Felipe de Oliveira Matzenbacher

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2002529836440498
  • Última atualização do currículo em 19/10/2014


Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, no ano de 2008. Em 2012, obteve grau de mestre em Fitotecnia pela UFRGS, com ênfase em Herbologia. Atuou como pesquisador do Instituto Riograndense do Arroz (IRGA), na área de fitopatologia e herbologia, com ênfase na difusão de práticas culturais e manejo e controle de doenças e plantas daninhas na cultura do arroz irrigado e soja. Atualmente, trabalha na empresa Sementes Condessa, nas áreas de produção de grãos e sementes arroz e soja, gestão e planejamento dos sistemas de produção e comercialização. Tem experiência em Fitotecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: Assistência Técnica na cultura do arroz irrigado, proteção de cultivos, manejo das culturas do arroz e soja em terras baixas e representação técnica e desenvolvimento de agroquímicos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Felipe de Oliveira Matzenbacher
Nome em citações bibliográficas
MATZENBACHER, F. O.;MATZENBACHER, F O;MATZENBACHER, F.O.;MATZENBACHER, FELIPE DE OLIVEIRA

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Rio Grandense do Arroz, Divisão de Pesquisa.
Av. José Bonifácio Carvalho Bernardes, 1494
94930-030 - Cachoeirinha, RS - Brasil - Caixa-postal: 29
Ramal: 673
URL da Homepage: http://www.irga.rs.gov.br/


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Mestrado em Fitotecnia.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Caracterização e controle de capim-arroz (Echinochloa crus-galli) resistente aos herbicidas do grupo das imidazolinonas e quinclorac em arroz irrigado,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Aldo Merotto Junior.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: metabolização; imazethapyr; alternativas de controle; rápido diagnóstico de resistência.
2003 - 2008
Graduação em Agronomia.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Manejo da cultura do arroz irrigado.
Orientador: Christian Bredemeier.




Formação Complementar


2013 - 2013
Orçamentação e Controle de Resultados na Lavoura. (Carga horária: 12h).
Instituto Universal de Marketing em Agrobusiness.
2009 - 2009
Como vender mais e melhor. (Carga horária: 15h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.
2008 - 2008
EMPRETEC. (Carga horária: 80h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.
2008 - 2008
Análise e Planejamento Financeiro. (Carga horária: 15h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.
2006 - 2007
Extensão universitária em Língua Inglesa. (Carga horária: 192h).
Associação Comunitária de Ensino de Línguas Estrangeiras.


Atuação Profissional



Instituto Rio Grandense do Arroz, IRGA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atua como pesquisador junto à Equipe de Agronomia, com enfoque no manejo e controle de doenças associadas à cultura do arroz irrigado.


BASF - Matriz São Paulo, BASF, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Assistência Técnica de Vendas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Representação técnica dos produtos da empresa nas culturas de arroz e soja; Elaboração de ensaios a campo; Marketing do fungicida BRIO, do inseticida e fungicida StandakTop e pré-marketing de herbicida Kifix. Área de atuação: Camaquã, Viamão, Palmares do Sul, Capivari do Sul, Osório, Santo Antônio da Patrulha e Mostardas.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Assistência Técnica de Vendas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Representação técnica dos produtos da empresa nas culturas de arroz e soja; Elaboração de ensaios a campo; Pré-marketing do fungicida BRIO. Área de atuação: Camaquã, Viamão, Palmares do Sul, Capivari do Sul, Osório, Santo Antônio da Patrulha e Mostardas.


Cabanha Condessa, CC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Assistência Técnica, Carga horária: 40
Outras informações
Estagiário da Fazenda Cabanha Condessa na safra de 2007/08. Temas principais: Produção animal: Confinamento, manejo sanitário e ajuste da carga animal e lotação das pastagens. Produção vegetal: manejo das lavouras de arroz e milho irrigados: adubação, irrigação, controle de moléstias, insetos e plantas daninhas.


JR Consultoria e Planejamento Agropecuário, JR PLAN., Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Consultoria, Carga horária: 40
Outras informações
Estagiário da Empresa JR Consultoria e Planejamento Agropecuário sob orientação do Eng. Agr. Valmar Gomes Cardozo Júnior. Tema principal: Manejo da cultura do arroz: adubação, irrigação, controle de moléstias, insetos e plantas daninhas; visão global da região da Planície Costeira Externa do RS; monitoramento em propriedades onde a empresa presta consultoria.


Canquerini FM-COM DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS LTDA., CANQUERINI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estágio Não-obrigatório, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 10
Outras informações
Estagiário da Empresa Canquerini FM-COM DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS LTDA. na safra 2007/08 na qualidade de estágio não curricular. Dentre as atividades realizadas, destacou-se a assistência técnica em agroquímicos aos produtores clientes da empresa no litoral norte do RS na cultura do arroz irrigado.


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estudante de Iniciação Científica junto ao Departamento de Plantas de Lavoura e sob orientação do Eng. Agr. Ph. D. Aldo Merotto Junior. Atuação em linhas de pesquisa relacionadas a variedades de arroz resistentes e suscetíveis a herbicidas inibidores da enzima Acetolactato sintetase (ALS).

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica junto ao Departamento de Solos sob a orientação do pesquisador Eng. Agr. Ph. D. Elemar Antonino Cassol. Atuação em linhas de pesquisa relacionandas ao manejo e conservação do solo.



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Sistemas de integração lavoura-pecuária na várzea

Descrição: A temática relativa à integração lavoura-pecuária vem ganhando importância como contraponto a sistemas intensivos de produção. A integração de lavouras com pastagens em sistemas de preparo reduzido do solo pode resultar em ganhos ao ambiente, pelo aumento da biodiversidade e ciclagem de nutrientes, por exemplo. A presença de animais de grande porte pode afetar positivamente as características químicas, físicas e biológicas do solo, aumentando a sua qualidade e re-organizando o sistema solo-planta-animal em um patamar mais complexo e sustentável. Nesse sentido, a integração lavoura de arroz pecuária (ILAP) é de fundamental importância no Rio Grande do Sul, já que o estado apresenta grande aptidão para os dois sistemas de produção, quando encarados isoladamente. Atualmente, os estudos no RS referentes à integração soja pecuária estão em fase avançada, o que não ocorre no caso da ILAP, mesmo que haja grande demanda por informações. Assim, o objetivo principal do projeto é aportar à lavoura orizícola do Rio Grande do Sul oportunidades de formatação de sistemas de produção integrada com pecuária e soja, para fins de sustentabilidade ambiental, produtiva e econômica .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Felipe de Oliveira Matzenbacher - Coordenador / Augusto Kalsing - Integrante / Thaís Fernanda Stella de Freitas - Integrante / Cláudia Erna Lange - Integrante / Anderson Vedelago - Integrante / Felipe de Campos Carmona - Integrante / Madalena Boeni - Integrante / Tiago Zschornack - Integrante / Davi Teixeira - Integrante / Paulo Regis Ferreira da Silva - Integrante / Ibanor Anghinoni - Integrante / Paulo César de Faccio Carvalho - Integrante / Carlos Nabinger - Integrante / Cimélio Bayer - Integrante / Renato Levien - Integrante / Michael Mazurana - Integrante / Paulo Dabdab Waquil - Integrante / Danilo Menezes Sant´Anna - Integrante / Jamir Luís Silva da Silva - Integrante / Luis Ávila - Integrante / Thiago Barros - Integrante.
2010 - 2012
Mecanismo de resistência de capim-arroz a inibidores de ALS

Descrição: A pressão de seleção pelo uso de herbicidas com o mesmo mecanismo de ação proporcionou a evolução de resistência de populações de capim-arroz (Echinochloa crus-galli) nos estados do RS e de SC, em áreas de arroz irrigado. No entanto, o mecanismo que torna estas populações resistentes ainda é desconhecido. A alta capacidade do capim-arroz em detoxificar herbicidas é o mecanismo de resistência de biótipos de capim-arroz a diferentes herbicidas em outros locais do mundo. O objetivo deste trabalho é avaliar se o incremento da capacidade metabólica de quinclorac e imidazolinonas é o mecanismo que torna estas populações do Sul do Brasil resistentes.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Felipe de Oliveira Matzenbacher - Coordenador / José Ari Nenê Barcelos - Integrante / Valmir Kupas - Integrante / Aldo Merotto Junior - Integrante / Cátia Meneguzzi - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2009 - Atual
Adaptação e potencialização do cultivo de soja em solos arrozeiros através da mitigação de estresses pelo manejo integrado

Descrição: A rotação do arroz irrigado com a soja é muito desejável por aumentar a sustentabilidade técnica, econômica e de ambiente da produção orizícola. Entretanto, resultados instáveis de rendimento de grãos reduzem o interesse dos produtores pela sua adoção. A identificação de práticas de manejo que reduzam os estresses e que contribuam para a estabilidade de rendimento de grãos contribuirá fortemente para a adoção desta rotação, servindo de incentivo ao desenvolvimento de sistemas de cultivo mais completos e de maior sustentabilidade.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissionalizante: (3) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Felipe de Oliveira Matzenbacher - Coordenador / Augusto Kalsing - Integrante / Cláudia Erna Lange - Integrante / Anderson Vedelago - Integrante.


Membro de corpo editorial


2011 - 2012
Periódico: Boletim Informativo - SBCPD


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Herbologia.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitopatologia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MATZENBACHER, F.O.2014MATZENBACHER, F.O. ; VIDAL, R.A. ; MEROTTO JR., A ; TREZZI, M.M. . Environmental and physiological factors that affect the efficacy of herbicides that inhibit the enzyme protoporphyrinogen oxidase: a literature review. Planta Daninha (Impresso), v. 32, p. 457-463, 2014.

2.
MATZENBACHER, F.O.2013 MATZENBACHER, F.O. ; KALSING, A. ; MENEZES, V.G. ; BARCELOS, J.A.N. ; MEROTTO JUNIOR, A. . Rapid diagnosis of resistance to imidazolinone herbicides in barnyardgrass (Echinochloa crus-galli) and control of resistant biotypes with alternative herbicides. Planta Daninha (Impresso), v. 31, p. 645-656, 2013.

3.
MENEZES, VALMIR GAEDKE2013MENEZES, VALMIR GAEDKE ; MARIOT, CARLOS HENRIQUE PAIM ; KALSING, AUGUSTO ; FREITAS, THAIS FERNANDA STELLA DE ; GROHS, DANIEL SANTOS ; MATZENBACHER, FELIPE DE OLIVEIRA . Associação de glyphosate e imidazolinonas no controle de arroz-vermelho em arroz Clearfield . Ciência Rural (UFSM. Impresso), v. 43, p. 2154-2159, 2013.

4.
GOULART, I C G R2012GOULART, I C G R ; MATZENBACHER, F. O. ; MEROTTO, A . Differential germination pattern of rice cultivars resistant to imidazolinone herbicides carrying different acetolactate synthase gene mutations. Weed Research (Print), v. 52, p. 224-232, 2012.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MATZENBACHER, F. O. . Brusone: problema real e cada vez mais frequente. Templos da Tecnologia, Porto Alegre, p. 49 - 50, 12 dez. 2013.

2.
MATZENBACHER, F.O. ; FUNCK, G. R. D. . Ainda é cedo para avaliar o impacto da brusone. Planeta Arroz, Cachoeira do Sul, p. 34 - 35, 01 maio 2013.

3.
FREITAS, T. F. S. ; MATZENBACHER, F. O. ; KALSING, A. . O monitoramento tem as respostas. A Granja, p. 47 - 49, 01 fev. 2013.

4.
MATZENBACHER, F. O. ; KALSING, A. ; FREITAS, T. F. S. . A salvo de moléstias. A Granja, p. 67 - 69, 01 jan. 2013.

5.
KALSING, A. ; MATZENBACHER, F. O. ; MENEZES, V. G. ; MEROTTO JR., A. . Manejo possível. Revista Cultivar, Pelotas (RS), p. 14 - 16, 01 maio 2012.

6.
MEROTTO JR., A. ; NUNES, A. L. ; MATZENBACHER, F. O. . O manejo deve começar bem antes. Revista Agranja, , v. 155, p. 50 - 52, 01 nov. 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
KALSING, A. ; MATZENBACHER, F.O. ; MEROTTO JR., A. ; LOPES, F. B. ; FERRARI, L. E. ; TURRA, M. A. . Associação de herbicidas para o manejo de capim-arroz. In: VIII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, 2013, Santa Maria. Avaliando cenários para a produção sustentável de arroz, 2013. v. 01. p. 517-520.

2.
FERRARI, L. E. ; LOPES, F. B. ; TURRA, M. A. ; MATZENBACHER, F.O. ; KALSING, A. . Efeito complementar da época de início da irrigação sobre a eficácia do controle químico de capim-arroz - análise das safras 2011/12 e 2012/13. In: VIII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, 2013, Santa Maria. Avaliando cenários para a produção sustentável de arroz, 2013. v. 01. p. 521-524.

3.
HEGELE, L. Z. ; MATZENBACHER, F.O. ; KALSING, A. ; FREITAS, T. F. S. ; MASSONI, P. F. S. . Resposta da produtividade e do controle de doenças, plantas daninhas e insetos à aplicação de diferentes agroquímicos isolados ou em associação. In: VIII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, 2013, Santa Maria. Avaliando cenários para a produção sustentável de arroz, 2013. v. 01. p. 576-579.

4.
HEGELE, L. Z. ; MATZENBACHER, F.O. . Eficiência de fungicidas isolados ou em associação para controle de doenças em arroz irrigado. In: VIII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, 2013, Santa Maria. Avaliando cenários para a produção sustentável de arroz, 2013. v. 01. p. 580-583.

5.
MATZENBACHER, F.O. ; HEGELE, L. Z. ; FUNCK, G. R. D. ; TURRA, M. A. . Modo de aplicação de fungicidas para controle de brusone (Magnaporthe oryzae) em arroz irrigado. In: VIII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, 2013, Santa Maria. Avaliando cenários para a produção sustentável de arroz, 2013. p. 608-611.

6.
MATZENBACHER, F.O. ; LUTZ, G. F. ; HEGELE, L. Z. ; MASSONI, P. F. S. ; MENEGUETTI, V. L. ; AMARAL, J. S. . Manejo de fungicidas para manutenção de características produtivas e qualitativas do arroz irrigado em função do atraso de colheita. In: VIII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, 2013, Santa Maria. Avaliando cenários para a produção sustentável de arroz, 2013. v. 01. p. 612-615.

7.
KALSING, A. ; MENEZES, V. G. ; MATZENBACHER, F. O. . Tolerância da cultura do arroz irrigado a herbicidas sob estresse por baixa temperatura do ar. In: XXVIII Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas na Era da Biotecnologia, 2012, Campo Grande/MS. Anais. Londrina: SBCPD, 2012. p. 273-277.

8.
KALSING, A. ; MENEZES, V. G. ; HASS, V. ; FELIN, J. P. ; SIMONETTI, P. H. ; MATZENBACHER, F. O. . Associação de herbicidas no manejo de capim-arroz. In: XXVIII Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas na Era da Biotecnologia, 2012, Campo Grande. Anais. Londrina: SBCPD, 2012. p. 358-363.

9.
KALSING, A. ; MENEZES, V. G. ; MATZENBACHER, F. O. . Efeito complementar da época de início da irrigação do arroz sobre a eficácia do controle químico de capim-arrroz. In: XXVIII Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas na Era da Biotecnologia, 2012, Campo Grande. Anais. Londrina: SBCPD, 2012. p. 352-357.

10.
MATZENBACHER, F. O. ; MEROTTO JR., A. ; BARCELOS, J. A. N. ; MENEGUZZI, C. ; KALSING, A. ; MENEZES, V. G. . Diagnóstico do mecanismo de resistência de capim-arroz (Echinochloa crus galli) a imazethapyr e quinclorac. In: XXVIII Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas na Era da Biotecnologia, 2012, Campo Grande/MS. Anais. Londrina: SBCPD, 2012. p. 126-130.

11.
MATZENBACHER, F. O. ; MEROTTO JR., A. ; KUPAS, V. ; WAGNER, J. F. ; KALSING, A. ; MENEZES, V. G. . Estudo do incremento do metabolismo de herbicidas em biótipos de capim-arroz (Echinochloa crus-galli) resistente a imidazolinonas. In: XXVIII Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas na Era da Biotecnologia, 2012, Campo Grande/MS. Anais. Londrina: SBCPD, 2012. p. 131-136.

12.
MATZENBACHER, F. O. ; FUNCK, G. R. D. ; MENEGUETTI, V. L. ; MASSONI, P. F. S. ; KALSING, A. . Efeito do atraso de colheita e do uso de fungicidas sobre a manutenção de características produtivas e qualitativas do arroz irrigado. In: V Simpósio Brasileiro de Qualidade de Arroz, 2012, Pelotas. V Simpósio Brasileiro de Qualidade de Arroz. Pelotas, 2012. p. 229-233.

13.
MATZENBACHER, F. O. ; MEROTTO JR., A. ; LEGUISANO, A. M. ; WAGNER, J. F. ; MENEZES, V. G. . Efeito de inibidores de metabolização em capim-arroz (Echinochloa crus-galli) resistente a imidazolinonas. In: VII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, 2011, Balneário Camburiú (SC). Anais. Itajaí (SC): Epagri, 2011. v. 1. p. 345-348.

14.
MATZENBACHER, F. O. ; MEROTTO JR., A. ; LEGUISANO, A. M. ; GOBATTO, A. T. ; MENEGUZZI, C. ; BARCELOS, J. A. N. . Bioensaio para diagnóstico de resistência de capim-arroz (Echinochloa crus-galli) aos herbicidas imidazolinonas. In: VII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, 2011, Balneário Camburiú (SC). Anais. Itajaí (SC): Epagri, 2011. v. 1. p. 341-344.

15.
MATZENBACHER, F. O. ; MEROTTO JR., A. ; WAGNER, J. F. . Eficiência de herbicidas para controle de capim-arroz (Echinochloa crus-galli) resistente a inibidores de ALS. In: VII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, 2011, Balneário Camburiú (SC). Anais, 2011. v. 1. p. 349-352.

16.
NUNES, A. L. ; MEROTTO JR., A. ; MARKUS, C. ; KUPAS, V. ; MATZENBACHER, F. O. . Caracterização fenotípica do degrane em arroz cultivado e vermelho através de método quantitativo. In: VII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, 2011, Balneário Camburiú (SC). Anais. Itajaí (SC): Epagri, 2011. v. 1. p. 487-490.

17.
MEROTTO JR., A. ; KALSING, A. ; ROSO, A. C. ; FRANCESQUEIT, D. V. ; MATZENBACHER, F. O. . Germinação de sementes de cultivares de arroz (Oryza sativa) resistentes a inibidores da enzima ALS. In: 5 Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado e 27 Reunião da Cultura do Arroz Irrigado, 2007, Pelotas. Anais do Evento. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2007. v. 2. p. 276-278.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
HEGELE, L. Z. ; MATZENBACHER, F.O. ; MASSONI, P. F. S. ; MENEGUETTI, V. L. ; AMARAL, J. S. . Influência do modo de aplicação de fungicidas na manutenção de características qualitativas, quantitativas e fisillógicas de diferentes cultivares de arroz em relação ao atraso de colheita. In: III Salão de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico do IRGA, 2013, Cachoeirinha. III Salão de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico do IRGA, 2013. v. 1.

2.
LOPES, F. B. ; FERRARI, L. E. ; TURRA, M. A. ; MATZENBACHER, F.O. ; KALSING, A. . Tolerância da cultura do arroz irrigado a herbicidas sob condições de estresse por baixa temperatura. In: III Salão de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico do IRGA, 2013, Cachoeirinha. III Salão de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico do IRGA, 2013. v. 1.

3.
FERRARI, L. E. ; LOPES, F. B. ; TURRA, M. A. ; MATZENBACHER, F.O. ; KALSING, A. . Efeito complementar da época de início da irrigação sobre a eficácia do controle químico de capim-arroz análises das safras 2011/12 e 2012/13. In: III Salão de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico do IRGA, 2013, Cachoeirinha. III Salão de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico do IRGA, 2013. v. 1.

4.
MATZENBACHER, F. O. ; BARCELOS, J. A. N. ; LEGUISANO, A. M. ; MENEGUZZI, C. ; MEROTTO JR., A. . Mechanism of multiple herebicide resistance in barnyardgrass (Echinochloa crus-galli) in Brazil. In: The 6th International Weed Science Congress, 2012, Hangzhou. The 6th International Weed Science Congress, 2012. p. 70-70.

5.
BARCELOS, J. A. N. ; MEROTTO JR., A. ; GOBATTO, A. T. ; LEGUISANO, A. M. ; MATZENBACHER, F. O. . Rápido diagnóstico de resistência de capim-arroz (Echinochloa crus-galli) a herbicidas inibidores de ALS. In: 1º Salão de iniciação científica e desenvolvimento tecnológico do Instituto Rio Grandense do Arroz, 2011, Cachoeirinha. 1º Salão de iniciação científica e desenvolvimento tecnológico do Instituto Rio Grandense do Arroz. Cachoeirinha: Biblioteca do IRGA, 2011. v. 1. p. 24-24.

6.
MENEGUZZI, C. ; MEROTTO JR., A. ; WAGNER, J. F. ; BARCELOS, J. A. N. ; MATZENBACHER, F. O. . Avaliação da tolerância de cultivares de soja ao herbicida Metribuzin. In: XXIII Salão de Iniciação Científica, 2011, Porto Alegre. XXIII Salão de Iniciação Científica. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2011.

7.
GOBATTO, A. T. ; MEROTTO JR., A. ; LEGUISANO, A. M. ; BARCELOS, J. A. N. ; MATZENBACHER, F. O. . Método expedito para diagnóstico da resistência de capim-arroz (Echinochloa crus-galli) a herbicidas imidazolinonas. In: XXIII Salão de Iniciação Científica, 2011, Porto Alegre. XXIII Salão de Iniciação Científica. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2011.

8.
KALSING, A. ; MATZENBACHER, F. O. ; FRANCESQUEIT, D. V. ; GOULART, I C G R ; DAMASCENO, R. G. ; MEROTTO JR., A. . Padrão de resistência cruzada a herbicidas inibidores da enzima acetolactato sintetase de cultivares de arroz resistentes aos herbicidas imidazolinonas.. In: 19 Salão de Iniciação Científica, 16 Feira de Iniciação Científica, 2007, Porto Alegre. Livro de Resumos. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007. v. 1. p. 93-93.

9.
MATZENBACHER, F. O. ; KALSING, A. ; FRANCESQUEIT, D. V. ; DAMASCENO, R. G. ; VIDAL, R. A. ; MEROTTO JR., A. . Padrão de germinação de sementes de arroz (Orysa sativa) resistentes a herbicidas inibidores da enzima acetolactato sintetase.. In: 19 Salão de Iniciação Científica, 16 Feira de Iniciação Científica, 2007, Porto Alegre. Livros de Resumos. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007. v. 1. p. 94-94.

10.
GOULART, I C G R ; NUNES, A. L. ; DAMASCENO, R. G. ; KALSING, A. ; MEROTTO JR., A. ; MATZENBACHER, F. O. . Persistência do herbicida imazaquin em associação a paraquat ou glyphosate.. In: 19 Salão de Iniciação Científica, 16 Feira de Iniciação Científica, 2007, Porto Alegre. Livro de Resumos. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007. v. 1. p. 205-205.

11.
CASSOL, E. A. ; NUNES, M. C. M. ; SANTOS, L. C. dos ; MATZENBACHER, F. O. . Variação temporal da distribuição de diâmetro do sedimento produzido por erosão em entressulcos em Latossolo argiloso e em Latossolo de textura média. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2005, Recife. CD ROM: SOLOS, SUSTENTABILIDADE E QUALIDADE AMBIETAL.. Recife: Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2007. v. 1. p. 1-4.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado. Manejo de fungicidas para manutenção de características produtivas e qualitativas do arroz irrigado em função do atraso de colheita. 2013. (Congresso).

2.
XXXVIII Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas. Diagnóstico do mecanismo de resistência de capim-arroz (Echinochloa crus galli) a imazethapyr e quinclorac. 2012. (Congresso).

3.
VII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado. Efeito de inibidores de metabolização em capim-arroz (Echinochloa crus-galli) resistente a imidazolinonas. 2011. (Congresso).

4.
XXVII Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas.. 2010. (Congresso).

5.
Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado. 2009. (Congresso).

6.
XXXVII Reunião de Pesquisa de Soja da Reunião Sul. 2009. (Outra).

7.
Congresso Brasileiro de Economia Orizícola. 2004. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
KALSING, A. ; MENEZES, V. G. ; MATZENBACHER, F O ; MEROTTO JR., A. . I Curso de manejo integrado de plantas daninhas nas áreas de várzea. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Lucas Zviernik Hegele. Efeito do modo de aplicação de fungicida na manutenção do potencial produtivo de cultivares de arroz irrigado em três épocas de semeadura. Início: 2012. Iniciação científica (Graduando em Agronomia) - Universidade Luterana do Brasil. (Orientador).



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
KALSING, A. ; MENEZES, V. G. ; MATZENBACHER, F O ; MEROTTO JR., A. . I Curso de manejo integrado de plantas daninhas nas áreas de várzea. 2012. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/11/2014 às 23:34:07