Cláudia Braga de Andrade

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0551252427559824
  • Última atualização do currículo em 08/12/2018


Possui graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1990), Mestrado (2004), Doutorado (2008) e Pós-Doutorado (2017) no Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi bolsista CAPES no período de 2003 a 2008, com período de Bolsa Sanduíche na Université Paris Diderot ? Paris 7. Atualmente é Professora Adjunta III do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto. Pesquisadora Associada do Núcleo de Pesquisa para a Infância e Adolescência Contemporâneas ? NIPIAC/UFRJ. Tem experiência na área de Psicologia, Psicanálise e Educação. Dedica-se ao estudo dos temas: laços sociais e processos de subjetivação contemporâneos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cláudia Braga de Andrade
Nome em citações bibliográficas
ANDRADE, Cláudia Braga de


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em Teoria Psicanalítica.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
com período sanduíche em Université Paris Diderot (Orientador: Alain Vanier).
Título: Linguagem e intensidade no discurso freudiano, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Joel Birman.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: psicanálise; subjetividade; representação; intensidade; linguagem.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Outro.
2002 - 2004
Mestrado em Teoria Psicanalítica.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A 'natureza'do corpo: origem ou destino? Uma leitura sobre a concepção de corpo na obra freudiana.,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Waldir Beividas.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: psicanálise; corpo; pulsão; natureza; cultura.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Outro.
1996 - 1998
Especialização em Os Fundamentos da Psicanálise de Freud a Lacan.
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Título: Grande Setão: Desejos.
Orientador: Antonio Quinet.
1985 - 1990
Graduação em Psicologia.
Universidade Santa Úrsula, USU, Brasil.


Pós-doutorado


2016 - 2017
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40

Atividades

01/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .

10/2012 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gênero e Sexualidade
Problemas de Ensino e Aprendizagem
Psicologia Educação I
Psicologia Educação II
Psicologia Geral
Tópicos Especiais em Educação I: Temas da atualidade
03/2008 - 12/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação I
Psicologia da Educação II
Psicologia do Desenvolvimento
Psicologia Geral

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 8

Atividades

03/2001 - 12/2001
Ensino, Faculdade de Educação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicanálise e Educação
Psicologia da Educação

Central Única dos Trabalhadores, CUT, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto Integração - Ensino Médio para trabalhadores Programa com perspectiva da unidocência


Sociedade Pestalozzi do Brasil, PESTALOZZI, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 10


Instituição Educacional Solange Guimarães Mussi, IESGM, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1997
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
A Escola trabalha na perspectiva da inclusão social e tem como público alvo adolescentes, jovens e adultos com necessidades educativas especiais.


Hospital Estadual Jurujuba, HEJ, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1989
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Estagiária Psicologia, Carga horária: 20


Hospital Universitário Pedro Ernesto, HUPE, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1989
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Estagiária Psicologia, Carga horária: 15


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: outro

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, Psicanálise e Contemporaneidade: Trauma e Urgências subjetivas, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Adolescência,Violências e situações de risco
08/2017 - Atual
Extensão universitária , Reitoria, Coordenação Central de Extensão.

Atividade de extensão realizada
Docência.


Linhas de pesquisa


1.
Processos de subjetivação contemporâneos
2.
Psicologia e Educação


Projetos de pesquisa


2014 - 2016
Juventude e violência no contexto escolar
Descrição: A pesquisa pretende analisar como a violência se tornou uma referência fundamental nas formas atuais de subjetivação. Temos como objetivo estabelecer um quadro conceitual que permita fornecer novos elementos para a compreensão da manifestação da violência na juventude, especialmente em relação aos casos de conflito entre grupos e pares de jovens. Considerando que o ambiente escolar é um espaço privilegiado de convivência dos jovens sob a perspectiva de seu processo de inserção social e institucional, focamos nossa discussão em torno da questão da violência no contexto escolar. Nos últimos estudos sobre a incidência da violência escolar envolvendo jovens, encontramos uma grande preocupação em admitir a influência da violência social no âmbito da escola e, sobretudo, uma tendência em apontar a forte relação entre violência escolar e violência institucional. Acreditamos, no entanto, que nessas análises, o enquadramento teórico circunscrito apenas a fatores específicos à Instituição escolar é insuficiente para explicá-lo, uma vez que não é considerada a possibilidade da manifestação da violência entre jovens estar associada a procedimentos relacionados à sua constituição subjetiva e social, em certa medida, autônomos em relação ao quadro institucional onde se insere, ainda que encontrem, nesse quadro, seu lugar privilegiado de manifestação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Cláudia Braga de Andrade - Coordenador / Marilia Ravelli - Integrante / Marilene do Carmo Silva - Integrante / Larissa Tainá da Silva - Integrante / Jussara Ferreira de Jesus - Integrante.
2013 - 2015
Juventude, laços sociais e processos de subjetivação: um estudo sobre as republicas estudantis
Descrição: O projeto de pesquisa pretende estudar a relação entre as representações de juventude na contemporaneidade e as formações de laços sociais em grupos de jovens. As representações do ?sujeito jovem? na atualidade apontam para uma transformação do papel do jovem na sociedade tanto na ordem simbólica, como econômica, social e cultural que vem afetando diretamente as formas de subjetivação e a construção de laço social. Com o propósito de pesquisar as transformações na construção de laços sociais na juventude, temos como objeto de análise as repúblicas federais estudantis da cidade de Ouro Preto. Este dispositivo apresenta uma composição especifica, uma vez que dispõe de autonomia administrativa em relação à Universidade, ao mesmo tempo em que seu sentido e função social está estreitamente vinculado ao estatuto de estudante universitário. Tal caso paradigmático fornece indicações de uma formação ?espontânea? de um grupo social de jovens. Esta configuração confere um campo profícuo de estudo sobre a formação de grupo de jovens na atualidade. A construção de laços sociais está sendo examinada a partir da análise de sua estrutura, organização e dinâmica do grupo composta por uma série de rituais e de símbolos identitários..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Cláudia Braga de Andrade - Coordenador / Taciana Sene Lucio - Integrante.
2012 - 2014
Juventude e violências: narrativas e formas de subjetivação
Descrição: A pesquisa Juventude e Violência: Narrativas e Formas de Subjetivação pretende investigar como a violência vem se tornando, num processo histórico e contínuo, uma referência fundamental nas formas atuais de subjetivação. Para isso, amplia o conceito de violência considerando não somente as suas formas mais visíveis nos discursos cotidianos (basicamente, conflitos entre grupos e dispositivos de repressão policial), mas também o modo como a violência se dá, contemporaneamente, a partir de recentes configurações institucionais, científicas e familiares. Coordenada por Joel Birman, a pesquisa será conduzida pela equipe de pesquisadores do Grupo EPOS Genealogia, Subjetivações e Violências, registrado no diretório do CNPq e certificado pelo Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. A pesquisa foi concebida articulada em três eixos (I) a criminalização, a judicialização e capilarização dos dispositivos de controle da/sobre a juventude (II) os discursos de patologização e medicalização do adolescente e jovem adulto; e (III) a violência psíquica a que os jovens estão submetidos nas relações parentais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
O mal estar docente e os problemas das crianças e dos adolescentes
Descrição: O projeto de pesquisa/extensão visa discutir as questões relacionadas ao mal estar docente e aos problemas das crianças/adolescentes e integra o Programa Caleidoscópio desenvolvido na Universidade Federal de Ouro Preto- MG, aprovado no PROEXT-2009 como projeto de extensão. O grupo de pesquisadores/as que propõe o Programa Caleidoscópio situa-se na proposição de um regime interdisciplinar de saberes-práticas buscando analisar e pensar ações que possam ser desenvolvidas entre a educação superior e a educação fundamental, bem como em comunidades. A articulação do grupo se dá com o grupo de pesquisa da FAE-UFMG, PRODOC. A pesquisa proposta possibilitará, nesse sentido, a sistematização de saberes relacionados à docência, bem como a construção de novos discursos. Ancorados em um projeto de pesquisa/extensão, visamos construir uma estratégia política de intervenção, articulando os saberes teóricos produzidos pela Universidade em nossas pesquisas, e os saberes da prática e da experiência que, ao nosso ver, contribuem de modo conjunto na leitura e intervenção das demandas presentes nas comunidades envolvidas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Juventude, subjetivações e violências
Descrição: O projeto Juventude, Subjetivações e Violências, desenvolvido pelo grupo EPOS, locado no Instituto de Medicina Social da Uerj, e coordenado por Joel Birman, parte do pressuposto de que o submetimento da juventude a diversos tipos de violência, tanto em suas dimensões (física, psico-biológica e simbólica); quanto em seus universos institucionais (escola, justiça, trabalho, entre outros); assim como nos cenários de ocorrência (comunidades, famílias, espaços midiáticos) tem papel constituinte nas formas de subjetivação do jovem na contemporaneidade. O projeto foi o espaço de interlocução entre pesquisadores que oferecem interpretações alternativas àquelas adotadas pelos regimes de poder e saber dominantes - geralmente de característica coercitiva e baseados na institucionalização de formas de violência. Nossa participação no projeto enfocou a violência simbólica na escola, relações de poder e resistência entre esta instituição e os jovens, e buscou a escuta de "contradiscursos" empreendidos pelos estudantes adolescentes de municípios do Grande Rio..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Processos psicológicos, subjetividade e desenvolvimento humano
Descrição: Seu objetivo é investigar, descrever e estudar os processos psicológicos do ser humano na sua forma ampla, ou seja : os processo cognitivos, os processos afetivos, as interações sociais, a ecologia humana, etc. e suas interações com o social, seja no contexto educacional, nos processos de ensino versus aprendizagem ou outro. Da mesma forma se interessa pelas relações inter-humanos e os fenômenos subjetivos e inter-subjetivos dessas relações..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - 2016
Sou Mais Juventude
Descrição: Considerando a atual vulnerabilidade dos jovens universitários explicitada pelos índices de violência entre eles, pelo abuso sexual, pelo crescente consumo de álcool e drogas, pelas mortes decorrentes de overdose e casos de suicídio, o presente projeto tem o propósito de analisar as formas de subjetivação dos jovens universitários e suas implicações socio-políticas no contexto onde vivem. Trata-se de uma pesquisa- intervenção, e como procedimento inicial de pesquisa, estamos realizando um mapeamento dos possíveis signos de mal-estar na contemporaneidade presentes na comunidade universitária. Ainda como recursos metodológicos, utilizamos reuniões ampliadas, rodas de conversas e entrevistas abertas, que vão permitindo a construção de ações emergenciais (situações de conflito) e ações planejadas construídas de forma horizontal e coletiva envolvendo todos os segmentos da universidade (docentes, discentes e funcionários)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Cláudia Braga de Andrade - Coordenador / Margareth Diniz - Integrante / Gustavo Meilleres - Integrante / Marco Antonio Torres - Integrante / Carla Mercês da Rocha Jatobá - Integrante.


Membro de corpo editorial


2010 - Atual
Periódico: Revista EPOS - Genealogia, Subjetivações e Violências


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
Aprovada (2º lugar) no Concurso Público para Prof. Adjunto - Área Abordagens Contemporâneas,Departamento de Psicologia Clínica, Instituto de Psicologia, UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2010
Aprovada no Concurso Público para Professor Adjunto na área de Psicologia Educacional, Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, Psicologia do Desenvolvimento Humano, Psicologia Social., Universidade Federal de Ouro Preto.
1999
XIII Concurso do programa de Capacitação Profissional da Comunidade Solidária, Governo Federal Programa Comunidade Solidária.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
ANDRADE, C,B.  Data: 01/12/2009

Artigos completos publicados em periódicos

1.
COUTINHO, L. G.2017 COUTINHO, L. G. ; ANDRADE, Cláudia Braga de . O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação?. ETD: Educação Temática Digital, v. 19, p. 48-63, 2017.

2.
ANDRADE, Cláudia Braga de2016 ANDRADE, Cláudia Braga de. A escrita de Derrida: notas sobre o modelo freudiano de linguagem (Número 1, Vol. 27, Jan-Abr). Psicologia USP (Impresso), v. 27, p. 1-8, 2016.

3.
ANDRADE, Cláudia Braga de2016 ANDRADE, Cláudia Braga de. The specificity of language in psychoanalysis. Ágora ( PPGTP/UFRJ), v. 19, p. 279-294, 2016.

4.
ANDRADE, Cláudia Braga de2015 ANDRADE, Cláudia Braga de. Violências e Juventudes: Processo de subjetivação no contexto escolar. Boletim de Psicologia, v. LXV, p. 15-28, 2015.

5.
ANDRADE, Cláudia Braga de2009ANDRADE, Cláudia Braga de. A linguagem para além da dimensão. Reverso (Belo Horizonte. Impresso), v. 57, p. 21-30, 2009.

6.
ANDRADE, Cláudia Braga de2003ANDRADE, Cláudia Braga de. A natureza do corpo: origem ou destino?. Cadernos de Psicanalise, Rio de Janeiro, v. 19, n.22, p. 97-112, 2003.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ANDRADE, Cláudia Braga de; MACIEL, M. R. (Org.) ; COUTINHO, L. G. (Org.) ; CARNEIRO, C. (Org.) . Anais do VI JUBRA. Simpósio internacional Sobra a Juventude Brasileira: os jovens e seus outros. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2015. 640p .

2.
ANDRADE, Cláudia Braga de; DINIZ, M. (Org.) ; JATOBA, C. M. R. (Org.) . Juventudes e o mal-estar na contemporaneidade. 1. ed. Belo Horizonte: Editora PACO, 2015. v. 1.

Capítulos de livros publicados
1.
ANDRADE, Cláudia Braga de; COUTINHO, L. G. . A escola é nossa: uma escuta do movimento das ocupações. In: Pereira, M.R.. (Org.). Os sintomas na educação de hoje: que fazemos com isso?. 1ed.Belo Horizonte: Scriptum Editora, 2017, v. , p. 151-161.

2.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Bullyng, violência e a nova condição da juventude. In: Ferreira, C.M.R.J.; Diniz, M.; Ferraz, C.I.. (Org.). As Diferenças transitam nas Escolas - Mal-Estar, Inclusão Social e Diversidade. 1ed.Belo Horizonte: Editora Paco, 2016, v. , p. 51-67.

3.
ANDRADE, Cláudia Braga de; DINIZ, M. ; JATOBA, C. M. R. . Sou mais juventude: uma experiência política no contexto universitário. In: ANDRADE, Claudia Braga; DINIZ, Margareth; JATOBA, Carla. (Org.). Juventudes e o mal-estar na contemporaneidade. 1ed.Belo Horizonte: Editora PACO, 2015, v. 1, p. 7-20.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COUTINHO, L. G. ; ANDRADE, Cláudia Braga de . Os jovens e os discursos na ocupação de escolas no Brasil. In: III Encuentro Internacional de Psicologia y Educación en el Siglo XXI, 2017. Anais do III Encuentro Internacional de Psicologia y Educación en el Siglo XXI, 2017.

2.
ANDRADE, Cláudia Braga de. A lógica do laço social: o que está em jogo em uma fratria?. In: X Colóquio Internacional do LEPSI: Crianças públicas, adultos privados', 2014, São Paulo. Anais do X Colóquio internacional do LEPSI ? Crianças públicas, adultos privados? V Congresso da RUEPSY ? Rede Universitária Internacional em Educação e Psicanálise e I Congresso Brasileiro da Rede INFEIES, 2014.

3.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Juventude, laços sociais e processos de subjetivação. In: Bienal Latino Americana de Infancias e Juventudes, 2014, Manizales, Colombia. Anais Bienal Latino Americana de Infancias e Juventudes, Universidade de Manizales, Colombia, 2014.

4.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Passes e impasses: juventude e o discurso de combate às drogas. In: Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira, 2012, Recife. Juventude, álcool e outras drogas. Recife: Ed. Universitária UFPE, 2012.

5.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Desejo: um grande sertão. In: II Seminário Internacional Guimarães Rosa, 2003, Belo Horizonte. Veredas de Rosa II. Belo Horizonte: PUC-Minas, 2003. p. 123-128.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
COUTINHO, L. G. ; ANDRADE, Cláudia Braga de . Le mouvement 'Occupez l?école': adolescence, éducation et nouveaux liens sociaux. In: Congrès Cliopsy, Éducation, formation et psychanalyse : une insistante actualité, 2017, Paris - França. Anais do Congrès Cliopsy, Éducation, formation et psychanalyse : une insistante actualité, 2017.

2.
ANDRADE, Cláudia Braga de; COUTINHO, L. G. . O movimento ?ocupa escola?: juventude, educação e novos laços sociais. In: VII Simpósio Internacional Sobre A Juventude Brasileira, JUBRA, 2017, Fortaleza - Ceará. Anais do VII Simpósio Internacional Sobre A Juventude Brasileira, JUBRA, 2017.

3.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Fraternidade e cultura: passes e impasses da juventude na atualidade. In: VII Simpósio Internacional Sobre A Juventude Brasileira, JUBRA, 2017, Fortaleza - Ceará. Anais do VII Simpósio Internacional Sobre A Juventude Brasileira, JUBRA, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COUTINHO, L. G. ; ANDRADE, Cláudia Braga de . O que as ocupações nos ensinam sobre o laço social a adolescência e a educação?. In: XI Colóquio Internacional do Lepsi/V Ruepsy/II INFEIES?II Psicanálise e educação de Minas, 2016, Belo Horizonte. Os Sintomas na Educação de Hoje: o que fazemos com isso?, 2016.

2.
ANDRADE, Cláudia Braga de; DINIZ, M. . Sou Mais Juventude: discutindo a representação do/a jovem e seus impasses na atualidade. In: XI Colóquio Internacional do Lepsi/V Ruepsy/II INFEIES?II Psicanálise e educação de Minas, 2016, Belo Horizonte. Os Sintomas na Educação de Hoje: o que fazemos com isso?, 2016.

3.
ANDRADE, Cláudia Braga de; DINIZ, M. ; FERREIRA, C. J. . Política de juventudes: apontamentos sobre formas de subjetivação e ação coletiva no contexto universitário. In: VI JUBRA Simpósio Internacional Sobre Juventude Brasileira: Os Jovens e Seus Outros, 2015, Rio de Janeiro. Anais do VI Simpósio Internacional Sobre Juventude Brasileira: Os Jovens e Seus Outros. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2015. v. 1. p. 125-126.

4.
ANDRADE, Cláudia Braga de; JATOBA, C. M. R. ; DINIZ, M. . Sou Mais Juventude: reflexões sobre uma experiência no contidiano universitário. In: 2o Seminário Internacional Trabalho e Educação, 2014, Mariana. Anais dos resumos dos trabalhos do 2o Seminário Internacional Trabalho e Educação, 2014.

5.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Um diálogo entre Deleuze e a psicanalise. In: II Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise, 2007, São Carlos - SP. II Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise. São Carlos - SP, 2007. p. 61-62.

Apresentações de Trabalho
1.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Sobre uma fabulação: no exílio da linguagem comum. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ANDRADE, Cláudia Braga de; COUTINHO, L. G. . A ocupação nas escolas e seus efeitos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
COUTINHO, L. G. ; ANDRADE, Cláudia Braga de . Le mouvement : occupez l?école » : adolescence, éducation et nouveaux liens sociaux. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Fraternidade e cultura: passes e impasses da juventude na atualidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ANDRADE, Cláudia Braga de; COUTINHO, L. G. . O movimento ?ocupa escola?: juventude, educação e novos laços sociais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
COUTINHO, L. G. ; ANDRADE, Cláudia Braga de . O que as ocupações nos ensinam sobre o laço social, a adolescência e a educação?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Em nome de um corpo: reflexões sobre o laço social nas republicas estudantis. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ANDRADE, Cláudia Braga de. 'Formação da imagem: laço social na contemporaneidade'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
ANDRADE, Cláudia Braga de; DINIZ, M. . Sou Mais Juventude: discutindo a representação do/a jovem e seus impasses na atualidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ANDRADE, Cláudia Braga de; FERREIRA, C. J. ; DINIZ, M. . Política de juventudes: apontamentos sobre formas de subjetivação e ação coletiva no contexto universitário. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Linguagem, escrita e inconsciente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Juventude na atualidade: novas formas de laços sociais?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ANDRADE, Cláudia Braga de. A lógica do laço social: o que está em jogo em uma fratria?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ANDRADE, Cláudia Braga de; LUCIO, T. S. . Juventude, laços sociais e processos de subjetivação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ANDRADE, Cláudia Braga de; FERREIRA, C. J. ; DINIZ, M. . Sou Mais Juventude: reflexõse sobre uma experiência no cotidiano univesitário. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ANDRADE, Cláudia Braga de. O perfil do jovem universitário. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Ensino e Aprendizado de Arte em Contextos de Educação Formal. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Os vários discuros sobre a juventude na atualidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Juventude e laços sociais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
ANDRADE, Cláudia Braga de. O corpo na neurose obsessiva. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Lugares do corpo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
ANDRADE, Cláudia Braga de. A realidade do corpo na clínica psicanalítica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Bullying e a estética da perversidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Violência e processos de subjetivação no contexto escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
ANDRADE, Cláudia Braga de. As ontologias do mal na contemporaneidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Um diálogo entre Deleuze e a Psicanálise. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
ANDRADE, Cláudia Braga de. O segredo está na superficie. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

28.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Desejo: um grande sertão. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Parecer Revista Educação & Realidade. 2018.

2.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Parecer Revista Ágora ? Estudos em Teoria Psicanalítica. 2018.

3.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Parecer Athenea Digital. Revista de pensamiento e investigación social. 2017.

4.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Parecer Psicologia Clínica, PUC. 2017.

5.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Parecer Psicologia em Revista, PUC Minas. 2017.

6.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Parecer Revista Ágora - Estudos em Teoria Psicanalítica. 2017.

7.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Revista Psicologia USP. 2016.

8.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Parecer Revista Ágora - Estudos em Teoria Psicanalítica. 2016.

9.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Parecer Revista Ágora - Estudos em Teoria Psicanalítica. 2015.

10.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Parecer Revista Ágora - Estudos em Teoria Psicanalítica. 2014.

11.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Revista Psicologia USP. 2014.

12.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Parecerista para publicação da Editora ABRAPSO. 2014.

13.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Parecer Revista Psicologia e Sociedade. 2014.

14.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Parecer Revista Ágora - Estudos em Teoria Psicanalítica. 2013.

15.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Parecerista no IX SIMPOED 'Simpósio de Formação e Profissão Docente. 2013.

16.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Parecer Revista Clínica & Cultura. 2012.

17.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Parecer Revista Educação e Cultura Contemporânea. 2012.

18.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Parecer Revista Ágora - Estudos em Teoria Psicanalítica. 2012.

19.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Membro da Comissão de Publicação Comunicação e Divulgação do EBEP. 2012.

20.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Parecer para Revista Ágora - Estudos em Teoria Psicanalítica. 2011.

21.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Parecer para Revista EPOS - Genealogia, Subjetivações e Violências. 2011.

22.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Parecer para Revista Ágora - Estudos em Teoria Psicanalítica. 2010.

23.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Parecer para Revista Psicologia Ensino e Formação. 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Metapsicologia Freudiana. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Violência Psíquica, Juventude e Situações de Risco. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Supervisão Clínica de Orientação Psicanalítica. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
ANDRADE, Cláudia Braga de; COUTRIM, R. M. E. . Juventude e Adolescência. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Metapsicologia Freudiana. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Inconsciente e Pulsão. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
ANDRADE, Cláudia Braga de. O Jovem Como Sujeito do Ensino Médio. 2014. .

8.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Interpretação dos sonhos: ínicio da psicanálise. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Uma discussão sobre a linguagem: Freud, Lacan, Derrida e Deleuze. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Estudo de Freud - Primeira Teoria da Pulsão. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Estudo em Freud - Últimas contribuições teóricas. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

12.
ANDRADE, Cláudia Braga de. A Psicopatologia das Neuroses. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

13.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Estudo de Freud - Segunda Teoria da Pulsão. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
DINIZ, M.; RAHME, M. M. F.; PEREIRA, M. R.; ANDRADE, Cláudia Braga de. Participação em banca de Olga Ferreira e Penna. Como é ser adolescente? Sobre adolescência e seu(s) nós. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
DINIZ, M.; ANDRADE, Cláudia Braga de; RAHME, M. M. F.; LIMA, F. J.. Participação em banca de Marcilene Magalhães da Silva. Processo de inclusão no ensino superior. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
CASTRO, L. R.; ANDRADE, Cláudia Braga de; RODRIGUES, T. C.. Participação em banca de Carina Borgatti Moura. ""... mesmo com o cuidado, o que eu sinto é um vazio." A produção da diferença na escola". 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
DINIZ, M.; ANDRADE, Cláudia Braga de; MACIEL, E. C. R.; BRANCO, L. C.. Participação em banca de Natália Goulard Pelegrini. Esbarrar no texto, esbarrar na vida: a escrita feminina como experiência e invenção para a formação docente. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Qualificações de Mestrado
1.
BIRMAN, J.; HERZOG, R.; ANDRADE, Cláudia Braga de. Participação em banca de Roberto Lima Noronha. Trauma, desamparo e destino da figura do pai na modernidade. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
FERREIRA, N. P.; Jorge, Marco Antonio Coutinho; ANDRADE, Cláudia Braga de. Participação em banca de Eliane dos Anjos Nunes Grizotti. A perversão: uma leitura de 'A causa secreta' de Machado de Assis. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
ARAUJO, P. C. K.; RUDGE, A. M. T. P.; ANDRADE, Cláudia Braga de. Participação em banca de Franciana Figueiredo dos Santos. Desamparo Social: a precariedade dos laços nas relações de trabalho. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Psicanálise Saúde e Sociedade) - Universidade Veiga de Almeida.

4.
JORGE, Marco Antonio Coutinho.; ANDRADE, Cláudia Braga de; FERREIRA, N. P.. Participação em banca de Cassia Amara da Conceição Bruno de Azevedo. Perversão e crimes sexuais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
JORGE, Marco Antonio Coutinho.; ANDRADE, Cláudia Braga de; RIBEIRO, H. F. C.. Participação em banca de Paula Maribondo de Oliveira. A questão da repetição em Freud e Lacan. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
DINIZ, M.; PEREIRA, M. R.; ANDRADE, Cláudia Braga de. Participação em banca de Olga Ferreira Penna. Adolescência e laço social: escutando adolescentes na escola. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

7.
CASTRO, L. R.; ANDRADE, Cláudia Braga de; SALLES, L. M. F.. Participação em banca de Carina Borgatti Moura. Escola e o projeto ser: a produção das anormalidades na infância. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ANDRADE, Cláudia Braga de; BORTOLINI, N. G. S.. Participação em banca de Oscar Alberto Nardi.Teatro, imagens e movimentos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
ANDRADE, Cláudia Braga de; BUSCACIO, C. M.; CAETANO, E. M.; TODD, E. T.. Participação em banca de Isabela de Paula Gomes.Reconhecendo os sentidos da experiência social do outro no Processo Educacional: os desafios de ensinar e aprender com a diferença. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
ANDRADE, Cláudia Braga de; VALENCA, E. G.; Pinto, Davi de Oliveira. Participação em banca de Nilmara Aparecida de Castro.Pensar, Sentir e Querer: Princípios para uma Educação mais humana. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
ANDRADE, Cláudia Braga de; MORAES, D. R.; PIEGAZ, A. F.. Participação em banca de Bárbara Lopes Henriques.Trajetórias Diversas em Arte: os ventos que nos carregam. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

5.
ANDRADE, Cláudia Braga de; MORAES, D. R.; Pinto, Davi de Oliveira; FERRAZ, Cláudia Itaborahy. Participação em banca de Mariella Siqueira da Silva.Da Formação à Formação: inquietudes e encantos diante da experiência docente em Arte. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

6.
ANDRADE, Cláudia Braga de; Pinto, Davi de Oliveira. Participação em banca de Higgor Vinícius Viera.A essência teatral e a troca sensível: A modificação afetuosa do ser criador. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

7.
ANDRADE, Cláudia Braga de; PIEGAZ, Acevesmoreno Flores. Participação em banca de Thálita Motta Melo.Para além do que se vê: tessituras de arte em paisagens institucionais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

8.
ANDRADE, Cláudia Braga de; PIEGAZ, Acevesmoreno Flores. Participação em banca de Luisa Dias Bassoli.Quem tem medo da docência? Experiência de uma formação em Arte/Educação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

9.
ANDRADE, Cláudia Braga de; Braga, Humberto Fois; Burkowski, Rodrigo. Participação em banca de Natasha D´Angelo Machado.Representação da Sexualidade no Turismo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ANDRADE, Cláudia Braga de; MATOS, D. A. S.; DESLANDES, K.. Concurso para Professor Substituto. 2016. Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
ANDRADE, Cláudia Braga de; DINIZ, M.; TORRES, M. A.. Concurso para Professor Substituto. 2014. Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
ANDRADE, Cláudia Braga de; CATTAPAN, P.; SALOMAO, G.; BASTOS, C.; RIBEIRO, L.. Concurso para Professor Adjunto. 2013. Universidade Federal Fluminense.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XI Colóquio Internacional do Lepsi/V Ruepsy/II INFEIES?II Psicanálise e educação de Minas. Psicanálise, Cultura e Educação de Jovens. 2016. (Congresso).

2.
XV Jornada EBEP: O sexo que habito.Fantasiando na coxia, ensaiando habitações. 2016. (Outra).

3.
VI JUBRA Simpósio Internacional Sobre Juventude Brasileira: Os Jovens e Seus Outros. Convivência entre os pares e os diferentes: Socialidades contemporaneas. 2015. (Congresso).

4.
I Bienal Latinoamericana de Infancias y Juventudes. Mesa: Construcción y deconstrucción de las categorías de la niñez y la juventud: contextos culturales, subjetividades emergentes y posibilidades de democratización. 2014. (Congresso).

5.
Subjetivaçõs e Gestão dos Riscos na Atualidade.Trauma e impasses nos processos de subjetivação. 2014. (Outra).

6.
Festival de Inverno, Fórum das Artes.Sou Mais Juvnentude: juventude, laço social na contemporaneidade. 2013. (Encontro).

7.
IX SIMPOED - Simpósio de Formação e Profissão Docente.Educação Inclusiva: pessoas com deficiência, em situação de vulnerabilidade, gênero e sexualidade. 2013. (Simpósio).

8.
X Jornada Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalícos - O Corpo ao infinito.O corpo do excesso. 2011. (Outra).

9.
IX Jornada Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalícos - Verdade & Ética.Verdade e Ética. 2010. (Outra).

10.
VII SIMPOED.Redes Educativas: escola, familia e lei no mundo atual. 2009. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANDRADE, Cláudia Braga de. XI Colóquio Internacional do Lepsi/V Ruepsy/II INFEIES?II Psicanálise e educação de Minas, Belo Horizonte. Os Sintomas na Educação de Hoje: o que fazemos com isso? Membro da Comissão Científica.. 2016. (Congresso).

2.
ANDRADE, Cláudia Braga de; CASTRO, L. R. ; COUTINHO, L. G. ; CARNEIRO, C. ; MACIEL, M. R. . VI JUBRA Simpósio Internacional Sobre Juventude Brasileira: Os Jovens e Seus Outros. 2015. (Congresso).

3.
ANDRADE, Cláudia Braga de; FERREIRA, C. J. . V° Edição Sou Mais Juventude "Orçamento nas universidades e os impactos na política da juventudes na UFOP". 2015. (Outro).

4.
ANDRADE, Cláudia Braga de; FERREIRA, C. J. . IIIº Evento Sou Mais Juventude ""Juventude, Profissionalismo e Mercado de Trabalho". 2014. (Outro).

5.
ANDRADE, Cláudia Braga de; FERREIRA, C. J. . IVº Evento Sou Mais Juventude "Universidade para quem e para quê?". 2014. (Outro).

6.
ANDRADE, Cláudia Braga de; MEILLERES, G. ; SILVA, S. . Iº Evento Sou Mais Juventude "Os vários discursos sobre a juventude". 2013. (Outro).

7.
ANDRADE, Cláudia Braga de. Seminário: Criança, Arte e Imaginário. 2013. (Outro).

8.
ANDRADE, Cláudia Braga de. IIº Edição Sou Mais Juventude "Um debabe sobre as manifestações". 2013. (Outro).

9.
ANDRADE, Cláudia Braga de. XI Jornada EBEP: Vulnerabilidades. 2012. (Outro).

10.
ANDRADE, Cláudia Braga de. X Jornada Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos - O corpo ao infinito. 2011. (Outro).

11.
ANDRADE, Cláudia Braga de; Batista, Vera Malaguti ; Santana, Wedencley Alves . FRONTEIRAS E BORDAS: direitos, mídias e subjetivações. 2010. (Outro).

12.
ANDRADE, Cláudia Braga de; SILVA, Luciano Campos ; FERREIRA, Fernanda de Oliveira ; MOURA, F. A. ; CARVALHO, R. A. . VII SIMPOED - Simpósio de Formação e Profissão Docente. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Natália Goulart. Esbarrar no texto, esbarrar na vida: a escrita feminina como experiência e invenção para a formação docente. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, . Coorientador: Cláudia Braga de Andrade.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lais Penna. Teatro e Educação: a função do imaginário e da fantasia na subjetivação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Cláudia Braga de Andrade.

Iniciação científica
1.
Larissa Tainá da Silva. Juventude e adolescência na atualidade: uma análise sobre a produção teórica no campo da psicologia. 2016. Iniciação Científica - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Cláudia Braga de Andrade.

2.
Marilene do Carmo Silva. Juventude e violência no contexto escolar. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Cláudia Braga de Andrade.

3.
Marília Ravelli. Juventude e violência no contexto escolar: um estudo sobre as escolas públicas na cidade de Mariana. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Cláudia Braga de Andrade.

4.
Taciana Sene Lúcio. Juventude, laços sociais e processos de subjetivação: um estudo sobre as republicas estudantis. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Cláudia Braga de Andrade.

5.
Taciana Sene Lúcio. Juventude e laços sociais: um estudo sobre as novas formas de subjetivação. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Cláudia Braga de Andrade.



Outras informações relevantes


Membro do Conselho Municipal da Juventude em Ouro Preto. Foi nomeada em 2014 pela Reitoria da Universidade Federal de Ouro Preto para representar a Instituição junto ao Conselho Municipal da Juventude em Ouro Preto.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 8:28:02