Éder Cristiano de Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5143188422155351
  • Última atualização do currículo em 19/12/2018


Professor Adjunto II da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA e Docente Permanente do Mestrado em História Social da UEL. Graduado em História pela UEL (2005), mestre em História pela UEM (2008) e Doutor em Educação pela UFPR (2014). Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização em Ensino de História e América Latina da UNILA. Editor-gerente da Revista Ibero-Americana de Educação Histórica. Pesquisador do LAPEDUH - Laboratório de Pesquisas em Educação Histórica da UFPR e do LEHAL - Laboratório em Ensino de História na América Latina. Coordenador de Area do PIBID - UNILA. Tem experiência nas áreas de Pesquisa em História, Ensino de História e Educação Histórica. Atua nas áreas de Educação Histórica, Práticas de Ensino em História, História da América, Teorias e Filosofias da História. Realiza pesquisas sobre as relações entre cinema e História, sobre o uso de filmes no ensino e aprendizagem histórica, sobre a aprendizagem histórica de jovens estudantes, sobre Cultura Histórica e a Guerra do Paraguai e sobre o ensino de história na América Latina. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Éder Cristiano de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, Éder C.;SOUZA, ÉDER CRISTIANO DE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
Avenida Sílvio Américo Sasdelli
Vila Residencial A
85866000 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil
Telefone: (45) 35767307


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2014
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Cinema e Educação Histórica: Jovens e sua relação com a história nos filmes, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt.
Palavras-chave: Cinema; Idéias Históricas; Ensino de História; Cultura; Educação Histórica.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: EDUCAÇÃO HISTÓRICA.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2008
Mestrado em História.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Os excluídos do café: as classes populares e as transformações no espaço urbano de Londrina. 1944-1969.,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Reginaldo Benedito Dias.
Palavras-chave: Classes Populares; Hegemonia; Poder; Território; Urbanização.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Urbana.
2002 - 2005
Graduação em História.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Outras Faces do Progresso: O cotidiano das classes populares e suas relações com a legislação urbana, Londrina. 1951-1965.
Orientador: Gilmar Arruda.




Formação Complementar


2017 - 2017
Capacitação para os elaboradores de itens do Banco Nacional de Itens (BNI). (Carga horária: 24h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2012 - 2012
Semana Pedagógica: Diretrizes Municipais. (Carga horária: 8h).
Prefeitura Municipal de Araucária, PMA, Brasil.
2011 - 2011
Formação Continuada para professores de História. (Carga horária: 24h).
Prefeitura Municipal de Araucária, PMA, Brasil.
2011 - 2011
Formação Continuada: Diretrizes Mun. de Educação. (Carga horária: 4h).
Prefeitura Municipal de Araucária, PMA, Brasil.
2011 - 2011
Semana Pedagógica: Diretrizes Municipais. (Carga horária: 12h).
Prefeitura Municipal de Araucária, PMA, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Educação Histórica: História, Abordagens e Pesquis. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Educação Histórica: Conceitos de Passado. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2010 - 2010
Formação Continuada para professores de História. (Carga horária: 20h).
Prefeitura Municipal de Araucária, PMA, Brasil.
2010 - 2010
O professor investigador do conhecimento. (Carga horária: 8h).
Prefeitura Municipal de Araucária, PMA, Brasil.
2010 - 2010
Semana Pedagógica: Dificuldades de Aprendizagem. (Carga horária: 12h).
Prefeitura Municipal de Araucária, PMA, Brasil.
2009 - 2009
Conferência Municipal de Eduação. (Carga horária: 24h).
Prefeitura Municipal de Araucária, PMA, Brasil.
2008 - 2008
Formação Continuada para professores de História. (Carga horária: 16h).
Prefeitura Municipal de Araucária, PMA, Brasil.
2008 - 2008
Curso de formãção continuada: Avaliação. (Carga horária: 80h).
Prefeitura Municipal de Itapoá, PMI, Brasil.
2008 - 2008
Jornada Pedagógica - Avaliação e Desafios. (Carga horária: 8h).
Prefeitura Municipal de Araucária, PMA, Brasil.
2008 - 2008
História, Cultura e Poder II. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro - Comissão Superior de Ensino, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Membro - Conselho Superior, Carga horária: 1
Outras informações
Membro - Conselho Superior da Unila

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente - Curso de História, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Introdução à História História do Ensino de História na América Latina Fundamentos de América Latina I e II Laboratório de Ensino em História I, II e III História da Construção do Ocidente América: Invasão e Colonização Independências, Estados Nações/Regiões e Setores Populares na América Latina

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso - Licenciatura em Histór, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor ILAACH, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Centro Interdisciplinar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Presidente Com. de Impl. Curso de História, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Presidente da Comissão de Implantação do Curso de Graduação em História, Grau Licenciatura.


Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente - Departamento de História, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas Ministradas 2013: Estágio Supervisionado II, História Antiga, Introdução aos Estudos Históricos, Práticas Pedagógicas II, Metodologia do Ensino de História. 2014: Estágio Supervisionado II, Introdução aos Estudos Históricos, Práticas Pedagógicas II, Metodologia do Ensino de História, História da América I.


Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Paranaguá, FAFIPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente - Departamento de História, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas Ministradas 2011: História da América I, História da América II, Estágio Supervisionado I, História Antiga, Introdução aos Estudos Históricos. 2012: História da América I, Estágio Supervisionado II, História Antiga, Introdução aos Estudos Históricos, Práticas Pedagógicas II, História Econômica.


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Pesquisador Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador Voluntário, Carga horária: 4
Outras informações
Pesquisador do LAPEDUH - Laboratório de pesquisa em Educação Histórica. Participação em discussões e projetos envolvendo as atividades do laboratório, na busca por desenvolvimento e difusão do conhecimento produzido por este grupo de pesquisa.


Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Orientador Eduacional - EAD, Carga horária: 12
Outras informações
Orientador Educacional Turmas EAD: Pedagogia e Ciências Sociais.


Editora Dom Bosco / Matesc, E.D.B., Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Editor de História, Carga horária: 20
Outras informações
Edição de produção didática voltada ao sistema de ensino Dom Bosco. Avaliação e reformução de material apostilado Ensino Fundamental e Médio.


Prefeitura Municipal de Araucária, SMAG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 20


Prefeitura Municipal de Itapoá, PMI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Fundamental, Carga horária: 40


Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente - Mestrado em História Social, Carga horária: 4
Outras informações
Professor permanente do PPGHS - Programa de Pós-Graduação em História Social, nível Mestrado Acadêmico, por meio de acoordo de cooperação técnica firmado entre a UEL e a UNILA.

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitoria Acadêmica, Carga horária: 4
Outras informações
Monitoria Acadêmica na Disciplina de Introdução aos Estudos Históricos

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Colaborador em Projeto de Pesquisa, Carga horária: 12
Outras informações
Participação como colaborador em projeto de pesquisa: Os Sentidos da Marcha da Produção: o acontecimento no texto do jornal



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
APRENDIZAGEM CONCEITUAL E/OU ORIENTAÇÃO HISTÓRICA? Questionamentos à Educação Histórica no Brasil e em Portugal
Descrição: Duas concepções são centrais nas discussões atuais sobre ensino e aprendizagem histórica, a aprendizagem conceitual e a orientação histórica. A Educação Histórica, tradicionalmente, investiga as possibilidades de crianças e jovens desenvolverem uma aprendizagem conceitual. Entretanto, a questão da orientação tem ganhado importância nos últimos anos, por conta das novas abordagens que vêm se difundindo sob influência dos teóricos alemães. A problemática que propomos diz respeito à relação que se estabelece entre o desenvolvimento da aprendizagem conceitual e as possibilidades de orientação histórica. A Educação Histórica vem tentando articular essas questões, entendendo a progressão na aprendizagem conceitual como fator qualificador da aprendizagem no processo de interpretação histórica e constituindo formas de análise dessa orientação. Entender essas formas de apropriação, assim como sua viabilidade epistemológica é o foco da investigação que propomos. Compreender as fórmulas encontradas pelos distintos investigadores para apropriar-se dessas influências e propor análises sobre seus estudos teóricos e empíricos, pode alargar o leque de possibilidades de entendimento da problemática levantada, sobre a viabilidade de se tentar compatibilizar as duas perspectivas. E permite refletir sobre as possibilidades de se estabelecer proposições para um ensino que privilegie conceitos operativos da racionalidade histórica sem abdicar de uma reivindicação sobre suas finalidades sociais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Éder Cristiano de Souza - Coordenador / Gabriel Antônio Butzen - Integrante.
2017 - Atual
Cultura Histórica e Guerra do Paraguai: apropriações, interpretações e usos do passado
Descrição: O projeto parte da constatação indiciária segundo a qual, no Paraguai, há uma cultura histórica nacional na qual a guerra contra Brasil, Uruguai e Argentina, entre 1864 e 1871, exerce um papel central, que coaduna com a construção de uma identidade nacional marcada pelo trauma. Por cultura histórica se entende as operações de sentido nas quais os potenciais de racionalidade do pensamento histórico atuam na vida prática. O foco, nesse estudo, se dará na busca pela manifestação dessa cultura histórica, seja na indústria cultural, nos meios de comunicação, na história escolar ou na consciência histórica de cidadãos paraguaios. O que se objetiva é evidenciar as formas através das quais essas operações de sentido se apresentam, compreendendo as apropriações, interpretações e usos do passado, a partir de parâmetros conceituais da Didática da História, identificando categorias temporais perceptíveis nessas construções históricas, que apontam para uma presença forte do passado na orientação das práticas sociais e da identidade dos sujeitos, e se elas se apresentam como formas construtivas ou deficitárias de lidar com o passado. Ou seja, verificar de que forma a relação passado-presente-futuro se estabelece cultura histórica paraguaia em relação à guerra, e se as interpretações apontam para caminhos de conciliação, superação, esquecimento, revanche, reparação, ou outros possíveis, na constituição de sentido ao passado histórico por parte da população..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Éder Cristiano de Souza - Coordenador / Alba Beatriz Salinas Benitez - Integrante / Andrew Cezar de Goes - Integrante.
Número de produções C, T & A: 6
2014 - Atual
Didática da história, cultura histórica e indústria cultural: Perspectivas desde e sobre a América Latina
Descrição: A Didática da História é um campo de pesquisas voltado à compreensão das formas pelas quais a história é apropriada, partilhada e difundida socialmente e culturalmente (JEISMANN, 1989; RÜSEN, 2012). E no estudo da Cultura Histórica busca-se compreender como os potenciais de racionalidade do pensamento histórico atuam na vida prática (RÜSEN, 1994). Essa atuação pode-se fazer em várias dimensões ? política, cognitiva, estética, moral, religiosa. Entendo a indústria cultural como produtora de artefatos da cultura histórica, inicialmente em sua dimensão estética, mas que se relacionam com as outras dimensões. Nesse sentido, o projeto tem como enfoque compreender como o estudo das produções culturais ? filmes, novelas, seriados, canções, histórias em quadrinhos, etc. - na e sobre a América Latina, pode contribuir para definir temas, parâmetros, estereótipos e conceitos que dão sentidos a formas de relação com a história latino-americana. O desenvolvimento da pesquisa visa a produção de conhecimento a ser difundido sobre a forma como a indústria cultural se configura como uma instância que se relaciona com as narrativas históricas que difundem e consolidam perspectivas sobre a história latino-americana..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Éder Cristiano de Souza - Coordenador / Alba Beatriz Salinas Benitez - Integrante / Gabriel Antônio Butzen - Integrante.Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Auxílio financeiro / Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 22 / Número de orientações: 1


Projetos de extensão


2016 - Atual
Ensinar e Aprender História - Teoria e Prática
Descrição: A proposta visa oferecer uma oportunidade de qualificação profissional a professores e alunos de graduação. Tem também como intuito estabelecer contato entre a universidade e a comunidade, por meio da oferta de um curso que tem como público alvo os alunos do curso de licenciatura em História da Unila e os professores de História provenientes de instituições públicas e comunitárias de ensino de Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazu, bem como das cidades vizinhas. O curso totaliza 180 horas, e contará com aulas teóricas e atividades práticas, presenciais e à distância, pois pretende ir além da concepção da aula de história como uma via de mão única, na qual o conhecimento está concentrado apenas na figura do docente. Nesse sentido, o referencial teórico-metodológico que fundamenta a proposta toma como base estudos e reflexões atuais sobre a área, como os trabalhos da Educação Histórica e da Didática da História, que entendem os alunos como sujeitos de conhecimento e a sala de aula como espaço de investigação e produção de conhecimento. Os participantes do curso terão a oportunidade de refletir sobre sua didática, ao mesmo tempo em que poderão compartilhar suas experiências e debater propostas para melhora de sua prática. Esse contato entre estudantes, professores brasileiros e professores dos países vizinhos, coordenado por docentes pesquisadores da área do ensino de História, favorecerá trocas e interações complexas, profundas e enriquecedoras para todos os envolvidos. Por fim, a possibilidade de vincular ensino, pesquisa e extensão numa mesma proposta será o cerne do curso, por isso não se pretende apenas difundir conhecimento, pois o objetivo central é tornar possível que essa atividade se configure como um espaço inovador de produção de conhecimentos, que transgrida positivamente os limites tradicionalmente impostos pelo modus operandi das práticas acadêmicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Éder Cristiano de Souza - Integrante / Tiago Costa Sanches - Coordenador.
2014 - 2015
Ensinar e Aprender História: Teoria e Prática
Descrição: A proposta visa oferecer uma oportunidade de qualificação profissional a professores e alunos de graduação. Tem também como intuito estabelecer contato entre a universidade e a comunidade, por meio da oferta de um curso que tem como público alvo os alunos do curso de licenciatura em História da Unila e os professores de História provenientes de instituições públicas e comunitárias de ensino de Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazu, bem como das cidades vizinhas. O curso totaliza 180 horas, e contará com aulas teóricas e atividades práticas, presenciais e à distância, pois pretende ir além da concepção da aula de história como uma via de mão única, na qual o conhecimento está concentrado apenas na figura do docente. Nesse sentido, o referencial teórico-metodológico que fundamenta a proposta toma como base estudos e reflexões atuais sobre a área, como os trabalhos da Educação Histórica e da Didática da História, que entendem os alunos como sujeitos de conhecimento e a sala de aula como espaço de investigação e produção de conhecimento. Os participantes do curso terão a oportunidade de refletir sobre sua didática, ao mesmo tempo em que poderão compartilhar suas experiências e debater propostas para melhora de sua prática. Esse contato entre estudantes, professores brasileiros e professores dos países vizinhos, coordenado por docentes pesquisadores da área do ensino de História, favorecerá trocas e interações complexas, profundas e enriquecedoras para todos os envolvidos. Por fim, a possibilidade de vincular ensino, pesquisa e extensão numa mesma proposta será o cerne do curso, por isso não se pretende apenas difundir conhecimento, pois o objetivo central é tornar possível que essa atividade se configure como um espaço inovador de produção de conhecimentos, que transgrida positivamente os limites tradicionalmente impostos pelo modus operandi das práticas acadêmicas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Éder Cristiano de Souza - Coordenador.
2013 - 2014
Cinema e Didática da História: aportes teóricos e estratégias metodológicas para o trabalho em sala de aula com filmes que abordam a temática do Nazismo
Descrição: Projeto de pesquisa e extensão que visa explorar os potenciais didáticos do trabalho com filmes-históricos que abordem a temática do Nazismo. O referencial teórico de análise desse material situa-se no campo da Didática da História alemã e da Educação Histórica, e a base documental envolve um conjunto de filmes-históricos recentes, com grande repercussão internacional e com alto nível de complexidade na forma como retratam as faces do regime nazista alemão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2013
Cinema e Didática da História
Descrição: Formação de Grupo de Estudos, com produção de material informativo e curso de formação continuada para professores de história, a partir do trabalho com filmes para o Ensino de História..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Éder Cristiano de Souza - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: Revista Ibero-Americana de Educação Histórica
2016 - 2016
Periódico: Revista Antíteses


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: História & Ensino (UEL)
2016 - Atual
Periódico: REVISTA HISTÓRIA HOJE
2016 - Atual
Periódico: Revista Antíteses


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Paraná.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Educação Histórica.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América/Especialidade: História Latino-Americana.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, Éder C.2018SOUZA, Éder C.. Filmes, Compreensão e Empatia Histórica: contribuições de um estudo empírico. HISTÓRIA & ENSINO (UEL), v. 24, p. 135-164, 2018.

2.
SOUZA, Éder C.2018SOUZA, Éder C.. Que Formação Histórica Queremos? Debates atuais sobre e aprendizagem histórica e lacunas da BNCC. REVISTA ESCRITA DA HISTÓRIA, v. 5, p. 70-91, 2018.

3.
SOUZA, Éder C.2018SOUZA, Éder C.. Apresentação - Perspectivas e possibilidades das investigações em Educação Histórica. Revista Ibero-Americana de Educação Histórica, v. 01, p. 03-06, 2018.

4.
SOUZA, Éder C.2018SOUZA, Éder C.. O professor como intelectual da práxis: desafios aos docentes frente à pedagogia das competências. Temas & Matizes (Online), v. 12, p. 24-35, 2018.

5.
7SOUZA, ÉDER CRISTIANO DE2017SOUZA, ÉDER CRISTIANO DE; RAMOS, MÁRCIA ELISA TETÉ . Apresentação do Dossiê Didática da História e Ensino de História. Antíteses (Londrina), v. 9, p. 9, 2017.

6.
1SOUZA, ÉDER CRISTIANO DE2017SOUZA, ÉDER CRISTIANO DE. Aprender, pensar e viver História: Contribuições e questionamentos a partir de um estudo com professores e estudantes brasileiros e paraguaios. Antíteses (Londrina), v. 9, p. 18, 2017.

7.
SOUZA, Éder C.2017SOUZA, Éder C.. Películas sobre el nazismo: aprender problemas históricos desde diversas miradas. Iber (Barcelona), v. 88, p. xx, 2017.

8.
9SOUZA, Éder C.2015SOUZA, Éder C.. La idea de multiperspectividad en el aprendizaje histórico: una investigación a partir de películas sobre el nazismo.. Clio & Asociados. La Historia Enseñada, v. 20, p. 14-32, 2015.

9.
8SOUZA, Éder C.2015SOUZA, Éder C.. Formação de Professores em História: Desafios e perspectivas para a redefinição da relação teoria e prática. Revista Licencia&acturas, v. 03, p. 85-92, 2015.

10.
10SOUZA, Éder C.2014 SOUZA, Éder C.. Cinema, Cultura Histórica e Didática da História: repensar a relação entre filmes e conhecimento histórico. Revista de Teoria da História, v. 11, p. 202-229, 2014.

11.
11SOUZA, Éder C.2014SOUZA, Éder C.; SCHMIDT, Maria Auxiliadora M. S. . Investigar a cognição histórica a partir dos filmes: a opção pelo grupo focal como instrumento de pesquisa. REDUH, v. 7, p. 215-229, 2014.

12.
2SOUZA, ÉDER CRISTIANO DE2013 SOUZA, ÉDER CRISTIANO DE. Intencionalidade, objetividade e multiperspectividade: contribuições para a investigação da aprendizagem histórica dos jovens a partir dos filmes-históricos. História & Ensino (UEL), v. 19, p. 193, 2013.

13.
3SOUZA, Éder C.;SOUZA, ÉDER CRISTIANO DE2012 SOUZA, Éder C.. Cinema e didática da história : um diálogo com o conceito de cultura histórica de Jörn Rüsen. História Revista (UFG. Impresso), v. 17, p. 15-36, 2012.

14.
5SOUZA, Éder C.;SOUZA, ÉDER CRISTIANO DE2012 SOUZA, Éder C.. O uso do Cinema no Ensino de História: Propostas recorrentes, dimensões teóricas e perspectivas da Educação Histórica. Escritas, v. 4, p. 70-93, 2012.

15.
4SOUZA, Éder C.;SOUZA, ÉDER CRISTIANO DE2012SOUZA, Éder C.; SCHMIDT, Maria Auxiliadora M. S. . Educação Histórica e Multiperspectividade: uma proposta de trabalho com o conceito substantivo Nazismo a partir de Fontes Fílmicas diversifivadas. REDUH, v. 2, p. 29-43, 2012.

16.
6SOUZA, Éder C.;SOUZA, ÉDER CRISTIANO DE2010SOUZA, Éder C.. O que o cinema pode ensinar sobre a história? Ideias de jovens alunos sobre a relação entre filmes e aprendizagem histórica. História & Ensino (UEL), v. 16, p. 25-39, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
SOUZA, Éder C.. Filmes, Ensino e Aprendizagem: perspectivas e contribuições da Educação Histórica. In: Estevão Martins Rezende; Ana Claudia Urban; Marlene Rosa Cainelli.. (Org.). Educação Histórica ? ousadia e inovação em Educação e em História: escritos em homenagem a Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt.. 1ed.Curitiba: W.A. Editora, 2018, v. 1, p. 299-314.

2.
SOUZA, Éder C.. Films and History Learning: views and possibilities from an empirical study. In: Maria Auxiliadora Schmidt; Lucas Pydd Nechi. (Org.). Brazilian investigation in History Education. 1ed.Curitiba: W.A. Editores, 2016, v. 1, p. 141-158.

3.
SOUZA, Éder C.. Londrina e o Norte do Paraná nos anos 1956 a 1964: questões urbanísticas e conflitos sociais na "Capital Mundial do Café".. In: Maurílio Rompatto; Cássio Augusto Guilherme; Leandro de Araújo Crestani.. (Org.). https://www.fasul.edu.br/editora/e-books/livro41.pdf. 1ed.Toledo: Fasul, 2016, v. 1, p. 140-162.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SOUZA, Éder C.. Teoria y práctica en la formación continuada de profesores en Historia. Anuário da UNINTER, Ciudad del Este - Paraguai, p. 15 - 15, 26 jul. 2015.

2.
SOUZA, Éder C.. Perigos da escola 'sem partido'. Gazeta Iguaçu.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, Éder C.. Da aprendizagem conceitual à orientação temporal: indagações às investigações em Educação Histórica no Brasil e em Portugal. In: IV Encuentro Ibero-Americano en Didática da Las Ciencias Sociales, 2018, San Carlos de Bariloche - AR. Los Aportes de La Didáctica de Las Ciencias Sociales, de la História y de la Geografía a la formación ciudadana en contextos Iberoamericanos, 2018. v. 03. p. 591-602.

2.
GOES, A. C. ; SOUZA, Éder C. . A Guerra do Paraguai em Manuais Didáticos: fontes para análise da cultura escolar e da cultura histórica. In: XVII Congresso Internacional - Jornadas de Educação Histórica, 2017, Foz do Iguaçu - PR. Caderno de Resumos. Curitiba - PR: W.A. Editores, 2017. v. 1. p. 38-38.

3.
BENITEZ, A. B. S. ; SOUZA, Éder C. . El Documental 'Guerra do Paraguai - A nossa grande guerra' y las perspectivas de los profesores paraguayos y brasileiros. In: XVII Congresso Internacional - Jornadas de Educação Histórica, 2017, Foz do Iguaçu - PR. Caderno de Resumos. Curitiba - PR: W.A. Editores, 2017. v. 1. p. 52-52.

4.
SOUZA, Éder C.; BENITEZ, A. B. S. . Didática da História e Cultura Histórica: O problema da Multiperspectividae no Documentário 'Guerra do Paraguai: Nossa Grande Guerra'. In: VIII Congresso Internacional de História, 2017, Maringá. Anais do VIII Congresso Internacional de História, 2017.

5.
SOUZA, Éder C.. Aprendizagem Conceitual e/ou orientação temporal? Indagações e Apontamentos da (à) Educação Histórica. In: VIII Congresso Internacional de História, 2017, Maringá. Anais do VIII Congresso Internacional de História, 2017.

6.
SOUZA, Éder C.. Cultura Histórica, Identidades e Fronteira: perspectivas de estudantes brasileiros e paraguaios sobre a Guerra do Paraguai. In: XV Encontro Regional de História - 100 anos da Guerra do Contestado, 2016, Curitiba. Anais do XV Encontro Regional de HIstória, 2016.

7.
SOUZA, Éder C.. Repensar a aprendizagem histórica a partir dos filmes: análise da compreensão histórica de jovens a partir da concepção do aumento das experiências no desenvolvimento da consciência histórica. In: XIV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica, 2015, Goiânia. Educação Histórica e Debates Contemporâneos, 2015. v. 15. p. 426-446.

8.
SOUZA, Éder C.. Cultura Histórica e Aprendizagem Histórica: Relações complexas entre aprendizagem conceitual e orientação temporal. In: XVIII Simpósio Nacional de História, 2015, Florianópolis. Anais do XVIII Simpósio Nacional de História: Lugares dos historiadores, velhos e novos desafios, 2015.

9.
SOUZA, Éder C.. Repensar a Aprendizagem Histórica a partir dos filmes: análise da compreensão histórica dos jovens a partir da concepção de aumento das experiências no desenvolvimento da consciência histórica. In: XIV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica, 2014, Goiania. EDUCAÇÃO HISTÓRICA: DEBATES CONTEMPORÂNEOS - ANAIS ELETRÔNICOS, 2014. v. 15. p. 426-446.

10.
SOUZA, ÉDER CRISTIANO DE; SCHMIDT, Maria Auxiliadora M. S. . Investigar a cognição histórica a partir dos filmes: a opção pelo grupo focal como instrumento de pesquisa. In: VI Seminário Brasileiro de Educação Histórica, 2013, Curitiba - PR. ANAIS do SBEH, 2013. v. 1. p. 19-28.

11.
SOUZA, Éder C.; SCHMIDT, Maria Auxiliadora M. S. . Educação Histórica e Multiperspectividade: Uma proposta de trabalho com o conceito substantivo Nazismo a partir de fontes fílmicas diversificadas. In: XII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica, 2012, Curitiba. Anais do XII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica. Curitiba: LAPEDUH, 2012. v. 1. p. 194-205.

12.
SOUZA, Éder C.. Cinema, Cultura Histórica e Didática Histórica: aportes teóricos e horizontes de pesquisa. In: XIII Encontro Estadual de História, 2012, Londrina. Anais do XIIII Encontro Estadual de Hsitória - ANPUH PR, 2012. v. II. p. 69-79.

13.
SOUZA, Éder C.. Cinema e Educação Histórica: Itinerários de Pesquisa. In: IX Encontro Nacional de Pesquisadores no Ensino de História, 2011, Florianópolis. Anais do IX Enpeh, 2011.

14.
SOUZA, Éder C.. O que o cinema pode ensinar sobre a História? Investigação sobre as ideias dos alunos a respeito do uso de filmes em aulas de história. In: IX Jornadas Internacionais de Educação Histórica, 2010, Londrina. Atas das IX Jornadas Internacionais de Educação Histórica, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, Éder C.. Cinema e Educação Histórica: Percursos de um estudo empírico. In: IX Encontro Nacional - Perspectivas do Ensino de História, 2015, Belo Horizonte. Anais do IX Encontro Nacional - Perspectivas do Ensino de História - Questões Socialmente Vivas, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
QUEIROGA JR, T. M. ; SANTOS, A. ; SOUZA, Éder C. . Hip-Hop, Cultura Juvenil e Consciência Histórica. In: XVII Congresso Internacional - Jornadas de Educação Histórica, 2017, Foz do Iguaçu - PR. Caderno de Resumos. Curitiba - PR: W.A. Editores, 2017. v. 1. p. 87-87.

2.
SOUZA, Éder C.. Cinema e Didática da História: Um diálogo com o conceito de Cultura Histórica de Jörn Rüsen. In: V Simpósio Internacional de História: Cultura e Identidades, 2011, Goiania. Anais do V Seminário Internacional de História - UFG, 2011.

3.
SOUZA, Éder C.. Usar o Cinema nas Aulas de História. Por quê? Questionamentos sobre as ropostas de trabalhos com filmes-historicos em aulas de História.. In: II Seminário de Educação Histórica, 2009, Curitiba. Anais do II Seminário de Educação Histórica, 2009.

Artigos aceitos para publicação
1.
SOUZA, Éder C.. O ensino de História no Brasil: O currículo em disputa - Do Colégio Dom Pedro II à BNCC. Andamio - Revista de Didactica de las Ciencias Sociales, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, Éder C.. Multiperspectividade, objetividade e identidades: Reflexões sobre o Ensino de História da ?Guerra do Paraguai'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SOUZA, Éder C.. O professor como intelectual e os desafios da práxis docente frente à pedagogia das competências. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SOUZA, Éder C.. Da aprendizagem conceitual à orientação temporal: indagações às investigações em Educação Histórica no Brasil e em Portugal. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SOUZA, Éder C.; OLIVEIRA, T. A. D. ; LOURENCATO, L. C. ; NECHI, L. P. ; AZAMBUJA, L. . Mesa Redonda - Jovens, Consciência Histórica e Demandas do Mundo Contemporâneo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SOUZA, Éder C.. Cultura Histórica e América Latina. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SOUZA, Éder C.; SCHMIDT, Maria Auxiliadora M. S. ; MARTINEZ, P. M. ; BARCA, Isabel. . Mesa Redonda - Educação Histórica: Perspectivas da Teoria, da Pesquisa e da Prática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SOUZA, Éder C.. Aprendizagem Conceitual e/ou orientação temporal? Indagações e Apontamentos da (à) Educação Histórica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SOUZA, Éder C.; BENITEZ, A. B. S. . Didática da História e Cultura Histórica: O problema da Multiperspectividae no Documentário 'Guerra do Paraguai: Nossa Grande Guerra'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SOUZA, Éder C.; BENITEZ, A. B. S. . A questão da Multiperspectividade no Documentário 'Guerra do Paraguai: Nossa Grande Guerra'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SOUZA, Éder C.; ROCHA, H. ; NODA, M. . Mesa Redonda: Livros didáticos de História e as narrativas do mundo contemporâneo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SOUZA, Éder C.; OLIVEIRA, T. A. D. ; FRONZA, M. ; SILVA, M. C. . Mesa Redonda - Linguagens, Narrativas Históricas e Educação Histórica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SOUZA, Éder C.. Cultura Histórica, Identidades e Fronteira: Perspectivas de estudantes e professores brasileiros e paraguaios sobre a Guerra do Paraguai. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SOUZA, Éder C.. Profesores Brasileños y Paraguayos: una encuesta bajo la categoría histórica multiperspectividad. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SOUZA, Éder C.. Cinema e Educação Histórica: Percursos de um estudo empírico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SOUZA, Éder C.. Investigara a aprendizagem histórica a partir de filmes: Questões e contribuições teórico-metodológicas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SOUZA, Éder C.. Cultura História e Aprendizagem Histórica: Relações complexas entre aprendizagem conceitual e orientação temporal a partir de filmes históricos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
SOUZA, Éder C.; BRIGHENTI, C. A. ; MENEZES, G. G. L. ; SILVA, P. R. ; SANTOS, P. A. C. ; VENEGAS MARCELO, H. . Mesa Redonda: 'A América Latina dos Historiadores'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
SOUZA, Éder C.. Teoria e Prática na Formação Continuada de Professores em História. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
OLIVEIRA, T. A. D. ; SANCHES, T. C. ; SOUZA, Éder C. . Mesa Redonda: A obra de Jörn Rüsen e a formação da consciência histórica - desafios contemporâneos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
SOUZA, Éder C.; SCHMIDT, Maria Auxiliadora M. S. . Filmes e aprendizagem histórica: perspectivas da Educação Histórica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SOUZA, ÉDER CRISTIANO DE. Repensar a aprendizagem histórica a partir dos filmes: Análise da compreensão histórica dos jovens a partir da concepção de aumento das experiências no desenvolvimento da consciência histórica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
SOUZA, ÉDER CRISTIANO DE. Cultura História: O passado como campo de lutas políticas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
SOUZA, Éder C.. Cinema, Cultura Histórica e América Latina: perspectivas da Didática da História. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
SOUZA, ÉDER CRISTIANO DE; CAVANA, F. A. ; SCHMIDT, Maria Auxiliadora M. S. ; MENEZES, G. G. L. ; SILVA, C. G. ; LEYTON, G. A. V. ; NAZARENO, E. ; ARRUDA, G. . Sessão de Debates: Integração Latino-Americana e Ensino de História. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

25.
SILVA, C. G. ; CAVANA, F. A. ; SOUZA, Éder C. ; MENEZES, G. G. L. ; SCHMIDT, Maria Auxiliadora M. S. ; LEYTON, G. A. V. ; NAZARENO, E. ; ARRUDA, G. . Sessão de Debates: 'Descolonialidade do Saber e Ensino de História'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

26.
SOUZA, Éder C.; NAZARENO, E. ; LEYTON, G. A. V. ; SCHMIDT, Maria Auxiliadora M. S. ; CAVANA, F. A. . Mesa Redonda: 'Desafios contemporâneos para a formação de professores/pesquisadores em História'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

27.
SOUZA, Éder C.. Ensino de História e Cinema. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
SOUZA, Éder C.; SCHMIDT, Maria Auxiliadora M. S. . Investigar a cognição histórica a partir dos filmes: a opção pelo grupo focal como instrumento de pesquisa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
SOUZA, Éder C.. Cinema, Cultura Histórica e Didática da História: aportes teóricos e horizontes de pesquisa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

30.
SOUZA, Éder C.; SCHMIDT, Maria Auxiliadora M. S. ; TEIXEIRA, R. S. . Educação Histórica e Ensino de História: fundamentos teórico-metodológicos e perspectivas de investigação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
SOUZA, Éder C.; OLIVEIRA, Dennison. . Mesa Redonda: História e Cinema. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
SOUZA, Éder C.. Educação Histórica e Multiperspectividade: uma proposta de trabalho com o conceito substantivo nazismo a partir de fontes fílmicas diversificadas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
SOUZA, Éder C.. Cinema e Educação Histórica: itnerários de pesquisa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
SOUZA, Éder C.. Jovens alunos, filmes históricos e consciência histórica: propostas de investigação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
SOUZA, Éder C.. Cinema e Didática da História: Um diálogo com o conceito de Cultura Histórica de Jörn Rüsen. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
SOUZA, Éder C.. O que o cinema pode ensinar sobre a História? Investigação sobe as idéias dos alunos a respeito do uso de filmes em aulas de História. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

37.
SOUZA, Éder C.. O Que o cinema ensina sobre a História? Estudo das propostas de utilização de filmes em aulas de História. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
SOUZA, Éder C.. Progressão das ideias históricas de jovens alunos a partir do trabalho com o filme-documentário Atlântico Negro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

39.
SOUZA, Éder C.. Usar o cinema nas aulas de História. Por quê? Questinamento sobre as propostas de trabalho com filmes-históricos em aulas de História.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

40.
SOUZA, Éder C.. A historiografia sobre o Norte do Paraná nas duas últimas décadas e a reformação dos olhares sobre a história regional. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
SOUZA, Éder C.. Espaços e Territórios: as disputas pela utilização da área central de Londrina na década de 1950. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

42.
SOUZA, Éder C.; ADUM, S M Lopes . As Palavras na História: Notas sobre a relação entre história e análise do discurso a partir do acontecimento marcha da produção. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

43.
SOUZA, Éder C.. Discurso, memória e poder.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
SOUZA, Éder C.; BALESTRA, Juliana P. C. . Cadernos de resumos [do] XVII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica e I Encontro da Associação Ibero-Americana de Pesquisadores em Educação Histórica. Teoria Pesquisa e Prática.. Curitiba: W.A. Editores, 2017 (Caderno de Resumos).

2.
SOUZA, Éder C.. Competência do Pensamento Histórico, domínio de um panorama histórico, ou conhecimento do cânone histórico?. Curitiba: LAPEDUH, 2012. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SOUZA, Éder C.. Parecerista Ad Hoc - Revista História Hoje. 2016.

2.
SOUZA, Éder C.. Parecerista Ad Hoc - Revista Antíteses. 2016.

3.
SOUZA, Éder C.. Avaliador - Plano Nacional do Livro Didático - PNLD-2017. 2016.

4.
SOUZA, Éder C.. Parecerista Ad Hoc - Revista História&Ensino. 2015.

5.
SOUZA, Éder C.; SILVA, P. R. ; SILVA, C. G. ; MENEZES, G. G. L. . Projeto Pedagógico do Curso de História. 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA, Éder C.; CAVANA, F. A. . A aprendizagem histórica como problema do ensino. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SOUZA, ÉDER CRISTIANO DE; BORGES, J. N. . Perspectivas sobre a Conquista da América. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SOUZA, Éder C.. Educação Histórica e Novas Linguagens. 2012. .

4.
SOUZA, Éder C.. Metodologia do ensino de História nas séries iniciais. 2012. .

5.
SOUZA, Éder C.. Novas Abordagens no Ensino de História. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
SILVA, A. L. B. ; SOUZA, Éder C. ; SANCHES, T. C. . Diretrizes Curriculares - Área de História - Município de Araucária. 2012. (Diretrizes Curriculares).

7.
SOUZA, Éder C.. Capacitação Profissional - História Local e Regional nas séries iniciais. 2011. .

8.
SOUZA, Éder C.. História Local e Regional - escravidão e imigração no Paraná. 2011. .

9.
SOUZA, Éder C.. Literacia Histórica nas Séries Iniciais. 2010. .

10.
SOUZA, Éder C.. 'Cultura popular tradicional' - Um debate entre as obras de E. P. Thompson e Antônio Gramsci. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FRONZA, M.; RIBEIRO, R. R.; SOUZA, Éder C.. Participação em banca de Estefanio José da Gama Neto. A História (Avaliada) em Tela: O uso dos filmes no Exame Nacional do Ensino Médio na perspectiva da disciplina de História. 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

2.
CAINELLI, M. R.; SOUZA, Éder C.; HONORATO, T.. Participação em banca de Rebecca Carolline Moraes da Silva. Concepções de Alunos de Ensino Médio sobre Empatia Histórica e Multiperspectidade a partir do filme "O Menino do Pijama Listrado". 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina.

3.
DIAS, R. B.; GONCALVES, J. H. R.; SOUZA, Éder C.. Participação em banca de Ana Paula Aparecida Cunha. História de Mandaguari: A construção da narrativa acerca de seu desenvolvimento. 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Maringá.

4.
DIAS, R. B.; GONCALVES, J. H. R.; CAMPOI, I. C.; SOUZA, Éder C.; CARVALHO, R. R.. Participação em banca de Richard de Freits Gomes. O Jovem e o Rock Brasileiro da Década de 1980. 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Maringá.

5.
TETE RAMOS, Marcia. E.; CAINELLI, M. R.; SOUZA, Éder C.. Participação em banca de Priscila Estevo de Oliveira. O fantástico mundo da animação: os desenhos de Walt Disney (1942-1944) Como evidência para o Ensino de História. 2016. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina.

Teses de doutorado
1.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora M. S.; CAINELLI, M. R.; MARTINEZ, P. M.; SILVA, M. R.; SOUZA, Éder C.. Participação em banca de Lidiane Camila Lourençato. A juventude frente a História: embates entre as propostas e documentos oficiais para o Ensino Médio e o significado da História como disciplina escolar. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Qualificações de Doutorado
1.
SOUZA, Éder C.; SCHMIDT, Maria Auxiliadora M. S.; CAINELLI, M. R.; GAGO, M.; URBAN, A. C.. Participação em banca de Lidiane Camila Lourençato. Políticas Curriculares, Juventudes, Aprendizagem e Formação da Consciência Histórica de Jovens Brasileiros e Portugueses. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Qualificações de Mestrado
1.
FRONZA, M.; SOUZA, Éder C.; RIBEIRO, R. R.. Participação em banca de Estefanio José da Gama Neto. A História (Ensinada) em Tela: Os usos e apropriações de filmes e vídeos nas aulas de História no Ensino Médio (Cuiabá- Mato Grosso). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

2.
SOUZA, Éder C.; CAINELLI, M. R.; HONORATO, T.. Participação em banca de Rebecca Carolline Moraes. Concepções de alunos do Ensino Médio sobre empatia história e multiperspectividade a partir do filme "O menino do pijama listrado". 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Londrina.

3.
TETE RAMOS, Marcia. E.; CAINELLI, M. R.; SOUZA, Éder C.. Participação em banca de Priscila Estevo de Oliveira. O fantástico mundo da animação: os desenhos de Walt Disney (1942-1944) Como evidência para o Ensino de História. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade Estadual de Londrina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUZA, Éder C.; SANCHES, T. C.; FRANZI, J.. Participação em banca de Rafael Ribeiro.A superexploração do trabalho e suas influências na escola. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
SOUZA, Éder C.; GERALDO, Endrica; SANCHES, T. C.. Participação em banca de Alba Beatriz Salinas Benitez.El documental "Guerra do Paraguai - Nossa Grande Guerra" y las visiones de los profesores. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
SOUZA, Éder C.; BALESTRA, Juliana P. C.; SANTOS, P. A. C.. Participação em banca de Andrew Cesar de Goes.A Guerra do Paraguai em Manuais Didaticos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

4.
SOUZA, Éder C.; UHLE, A. R.; SOUZA, A. M.. Participação em banca de Angélica Ap. Reis Pereira.Pensando a Interseccionalidade na Didática da História: uma pesquisa propositiva a partir da narrativa fílmica "Domésticas". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

5.
OLIVEIRA, M.; DULCI, Tereza M. S.; SOUZA, Éder C.. Participação em banca de Samuel José Cassiano.Haiti: entre a Monarquia e a República. 2015.

6.
GAULLIER, P. L.; TAGLIARI, C. A.; SOUZA, Éder C.. Participação em banca de Carlos Liegel Dias.História da arqueologia paranaense. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Paranaguá.

7.
GONÇALVES, Marcos.; SOUZA, Éder C.; WISTUBA JUNIOR, F.. Participação em banca de Amanda Damasceno.Iria Cândido Correia - A primeira pintora paranaense. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Paranaguá.

8.
GONÇALVES, Marcos.; SOUZA, Éder C.; BORGES, J. N.. Participação em banca de Juliana Costa.Imperialismo: pressupostos didáticos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Paranaguá.

9.
RAMOS, O. F.; CAVANA, F. A.; SOUZA, Éder C.. Participação em banca de Rafaela de Pizzol.A imposição do magistério em Paranaguá. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Paranaguá.

10.
GONÇALVES, Marcos.; BORGES, J. N.; SOUZA, Éder C.. Participação em banca de Juliana Linhares Bueno.A febre amarela em Paranaguá. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Paranaguá.

11.
GONÇALVES, Marcos.; WISTUBA JUNIOR, F.; SOUZA, Éder C.. Participação em banca de LEANDRO SIMPLÍCIO.Aspectos do Fascismo na imprensa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Paranaguá.

12.
GONÇALVES, Marcos.; SOUZA, Éder C.. Participação em banca de ADILSON CARDOSO PIRES.Um grito de liberdade: O apartheid e sua representação no filme de Richard Attenborough de 1987. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Paranaguá.

13.
GONÇALVES, Marcos.; SOUZA, Éder C.. Participação em banca de ANDRÉ CRISTIANO CARDOSO.Possibilidades de utilização do cinema em sala de aula como recurso pedagógico para o Ensino de História. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Paranaguá.

14.
GONÇALVES, Marcos.; SOUZA, Éder C.. Participação em banca de CLÁUDIA ISHISAKI DE OLIVEIRA.Revolução tecnológica e inteligência artificial: uma análise do filme "A. I.: Inteligência Artificial" de Steven Spilperg, 2001 ? Uma história do tempo presente. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Paranaguá.

15.
GONÇALVES, Marcos.; SOUZA, Éder C.; JABUR, S. S.. Participação em banca de PRISCILA ONÓRIO FIGUEIRA.Vida e Trabalho: a historia da pesca artesanal na Ilha do Amparo após o acidente do navio Vicuña (2004). 2011 - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Paranaguá.

16.
GONÇALVES, Marcos.; SOUZA, Éder C.; JABUR, S. S.. Participação em banca de WAGNER TAVARES DA SILVA.A utilização das imagens nos livros didáticos de História na escolas públicas na região central de Paranaguá. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Paranaguá.

17.
GONÇALVES, Marcos.; SOUZA, Éder C.; JABUR, S. S.. Participação em banca de RAFAEL CORRÊA FARIAS.A arte barroca no Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Paranaguá.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SOUZA, Éder C.; FRANZI, J.; CRISTI, M. A.. PSS - Area Fundamentos da Educação. 2018. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
SOUZA, Éder C.; SANCHES, T. C.; FRANZI, J.; BALESTRA, Juliana P. C.. PSS - Area Estágio em História. 2018.

3.
SOUZA, Éder C.; FRANZI, J.; UHLE, A. R.. PSS - Área História - Estágio Supervisionado. 2018. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

4.
SOUZA, Éder C.; BRIGHENTI, C. A.; GERALDO, Endrica. Banca de Análise de Concurso Público - Área História. 2016. Universidade Federal do Pampa.

5.
CAVANA, F. A.; SOUZA, Éder C.; TETE RAMOS, Marcia. E.. Concurso Público - Subárea Práticas de Ensino em História. 2015. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

6.
MENESES, G. G. L.; GONZALES, M. P.; SOUZA, Éder C.. Concurso Público - Práticas de Ensino em História. 2014. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Outras participações
1.
SOUZA, Éder C.; BALESTRA, Juliana P. C.; SANCHES, T. C.. Processo Seletivo ? Pós Graduação Lato Sensu Especialização em Ensino de História e América Latina. 2018. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Congresso Ibero-americano de Educação Histórica, XI Seminário Internacional de Educação Histórica e XV Encontro do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH - UFPR). Mesa Redonda - Jovens, Consciência Histórica e Demandas do Mundo Contemporâneo. 2018. (Congresso).

2.
IV Encuentro Ibero-Americano en Didática da Las Ciencias Sociales. Da aprendizagem conceitual à orientação temporal: indagações às investigações em Educação Histórica no Brasil e em Portugal. 2018. (Congresso).

3.
X Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e XXIII Jornada do GT de Ensino de História e Educação da Anpuh/RS. "MULTIPERSPECTIVIDADE, OBJETIVIDADE E IDENTIDADES: Reflexões sobre o Ensino de História da ?Guerra do Paraguai". 2018. (Congresso).

4.
III Semana Acadêmica de História.Simpósio: Didática da História e Ensino de História. 2017. (Simpósio).

5.
I Simpósio de Didática da História.Mesa Redonda - Linguagens Culturais, Narrativas Históricas e Educação Histórica. 2017. (Simpósio).

6.
Livro Didático de História: Conhecimento Histórico e Didática da História no Mundo Contemporâneo.Mesa Redonda - Livro Didático de História e Narrativas do Mundo Contemporâneo. 2017. (Seminário).

7.
VIII Congresso Internacional de História - XXII Semana de História. Aprendizagem Conceitual e/ou orientação temporal? Indagações e Apontamentos da (à) Educação Histórica. 2017. (Congresso).

8.
XVII Congresso Internacional - Jornadas de Educação Histórica. El Documental 'Guerra do Paraguai - A nossa grande guerra' y las perspectivas de los profesores paraguayos y brasileiros. 2017. (Congresso).

9.
III Encuentro Ibero-Americano en Didactica de Las Ciencias Sociales. Profesores Brasileños y Paraguayos: una encuesta bajo la categoria multiperspectividad. 2016. (Congresso).

10.
IX Congresso Brasileiro de Educação Histórica.Patrimônio Histórico e Educação Histórica. 2016. (Seminário).

11.
XV Encontro Regional de História - ANPUH.CULTURA HISTÓRICA, IDENTIDADES E FRONTEIRA: Perspectivas de estudantes e professores brasileiros e paraguaios sobre a Guerra do Paraguai. 2016. (Encontro).

12.
IV Congreso Regional de Educación. Teoria e Prática na Formação Continuada de Professores em História. 2015. (Congresso).

13.
IX Encontro Perspectivas do Ensino de História.Cinema e Educação Histórica: Percursos de um estudo empírico. 2015. (Encontro).

14.
VIII Seminário de Educação Histórica - Jörn Rüsen e o Ensino de Histórica no Brasil.Mesa Redonda: A obra de Jörn Rüsen e a formação da consciência histórica - desafios contemporâneos. 2015. (Seminário).

15.
XV Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Investigara a aprendizagem histórica a partir de filmes: Questões e contribuições teórico-metodológicas. 2015. (Congresso).

16.
XXVVIII Simpósio Nacional de História. Cultura História e Aprendizagem Histórica: Relações complexas entre aprendizagem conceitual e orientação temporal a partir de filmes históricos. 2015. (Congresso).

17.
IV Jornadas Internacionais de Problemas Latino-Amerinaos. Cinema, Cultura Histórica e América Latina: perspectivas da Didática da História. 2014. (Congresso).

18.
VII Seminário de Educação HIstórica.Filmes e aprendizagem histórica: perspectivas da Educação Histórica. 2014. (Seminário).

19.
VI Seminário Brasileiro de Educação Histórica. Investigar a cognição histórica a partir dos filmes: a opção pelo grupo focal como instrumento de pesquisa. 2013. (Congresso).

20.
XII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica. Filmes históricos, verdade e multiperspectividade: Uma proposta de trabalho com jovens alunos, abordando o conceito substantivo Nazismo a partir de fontes fílmicas. 2012. (Congresso).

21.
XII Encontro Estadual de História: A escrita da História. Cinema, Cultura Histórica e Didática da História: aportes teóricos e horizontes de pesquisa. 2012. (Congresso).

22.
IV Seminário de Educação Histórica.Jovens alunos, filmes históricos e consciência histórica: propostas de investigação. 2011. (Seminário).

23.
IX ENPEH - Encontro Nacional de Pesquisadores no Ensino de História.Cinema e Educação Histórica: Itinerários de Pesquisa. 2011. (Encontro).

24.
V Simpósio Internacional de História: Cultura e Identidades.Cinema e Didática da História: Um diálogo com o conceito de Cultura Histórica de Jörn Rüsen. 2011. (Simpósio).

25.
Colóquio: Dilemas e Disputas pela teoria da narrativa. 2010. (Outra).

26.
Colóquio Jörn Rüsen e o Ensino de História no Brasil. 2010. (Outra).

27.
Escravidão: Perspectivas em Educação Histórica. 2010. (Encontro).

28.
III Seminário de Educação Histórica.Progressão das ideias históricas de jovens alunos a partir do trabalho com o filme-documentário Atlantico Negro. 2010. (Seminário).

29.
XII Encontro Regional da ANPUH-PR -. O que o cinema ensina sobre a História? Estudo das propostas de utilização de filmes em aulas de HIstória. 2010. (Congresso).

30.
X Jornadas Internacionis de Educação Histórica. O que o cinema pode ensinar sore a História? Investigação sobre as idéias histórica dos alunos a respeito do uso de filmes em aulas de História. 2010. (Congresso).

31.
II Seminário de Educação História.Usar o cinema nas aulas de História. Por quê? Quetionamentos sobre as propostas de trabalho com filmes-históricos em aulas de História.. 2009. (Seminário).

32.
IV Semana de História - Unicentro Irati.Os caminhos da historiografia regional sobre o Norte do Paraná nas duas últimas décadas. 2008. (Encontro).

33.
III Semana de História e Arquivologia, UEL. Espaços e Territórios - Disputas pela região central da cidade de Londrina na década de 1950. 2006. (Congresso).

34.
Encontro Regional de História:Entre Práticas e Representações. Discurso, Memória e Poder: Londrina, 1958.. 2004. (Congresso).

35.
SINAFEPOL - Simpósio Nacional de Filosofia Política.Discurso Memória e Poder. 2004. (Simpósio).

36.
Semana de História e Arquivologia. 2003. (Simpósio).

37.
Encontro Regional de HIstória - ANPUH PR. 150 de História do Paraná. 2002. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA, Éder C.; SCHMIDT, Maria Auxiliadora M. S. ; SANCHES, T. C. ; BALESTRA, Juliana P. C. ; ALVES, R. C. ; GERMINARI, G. D. ; CAINELLI, M. R. . XVII Congresso Internacional - Jornadas de Educação Histórica. 2017. (Congresso).

2.
SOUZA, Éder C.; CARVALHAL, Tatiana P. ; MORALES, Livia F. . II Seminário de Licenciatura em História / II Seminário do Curso de LEPLE. 2016. (Congresso).

3.
SOUZA, Éder C.; BORGES, J. N. ; DOLINSKI, J. P. . VI Seminário de História - Repressão e Resistências - Autoritarismo e Movimentos sociais na América Latina. 2014. (Congresso).

4.
SOUZA, ÉDER CRISTIANO DE; MENEZES, G. G. L. ; SILVA, C. G. . I Seminário de Licenciatura em História. 2014. (Congresso).

5.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora M. S. ; SOUZA, ÉDER CRISTIANO DE . VI Seminário Brasileiro de Educação Histórica. 2013. (Congresso).

6.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora M. S. ; SOUZA, Éder C. . XII Congresso das Jornadas Internacionais de Educação Histórica. 2012. (Congresso).

7.
SOUZA, Éder C.; GONÇALVES, Marcos. ; PRADO, A. ; JABUR, S. S. . V Seminário de História - Ensino e Pesquisa em Debate. 2012. (Congresso).

8.
SOUZA, Éder C.; SCHMIDT, Maria Auxiliadora M. S. . IV Seminário de Educação Histórica. 2012. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Alessandro Henrique Monteiro. AVALIAÇÕES DA APRENDIZAGEM HISTÓRICA: ANÁLISES DAS PROVAS E DAS POLÍTICAS DOS VESTIBULARES DA UEL, UEM E UEPG. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Miguel Miranda Ribeiro. Apropriações do conceito de Consciência Histórica em Portugal, 2001-2008. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Andrew Cesar de Goes. Guerra do Paraguai: Manuais Didáticos como Fonte para estudo da Cultura Histórica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Éder Cristiano de Souza.

2.
Alba Beatriz Salinas Benitez. Multiperspectividade e Identidade: a Guerra da Triplice Alianca na perspectiva dos professores. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Éder Cristiano de Souza.

3.
Angélica Aparecida Reis Pereira. Pensando a Interseccionalidade na Didática da História. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Éder Cristiano de Souza.

Iniciação científica
1.
Gabriel Antônio Butzen. Levantamento de documentação sobre o uso de filmes no ensino de História na América Latina. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Éder Cristiano de Souza.

2.
Alba Beatriz Salinas Benitez. Filmes sobre Guerra da Tríplice Aliança: a multiperspectividade em questão - visões de professores brasileiros e paraguaios. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Fundacao Araucaria. Orientador: Éder Cristiano de Souza.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
3SOUZA, Éder C.;SOUZA, ÉDER CRISTIANO DE2012 SOUZA, Éder C.. Cinema e didática da história : um diálogo com o conceito de cultura histórica de Jörn Rüsen. História Revista (UFG. Impresso), v. 17, p. 15-36, 2012.

2.
SOUZA, Éder C.2018SOUZA, Éder C.. O professor como intelectual da práxis: desafios aos docentes frente à pedagogia das competências. Temas & Matizes (Online), v. 12, p. 24-35, 2018.


Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, Éder C.; SCHMIDT, Maria Auxiliadora M. S. ; TEIXEIRA, R. S. . Educação Histórica e Ensino de História: fundamentos teórico-metodológicos e perspectivas de investigação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SOUZA, Éder C.. Educação Histórica e Novas Linguagens. 2012. .

2.
SOUZA, Éder C.. Metodologia do ensino de História nas séries iniciais. 2012. .

3.
SOUZA, Éder C.. História Local e Regional - escravidão e imigração no Paraná. 2011. .

4.
SOUZA, Éder C.. Novas Abordagens no Ensino de História. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
SOUZA, Éder C.. 'Cultura popular tradicional' - Um debate entre as obras de E. P. Thompson e Antônio Gramsci. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora M. S. ; SOUZA, Éder C. . XII Congresso das Jornadas Internacionais de Educação Histórica. 2012. (Congresso).

2.
SOUZA, Éder C.; GONÇALVES, Marcos. ; PRADO, A. ; JABUR, S. S. . V Seminário de História - Ensino e Pesquisa em Debate. 2012. (Congresso).

3.
SOUZA, Éder C.; SCHMIDT, Maria Auxiliadora M. S. . IV Seminário de Educação Histórica. 2012. (Congresso).

4.
SOUZA, Éder C.; SCHMIDT, Maria Auxiliadora M. S. ; SANCHES, T. C. ; BALESTRA, Juliana P. C. ; ALVES, R. C. ; GERMINARI, G. D. ; CAINELLI, M. R. . XVII Congresso Internacional - Jornadas de Educação Histórica. 2017. (Congresso).



Outras informações relevantes


Aprovação em Processo Seletivo (Segundo Lugar):
Instituição UFPR
Ano 2011
Cargo: Professor Substituto em Metodos e Técnicas do Ensino de História /

Aprovação em Teste Seletivo (Segundo Lugar):
Instituição FAFIPAR
Ano 2011
Cargo: Professor Substituto de Métodos e Técnicas de Pesquisa Histórica /

Aprovação em Concurso Público (Terceiro Lugar):
Instituição IFPR - Londrina
Ano 2011
Cargo: Professor de História / Ciências Humanas e suas tecnologias /

Aprovação em Concurso Público:
Instituição UNIOESTE
Ano 2012
Cargo: Professor de Prática de Ensino em História /

Aprovação em Teste Seletivo (Primeiro Lugar):
Instituição FAFIPAR
Ano 2013
Cargo: Professor Substituto de Introdução aos Estudos Históricos /

Aprovação em Concurso Público (Terceiro Lugar):
Instituição IFPR - Curitiba
Ano 2012
Cargo: Professor de História / Ciências Humanas e suas tecnologias /

Aprovação em Concurso Público (Primeiro Lugar)
Instituição UNILA
Ano 2014
Cargo: Professor de Práticas de Ensino em História /



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 4:15:01