Milena Moretto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7975946146874119
  • Última atualização do currículo em 03/07/2014


Possui graduação em Letras, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade São Francisco. Já atuou como professora das séries iniciais, no ensino fundamental de 5a. a 8a. série e no Ensino Médio com as disciplinas de Língua Portuguesa e Inglesa. Atualmente, é professora concursada da Universidade São Francisco e da Faculdade de Ciências Gerenciais de Jundiaí. Nesta última, já trabalhou como coordenadora do departamento de estágio supervisionado e como coordenadora do curso de Administração e Ciências Contábeis. Atua também na Formação de Professores de Língua Portuguesa na rede Municipal de ensino de Itatiba. Participa do grupo de pesquisa ALTER-AGE da Universidade de São Paulo. É coordenadora do Programa de Leitura da Universidade São Francisco. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente com seguintes temas: Interlocução, Produção de Textos, Reescrita, Gêneros Textuais, Língua Portuguesa, Análise do Discurso, Sequências Didáticas e Interacionismo Sociodiscursivo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Milena Moretto
Nome em citações bibliográficas
MORETTO, Milena

Endereço


Endereço Profissional
Universidade São Francisco, Universidade São Francisco - Campus Itatiba.
Rua Alexandre Rodrigues Barbosa, 45
13251-900 - Itatiba, SP - Brasil
Telefone: (011) 45348000
URL da Homepage: www.saofrancisco.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Educação.
Universidade São Francisco, USF, Brasil.
Título: Um modelo didático do gênero Trabalho de Conclusão de Curso e uma perspectiva de trabalho em sala de aula, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Luzia Bueno.
Palavras-chave: Trabalho de Conclusão de Curso; Linguagem Acadêmica; Interacionismo Sociodiscursivo; Modelo Didático; Sequência Didática.
2003 - 2005
Mestrado em Educação.
Universidade São Francisco - Itatiba, USF, Brasil.
Título: A produção de textos na escola e o processo de interlocução,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Elizabeth dos Santos Braga.
Palavras-chave: Bakhtin; Discurso; Ensino Fundamental; Interlocução; Produção Textual.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
1999 - 2001
Graduação em Letras.
Universidade São Francisco - Itatiba, USF, Brasil.
Título: A motivação e o processo de ensino-aprendizagem de idiomas num contexto de não-imersão.
Orientador: Carlos Eduardo Pizzolatto.
1996 - 1999
Curso técnico/profissionalizante em Magistério.
E.E. Manuel Euclides de Brito.




Formação Complementar


2008 - 2008
Extensão universitária em Produção Escrita em Língua Materna. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Campinas.
2008 - 2008
Extensão universitária em Formação de Tutores. (Carga horária: 32h).
Universidade São Francisco, USF, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio Antoni Gaudí, GAUDÍ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Médio, Carga horária: 6
Outras informações
Ministro aulas de Gramática


Editora Moderna LTDA, ED. MODERNA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 10
Outras informações
Colaboradora - Produção de capítulos para compor obra coletiva "EJA MODERNA" Colaboradora - Revisão de e-books.

Atividades

05/2011 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Produção Didática, .

Atividade realizada
Atuo como colaboradora na produção de capítulos que irão compor a obra coletiva EJA MODERNA - Português.

Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Concursado, Carga horária: 20
Outras informações
Afastada com fundamento no inciso VI, artigo 64 da Lei Complementar nº 444/85, combinado com o artigo 1º, inciso II, alínea B, 1º, do Decreto nº 49.893/05 conforme publicação no D.O. de 09/09/2010 para frequentar curso de Doutorado em Educação junto à Universidade São Francisco.

Atividades

2005 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Centro Educacional SESI, SESI, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2013
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Concursado, Carga horária: 12
Outras informações
De 2002 a 2005, atuei como professora do Ensino Fundamental ministrando as disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa no Centro Educacional SESI 242 - Vinhedo/SP. A partir de 2006, passei a ministrar apenas a disciplina de Língua Portuguesa no Centro Educacional SESI 013 - Itatiba/SP.

Atividades

08/2006 - 12/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
08/2002 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa
Língua Portuguesa

Universidade São Francisco, USF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Professor Pesquisador, Enquadramento Funcional: Professor-Pesquisador Formador I, Carga horária: 4
Outras informações
O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR é resultado de um conjunto de ações do Ministério da Educação - MEC, em colaboração com as secretarias de educação dos estados e municípios e as instituições públicas de educação superior neles sediadas, para ministrar cursos superiores gratuitos e de qualidade a professores em exercício das escolas públicas sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB, de dezembro de 1996. Cumprindo o Decreto 6.755, o MEC delegou à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes a responsabilidade pela indução, fomento e avaliação dos cursos no âmbito do PARFOR. Para maiores informações, ver http://www.capes.gov.br/educacao-basica/parfor.

Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar Concursado Mestre, Carga horária: 4
Outras informações
Na instituição, além do exercício da docência, participo do Programa de Leitura como formadora.

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Auxiliar de Biblioteca, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Biblioteca, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Estagiário de Biblioteca, Enquadramento Funcional: Contrato - Prazo determinado, Carga horária: 20

Atividades

02/2011 - Atual
Ensino, Pedagogia - PARFOR, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Língua Portuguesa
Leitura e Produção de Textos I
Leitura e Produção de Textos II
Prática de Leitura e Escrita
Teoria e Prática da Alfabetização
08/2006 - Atual
Ensino, Diversos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos
Leitura e Produção de Textos I
Leitura e Produção de Textos II
Linguagem Forense e Argumentação Jurídica
Prática de Leitura e Escrita
Teoria e Prática da Alfabetização
Trabalho de Conclusão de Curso
04/2013 - 05/2013
Ensino, MBA - Gestão de Projetos, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Trabalho Científico
04/2002 - 02/2003
Serviços técnicos especializados , Universidade São Francisco - Câmpus de Itatiba, .

Serviço realizado
Auxiliar de Biblioteca.
03/2000 - 12/2001
Estágios , Universidade São Francisco - Câmpus de Itatiba, .

Estágio realizado
Estagiária de Biblioteca - Campus de Itatiba.

Faculdade de Ciências Gerenciais de Jundiaí, FCG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado Mestre, Carga horária: 7

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador Adjunto do Curso de Administração, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Departamento de Estágio, Carga horária: 6

Atividades

10/2011 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Ciências Gerenciais de Jundiaí, .

Cargo ou função
Coordenador Adjunto do Curso de Administração.
10/2010 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Ciências Gerenciais de Jundiaí, .

Cargo ou função
Coordenadora do Departamento de Estágio.
08/2010 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial
Língua Portuguesa I
Língua Portuguesa II
Metodologia e Técnicas de Pesquisa I
Metodologia e Técnicas de Pesquisa II

Colégio Bom Jesus, BOM JESUS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Regente, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2005 - 2010
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor não regente, Carga horária: 6

Atividades

01/2011 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
03/2010 - 06/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Espaço da Palavra (Aulas de redação)
05/2005 - 02/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Literatura
Produção de Texto

Prefeitura Municipal de Itatiba, E.M.E.F, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Concursado, Carga horária: 20
Outras informações
Atualmente, exerço a função de Formadora para os docentes de Língua Portuguesa da rede municipal de Itatiba

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 20
Outras informações
Atuei como professora alfabetizadora na Educação de Jovens e Adultos. Trabalhei com projetos de inglês para terceiras e quartas séries do ensino fundamental e ministrei aulas de Língua Portuguesa para o ensino fundamental regular e EJA.

Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Contrato por prazo determinado, Carga horária: 20

Atividades

02/2013 - Atual
Treinamentos ministrados , Prefeitura do Município de Itatiba, .

Treinamentos ministrados
Formação de Língua Portuguesa aos docentes da rede municipal
06/2009 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
LÍngua Portuguesa
Afastada da sala de aula para trabalhar com a Formação de Professores de Língua Portuguesa da rede municipal
02/2005 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa - Projeto para 3a. e 4a. séries
Língua Portuguesa - Educação de Jovens e Adultos
03/2003 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professor de Educação Básica I - Alfabetização - Educação de Jovens e Adultos
10/1999 - 01/2000
Estágios , Prefeitura do Município de Itatiba, .

Estágio realizado
Educadora de Creche.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MORETTO, Milena2014MORETTO, Milena . Vozes que emergem em sala de aula: a importância do dialogismo nas dinâmicas de produção de texto. Leitura: Teoria & Prática, v. 32, p. 87-98, 2014.

2.
MORETTO, Milena2013MORETTO, Milena ; FEITOSA, C. J. A. . O ensino de leitura no espaço acadêmico por meio da mídia impressa e eletrônica. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. VII, p. 160-167, 2013.

3.
MORETTO, Milena2009 MORETTO, Milena . Aula de português: um espaço para o dialogismo. Leitura. Teoria & Prática, v. 27, p. 71-76, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MORETTO, Milena . Produção de Textos em Sala de Aula: Momento de Interação e Diálogo. 1a.. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2013. 192p .

Capítulos de livros publicados
1.
MORETTO, Milena ; Luzia Bueno . O gênero textual TCC e a complexidade de sua introdução. In: Luzia Bueno; Angela Paulino Teixeira Lopes; Vera Lúcia Lopes Cristovão. (Org.). Gêneros Textuais e Formação Inicial: Uma Homenagem à Malu Matencio. 1a.ed.Campinas: Mercado de Letras, 2013, v. , p. 237-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MORETTO, Milena ; Luzia Bueno . IV Seminário de Educação Brasileira. In: IV Seminário de Educação Brasileira, 2013, Campinas. IV Seminário de Educação Brasileira [livro eletrônico] : PNE em foco: Políticas de responsabilização, regime de colaboração e Sistema Nacional de Educação. Campinas: CEDES, 2013. v. 1. p. 282-295.

2.
MORETTO, Milena ; Luzia Bueno . Os materiais de metodologia científica e o trabalho com prescrições no meio acadêmico. In: XIII Encontro de Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-Graduação, VII Encontro de Extensão Universitária, Seminários de ENC (V ciclo), Pesquisa e políticas públicas: a convergência necessária, 2012, Itatiba. XIII Encontro de Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-Graduação, VII Encontro de Extensão Universitária, Seminários de ENC (V ciclo), Pesquisa e políticas públicas: a convergência necessária. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2012.

3.
MORETTO, Milena ; Luzia Bueno . (Dis)curso de alunos universitários: a tentativa de apropriação do discurso científico na universidade. In: 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Pós Graduação em Educação na Região Sudeste em suas Múltiplas Dimensões, 2011, Rio de Janeiro. Anais do 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Rio de Janeiro, 2011.

4.
MORETTO, Milena ; Luzia Bueno . O trabalho de conclusão de curso e suas dimensões ensináveis. In: VI Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais, 2011, Natal - RN. Anais - VI Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais. RN, 2011.

5.
MORETTO, Milena ; BRAGA, Elisabeth dos Santos. . A interlocução e o jogo de imagens na produção de textos na escola. In: A interlocução e o jogo de imagens na produção de textos, 2005, Belo Horizonte. VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Belo Horizonte: PUC MInas e UFMG, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MORETTO, Milena ; Luzia Bueno . A produção de textos na universidade e a melhoria da educação: uma análise de TCC. In: IV Seminário de Educação Brasileira - CEDES - 'PNE em foco: Políticas de responsabilização, regime de colaboração e sistema nacional de educação, 2013, Campinas. IV Seminário de Educação Brasileira - CEDES - "PNE em foco: Políticas de responsabilização, regime de colaboração e sistema nacional de educação. Campinas: UNICAMP, 2013.

2.
MORETTO, Milena ; Luzia Bueno . A apropriação da linguagem científica na universidade: um trabalho alternativo a partir do modelo didático de Bronckart. In: IV CLAFPL - IV Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, 2013, Brasília. IV CLAFPL - IV Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. Brasília: Universidade de Brasília, 2013.

3.
MORETTO, Milena ; Luzia Bueno . As dimensões ensináveis do Trabalho de Conclusão de Curso: uma alternativa para apropriação da linguagem acadêmica. In: II Seminário Interno do Programa de Pós-Graduação em Educação: Cultura Digital e os Desafios da Educação Contemporânea, 2012, Itatiba. II Seminário Interno do Programa de Pós-Graduação em Educação: Cultura Digital e os Desafios da Educação Contemporânea. Itatiba: Universidade São Francisco, 2012.

4.
MORETTO, Milena ; FEITOSA, C. J. A. . O ensino de leitura no espaço acadêmico por meio da mídia impressa e eletrônica. In: 6º Seminário "O professor e a Leitura de Jornal", 2012, Itatiba. Seminário Nacional O Professor e a Leitura do Jornal. Campinas: Faculdade de Educação: UNICAMP, 2012.

5.
MORETTO, Milena ; CAMARGO, G. A. . O trabalho com prescrições no meio acadêmico e a não apropriação da linguagem acadêmica. In: 18º Congresso de leitura do Brasil. O mundo grita. Escuta?, 2012, Campinas. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: UNICAMP, 2012.

6.
MORETTO, Milena . (Dis)curso de alunos universitários: a tentativa de apropriação do discurso científico na universidade. In: 18º InPLA, 2011, São Paulo. Caderno de Resumos: 18º Inpla - Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada. São Paulo, 2011.

7.
MORETTO, Milena . O trabalho de conclusão de curso (TCC) e suas dimensões ensináveis. In: VI SIGET - Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais, 2011, Natal - RN. Caderno de Programação e Resumos do VI Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais. Natal: EDUFRN, 2011.

8.
MORETTO, Milena . Trabalhando com os gêneros textuais em sala de aula. In: VIII Jornada de Educação; V Jornada de Educação Matemática e I Seminário do PIBID, 2011, Itatiba. VIII Jornada de Educação; V Jornada de Educação Matemática e I Seminário do PIBID - Caderno de Resumos. Itatiba: USF, 2011.

9.
MORETTO, Milena . Produção de textos e interlocução: um espaço para o dialogismo em sala de aula. In: 16º InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2007, São Paulo. 16º InPLA: Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. São Paulo: PUC, 2007.

10.
MORETTO, Milena ; BRAGA, Elisabeth dos Santos. . O trabalho com o texto em sala de aula:a carta como um gênero discursivo. In: IV Seminário sobre Ensino de Línguas e Literatura - 15º COLE, 2005, Campinas. Pensem nas crianças mudas telepáticas: caderno de resumos: 15º Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: ALB, 2005.

11.
MORETTO, Milena ; BRAGA, Elisabeth dos Santos. . A produção de textos na escola e o processo de interlocução. In: III Encontro de Pós-Graduação Stricto Sensu, 2004, Itatiba. III Encontro de Pós-Graduação Stricto Sensu: universidade, pesquisa científica e ação comunitária. Itatiba: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco, 2004. p. 57-57.

12.
MORETTO, Milena . A produção de texto na escola e o processo de interlocução. In: I Semana do Professor, 2004, Itatiba. I Semana do Professor - 2004. Itatiba: USF, 2004. p. 20.

Apresentações de Trabalho
1.
MORETTO, Milena ; Luzia Bueno . A apropriação da linguagem científica na universidade: um trabalho alternativo a partir do modelo didático de Bronckart. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MORETTO, Milena ; Luzia Bueno . A produção de textos na universidade e a melhoria da educação: uma análise de. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MORETTO, Milena ; Luzia Bueno . As dimensões ensináveis do trabalho de conclusão de curso: uma alternativa para apropriação da linguagem acadêmica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
MORETTO, Milena ; Luzia Bueno . Os materiais de metodologia científica e o trabalho com prescrições no meio acadêmico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MORETTO, Milena ; FEITOSA, C. J. A. . O ensino de leitura no espaço acadêmico por meio da mídia impressa e eletrônica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MORETTO, Milena ; CAMARGO, G. A. . O trabalho com prescrições no meio acadêmico e a não apropriação da linguagem acadêmica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MORETTO, Milena . Produção de Textos jurídicos: a necessidade de um olhar para o dialogismo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
MORETTO, Milena . Oficina: Leitura, Avaliação e Temas contemporâneos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
MORETTO, Milena . (Dis)curso de alunos universitários: a tentativa de apropriação do discurso científico na universidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
MORETTO, Milena ; Luzia Bueno . (Dis)curso de alunos universitários: a tentativa de apropriação do discurso científico na universidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MORETTO, Milena . O trabalho de conclusão de curso (TCC) e suas dimensões ensináveis. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MORETTO, Milena . Produção de textos e interlocução: um espaço para o dialogismo em sala de aula. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MORETTO, Milena ; BRAGA, Elisabeth dos Santos. . A interlocução e o jogo de imagens na produção de textos na escola. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MORETTO, Milena ; BRAGA, Elisabeth dos Santos. . O trabalho com o texto em sala de aula: a carta como um gênero de discurso. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MORETTO, Milena . A importância da interlocução em textos escolares. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MORETTO, Milena ; BRAGA, Elisabeth dos Santos. . A produção de textos e o processo de interlocução. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
MORETTO, Milena . O (des)acordo ortográfico. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
MORETTO, Milena . A motivação e o processo de ensino-aprendizagem de idiomas num contexto de não-imersão. 2001 (Monografia de Conclusão de Curso) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MORETTO, Milena. Participação em banca de Maria Helena Peçanha Mendes. O artigo de opinião e o diário de leitura: relações possíveis no ensino fundamental II. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade São Francisco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MORETTO, Milena. Participação em banca de Roberto Tadashi Shihonmatsu.Administração do tempo: administração do tempo para o próprio futuro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências Gerenciais de Jundiaí.

2.
MORETTO, Milena. Participação em banca de Flávia Santos; Lidiane Rodrigues; Raquel Souza; Robson Jr..A utilização da gestão de projetos nas organizações. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências Gerenciais de Jundiaí.

3.
MORETTO, Milena. Participação em banca de Ana Lidia Brito; Lucas Storani; Selma Pardi, Talita Nóia.Consultoria em gestão estratégica empresarial: a importância da consultoria em planejamento estratégico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências Gerenciais de Jundiaí.

4.
MORETTO, Milena. Participação em banca de Alex Domingo; Karina Rodrigues; Marcelo Perissoli.Evolução dos empreendedores nas micro e pequenas empresas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências Gerenciais de Jundiaí.

5.
MORETTO, Milena. Participação em banca de Débora Chareli; Eliane Oliveira; Jaqueline Zani; Karen March.Empreendedorismo, gestão de empresa e o plano de negócios: a importância de se preparar para empreender. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências Gerenciais de Jundiaí.

6.
MORETTO, Milena. Participação em banca de Carla Andrade; Felipe Batista; Fabíola Andrade; Rômulo Soare.O inventário rotativo como alternativa de manter a acuracidade eficiente na gestão de estoque - estudo de caso de uma empresa de médio porte. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências Gerenciais de Jundiaí.

7.
MORETTO, Milena. Participação em banca de Cleide Souza; Cristiane Souza; Nivaldo Gomes; Rubiane Moraes.Ferramentas da qualidade: aplicação no gerenciamento do processo produtivo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências Gerenciais de Jundiaí.

8.
MORETTO, Milena. Participação em banca de Felipe Chagas; Antonio Sales.Mercados de capitais como fonte de financiamento. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências Gerenciais de Jundiaí.

9.
MORETTO, Milena. Participação em banca de Bruna Quequeto; Geisy Siqueira; Keity Santos; Mariane David.Motivação e Liderança: os desafios da motivação para o gestor hospitalar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências Gerenciais de Jundiaí.

10.
MORETTO, Milena. Participação em banca de José Arimateia Lima de Oliveira.Análise das semelhanças e diferenças entre uma obra literária e sua adaptação para o teatro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade São Francisco.

11.
BIGHETO, A.; MORETTO, Milena. Participação em banca de Laion M. da Fonseca; Marcio A. B. Junior; Ricardo de Genaro.Logística Reversa do óleo de cozinha na cidade de Jundiaí e seus aspectos ambientais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências Gerenciais de Jundiaí.

12.
MORETTO, Milena; BIGHETO, A.. Participação em banca de Leonardo de Oliveira; Letícia Henrique; Luciano dos Santos.Organizações sem fins lucrativos, liderança de equipes e suas aplicações. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências Gerenciais de Jundiaí.

13.
MORETTO, Milena; BIGHETO, A.. Participação em banca de Juliana Alves Santério.Capacidade Empreendedora e Administrativa de Moradores de Rua: Administração na organização da vida. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências Gerenciais de Jundiaí.

14.
MORETTO, Milena; BIGHETO, A.. Participação em banca de Silvia H. Pastro; Sueli Ap. Donagema; Susana Gomes.Aumento da eficiência produtiva por meio do sistema Lean Manufacturing. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências Gerenciais de Jundiaí.

15.
BIGHETO, A.; MORETTO, Milena. Participação em banca de Célia Cruz; Fernando Seregate; Clemilda Jesus; Viviane Nasc..Sustentabilidade através da reciclagem como diferencial competitivo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências Gerenciais de Jundiaí.

16.
MORETTO, Milena; BIGHETO, A.; BERENGUEL, O.. Participação em banca de Ana Torelli; André Jacinto; Robilaine Ramos; Robson Paiva.Implantação da Carta da Terra nas organizações contribuindo para o desenvolvimento sustentável. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências Gerenciais de Jundiaí.

17.
MORETTO, Milena; BIGHETO, A.. Participação em banca de Ivani Santos; Taís Leça; Oséias Santos.O quanto vale a pena investir em responsabilidade social nas empresas e quais as vantagens que sua implantação agrega. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências Gerenciais de Jundiaí.

18.
MORETTO, Milena. Participação em banca de Fransérgio Facirolli; Ricardo de Oliveira.A importância do papel da cobrança na administração financeira de uma empresa de médio porte da área de serviços para a otimização de resultados. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências Gerenciais de Jundiaí.

19.
MORETTO, Milena. Participação em banca de Sueli Dias; Paula Saldanha;Ylana Melo; Hilda Silva.Autogerenciamento: a gestão participativa na organização. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências Gerenciais de Jundiaí.

20.
MORETTO, Milena. Participação em banca de Erica Barbirato; Larissa Silva; Wellington Teixeira.Liderança Motivacional: quais as influências que um líder desmotivado transmite para seus colaboradores em pequena empresa?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências Gerenciais de Jundiaí.

21.
MORETTO, Milena. Participação em banca de Angela Barros; Carla Medeiros; Fernanda Mantovani; João Bati.O coach como ferramenta eficaz para a liderança. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências Gerenciais de Jundiaí.

22.
MORETTO, Milena. Participação em banca de Diego Ribeiro; José Silva; Daniela Cavedem; Maria Silva.Aplicação da Metodologia TPM (Manutenção e Produtividade Total) nas primeiras etapas do pilar de manutenção autônoma na indústria de cosméticos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências Gerenciais de Jundiaí.

23.
MORETTO, Milena. Participação em banca de Caroline Silva; Diego Zorzi; Douglas Zorzi; Ricardo Souza.Sucessão Familiar: como aplicar práticas administrativas a fim de melhorar o progresso de sucessão familiar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências Gerenciais de Jundiaí.

24.
MORETTO, Milena. Participação em banca de Carlos Cunha; Marilice Damian; Michele Santos; Rafaela Rodri.Comércio Eletrônico e o direito do consumidor. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências Gerenciais de Jundiaí.

25.
MORETTO, Milena. Participação em banca de Franciele Marcondes; Kleiton Lins; Marcos Guerra; Paulo Melo.Balanced Scorecard como ferramenta para a gestão estratégica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências Gerenciais de Jundiaí.

26.
MORETTO, Milena. Participação em banca de Ana C. Ferreira; Bruna Cunha; Karen Silva; Pâmela Carvalho.Gestão Ambiental como estratégia de negócio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências Gerenciais de Jundiaí.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
MORETTO, Milena. Banca corretora do Vestibular de Inverno 2011 - Questões Discursivas de Língua Portuguesa. 2011.

2.
MORETTO, Milena. Banca corretora de Vestibular de Inverno 2010 - Questões discursivas de Língua Portuguesa. 2010. Universidade São Francisco.

3.
MORETTO, Milena. Banca corretora de Vestibular de Inverno 2009 - Questões Discursivas de Literatura. 2009. Universidade São Francisco.

4.
MORETTO, Milena. Banca corretora de Redação do Vestibular - Verão 2009. 2009. Universidade São Francisco.

5.
MORETTO, Milena. Banca corretora de Redação do Vestibular de Inverno 2008. 2008. Universidade São Francisco.

6.
MORETTO, Milena. Banca corretora de Redação do Vestibular de Verão 2009. 2008. Universidade São Francisco.

7.
MORETTO, Milena. Banca corretora de Redação do Vestibular 2008. 2007. Universidade São Francisco.

8.
MORETTO, Milena. Banca Corretora de Redação do Vestibular 2007. 2006. Universidade São Francisco.

Outras participações
1.
MORETTO, Milena. Participação em Banca do Concurso Literário JI/AEPTI. 2011. Universidade São Francisco.

2.
MORETTO, Milena. Participação em Banca Corretora - JI/AEPTI. 2010. Universidade São Francisco.

3.
MORETTO, Milena. Participação em Banca do Concurso Literário - JI/AEPTI. 2009.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
18º InPLA. (Dis)curso de alunos universitários: a tentativa de apropriação do discurso científico na universidade. 2011. (Congresso).

2.
VI SIGET - Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais.O trabalho de conclusão de curso (TCC) e suas dimensões ensináveis. 2011. (Simpósio).

3.
VIII Jornada de Educação.Trabalhando com os gêneros textuais em sala de aula. 2011. (Oficina).

4.
10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Pós Graduação em Educação na Região Sudeste em suas Múltiplas Dimensões.(Dis)curso de alunos universitários: a tentativa de apropriação do discurso científico na universidade. 2011. (Encontro).

5.
16º InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada.Produção de Textos e Interlocução: um espaço para o dialogismo em sala de aula no simpósio Práticas discursivas na sala de aula, relato de professores: o papel da linguagem no repensar do trabalho pedagógico. 2007. (Simpósio).

6.
Curso de Extensão da Universidade São Francisco.A produção de textos na escola e o processo de interlocução. 2006. (Oficina).

7.
IV Seminário sobre Ensino de Línguas e Literatura - 15º COLE. O trabalho com o texto em sala de aula: a carta como um gênero discursivo. 2005. (Congresso).

8.
A interlocução e o jogo de imagens na produção de textos.A interlocução e o jogo de imagens na produção de textos na escola. 2005. (Encontro).

9.
III Encontro de Pós-Graduação Stricto Sensu. A produção de textos na escola e o processo de interlocução. 2004. (Congresso).

10.
Semana do Professor.A importência da interlocução em textos escolares. 2004. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Joana Aparecida Dias Vieira Leite. A importância do Lúdico no desenvolvimento mental e a lacuna existente entre a pré-escola e as séries iniciais. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade São Francisco. (Orientador).

2.
Cristiane Aparecida Arnaldi de Sanctis. Escola e família: parceria ou desafio?. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade São Francisco. (Orientador).

3.
Maria Lúcia Theodoro. A música como recurso para alfabetização. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade São Francisco. (Orientador).

4.
Janaina Fernandes da Cunha. As concepções dos professores na aprendizagem da criança com distúrbio do processamento auditivo central. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade São Francisco. (Orientador).

5.
Maria Lúcia Silva. A roda de leitura: um processo para o letramento. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade São Francisco. (Orientador).

6.
Viviane de Cássia Tassotti Barreira. A importância do tanque de areia na educação infantil como um espaço de interação. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade São Francisco. (Orientador).

7.
Maria Regina Merci Muniz. A alfabetização e o processo de letramento de crianças com deficiência intelectual. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade São Francisco. (Orientador).

8.
Maria Antonieta Lisa Oliveira. O trabalho com sequências didáticas na educação infantil: contribuições para o letramento. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade São Francisco. (Orientador).

9.
Nadir Maria de Siqueira. A leitura na educação infantil. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade São Francisco. (Orientador).

10.
Heide de Freitas do Nascimento. Avaliação na Educação Infantil. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade São Francisco. (Orientador).

11.
Laila Cristiane Gebim. O despertar do imaginário infantil através da contação de histórias. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade São Francisco. (Orientador).

12.
Márcia Regina Bulgarelli. A importância da leitura na educação infantil e a intervenção do professor. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade São Francisco. (Orientador).

13.
Rosana Silveira. Contação de histórias na educação infantil. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade São Francisco. (Orientador).

14.
Indaiá Maria da Silva. A inclusão de crianças com Síndrome de Down no ensino fundamental. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade São Francisco. (Orientador).

15.
Alessandra Aparecida Carreira de Souza. O trabalho com sequências didáticas: contribuições para alunos com dificuldades de aprendizagem. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade São Francisco. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Flávia Regina Gutierrez. O papel da poesia em sala de aula. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade São Francisco. Orientador: Milena Moretto.

2.
Daiane de Oliveira Henrique. A diferença do gênero artigo de opinião em jornais e revistas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade São Francisco. Orientador: Milena Moretto.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MORETTO, Milena2014MORETTO, Milena . Vozes que emergem em sala de aula: a importância do dialogismo nas dinâmicas de produção de texto. Leitura: Teoria & Prática, v. 32, p. 87-98, 2014.



Outras informações relevantes


Aprovações em concursos:


CEETEPS   Faculdade de Tecnologia de Jundiaí - 1º lugar
Cargo: Concurso para professor da disciplina de Português Empresarial para os cursos de Logística e Informática   Publicação Diário Oficial de 01-05-2008.

Prefeitura do Município de Itatiba (2008)
Concurso Público para professor - Educação Básica II - 2º lugar

Universidade São Francisco - 3º lugar
Cargo: Processo Seletivo para professor da disciplina de Leitura e Produção de Textos I e II

Colégio Bom Jesus (2005) - 1º lugar
Cargo: Professor não-regente (Língua Portuguesa, Literatura e Redação)

Processo Seletivo   Morungaba (2005) - 1º lugar
Cargo: Professor de Língua Estrangeira Moderna

Prefeitura do Município de Itatiba - (2004)
Professora do Ensino Fundamental   Ciclo III e IV nas disciplinas de Língua Estrangeira Moderna (Inglês) e Língua Portuguesa

Governo do Estado de São Paulo (2003)
Professora do Ensino Fundamental e Médio nas disciplinas de Língua Estrangeira Moderna (Inglês) e Língua Portuguesa 

Prefeitura do Município de Itatiba  - (2002)
Cargo: Professora do Ensino Fundamental   Ciclo I e II

Prefeitura do Município de Itatiba  - (2002)
Processo Seletivo de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna (Inglês)

Centro Educacional SESI  - (2001) - 4º lugar
Cargo: Professora do Ensino Fundamental   Ciclo III e IV nas disciplinas de Língua Estrangeira Moderna (Inglês) e Língua Portuguesa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 31/10/2014 às 15:07:11