Sâmara Carla Lopes Guerra de Araújo

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  • Última atualização do currículo em 05/11/2018


Sâmara Carla Lopes Guerra de Araújo é doutoranda em educação pelo PPGE/UFMG. Graduada em Pedagogia pela UFMG (2001), especialista em Psicopedagogia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2004) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Atua na área de Educação, com ênfase em Trabalho Docente e Política Educacional. É membro do GESTRADO/UFMG. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes são: Trabalho Docente, Gestão Educacional, Política Educacional e Educação Básica. (15/11/2005) (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sâmara Carla Lopes Guerra de Araújo
Nome em citações bibliográficas
ARAÚJO, S. C. L. G.

Endereço


Endereço Profissional
Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte.
Prefeitura Municipal de Belo Horizonte
Centro
30130908 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 32778870


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em doutorado em educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Orientador: Dalila Andrade Oliveira.
Palavras-chave: trabalho docente; Política Educacional; identidade profissional; Reformas educacionais.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2007
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Ser Professor Coordenador Pedagógico: sobre o trabalho docente e sua autonomia,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: OLIVEIRA, Dalila Andrade.
Palavras-chave: Gestão educacional; trabalho docente; Organização escolar.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
2003 - 2003
Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 420h).
Centro Universitário de Belo Horizonte, UNI-BH, Brasil.
Título: Adolescência, saúde e fracasso escolar: as difíceis relações entre o olhare o não olhar.
Orientador: Maria Madalena S Assunção e Maria da Consolação A. Oliveira.
1997 - 2001
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Formação de Orientadores de Estudos / PNAIC. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Educaçao de Belo Horizonte, SMED, Brasil.
2014 - 2014
Pacto Nacional pela Alfabetização na idade Certa - 2014. (Carga horária: 200h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2013 - 2013
Pró-letramento PNAIC. (Carga horária: 200h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2012 - 2012
Formação Gênero/Raça do Proj Cidadania Mulheres. (Carga horária: 9h).
Polícia Militar de Minas Gerais, PMMG, Brasil.
2012 - 2012
Pró-letramento - PNAIC. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Curso de Aperfeiçoamento Consultoria de Imagem. (Carga horária: 45h).
Faculdade Tecnológica INAP, FAT/INAP, Brasil.
2010 - 2010
Análise de Cores - Análise Sazonal Expandida. (Carga horária: 5h).
Estillo Consultoria de Imagem, ESTILLO, Brasil.
2007 - 2007
Rede de Formação de Coordenadores de EJA. (Carga horária: 28h).
Secretaria Municipal de Educaçao de Belo Horizonte, SMED, Brasil.
2006 - 2006
Regulação educacional com Prof. Claude Lessard. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2006 - 2006
Sobre o Conhecimento Profissional dos Professores. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2006 - 2006
Gêneros Textuais. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Educaçao de Belo Horizonte, SMED, Brasil.
2005 - 2005
Disseminadores de Educação Fiscal. (Carga horária: 80h).
Escola de Administração Fazendária, ESAF, Brasil.
2004 - 2004
Demografia Em Educação. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2004 - 2004
O Desafio da Construção do Projeto Político Pedagó. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2004 - 2004
A Ascenção do Pedagogo e a Des Profissionalização. (Carga horária: 32h).
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.


Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, PBH, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Municipal, Carga horária: 22

Atividades

3/2004 - Atual
Ensino, Ensino Fundamental, Nível: Ensino Fundamental

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa, Alfabetização, Matemática, História, Geografia, Ciências, Arte

Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Orientadora de Estudos PNAIC, Enquadramento Funcional: Orientador de Estudos PNAIC, PBH/MEC, Carga horária: 8

Atividades

08/2014 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pedagogia e identidade profissional

Serviço Social da Industria - Rede Sesiminas, SESI MG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Ensino Fundamental A, Carga horária: 26


Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Designado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

03/2008 - 07/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos sobre gestão dos processos de processos educativos escolares
Estudos sobre Pedagogia suas multidimensionalidade

Intituto PROMINAS, PROMINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação Lato Sensu

Atividades

02/2008 - Atual
Ensino, Formação de Professores (cursos variados), Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Aula Inaugural e EAD
Metodologia Científica
Metodologia de Ensino Superior
Tópicos Especiais

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, SEE/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista da Educação: Pedagogo, Carga horária: 44
Outras informações
Principais atividades: § Orientar o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do processo pedagógico; § Realizar estudos e pesquisas que fundamentem a proposta de políticas, diretrizes e normas educacionais; § Prestar assessoramento técnico-pedagógico a órgãos setoriais, regionais e municipais de educação; § Desempenhar outras tarefas específicas que lhe forem atribuídas.

Atividades

08/2001 - 04/2005
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Estado de Educação, Diretoria de Desenvolvimento da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Serviço realizado
Realizar estudos e pesquisas que fundamentem a proposta de políticas, diretrizes e normas educacionais.

Companhia do Ensino, CIA.ENS., Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 0

Atividades

2/2002 - 7/2002
Ensino, Ensino Fundamental, Nível: Ensino Fundamental

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia

Prefeitura Municipal de Contagem, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor P1, Carga horária: 22

Atividades

08/1999 - 07/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Arte

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisa: A política e administração da Educação: um estudo da reestruturação do sistema público do Ensino Fundamental no estado de Minas Gerais Professora Coordenadora: Dalila Andrade Oliveira Faculdade de Educação de Minas Gerais

Atividades

03/1999 - 08/1999
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.

Atividade realizada
Bolsista de Iniciação Científica - Departamento de Administração Escolar.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Políticas Públicas para a melhoria do ensino médio: socialização científica, tradução e transferência de resultados

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Dalila Andrade Oliveira em 30/04/2018.
Descrição: A projeto tem como objeto o estudo sobre os efeitos das políticas educativas na reestruturação da profissão docente frente aos processos de globalização que determinam a agenda internacional da educação. Faz uma análise das transformações recentes no Ensino Médio no Brasil, a partir de um estudo comparativo que permite identificar as influências internacionais sobre as políticas de ampliação da sua oferta, de orientação das suas finalidades e dos resultados nas principais avaliações, com o intuito de subsidiar medidas que visem a sua melhoria. Pretende-se, possibilitar, por meio da cooperação internacional, a construção de uma síntese científica e a tradução e transferência de resultados de pesquisas entre Brasil, França e Portugal. O projeto tem como estratégia metodológica facilitar o intercâmbio e cooperação em nível nacional e internacional para disseminar o conhecimento científico e para transferi-lo para os profissionais (diretores, formadores, professores) por meio de um triplo processo: produção, mediação e tradução. Esta proposta pretende mapear resultados de pesquisa em âmbito internacional em áreas relevantes para a formulação de políticas para o Ensino Médio: abandono escolar, habilidades básicas, desenvolvimento profissional, avaliação, o uso de tecnologias digitais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2016
GESTÃO DO TRABALHO NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
Descrição: O projeto de pesquisa Gestão do trabalho na escola de tempo integral se propõe a analisar o trabalho docente nas escolas de tempo integral em suas dimensões constitutivas, identificando seus atores, e em que condições são realizados os processos educacionais e as práticas pedagógicas nas unidades escolares de tempo integral, tendo em vista propor intervenções que contribuam para ampliar as oportunidades educacionais dos alunos de maior vulnerabilidade social. A pesquisa pressupõe a realização de pesquisa documental, revisão de literatura, entrevista com diretores, realização de grupos focais e pesquisa etnográfica nas duas escolas parceiras, a saber: a Escola Estadual São Pedro e São Paulo, localizada no Bairro Novo Santa Mônica, Regional Norte, que pertence à Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais e integra o Projeto Escola de Tempo Integral da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais - PROETI e o MAIS EDUCAÇÃO do governo federal; e a Escola Municipal Honorina Rabello, situada na Secretaria de Administração Regional Municipal Nordeste - SARMU-NE - da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte pertence à Rede Municipal de Belo Horizonte..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2012
Nova regulação das políticas educativas: conseqüências sobre a identidade e profissão docente
Descrição: O objetivo da pesquisa é identificar e analisar as conseqüências trazidas pela regulação das políticas educativas atuais para a identidade e profissão docente dos trabalhadores em exercício em escolas públicas de educação básica. Considera-se que a última década marcou profundamente o contexto escolar brasileiro com reformas educacionais que alteraram significativamente a organização e gestão escolar. Tais mudanças resultaram em reestruturação do trabalho pedagógico, expresso no aumento da responsabilidade dos profissionais sobre seu trabalho e ampliação do raio de atuação dos mesmos. A pesquisa centra-se no levantamento e análise do perfil e identidade dos diferentes segmentos do corpo docente atuante em escolas públicas de educação básica. O universo da pesquisa constitui-se nas escolas das redes públicas de educação básica, por congregarem maioria significativa das matrículas neste nível de ensino, sendo a população investigada constituída de: professores, coordenadores e especialistas, diretores e vice-diretores. Para os fins desta pesquisa foi definido como campo a Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais e cinco redes municipais no mesmo estado. Palavras-chave: Regulação educativa; política educacional; trabalho docente; profissão docente; identidade docente. ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Sâmara Carla Lopes Guerra de Araújo - Integrante / Dalila Andrade Oliveira - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: EducaBH


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Unidades Educativas.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação de Adultos.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ARAÚJO, S. C. L. G.2016ARAÚJO, S. C. L. G.; PIANETTI, C. Q. ; Dores, Lucilene Alencar ; SILVA, M. S. ; CAETANO, A. A. . Vamos conversar? A experiência das rodas de conversas no Programa Escola Integrada. EducaBH, v. 1, p. 1-129, 2016.

2.
ARAÚJO, S. C. L. G.2015ARAÚJO, S. C. L. G.. O professor coordenador pedagógico: dilemas e desafios. Educa BH, v. 3, p. 75-81, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
ARAÚJO, S. C. L. G.; MORAIS, O. S. ; ANDRADE, V. P. R. . O trabalho de formação em alfabetização matemática para as coordenadoras pedagógicas da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. In: FRADE, I. C. A. S.; MACIEL, F. I. P.; GAZIRE, E. S.; ARAUJO, M. D. V.; RESENDE, V. B.. (Org.). Caderno de Experiências em Alfabetização e Alfabetização Matemática na Perspectiva do Letramento. 1ªed.Belo Horizonte: UFMG/FaE/Ceale, 2016, v. , p. 84-96.

2.
ARAÚJO, S. C. L. G.; DUARTE, S. . A criação de personagens e de textos significativos no 1º Ciclo: uma proposta interdisciplinar de produção de textos escritos. In: Gilcinei Teodoro Carvalho; Isabel Cristina Alves da Silva Frade. (Org.). Caderno de experiências em alfabetização PNAIC/Ceale. 1ªed.Belo Horizonte: CEALE/FAE/UFMG, 2014, v. , p. 69-81.

3.
ARAÚJO, S. C. L. G.. Plano de Trabalho (verbete). In: Dalila Andrade Oliveira, Adriana Cancella Duarte, Livia Fraga Vieira. (Org.). Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. 1ed.Belo Horizonte: GESTRADO, 2010, v. , p. 1-4.

4.
ARAÚJO, S. C. L. G.. Coordenação Pedagógica (Verbete). In: Adriana Maria Cancella Duarte; Marisa Tiberio Teixeira Duarte. (Org.). Termos da Legislação Educacional Brasileira (Coleção Didática). Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007, v. , p. -.

5.
ARAÚJO, S. C. L. G.. Plano de Trabalho (Verbete). In: Adriana Maria Cancella Duarte; Marisa Tiberio Teixeira Duarte. (Org.). Termos da Legislação Educacional Brasileira (Coleção Didática). Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ARAÚJO, S. C. L. G.. OS DOCENTES E AS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO NO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE. In: VIII ENCONTRO BRASILEIRO DA RED ESTRADO TRABALHO DOCENTE E PNE: desafios à valorização profissional, 2016, Santa Maria/RS. Anais VIII ENCONTRO BRASILEIRO DA RED ESTRADO TRABALHO DOCENTE E PNE: desafios à valorização profissional, 2016. p. 432-444.

2.
ARAÚJO, S. C. L. G.. POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS. In: XI Seminario Internacional de la Red Estrado Movimientos Pedagógicos y Trabajo Docente en tiempos de estandarización, 2016, Ciudad de México. XI Seminario Internacional de la Red Estrado Movimientos Pedagógicos y Trabajo Docente en tiempos de estandarización, 2016.

3.
ARAÚJO, S. C. L. G.. POLÍTICAS EDUCACIONAIS E IMPLICAÇÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE NA AMÉRICA LATINA. In: VI Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade - SITRE, 2016, Belo Horizonte. VI Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade - SITRE. Belo Horizonte: SITRE, 2016. p. 358-371.

4.
ARAÚJO, S. C. L. G.; OLIVEIRA, D. A. ; ZAIDAN, S. . Ser professor coordenador pedagógico: sobre o trabalho docente na Escola Plural. In: I Encontro de Pesquisadores em Educação dos Programas de Pós-graduação em Educação de Belo Horizonte, 2009, Belo Horizonte. Anais do I Encontro de Pesquisadores em Educação dos Programas de Pós-graduação em Educação de Belo Horizonte. Belo Horizonte, 2009.

5.
ARAÚJO, S. C. L. G.. A atuação do Professor Coordenador Pedagógico na RMEBH e as transformações na identidade docente. In: VI Encontro Regional da ANPAE Sudeste e Reunião da ANPAE-MG: pesquisas e práticas em polítia e gestão da educação, 2007, Uberlândia. VI Encontro Regional da ANPAE Sudeste e Reunião da ANPAE-MG: pesquisas e práticas em polítia e gestão da educação. Uberlândia: ANPAE, 2007.

6.
ARAÚJO, S. C. L. G.. Formação do pedagogo: fundamentos legais e atribuições no curso de Pedagogia. In: VI Seminário REDESTRADO Regulação Educacional e Trabalho Docente, 2006, Rio de Janeiro. Anais (Seminário da Redestrado). Rio de Janeiro, 2006.

7.
ARAÚJO, S. C. L. G.. "O professor coordenador pedagógio e os desafios cotidianos: análise da gestão pedagógica na Escola Plural". In: XIII ENDIPE, 2006, Recife. XIII ENDIPE. Recife: UFPE, 2006.

8.
Maria José da Silva Fernandes ; ARAÚJO, S. C. L. G. ; FERNANDES, S. R. S. . Os desafios da coordenação pedagógica em diferentes contextos educacionais no Brasil. In: XIII ENDIPE, 2006, Recife. XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Recife: UFPE, 2006.

9.
ARAÚJO, S. C. L. G.. Desvendando o ensino fundamental de nove anos. In: Encontro de Diretores e Supervisores das escolas estaduais de Cons. Lafaiete, 2004, Conselheiro Lafaiete. Apostila do Encontro de Diretores e Supervisores das escolas estaduais de Conselheiro Lafaiete, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ARAÚJO, S. C. L. G.; OLIVEIRA, D. A. . Politica e administracao da educacao: um estudo das reformas em curso na rede publica de ensino fundamental do Estado de Minas Gerais. In: VIII Semana de Iniciação Cientifica da UFMG, 1999, Belo Horizonte. Pesquisa e Sociedade, 1999. v. 1. p. 349.

Apresentações de Trabalho
1.
ARAÚJO, S. C. L. G.. Link POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ARAÚJO, S. C. L. G.. O Professor Coordenador Pedagógico e os desafios cotidianos: análise da gestão pedagógica na Escola Plural. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ARAÚJO, S. C. L. G.. Trabalho docente e identidades profissionais. Belo Horizonte: Revista do NETE da Faculdade de Educação da UFMG, 2005 (Resenha).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ARAÚJO, S. C. L. G.. Caderno Eletrônico Trabalho e Educação em Perspectiva. 2006.

2.
ARAÚJO, S. C. L. G.. O professor coordenador pedagógico e os desafios da gestão na Escola Plural. 2005.


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, D. A. ; ARAÚJO, S. C. L. G. . Gestão escolar e trabalho docente: as reformas educacionais em curso nas redes públicas de ensino de Minas Gerais. 2006. (Relatório de pesquisa).

2.
ARAÚJO, S. C. L. G.. Politicas educativas na América Latina: consequencias sobre a formação e o trabalho docente. 2006. (Coordenadora de mesa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ARAÚJO, S. C. L. G.; SANTOS FILHO, V. B. S.. Participação em banca de Arcenira de Oliveira; Délia Fonseca; Joziane Castro.A Percepção dos Professores de Uma Escola Municipal de Belo Horizonte em Relação ao Projeto Escola Integrada. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Internacional ?Trabalho e Formação docente na América Latina: desafios atuais para a construção de uma agenda regional",. 2017. (Seminário).

2.
Palestra Perpectiva de Formação em Residência Docente - Prof António Nóvia. 2016. (Outra).

3.
Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade - SITRE.POLÍTICAS EDUCACIONAIS E IMPLICAÇÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE NA AMÉRICA LATINA. 2016. (Simpósio).

4.
VIII Encontro Brasileiro da Rede Estrado.Os docentes e as políticas de avaliação no município de Belo Horizonte. 2016. (Encontro).

5.
VIII Encontro Brasileiro da Rede Estrado.O trabalho docente nas políticas públicas de educação. 2016. (Encontro).

6.
XI Seminario Internacional de la Red Estrado Movimientos Pedagógicos y Trabajo Docente en tiempos de estandarización.Link POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS. 2016. (Seminário).

7.
Dever de casa e a escola de tempo integral. 2015. (Seminário).

8.
História, Arte, Memória e Patrimônio: visita guiada ao Cemitério do Nosso Senhor do Bonfim. 2015. (Outra).

9.
Seminário de Educação Integral - Afrodescendência e Juventude: Reconhecimento e Identidade / VIII Fórum de Educação Integral. 2015. (Seminário).

10.
Seminário Instituições Educativas Integradas: Territorialidade e Afrodescendência - VIII Fórum de Educação Integral. 2015. (Seminário).

11.
Seminário Internacional Trabalho Docente para uma educação democrática e inclusiva. 2015. (Seminário).

12.
Seminário Educação Integral - VII Fórum de Educação Integral PBH. 2014. (Seminário).

13.
Seminário Protedendo nossas crianças e adolescentes: a importância da notificação (Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes). 2014. (Seminário).

14.
Oficina de Apropriação de Avaliação da Ed. Fund da PBH AvaliaBH. 2012. (Oficina).

15.
VII Simpósio Nacional de Educação e I Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores.A juventude, a cultura e as práticas educativas nas escolas. 2012. (Simpósio).

16.
X Colóquio sobre questões curriculares e VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo. 2012. (Congresso).

17.
9º Congresso IBOPE UNESCO. 2011. (Congresso).

18.
Acidentes na escola - estratégia e prevenção. 2011. (Outra).

19.
I Congresso Brasileiro de Alfabética. 2010. (Congresso).

20.
XV ENDIPE. Trabalho docente em dois estados do Brasil: o impacto das novas regulações em reformas educacionais recentes. 2010. (Congresso).

21.
I Encontro de Pesquisadores em Educação dos Programas de Pós-graduação em Educação de Belo Horizonte.Ser professor coordenador pedagógico: sobre o trabalho docente na Escola Plural. 2009. (Encontro).

22.
Saúde e Comportamento Vocal do Professore. 2008. (Outra).

23.
Ciclo de debates UNIPAC: Pedagogo: da formação do formador à prática inconformada.A formação e a atuação do Pedagogo: a experiência do Professor Coordenador Pedagógico na RME-BH. 2007. (Outra).

24.
IV Simpósio Trabalho e Educação: Gramsci, Política e Educação. 2007. (Simpósio).

25.
VI Encontro Regional da ANPAE Sudeste e Reunião da ANPAE-MG: pesquisas e práticas em polítia e gestão da educação.A atuação do Professor Coordenador Pedagógico na RMEBH e as transformações na identidade docente. 2007. (Encontro).

26.
II Congresso Internacional de Alfabetização, Letramento e Diversidade Cultural. 2006. (Congresso).

27.
VI Seminário REDESTRADO Regulação Educacional e Trabalho Docente.Formação do Pedagogo: fundamentos legais e atribuições do curso de Pedagogia. 2006. (Seminário).

28.
XIII ENDIPE. XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2006. (Congresso).

29.
4º Seminário Internacional de Educação. 2004. (Seminário).

30.
Encontro de Diretores e Supervisores das escolas estaduais de Cons. Lafaiete.Desvendando o ensino fundamental de nove anos. 2004. (Encontro).

31.
Fórum Nacional de Pedagogia - Pedagogia: formação, identidades e práticas. 2004. (Outra).

32.
34º Encontro Nacional da Fundação Amae. 2003. (Encontro).

33.
Encontro Utilização dos Resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica: limites e possibilidades. 2003. (Encontro).

34.
Mesas redondas do V Encontro de Pesquisa da Faculdade de Educação. 1999. (Outra).

35.
Seminário Internacional Universidade, Trabalho e Trabalhadores: A questão do emprego no contexto da reestruturação no final do século XX. 1999. (Seminário).

36.
Seminário Política e Trabalho na Escola: administração dos sistemas públicos de Educação Básica. 1999. (Seminário).

37.
VIII Semana de Iniciação Cientifica da UFMG.Politica e administracao da educacao: um estudo das reformas em curso na rede publica de ensino fundamental do Estado de Minas Gerais. 1999. (Outra).




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