Renata Bernardo Andrade

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6833391554730331
  • Última atualização do currículo em 23/10/2018


Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pelo Centro Universitário Augusto Motta (2007) e Especialização em Educação Básica Ensino de Geografia UERJ-FFP (2015). Mestra em Geografia UERJ-FFP(2018) e atuando como professora de geografia da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de ensino em geografia e uso de tecnologias na educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renata Bernardo Andrade
Nome em citações bibliográficas
ANDRADE, R. B.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Mestrado em Geografia.
Faculdade de formação de professores UERJ, FFP-UERJ, Brasil.
Título: O Ensino de Geografia apresentado para o 6º ano na Educopédia SME/RJ,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Ana Claudia Sacramento.
Bolsista do(a): Centro de Referência da Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro, SME/RJ, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
Setores de atividade: Educação.
2014 - 2015
Especialização em Pós-graduação em ensino básico de geografia. (Carga Horária: 360h).
Faculdade de formação de professores UERJ, FFP-UERJ, Brasil.
Título: O ensino da paisagem por meio da utilização da Educopédia e das práticas cotidianas do estudantes no 6º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Mario Penna da Rocha.
Orientador: Ana Cláudia Sacramento.
2004 - 2007
Graduação em Licenciatura Plena em Geografia.
Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Brasil.
Título: Considerações sobre o espaço sócio-urbano de São João de Meriti.
Orientador: Aixa Teresinha Mello.




Formação Complementar


2014 - 2014
Extensão universitária em NEUROEDUCAÇÃO. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Geologia para o ensino básico. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Rochas e mineras para educação. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Exclusão digital e ciberespaço. (Carga horária: 30h).
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
2007 - 2007
Metodologia do ensino da geografia. (Carga horária: 30h).
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
2004 - 2004
História da Baixada Fluminense. (Carga horária: 64h).
Inst. de pesq. e analise hist. e de ciencias sociais da baixada fluminense, IPAHB, Brasil.


Atuação Profissional



Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de geografia, Carga horária: 16
Outras informações
TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO


Prefeitura de Volta Redonda, PVR, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de geografia, Carga horária: 14


Colegio São Mateus, CEBM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de geografia, Carga horária: 6


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Apoio tecnico, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2002 - 2009
O estudo comparativo de fronteiras
Descrição: Setores de aplicação: Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Urbano Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado Objetivo: A dimensão cultural do espaço, envolvendo crenças, valores, mitos e símbolos decorrentes da comunicação..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Renata Bernardo Andrade - Integrante / Scott William Hoefle - Coordenador.
2001 - 2009
Globalização, Movimento Associativista e Desenvolvimento Local Sustentável na Amazônia
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Renata Bernardo Andrade - Integrante / Scott William Hoefle - Coordenador.
1997 - 2009
Ambiente, Cultura e Política
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Renata Bernardo Andrade - Integrante / Scott William Hoefle - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: tecnologia da educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ANDRADE, R. B.; SACRAMENTO, A. C. . Orientações curriculares de geografia e educopédia da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, FCLAr/UNESP, Araraquara;, p. 248 - 268, 01 mar. 2018.

2.
ANDRADE, R. B.; SACRAMENTO, A. C. . Educopédia uma ferramenta para ensinar geografia. Revista on line de Política e Gestão Educacional, FCLAr/UNESP, Araraquara;, p. 720 - 740, 27 nov. 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, R. B.; SACRAMENTO, A. C. . Tics no ensino de geografia: uma pratica pedagógica utilizando a Educopédia no ¨6/ ano do Ensino fundamental. In: II Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Politicas Educacionais e Experiencias Interdisciplinares na Educação, 2017, Natal. Anais da II Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação. Natal: Even3, 2017. v. 2. p. 316-327.

2.
ANDRADE, R. B.. Ensino de geografia, orientações curriculares e Educopédia na Secretaria Municipal de educação do Rio de Janeiro. In: ENANPEGE, 2017, Porto Alegre. ANAIS ENANPEGE XII ENCONTRO NACIONAL DA ANPEGE. PORTO ALEGRE: ANPEG, 2017. p. 2366-2377.

3.
ANDRADE, R. B.; SACRAMENTO, A. C. ; SOUZA, M. S. P. S. . A Educopédia na cidade do Rio de janeiro: Uma forma de ensinar geografia. In: I Jornada Ibero-Americana de Pesquisa em Politicas Educacionais e Experiencias Interdisciplinares na Educação, 2016, Brasilia. Anais da I Jornada Ibero-Americana de Pesquisa em Politicas Educacionais e Experiencias Interdisciplinares na Educação. Brasilia -DF: Grupo nova padeia, 2016. v. 1. p. 605-612.

4.
ANDRADE, R. B.. O ensino da paisagem por meio da utilização da Educopédia e das práticas cotidianas dos estudantes no 6° ano do ensino fundamental na Escola Municipal Mario Penna da Rocha. In: XVIII Encontro Nacional de Geógrafos Construção do Brasil: geografia, ação politica e democratica, 2016, São Luís- MA. Anais eletrônicos XVIII Encontro Nacional de Geógrafos. São Luís - MA: AGB, 2016.

5.
SILVA, C. F. ; SILVA, L. S. ; ANDRADE, R. B. . A escala como ferramenta que aproxima a geografia das praticas e saberes espaciais dos estudantes. In: VII Congresso Brasileiro de Geógrafos a AGB e a geografia brasileira no contexto das lutas frente aos projetos hegemonicos, 2014, Vitória- ES. Anais do VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. Vitória- ES: AGB, 2014.

Artigos aceitos para publicação
1.
ANDRADE, R. B.; SACRAMENTO, A. C. . Orientações curriculares de geografia e educopédia da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
ANDRADE, R. B.. O uso da Educopédia pelos professores de geografia da SME-RJ. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ANDRADE, R. B.. TICs NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA UTILIZANDO A EDUCOPÉDIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NA SME/RJ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ANDRADE, R. B.. TICs NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA UTILIZANDO A EDUCOPÉDIA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL MARIO PENNA DA ROCHA SME/RJ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ANDRADE, R. B.; SACRAMENTO, A. C. ; SOUZA, M. S. P. S. . Educopédia SME/RJ: Uma Forma de Ensinar Geografia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BARCELLOS, L. C. ; ANDRADE, R. B. . Geografia Social: O Mapa da pobreza na Afriaca. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ANDRADE, R. B.. O ENSINO DA PAISAGEM POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DAEDUCOPÉDIA E DAS PRÁTICAS COTIDIANAS DO ESTUDANTE NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL MARIO PENNA DA ROCHA SME/RJ.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
LAPORT, B. L. ; SILVA, C. M. A. ; ANDRADE, R. B. ; SILVA, M. S. . A questão demográfica de São João de Meriti. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SILVA, C. F. ; ANDRADE, R. B. ; SILVA, L. S. . A escala como ferramenta que aproxima a geografia das práticas e saberes espaciais dos estudantes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
ANDRADE, R. B.; Correa,Fabio Tenorio ; Almeida,Priscila França de ; MOURÃO,Vinicios Dália . Identidade social,Participação politica e qualidade de vida entre os produtores ribeirinhos e colônos de estrada no médio Vale do Rio da Madeira. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ANDRADE, R. B.. sustenta habilidades: escolas responsáveis, ambientes saudáveis. Rio de Janeiro: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 2012 (Carta de princípios escolares para um mundo sustentável).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIX Encontro Nacional de Geografos.O USO DA EDUCOPÉDIA PELOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DA SME/RJ. 2018. (Encontro).

2.
II Jornada Ibero-Americana de Pesquisa em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educaçação. Tics no ensino de geografia: uma pratica pedagógica utilizando a Educopédia no ¨6/ ano do Ensino fundamental. 2017. (Congresso).

3.
XII ENANPEGE.Ensino de geografia, orientações curriculares e Educopédia na Secretaria Municipal de educação do Rio de Janeiro. 2017. (Encontro).

4.
I Encontro da Licenciatura em Geografia.Geografia Social: O Mapa da pobreza na Africa Subssariana. 2016. (Encontro).

5.
I Jornada Ibero-Americana de pesquisa em politicas educacionais e experiencias interdisciplinares na Educação. Educopedia SME/RJ: Uma forma de ensinar geografia. 2016. (Congresso).

6.
XVIII Encontro Nacional de Geógrafos.O Ensino da paisagem por meio da utilização da Educopédia e das práticas cotidianas dos estudantes no 6º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Mario Penna da Rocha SME/RJ.. 2016. (Encontro).

7.
XV Encuentro de geógrafos de América Latina. A questão demográfica de São João de Meriti. 2015. (Congresso).

8.
VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. A escala como ferramenta que aproxima a geografia das praticas e saberes espaciais dos estudante. 2014. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
ANDRADE, R. B.; SACRAMENTO, A. C. . Orientações curriculares de geografia e educopédia da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, 2018.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ANDRADE, R. B.; SACRAMENTO, A. C. . Educopédia uma ferramenta para ensinar geografia. Revista on line de Política e Gestão Educacional, FCLAr/UNESP, Araraquara;, p. 720 - 740, 27 nov. 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
ANDRADE, R. B.; Correa,Fabio Tenorio ; Almeida,Priscila França de ; MOURÃO,Vinicios Dália . Identidade social,Participação politica e qualidade de vida entre os produtores ribeirinhos e colônos de estrada no médio Vale do Rio da Madeira. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA, C. F. ; ANDRADE, R. B. ; SILVA, L. S. . A escala como ferramenta que aproxima a geografia das práticas e saberes espaciais dos estudantes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
LAPORT, B. L. ; SILVA, C. M. A. ; ANDRADE, R. B. ; SILVA, M. S. . A questão demográfica de São João de Meriti. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ANDRADE, R. B.; SACRAMENTO, A. C. ; SOUZA, M. S. P. S. . Educopédia SME/RJ: Uma Forma de Ensinar Geografia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ANDRADE, R. B.. TICs NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA UTILIZANDO A EDUCOPÉDIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NA SME/RJ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 16:26:13