Polliana Silva Rodrigues

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7162757456661726
  • Última atualização do currículo em 12/12/2018


Possuo graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2004), com Mestrado (2006-2008), Doutorado (2009-2013) e Pós- doutorado (2013-2014) na Universidade Estadual de Santa Cruz no Programa de Pós Graduação em Genética e Biologia Molecular, além de um outro Pós- doutorado (2014-2015) realizado na Universidade Estadual de Feira de Santana, no programa de Botânica. Possuo experiência educacional no ensino superior atuando como Professora Dra. no Centro Universitário Maurício de Nassau -Salvador- Mercês nos cursos de Enfermagem, Biomedicina, Psicologia, Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e Farmácia. Sendo Bióloga licenciada, atuo em disciplinas gerais tais como genética geral e humana, biologia molecular, fisiologia humana, neurofisiologia, fisiologia da atividade motora, patologia,virologia, micologia, metodologia da pesquisa, TCC, auxílio na iniciação científica dos alunos, orientação de TCC e na escrita de artigos científicos. Atualmente também sou contratada como professora do estado como REDA, com 20 horas semanais nas disciplinas de ciências e biologia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Polliana Silva Rodrigues
Nome em citações bibliográficas
RODRIGUES, P. S.;RODRIGUES, POLLIANA SILVA;RODRIGUES, P.S.


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Genética e Biologia Molecular.
Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
Título: Análise citotaxonômica em dez espécies de Caesalpinia com base em citogenética clássica e molecular, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Ronan Xavier Corrêa.
Coorientador: Margarete Magalhães de Souza.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: cariótipo; dados cariomorfológicos; evolução cromossômica; Pau-brasil.
Grande área: Ciências Biológicas
2006 - 2008
Mestrado em Genética e Biologia Molecular.
Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
Título: Caracterização Citogenética e testes de transferência de primersmicrossatélites (SSR)em espécies de Caesalpinia que ocorrem na Bahia,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Ronan Xavier Corrêa.
Coorientador: Marco Antônio Costa.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.
Palavras-chave: Conservação; Caesalpinia; Marcadores Moleculares; Citogenética; cariótipo; evolução.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Citogenética vegetal.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: marcadores moleculares / Especialidade: Genética Molecular.
2000 - 2004
Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Título: A Importância da Paleontologia no Ensino Médio.
Orientador: Maria Angélica de Lima Tasso.


Pós-doutorado


2014 - 2015
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Genética Molecular.
2013 - 2014
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Biológicas


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Bolsista EAD - UAB, Enquadramento Funcional: Tutor a Distância, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Bolsista EAD - IAT, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 20
Outras informações
As atividades foram interrompidas até a admissão dos alunos no programa através do processo seletivo de vestibular.

Atividades

08/2006 - 12/2006
Estágios , Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Estágio realizado
Como requisito para obtenção do título de mestre pela Universidade Estadual de Santa Cruz no curso de Agronomia, na disciplina Biologia Geral..

Colégio São José, CSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Professora contratada, Enquadramento Funcional: Professora do ensino médio., Carga horária: 6

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Professora contratada, Enquadramento Funcional: Professora do ensino fundamental, Carga horária: 6

Atividades

02/2003 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Biologia e Ciências
02/2003 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Biologia

Faculdade Maurício de Nassau - Salvador, FMN/Salvador, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professora das disciplinas : Fisiologia Humana e Patologia Geral nos curso de Fisioterapia e Nutrição; Biologia molecular, Estágio I, II e III, TCC1 e Cosméticos no curso de Farmácia; Dimensões Biológicas e Bioquímicas na atividade motora, Prevenções e urgências na educação física e Socioantropologia na educação física no curso de Educação Física


Colégio Objetivo, COBJ, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora de Biologia e Ciências, Carga horária: 10


Governo do Estado da Bahia, GOVERNO/BA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Biologia e Ciências, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2009 - 2012
Análise do conteúdo de DNA nuclear de Passiflora, Caesalpinia e Theobroma
Descrição: Projeto cadastrado na PROPP sob o número 00220.1100.873, com vigência de 17/12/2009 a 16/06/2012 e financiado pela UESC no valor de R$ 11.818,92..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .

Integrantes: Polliana Silva Rodrigues - Integrante / Margarete Magalhães de Souza - Coordenador / Cláusio Antônio Ferreira de Melo - Integrante.
2007 - Atual
Diversidade Genética e Conservação de Espécies de Caesalpinia com Ênfase em Pau-brasil
Descrição: Descrição: Objetiva-se melhor entender os problemas suscitados nesses estudos iniciais desenvolvidos na UESC sobre diversidade genética de pau-brasil, a saber: investigar a ocorrrência de hibridação natural nas variantes de Caesalpinia echinata com base em marcadores microssatélites; verificar se o modelo de populações altamente estruturadas aplica-se às demais populações de pau-brasil no sul da Bahia; transferir os primers microssatélites que desenvolvemos em pau-brasil para outras espécies de Caesalpinia, visando melhor compreender a estrutura evolutiva do grupo; descrever a estrutura cariotípica de C. echinata e compará-la com outras espécies de Caesalpinia; aplicar os conhecimentos genéticos sobre as espécies de Caesalpinia para elaborar um plano de enriquecimento de áreas de regeneração de floresta nas Plantações Michelin da Bahia. Na metodologia, serão incluídos: técnicas de amostragens de indivíduos em campo; marcadores microssatélites com sistemas de detecção semi-automática em seqüenciador ABI377 bem como géis de seqüenciamento manual corado com prata; seqüenciamento de produtos PCR de genes cloroplastídicos e nucleares em seqüenciador Mega Bace; técnicas citogenéticas clássicas de coloração densa e com fluorocromos; análises estatísticas multivariadas para estudos de diversidade, agrupamento e filogenia. Espera-se ao final deste projeto ter obtido conhecimentos sobre a genética do pau-brasil e outras espécies de Caesalpinia, bem como conhecimentos que possam ser utilizados para definir estratégias de sua conservação. Além disso, busca-se formar profissionais em nível de graduação, mestrado e doutorado, que possam atuar em genética da conservação e áreas afins..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .

Integrantes: Polliana Silva Rodrigues - Integrante / Marco Antônio Costa - Integrante / Fabrício do Sacramento Juchum - Integrante / Fernanda amato Gaiotto - Integrante / CORRÊA, RONAN XAVIER - Coordenador / André Márcio Amorim - Integrante.
2006 - 2008
Estudo citogenético de cinco espécies de Caesalpinia que ocorrem na Bahia
Descrição: A Mata Atlântica e a Caatinga, apesar de altamente devastadas, são representativas do patrimônio genético brasileiro de biodiversidade. Dentre os grupos de plantas que ocupam esses habitats são encontradas as espécies de Caesalpinia (Caesalpinioideae: Leguminosae), das quais seis estão ameaçadas de extinção. Mesmo assim, há relativamente poucos estudos sobre a estrutura genética e composição cariotípica dessas espécies. Desta forma, objetivou-se caracterizar espécies de Caesalpinia que ocorrem na Bahia com base em dados citogenéticos e moleculares. A análise citotaxonômica tem trazido uma grande contribuição ao estudo da evolução devido os cromossomos constituírem o próprio material genético, e alterações desses parâmetros são significativas para a evolução das espécies. No presente trabalho, as espécies C. pluviosa var. peltophoroides, C. pulcherrima, C. ferrea var. leiostachya, C. microphylla e C. calycina foram analisadas citogeneticamente, visando explicitar as características cariotípicas e subsidiar estudos evolutivos do grupo. Para isso, as sementes foram coletadas, germinadas, submetidas a 8-hidroxiquinolina, fixadas em Carnoy e estocadas em freezer a -20ºC até sua utilização. Para o preparo dos cromossomos utilizou-se o protocolo de digestão enzimática e a coloração convencional com Giemsa. As lâminas foram analisadas, fotografadas e os resultados mostraram que todas as espécies apresentaram o mesmo número cromossômico com 2n=24, porém com morfologias distintas. Os cromossomos metafásicos de cinco células de cada espécie foram utilizados para determinar o comprimento médio dos cromossomos (X), o índice de assimetria (TF%) e o comprimento do lote haplóide (CHL) e o desvio padrão foi calculado. Com base nesses dados, os ideogramas dessas cinco espécies foram construídos, possibilitando observar que C. pluviosa var. peltophoroides é a mais primitiva e C. ferrea var. leiostachya a mais derivada entre as cinco espécies estudadas. Pelo bandeamento C, demonstrou-s.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (4) .

Integrantes: Polliana Silva Rodrigues - Coordenador / Ronan Xavier Corrêa - Integrante / Marco Antônio Costa - Integrante / Fabrício do Sacramento Juchum - Integrante / Fernanda amato Gaiotto - Integrante / Margarete Magalhães de Souza - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.
2006 - 2008
Transferência de primers SSR de Caesalpinia echinata para oito espécies desse gênero
Descrição: A aplicação das técnicas moleculares para a conservação genética tem tornado possível o exame da genética de espécies em risco de extinção e sua análise tem sido amplamente utilizada em pesquisa de conservação. Dentre os marcadores mais utilizados com esta finalidade estão os microssatélites (SSR) que possuem alto conteúdo de informação. Porém, possuem alto custo e dificuldade de desenvolvimento. Com base nisso, a conservação dos sítios microssatélites entre espécies ou mesmo entre gêneros torna possível a transferência desses marcadores entre espécies relacionadas. A transferência de primers SSR reduz os custos da técnica, fator que tem limitado seu uso. Assim, buscou-se testar a transferência de 11 primers SSR desenvolvidos para Caesalpinia echinata em oito espécies de Caesalpinia. Amostras de DNA de C. microphylla, C. echinata (controle), C. laxiflora, C. calycina, C. ferrea var. leiostachya, C. pluviosa var peltophoroides, C. pulcherrima, C. bracteosa e C. pyramidalis foram amplificadas por PCR para a obtenção de fragmentos microssatélites de tamanhos esperados conhecidos para C. echinata. Destes, o primer CE09 amplificou padrão compatível com regiões microssatélites em seis das oito espécies estudadas e os demais 10 primers requerem novos testes com modificações de temperatura para confirmação das amplificações. O primer CE09 e os demais que apresentarem padrões de amplificação típicos de SSR devem ser utilizados futuramente em populações representativas de cada espécie para determinação dos parâmetros populacionais..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) .

Integrantes: Polliana Silva Rodrigues - Coordenador / Ronan Xavier Corrêa - Integrante / Fabrício do Sacramento Juchum - Integrante / Fernanda amato Gaiotto - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Vegetal.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Taxonomia Vegetal.
5.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Citogenética vegetal.
6.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Citogenética animal.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
Honra ao Mérito - Melhor Professora do curso de Nutrição - Disciplina Patologia- 2018.1, Centro Universitário Maurício de Nassau.
2018
Honra ao Mérito - Melhor Professora do curso de Fisioterapia - Disciplina Patologia- 2018.1, Centro Universitário Maurício de Nassau.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RODRIGUES, P.S.2018 RODRIGUES, P.S.; SOUZA, M. M. ; MELO, C. A. F. ; PEREIRA, T. N. S. ; CORREA, R. X. . Karyotype diversity and 2C DNA content in species of the Caesalpinia group. BMC GENETICS, v. 19, p. 1-10, 2018.

2.
AMORIM, JOSIANE SANTOS2014 AMORIM, JOSIANE SANTOS ; TARAZI, ROBERTO ; RODRIGUES, POLLIANA SILVA ; TSAI, SIU MUI ; BERG, CÁSSIO ; GAIOTTO, FERNANDA AMATO . Development of microsatellite primers for Senna multijuga (Fabaceae): a pioneer species from the Brazilian Atlantic forest. Conservation Genetics Resources, v. 5, p. 3-4, 2014.

3.
RODRIGUES, P.S.2014 RODRIGUES, P.S.; SOUZA, M.M. ; CORRÊA, R.X. . Karyomorphology and karyotype asymmetry in the South American Caesalpinia species (Leguminosae and Caesalpinioideae). GENETICS AND MOLECULAR RESEARCH, v. 13, p. 8278-8293, 2014.

4.
RODRIGUES, POLLIANA SILVA2012 RODRIGUES, POLLIANA SILVA; SOUZA, MARGARETE MAGALHÃES ; CORRÊA, RONAN XAVIER . Karyomorphology of Caesalpinia Species (Caesalpinioideae: Fabaceae) from Caatinga and Mata Atlantica Biomes of Brazil. JOURNAL OF PLANT STUDIES, v. 1, p. 82, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, A. I. V. ; BASTOS, J. P. ; CARVALHO, I. S. ; SCHER, A. ; RODRIGUES, P.S. . O papel do profissional farmacêutico na prescrição e dispensação dos medicamentes. In: II Congresso Brasileiro de Saúde, 2017, Salvador. II Congresso Brasileiro de Saúde, 2017.

2.
RODRIGUES, P. S.; JUCHUM, F. S. ; GAIOTTO, F. A. ; CORREA, R. X. . TRANSFERÊNCIA DE PRIMERS SSR DE CAESALPINIA ECHINATA PARA OITO ESPÉCIES DESSE GÊNERO. In: 55º Congresso Brasileiro de Genética, 2009, Águas de lindóia. TRANSFERÊNCIA DE PRIMERS SSR DE CAESALPINIA ECHINATA PARA OITO ESPÉCIES DESSE GÊNERO, 2009.

3.
RODRIGUES, P. S.; SOUZA, M. M. ; COSTA, M. A. ; CORREA, R. X. . CARACTERIZAÇÃO CITOGENÉTICA DE ESPÉCIES DE CAESALPINIA QUE OCORREM NA BAHIA. In: 54º Congresso Brasileiro de Genética, 2008, Salvador. 54 Congresso Brasileiro de Genética, 2008.

4.
RODRIGUES, P. S.; MAFFEI, Eliane Mariza Dortas . Estudo citogenético em Diabrotica sp.. In: XV Encontro de Zoologia do Nordeste, 2005, Salvador. Estudo citogenético em Diabrotica sp., 2005.

5.
RIBEIRO, Suzana Meira ; MAFFEI, Eliane Mariza Dortas ; RODRIGUES, P. S. ; MOREIRA, Charles Neris . Levantamento e caracterização citogenética de espécies de Coccinellidae (Coleoptera) ocorrentes na região de VItória da Conquista. In: XV Encontro de Zoologia do Nordeste, 2005, Salvador. XV Encontro de Zoologia do Nordeste, 2005.

6.
MAFFEI, Eliane Mariza Dortas ; MOREIRA, Charles Neris ; MENEZES, Ayres O ; RIBEIRO, Suzana Meira ; RODRIGUES, P. S. . Contaminação em larvas de Cycloneda sanguinea por vespas da família Encyrtidae (Hymenoptera) em Vitória da Conquista- BA. In: Xv Encontro de Zoologia do Nordeste, 2005, Salvador. Xv Encontro de Zoologia do Nordeste, 2005.


Demais tipos de produção técnica
1.
RODRIGUES, P. S.. Análise de assimetria cariotípica em plantas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
RODRIGUES, P. S.; SOUZA, M. M.; SANTOS-CEREJO, J.; MELO, C. A. F.; RODRIGUES, P. S.. Participação em banca de Manuella Palmeira Lavisncky. Análises meióticas em genitores e híbridos interespecíficos F1 (progênie HD15) de Passiflora L.. 2016. Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

2.
SOUZA, M. M.; RODRIGUES, P. S.; SANTOS-CEREJO, J.. Participação em banca de Matusalem Campos Santos. ANÁLISES CITOGENÉTICAS EM VARIEDADES COMERCIAIS DE MELOEIROS (Cucumis melo L.). 2016. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RODRIGUES, POLLIANA SILVA. Participação em banca de Cristiane Almeida Batista / Leiliane de Jesus Silva.Avanços na Geneterapia Humana. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade Maurício de Nassau - Salvador.

2.
RODRIGUES, POLLIANA SILVA. Participação em banca de Monica Silva Santos / Adelson Souza dos Santos.Erros de Prescrição Médica Hospitalar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade Maurício de Nassau - Salvador.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SILVA, L.N; MILLER, J.G.S; RODRIGUES, P.S.; MARTINEZ, R.; Polliana Silva; RODRIGUES, P. S.. Identificação genética de espécies cripticas. 2007. Universidade Estadual de Santa Cruz.

2.
OLIVEIRA, E.G.; GROSS, E.; RODRIGUES, P.S.; Polliana Silva; RODRIGUES, P. S.. Estudo da microbiota do pré-estômago do Caititu (Tayassu tajacu). 2007. Universidade Estadual de Santa Cruz.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Curso Marcador Molecular Microssatélite: Uma visão aplicada ao Melhoramento. 2012. (Outra).

2.
Curso Métodos Computacionais Aplicáveis à Análise Citogenética de Plantas. 2012. (Outra).

3.
I Curso de Verão em Genética e biologia Molecular (ministrante).Mini curso Utilização de marcadores citológicos e moleculares aplicados ao estudo evolutivo. 2011. (Outra).

4.
I Encontro Nacional dos Tutores da Educação a Distância. 2011. (Encontro).

5.
Formação Continuada para Tutores - Módulo III - Processos de Manutenção da Vida I. 2010. (Outra).

6.
Whorkshop sobre preparo de lâminas para citogenética de plantas. 2010. (Outra).

7.
1° Reunião Brasileira de Citogenética.Curso - Citogenética: da era clássica à molecular. 2009. (Outra).

8.
1° Reunião Brasileira de Citogenética. 2009. (Outra).

9.
1ª Reunião Brasileira de Citogenética.Reunião brasileira de citogenética. 2009. (Outra).

10.
2º Workshop de Avalianção e Planejamento do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular.Ouvinte. 2009. (Outra).

11.
55° Congresso Brasileiro de Genética.Organização Molecular e Diferenciação Longitudinal Cromossômica. 2009. (Outra).

12.
55° Congresso Brasileiro de Genética.Mini-curso - Sistemática Filogenética. 2009. (Outra).

13.
55º Congresso Brasileiro de Genética. Participante. 2009. (Congresso).

14.
Curso Utilização do Programa Photoshop para Análises Cromossômicas. 2009. (Outra).

15.
Palestra Ciências e Sustentabilidade. 2009. (Outra).

16.
Preparo de Sondas para Fish em Plantas- Parte 1: Manutenção de bactérias contenso sequências ribossomais e telomérica de eucariotos. 2009. (Outra).

17.
Simplificando a citometria de fluxo. 2009. (Outra).

18.
CCAA.CCAA - Certificado. 2005. (Outra).

19.
OS 50 ANOS DO DNA.OS 50 ANOS DO DNA.. 2003. (Seminário).

20.
53ª Reunião Anual da SBPC.53ª Reunião Anual da SBPC. 2001. (Outra).

21.
II Semana do Meio Ambiente.II semana do meio ambiente. 2001. (Seminário).

22.
Treinamento básico em primeiros socorros..Treinamento básico em primeiros socorros. 2001. (Outra).

23.
III Encontro de Biologia da UEFS.III Encontro de Biologia da UEFS. 2000. (Encontro).

24.
I Semana do Meio Ambiente. 2000. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RODRIGUES, P. S.. Análise de assimetria cariotípica em Plantas (Organização e Ministrante). 2013. (Outro).

2.
RODRIGUES, P. S.. II Jornada Baiana de Biologia EAD - UESC (II Jornabio): Biologia e Desenvolvimento Sustentável (Comissão de Certificados). 2012. (Outro).

3.
RODRIGUES, P. S.. I Jornada de Biologia EaD-UESC (I Jornabio): Biologia, Sociedade e Conhecimento: Educação Contemporânea (Comissão Científica). 2011. (Outro).

4.
RODRIGUES, P. S.. I Jornada de Biologia EaD-UESC (I Jornabio): Biologia, Sociedade e Conhecimento: Educação Contemporânea (Monitoria). 2011. (Outro).

5.
RODRIGUES, P. S.. I Jornada de Biologia EaD-UESC (I Jornabio): Biologia, Sociedade e Conhecimento: Educação Contemporânea (comissão organizadora). 2011. (Outro).

6.
RODRIGUES, P. S.. I Jornada de Biologia EaD-UESC (I Jornabio): Biologia, Sociedade e Conhecimento: Educação Contemporânea (Comissão científica). 2011. (Outro).

7.
RODRIGUES, P. S.. II Semana do Meio Ambiente- SEMA. 2001. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Fabiana Cardoso. Fluxo gênico histórico e contemporâneo de Senna multijuga revelada por meio de marcadores moleculares microssatélites nucleares. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Polliana Silva Rodrigues.

2.
José Vicente Pires Neto. Localização de regiões nucleolares em cromossomos de Caesalpinia L. e Passiflora L.. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Polliana Silva Rodrigues.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 17:49:21