Jonas de Lima Sales

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0807637225346047
  • Última atualização do currículo em 16/01/2019


Artista da cena, Diretor, coreógrafo e professor efetivo do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília e do Programa de Pós-graduação PROFARTES (UnB/UDESC). Doutor em Arte/UnB com estágio doutoral na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (bolsa CAPES), possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004) e especialização em Dança (UFRN-2001). Coordenador do projeto de extensão Cena Sankofa (Núcleo de Estudos das Corporeidades e Saberes Tradicionais na Cena Contemporânea). Membro do Centro de Estudos do Cerrado (UnB Cerrado). Tem experiência na área de Teatro, Dança, Arte-Educação e Tradições populares. Desenvolve pesquisas no campo do corpo e negritude, expressões populares e pedagogias da cena. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jonas de Lima Sales
Nome em citações bibliográficas
SALES, Jonas de L.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília.
Av. L3 Norte
Asa norte
70000-000 - Brasilia, DF - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Doutorado em Artes.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Lisboa (Orientador: Luisa Roboaud).
Título: Corporeidades negras em cena - um processo cênico-pedagógico em diálogo com a tradição e a contemporaneidade, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Luciana Hartmann.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2002 - 2004
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: O Estético e o Artístico No Maracatu - uma leitura na escola,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Vera Lourdes Pestana Rocha.
Palavras-chave: Cultura popular/Arte/Danç/Educação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.
2000 - 2002
Especialização em Dança. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
1995 - 1999
Graduação em EDUCAÇÃO ARTÍSTICA - ARTES CÊNICAS.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.




Formação Complementar


1995 - 1995
Extensão universitária em Literatura Infantil. (Carga horária: 160h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas: Movimento e Linguagem I; Movimento e Linguagem II; Metodologia do Ensino de Teatro I; Metodologia do Ensino de Teatro II; Estágio Supervisionado I; Teatralidades Brasileiras; Técnicas Especiais em Artes Cênicas I;

Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso de Graduação, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.


Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da Univ. Estadual Vale do Acaraú, IADE/UVA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 60


Escola Estadual Francisco Ivo Cavalcanti, FIC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Atividades

2000 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ensinode Arte/Teatro e Dança

centro de Educaçao integrada, CEI, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

2002 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
teatro

ESCOLA MUNICIPAL DE TEATRO CARLOS NEREU, EMTCN, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR


ESCOLA MUNICIPAL PROF. PALMIRA DE SOUZA, EMPPS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR TEATRO/DANÇA, Carga horária: 20


Universidade Potiguar, UnP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
A corporeidade negra em cena - Diálogos entre a tradição e a contemporaneidade
Descrição: Propõe-se com esse projeto de pesquisa, investigar o processo de criação de saberes constituídos a partir da percepção do corpo e a sistematização deste conhecimento no diálogo entre expressões populares e propostas contemporâneas. Busca-se a agregação da estética popular em espetáculo cênico contemporâneo. Desta forma, discuti-se e refleti-se a cena na contemporaneidade à luz das formas estéticas da tradição, em que o corpo é o elemento de convergência, de agregação de saberes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jonas de Lima Sales - Coordenador / Luciana Hartman - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Cena Sankofa
Descrição: Tem como meta discutir, vivenciar, pesquisar e propor ações que acentuem as práticas estéticas/artísticas suas contribuições para os processos de elaboração de saberes em artes cênicas na atualidade. Dentre ações possíveis, deseja-se a formação de artistas cênicos, diálogos com educadores, simpósios e montagem de espetáculos. Tem ênfase nas expressividades que trazem matrizes africanas e suas corporeidades..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .

Integrantes: Jonas de Lima Sales - Coordenador.
2016 - Atual
CEN(a) no Cerrado
Descrição: Diante da diversidade e potencial da cultura artística da região da Chapada dos Veadeiros, considerando os seus partícipes e a riqueza de manifestações imateriais, propõe-se com este projeto, a realização de mapeamento das expressões culturais tradicionais da região, em suas práticas, forma de expressões e fazedores. Paralelo as pesquisas das manifestações artísticas, desenvolver-se-á a continuidade de oficina de teatro para a comunidade local, em que busca-se instrumentalizar os participantes na linguagem do teatro, em que o conhecimento adquirido possa ser colocado em prática e socializado com a comunidade, vislumbrando que os participantes possam ser agentes culturais na área de artes cênicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Jonas de Lima Sales - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Direção Teatral.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Interpretação Teatral.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: Coreografia.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem.


Prêmios e títulos


2016
FAC/DF- Fundo de Apoio a cultura do Distrito Federal, Secretaria de Cultura do Distrito Federal.
2005
COORDENADOR, GRUPO ESTANDARTE DE TEATRO.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SALES, Jonas de L.2017SALES, Jonas de L.. A negritude e a cena no Brasil. Revista Eixo, v. 06, p. 97-103, 2017.

2.
SALES, Jonas de L.2016SALES, Jonas de L.. Da técnica a poética: reverberações das tradições afrobrasileiras populares no corpo do artista em cena. SABERES EM PERSPECTIVA, v. 6, p. 7-19, 2016.

3.
SALES, Jonas de L.2016SALES, Jonas de L.. A corponegritude como base corpórea para criação cênica. Lamparina: Revista de Ensino do Teatro, v. 2, p. 23-33, 2016.

4.
SALES, Jonas de L.2016SALES, Jonas de L.. Corporeidades nas tradições negras do Brasil e suas contribuições estéticas para a cena contemporânea. Revista de Estudos Teatrais Pitágoras, v. 6, p. 6, 2016.

5.
SALES, Jonas de L.2015SALES, Jonas de L.. CORPOREIDADES DA TRADIÇÃO POPULAR NA ESCOLA ? CAMINHOS POSSÍVEIS. Revista Trapiche: Educação e Artes, v. 2, p. 45-55, 2015.

6.
SALES, Jonas de L.2014SALES, Jonas de L.. Kalungas em cena - Um percurso do corpo entre a tradição e a contemporaneidade. Participação (UnB), v. 1, p. 54-60, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
SALES, Jonas de L.. DIÁLOGOS COM TRADIÇÕES POPULARES, CORPO E NEGRITUDE NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE AXÉ NZINGA. In: TELES, Narciso.. (Org.). Artes da Cena: Estudos sobre atuação e encenação. 1ed.Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2017, v. 38, p. 129-140.

2.
SALES, Jonas de L.; HARTMAN, L. ; VELOSO, J. G. . A cena em diálogo com as tradições populares na escola ? construindo leituras. In: Luciana Hartmann; Graça Veloso. (Org.). O teatro e suas pedagogias : práticas e reflexões. 1ed.Brasília: Editora da universidade de Brasília, 2016, v. 1, p. 281-301.

3.
SALES, Jonas de L.. Pesquisa: Ato inerente ao proecesso de ensino-aprendizagem na construção do saber teatro. In: Gilvania Mauricio Dias de Pontes; VAléria CArvalho da Silva. (Org.). o ensino de Arte de 5º a 8º séries .. 04ed.Natal: Ministério da Educção, 2006, v. 02, p. 14-19.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SALES, Jonas de L.. Sim!Teatro na sala de aula. CEia Cultural, Natal, p. 20 - 21, 15 maio 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SALES, Jonas de L.. (Re)invenções e corporeidades da cultura Kalunga em cena. In: XXVII Congresso Nacional da federação de Arte/Educadores do Brasil., 2017, Campo Grande. XXVII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil ; V Congresso Internacional dos Arte/Educadores ; II Seminário de Cultura e Educação de Mato Grosso do Sul. Campo Grande-MS: Federação de Arte/Educadores do Brasi, 2017. p. 1125-1135.

2.
SALES, Jonas de L.. Vivência Estética de Tradições Populares Afro-Brasileiras na cena ? Provocações!?. In: 1º Seminário Corpo, Cena e Afroepistemologias, 2017, Brasília. Anais do I Seminário Corpo, Cena e Afroepistemologias. Brasília: IFB, 2017. v. 1. p. 36-42.

3.
SALES, Jonas de L.. A Corponegritude ? Um Processo Cênico-Pedagógico. In: IX Congresso da ABRACE, 2016, Uberlândia. Anais do IX Congresso da ABRACE. Uberlândia, 2016. v. 1.

4.
SALES, Jonas de L.. Estéticas da dança popular na escola contemporânea - Hibridismos?. In: XXIV CONGRESSO DA FEDERAÇÃO DE ARTE EDUCADORES DO BRASIL, 2014, PONTA GROSSA/PR. ANAIS DO XXIV CONGRESSO DA FEDERAÇÃO DE ARTE EDUCADORES DO BRASIL, 2014.

5.
SALES, Jonas de L.. A corporeidade negra em cena - Reflexões. In: VII Reunião científica da ABRACE, 2013, Belo Horizonte. Anais do VII Reunião científica da ABRACE, 2013.

6.
SALES, Jonas de L.. CORPOREIDADES NEGRAS EM CENA - REFLEXÕES. In: VI REUNIÃO CIENTÍFICA DA ABRACE, 2013, Belo Horizonte/MG. Anais da VI REUNIÃO CIENTÍFICA DA ABRACE, 2013.

7.
SALES, Jonas de L.. ? Kalungas em cena: Um percurso do corpo pela tradição e a contemporaneidade. In: VI Simpósio Nacional de História Cultural ? Escritas da História: Ver, sentir, narrar, 2012, Teresina/PI. VI Simpósio Nacional de História Cultural ? Escritas da História: Ver, sentir, narrar, 2012.

8.
SALES, Jonas de L.. ? Leitura e releitura cênica na escola ? reflexões. In: XXII Congresso da Federação de Arte Educadores do Brasil ? CONFAEB, 2012, São Paulo/SP. Anais do XXII CONFAEB, 2012.

9.
SALES, Jonas de L.. Leitura e releitura cênica na escola - reflexões. In: XXII CONFAEB, 2012, São Paulo/SP. Anais do XXII CONFAEB, 2012.

10.
SALES, Jonas de L.. ? O Corpo convergente ? diálogos entre a tradição popular e a cena contemporânea. In: VII Congresso da Associação Brasileira de pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas ? ABRACE, 2012, Porto Alegre/RS. Anais do VII Congresso da Associação Brasileira de pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas ? ABRACE., 2012.

11.
SALES, Jonas de L.. Corpo: a tradição negra brasileira e a construção do estético/artístico contemporâneo. In: XI congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais, 2011, Salvador/BA. Anais do XI CONLAB, 2011.

12.
SALES, Jonas de L.. Vivenciar os métodos para melhor fazê-los: Proposições para aprendizagens na disciplina metodologia de ensino em teatro. In: XXI CONFAEB - Congresso nacional da federação de arte-educadores do Brasil, 2011, São Luis/MA. XXI CONFAEB - Congresso nacional da federação de arte-educadores do Brasil. São Luis: Editora da UFMA, 2011.

13.
SALES, Jonas de L.. A TRADIÇÃO NEGRA BRASILEIRA E A CONSTRUÇÃO DO ESTÉTICO/ARTÍSTICO CONTEMPORÂNEO. In: XI CONGRESSO LUSO AFRO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAS, 2011, Salvador/BA. anais XI CONGRESSO LUSO AFRO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAS, 2011.

14.
SALES, Jonas de L.. VIVENCIAR OS MÉTODOS PARA MELHOR FAZÊ-LOS: PROPOSIÇÕES PARA APRENDIZAGENS NA DISCIPLINA METODOLOGIA DE ENSINO EM TEATRO. In: XXI CONFAEB, 2011, São Luis/MA. Anais do XXI CONFAEB, 2011.

15.
SALES, Jonas de L.. O corpo que dança - Cooperações da dança e teatro na cena contemporânea. In: VI Congresso ABRACE, 2010, São Paulo. Memória Abrace Digital, 2010.

16.
SALES, Jonas de L.. DANcei no FIC na Dança ? Corpos e Convergências nas paralelas. In: V Congresso Brasileiro de pesquisa e pós-graduação em Artes Cênicas, 2008, Belo Horizonte. Memória Abrace Digital, 2008.

17.
SALES, Jonas de L.. Um presente de Natal: O espetacular sob a ótica popular.. In: IV Congresso Brasileiro de pesquisa e pós-graduação em Artes Cênicas, 2006, Rio de Janeiro. Memória ABRACE. Rio de Janeiro: 7letras, 2006. v. 1. p. 91-92.

18.
SALES, Jonas de L.. Danças Afro brasieliras na escola: Um caminho para a sensibilização étnica. In: II Congresso da Associação Brasileira de pesquisa e Pós-graduação em Artes cênicas, 2003, Florianóplis/SC. Anais do II Congresso da Associação Brasileira de pesquisa e Pós-graduação em Artes cênicas. Florianópolis/SC, 2003. v. 1.

19.
SALES, Jonas de L.. A espetacularidade do Maracatu na Escola. In: III Congreso Brasileiro de pesquisa e Pós-graduaçào em Artes Cênicas, 2003, Florianóplis/SC. Memória abrace VIII- Anais do III Congresso brasieliro de Pesquisa e Pós-graduaçao em Artes Cenicas. Florianópolis/SC: Abrace, 2003. v. 1. p. 46-48.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SALES, Jonas de L.. O CORPO QUE DANÇA - COOPERAÇÕES DA DANÇA E TEATRO NA CENA CONTEMPORÂNEA. In: VI CONGRESSO DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, 2010, São Paulo/SP. Anais VI CONGRESSO DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SALES, Jonas de L.. EXPLORANDO MATRIZES CORPÓREAS EM ?VISITA AO MUSEU? ? PERSPECTIVA DE CRIAÇÃO CÊNICA A PARTIR DE IMAGENS PICTÓRICAS. In: V Simpósio Internacional Corpo e Cultura de Movimento, 2018, Natal. Anais do V colóquio Internacional Corpo e Cultura. Natal: UFRN, 2018. p. 72-73.

2.
SALES, Jonas de L.. DESENVOLVIMENTO DA PERCEPÇÃO CORPORAL E VISUAL. In: I Encontro nacional de PIBID Teatro, 2012, Belo Horizonte/MG. anais do I Encontro nacional de PIBID Teatro, 2012.

3.
SALES, Jonas de L.. Textos e contextos - Os reflexos da adolescência na dramaturgia teatral. In: XVI Semana de humanidades - UFRN, 2008, Natal. Anais - XVI Semana de humanidades - UFRN, 2008.

4.
SALES, Jonas de L.. OS ELEMENTOS CENICOS NO MARACATU. In: XI SEMANA DE HUMANIDADES, 2003, NATA/RN. ---, 2003.

Artigos aceitos para publicação
1.
SALES, Jonas de L.. A corponegritude - Os saberes do povo negro corporificada no corpo em cena. revista de investigación Cuerpo, cultura y movimiento, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
SALES, Jonas de L.. AXÉ NZINGA - AFROBRASILIDADE EM CENA PARA REFLETIR O ONTEM E O HOJE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SALES, Jonas de L.. Axé em cena ou Quando o artista cênico é a Rainha Nzinga!!. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SALES, Jonas de L.. Explorando Matrizes Corpóreas em ?Visita ao Museu? ? Perspectiva de criação cênica a partir de imagens pictóricas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SALES, Jonas de L.. Quando vozes negras alimentam a dramaturgia do corpo ? O feminino em Axé Nzinga.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SALES, Jonas de L.. Estéticas da negritude no corpo em cena.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
SALES, Jonas de L.. A corponegritude: os saberes do povo negro corporificada no corpo em cena. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SALES, Jonas de L.. Corporeidades negras em cena - Reflexões. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SALES, Jonas de L.. ? O Corpo convergente ? diálogos entre a tradição popular e a cena contemporânea. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SALES, Jonas de L.. ? Leitura e releitura cênica na escola ? reflexões. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SALES, Jonas de L.. Leitura e releitura cênica na escola: reflexões. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SALES, Jonas de L.. O Corpo convergente - diálogos entre a tradição popular e a cena contemporânea. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SALES, Jonas de L.. Kalungas em cena: Um percurso do corpo entre pela tradição e a contemporaneidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SALES, Jonas de L.. o corpo que dança - Colaborações entre dança e teatro na cena contemporânea. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SALES, Jonas de L.; FERREIRA, L. . Anais do I Seminário Corpo, Cena e Afroepistemologias. Brasília: IFB, 2017 (Anais).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SALES, Jonas de L.; BORGES, C. A. . Supervisor da disciplina Estágio Supervisionado 2 - Teatro/UnB/EaD. 2016.

2.
SALES, Jonas de L.; Fabiana Marroni . Revisor e Supervisor de Estágio Supervisionado 3 - Teatro/UnB/EaD. 2013.

3.
SALES, Jonas de L.; VELOSO, J. G. . Revisor e supervisor da disciplina Fundamentos do curso - Teatro/UnB/EaD. 2010.

Trabalhos técnicos
1.
SALES, Jonas de L.. Seleção Pública do Edital nº 014/2015 de 21 de dezembro de 2015, de Apoio aos Grupos de Arte e Cultura da UFRN, com exercício para 2016. 2016.

2.
SALES, Jonas de L.. Edital PROEX/NAC 018/2014 de apoio a grupos artísticos da UFRN. 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SALES, Jonas de L.; SILVA, R. L. ; ALEXANDRE, M. A. . A Afrodescendência na Criação Cênica Contemporânea. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SALES, Jonas de L.. A dança como arte transformadora do meio social. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
SALES, Jonas de L.. O axé da Rainha Nzinga. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
SALES, Jonas de L.. Vivência estética de tradições populares afro-brasileiras em cena - provocações!?. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
SALES, Jonas de L.. A corponegritude. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

6.
SALES, Jonas de L.. Estórias da história do corpo negro. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
SALES, Jonas de L.. Do barro ao corpo - a poesia de Malva Rosa. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
SALES, Jonas de L.. Reciclando as tradições do corpo em cena. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SALES, Jonas de L.. A corponegritude em cena. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SALES, Jonas de L.. A cena negra no Brasil: o que são e onde estão?. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SALES, Jonas de L.. Ensino de Artes - Jogos educativos. 2009. .

5.
SALES, Jonas de L.. Teatro na empresa. 2008. .

6.
SALES, Jonas de L.. A arte da cena no universo da criança. 2007. .


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
SALES, Jonas de L.. Axé Nzinga. 2018. Coreográfica.

2.
SALES, Jonas de L.. Axé Nzinga. 2018. Coreográfica.

3.
SALES, Jonas de L.. AXÉ NZINGA - FRAGMENTO (A POLÍTICA). 2018. Teatral.

4.
SALES, Jonas de L.. Axé Nzinga. 2018. Coreográfica.

5.
SALES, Jonas de L.. Axé Nzinga. 2017. Diversas.

6.
SALES, Jonas de L.. Ori(female)xás. 2017. Teatral.

7.
SALES, Jonas de L.. Axé Nzinga. 2017. Teatral.

8.
SALES, Jonas de L.. Axé Nzinga. 2016. Coreográfica.

9.
SALES, Jonas de L.. Da cor que sou. 2013. Coreográfica.

10.
SALES, Jonas de L.. ? A VALSA. 2012. Performática.

11.
SALES, Jonas de L.. ? O Romance de Dom Jorge e outros dramas. 2011. Teatral.

12.
SALES, Jonas de L.. ? Dolores. 2011. Teatral.

13.
SALES, Jonas de L.. Matriochka - Uma história dentro da outra. 2010. Teatral.

14.
SALES, Jonas de L.; ALVES, T. . Digitais - Quem, o que é do outro lado?. 2010. Coreográfica.

15.
SALES, Jonas de L.. MORRI, MAS TÔ VIVA. 2009. Teatral.

16.
SALES, Jonas de L.. Quem disse que me mudei. 2009. Teatral.

17.
SALES, Jonas de L.; João Marcelino . O Baile do menino Deus. 2009. Teatral.

18.
SALES, Jonas de L.; TEIXEIRA, L. . Auto de natal - A Face Feminina de Deus. 2008. Teatral.

19.
SALES, Jonas de L.. Os 5 Constituintes. 2007. Teatral.

20.
TEIXEIRA, L. ; SALES, Jonas de L. . Matriochka. 2007. Teatral.

21.
SALES, Jonas de L.. Mundo Invisível. 2006. Teatral.

22.
NOBREGA, T. P. ; SALES, Jonas de L. . A palavra é Gesto. 2006. Teatral.

23.
SALES, Jonas de L.; TEIXEIRA, L. . Uma Coisa que Não tem Nome. 2005. Teatral.

24.
SALES, Jonas de L.. O pavão mysterioso. 2005. Teatral.

25.
SALES, Jonas de L.. Lembranças do Interior. 2005. Teatral.

26.
SALES, Jonas de L.. Da água ao pó. 2004. Teatral.

27.
SALES, Jonas de L.. Loucuras de Amor. 2004. Teatral.

28.
SALES, Jonas de L.. O santo e a Porca. 2003. Teatral.

29.
SALES, Jonas de L.. A ilha desconhecida. 2002. Teatral.

30.
SALES, Jonas de L.. O sortilégio da Mariposa. 2002. Teatral.

31.
SALES, Jonas de L.; TEATRO, G. E. . Oropa França e BAhia e tres drams sem entremeios. 2001. Teatral.

32.
SALES, Jonas de L.; ALVES, T. . CAnguleiro. 1998. Coreográfica.

33.
SALES, Jonas de L.; TEATRO, G. E. . Dom Chicote mula Manca. 1993. Teatral.

Música
1.
SALES, Jonas de L.. Dolores. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

2.
SALES, Jonas de L.. Um presente de Natal. 2005. Interpretação.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SALES, Jonas de L.; ALVES, T.; VIEIRA, M. S.. Participação em banca de Ilana Suely dos Santos. Memórias nos corpos e lugares de memórias: as configurações culturais da Vila de Ponta negra sob o olhar da dança Congos de Calçola. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Teses de doutorado
1.
SALES, Jonas de L.; SILVA, S. M.. Participação em banca de Valeska Ribeiro Alvin. A Dança Cênica no Acre: por uma inserção na cartografia. 2018. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de Brasília.

2.
VELOSO, J. G.; SILVA, S. M.; SALES, Jonas de L.; SILVA, R. L.; VIANNA, J. N. S.. Participação em banca de Marlini Dorneles de Lima. Entre raízes, corpos e fé: trajetória de um processo de criação em busca de uma poética da alteridade. 2016. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Mestrado
1.
SALES, Jonas de L.; COSTA, C. S.; CASTRO, E. A.. Participação em banca de Luciana Alves de Oliveira. O ensino do Teatro nos anos iniciais do ensino fundamental : uma prática pedagógica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em ProfArtes) - Universidade de Brasília.

2.
SALES, Jonas de L.; VILLAS BOAS, R.. Participação em banca de Adriano Duarte de Araújo. O despertar do conhecimento: a história da escola sem coração. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em ProfArtes) - Universidade de Brasília.

3.
SALES, Jonas de L.; MARQUES, J. F.. Participação em banca de Getúlio Souza Cruz. Cutucart: Pedagogia da criação teatral. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em ProfArtes) - Universidade de Brasília.

4.
SALES, Jonas de L.; VELOSO, J. G.; HARTMAN, L.. Participação em banca de Cristiane Inácia Rocha Oliveira. Arte na diferença: teatro e deficiência intelectual. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em ProfArtes) - Universidade de Brasília.

5.
SALES, Jonas de L.; BROCHADO, I.; CASTRO, R. C. A.. Participação em banca de Bárbara Duarte Benatti. Gênero feminino no Mamulengo: um estudo de caso na cidade de Glória de Soitá-PE. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SALES, Jonas de L.. Participação em banca de Maria Eliane de Oliveira. Memórias cartográficas o ensinar e Aprender Docente. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educacao Fisica Infantil) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
SALES, Jonas de L.. Participação em banca de Geane Darc freire da silva. Trajetória e reflexões de uma professora de Arte. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educacao Pelo Movimento) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SALES, Jonas de L.; SILVA, A. P.. Participação em banca de Aleksandro Pereira da Silva.PEDAGOGIA O TEATRO: Um breve apanhado das realidades nas escolas do Distrito Federal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

2.
SALES, Jonas de L.. Participação em banca de Tamara Ferreira da Silva.O ensino de teatro nas escolas do município de Tarauacá-Acre. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

3.
SALES, Jonas de L.. Participação em banca de Thiago Henrique Almeida Vaz.Oficina de teatro de cordel: Análise da experiência e relato dos resultados enquanto artista-educador. 2017.

4.
SALES, Jonas de L.. Participação em banca de Márjori de Lima Moreira.Nos caminhos da Infância: Estudos de produção de sentidos no universo de jogos, brinquedos e brincadeiras de diferentes gerações.. 2017.

5.
SALES, Jonas de L.. Participação em banca de Lucas Gomes da Silva.Performance na escola: Inventando espaços sobre as condições do ensino do teatro na escola. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

6.
AGRA, A. M.; CAFÉ, Angela B.; SALES, Jonas de L.. Participação em banca de Eiler Rodrigo Mendes Lemos.A criação de dramaturgia na sala de aula: uma abordagem teatral. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

7.
SALES, Jonas de L.; VELOSO, J. G.; MORAES, M. L.. Participação em banca de Leonardo Paiva de Lima.Corpos que falam. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

8.
SALES, Jonas de L.; VELOSO, J. G.; HARTMAN, L.. Participação em banca de Ingreth da Silva Adriano.Teatro do oprimido e o sistema socioeducativo no DF: Uma vivência artística com adolescentes em situação de privação de liberdade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

9.
SALES, Jonas de L.. Participação em banca de Pricila Tatiana Araújo Leite.Os jogos teatrais como recurso pedagógico: Estudo de caso na escola parque 313/314 sul.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

10.
SALES, Jonas de L.. Participação em banca de Clarissa Pimentel Portugal.Estudo de caso: Reflexões sobre uma aplicação de teatro- educação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

11.
SALES, Jonas de L.; SILVA, S. M.; RODRIGUES, G.. Participação em banca de Angelina Rodrigues coutinho.Tribal Fusion: do histórico a uma metodologia de aplicação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

12.
SALES, Jonas de L.; MOTT, S. R.; SILVA, S. M.. Participação em banca de Déborah Alessandra Soares.Sujetividade em cena: Confissão e morte em quem disse que não.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

13.
SALES, Jonas de L.; MENDES, A. C.; VELOSO, J. G.. Participação em banca de Luzineide de Alencar.Jogos teatrais como metodologia de ensino e aprendizagem na escola de ensino fundamental instituto são José. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade de Brasília.

14.
SALES, Jonas de L.; ABREU, J.; FISCHER, R. D.. Participação em banca de Adas Gomes de Deus.Teatro no sistema socioeducativo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade de Brasília.

15.
SALES, Jonas de L.; MENDES, A. C.; FISCHER, R. D.. Participação em banca de Maria da Conceição Neri Martins.O ensino-aprendizagem do teatro na educação infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade de Brasília.

16.
SALES, Jonas de L.; MENDES, A. C.; VELOSO, J. G.. Participação em banca de Josefa Zélia Correia Belmito.A terceira idade em cena: jogo teatral e memória do bumba-meu-boi. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade de Brasília.

17.
SALES, Jonas de L.. Participação em banca de Ana Paula de Oliveira Carvalho.(des)construir narrativas: reflexões sobre a relevância da experiência estética e da criação de narrativas no processo de construção de conhecimento do sujeito. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes cênicas) - Universidade de Brasília.

18.
SALES, Jonas de L.. Participação em banca de Henrique Barros Mendonça Cabral.cirque du Soleil: Uma Imersão dentro desse universo e a pedagogia do teatro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes cênicas) - Universidade de Brasília.

19.
SALES, Jonas de L.. Participação em banca de Maria do Socorro Santos do Nascimento.A contribuição dos jogos educativos para as crianças da educação infantil dos 3 aos 5 anos.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes cênicas) - Universidade de Brasília.

20.
SALES, Jonas de L.. Participação em banca de Moema Potira de Souza Becker.A docência em artes cênicas no ensino fundamental: O hiato entre a teoria e a prática. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes cênicas) - Universidade de Brasília.

21.
SALES, Jonas de L.. Participação em banca de Tainá Palitot Vieira.A interpretação de textos teatrais feita por jovens e adolescentes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

22.
SALES, Jonas de L.. Participação em banca de Maria de Nazaré Marques da Silva.Teatro de fantoches: Uma atividade cênica como estratégia de aprendizagem no ensino infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

23.
SALES, Jonas de L.. Participação em banca de Isabel Paixão de Souza Albuquerque.Interpretando o silêncio: A recepção de uma peça teatral por uma plateia surda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

24.
SALES, Jonas de L.. Participação em banca de Aparecido Gonçalves.Mapeando os olhares para a arte da performance em rio Branco. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

25.
SALES, Jonas de L.. Participação em banca de Andreliana Coelho de Oliveira.As revoluções: vivência de um processo criativo orientado por princípios metodológicos de Grotowski, Brecht e Boal.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

26.
SALES, Jonas de L.. Participação em banca de Marília Bonfim Melo Gonçalves.A prática da narrativa oral e os jogos (teatral e dramático). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

27.
SALES, Jonas de L.. Participação em banca de Françoise Pessoa Cavalcante.A importância da formação em licenciatura plena em Arte para a cidade de Rio Branco,2006-2011. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LIGNELLI, C.; SALES, Jonas de L.; COSTA, C. S.. Seleção simplificada para professor substituto. 2013. Universidade de Brasília.

Outras participações
1.
SALES, Jonas de L.. III mostra de teatro potiguar. 2004. TEATro sandoval Wanderley.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II RODAS DE CONVERSAS NO CEN.O CEN E A NEGRITUDE. 2018. (Encontro).

2.
V COLÓQUIO INTERNACIONAL CORPO E CULTURA DO MOVIMENTO.EXPLORANDO MATRIZES CORPÓREAS EM "VISITA AO MUSEU" - Perspectiva de criação cênica a partir de imagens pictóricas.. 2018. (Seminário).

3.
VII SERNEGRA. Quando vozes negras alimentam a dramaturgia do corpo ? O feminino em Axé Nzinga.. 2018. (Congresso).

4.
X CONGRESSO DA ABRACE. Axé em cena ou Quando o artista cênico é a Rainha Nzinga!!. 2018. (Congresso).

5.
1ª Mostra de Vivência cultura da UFMT.A arte e as tradições populares no Brasil. 2017. (Simpósio).

6.
9º Mexido: memórias em cena.Estéticas da negritude no corpo em cena.. 2017. (Simpósio).

7.
I Seminário Corpo, Cena e Afroepistemologias.Recriações e leituras de africanidades na cena. 2017. (Seminário).

8.
XXIX Simpósio Nacional de história. Axé Nzinga. 2017. (Congresso).

9.
XXVII Congresso Nacional da federação de Arte/Educadores do Brasil.. (Re) Invenções e corporeidades da cultura Kalunga em cena. 2017. (Congresso).

10.
II Simpósio Nacional Saberes e Expressões Culturais no Cerrado.(RE) INVENÇÕES DA CULTURA KALUNGA NA CENA. 2016. (Seminário).

11.
IX Congresso da ABRACE. A corponegritude - Um processo Cênico-pedagógico. 2016. (Congresso).

12.
II Encuentro Latinoamericano sobre el cuerpo y corporalidades en las culturas.A corponegritude - Os saberes do povo negro corporificada no corpo em cena. 2015. (Encontro).

13.
O AFRO CONTEMPORÂNEO NAS ARTES CÊNICAS. 2015. (Simpósio).

14.
XXIV CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES. Estéticas da dança popular na escola contemporânea - Hibridismos?. 2014. (Congresso).

15.
VII Reunião científica da Associação Brasileira de pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas - ABRACE.Corporeidades negras em cena - Reflexões. 2013. (Outra).

16.
I Encontro Nacional PIBID Teatro.Desenvolvimento da percepção corporal e visual.. 2012. (Encontro).

17.
XXII Congresso da Federação de Arte Educadores do Brasil. Leitura e releitura cênica na escola: reflexões. 2012. (Congresso).

18.
XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais. Corpo: a tradição negra brasileira e a construção do estético/artístico contemporâneo. 2011. (Congresso).

19.
XXI CONFAEB - Congresso nacional da federação de arte-educadores do Brasil. Vivenciar os métodos para melhor fazê-los: Proposições para aprendizagens na disciplina metodologia de ensino em teatro. 2011. (Congresso).

20.
VI Congresso da ABRACE. O corpo que dança - Colaborações entre dança e teatro na cena contemporânea. 2010. (Congresso).

21.
XI MOSTRA DE ARTE, CULTURA E CONHECIMENTO DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO.MÚLTIPLOS RITMOS - DO XOTE AO COCO DE RODA. 2009. (Encontro).

22.
II ENCONTRO DE DANÇA CONTEMPORÂNEA DO RN.O gestual nordestino como base para uma movimentação contemporânea. 2008. (Encontro).

23.
V CONGRESSO ABRACE. DANcei no FIC na Dança ? Corpos e Convergências nas paralelas. 2008. (Congresso).

24.
IV CONGRESSO ABRACE. Um presente de Natal: O espetacular sob a ótica popular. 2006. (Congresso).

25.
. XVIII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇAO DA AEC. 2004. (Congresso).

26.
.IX SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CCSA. 2003. (Seminário).

27.
.fORMAÇAO DO PROFESSOR EM ARTES. 2003. (Oficina).

28.
.XVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE NORDESTE. 2003. (Encontro).

29.
III CNGRESSO BRASILEIRO PESQUISA E PÓS GRADUAÇAO EM ARTES CENICAS. III ABRACE. 2003. (Congresso).

30.
.SEMINÁRIO NOVAS CONCEPÇOES, NOVAS PRATICA - ARTE NA ESCOLA. 2002. (Seminário).

31.
. I CONGESSO LATINO-AMERICANO E II CONGRESSO BRASIELIRO DE EDUCAÇAO MOTORA. 1998. (Congresso).

32.
.ENSINO DE ARTE NO MUNDO CONTEMPORANEO. 1998. (Seminário).

33.
.I SEMINÁRIO EDUCAÇAO E LEITURA. 1996. (Seminário).

34.
.I JORNADA NORTE-RIO-GRANDENSE; CRIANÇA E ARTE. 1996. (Simpósio).

35.
.SEMINARIO A CRIANÇA E A ARTE. 1995. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SALES, Jonas de L.; FERREIRA, L. . 2º SEMINÁRIO CORPO, CENA E AFROEPISTEMOLOGIAS. 2018. (Outro).

2.
SALES, Jonas de L.; FERREIRA, L. . Corpo, Cena e Afroepistemologias. 2017. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Cristiane Inácia da Rocha Oliveira. A ARTE DA DIFERENÇA: TEATRO E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em ProfArtes) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Luciana Alves de Oliveira. O pedagogo e o ensino do teatro nos anos iniciais do ensino fundamental: uma prática pedagógica.. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em ProfArtes) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Jéssica Silva Lima. Performance Negra no Distrito Federal - Diálogos em perspectivas. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria de Lourdes Victor. Cenas da vida de uma educadora construída com: Arte, teoria e movimentos. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Arte e Educação física na Infância) - PAIDEIA. Orientador: Jonas de Lima Sales.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Antonio Carlos Gomes Diniz. Cordel e sua inserção como fonte crítica na educação básica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Jonas de Lima Sales.

2.
Jéssica Silva Lima. A formação de Artistas e Arte-educadores no Departamento de Artes Cênicas e a lei 10.639/03: por um currículo que (também) contemple o pensamento decolonial na perspectiva negra.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Jonas de Lima Sales.

3.
Clarice César Dias. A maleta itinerante: dramatização no universo infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Jonas de Lima Sales.

4.
Tiago Teixeira Sousa. Estudo Sobre Avaliação em Artes Cênicas na rede pública de Ensino do Distrito Federal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Jonas de Lima Sales.

5.
Marina Xavier Paes. Decifra-me ou devoro-te: um olhar sobre o potencial provocativo da experiência estética na formação do espectador. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Jonas de Lima Sales.

6.
Sérgio de Souza Silva. Candomblé como perspectiva de aprendizagens estéticas cênicas e performance cultural. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Jonas de Lima Sales.

7.
Kalil Alencar. Do corpo que sou: a comunicação corporal como proposta educaional. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Jonas de Lima Sales.

8.
Adni Rocha. O mediador do espetáculo -Um processo estético educacional. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Jonas de Lima Sales.

9.
Robson Vieira dos Anjos. Teatro relâmpago - Uma sensibilização na escola. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Teatro) - Universidade de Brasília. Orientador: Jonas de Lima Sales.

10.
Frederico Bernardo chaves. Ensino de teatro em Luziânia: Conflitos e perspecitivas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Jonas de Lima Sales.

11.
Erodilso da Silva Souza. Desafios do ensino formal de teatro: Uma análise pelo campo da docência. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Teatro) - Universidade de Brasília. Orientador: Jonas de Lima Sales.

12.
Isabela Andrade Ribeiro. Polivalência e Artes cênicas: Conflitos no ensino médio da rede pública do Distrito Federal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Jonas de Lima Sales.

13.
Emerson Rodrigues Dourado. Teatro e polivalência: Uma reflexão sobre o ensino no DF. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Jonas de Lima Sales.

Iniciação científica
1.
Rodrigo Pereira Santiago dos Santos. A cena negra: um estudo acerca dos conflitos entre identidade e representação de estudantes negros (as) do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Jonas de Lima Sales.

2.
Mariana Germano Maia. A Subjetividade Existente na Expressão de Cultura ?O Boi de Seu Teodoro? ? Reflexões. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Jonas de Lima Sales.

3.
Clarice César Dias. A CAÇADA DA RAINHA DE ALTO PARAÍSO - GO. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jonas de Lima Sales.

4.
Amanda Mendes Abrahão. A influência das danças africanas na expressão corporal das folias kalungas. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jonas de Lima Sales.

5.
Adni Rocha. Formação de platéia - Apre(e)nder o olhar para o universo dos espetáculos. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Jonas de Lima Sales.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SALES, Jonas de L.. ? Leitura e releitura cênica na escola ? reflexões. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 7:42:37