Maria Elena Venero Ugarte

Bolsista de Iniciação Científica do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6697056166384869
  • Última atualização do currículo em 09/08/2018


Graduada em Educação Infantil no Instituto Superior Pedagógico Santa Rosa / Peru(1990) e Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1998). Professora de espanhol e avaliadora do exame para a obtenção do Certificado de Español Lengua y Uso - CELU desde 2004 até o presente. Integrou o grupo de pesquisa na área de Linguagem e Subjetividade da Universidade Federal Fluminense (UFF) até 2010. Suas áreas de atuação são: inclusão social, alfabetização, linguagem, letramento, escola e sociedade, diversidade cultural e educação multicultural e plurilingüística. Também tem uma pós-graduação em tradução espanhol-português-espanhol pela Universidade Gama Filho (2010) e trabalha como tradutora de forma autônoma. Em 2014 inicia o Curso de Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde atualmente estuda. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Elena Venero Ugarte
Nome em citações bibliográficas
VENERO UGARTE, Maria Elena


Formação acadêmica/titulação


1993 - 1998
Mestrado em Educação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Escola e comunidades indígenas dos andes peruanos: expropriação X resistência e invenção cultural.,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Nazira Abib Oliveira Vargas.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Escolas Indígenas; Educação das classe populares; Educação bilíngüe.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Sociedade e Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Alfabetização.
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2004
Especialização em Tradução Espanhol. (Carga Horária: 360h).
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Título: Análise contrastiva dos tempos verbais no português e no espanhol.
Orientador: José Luis Sánchez.
2014
Graduação em andamento em Conservação e Restauração.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1986 - 1990
Graduação em Educación.
Instituto Superior Pedagógico Santa Rosa, ISPSR, Peru.




Formação Complementar


2017 - 2017
Curso de Conservação e Restauração de Documentos.
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Conservação de Pinturas. (Carga horária: 32h).
Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro, FSB-RJ, Brasil.
1992 - 1992
Iniciação à Educação de Pessoas Portadoras de Defi. (Carga horária: 200h).
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE, Brasil.


Atuação Profissional



Consorcio Español Lengua Segunda o Extranjera, ELSE, Argentina.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Avaliador, Enquadramento Funcional: Avaliador
Outras informações
Membro da comissão avaliadora do CELU (Certificado de Español: Lengua y Uso) no Rio de Janeiro.


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2010
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Pesquisadora


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
Vínculo: UERJ/NUSEG/EDU - Convênio MEC/SEB e OEI Projeto de Pesquisa: Avaliação de Bibliotecas Escolares na Argentina, Brasil, Chile e México.

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Curso de Extensão: Formação continuada de professores de educação de jovens e adultos: cenários em mudança


Serviço Social da Indústria, SESI, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Empregado autônomo, Enquadramento Funcional: Consultor
Outras informações
Capacitação de professores para o Curso de Formação para Guias Cívicos Consultoria e coordenação para a disciplina de Espanhol. Elaboração de material didático.


Auding Idiomas, AUDING, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2002
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2007 - 2010
Uma abordagem discursiva de aspectos do processo de alfabetização: como a criança aprende a escrever?
Descrição: Pesquisas anteriores nos mostram três perspectivas de estudo que, embora fortemente interligadas, quando refletimos sobre modos de ensinar e aprender a língua escrita, se diferenciam. São elas: (a) o estudo descritivo da língua e o estudo da história e da natureza de constituição do objeto língua escrita e de suas características; (b) o estudo da história da alfabetização, isto é, das práticas escolares de ensino da leitura e da escrita; e (c) o estudo de modos de aprender os múltiplos aspectos que organizam a linguagem escrita, em suas variadas possibilidades de usos e funções sociais, nas práticas educativas para alfabetizar. No percurso de aprender a ler e a escrever, a criança precisa apreender o objeto no interior de sua complexa existência social, seus valores e suas possibilidades de utilização. Consideramos esse destaque relevante para o início da discussão da proposta de estudo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2005
Processos de letramento na infância: modos de letrar e ser letrado na família e no espaço educativo formal.
Descrição: : Os estudos e as pesquisas realizadas vêm revelando aspectos dos caminhos que crianças, jovens e adultos percorrem para se tornarem alfabetizados, bem como para adquirir conhecimentos que estão envolvidos neste processo. Vêm, do mesmo modo, contribuindo para a reflexão sobre as novas possibilidades de ação pedagógica com a língua escrita na perspectiva de se repensarem metodologias de trabalho que favoreçam a formação de sujeitos letrados. A formação destes sujeitos estaria intimamente relacionada à construção da autoria e da cidadania. É nessa perspectiva que sugerimos a noção de letramento como horizonte ético-político para a ação pedagógica nos espaços educativos, observando ser importante aprofundar aspectos com relação aos possíveis modos de constituição de sujeitos letrados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria Elena Venero Ugarte - Integrante / Cecília Maria Aldigueri Goulart - Coordenador / Helenice Aparecida Rocha - Integrante / Cláudia Cristina Azevedo - Integrante / Maria Inês Barreto Neto - Integrante / Inez Helena Muniz Garcia - Integrante / Vanêsa Vieira Silva - Integrante / Alessandra Iguassu da Fonseca - Integrante / Ângela Coelho de Brito - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Linguas/Especialidade: Ensino de Espanhol.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Língua, cultura e subjetividade.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil/Especialidade: Alfabetização e Letramento.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Indígena/Especialidade: Educação das Classes Populares.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Tradução Espanhol Português Espanhol.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Conservação e Restauração de Bens Culturais.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VENERO UGARTE, Maria Elena2017VENERO UGARTE, Maria Elena; AGUIAR, Luana . BREVE REFLEXÃO EPISTEMOLÓGICA NO CAMPO DA CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE BENS CULTURAIS. Revista Desvio / Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, v. 2 n. 2, p. 160-166, 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GOULART, Cecília Maria Aldigueri ; VENERO UGARTE, Maria Elena . Educación infantil y cultura escrita: análisis de la lengua y del discurso por niños de 4 y 5 años. In: Primer Congreso Nacional: Leer, escribir y hablar hoy., 2006, Tandil. Primer Congreso Nacional : Leer, Escribir y Hablar Hoy. Tandil, 2006.

2.
VENERO UGARTE, Maria Elena; BERENBLUM, Andrea ; GARCIA, Inez Helena Muniz . El concepto de alfabetismo en las prácticas escolares de lectura y escritura. In: 1 Seminario Taller Internacional de Educación: escuela, producción y democratización del conocimiento, 2005, Buenos Aires, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VENERO UGARTE, Maria Elena. A construção e formação de coleções museológicas: Por entre imagens e documentos ? fontes de pesquisa para a construção da história de formação das coleções museológicas do MAST. In: XXIII Jornada de Iniciação Científica PIBIC-MAST, 2018, Rio de Janeiro. XXII Jornada de Iniciação Científica PIBIC, 2018. p. 12-14.

2.
VENERO UGARTE, Maria Elena. A construção e formação de coleções museológicas: Arquivo iconográfico e cartográfico do MAST: prospecção para estudo sobre coleções museológicas. In: XXII Jornada de Iniciação Científica PIBIC - MAST, 2017, Rio de Janeiro. XXII Jornada de Iniciação Científica PIBIC, 2017. p. 13-14.

3.
VENERO UGARTE, Maria Elena. A oralidade nas prácticas de alfabetização e letramento. In: 15 Congresso de Leitura do Brasil / VI Encontro sobre leitura e escrita em sociedade indígenas, 2005, Campinas/SP. Pensem nas Crianças mudas telepáticas. Campinas - São Paulo: Asociação de Leitura do Brasil, 2005. v. 1. p. 84.

4.
VENERO UGARTE, Maria Elena. O desafio da escrita nas classes populares. In: 14 Congresso de Leitura do Brasil - II Congresso da História do Livro e da Leitura no Brasil, 2003, Campinas/SP. As coisas. Que tristes são as coisas, consideradas sem ênfase.. Campinas - São Paulo: Associação de Leitura do Brasil, 2003. v. I. p. 81.

5.
VENERO UGARTE, Maria Elena. A presença da escola nas comunidades indígenas - uma história de lutas. In: III Seminário Nacional: Educação e poder: tensões de um país em mudança, 2003, Niterói/RJ. Educação e Poder: Tensões de um país em mudança, 2003. v. 1. p. 19-20.

Apresentações de Trabalho
1.
VENERO UGARTE, Maria Elena. A construção e formação de coleções museológicas - Por entre imagens e documentos: fontes de pesquisa para a construção da história de formação das coleções museológicas do MAST.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
VENERO UGARTE, Maria Elena. A construção e formação de coleções museológicas: Por entre imagens e documentos ? fontes de pesquisa para a construção da história de formação das coleções museológicas do MAST. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
VENERO UGARTE, Maria Elena. A construção e formação de coleções museológicas: Arquivo iconográfico e cartográfico do MAST: prospecção para estudo sobre coleções museológicas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
VENERO UGARTE, Maria Elena. A construção e formação de coleções museológicas - Arquivo iconográfico e cartográfico do MAST: prospecção para estudo sobre coleções museológicas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
GOULART, Cecília Maria Aldigueri ; VENERO UGARTE, Maria Elena . Educación Infantil y Cultura Escrita: análisis de la lengua y del discurso por niños de 4 y 5 años.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BERENBLUM, Andrea ; GARCIA, Inez Helena Muniz ; VENERO UGARTE, Maria Elena . El concepto de alfabetismo en las prácticas escolares de lectura y escritura. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
VENERO UGARTE, Maria Elena. O desafio da escrita nas clases populares. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
BRAGA Lucio ; CHAVES, Evelyn ; PARISI, Vanessa ; WERTHEIMER, A. A. ; VENERO UGARTE, Maria Elena . Curso de Formação para Guias Cívicos. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático organizado em 3 módulos).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Nanosistemas: pesquisa e aplicação sobre o patrimônio cultural. 2018. (Seminário).

2.
Prática da aplicação de uma nova geração de gels, emulsões e nano-fluídos em obras de arte em suporte de celulose. 2018. (Oficina).

3.
Qualidade do ar e microclima: relações e interferências na preservação da Coleção Miscelânea Curiosa. 2018. (Outra).

4.
XXIII Jornada de Iniciação Científica PIBIC-MAST.Arquivo iconográfico e cartográfico do MAST: prospecção para estudo sobre coleções museológicas. 2018. (Outra).

5.
I PEGA - ENCONTRO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÕES EM ARTES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.Breve reflexão epistemológica no campo da Conservação e Restauração de Bens Culturais. 2017. (Encontro).

6.
IV Encontro Luso-brasileiro de Conservação e Restauro no Rio de Janeiro. 2017. (Congresso).

7.
XV Curso de Segurança de Acervos Culturais. 2017. (Outra).

8.
XXII Jornada de Iniciação Científica PIBIC - MAST.Arquivo iconográfico e cartográfico do MAST: prospecção para estudo sobre coleções museológicas. 2017. (Outra).

9.
1 Semana de Conservação do Museu Nacional. 2016. (Seminário).

10.
Análise de artefatos do Patrimônio Cultural: diferentes técnicas de análise. 2016. (Oficina).

11.
Avanços e Desafios na Gestão da Conservação do Patrimônio Arquitetônico. 2016. (Encontro).

12.
Curso Diagnóstico de Livros: teoria e prática. 2016. (Outra).

13.
VI Curso de Preservação de Acervos Científicos e Culturais. 2016. (Outra).

14.
VII Seminário do Museu D João VI / V Colóquio de Estudos sobre Arte Brasileira do do Século XIX. 2016. (Seminário).

15.
VI Jornada de Conservação e Restauração / IV Semana Carioca de Preservação. 2016. (Outra).

16.
19 Jornada Técnica: Preservação e Conservação. 2015. (Outra).

17.
Ciclo de Palestras sobre Conservação Preventiva de Coleções Documentais em Prédios Históricos. 2015. (Seminário).

18.
Curso de Extensão em Conservação de Pinturas. 2015. (Outra).

19.
18 Jornada Técnica: Museus e Sítios Históricos. 2014. (Outra).

20.
Biodeterioração do Patrimônio Cultural - aspectos microbiológicos. 2014. (Outra).

21.
III Semana Carioca de Preservação - V Jornada de Conservação-Restauração. 2014. (Seminário).

22.
Taller digital de estandarización del examen oral CELU 114. 2014. (Oficina).

23.
Taller digital de estandarización del examen oral CELU 212. 2012. (Oficina).

24.
El español como lengua de traducción en la escritura de Manuel Puig: lenguas extranjeras y nuevas identidades. 2007. (Outra).

25.
IV Congresso Brasileiro de Hispanistas. 2006. (Congresso).

26.
Primer Congreso Nacional: Leer, Escribir y Hablar Hoy. Educación Infantil y Cultura Escrita: análisis de la lengua y del discurso por niños de 4 y 5 años. 2006. (Congresso).

27.
15 Congresso de Leitura do Brasil. A oralidade nas práticas de alfabetização e letramento. 2005. (Congresso).

28.
I Seminario Taller Internacional de Educación - Escuela: producción y democratización del conocimiento.El concepto de alfabetismo en las prácticas escolares de lectura y escritura. 2005. (Seminário).

29.
14 Congresso de Leitura do Brasil e II Congresso da História do Livro e da Leitura no Brasil. O desafio da escrita nas classes populares. 2003. (Congresso).

30.
26 Reunião Anual da ANPED - Novo governo, novas políticas?. 2003. (Encontro).

31.
III Seminário Nacional: Educação e poder: tensões de um país em mudança.A presença da escola nas comunidades indígenas - uma história de lutas. 2003. (Seminário).

32.
25 Reunião Anual da ANPED. 2002. (Encontro).

33.
19 Reunião Anual da ANPED. 1996. (Encontro).

34.
I Congresso Nacional de Educação. 1996. (Congresso).

35.
Dimensões indígenas - Língua, organização social e história. 1995. (Outra).

36.
17 Reunião Anual da ANPED: Ética, Ciência e Educação. 1994. (Encontro).

37.
A crise dos paradigmas e a construção do conhecimento. 1993. (Seminário).

38.
XII Encontro Regional das APAEs do Estado do Rio de Janeiro. 1993. (Encontro).

39.
Iniciação à educação de pessoas portadoras de deficiência mental. 1992. (Outra).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
VENERO UGARTE, Maria Elena. A construção e formação de coleções museológicas: Arquivo iconográfico e cartográfico do MAST: prospecção para estudo sobre coleções museológicas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
VENERO UGARTE, Maria Elena. A construção e formação de coleções museológicas - Arquivo iconográfico e cartográfico do MAST: prospecção para estudo sobre coleções museológicas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
VENERO UGARTE, Maria Elena. A construção e formação de coleções museológicas - Por entre imagens e documentos: fontes de pesquisa para a construção da história de formação das coleções museológicas do MAST.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
VENERO UGARTE, Maria Elena. A construção e formação de coleções museológicas: Por entre imagens e documentos ? fontes de pesquisa para a construção da história de formação das coleções museológicas do MAST. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


Membro da comissão avaliadora do CELU (Certificado de Español: Lengua y Uso) no Rio de Janeiro.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 3:28:01