Olívia Guimarães Ribeiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4940718515478050
  • Última atualização do currículo em 13/05/2014


Mestranda em Direito Público pela Universidade Federal de Uberlândia. Possui Graduação em Direito e Especialização em Direito Empresarial pela Fundação do Ensino Superior de Rio Verde (1998 e 2000). Formada em inglês pelo FISK. Conhecimento básico de informática. Atuou como advogada em Rio Verde-GO. Foi Procuradora do Município de Rio Verde-GO. Atuou como Assessora de Juiz de Direito junto ao JESP de Rio Verde-GO. Lecionou Processo Civil junto à FESURV - Universidade de Rio Verde. Exerceu a advocacia na cidade de Uberlândia-MG. Atuou como advogada do Núcleo de Prática Jurídica da UNITRI - Centro Universitário do Triângulo (2003/2006). Lecionou Processo Civil, Prática Jurídica e Processo Coletivo junto à UNITRI (2003/2007). Exerceu a função de Orientação de Monografia e participou de bancas examinadoras junto à UNITRI (2003/2007). Ministrou Processo Civil, Prática Jurídica e Direito de Família e Sucessões junto ao curso preparatório para carreiras jurídicas Centro Jurídico Dominis 92005/2009). Lecionou Processo Civil e Prática Jurídica junto ao curso preparatório para carreiras jurídicas Lumina (2005/2006). Lecionou Processo Civil nas Especializações em Direito Público e Direito Privado oferecido pela Faculdade Católica de Uberlândia em parceria com o Centro Jurídico Dominis (2005/2009). Lecionou Processo Civil, Direito das Coisas, Direito de Família e Direito das Sucessões junto à UNIPAC - Universidade Professor Antônio Carlos (2006/2010). Exerceu a função de Assessora de Juiz de Direito junto à 3ª Vara Cível da Comarca de Uberlândia-MG (2007/2010). Cursou o preparatório para carreiras jurídicas LFG e foi aprovada para os concursos de advogada da Prefeitura Municipal de Uberlândia, analista do Ministério Público da União e Técnico do Tribunal Regional Federal da 1ª região (2010). Atuou como advogada junto ao Núcleo de Práticas Jurídicas da UNIUBE - Universidade de Uberaba (2011). Lecionou Estudos Integrados em Direito Privado I e II, Estágios I e III, Direito das Obrigações, Responsabilidade Civil e Direito de Família junto à UNIUBE - Universidade de Uberaba (2011/2013). Participou de bancas examinadoras de Monografia junto à UNIUBE - Universidade de Uberaba (2011/2013). Professora de Processo Civil e Advogada perante o Escritório de Assessoria Jurídica Popular da UFU (2014) (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Olívia Guimarães Ribeiro
Nome em citações bibliográficas
RIBEIRO, O. G.


Formação acadêmica/titulação


2014
Mestrado em andamento em Direito Público.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil. Orientador: Fernando Rodrigues Martins.
2001 - 2002
Especialização em Direito Empresarial. (Carga Horária: 360h).
Universidade de Rio Verde, FESURV, Brasil.
1993 - 1998
Graduação em Direito.
fundação do Ensino Superior de Rio Verde.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40


Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20


Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 12


Fórum Abelardo Pena, FÓRUM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor de juiz, Carga horária: 40


Centro Jurídico Dominis, DOMINIS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3


Faculdade Católica de Uberlândia, CATÓLICA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Professora na Especialização em Direito Público oferecida pela Faculdade Católica de Uberlândia em parceria com o Centro Jurídico Dominis.


Centro Universitário do Triângulo, UNITRI, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 17

Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: advogado, Carga horária: 20


Preparatório Jurídico Lumina, LUMINA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor


Fórum de Rio Verde Goiás, FORUM, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor de Juiz de Direito, Carga horária: 40


Universidade de Rio Verde, FESURV, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4


Prefeitura Municipal de Rio Verde Goiás, PREFEITURA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Procurador, Carga horária: 40



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito Civil.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Processual Civil.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Prática Jurídica.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito Comercial.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RIBEIRO, O. G.2000 RIBEIRO, O. G. . Condições da ação: doutrina e análise jurisprudencial. Revista do Curso de Direito da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, v. 29, p. 47-74, 2000.

2.
RIBEIRO, O. G.2000 RIBEIRO, O. G. . A duração do estado puerperal no crime de infanticídio. Revista Jurídica IUS Vivens, Campo Grande, v. 3, p. 127-158, 2000.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
RIBEIRO, O. G. . A duração do estado puerperal no crime de infanticídio. Folha Jurídica, Rio Verde, p. 4 - 4, 04 maio 2000.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RIBEIRO, O. G.. Participação em banca de Aline Silva e Sousa.Guarda compartilhada no ordenamento jurídico brasileiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.

2.
RIBEIRO, O. G.. Participação em banca de Nicolly Moara Rodrigues.A Usucapião Familiar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.

3.
RIBEIRO, O. G.. Participação em banca de Larissa Carvalho Mundim.Sucessão do cônjuge e do companheiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.

4.
RIBEIRO, O. G.. Participação em banca de Elisangela de Sousa Santana.A diferença de tratamento dada pelo direito sucessório aos cônjuges e companheiros. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.

5.
RIBEIRO, O. G.. Participação em banca de Ana Paula Vieira Alves.A incidencia do adicional de insalubridade nas horas extraordinárias trabalhadas e uma nova base de cálculo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.

6.
RIBEIRO, O. G.. Participação em banca de Thallita Cristine Amaral.A dificuldade de provar o assedio moral nas relações trabalhistas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.

7.
RIBEIRO, O. G.. Participação em banca de Emerson Pinheiro de Carvalho.O Instituto do Jus Postulandi e a Indispensabilidade do Advogado a Administração da Justiça. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.

8.
RIBEIRO, O. G.. Participação em banca de Michelle Helena Bianchini Costa Resende.Efeitos da Revelia - Interpretação Restritiva ou Extensiva do Art. 310 do Código de Processo Civil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.

9.
RIBEIRO, O. G.. Participação em banca de Tatielle Ferreira Segatto.Quadro Comparativo da Subordinação Estrutural na Relação de Emprego e na Terceirização. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.

10.
RIBEIRO, O. G.. Participação em banca de Juliana Pires de Araújo.Aspectos jurídicos do direito sucessório na união estável e no casamento. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Triângulo.

11.
RIBEIRO, O. G.. Participação em banca de Juliana Alvim Queiroz.A impenhorabilidade do bem de família. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Triângulo.

12.
RIBEIRO, O. G.. Participação em banca de Laudirene Martins de Oliveira.A responsabilidade do profissional perante o Código de Defesa do Consumidor. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Triângulo.

13.
RIBEIRO, O. G.. Participação em banca de Roberta Campos Borela Borges.União estável e os contratos de namoro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Triângulo.

14.
RIBEIRO, O. G.. Participação em banca de Gilson César Sucupira.Direitos sucessórios por conviventes em união estável. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Triângulo.

15.
RIBEIRO, O. G.. Participação em banca de Alva Rine Alves da Silva.Responsabilidade civil e reparação do dano ambiental. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - fundação do Ensino Superior de Rio Verde.




Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria Ruth Rocha Tângari. Preclusões para o juiz no processo civil. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito) - Centro Universitário do Triângulo. Orientador: Olívia Guimarães Ribeiro.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Vera Lúcia Carvalho Teixeira. Da admissibilidade da exceção de pré-executividade no processo de execução fiscal. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Triângulo. Orientador: Olívia Guimarães Ribeiro.

2.
Rafael Peres Milward de Azevedo. O artigo 655 em confronto com o princípio da menor onerosidade para o devedor. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Triângulo. Orientador: Olívia Guimarães Ribeiro.

3.
Clarissa Palazzo de Freitas. Responsabilidade civil paterno filial. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Triângulo. Orientador: Olívia Guimarães Ribeiro.

4.
Carlos Royttmen Pires da Silva. A posse face ao Código Civil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Triângulo. Orientador: Olívia Guimarães Ribeiro.

5.
Alline Marques Mello e Lima. A Lei 11.419/06 e a informatização do Judiciário em Minas Gerais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Triângulo. Orientador: Olívia Guimarães Ribeiro.

6.
Sílvio Buiatti. As garantias consumeristas nos contratos eletrônicos de compra e venda. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Triângulo. Orientador: Olívia Guimarães Ribeiro.

7.
Vanda Nogueira de Andrade Queiroz. Limite jurídico para a concessão de alimentos após a maioridade civil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Triângulo. Orientador: Olívia Guimarães Ribeiro.

8.
Marla Dayane Silva Camilo. Execução contra devedor solvente: extinção por inércia do exequente. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Triângulo. Orientador: Olívia Guimarães Ribeiro.

9.
Dayana Caetano de Souza. União estável entre homoafetivos de acordo com a Constituição Federal de 1988. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Triângulo. Orientador: Olívia Guimarães Ribeiro.

10.
Andréa Galvão Rodrigues da Cunha. União estável putativa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Triângulo. Orientador: Olívia Guimarães Ribeiro.

11.
Nara Brito Barro. Relativização da coisa julgada nas ações de investigação de paternidade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Triângulo. Orientador: Olívia Guimarães Ribeiro.

12.
Thaísa Malagoli. Parâmetros e legitimidade da adoção individual no Brasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Triângulo. Orientador: Olívia Guimarães Ribeiro.

13.
Deli Paula Barbosa Neves. O recurso de agravo no processo civil brasileiro: a celeridade alcançada com a implementação da Lei 11.187/05. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Triângulo. Orientador: Olívia Guimarães Ribeiro.

14.
Raphael Marques Silva. aspectos Legais sobre a possibilidade de alteração do nome e sexo do transexual. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Triângulo. Orientador: Olívia Guimarães Ribeiro.

15.
Sheyla Diana Moreira da Silva. A responsabilidade civil do fiador nos contratos de locação por prazo determinado. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Triângulo. Orientador: Olívia Guimarães Ribeiro.

16.
Sara Clariméia Ferreira da Silva. Alterações trazidas ao procedimento consensual das ações de separação e divórcio. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Triângulo. Orientador: Olívia Guimarães Ribeiro.

17.
Pauliana Santana de Amorim. Da extinção do poder familiar por motivo de abuso sexual. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Triângulo. Orientador: Olívia Guimarães Ribeiro.

18.
Juliana Oliveira Vieira. Aplicabilidade do CDC aos acidentes de consumo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Triângulo. Orientador: Olívia Guimarães Ribeiro.

19.
Leila Maria Anchieta Freitas. Concessão de tutela específica nas obrigações de fazer e não fazer em confronto com a proibição de inovação no processo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Triângulo. Orientador: Olívia Guimarães Ribeiro.

20.
Rogério Tavares da Silveira. A sucessão legítima no código civil: a valorização da figura do conjuge. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Triângulo. Orientador: Olívia Guimarães Ribeiro.

21.
Roberta Campos Borela Borges. União estável e os contratos de namoro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Triângulo. Orientador: Olívia Guimarães Ribeiro.

22.
Munir Calixto Milkem. Direitos e garantias do consumidor sobre produtos viciados. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Triângulo. Orientador: Olívia Guimarães Ribeiro.

23.
Plácido Pereira Xavier Neto. Valoração da prova pericial no reconhecimento de paternidade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Triângulo. Orientador: Olívia Guimarães Ribeiro.

24.
Bruno de Oliveira Borges. Interpretação da boa-fé no Código Civil de 2002. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Triângulo. Orientador: Olívia Guimarães Ribeiro.

25.
Renato Carlos Sucupira. União estável e sua conversão em casamento: por qu não casar?. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Triângulo. Orientador: Olívia Guimarães Ribeiro.

26.
Diego Mansur Guimarães. A mutabilidade do regime de bens no Código Civil de 2002. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Triângulo. Orientador: Olívia Guimarães Ribeiro.

27.
Eliane Paulina de Oliveira Domingos. A influência da ética na atividade da advocacia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Triângulo. Orientador: Olívia Guimarães Ribeiro.

28.
Roberta Divina de Paula e Silva. Guarda compartilhada. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Triângulo. Orientador: Olívia Guimarães Ribeiro.

29.
Renato de Almeida Paes Leme. O princípio da irrecorribilidade das decisões interlocutórias no âmbito do direito processual civil e trabalhista. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Triângulo. Orientador: Olívia Guimarães Ribeiro.

30.
Nádia Maximiniano Fontoura. Função social da Justiça Federal: garantia de cidadania. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Triângulo. Orientador: Olívia Guimarães Ribeiro.

31.
Tatiane Rodrigues Garcia. Regulamentação de paternidade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Triângulo. Orientador: Olívia Guimarães Ribeiro.

32.
Guto Diniz Cintra. Procedimento de adoção de crianças brasileiras por estrangeiros e as vantagens. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Triângulo. Orientador: Olívia Guimarães Ribeiro.

33.
Débora Cristina do Nascimento Ribeiro Cardoso. As alterações trazidas pela Lei 11.232/05 ao CPC. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Triângulo. Orientador: Olívia Guimarães Ribeiro.

34.
André Luiz Ferreira Santos. Efeitos da dispensa dos advogados nos Juizados Especiais Federais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Triângulo. Orientador: Olívia Guimarães Ribeiro.

35.
Marcelo Côrtes Machado. Do prazo legal para o exercício da tutela e suas consequências. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Triângulo. Orientador: Olívia Guimarães Ribeiro.

36.
Tertuliana Porto Fernandes. Adoção. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Triângulo. Orientador: Olívia Guimarães Ribeiro.

37.
Luís Carlos da Silva. A reparação por danos morais face à ruptura de noivado. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Triângulo. Orientador: Olívia Guimarães Ribeiro.

38.
Carlos Augusto Ribeiro Franco. Banco de horas: vantagem ou desvantagem do trabalhador. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Triângulo. Orientador: Olívia Guimarães Ribeiro.

39.
Débora Cristina Amado Caetano. Da presunção de paternidade na hipótese de recusa à submissão ao exame de DNA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Triângulo. Orientador: Olívia Guimarães Ribeiro.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 01/10/2014 às 19:17:12