônia do, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará.
2017
Aprovado em primeiro lugar em Concurso Público para Professor do Magistério Superior (Edital N.º 009/2017-UFT, de 4/12/2017)., Universidade Federal do Tocantins (UFT).
2007
Homenagem pelo apoio concedido, Centro Educacional Tia Cicléia - GEO.
2005
Concurso Ecotalento de Redação e Desenho, Mineração Rio do Norte - MRN.
2004
Aprovado no concurso público para professor AD 4, disciplina Língua Portuguesa, Decreto de 17/09/2004-D.O.U N.º 030.280/2004, Secretaria de Educação do Estado do Pará - SEDUC/PA., Secretaria de Estado de Educação do Pará - SEDUC-PA.
2002
Concurso de Poesias, Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Maria Goretti.
2001
Concurso de Poesias, Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Maria Goretti.
1991
Melhores do Ano, Jornal de Santarém-PA.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ARAUJO, S. M. S.2018ARAUJO, S. M. S. ; CÂNCIO, R. N. P. ; ZAPAROLI, Witembergue Gomes, . Desobediência Epistêmica e (Des)Colonização do imaginário no -Mito da Capela de Ouro-. ODEERE, v. 3, p. 59-82, 2018.

2.
CÂNCIO, R. N. P.2017CÂNCIO, R. N. P.; ARAUJO, S. M. S. . À margem da fé: educação, saberes e práticas culturais dos Rezadores de Almas. Revista Cocar, v. 10, p. 185-211, 2017.

3.
CÂNCIO, R. N. P.2016CÂNCIO, R. N. P.; ARAUJO, S. M. S. . Educação escolar, saberes culturais e práticas educativas dos rezadores de almas na Amazônia. Revista Ibero-Americana de Estudos da Educação, v. 11, p. 1864-1884, 2016.

4.
CÂNCIO, R. N. P.2016CÂNCIO, R. N. P.; ARAUJO, S. M. S. . À margem da fé: educação, saberes e práticas culturais dos rezadores de almas. Revista Cocar, v. 10, p. 185-211, 2016.

5.
CÂNCIO, R. N. P.2016CÂNCIO, R. N. P.; BARBOSA, A. C. E. . PÓS-COLONIALISMO, EDUCAÇÃO E CONSCIÊNCIA CRÍTICA LATINO-AMERICANA EM -ARIEL-, DE RODÓ. PERIFERIA (DUQUE DE CAXIAS), v. 8, p. 21-44, 2016.

6.
CÂNCIO, R. N. P.2015 CÂNCIO, R. N. P.. Colonialidade do Poder, Formas de Resistência e Enfrentamento entre os Wai-wai da Amazônia Setentrional. Vozes dos Vales, v. 01, p. 1-34, 2015.

7.
CÂNCIO, R. N. P.2015 CÂNCIO, R. N. P.; ARAUJO, S. M. S. . Colonialidade do Poder e Sujeição nas Relações Sociais e Educativas no Alto Trombetas. REVISTA ANTHROPOLÓGICAS, v. 25, p. 41-70, 2015.

8.
BARBOSA, A. C. E.2015BARBOSA, A. C. E. ; CÂNCIO, R. N. P. ; ARAUJO, S. M. S. . A concepção educacional de José Pedro Varela (1835-1879). INTELLÈCTUS (UERJ. ONLINE), v. 14, p. 17-35, 2015.

9.
CÂNCIO, R. N. P.2015CÂNCIO, R. N. P.; ZAPAROLI, W. G. ; GONCALVES, A. M. ; SANTOS, A. L. P. . A Abordagem Etnográfica aplicada à Pesquisa em Educação Escolar Indígena. REVISTA TRANSVERSALIDADES, v. 1, p. 197-212, 2015.

10.
1CÂNCIO, R. N. P.2014CÂNCIO, R. N. P.; ARAUJO, S. M. S. . Dispositivos de Controle do Poder e Sujeição nas relações sociais e educativas no Alto Trombetas. REVISTA COCAR (ONLINE), v. 8, p. 65-79-79, 2014.

11.
ARAUJO, S. M. S.2014ARAUJO, S. M. S. ; CÂNCIO, R. N. P. . Colonialidade do poder e sujeição nas relações sociais e educativas no Alto Trombetas.. Revista Anthropológicas, v. 2, p. 22-42, 2014.

12.
4CÂNCIO, R. N. P.2013CÂNCIO, R. N. P.; LIMA, A. G. ; CUNHA, H. F. ; FARNESI, H. G. D. . Formação de Professores e Educação Linguística: Representações de PCN de Língua Portuguesa. Revista de Letras Olho de Boto, v. 10, p. 201-215, 2013.

13.
5CÂNCIO, R. N. P.2013CÂNCIO, R. N. P.; LIMA, A. G. ; CUNHA, H. F. ; FARNESI, H. G. D. . Formação de Professores e Educação Linguística: Representações de PCN de Língua Portuguesa. Revista Conexão Eletrônica, v. 10, p. 994-1005, 2013.

14.
2CÂNCIO, R. N. P.2010CÂNCIO, R. N. P.. Tradição Normativa na Formação de Professores de Língua Portuguesa. Revista de Letras Olho de Boto, v. 3, p. 111-123, 2010.

15.
3CÂNCIO, R. N. P.2009CÂNCIO, R. N. P.. Língua Portuguesa e Ensino: percurso de uma disciplina. Revista de Letras Olho de Boto, v. I, p. 7-17, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CÂNCIO, R. N. P.. O Vocabulário Popular de Oriximiná. 1ª. ed. Oriximiná: Gráfica e Editora Andrade, 2008. v. 01. 96p .

Capítulos de livros publicados
1.
CÂNCIO, R. N. P.; PENA-FERREIRA, E. ; MOURA, F. L. S. . Pós-Colonialismo e mitologia amazônica: releitura de um certo mito da Capela de Ouro. In: Ediene Pena Ferreira; Fádya Lorena de Souza Moura. (Org.). Experiências em linguagem: fazendo pesquisa na Amazônia. 1ªed.Santarém: Editora da UFOPA, 2017, v. 1, p. 275-310.

2.
CÂNCIO, R. N. P.. Educação, Conversão Religiosa e Práticas Dissidentes entre os Wai-wai da Amazônia Setentrional. In: Witembergue Gomes Zaparoli. (Org.). Caminhos e Encontros na Educação para com Indígena. 1ed.Imperatriz - MA: Ethos Editora, 2017, v. 1, p. 85-109.

3.
CÂNCIO, R. N. P.; TAVORA, Maria Josefa de Souza ; ARAUJO, S. M. S. ; ZAPAROLI, W. G. . Educação Linguística: orientações teórico-metodológicas e representações docentes sobre PCN de Língua Portuguesa. In: Márcia Suany Dias Cavalcante; Midian Araújo Santos; Ana Carla Carneiro Rio; Tereza Maracaipe Barboza. (Org.). Lingua(gem), discurso e ensino: concepções teóricas e ressignificação da prática docente. 1ed.Goiânia: Gráfica e Editora América, 2016, v. 1, p. 235-255.

4.
CÂNCIO, R. N. P.; TÁVORA, M. J. DE S. ; MARQUES, A. C. . Educação Linguística e Representações Sociais: a prática docente e as orientações teórico-metodológicas dos PCN de Língua Portuguesa. In: Emanuel Ribeiro Cunha; Genú Soares; Pedro Franco de Sá. (Org.). Formação de Professores: teorias e práticas cotidianas. 1ed.Belém: EDUEPA, 2016, v. , p. 315-354.

5.
CÂNCIO, R. N. P.. A Capela de Ouro e o colonialismo do poder na mitologia amazônica. In: Agenor Sarraf Pacheco; Genio Nascimento; Jerônimo da Silva e Silva; Maria Ataide Malcher. (Org.). A Capela de Ouro e o colonialismo do poder na mitologia amazônica. 1ed.Belém-PA: EditAEDI, 2015, v. 1, p. 1142-1166.

6.
CÂNCIO, R. N. P.. Língua Portuguesa e Ensino: percurso de uma disciplina. In: Ediene Pena Ferreira. (Org.). Revista de Letras Olho de Boto. Ied.Sanatrém-PA: Gráfica e Editora Tiagão, 2009, v. I, p. 7-14.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CÂNCIO, R. N. P.. Língua Portuguesa e Ensino: percurso de uma disciplina. Jornal Olho de Boto, Universidade Federal do Pará, p. 7 - 14, 29 set. 2009.

2.
CÂNCIO, R. N. P.. Educação Lingüística: como se ensina e como se deve ensinar. Jornal Tribuna Imparcial, Oriximiná-PA, , v. 2, p. 02 - 02, 04 out. 2006.

3.
CÂNCIO, R. N. P.. Saberes necessários à educação lingüística. Jornal Olho de Boto, Santarém-PA, , v. 01, p. 03 - 03, 01 jun. 2006.

4.
CÂNCIO, R. N. P.. O Carnaval em Oriximiná. Jornal A Folha de Oriximiná, Oriximiná-PA, , v. 03, p. 05 - 05, 20 fev. 2006.

5.
CÂNCIO, R. N. P.. Glossário de Expressões Populares de Oriximiná. Jornal Tribuna da Calha Norte, Oriximiná-PA, p. 02 - 03, 14 dez. 2005.

6.
CÂNCIO, R. N. P.. A Pragmática Lingüística e a Teoria das Faces. Jornal da Escola Iracema Givoni, Oriximiná-PA, , v. 4, p. 03 - 04, 25 ago. 2005.

7.
CÂNCIO, R. N. P.. Quem são os índios que vivem em Oriximiná e que línguas falam. Jornal Tribuna da Calha Norte, Oriximiná-PA, , v. 3, p. 03 - 06, 15 jul. 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CÂNCIO, R. N. P.; ZAPAROLI, W. G. . Colonialidade do saber e conversão: os sentidos da evangelização entre os Wai-Wai (Carib) e os Apinaié (Macro Jê) da Região Amazônica. In: 39º Encontro Anual da ANPOCS, 2015, Caxambu - MG. RESUMOS 39º ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, DE 26 A 30 DE OUTUBRO DE 2015, EM CAXAMBU ? MG., 2015. v. 1.

2.
CÂNCIO, R. N. P.; ZAPAROLI, W. G. . Colonialidade do Saber e Conversão: os sentidos da evangelização entre os Wai-wai (CARIB) e os Apinayé (MACRO JÊ) da região amazônica. In: 39º Encontro Anual da ANPOCS, 2015, Caxambu - MG. Anais da 39º Encontro Anual da ANPOCS, 2015. v. 1. p. 1-2.

3.
CÂNCIO, R. N. P.. Dispositivos de Controle do Poder, do Saber e do Ser e formas de resistências entre os Wai-wai da Amazônia Setentrional. In: XII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo. I Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores, 2014, Belém-PA. Anais do XII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e I Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores. Belém, PA: 2014., 2014.

4.
CÂNCIO, R. N. P.. Dispositivo de Controle do Poder, do Saber e do Ser e formas de resistência entre os WAI-WAI da Amazônia Setentrional. In: XII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e I Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores, 2014, Belém-PA. Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo. Belém-PA: Biblioteca Profª Elcy Rodrigues Lacerda/ Instituto de Ciências da Educação /UFPA, Belém-PA, 2014. v. 12. p. 25-27.

5.
CÂNCIO, R. N. P.; PADUA-CANCIO, A. P. . A organização da escolaridade em ciclos de aprendizagem: uma análise das experiências docentes nos anos iniciais na EMEF Baldoíno Melo ? Oriximiná-Pa. In: II Colóquio de Pesquisa em Educação, Cultura e Sociedade, 2013, BELÉM-PA. Educação, História e Diferenças Socioculturais no Brasil. BELÉM, 2013. v. 1.

6.
CÂNCIO, R. N. P.; PADUA-CANCIO, A. P. . A organização da escolaridade em ciclos de aprendizagem: uma análise das experiências docentes nos anos iniciais na EMEF Baldoíno Melo ? Oriximiná-Pa. In: II Colóquio de Pesquisa em Educação, Cultura e Sociedade, 2013, Belém-PA. Caderno de Programação e Resumos, 2013. v. único. p. 144-145.

7.
CÂNCIO, R. N. P.. Variação Lingüística: uma proposta para a redução do preconceito lingüístico. In.: II Seminário sobre Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa. UFPA, 2005, Belém.. In: II Seminário sobre Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa, 2005, Belém-PA, 2005.

8.
CÂNCIO, R. N. P.. Projeto de Alfabetização com Base Lingüística: alfabetizando negros remanescentes de quilombos no Estado do Pará.. In: II Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino - ECLAE, 2003, João Pessoa-PB. Cadernos de Resumos e Programação. João Pessoa-PB: Idéia Editora Ltda, 2003. v. 85. p. 305-306.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MOTA, I. O. ; CÂNCIO, R. N. P. . As culturas infantis nas rotinas escolares: lugares (in)visíveis. In: XIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo, II Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores, 2017, Belém. Anais [recurso eletrônico]: internacionalização e políticas de avaliação da pós-graduação em educação. Belém: Biblioteca Profª Elcy Rodrigues Lacerda/ Instituto de Ciências da Educação /UFPA, 2017. v. 1. p. 709-714.

2.
CÂNCIO, R. N. P.; BARBOSA, A. C. E. . A formação de educandos artífices como estratégia civilizatória na Belém dos fins do século XIX. In: II Colóquio de Pesquisa em Educação, Cultura e Sociedade, 2013, BELÉM-PA. Educação e História das Diferenças Socioculturais no Brasil, 2013. v. 1. p. 151-153.

3.
CÂNCIO, R. N. P.. Formação de Professores e Educação Linguística: Representações de PCN de Língua Portuguesa. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - XX EPENN, 2011, Manaus - AM. Anais do Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - XX EPENN - Educação, Culturas e Diversidades. Manaus-AM, 2011. v. 2. p. 383-383.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CÂNCIO, R. N. P.; ZAPAROLI, W. G. . Colonialidade do saber e conversão: os sentidos da evangelização entre os Wai-Wai (Carib) e os Apinaié (Macro Jê) da Região Amazônica. In: 39º Encontro Anual da ANPOCS, 2015, Caxambu - MG. Resumos da 39º Encontro Anual da ANPOCS, 2015. v. 1. p. 224-224.

2.
CÂNCIO, R. N. P.; ARAUJO, S. M. S. . COLONIALIDADE DO SABER E RESISTÊNCIAS: A EDUCAÇÃO ESCOLAR ENTRE OS WAI-WAI DA AMAZÔNIA SETENTRIONAL. In: From Decolonisation to Postcolonialism: A Global Approach, 2015, Porto - Portugal. Submissão de resumos Referência do resumo: HFLUP2-70413, 2015.

3.
CÂNCIO, R. N. P.; VALENTIM, J. W. S. . A Variação Linguística no Debate das Diferenças Culturais na Escola. In: 59ª Reunião Anual da SBPC: Amazônia, desafio nacional, 2007, Belém-PA. Anais/Resumos da 59a Reunião Anual da SBPC: publicação eletrônica.. Belém-PA: SBPC/UFPA, 2007. v. 1.

4.
CÂNCIO, R. N. P.; VALENTIM, J. W. S. . A VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA NO DEBATE DAS DIFERENÇAS CULTURAIS NA ESCOLA. In: 59ª Reunião Anual da SBPC, 2007, Belém-PA. Resumos da 59ª Reunião Anual da SBPC, 2007. v. 1. p. 1-2.

5.
CÂNCIO, R. N. P.. Variação Lingüística: uma proposta para a redução do preconceito lingüístico. In: Congresso ASLIPA 2006, 2006, Belém-PA. Cadernos de Resumos do Congresso da ASLIPA 2006. Belém: Saraiva, 2006. v. 1. p. 34-34.

6.
CÂNCIO, R. N. P.. Variação Lingüística: uma proposta para a redução do preconceito lingüístico. In: Congresso ASLIPA 2006, 2006, Belém. Cadernos de Resumos do Congresso da ASLIPA 2006. Belém: Saraiva, 2006. v. I. p. 34-34.

7.
CÂNCIO, R. N. P.. Projeto de Alfabetização com Base Linguística: alfabetizando negros remanescentes de quilombos no Estado do Pará. In: Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino - II ECLAE, 2003, João Pessoa - PB. Cadernos de Resumo e Programação do II ECLAE. João Pessoa - PB: Idéia Editora Ltda, 2003. v. 1. p. 305-306.

8.
CÂNCIO, R. N. P.. Projeto de Alfabetização com Base Linguística: alfabetizando negros remanescentes de quilombos no Estado do Pará. In: II Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino - II ECLAE, 2003, João Pessoa - PB. Cadernos de Resumos e Programação. João Pessoa - PB: Idéia Editora Ltda, 2003. v. 85. p. 305-306.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
CÂNCIO, R. N. P.2003CÂNCIO, R. N. P.. Projeto de Alfabetização com Base Lingüística: alfabetizando negros remanescentes de quilombos no Estado do Pará. Caderno de Resumos e Progrmação do II Eclae, João Pessoa-PB, v. 85, n.122, p. 305-306, 2003.

Artigos aceitos para publicação
1.
CÂNCIO, Raimundo Nonato de Pádua; ARAUJO, S. M. S. . Violência espistêmica e a invenção do outro na narrativa ?O Pajé de Cristo?, de Homer Dowdy. Revista Tellus, 2018.

2.
CÂNCIO, R. N. P.; BARBOSA, A. C. E. . Pós-colonialismo, educação e consciência crítica latino-americana em 'Ariel', de Rodó.. Periferia (Duque de Caxias), 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
CÂNCIO, R. N. P.. Um estudo decolonial de aquisição da Língua Portuguesa pelos indígenas Wai-wai da Aldeia Mapuera - Amazônia brasileira. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CÂNCIO, R. N. P.. Trabalho com a leitura e Escrita no Contexto Escolar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CÂNCIO, Raimundo Nonato de Pádua. Pensamento Decolonial e Práticas Acadêmicas Dissidentes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MOTA, I. O. ; CÂNCIO, R. N. P. . As culturas infantis nas rotinas escolares: lugares (in)visíveis. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CÂNCIO, R. N. P.. Arte, Educação e Meio Ambiente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CÂNCIO, R. N. P.; GONCALVES, A. M. . A Educação para as relações Étnico-Raciais na perspectiva Decolonial. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CÂNCIO, R. N. P.. As habilidades de leitura relacionadas aos descritores de Língua Portuguesa/Prova Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
CÂNCIO, R. N. P.. Dispositivos de controle do poder, do saber e do ser e formas de resistência entre os Wai-wai da amazônia setentrional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CÂNCIO, R. N. P.; BARBOSA, A. C. E. . A formação de educandos artífices como estratégia civilizatória na Belém dos fins do século XIX. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CÂNCIO, R. N. P.; PADUA-CANCIO, A. P. . A organização da escolaridade em ciclos de aprendizagem: uma análise das experiências docentes nos anos iniciais na EMEF Baldoíno Melo ? Oriximiná-Pa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
CÂNCIO, R. N. P.; ARAUJO, S. M. S. . I Seminário Internacional Pós-Colonialismo, Pensamento Descolonial e Direitos Humanos na América. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
CÂNCIO, R. N. P.. A Capela de Ouro e o Colonialismo do Poder na Mitologia Amazônica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CÂNCIO, R. N. P.; BARBOSA, A. C. E. . A formação de educandos artífices como estratégia civilizatória na Belém dos fins do século XIX. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CÂNCIO, R. N. P.; AMORIM, M. A. ; SERRAO, V. ; TAVARES, G. . Uraxamina: (Re)Contando a História de Oriximiná. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
CÂNCIO, R. N. P.. Formação de Professores e Educação Linguística: representações de PCN de Língua Portuguesa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CÂNCIO, R. N. P.. Palestra 'Cultura e Identidade: comunicação para a iguladade étnico-racial'. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
ROCHA, G. O. R. ; CÂNCIO, R. N. P. . O Currículo e a diversidade no espaço escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
CÂNCIO, R. N. P.. Educação e Avaliação na Perspectiva do Multiculturalismo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
CÂNCIO, R. N. P.. Pensar e Construir o Projeto Político Pedagógico da Escola. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
CÂNCIO, R. N. P.. Variação linguística: uma proposta para a redução do preconceito linguístico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
CÂNCIO, R. N. P.. Os Rezadores de Almas de Oriximiná: da relação escola ? saberes e práticas culturais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
CÂNCIO, R. N. P.. Planejamento Cultural no Contexto da Municipalização do Desenvolvimento. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CÂNCIO, R. N. P.. Integra a Comissão de Elaboração e Implementação das Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil e Ensino Fundamental do Estado do Pará e adequação das mesmas a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - PORTARIA Nº 1608/2017-GS/SEDUC. 2017.

2.
CÂNCIO, R. N. P.. Elaboração dos Atos Protocolares das Escolas do Sistema Municipal de Ensino de Oriximiná-PA. 2012.

3.
CÂNCIO, R. N. P.. Elaboração do Plano de Cargo, Carreira e Remuneração do Magistério e dos Profissionais da Educação do Município de Oriximiná-PA. 2010.

4.
CÂNCIO, R. N. P.. Plano Municipal de Educação de Oriximiná 2009-2019. 2010.

5.
CÂNCIO, R. N. P.. Plano Plurianual de Educação de Oriximiná - 2009-2012. 2010.

Processos ou técnicas
1.
CÂNCIO, R. N. P.. Programa de Apoio ao Discente Ingressante - PADI. 2018.

2.
CÂNCIO, R. N. P.. Programa Institucional de Monitoria (PIM). 2018.

3.
CÂNCIO, R. N. P.. Plano Municipal de Educação de Oriximiná-PA. 2011.

4.
CÂNCIO, R. N. P.. Plano Plurianual de Educação. 2011.

5.
CÂNCIO, R. N. P.. Projeto Escola Cabocla. 2009.

Trabalhos técnicos
1.
CÂNCIO, Raimundo Nonato de Pádua. Avaliador ad hoc de Projeto de Pesquisa do Instituto de Ciências da Educação, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).. 2018.

2.
CÂNCIO, R. N. P.. Projeto Ciclos de Aprendizagem: reorganizar o tempo, o espaço, os conteúdos e as metodologias da Educação do Campo, das Águas e das Florestas de Oriximiná-PA. 2009.

3.
CÂNCIO, R. N. P.. Projeto de Criação das Unidades Regionais de Gestão Escolar - URGE's. 2009.

4.
CÂNCIO, R. N. P.. Plano de Desenvolvimento de Ensino da Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Lameira Bittencourt. 2008.

5.
CÂNCIO, R. N. P.. Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Lameira Bittencourt. 2008.

6.
CÂNCIO, R. N. P.; ORIXIMINA, P. M. . Feira do Índio de Oriximiná. 2005.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CÂNCIO, R. N. P.. O falar oriximinaense. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
CÂNCIO, R. N. P.. O Vocabulário Popular de Oriximiná. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
CÂNCIO, R. N. P.; AMORIM, M. A. ; SERRAO, V. . O Vocabulário Popular de Oriximiná. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
CÂNCIO, R. N. P.. Escolarização e Letramento. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CÂNCIO, R. N. P.. Relatório de Atividades do Curso de Doutorado em Educação - UFPA. 2016. (Relatório de pesquisa).

3.
CÂNCIO, R. N. P.; ORIXIMINA, P. M. . Atos Protocolares de Formatura das Escolas de Oriximiná-PA. 2012. (Gestão Escolar).

4.
CÂNCIO, R. N. P.; ORIXIMINA, P. M. . Plano Plurianual de Educação de Oriximiná-PA 2009-2012. 2011. (Plano de Ação).

5.
CÂNCIO, R. N. P.; ORIXIMINA, P. M. . Plano Municipal de Educação de Oriximiná - 2009-2019. 2011. (Plano de Ação).

6.
CÂNCIO, R. N. P.; ORIXIMINA, P. M. . Agenda do Diretor das Unidades Municipais de Ensino. 2011. (Gestão Escolar).

7.
CÂNCIO, R. N. P.; ORIXIMINA, P. M. . Relatório da Educação de Oriximiná 2010. 2011. (Relatório Educacional).

8.
CÂNCIO, R. N. P.. Os PNC de Língua Portuguesa no ensino fundamental. 2010. .

9.
CÂNCIO, R. N. P.; ORIXIMINA, P. M. . Projeto de Criação das Unidades Regionais de Gestão Escolar - URGE's. 2009. (Planejamento Educacional).

10.
CÂNCIO, R. N. P.. Política Educacional. 2008. (Monitoria em disciplina - 60 h).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
CÂNCIO, R. N. P.. A dor de Maria. 2003. Escultura.

Demais trabalhos
1.
CÂNCIO, R. N. P.. Informativo SEMED. 2010.

2.
CÂNCIO, R. N. P.. Site da Secretaria Municipal de Educação de Oriximiná. 2009 (Informações) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Doutorado
1.
CÂNCIO, R. N. P.; ARAUJO, S. M. S.; ALVES, L. M. S. A.; FRANCA, M. P. S. G. A.; LOBATO, S. S.. Participação em banca de Benedito Gonçalves Costa. Entre polêmicas e realizações: o projeto educativo do Bispo Dom Antônio de Macedo Costa para a Amazônia (1861-1890). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Pará.

Qualificações de Mestrado
1.
CÂNCIO, R. N. P.; ARAUJO, S. M. S.; WEIGEL, V. A. C. M.; SILVA, L. I. C.. Participação em banca de Uisllei Uillem Costa Rodrigues. Identidade étnica na produção acadêmica de intelectuais indígenas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CÂNCIO, R. N. P.; SANTOS, E. P. dos. Participação em banca de Elizabete Pedroso dos Santos. A participação dos pais na escola inclusiva: um estudo sobre representações de pais de alunos com deficiência acerca da escola pública. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia da Filosofia e Sociologia) - Universidade Uniasselvi.

2.
PENA-FERREIRA, E.; Carvalho, L.; CÂNCIO, R. N. P.. Participação em banca de Suzana Pinto do Espírito Santo. A Gradação em Português: uma abordagem funcionalista do sufixo -inho. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua e Literatura na Escola) - Universidade Federal do Pará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CÂNCIO, R. N. de P.; ZAPAROLI, W. G.; CARVALHO, H. S.. Participação em banca de Iara Ribeiro de Araújo.A interdisciplinaridade na EJA: desafios e possibilidades.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

2.
CÂNCIO, R. N. de P.; CAMPOS, A.; CONCEICAO, W. S.. Participação em banca de Márcia de Sousa.PIBID e Interculturalidade: reflexões a partir de troca de cartas entre alunos indígenas e não indígenas.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Tocantins.

3.
CÂNCIO, R. N. de P.; ZAPAROLI, W. G.; CARVALHO, H. S.. Participação em banca de Aldaene Ferreira Silva.Experiências vividas no Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UFMA), subprojeto interdisciplinar/Pedagogia e Ciências Naturais.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

4.
CÂNCIO, R. N. de P.; ZAPAROLI, W. G.; CARVALHO, H. S.. Participação em banca de Ranna Hellen da Silva Santos.Um Estado da Arte em Literatura Infantil Indígena pelo indígena Brasileiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

5.
CÂNCIO, R. N. de P.; ZAPAROLI, W. G.; CARVALHO, H. S.. Participação em banca de Michelly da Silva Martins.O indígena no ensino superior: os desafios do acesso e permanência do indígena no ensino superior na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus de Imperatriz. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

6.
CÂNCIO, R. N. P.; ARAUJO, S. M. S.; FREITAS, M. N. M.. Participação em banca de Larissa Andrade dos Santos.O pensamento educacional de Francisca Senhorinha da Mota Diniz: uma análise do Semanário "O Sexo Feminino" (1875-1876). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

7.
SILVA, A. C.; CÂNCIO, R. N. P.. Participação em banca de Sidinei da Silva Ribeiro e Sonia Maria Moraes da Silva.As dificuldades na formação do hábito da leitura em alunos dos anos finais da Escola Municipal Ana Maria Miléo Viana em Oriximiná-Pará. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Integrada em Português e Inglês) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

8.
SILVA, A. C.; CÂNCIO, R. N. P.. Participação em banca de Orlete Cordeiro da Conceição e Valdecir Oliveira Teixeira.As vozes literárias da Amazônia na escola: recepção e produção nos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Adélia Figueira. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Integrada em Português e Inglês) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

9.
CÂNCIO, R. N. P.; ABREU, P. C. F de.. Participação em banca de Arlena Alvarenga Guimarães e Vanda Lucia Souza da Costa.Educação do campo: formação docente no município de Oriximiná. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

10.
CÂNCIO, R. N. P.; PORTELA, E. M.; SANTOS, Z. H.. Participação em banca de Rociclene dos Santos Silva e Rosilene Evangelista Maia.Edecação Escolar e realidade social dos remanescentes de quilombos da Comunidade Boa Vista - Oriximiná. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CÂNCIO, R. N. P.. Concurso de Quadrilhas Juninas do Festival da Castanha. 2003. Secretaria Municipal de Cultura Desporto e Lazer de Oriximiná.

2.
CÂNCIO, R. N. P.. Concurso de Quadrilhas da Associação Atlética Banco do Brasil - AABB. 2001. Associação Atlética Banco do Brasil.

3.
CÂNCIO, R. N. P.. Concurso de Rainha do Festival Cultural. 2001. Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Maria Goretti.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2ª Reunião Científica Regional Norte da ANPEd.Violência epistêmica e a invenção do outro na narrativa ?O Pajé de Cristo?, de Homer Dowdy. 2018. (Outra).

2.
2ª Reunião Científica Regional Norte da ANPEd.Espaços de circulação e de aquisição da Língua Portuguesa entre os Wai-wai da Aldeia Mapuera, Amazônia brasileira.. 2018. (Outra).

3.
XIII Seminário Nacional de Políticas Públicas Educacionais e e Currículo e II Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores.As culturas infantis nas rotinas escolares: lugares (in)visíveis. 2017. (Seminário).

4.
Conferência na Comunidade Educativa Ixaminá - Aldeia Mapuera, I Etapa da II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena.Políticas de Atendimento à Educação Escolar Indígena na Educação Básica. 2016. (Outra).

5.
I Seminário de Educação Escolar Indígena do Povo Wai wai. 2016. (Seminário).

6.
XII Seminário Nacional de Políticas Públicas Educacionais e Currículo - I Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores.Comunicação Oral. 2014. (Seminário).

7.
11º Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo. 2013. (Seminário).

8.
Ciclo de Palestras do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia. 2013. (Outra).

9.
Círculo Temático Pós-colonialismo e Pensamento Decolonial. 2013. (Outra).

10.
II Colóquio de Pesquisa em Educação, Cultura e Sociedade.A organização da escolaridade em Ciclos de Aprendizagem: uma análise das experiências docentes nos anos iniciais, na EMEF Baldoíno Melo p Oriximiná-PA. 2013. (Outra).

11.
I Seminário Internacional Pós-Colonialismo, Pensamento Descolonial e Direitos Humanos na América-Latina.O Mito da Capela de Ouro e a Resistência Pós-Colonial em Direção aos Direitos Humanos. 2013. (Seminário).

12.
Palestra ?As pesquisas sobre a cultura material escolar no Brasil?. 2013. (Outra).

13.
Palestra ?Cartografia de Memórias: patrimônio, culturas e poderes na Amazônia?,. 2013. (Outra).

14.
SEMINÁRIO PIA 2013. 2013. (Seminário).

15.
VI Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas. Escritor convidado de Oriximiná-PA - Obra: Vocabulário Popular de Oriximiná. 2013. (Feira).

16.
XI Seminário Nacional de Políticas Públicas Educacionais e Currículo. 2013. (Seminário).

17.
I Semana do Bebê de Oriximiná-PA.Cultura e Identidade: comunicação para a igualdade étnico-racial. 2012. (Seminário).

18.
XXII Encontro Nacional de Conselhos Municipais de Educação.Direito à educação: Sistema nacional e Planos de Educação. 2012. (Encontro).

19.
XXV Reunião Plenária do Colegiado Nacional de Diretores e Secretários dos Conselhos de Educação. 2012. (Encontro).

20.
XXV Reunião Plenária do Colegiado Nacional de Diretores e Secretários dos Conselhos de Educação - CODISE. 2012. (Encontro).

21.
I Encontro dos Conselhos Municipais de Educação da Região Oeste do Pará. 2011. (Encontro).

22.
III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ORIXIMINÁ-PA.III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ORIXIMINÁ-PA. 2011. (Outra).

23.
Oficina de Monitoramento e Construção do Novo PAR - 2011-2014 - Polo Oriximiná.Monitoramento do PAR. 2011. (Oficina).

24.
Plano de Formação Docente do Estado do Pará - PARFOR.Oficina de Língua Portuguesa e Semiótica.. 2011. (Outra).

25.
Socialização dos Artigos Acadêmicos da Turma de Pedagogia - 2007, da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA. 2011. (Outra).

26.
XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - Educação, Culturas e Diversidades.Formação de Professores e Educação Linguística: representações de PCN de Língua Portuguesa. 2011. (Encontro).

27.
Encontro Educativo Padagógico da SEMED.Educação e Avaliação na Perspectiva do Multiculturalismo. 2010. (Encontro).

28.
I Encontro Estadual de Educação Quilombola.Educação Quilombola no Estado do Pará. 2010. (Encontro).

29.
Lançamento da Olimpíada de Língua Portuguesa.A importância da Olimpíada de Língua Portuguesa para o ensino-aprendizado. 2010. (Encontro).

30.
Oficina de Educação e Patrimônio Cultural.Implicações socioeducacionais do artesanato em Oriximiná-PA. 2010. (Oficina).

31.
Congresso Internacional sobre Competâncias na Educação. Competências na Educação. 2009. (Congresso).

32.
Congresso Internacional sobre Competências na Educação. 2009. (Congresso).

33.
I Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena. 2009. (Outra).

34.
II Conferência Municipal de Educação de Oriximiná.Projeto Escola Cabocla. 2009. (Outra).

35.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático/PNLD 2010.Programa Nacional do Livro Didático/PNLD 2010. 2009. (Seminário).

36.
I Seminário de Educação Infantil e I Simpósio Municipal de Educação. 2008. (Simpósio).

37.
Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência. Os Rezadores de Almas de Oriximiná: da relação escola ? saberes e práticas culturais. 2008. (Congresso).

38.
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC.Os Rezadores de Almas de Oriximiná: da relação escola - saberes e práticas culturais.. 2008. (Outra).

39.
Congresso ASLIPA 2006. I Congresso da Associação de Professores de Língua Portuguesa e de Literaturas de Língua Portuguesa do Pará - ASLIPA. 2006. (Congresso).

40.
Fórum de Pesquisa, Ensino, Extensão e Pós-graduação da Universidade do Esatado do Pará - III FORPEEXP. 2006. (Outra).

41.
II Mostra de Poemas do Ensino Fundamental e Médio dos Visitantes da Biblioteca Municipal Enéas Cavalcante.A produção poética no Ensino Médio. 2006. (Outra).

42.
II Seminário do Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado. 2006. (Seminário).

43.
I Seminário de Ciência e Tecnologia. 2006. (Seminário).

44.
I Simpósio sobre Pesquisa em Ciências Biomédicas e Saúde Pública. 2006. (Simpósio).

45.
Conferência Municipal de Cultura.Conferência Municipal de Cultura. 2005. (Outra).

46.
I Concurso de Poesias.I Concurso de Poesias. 2005. (Outra).

47.
II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. 2005. (Outra).

48.
II Encontro de Literatura Infanto-Juvenil. 2005. (Oficina).

49.
II Encontro de Literatura Infanto-Juvenil. 2005. (Encontro).

50.
II Encontro de Professores de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental do Oeste Paraense. 2005. (Encontro).

51.
III Fórum de Línguas.III Fórum de Línguas. 2005. (Outra).

52.
II Seminário sobre ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa.Variação linguística: uma proposta para a redução do preconceito linguístico. 2005. (Seminário).

53.
Jornada de Defesa de Monografias do Curso de Especilaização em Educação Infantil. 2005. (Outra).

54.
Painel de Especialistas sobre Políticas Públicas.Painel de Especialistas sobre Políticas Públicas. 2005. (Outra).

55.
Palestra Leitura e Ensino: abertura para uma nova mentalidade.Palestra Leitura e Ensino: abertura para uma nova mentalidade. 2005. (Outra).

56.
Workshop Sociolingüística e gramaticalização.Workshop Sociolingüística e gramaticalização. 2005. (Outra).

57.
XV Mostra de Teatro Amador de Oriximiná. 2005. (Outra).

58.
II Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino (ECLAE). 2004. (Encontro).

59.
Seminário de Semântica. 2004. (Seminário).

60.
II Conferência Municipal de Cultura. 2003. (Outra).

61.
Palestra Os primórdios de Oriximiná.Palestra Os primórdios de Oriximiná. 2003. (Outra).

62.
Workshop Sociolingüística e Gramaticalização. 2003. (Outra).

63.
XVI Instituto Nacional da Associação Brasileira de Lingüística - ABRALIN.XVI Instituto Nacional da Associação Brasileira de Lingüística - ABRALIN. 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CÂNCIO, R. N. P.. Conferência na Comunidade Educativa Ixaminá - Aldeia Mapuera, I Etapa da II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena. 2016. (Outro).

2.
CÂNCIO, R. N. P.. XII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo - I Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores. 2014. (Outro).

3.
CÂNCIO, R. N. P.. II Colóquio de Pesquisa em Educação, Cultura e Sociedade. 2013. (Outro).

4.
CÂNCIO, R. N. P.; BARBOSA, A. C. E. . Círculo Temático Pós-colonialismo e Pensamento Decolonial. 2013. (Outro).

5.
CÂNCIO, R. N. P.; CAVALCANTE, E. R. . Organizador Municipal da 3ªOlimpíada de Língua Portuguesa. 2012. (Concurso).

6.
CÂNCIO, R. N. P.. Olimpíada de Língua Portuguesa. 2012. .

7.
CÂNCIO, R. N. P.. III Conferência Municipal de Educação de Oriximiná-PA. 2011. (Outro).

8.
CÂNCIO, R. N. P.. III Conferência Municipal de Educação de Oriximiná-PA. 2011. (Outro).

9.
CÂNCIO, R. N. P.. II Conferência Municipal de Educação de Oriximiná-PA. 2009. (Outro).

10.
CÂNCIO, R. N. P.. I Feira do Índio do Município de Oriximiná-PA. 2006. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Andressa Irembete Pereira da Silva Apinagé. Educação Indígena Apinayé e escolarização: o processo de alfabetização na Língua Apinayé mediado pelos professores da Escola Indígena Tekator. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Elizabete Pedroso dos Santos. A participação dos pais na escola inclusiva: um estudo sobre representações de pais de alunos com deficiência acerca da escola pública. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia da Filosofia e Sociologia) - Universidade Uniasselvi. Orientador: Raimundo Nonato de Pádua Câncio.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Aldenira Marques Farias e Selma Estela Corrêa de Oliveira. O ensino da Leitura na escola: o que dizem, como pensam os professores sobre suas práticas de ensino?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Integrada em Português e Inglês) - Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Raimundo Nonato de Pádua Câncio.

2.
Ana do Socorro Soares de Oliveira e Eloiza Gomes da Silva. As Literaturas Africanas de Língua Portuguesa no Ensino Médio e a monocultura da prática escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Integrada em Português e Inglês) - Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Raimundo Nonato de Pádua Câncio.

3.
Alcione Calderaro Marinho e Eneida Penha Carvalho. O ensino de português em Terras Indígenas: usos e funções do bilinguísmo em cenários sociolinguisticamente diversificados. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Integrada em Português e Inglês) - Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Raimundo Nonato de Pádua Câncio.

4.
Gilza Sávia da Silva Andrade e Rosirene Castro Pereira. Educação linguística no Campo: fatores que dificultam o ensino de português em uma escola do campo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Integrada em Português e Inglês) - Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Raimundo Nonato de Pádua Câncio.

5.
Osmarina Tavares de Andrade e Poliana Farias de Oliveira. O gênero do discurso em questão: a crônica como objeto de ensino-aprendizagem da produção texual escrita. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Integrada em Português e Inglês) - Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Raimundo Nonato de Pádua Câncio.

6.
Andreia Silva dos Santos e Claudia Helena de Souza Silva. A formação de leitores literários no Ensino Médio: o texto poético na sala de aula. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Integrada em Português e Inglês) - Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Raimundo Nonato de Pádua Câncio.

7.
Ana Claudia Figueira Viana. Educação de Jovens e Adultos: para um ensino e uma aprendizagem eficaz. 2005. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Formação de Professores) - Instituto Esperança de Ensino Superior. Orientador: Raimundo Nonato de Pádua Câncio.

8.
Sônia Maria da Silva Santos. Educação Especial: para uma educação de qualidade. 2005. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Formação de Professores) - Instituto Esperança de Ensino Superior. Orientador: Raimundo Nonato de Pádua Câncio.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
5CÂNCIO, R. N. P.2013CÂNCIO, R. N. P.; LIMA, A. G. ; CUNHA, H. F. ; FARNESI, H. G. D. . Formação de Professores e Educação Linguística: Representações de PCN de Língua Portuguesa. Revista Conexão Eletrônica, v. 10, p. 994-1005, 2013.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CÂNCIO, R. N. P.. Glossário de Expressões Populares de Oriximiná. Jornal Tribuna da Calha Norte, Oriximiná-PA, p. 02 - 03, 14 dez. 2005.


Apresentações de Trabalho
1.
ROCHA, G. O. R. ; CÂNCIO, R. N. P. . O Currículo e a diversidade no espaço escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
CÂNCIO, R. N. P.; AMORIM, M. A. ; SERRAO, V. ; TAVARES, G. . Uraxamina: (Re)Contando a História de Oriximiná. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CÂNCIO, R. N. P.. As habilidades de leitura relacionadas aos descritores de Língua Portuguesa/Prova Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CÂNCIO, R. N. P.; GONCALVES, A. M. . A Educação para as relações Étnico-Raciais na perspectiva Decolonial. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MOTA, I. O. ; CÂNCIO, R. N. P. . As culturas infantis nas rotinas escolares: lugares (in)visíveis. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CÂNCIO, R. N. P.. Um estudo decolonial de aquisição da Língua Portuguesa pelos indígenas Wai-wai da Aldeia Mapuera - Amazônia brasileira. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CÂNCIO, R. N. P.. O falar oriximinaense. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CÂNCIO, R. N. P.. III Conferência Municipal de Educação de Oriximiná-PA. 2011. (Outro).

2.
CÂNCIO, R. N. P.. II Colóquio de Pesquisa em Educação, Cultura e Sociedade. 2013. (Outro).

3.
CÂNCIO, R. N. P.. XII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo - I Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores. 2014. (Outro).

4.
CÂNCIO, R. N. P.; BARBOSA, A. C. E. . Círculo Temático Pós-colonialismo e Pensamento Decolonial. 2013. (Outro).



Outras informações relevantes


1. É membro pesquisador do Grupo de Estudos Lingüísticos do Oeste do Pará, da Universidade Federal do Pará - Campus Santarém.
2. É membro estudante do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Organização da Escola Pública, da Universidade do Estado do Pará. 
3. Foi aluno especial do do Mestrado em Letras da Universidade Federal do Pará. 
4. Participou como voluntário do sub-projeto "Observatório de Língua Portuguesa - Campus de Santarém", vinculado ao Projeto Atlas Linguístico do Pará - ASLIPA - da Universidade Federal do Pará.
5. Participou do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA/INCRA/PMO, da Universidade Federal do Pará.
6. Atuou como Coordenador do Comitê Local do Compromisso, encarregado pela mobilização da sociedade e do acompanhamento das metas e de evolução do IDEB da Educação do Município de Oriximinpa-PA.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 16:08:21