Marcia Maria Lousada

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9162850456348896
  • Última atualização do currículo em 01/06/2016


Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Especialista em Planejamento do Turismo e Desenvolvimento Sustentável pela UFMG (2003). Bacharel em Turismo pelo Unicentro Newton Paiva (2001). Atualmente é professora concursada do Curso de Turismo da Universidade Federal de Minas Gerais e leciona as disciplinas: Planejamento Territorial do Turismo; Culinária, Gastronomia e Turismo; Turismo e Eventos; Turismo, Hospitalidade e Meios de Hospedagem. Atua junto as seguintes linhas de pesquisa e extensão: 1. Turismo e Educação, 2. Turismo e Inclusão Social, 3. Turismo e Desenvolvimento Territorial, 4. Turismo, Gastronomia e Culinária. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcia Maria Lousada
Nome em citações bibliográficas
LOUSADA, M. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto de Geociências.
Av. Ântonio Carlos, 6627
Pampulha
31270-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (031) 34994449
Fax: (031) 34995494
URL da Homepage: www.igc.ufmg.br


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2007
Mestrado em Geografia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Geografia do Turismo Rural no estado de Minas Gerais: ecos contraditorios de um segmento dito em expansão,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Allaoua Saadi.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Atividades turísticas; Desenvolvimento Local.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: TURISMO / Especialidade: Planejamento Turístico.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: TURISMO / Especialidade: Educação e Turismo.
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2003
Especialização em Desenvolvimento e Turismo Sustentável.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: UMA PROPOSTA DE TURISMO CULTURAL PARA O SÍTIO ARQUEOLÓGICO LAPA DO SUMIDOURO - MG.
Orientador: Allaoua Saadi.
1997 - 2000
Graduação em TURISMO.
Unicentro Newton Paiva, UNP, Brasil.
Título: ESTUDO DE CASO DO DESENVOLVIMENTO DO TURISMO PEDAGÓGICO PELAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE BELO HORIZONTE NO PARQUE DAS MANGABEIRAS.
Orientador: Marcelino Morais dos Santos.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor Assistente responsável pelas disciplinas: 1. Geografia, Gastronomia e Divulgação Científica, 2. Culinária e Turismo, 3. Turismo de Eventos e 4. Administração de Serviços Hoteleiros

Atividades

05/2003 - Atual
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração de Serviços Hoteleiros
Turismo de Eventos, Convenções e Feiras
10/2003 - 06/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Geociências, Centro de Pesquisa Prof. Manoel Teixeira da Costa.

Linhas de pesquisa
Turismo e Educação


Linhas de pesquisa


1.
Turismo e Educação

Objetivo: Pesquisar sobre novas metodologias de alfabetização profissional de estudantes do ensino médio da rede pública no tocante a área de atuação do bacharel em turismo que trabalha com o planejamento e gestão territorial do turismo..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Palavras-chave: Alfabetização profissional; Planejamento e gestão territorial do turismo; Ensino médio.


Projetos de pesquisa


2010 - 2011
Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da RMBH-PDDI
Descrição: O projeto visou o estudo e a pesquisa do potencial turístico, ambiental e cultural da Região Metropolitana de belo Horizonte com a finalidade de embasar tomadas de decisão para a construção de políticas públicas de escala metropolitana..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Marcia Maria Lousada - Integrante / Fabiana Bernardes Almeida - Coordenador / Altair Sancho Pivoto dos Santos - Integrante / Rodrigo Leitão - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3
2009 - 2012
"Gastronomia, Culinária e Divulgação Científica"
Descrição: O projeto tem como objetivo pesquisar o estado da arte da divulgação científica de conteúdos relacionados aos aspectos culturais da Culinária e da Gastronomia em Minas Gerais e no Brasil. Esse projeto foi realizado com a participação de bolsistas do PROVOC e alunos da disciplina Culinária e Turismo da UFMG. A cada semestre foi produzido, por esses alunos, uma série de programas de rádio para a Rádio UFMG Educativa. Os programas trataram, em geral, da divulgação científica de da Culinária e da Gastronomia como expressões culturais e patrimônio nacional..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Marcia Maria Lousada - Coordenador.


Projetos de extensão


2013 - 2013
Agroturismo rural no município de Piedade de Caratinga: proposições para um desenvolvimento participativo.
Descrição: O objetivo desse projeto foi diagnosticar o potencial turístico das propriedades rurais de Piedade de Caratinga com vistas a construção de um projeto de Turismo Rural , de forma participativa, para essa localidade. Todos os agricultores familiares das propriedades visitadas foram envolvidos na construção desse projeto e a formação dos mesmos para a tomada de decisão no tocante ao envolvimento com as atividades ligadas ao turismo constituiu-se no resultado mais significativo de todo o projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marcia Maria Lousada - Integrante / Maria Luisa Grossi - Coordenador / Kenia Almeida - Integrante / Natane Lockmann - Integrante.Financiador(es): PRó-Reitoria de Extensão - Bolsa.
2011 - 2012
Mostra das Profissões Itinerante - O Curso de Turismo vai a Escola
Descrição: Objetivos gerais: Contribuir para a orientação de alunos do ensino fundamental e médio sobre a opção de escolha do Curso de Turismo da UFMG como alternativa de formação no ensino superior, bem como apresentar as perspectivas de atuação e mercado referentes ao exercício do Turismólogo. Objetivos específicos: 1. Contribuir para a desconstrução de mitos referentes ao Curso de Turismo e o exercício do Turismólogo presentes no imaginário do senso comum. 2. Refletir com os alunos sobre as características específicas do Curso de Turismo da UFMG, ou seja, discutir sobre a lógica de funcionamento de um curso de turismo em um Instituto de Geociências. 3. Colaborar para uma escolha profissional consciente por parte dos alunos do ensino médio, evitando assim o desperdício de recursos públicos em função do abandono do curso de graduação. 4. Contribuir com o programa Escola Integrada, da Prefeitura de Belo Horizonte, ao ofertar atividades sócio-culturais para os alunos do ensino médio. 5. Integrar o aluno da escola pública com a universidade, esclarecendo que há possibilidade de formação no ensino superior para todos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Marcia Maria Lousada - Coordenador.
2011 - Atual
Programa Bem Vindo
Descrição: O Programa Bem Vindo foi criado em 2011 por meio de uma parceria institucional entre a Faculdade de Medicina e o Curso de Turismo da UFMG. Até 2012 o projeto atendia a comunidade acadêmica especifica desses institutos (IGC e Faculdade de Medicina). Com o sucesso das iniciativas de acolhimento empreendidas, o projeto foi convidado a expandir suas ações a toda a comunidade da UFMG e tornou-se um programa que hoje contempla três projetos: Aconchego, Caracol e Viva Belo Horizonte. O Bem Vindo tem como objetivo principal acolher os estudantes, pesquisadores e professores internacionais da UFMG contribuindo, prioritariamente, para o fomento ao apoio logístico e burocrático durante a trajetória acadêmica dos mesmos junto à UFMG. O programa pretende desse modo, assegurar a inclusão social desses discentes, docentes e pesquisadores junto à comunidade acadêmica, bem como contribuir para que os mesmos desfrutem de uma excelente experiência de intercâmbio em Belo Horizonte. Os objetivos específicos do programa são: 1.contribuir para a adaptação sociocultural dos estudantes, professores e pesquisadores internacionais em Belo Horizonte, favorecendo assim, a promoção do bem-estar dos estudantes estrangeiros durante a sua trajetória acadêmica junto à UFMG; 2. estimular a socialização entre os estudantes, professores e pesquisadores internacionais e a comunidade acadêmica, através da promoção de eventos institucionais, socioculturais com ênfase na realização da Semana do Aluno Estrangeiro e Campanha de Apadrinhamento; 3. incentivar a interação dos estudantes, professores e pesquisadores internacionais com a população local e o patrimônio cultural, natural de Belo Horizonte e região de entorno; 4. produzir material institucional (cartilhas do programa, banco de dados, instrumentos de avaliação dos serviços prestados pela equipe) que contribua para a orientação logística e burocrática dos estudantes, professores e pesquisadores internacionais, bem como para o aprimoramento das ações do programa; 5. refletir sistematicamente sobre novas estratégias de acolhimento e hospitalidade para a recepção de estudantes, pesquisadores e professores internacionais na UFMG..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Marcia Maria Lousada - Coordenador / Elaine Parreiras - Integrante / Patrícia Freire - Integrante / Michele Gonçalves - Integrante.
2010 - 2011
Blog do Curso de Turismo
Descrição: O projeto teve como objetivo principal melhorar a comunicação entre a comunidade acadêmica do Departamento de Geografia e a sociedade, bem como fortalecer a divulgação científica relacionada ao Turismo, a partir da estruturação de um blog sobre o Curso de Turismo da UFMG. E no tocante aos objetivos específicos pretendeu: - Criar um canal ativo e interativo de interlocução entre a comunidade interna e externa ao Departamento de Geografia da UFMG, socializando assim informações referentes ao Curso de Turismo da UFMG, o exercício da profissão de turismólogo e o mercado de atuação. - Favorecer a integração entre a universidade, as escolas do ensino médio, os órgãos públicos e privados relacionados ao Turismo e a sociedade civil organizada buscando assim criar novas oportunidades de programas de ensino, pesquisa e extensão. - Servir como mais um instrumento de orientação acadêmica e profissional para os alunos do ensino médio. - Fomentar a divulgação científica do Turismo, tornando o conhecimento produzido acessível a diversos públicos. - Contribuir para que a comunidade acadêmica e a sociedade em geral possam reconhecer o Turismo como um potencial instrumento de desenvolvimento sócio-cultural e econômico..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Marcia Maria Lousada - Coordenador.
2010 - 2011
Acessibilidade e Inclusão de Públicos Especiais do Espaço TIM UFMG do Conhecimento
Descrição: Projeto com o objetivo de mapear as diversas demandas dos públicos especiais que visitam o Espaço TIM UFMG do Conhecimento e tornar esse equipamento cultural da UFMG um espaço museal com design universal..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Marcia Maria Lousada - Coordenador / Débora D'Avilla - Integrante / Patrícia Leite Kauark - Integrante / Rene Lommez - Integrante.


Outros Projetos


2011 - 2014
Programa Reinventando o Ensino Médio - Curso de Turismo
Descrição: Esse programa teve como objetivo pesquisar sobre novas metodologias de alfabetização profissional visando a formação de estudantes e professores da rede pública no tocante a atuação do bacharel em Turismo na área de Planejamento e Gestão Territorial do Turismo..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Marcia Maria Lousada - Coordenador.Financiador(es): Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: TURISMO/Especialidade: Educação e Turismo.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: TURISMO/Especialidade: Planejamento Turístico.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2009
Menção Honrosa na Semana de Iniciação Científica da UFMG, UFMG.
1999
Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério, Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
ALMEIDA, F. B. ; SANTOS, A. S. P. ; LOUSADA, M. M. . A Concepção de Complexos Ambientais Culturais Como Estratégia de Proteção, Gestão e Valorização da Paisagem e da Geodiversidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) - Brasil.. In: Quinta Ferreira, M.; Barata, M. T.; Lopes, F.C.; Andrade, A. I.; Henriques, M. H.; Pena dos Reis, R.; Ivo Alves, E.. (Org.). Para Desenvolver a Terra. Memórias e Notícias de Geociências no Espaço Lusófono. 1ed.Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012, v. 1, p. 102-122.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LOUSADA, M. M.. Geografia do Turismo Rural no estado de Minas Gerais: Ecos contraditórios de um segmento turístico dito em expansão. In: XII Encuentro de Geógrafos de America Latina, 2009, Montevidéo. Anais do XII Encuentro de Geógrafos de America Latina, 2009. v. 1.

2.
LOUSADA, M. M.. Turismo Rural na Agricultura Familiar em Andradas - MG: um caminho de desenvolvimento rumo a sustentabilidade?. In: XVIII Congresso Nacional de Geografia Agrária, 2006, Rio de Janeiro. XVIII Congresso Nacional de Geografia Agrária: perspectivas teórico-metodológicas da geografia agrária. Rio de Janeiro: CEPUERJ, 2006.

3.
LOUSADA, M. M.. Empreendimentos turísticos nos espaços rurais do estado de Minas Gerais: contextualização do Turismo Rural e suas propostas de categorização. In: V Congresso Internacional de Turismo Rural e Desenvolvimento Sustentável, 2006, Santa Maria. Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul (UCS) (Cessou em 2007). Santa Maria: FACOS/UFSM, 2006.

4.
LOUSADA, M. M.. O Desenvolvimento Rural Local e a Multifuncionalidade de Santa Rita de Ouro Preto como Complemento à Oferta Turística de Ouro Preto / MG. In: V Congresso Internacional de Turismo Rural e Desenvolvimento Sustentável., 2006, Santa Maria. Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul (UCS) (Cessou em 2007). Santa Maria: FACOS/SM, 2006.

5.
LOUSADA, M. M.. ?Reflexões sobre o possível aprimoramento da produção do ?saber turístico? a partir do processo de formatação de uma proposta de turismo cultural para o sítio arqueológico Lapa do Sumidouro. In: Encontro Mercocidades de Ensino de Hotelaria e Turismo, 2004, Belo Horizonte. Anais II EMEHTUR. Belo Horizonte: UFMG, 2004. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LOUSADA, M. M.; GIOVANNONE, T. T. . Uma proposta de Turismo Cultural para o sítio arqueológico Lapa do Sumidouro - Pedro Leopoldo MG. In: II Encontro dos Povos do Cerrado, 2004, Pirapora. Anais II Encontro dos Povos do Cerrado. Pirapora: UNIMONTES, 2004. v. 1.

2.
LOUSADA, M. M.; SAADI, A. ; TEODORO, A. F. D. . Turismo rural no estado de Minas Gerais: organização territorial e inserção paisagística. In: Encontro Mercocidades de Ensino de Hotelaria e Turismo, 2004, Belo Horizonte. Anais II EMEHTUR. Belo Horizonte: UFMG, 2004.

3.
LOUSADA, M. M.; SANTOS, M. M. ; PINTO, C. R. F. B. ; FELLIPE, F. M. . Estudo de Caso do desenvolvimento do Turismo Pedagógico realizado pelas escolas municipais de Belo Horizonte no Parque das Mangabeiras - Belo Horizonte MG. In: V Encontro Nacional de Turismo com Base Local, 2001, Brasília. V Encontro Nacional de Turismo com Base Local - Políticas Públicas e o Lugar do Turismo. Brasília: Universidade Federal de Brasília, 2001. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
LOUSADA, M. M.. A trajetória do projeto Reinventando o Ensino Médio no vetor Norte de Belo Horizonte: reflexões e perspectivas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SAADI, A. ; LOUSADA, M. M. . A contribuição do projeto Reinventando o Ensino Médio /Turismo para a área de Educação e o Turismo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LOUSADA, M. M.. Turismo Rural na Agricultura Familiar em Andradas - MG: um caminho de desenvolvimento rumo a sustentabilidade?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
LOUSADA, M. M.. Empreendimentos turísticos nos espaços rurais do estado de Minas Gerais: contextualização do Turismo Rural e suas propostas de categorização.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
PAIVA, K. C. M. ; MACEDO, M. B. ; LOUSADA, M. M. . Contribuições do curso de graduação em Turismo para a formação e o desenvolvimento de competências profissionais nos discentes: um estudo na Universidade Federal de Minas Gerais. Algarve: Universidade do Algarve, 2013 (Capítulo de Livro).

2.
PAIVA, K. C. M. ; MACEDO, M. B. ; LOUSADA, M. M. . Contribuições do curso de graduação em Turismo para a formação e o desenvolvimento de competências profissionais nos discentes: um estudo na Universidade Federal de Minas Gerais. Algarve: Universidade Algarve, 2013 (Resumo expandido).

3.
SANTOS, A. S. P. ; ALMEIDA, F. B. ; LOUSADA, M. M. ; LEITAO, R. . A concepção de complexos ambientais culturais como estratégia de proteção, gestão e valorização da paisagem e da geodiversidade da região metropolitana de Belo Horizonte. Coimbra: Coimbra, 2012 (Capítulo de Livro).

4.
SANTOS, A. S. P. ; ALMEIDA, F. B. ; LOUSADA, M. M. . Gestão da paisagem, valorização patrimonial e fortalecimento identitário: a experiência dos complexos ambientais culturais da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Santiago de Compostela: Meu book, 2012 (Artigo).

5.
SANTOS, A. S. P. ; ALMEIDA, F. B. ; LOUSADA, M. M. ; LEITAO, R. . Paisagem Cultural, Gestão do Patrimônio e Apropriação Social: A experiência de conformação de Complexos Ambientais Culturais na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Salvador/Bahia: Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2011 (Artigo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
LOUSADA, M. M.; VITARELLI, F. ; PAVANI, M. . Relatório Técnico do Encontro Local da Rota Cariri CE. 2004.

2.
LOUSADA, M. M.; VITARELLI, F. ; PAVANI, M. . Manual de Operações da Rota Cariri CE - Roteiros e Banco de Dados. 2004.

3.
LOUSADA, M. M.; PANTUSO, D. G. . Relatório Técnico do Projeto de Formatação de Roteiros Turísticos para o Águas do Treme - Lake Resort. 2004.

4.
LOUSADA, M. M.; FARAH, G. ; TIMOR, G. ; BERNARDES, R. . Manual de Operações da Rota Agreste PE - Roteiros e Banco de Dados. 2003.

5.
LOUSADA, M. M.; VITARELLI, F. . Relatório Técnico da Viagem de Reconhecimento da Rota Cariri CE. 2003.

6.
LOUSADA, M. M.; FARAH, G. ; TIMOR, G. ; BERNARDES, R. . Relatório Técnico do Encontro Local da Rota Agreste PE. 2003.

7.
LOUSADA, M. M.; VITARELLI, F. ; FARAH, G. . Relatório Técnico da Viagem de Reconhecimento da Rota da Caatinga - SE. 2002.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
LOUSADA, M. M.. Cartilha de orientações logísticas e burocráticas para intercambistas, professores e pesquisadores na UFMG. 2014. (Cartilha).

2.
SAADI, A. ; LOUSADA, M. M. . Conteúdos Básicos do Curso de Turismo do Projeto Reinventando o Ensino Médio/REM. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Pedagógico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MAGALHAES, C. F.; LOUSADA, M. M.. Participação em banca de Cassia Eulindina de Castro Paes e Welida Benita Araujo. Turismo, Desenvolvimento e Integração da Serra da Piedade. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento e Turismo Sustentável) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LOUSADA, M. M.; LACERDA, M. O.. Participação em banca de Filipe Ferreira Elias.A requalificação e o uso do patrimônio em centros urbanos de interesse turístico: o caso da Praça da Estação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
LOUSADA, M. M.; GUIMARAES, A. P. S.. Participação em banca de Julia Freire Ribeiro.A responsabilidade ambiental na hotelaria: uma estratégia de endomarketing. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Minas Gerais.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2º Encontro Nacional de Rádio e Ciência. 2008. (Encontro).

2.
Oficina de Formação da Instância de Governo do Turismo de Belo Horizonte.A importância da Visão Sistêmica para o planejamento do Turismo. 2008. (Oficina).

3.
1° Simpósio de Turismo e Desenvolvimento Sustentável do Jequitinhonha.1° Simpósio de Turismo e Desenvolvimento Sustentável do Jequitinhonha. 2004. (Simpósio).

4.
2° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. 2° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. 2004. (Congresso).

5.
4 Sessão do Projeto Cidade em Debate 2004.4 Sessão do Projeto Cidade em Debate 2004. 2004. (Outra).

6.
Encontro Local da Rota Cariri CE.Encontro Local da Rota Cariri CE. 2004. (Encontro).

7.
II EMEHTUR ? Encontro Mercocidades de Ensino de Hotelaria e Turismo.II EMEHTUR ? Encontro Mercocidades de Ensino de Hotelaria e Turismo. 2004. (Encontro).

8.
Semana de Turismo.Semana de Turismo da PUC MG. 2004. (Outra).

9.
A metodologia Creato em formatação de Roteiros e Produtos Turísticos.A metodologia Creato em formatação de Roteiros e Produtos Turísticos. 2003. (Oficina).

10.
Encontro Local da Rota do Agreste PE.Encontro Local da Rota do Agreste PE. 2003. (Encontro).

11.
I Seminário de Capacitação Museológica.I Seminário de Capacitação Museológica. 2002. (Seminário).

12.
Oficina de Educação Patrimonial ? Um Novo Olhar Sobre a Cidade.Educação Patrimonial ? Um Novo Olhar Sobre a Cidade. 2002. (Oficina).

13.
Circuito Cultural Banco do Brasil - Seminário de Cultura, Marketing e Cidadania.Circuito Cultural Banco do Brasil - Seminário de Cultura, Marketing e Cidadania. 2001. (Seminário).

14.
V Encontro Nacional de Turismo com Base Local.V Encontro Nacional de Turismo com Base Local. 2001. (Encontro).

15.
1° Encontro de Ecoturismo de Carrancas.1° Encontro de Ecoturismo de Carrancas. 1998. (Encontro).

16.
Programa de Educação Ambiental Formal da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas.Programa de Educação Ambiental Formal da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas. 1998. (Oficina).

17.
Semana de Turismo do Unicentro Newton Paiva.PNMT ? Programa Nacional de Municipalização do Turismo. 1998. (Oficina).

18.
XVIII Encontro Nacional dos Estudantes e Bacharéis em Turismo. XVIII Encontro Nacional dos Estudantes e Bacharéis em Turismo. 1998. (Congresso).

19.
XVIII Encontro Nacional dos Estudantes e Bacharéis em Turismo.Globalização e a Preservação da Diversidade Cultural. 1998. (Oficina).

20.
XVIII Encontro Nacional dos Estudantes e Bacharéis em Turismo.XVII Encontro Nacional dos Estudantes e Bacharéis em Turismo. 1997. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LOUSADA, M. M.. V Semana de Turismo. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Danielle Reis Vasconcelos. A Feira de Artes e Artesanato da Avenida Afonso Pena enquanto produto turístico na capital mineira. Início: 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Giselle Vilaça. Estudo de Caso do Arraial de Belô. Início: 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

3.
Gabirel Cardoso Quinaud. A viabilidade da Copa do Mundo em Belo Horizonte: um enfoque sobre os meio de hospedagem. Início: 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Fernanda Oliveira Brito. Setor de Restauração em BH: gestão do segmento de Peixes e Frutos do Mar. 2008. Orientação de outra natureza. (Turismo) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marcia Maria Lousada.

2.
Leticia Maria Badaro De Carvalho. Gastronomia e Turismo em BH: um estudo de caso sobre a culinária árabe. 2008. Orientação de outra natureza. (Turismo) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marcia Maria Lousada.

3.
Gustavo Henrique Pereira de Almeida e Marianne de Oliveira C. Diagnóstico Turístico de Ilha Bela - SP. 2004. Orientação de outra natureza. (Turismo) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marcia Maria Lousada.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
ALMEIDA, F. B. ; SANTOS, A. S. P. ; LOUSADA, M. M. . A Concepção de Complexos Ambientais Culturais Como Estratégia de Proteção, Gestão e Valorização da Paisagem e da Geodiversidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) - Brasil.. In: Quinta Ferreira, M.; Barata, M. T.; Lopes, F.C.; Andrade, A. I.; Henriques, M. H.; Pena dos Reis, R.; Ivo Alves, E.. (Org.). Para Desenvolver a Terra. Memórias e Notícias de Geociências no Espaço Lusófono. 1ed.Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012, v. 1, p. 102-122.


Apresentações de Trabalho
1.
LOUSADA, M. M.. A trajetória do projeto Reinventando o Ensino Médio no vetor Norte de Belo Horizonte: reflexões e perspectivas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
SAADI, A. ; LOUSADA, M. M. . Conteúdos Básicos do Curso de Turismo do Projeto Reinventando o Ensino Médio/REM. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Pedagógico).



Outras informações relevantes


Trabalho voluntário como palestrante sobre o tema ?Educação Patrimonial e Turismo? para a Associação Comunitária Francisco Lisboa sediada no distrito de Quinta do Sumidouro, em Pedro Leopoldo / MG. Período: set /2002.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/10/2018 às 24:41:44