Rosane Lowenthal

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  • Última atualização do currículo em 23/10/2018


Professora instrutora do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de ciências médicas da Santa Casa (FCMSCSP) e vinculada ao Programa de pós graduação (mestrado e doutorado acadêmico) em Ciências da Saúde e Saúde da Comunicação humana (mestrado acadêmico) da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Atualmente é coordenadora da Unidade de Referência em Transtornos do Espectro Autista Dr Marcos T Mercadante. Possui, Pós doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP (2013), mestrado (2006) e doutorado (2012) em Disturbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e graduação em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo (1988). É pesquisadora do Instituto Nacional de Ciências e Técnologias - Instituto Nacional de Psiquiatria do desenvolvimento(INPD-INCT). Atualmente é consultora da Oscip Escola de Gente Comunicação em Inclusão, colaborador - Down Syndrome Interesting Medical group e do conselho consultivo da Ong Autismo e Realidade.Participa do GT em Transtornos do Espectro Autista da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. Tem experiência em pesquisas nas áreas de transtornos do desenvolvimento nas áreas: Saúde Mental na Infância e Adolescência, Transtornos do Espectro Autista. É membro do Comitê de ética em pesquisa com seres humanos da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e membro da Comissão Científica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Atua (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rosane Lowenthal
Nome em citações bibliográficas
LOWENTHAL, R.;LOWENTHAL,ROSANE;Lowenthal, Rosane;lowentha R

Endereço


Endereço Profissional
Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Centro de Atenção Integrado à Saúde Mental.
Rua Capitão Cavalcanti, 268
Vila Mariana
04017000 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 34662600


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2012
Doutorado em disturbios do desenvolvimento.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: Capacitação em saúde mental na infância e adolescência para profissionais da atenção primária, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Cristiane Silvestre de Paula.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: atenção primária a saúde; saúde mental; infância e adolescência; telemedicina; educação a distância.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Psiquiatria.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Telemedicina.
2004 - 2006
Mestrado em Disturbios do desenvolvimento.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: Estudo de triagem da frequência de transtorno invasivo de desenvolvimento em sindrome de Down,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Marcos Tomanik Mercadante.
Palavras-chave: autismo; prevalência; síndrome de down.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.
Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.
1992 - 1993
Aperfeiçoamento em Ortodontia Corretiva.
Sindicato dos Odontologistas, SINDI DOS ODONTO, Brasil.
Título: Ortodontia Corretiva. Ano de finalização: 1993.
1991 - 1992
Aperfeiçoamento em Ortodontia Interceptativa.
Sindicato dos Odontologistas, SINDI DOS ODONTO, Brasil.
Título: Ortodontia Interceptativa. Ano de finalização: 1992.
1990 - 1991
Aperfeiçoamento em Ortodontia Preventiva.
Sindicato dos Odontologistas, SINDI DOS ODONTO, Brasil.
Título: Ortodontia Preventiva. Ano de finalização: 1991.
1994 - 1998
Graduação.
Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.


Pós-doutorado


2012 - 2013
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Telemedicina.


Formação Complementar


2016 - 2016
ESDM Training Program- DENVER. (Carga horária: 32h).
UC Davis MIND Institute, UCDMI, Estados Unidos.
2011 - 2011
Mental Health Communication skills for child in PC. (Carga horária: 56h).
Johns Hopkins University, JHU, Estados Unidos.
2009 - 2009
Introdução a análise de dados com uso SPSS. (Carga horária: 15h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Bioética. (Carga horária: 24h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Maestro Castillo Morales A.M.A.D.E.E.U.S.
Associação Brasileira Castillo Morales, ABCM, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Instrumentos de diagnóstico na avaliação de TID. (Carga horária: 20h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, UPM, Brasil.
2002 - 2005
Reabilitação orofacial corporal Castillo Morales.
Associação Barsileira Castillo Morales, ABCM, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, FCMSCSP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor instrutor, Carga horária: 12
Outras informações
Professor do departamento de saúde mental da Faculdade de Ciências médicas da Santa Casa de São Paulo. Professora do curso de Medicina e Fonoaudiologia ministrando aulas sobre desenvolvimento infantil e transtornos do desenvolvimento. É responsável por 2 disciplinas optativas para o curso de medicina intituladas: a) Transtorno do Espectro Autista e pesquisa clínica , b) Deficiência: passado e presente. É coordenadora da Liga Acadêmica para alunos do curso de medicina, fonoaudiologia e enfermagem: Autismo e Saúde Mental na infância. Orientadora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da FCMSCSP e Saúde da Comunicação humana. Membro da comissão científica da FCMSCSP

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor instrutor, Carga horária: 20

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Deficiência: passado e presente
07/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Saúde Mental, .

07/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pos graduação strito senso, .

04/2017 - Atual
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psiquiatria e Psicologia médica- modulo Transtornos do Espectro Autismo
04/2017 - Atual
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina optativa- Transtornos do espectro autista e pesquisa clínica
04/2017 - Atual
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina optativa- Comunicação Deficiencia e cinema
03/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pos graduação strito senso, .

03/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pos graduação strito senso, .

07/2016 - Atual
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Noções de psiquiatria- modulo Transtornos do espectro autista
07/2016 - Atual
Extensão universitária , Diretoria da Faculdade, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora da Liga de Autismo.

Irmandade da Santa Casa de Misericordia de São Paulo, ISCMSP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente administrativo -, Carga horária: 40
Outras informações
Gerente da Unidade de Referencia em Autismo- CAISM- Vila Mariana

Atividades

09/2016 - 03/2018
Pesquisa e desenvolvimento , Comite de etica em pesquisa em seres humanos, .

09/2016 - 03/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de atenção integrada a saúde mental CAISM Vila Mariana, .

Cargo ou função
Comissão de Humanização.
11/2013 - 03/2018
Direção e administração, Centro de atenção integrada a saúde mental CAISM Vila Mariana, .

Cargo ou função
Gerente da Unidade de Referencia em Autismo.

Instituto Nacional de Psiquiatria do desenvolvimento, INPD, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 40


Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: voluntária

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: aluno pos doutorado

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador


Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: voluntaria

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: estagio docente, Enquadramento Funcional: estagio docente, Carga horária: 4
Outras informações
Estagio docente obrigatorio durante doutorado orientado pela Prfof Cristiane Silvestre de Paula, na disciplina de Práticas Investigativas em Psicologia II

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: estagio docente, Enquadramento Funcional: estagio docente, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio docente obrigatório durante o doutorado sob supervisão da Porf. Cristiane Silvestre de Paula, com duração de 28 horas na disciplina de Práticas Investigativas em Psicologia I


Associação para a Educação, Esporte, Cultura e Profissionalização da divisã, AEDREHC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador


Down Syndrome Interesting Medical group, DSIMG, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador
Outras informações
Rede Internacional de discussão sobre assuntos médicos relevantes à síndrome de Down


Escola de Gente Comunicação em Inclusão, ESCOLA DE GENTE, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: consultor


Escola de Gente Comunicação em Inclusão, ESCOLA DE GENTE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Conselho Consultivo e Efetivo


Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, FBASD, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: comite cientifico

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Presidente


Grupo 25, G 25, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2003
Vínculo: Fundadora -, Enquadramento Funcional: socia fundadora


Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, ANPEPP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: GT da ANPEPP sobre autismo, Carga horária: 1
Outras informações
titulo do GT: TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA): PESQUISA EM SAÚDE E EDUCAÇÃO Este Grupo de Trabalho é cadastrado na Associação Nacional de Pesquisa e Pos-Graduação em Psicologia. Coordenadora Prof Dra Cleonice Bosa da UFRS



Linhas de pesquisa


1.
Os estudos com pessoas e familiares com TEA são escassos, traçar perfil deste pacientes, seus familiares nas mais diversas áreas como para diagnostico, intervenções e todos os aspectos que podem alterar sua qualidade de vida devem ser levados em conta par
2.
Orientadora de mestrado académico do programa de Ciencias da Saude
3.
Orientadora do programa de Doutorado em Ciências da Saúde
4.
Orientadora do programa de mestrado profissional em Saúde da Comunicação Humana
5.
Membro do Comite de ética em pesquisas de seres humanos


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
ESTIGMA PÚBLICO EM RELAÇÃO AO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA, FONOAUDIOLOGIA, PSICOLOGIA E ENFERMAGEM
Descrição: Sera realizado o perfil dos alunos de graduação dos cursos de medicina, fonoaudiologia, enfermagem e psicologia sobre estigma publico em relação ao TEA e posteriormente será desenvolvida uma intervenção anti estigma junto dos alunos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Rosane Lowenthal - Coordenador / Cristiane Silvestre de Paula - Integrante / Noemi Takiuchi - Integrante / Ana Carolina Villas Boas Villela Rossi - Integrante / Barbara Ariolli Bertaglia - Integrante / Luciana Mara de Almeida - Integrante / Fernanda Kochi - Integrante / Vanessa Masdachi - Integrante / Cassio silveira - Integrante / Juliana Matsuo - Integrante.
2017 - Atual
Validação da Escala Atitudes em Relação ao Autismo (ATT- AUT)
Descrição: A escola de Atitudes em relação ao Autismo é referente a estigma publico e será validada no Brasil com 3000 questionários respondidos por profissionais de saúde.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Rosane Lowenthal - Coordenador / Cristiane Silvestre de Paula - Integrante / Noemi Takiuchi - Integrante / Ana Carolina Villas Boas Villela Rossi - Integrante / Barbara Ariolli Bertaglia - Integrante / Luciana Mara de Almeida - Integrante / Fernanda Kochi - Integrante / Claudio Torres de Miranda - Integrante / Jorge Artur Peçanha de Miranda Coelho - Integrante.
2017 - Atual
Identificação das principais necessidades das pessoas com Transtornos do Espectro Autista
Descrição: Os estudos com pessoas e familiares com TEA são escassos, traçar perfil deste pacientes, seus familiares nas mais diversas áreas como para diagnostico, intervenções e todos os aspectos que podem alterar sua qualidade de vida devem ser levados em conta para que o tratamento em serviços de saúde pública possam levar a uma melhora e consequentemente um melhor prognostico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Rastreamento da presença de polimorfismo da D2 em pacientes com transtornos do neurodesenvolvimento
Descrição: Os hormônios tireoidianos apresentam papel fundamental no desenvolvimento, crescimento e metabolismo dos indivíduos. Em seres humanos 93% dos hormônios tireoideanos são secretados pela tireoide na forma de 3,5,3?,5?-tetraiodo-L-tironina ou tiroxina (T4), sendo os 7% restantes secretados na forma de 3,5,3?-triiodo-L-tironina (T3). Nos tecidos, o T4 é convertido em T3 pela desiodação do anel externo de sua molécula. Dessa forma, o T4 é considerado um pró-hormônio uma vez que o T3 é a forma ativa do hormônio capaz de se ligar aos receptores nucleares, regulando a expressão gênica. Há muito se sabe que alterações nas funções tiroideanas estão associadas com desordens cognitivas. A associação entre mixedema, condição do hipotireoidismo, e psicose foi descrita já no século 19. Além disso, há relatos de associação do hipotireoidismo com insanidade. Baixos níveis de T3 foram encontrados em pacientes com depressão, enquanto em pacientes com esquizofrenia o T3 encontra-se aumentado por aumento na desiodação do T4 a T3. A quantidade de hormônio tiroidiano, T3, disponível para as células é regulado pela atividade das enzimas responsáveis pela transformação de T4 em T3, as desiodases. Existem três tipos de desiodases, desiodase do tipo 1 (D1), desiodase do tipo 2 (D2) e desiodase do tipo 3 (D3). A D2 é amplamente expressa no Sistema Nervoso Central (SNC) e é a principal enzima que disponibiliza T3 às células em diversos tecidos. De fato, a atividade da D2 é essencial para garantir as quantidades adequadas de T3 para o cérebro durante o desenvolvimento e na vida adulta, uma vez que sua atividade é responsável pela produção de 75% do T3 no córtex cerebral de ratos e 50% em seres humanos. Entre 12 e 36% da população são homozigotos para um polimorfismo na D2 que resulta na troca de um aminoácido treonina por uma alanina na posição 92 da proteína (Thr92Ala-D2). A mutação pontual ocorre dentro de uma alça de 18 aminoácidos que é responsável pela regulação da ubiquitinação da D2, mecanismo envolvido na sua degradação pelo proteassoma. A presença do polimorfismo Thr92Ala-D2 leva a prejuízos na ubiquitinação e degradação da enzima, resultando em uma meia vida aumentada da D2. Apesar dessas alterações, a atividade catalítica da D2 não é alterada. Isso é comprovado pelo fato dos genes regulados pelo T3 não apresentarem alterações, sugerindo que os tecidos de indivíduos Thr92Ala-D2 é eutireoideo. No entanto, alguns estudos têm avaliado o papel da D2 nas alterações cognitivas e correlações positivas entre mutações pontuais nessa enzima e deficiência intelectual foram encontradas, sugerindo seu envolvimento no desenvolvimento do SNC. Baseados nos dados descritos, nós nos perguntamos se a mutação Thr92Ala-D2 na D2 poderia estar envolvida no desempenho cognitivo de indivíduos com Transtornos do Neurodesenvolvimento, por exemplo, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou a Deficiência Intelectual de causa genética como Síndrome de Prader-Willi (SPW), Síndrome de Down (SD) e Síndrome de Williams (SW). Para responder à essa pergunta, nós pretendemos determinar a existência das mutações no gene para essa enzima e correlacionar com seu desempenho cognitivo e fenótipo comportamental dos indivíduos afetados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Estudos epidemiológicos relacionados ao mapeamento, descrição e uso de serviços entre crianças/adolescentes com problemas de saúde mental (incluindo autismo)

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Cristiane Silvestre de Paula em 06/12/2016.
Descrição: Dados resultados de estudos epidemiológicos podem contribuir para a melhor assistência a grupos populacionais que necessitam de cuidado. Esse projeto, reúne iniciativas para o levantamento, descrição de casos suspeitos (identificação precoce) e identificação de fatores de risco para problemas de saúde mental infanto-juvenil e autismo. Outro objetivo deste projeto é descrever o uso de serviços por criancas e adolescentes com esse tipo de problemática, visando estabelecer barreiras e facilitadores para uma assistência de alta qualidade, nos ambitos dos Sistemas Públicos de Saúde e Educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Evidências de efetividade de um programa de capacitação de pediatras e psicólogos para avaliação de sinais e sintomas dos Transtornos do Espectro do Autismo: um estudo colaborativo.
Descrição: O objetivo geral do projeto será identificar evidências empíricas de efetividade de um programa de capacitação de profissionais da saúde para avaliação de sinais e sintomas de Transtornos do Espectro do Autismo. O projeto terá duas fases com grupos amostrais distintos. Os objetivos específicos do projeto na primeira fase que envolverá todos os profissionais da saúde das duas unidades de atendimento serão: a) Avaliar o conhecimento geral dos participantes sobre indicadores de desenvolvimento típico e sobre sinais de alerta para TEA de crianças entre 12 e 48 meses, antes e após o programa de capacitação; b) Capacitar os participantes em uma medida padronizada de rastreamento de sinais e sintomas de TEA em crianças entre 12 e 48 meses com a suspeita do transtorno; c) Avaliar a satisfação dos participantes com o programa de capacitação, especialmente o potencial de uso em seu contexto de trabalho. Os objetivos específicos do projeto na segunda fase que envolverá somente 10 profissionais da saúde das duas unidades de atendimento serão: a) Avaliar os índices de confiabilidade entre os profissionais e o examinador-sênior na aplicação da ADOS; b) Identificar possíveis associações entre a frequência de acertos nas medidas de conhecimentos sobre indicadores de desenvolvimento típico e sinais de alerta de TEA aos 12, 18 e 24 e os índices de confiabilidade obtidos na aplicação da ADOS, após o programa de capacitação no uso da ADOS; c) Avaliar a satisfação desses participantes com o programa de capacitação no uso da escala ADOS, especialmente o potencial de uso em seu contexto de trabalho...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Rosane Lowenthal - Integrante / Maria Cristina T V Teixeira - Coordenador / Cleonice Bosa - Integrante / Ricardo Halpern - Integrante / Maria Clara Pacifico - Integrante / Naiara Adorna da Silva - Integrante / Nadia Giaretta - Integrante.
2013 - Atual
Capacitação em autismo para profissionais da saúde

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Cristiane Silvestre de Paula em 04/12/2016.
Descrição: Estamos realizando diversas iniciativas no campo de capacitação continuada de profissionais de saúde que atuam em diversos serviços públicos, como Secretaria Estadual de saúde de São Paulo, CAPSI, Programas de Saúde da Família, entre outros...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Capacitação de profissionais da atenção primária para Transtornos do Espectro Autista
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
Promoção da saúde mental na estratégia saúde da família: intervenção precoce visando a prevenção dos transtornos mentais e seu impacto sócio-econômico
Descrição: Este projeto tem por objetivo verificar o impacto da capacitação dos médicos de Família e Comunidade para detecção e acompanhamento de crianças com problemas de saúde mental na Região Oeste do Município de São Paulo e elaborar análise custo-efetividade dessa estratégia, comparada à rotina tradicional do PSF..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Rosane Lowenthal - Integrante / Cristiane Silvestre de Paula - Integrante / Ana Soledade Graeff-Martins - Integrante / Euripedes Constantino Miguel - Integrante / Sandra Josefina Ferraz Ellero Grisi - Integrante / Alexandra Valéria Maria Brentani - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2010 - Atual
Tecnologias Educacionais Interativas para potencialização da Educação em Saúde
Descrição: Embora o uso da tecnologia na Educação a Distância (EaD) seja crescente, é importante destacar que o processo educacional não deve ser dividido entre o convencional e a EaD. No lugar desta divisão, deve-se incentivar uma ação integrada que reúna todos os recursos que as duas modalidades oferecem para potencializar o processo educacional, aplicando de forma eficiente estratégias de comunicação para fins de educação e de modernização de recursos interativos (objetos de aprendizagem, unidades de conhecimento, mapas mentais, infográficos interativos, entre outros) para auxiliar na formação de redes colaborativas e na integração entre programas formativos e as necessidades regionais (contextualização da educação). Este processo será designado neste projeto como Tecnologias Educacionais Interativas ou Teleducação Interativa . A criação de uma linha de pesquisa em análise e desenvolvimento e a aplicação de novos modelos serão fundamentais para garantir a sustentabilidade das Tecnologias Educacionais Interativas, pois possibilitarão a pesquisa e a avaliação de novos modelos e tecnologias, além do monitoramento dos sistemas tecnológicos em uso, com a sua readequação na medida em que forem identificados novos recursos. A criação de uma Biblioteca Digital Interativa em Saúde, com materiais educacionais digitais interativos, o desenvolvimento de mapas mentais e sua integração com livros, cadernos de saúde e outros materiais educacionais disponibilizados pelo Ministério da Saúde, será uma forma ágil de modernizar e ampliar os recursos educacionais para o SUS. O desenvolvimento e validação de modelos de cursos apoiados em recursos de Teleducação Interativa e associados com sistemas de avaliação de competências (baseados em tecnologia) e redes sociais educacionais, poderão ampliar a disponibilização de programas de educação permanente em nível nacional. ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
Estudo Epidemiológico da Saúde Mental do Escolar Brasileiro
Descrição: Descrição: Os objetivos deste estudo são estabelecer a prevalência dos transtornos de psiquiátricos, entre eles: transtornos de aprendizagem, transtornos globais do desenvolvimento, transtornos de ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno de déficit de atenção com e sem hiperatividade, transtornos do humor e transtornos psicóticos em uma amostra representativa da população brasileira que vive em municípios com menos de um milhão de habitantes. Este projeto faz parte do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia com o projeto "Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento para Crianças e Adolescentes - INPD", liderado pelo Prof Titular Dr Eurípedes Miguel (Departamento de Psiquiatria da USP. O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia é coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) por meio do CNPq em parceria com a FAPESP. Os principais objetivos do INPD são compreender o desenvolvimento típico e atípico, a origem das suas alterações e a sua expressão como doença mental, além de estabelecer novas estratégias de prevenção e tratamento para estes transtornos com base em equipes interdisciplinares. O INPD é composto por 16 projetos de pesquisa, com o envolvimento de dezenas de universidades nacionais e internacionais no campo da Psiquiatria do Desenvolvimento. ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Rosane Lowenthal - Integrante / Marcos Tomanik Mercadante - Integrante / Cristiane Silvestre de Paula - Integrante / Isabel Bordin - Integrante / Jair J Mari - Coordenador / Bacy Fleitlich-Bilyk - Integrante / Luis Augusto Rohde - Integrante / Ana Soledade Graeff-Martins - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2009 - Atual
Treinamento em saúde mental na infância e adolescência para profissionais do programa saúde da família
Descrição: Os principais objetivos deste projeto são capacitar e avaliar a capacitação de profissionais do Programa de Saúde da Família das cinco regiões brasileiras. O treinamento padronizado foi desenvolvido por uma equipe da Johs Hopkins Univesity dos Estados Unidos, sendo que um dos investigadores daquela universidade será responsável pelo treinamento e este tem como principais objetivos a identificação, orientação e encaminhamentos de problemas de saúde mental na infância e adolescência. Este projeto faz parte do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia com o projeto "Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento para Crianças e Adolescentes - INPD", liderado pelo Prof Titular Dr Eurípedes Miguel (Departamento de Psiquiatria da USP. O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia é coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) por meio do CNPq em parceria com a FAPESP. Os principais objetivos do INPD são compreender o desenvolvimento típico e atípico, a origem das suas alterações e a sua expressão como doença mental, além de estabelecer novas estratégias de prevenção e tratamento para estes transtornos com base em equipes interdisciplinares. O INPD é composto por 16 projetos de pesquisa, com o envolvimento de dezenas de universidades nacionais e internacionais no campo da Psiquiatria do Desenvolvimento.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Rosane Lowenthal - Integrante / Marcos Tomanik Mercadante - Integrante / Cristiane Silvestre de Paula - Coordenador / Lawrence S. Wissow - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2017 - 2017
Mutirão de diagnóstico em TEA na cidade de Limeira
Descrição: Foi realizado um mutirão na cidade de Limeira para diagnostico de TEA em crinças, parceria da FCMSCSP e a Secretaria de Saúde de Limeira/SP. Ao todo foram envolvidos alunos de graduação da medicina, fonoaudiologia e enfermagem e profissionais da Unidade de Referência em TEA da Santa Casa de SP.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Rosane Lowenthal - Coordenador / Noemi Takiuchi - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2017 - Atual
Projeto Expedições Científicas e Assistenciais - PECA Fonoaudiologia
Descrição: Coordenação das atividades da Unidade de referencia em TEA no projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
Liga de Autismo e Saúde Mental na Infância
Descrição: Liga para alunos de medicina, fonoaudiologia e enfermagem da FCMSCSP.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2013 - 2015
Programa de Educação pelo Trabalho - Pet Saúde Pessoa com Deficiência
Descrição: Conhecimento cientifico dentro dos equipamentos de saúde publica que atendem pessoas com deficiência.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Rosane Lowenthal - Coordenador / Adriana Limongeli Gurgueira - Integrante / Guadalupe Marcondes de Moura - Integrante.Financiador(es): Ministério da Saúde - Bolsa.


Outros Projetos


2016 - Atual
Curso de Educação Continuada em Transtornos do Espectro Autista com suporte por Teleassistência para profissionais da Atenção Básica
Descrição: Curso de capacitação e atualização, a distância em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), para 3.000 profissionais da área de saúde, com nível superior completo, atuantes na rede de Atenção Básica de Saúde do Estado de São Paulo. O curso objetiva melhorar a capacidade de suspeição e diagnóstico, com ênfase em detecção precoce; manejo geral e específico do quadro pela equipe técnica; orientação da família visando melhor qualidade de vida do paciente com TEA e melhores possibilidades de inclusão escolar e social. Além dos conhecimentos teóricos os profissionais terão a disposição um ambulatório de supervisão clínica a distância..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: CADERNOS DE PÓS GRADUAÇÃO EM DISTÚRBIOS DO DESENVOLVIMENTO (ONLINE)


Membro de comitê de assessoramento


2018 - Atual
Agência de fomento: Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho
2016 - Atual
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Trends in Psychiatry and Psychotherapy
2014 - Atual
Periódico: European Child & Adolescent Psychiatry
2014 - 2014
Periódico: Psicologia: Teoria e Prática (Impresso)
2015 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Psiquiatria (São Paulo. 1999. Impresso)
2015 - Atual
Periódico: Audiology - Communication Research
2016 - Atual
Periódico: Psychiatry Research (Print)
2016 - Atual
Periódico: Psychiatry Research (Print)
2016 - Atual
Periódico: Schizophrenia Research (Print)
2016 - Atual
Periódico: CODAS
2018 - Atual
Periódico: BJPsych Open


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Psiquiatria/Especialidade: saúde mental infantil.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Hebraico
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Certificado de Menção Honrosa (um dos 4 melhores trabalhos: Congresso Internacional de Autismo na Vida Adulta. Trabalho: Autism Spectrum Disorders: prevalence and sevice use in four Brazilian regions,, Universidade Federal de São Paulo e Autismo & Realidade.
2015
Professor Instrutor da Faculdade de Ciências Medicas da Santa Casa de São Paulo, Faculdade de Ciencias Medicas da Santa Casa de São Paulo.
2012
Critical Research Issues in Latino Mental Health, Robert Wood Johnson Medical School.
2012
Prêmio em Capacitação: Prof. Dr. Marcos Tomanik Mercadante, Autismo & Realidade.
2010
Premio Professor Zaldo Rocha melhor trabalho sobre Áreas de Transtornos Mentais e Comportamentais, da Infância e Adolescência, Associação Brasileira de Psiquiatria.
2006
IADH Award melhor trabalho clínico, International Ass. for Disability and Oral Health.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:9
Total de citações:70
Fator H:3
Lowenthal, R  Data: 22/09/2010

SCOPUS
Total de trabalhos:11
Total de citações:85
Lowenthal,R  Data: 05/06/2017

Artigos completos publicados em periódicos

1.
Lowenthal, Rosane2017Lowenthal, Rosane; TAYAR, I. ; GENEROSO, M. B. ; CORDEIRO JUNIOR, Q. ; SHIOZAWA, P. . Modafinil for attention-deficit/hyperactivity disorder (ADHD): an updated systematic review and meta-analysis. EUROPEAN NEUROPSYCHOPHARMACOLOGY, v. 27, p. S1107, 2017.

2.
PORTOLESE, J.2017PORTOLESE, J. ; BORDINI, D. ; LOWENTHAL, R. ; ZACHI, E. C. ; PAULA, C. S. . MAPEAMENTO DOS SERVIÇOS QUE PRESTAM ATENDIMENTO A PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO BRASIL. CADERNOS DE PÓS GRADUAÇÃO EM DISTÚRBIOS DO DESENVOLVIMENTO (ONLINE), v. 7, p. 79-91, 2017.

3.
TREVIZOL, ALISSON PAULINO2016TREVIZOL, ALISSON PAULINO ; SATO, ISA ALBUQUERQUE ; COOK, IAN A. ; Lowenthal, Rosane ; BARROS, MIRNA DUARTE ; CORDEIRO, QUIRINO ; SHIOZAWA, PEDRO . Trigeminal Nerve Stimulation (TNS) for Panic Disorder: An Open Label Proof-of-Concept Trial. Brain Stimulation: basic, translational and clinical research in neuromodulation, v. 9, p. 161-162, 2016.

4.
TREVIZOL, ALISSON PAULINO2016TREVIZOL, ALISSON PAULINO ; SHIOZAWA, PEDRO ; COOK, IAN A. ; SATO, ISA ALBUQUERQUE ; DOS SANTOS GUIMARÃES, FERNANDA BURLE ; DINIZ, BRENO SATLER DE OLIVEIRA ; Lowenthal, Rosane ; BARROS, MIRNA DUARTE ; CORDEIRO, QUIRINO . Trigeminal Nerve Stimulation (TNS) for Major Depressive Disorder in the Elderly: An Open Label Proof-of-Concept Trial. Brain Stimulation: basic, translational and clinical research in neuromodulation, v. 9, p. 146-147, 2016.

5.
SOARES, AMANDA2016SOARES, AMANDA ; SHIOZAWA, PEDRO ; TREVIZOL, ALISSON PAULINO ; PAULA, CRISTIANE SILVESTRE DE ; Lowenthal, Rosane ; CORDEIRO, QUIRINO . Effects of augmentation agents in autistic disorder patients treated with risperidone: a systematic review and a meta-analysis. Trends in Psychiatry and Psychotherapy, v. 38, p. 114-116, 2016.

6.
TREVIZOL, ALISSON PAULINO2016TREVIZOL, ALISSON PAULINO ; SATO, ISA ALBUQUERQUE ; COOK, IAN A. ; SHIOZAWA, PEDRO ; Lowenthal, Rosane ; CORDEIRO, QUIRINO . Trigeminal nerve stimulation (TNS) for posttraumatic stress disorder and major depressive disorder: An open-label proof-of-concept trial. Epilepsy & Behavior (Print), v. 60, p. 240-241, 2016.

7.
LOWENTHAL, R.2016LOWENTHAL, R.; SOARES, A. ; TREVIZOL, ALISSON PAULINO ; PAULA, C. S. ; CORDEIRO JUNIOR, Q. ; SHIOZAWA, P. . Effect of augmentation strategies to risperidone treatment for patients with autistic disorder: systematic review and meta-analysis. European Neuropsychopharmacology, v. 26, p. S542, 2016.

8.
Zaqueu LCC2015Zaqueu LCC ; TEIXEIRA, M. C. T. V. ; LOWENTHAL, R. ; Paula, Cristiane S. . Educational and psychosocial factors in children and adolescents with indicators of the intellectual disabilities of four brasilian cities. JIDR. Journal of Intellectual Disability Research (Print), v. 59, p. 40-41, 2015.

9.
Lowenthal, Rosane2014 Lowenthal, Rosane; ZAQUEU, LIVIA ; ROHDE, LUIS A. ; MARI, JAIR ; Paula, Cristiane S. . Developmental disability in schoolchildren from four Brazilian regions. Revista Brasileira de Psiquiatria (São Paulo. 1999. Impresso), v. 36, p. 273-273, 2014.

10.
BORDINI, DANIELA2014BORDINI, DANIELA ; Lowenthal, Rosane ; GADELHA, ARY ; ARAUJO FILHO, GERARDO M.DE ; MARI, JAIR DE J. ; Paula, Cristiane S. . Impact of training in autism for primary care providers: a pilot study. Revista Brasileira de Psiquiatria (São Paulo. 1999. Impresso), v. 00, p. 00-00, 2014.

11.
Khan, Naila Z.2012 Khan, Naila Z. ; Gallo, Lilia Albores ; Arghir, Aurora ; Budisteanu, Bogdan ; Budisteanu, Magdalena ; Dobrescu, Iuliana ; Donald, Kirsty ; El-Tabari, Samia ; Hoogenhout, Michelle ; Kalambayi, Fidelie ; Kawa, Rafal ; Espinoza, Isaac Lemus ; Lowenthal, Rosane ; Malcolm-Smith, Susan ; Montiel-Nava, Cecila ; Odeh, Jumana ; Paula, Cristiane S. ; Rad, Florina ; Tarpan, Adelaide Katerine ; Thomas, Kevin G.F. ; Wang, Chongying ; Patel, Vikram ; Baron-Cohen, Simon ; Elsabbagh, Mayada . Autism and the Grand Challenges in Global Mental Health. AUTISM RES, v. 5, p. 156-159, 2012.

12.
PAULA, C. S.2011PAULA, C. S. ; Miranda CT ; Zaqueu LCC ; VICENTE, T. M. ; LOWENTHAL, R. . Atuação de psicólogos e estruturação de serviços públicos na assistência à saúde mental de crianças e adolescentes. Psicologia: Teoria e Prática (Impresso), v. 13, p. 81-95, 2011.

13.
LOWENTHAL, R.2010LOWENTHAL, R.; MERCADANTE, M. T. ; BELISARIO FILHO, J. ; PILLOTO, R. F. ; PAULA, C. S. . Autism Spectrum Disorder in Down Syndrome: Definition of the Cutoff Point for the Autism Screening Questionnaire Screening Instrument. Journal of Developmental and Behavioral Pediatrics, v. 31, p. 684, 2010.

14.
LOWENTHAL, R.2010LOWENTHAL, R.; BELISARIO FILHO, J. . Transtornos globais do desenvolvimento e os desafios para o processo de inclusão educacional. Inclusão (Brasília), v. 5, p. 39-46, 2010.

15.
SATO, F.2009SATO, F. ; PAULA, C. S. ; LOWENTHAL, R. ; NAKANO, E. O. ; BRUNONI, D. ; SCHWARTZMAN, J. S. ; MERCADANTE, M. T. . Instrument to screen cases of pervasive developmental disorder: a preliminary indication of validity. Revista Brasileira de Psiquiatria (São Paulo. 1999. Impresso), v. 31, p. 30-33, 2009.

16.
LOWENTHAL, R.2007 LOWENTHAL, R.; PAULA, C. S. ; SCHWARTZMAN, J. S. ; BRUNONI, D. ; MERCADANTE, M. T. . Prevalence of Pervasive Developmental Disorder in Down's Syndrome. Journal of Autism and Developmental Disorders. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 37, p. 1394-1395, 2007.

17.
BELISARIO FILHO, J.2006BELISARIO FILHO, J. ; LOWENTHAL, R. . Inclusão e Autismo- O que os médicos precisam saber. Pediatria Atual, v. 19, p. 8-14, 2006.

18.
LOWENTHAL, R.2006LOWENTHAL, R.; ARAUJO, A. C. S. . Transtornos Invasivos do Desenvolvimento e Comorbidades: Síndrome de Down e Deficiência Visual. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, v. 006, p. 06-09, 2006.

19.
LOWENTHAL, R.2005LOWENTHAL, R.; Campos L ; Amorosino C ; Gomila A ; D'Antino ME . Qualidade de vida em irmaos autistas. Revista Brasileira de Psiquiatria (São Paulo. 1999. Impresso), v. 27, p. 344-345, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Lowenthal, Rosane. Saúde mental na infância: proposta de capacitação para atenção primária. 1. ed. São Paulo: Editora Mackenzie, 2013. v. 1. 103p .

Capítulos de livros publicados
1.
Lowenthal, Rosane; SOARES, A. ; Almeida LM . Escolha dos instrumentos e técnicas de avaliação para Transtorno do Espectro Autista na Unidade de Referência Dr. Marcos Tomanik Mercadante (CAISM/Santa Casa-SP). In: Bosa C; Teixeira MCTV. (Org.). Autismo: Avaliação psicológica e neuropsicológica. 1ed.São Paulo: Hogrefe, 2017, v. 1, p. 221-230.

2.
Lowenthal, Rosane; STUMP, G. V. ; BELISARIO FILHO, J. ; Nascimento LA ; Seraceni M ; CORDEIRO, QUIRINO . A inserção de pessoas com transtorno do espectro do autismo e deficiência intelectual no mercado de trabalho. In: Denise Razzouk; Mauro Gomes Aranha de Lima; Quirino Cordeiro. (Org.). Saúde mental e trabalho. 1ed.são paulo: Conselho regional de medicina de São Paulo, 2015, v. 1, p. 235-246.

3.
BELISARIO FILHO, J. ; LOWENTHAL, R. . Inclusão, uma estratégia para qualidade de saúde mental. In: Bosa CA; Sanini C; Roselli CCB; Lara MFA. (Org.). Inclusão: O direito de ser e participar. 1ed.Piracicaba: Biscalchin Editor, 2012, v. 1, p. 179-186.

4.
LOWENTHAL, R.. Será que o mundo mudou?. In: Bosa Ca; Sanini C; Roselli CCB; Lara MFA. (Org.). Inclusão: O direito de ser e participar. 1ed.Piracicaba: Biscalchin Editor, 2012, v. 1, p. 307-309.

5.
BELISARIO FILHO, J. ; MANTOAN, M. T. E. ; Lowenthal, Rosane . Inclusão da criança especial. In: Francisco B Assumpção Jr; Evelyn Kuczynski. (Org.). Tratado de Psiquiatria da Infância e da Adolescência. 2ed.São Paulo: Editora Atheneu, 2012, v. 1, p. 747-751.

6.
PAULA, C. S. ; PIRES, I.H ; FATORI, D. ; AGNOL, P. A. D. ; LOWENTHAL, R. ; RIBEIRO, E. L. . Desafios e implicações da politica pública relacionada à saúde mental na infancia e adolescência. In: Boggio P.S.; Campanhã C.. (Org.). Família, Gênero e Inclusão Social. 1ed.São Paulo: Mennon Edições Científicas, 2009, v. 1, p. 157-176.

7.
LOWENTHAL, R.; MERCADANTE, M. T. . historias e estorias. In: Mercadante MT; Rosario MC. (Org.). Autismo e cerebro social. 1ed.sao paulo: segmento farma, 2009, v. 1, p. 35-41.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LOWENTHAL, R.; MIGUEL, E. C. ; FATORI, D. ; PAULA, C. S. . Treinamento prepara equipes do SUS para diagnóstico precoce de transtornos mentais.. Agência FAPESP, p. 1 - 1, 11 out. 2014.

2.
Veronica Couto ; LOWENTHAL, R. . Inclusão- O ganho é de todos. Guia da Boa Escola, p. 104 - 106, 01 out. 2011.

3.
PAULA, C. S. ; RIBEIRO, S. H. ; LOWENTHAL, R. . EPIDEMIOLOGIA DO AUTISMO EXISTIRIA EPIDEMIA?. Editorial da Associação dos Amigos do Autista, São Paulo, 01 set. 2007.

4.
LOWENTHAL, R.. Sindrome de down. revista crescer.

5.
LOWENTHAL, R.. Odontologia e sindrome de down. Revista Crescer.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LOWENTHAL, R.; BELISARIO FILHO, J. ; PAULA, C. S. ; MERCADANTE, M. T. . Estudio de triagem de transtornos invasivos do desenvolvimento em crianças e adolescentes com Síndrome de Down. In: 1 Congresso Iberoamericano sobre Síndrome de Down, 2007, Buenos Aires. Anais do Congresso, 2007. v. 1.

2.
ORLANDI, M. A. ; RIBEIRO, S. H. ; LOWENTHAL, R. . Comportamento agressivo no autismo: intervençoões avaliação e índice de eficacia dos tratamentos. In: XVIII Congresso Brasileiro Genética Clínica, 2006, Guarujá. XVIII Congresso Brasileiro Genética Clínica. v. XVIII.

3.
LOWENTHAL, R.; RIBEIRO, S. H. ; MERCADANTE, M. T. ; PAULA, C. S. . Study of prevalence of autistic spectrum disorders with down syndrome. In: International Meeting for autism research- IMFAR, 2006, Montreal. International Meeting for autism research- IMFAR. p. 200-201.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PARASMO, B. ; LOWENTHAL, R. ; Paula, Cristiane S. . Autism Spectrum Disorders: prevalence and sevice use in four Brazilian regions trabalho selecionado como menção honrosa para apresentação oral. In: Congresso Internacional de Autismo na Vida Adulta, 2015, são paulo. Revista de Psiquiatria Clínica. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2015. v. 42. p. 3-3.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PAULA, C. S. ; LOWENTHAL, R. ; BORDIN, D. . Prevalence and capacity building in Brazil. In: International Meeting for Autism Research - IMFAR, 2016, Baltimore. International Meeting for Autism Research - IMFAR, 2016. v. 1. p. 107-107.

2.
PAULA, C. S. ; ROHDE, L. A. ; VELASQUE, L. ; LOWENTHAL, R. ; BORDIN, I. A. S. ; COUTINHO, E. S. F. . Care gap among children and adolescents with psychiatric disorders: epidemiological survey from four Brazilian regions. In: 21st World Congress: International Association for Child and Adolescent Psychiatry and Allied Professions, 2014, Durban. Journal of Child and Adolescent Mental Health. London: Harry's Printers, 2014. v. 1. p. 46-46.

3.
LOWENTHAL, R.; ZAQUEU, L. ; PAULA, C. S. . Developmental Disability in school children from four Brazilian regions. In: 21st World Congress: International Association for Child and Adolescent Psychiatry and Allied Professions, 2014, Durban. Journal of Child and Adolescent Mental Health. London: Harry's Printers, East London, 2014. v. 1. p. 98-98.

4.
LOWENTHAL, R.; RIBEIRO, R. B. ; STUMP, G. V. ; CORDEIRO JUNIOR, Q. . Autism Spectrum Disorders model-unit Sao Paulo state project at Santa Casa Medical School, Department of Psychiatry funded by State Department of Helath. In: I Conferencia Latino-americana del Espectro-Autista, 2013, Santiago. Revista chilena de psiquiatr neurol infanc adolesc, 2013. v. 24. p. 264-264.

5.
ZAQUEU, LIVIA ; LOWENTHAL, R. ; ROHDE, LUIS A. ; MARI, JAIR ; PAULA, C. S. . Rastreamento de Deficiência em escolares de quatro cidades brasileiras. In: XXII Congresso Brasileiro e II Congresso Internacional da Abenepi, 2013, Belo Horizinte. XXII Congresso Brasileiro e II Congresso Internacional da Abenepi, 2013. p. 41-41.

6.
BORDIN, D. ; PAULA, C. S. ; LOWENTHAL, R. ; GADELHA, A. ; MARI, J. J. . Training program in autism to primary care professionals in São Paulo, Brazil - pilot study. In: International Meeting for Autism Research, 2013, San Sebastian. International Meeting for Autism Research. San Sebastian Espanha: Program Book, 2013. v. 1. p. 20-20.

7.
LOWENTHAL, R.. Capacitação Profissionais da Atenção Primária do Estado de São Paulo. In: XXII Congresso Brasileiro e II Congresso Internacional da ABENEPI, 2013, Belo Horizonte. TDAH, Autismo e Transtornos de Aprendizagem. Belo Horizonte: Programa Oficial, 2013. v. 1. p. 12-12.

8.
BORDIN, D. ; LOWENTHAL, R. ; ARAUJO FILHO, G. ; GADELHA, A. ; MARI, J. J. ; PAULA, C. S. . Impact of training in autism for primary care professionals: a pilot study. In: First Latinamerican Conference on Autism Spectrum Disorders, 2013, Santiago. REVISTA CHILENA DE PSIQUIATRIA Y NEUROLOGIA DE LA INFANCIA Y ADOLESCENCIA. Santiago: Publicación Oficial de la SOCIEDAD DE PSIQUIATRÍA Y NEUROLOGÍA DE LA INFANCIA Y ADOLESCENCIA, 2013. v. 2. p. 255-255.

9.
MANZOLLI, P. ; PAULA, C. S. ; LOWENTHAL, R. ; BORDIN, I. A. S. ; RIBEIRO, W. ; PARAVENTI, F. ; COGO, H. ; MARI, J. J. . Mental health of mothers of school-age children with disabilities in four schools of different geographical areas in Brazil. In: XIV International Congress of the IFPE,, 2013, Leipzig. Abstracts. Leipzig, 2013. v. 1. p. 1-1.

10.
Lowenthal, Rosane; WENG, C. L. ; PAULA, C. S. . Child mental health training for primary care providers in Brazil by Telemedicina. In: 20th World IACAPAP Congress, 2012, Paris. Neuropsychiatrie de l´enfance et de l´adolescence. Paris: Elsevier Mason, 2012. v. 1. p. S-30-S-31.

11.
LOWENTHAL, R.; PAULA, C. S. ; GRAEFF-MARTINS, A. S. ; PEREIRA, C. A. ; Polanczyk G ; WENG, C. L. . Capacitação Continuada de Profissionais de Saúde da Família em Saúde mental na Infaância e Adolescência. In: XXIX Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2011, Rio de Janeiro. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2011.

12.
LOWENTHAL, R.; PAULA, C. S. ; ROHDE, L. A. ; FORTES, I. ; LOCATELLI, C. ; Bordin I ; FLEITLICH-BILYK, B. ; MERCADANTE, M. T. . Prevalência de Problemas de Desenvolvimento, violência urbana e doméstica entre escolares: dados preliminares do estudo epidemiológico do escolar brasileiro. In: XXIX Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2011, Rio de Janeiro. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2011.

13.
RIBEIRO, S. H. ; MERCADANTE, M. T. ; LOWENTHAL, R. ; PAULA, C. S. . Sensibilidade e especificidade de professores e profissionais de saúde em reconhecer crianças com transtorno do espectro autista. In: XXIX Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2011, Rio de Janeiro. Anais do XXIX Congresso Brasileiro De Psiquiatria, 2011.

14.
LOWENTHAL, R.. Introdução a Telemedicina. In: XXI Congresso Brasileiro e I Congresso Internacional da ABENEPI, 2011, São Paulo. Resumos do XXI Congresso Brasileiro e I Congresso Internacional da ABENEPI, 2011.

15.
LOWENTHAL, R.. Capacitação de profissionais de saúde em saúde mental de crianças e adolescentes. In: XXI Congresso Brasileiro e I Congresso Internacional da ABENEPI, 2011, São Paulo. Resumos do XXI Congresso Brasileiro e I Congresso Internacional da ABENEPI, 2011.

16.
LOWENTHAL, R.; WENG, C. L. . Tecnologia Educacional Interativos: CAPES/MEC-Edital Pro-Ensino. In: 5 Congresso Brasileiro e Internacional de Telemedicina e Telessaúde, 2011, Manaus. Resumos do 5 Congresso Brasileiro e Internacional de Telemedicina e Telessaúde, 2011.

17.
PAULA, C. S. ; LOWENTHAL, R. ; Alexandre P P . Violência doméstica em famílias de crianças com deficência mental. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2010, Fortaleza. Revista Brasileira de Psiquiatria, 2010. v. 32. p. S34-s34.

18.
LOWENTHAL, R.; PAULA, C. S. ; MERCADANTE, M. T. . Transtornos do espectro Autista em crianças e adolescentes com síndrome de Down - Estudo de rastreamento. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2010, Fortaleza. Revista Brasileira de Psiquiatria, 2010. v. 32. p. s27-s27.

19.
LOWENTHAL, R.; PAULA, C. S. ; MERCADANTE, M. T. . Definição do ponto de corte para o instrumento de rastreamento de transtorno do espectro autista em uma população com síndrome de Down. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2010, Fortaleza. Revsita Brasileira de Psiquiatria, 2010. v. 32. p. S28-S28.

20.
LOWENTHAL, R.; SATO, F. ; PAULA, C. S. ; MERCADANTE, M. T. . Validation of Autism Screening Questionnaire or Social Communication Questionnaire, Lifetime version to Portuguese language. In: 7th Annual International Meeting for Autism Research (IMFAR), 2008, Londres. MFAR 2008 Program Booklet & Abstract, 2008. v. 1. p. 206-206.

21.
RIBEIRO, S. H. ; PAULA, C. S. ; LOWENTHAL, R. ; MERCADANTE, M. T. . Analysis of Prevalence of Pervasive Developmental Disorders in Atibaia - SP- Brazil. In: 7th Annual International Meeting for Autism Research (IMFAR), 2008, Londres. Program Booklet & Abstract, 2008. v. 1. p. 207-207.

22.
LOWENTHAL, R.; Marcel Silva ; Lourenço S . A Study of orofacial dysfunctions in genetics syndromes. In: 19 Congress of the International Association for Disability and Oral Health, 2008, Santos. Journal of Disability and Oral Health, 2008. v. 9. p. 193-193.

23.
LOWENTHAL, R.; PAULA, C. S. ; MERCADANTE, M. T. . Estudo de Rastreamento dos Trantornos Invasivos do Desenvolvimento em Crianças e Jovens com Síndrome de Down. In: 19o Congresso da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões afins, 2007, Porto Alegre. Programa Oficial - Anais, 2007. v. 1. p. 102-102.

24.
RIBEIRO, S. H. ; MERCADANTE, M. T. ; PAULA, C. S. ; LOWENTHAL, R. . Prevalence of Pervasive Developmental Disorders (PDD) in Atibaia - SP Brazil - a pilot study. In: International Meeting for Autism Research, 2007, Seattle. MFAR: International Meeting for Autism Research, 2007. v. 1. p. 207-207.

25.
LOWENTHAL, R.; Lourenço S ; SILVEIRA, L. . Corporal and orofacial interrelation in orthodontic and speech terapies for a Down Syndrome patient.. In: 18th Congress of the International Association for Disability and Oral Health, 2006, Göteborg. Journal of Disability and Oral Health, 2006. v. 7. p. 97-97.

26.
LOWENTHAL, R.; Lourenço S ; SILVEIRA, L. . Beckwith-Wiedemann Syndrome - a non surgical approach. In: 18th Congress of the International Association for Disability and Oral Health, 2006, Göteborg. Journal of Disability and Oral Health, 2006. v. 7. p. 98.

27.
LOWENTHAL, R.; PAULA, C. S. ; MERCADANTE, M. T. . Study of prevalence of autistic spectrum disorders in children with Down syndrome. In: 18th Congress of the International Association for Disability and Oral Health, 2006, Göteborg.. Journal of Disability and Oral Health, 2006. v. 7. p. 101.

28.
LOWENTHAL, R.; RIBEIRO, S. H. ; PAULA, C. S. ; MERCADANTE, M. T. . Estudo de rastreamento de transtorno invasivo do desenvolvimento em crianças e jovens com sindrome de Down. In: XXiV Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2006, Curitiba. Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2006. v. 28. p. S-8-S-8.

29.
LOWENTHAL, R.; Lourenço S . Inter-relação entre aspectos corporais e orofaciais no tratamento fonoaudiologico e ortodontico do individuo com sindrome de down. In: XVIII Congresso sa Associação Brasileira de Neurologia e Psquiatria Infantil - ABENEPI, 2005, Curitiba. Anais do XVIII Congresso da Associaçào Brasileira de Neurologia e Psquiatria Infantil, 2005.

30.
LOWENTHAL, R.. Placas Palatinas- Tratamento Ortodontico em Sindrome de Down. In: IV Congresso Brasileiro sobre Sindrome de Down, 2004, Salvador. IV Congresso Brasileiro sobre Sindrome de Down, 2004.

31.
LOWENTHAL, R.. Inclusão e familia. In: XVII Congresso Brasileiro de Neurologia e Psquiatria Infantil, 2003, Vitória. XVII Congresso brasileiro de Neurologia e Psquiatria Infantil, 2003.

32.
LOWENTHAL, R.. Biopsia: indicações e técnicas. In: XIV Congresso Paulista de Odontologia, 1990, São Paulo. Congresso paulista de Odontologia, 1990.

Artigos aceitos para publicação
1.
Mecca T ; LIMA, R. M. F. ; LAROS, J. A. ; LOWENTHAL, R. ; MACEDO, E. C. . Transtorno do Espectro Autista: avaliação de habilidades cognitivas utilizando o Teste Não-verbal SON-R 6-40'. PSICOLOGIA: TEORIA E PESQUISA (BRASÍLIA. ONLINE), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
LOWENTHAL, R.. Como atender pacientes com TEA em serviços público especializado e parceria com a rede de atenção. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LOWENTHAL, R.. Como incluir pessoas com TEA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Lowenthal, Rosane. Placas Palatinas na sindrome de Down. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Lowenthal, Rosane. Estigma em Transtorno do Espectro Autista. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Lowenthal, Rosane. Transtorno do Espectro Autista- O que devemos saber?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
Lowenthal, Rosane. Modelo de intervenção para TEA em serviço publico de saúde. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
LOWENTHAL,ROSANE; Rossi ACVBV ; BERTAGLIA, B. A. ; ARARIPE, B. ; FONSECA, C. ; TAKIUCHI, N. . Revisão Assitematica de estigma publico em TEA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
Rossi ACVBV ; BERTAGLIA, B. A. ; MATSUO, J. ; Kochi F ; SALLAS, A. ; TAKIUCHI, N. ; Lowenthal, Rosane . Mudança de conhecimento atitude e praticas em estudantes de medicina, fonoaudiologia e enfermagem apos mutirão de diagnostico em autismo na cidade de Limeira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
Lowenthal, Rosane; ARAUJO, C. F. ; TOYOKAWA, E. ; CASAROTTO, G. ; GIRAO, V. ; Almeida LM ; TAKIUCHI, N. . ?QUAIS AS DIFICULDADES COMUNICATIVAS QUE PAIS TEM EM RELAÇÃO AOS SEUS FILHOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
LOWENTHAL, R.. Equilibrando precocidade, intensidade e eficácia no tratamento de TEA na saúde pública. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
Lowenthal, Rosane. Intervenção Precoce no Transtorno do Espectro Autista. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
Lowenthal, Rosane. Distúrbios Neuropsiquiatricos na Sindrome de Down: como identificar precocemente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
Lowenthal, Rosane. Autismo e Sindrome de Down. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
LOWENTHAL, R.; BORDIN, D. ; WENG, C. L. . Capacitação de profissionais de saude do programa de estrategia da saude da familia sobre transtornos do espectro autista. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
LOWENTHAL, R.. Transtornos do Espectro Autista o que devemos sabre na educação?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
LOWENTHAL, R.. O autismo nas escolas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
LOWENTHAL, R.. Capacitação dos profissionais de saúde da atenção básica do Estado de SP: Um projeto em Implantação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
LOWENTHAL, R.. Educação e Transtornos do Espectro Autista. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
LOWENTHAL, R.. Educação e Autismo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
LOWENTHAL, R.. Capacitação Profissionais da Atenção Primária em transtornos do Espectro Autista. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
LOWENTHAL,ROSANE. Capacitação para atenção primária do Estado de SP. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
LOWENTHAL, R.; WENG, C. L. . Tecnologia educacional interativa:CAPES/MEC- Edital Pro-Ensino. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
LOWENTHAL, R.. Transtornos Invasivos do Desenvolvimento e Comorbidades: Síndrome de Down e Deficiência Visual. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
LOWENTHAL, R.; PAULA, C. S. ; MERCADANTE, M. T. . Estudo da taxa de Trantornos invasivos do desenvolvimento em crianças e adolescentes com Síndrome de Down em Curitiba. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
LOWENTHAL, R.; Lourenço S . Paralisia Cerebral e Placas palatinas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
LOWENTHAL, R.. Transtornos Invasivos do Desenvolvimento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
LOWENTHAL, R.. Placas Palatinas em síndrome de Down. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
LOWENTHAL, R.. Língua e Placas Palatinas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
LOWENTHAL,ROSANE; TAKIUCHI, N. . Curso de Aprimoramento em Transtorno do Espectro Autista. 2017.

2.
Lowenthal, Rosane. Ambulatorio Virtual- Curso de Educação a distancia em Transtorno do Espectro Autista. 2016.

3.
Lowenthal, Rosane; TAKIUCHI, N. . Curso de Aprimoramento em Transtorno do Espectro Autista. 2016.

4.
LOWENTHAL,ROSANE; TAKIUCHI, N. . Curso de Aprimoramento em Transtorno do Espectro Autista. 2016.

5.
LOWENTHAL, R.; STUMP, G. V. . Curso de Educação Continuada em Transtornos do Espectro Autista com suporte por Teleassistência para profissionais da Atenção Básica- Ambulatorio Virtual. 2016.

6.
LOWENTHAL, R.; BORDIN, D. ; WENG, C. L. . e Care do Autismo: Atualização para identificação precoce dos Transtornos do Espectro Autista. 2014.

7.
LOWENTHAL, R.. Transtornos do Espectro Autista. 2014.

8.
LOWENTHAL, R.; JACKOWSKI, A. . Coordenadora do modulo de desenvolvimento infantil do Curso de Especialização em Saúde mental na infância e adolescência - CESMIA-UNIFESP. 2012.

Produtos tecnológicos
1.
LOWENTHAL, R.; STUMP, G. V. . Curso de Educação Continuada em Transtornos do Espectro Autista com suporte por Teleassistência para profissionais da Atenção Básica. 2016.

Processos ou técnicas
1.
Paula, Cristiane S. ; Lowenthal, Rosane ; Wissow LS ; Miguel EC . Capacitação em saúde mental na infância e adolescência para profissionais da atenção primária em saúde. capacitação continuada de profissionais de saúde da família em saúde mental da infância e adolescência treinamento em saúde mental na infância e adolescência para profissionais do programa saúde da família.. 2012.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
TAKIUCHI, N. ; LOWENTHAL, R. . Um Outro Olhar: Discutindo Autismo e Potencialidades. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
TAKIUCHI, N. ; LOWENTHAL, R. . Dois de abril é o dia de conscientização sobre o autismo. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
TAKIUCHI, N. ; LOWENTHAL, R. . Instituição promove conscientização sobre o autismo. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
LOWENTHAL, R.. Síndrome de Down. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
LOWENTHAL, R.. Livro aborda saúde mental na infância. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

6.
LOWENTHAL, R.. Rota saudável. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
Lowenthal, Rosane. Curso de aprimoramento em Autismo- Desenvolvimento Infantil. 2017. .

2.
Lowenthal, Rosane. Curso de aprimoramento em autismo- desenvolvimento infantil. 2016. .

3.
Lowenthal, Rosane. Curso de aprimoramento em autismo- Diagnóstico. 2016. .

4.
Lowenthal, Rosane. Aprimoramento em autismo- Historia, diagnóstico e epidemiologia. 2016. .

5.
LOWENTHAL, R.; STUMP, G. V. . Inclusão Social- Curso de Educação Continuada em Transtornos do Espectro Autista com suporte por Teleassistência para profissionais da Atenção Básica. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeoeducacional).

6.
LOWENTHAL, R.; PORTOLESE, J. ; ARAUJO, C. F. . Educação e Transtornos do Espectro Autista. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
LOWENTHAL, R.; BORDIN, D. ; WENG, C. L. . Linha de Desenvolvimento de crianças típica e com transtorno do Espectro Autista. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

8.
LOWENTHAL, R.; BORDIN, D. ; WENG, C. L. . Aspectos sociais e de legislação dos transtornos do Espectro Autusta. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeoeducacional).

9.
BORDIN, D. ; LOWENTHAL, R. ; WENG, C. L. . Transtornos do Espectro Autista e Aspectos Clínicos I parte. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

10.
BORDIN, D. ; LOWENTHAL, R. ; WENG, C. L. . Transtornos do Espectro Autista e Aspectos Clínicos II parte. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

11.
LOWENTHAL, R.. Child and adolescent mental health and primary care in Brazil. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
LOWENTHAL, R.; WENG, C. L. ; PEREIRA, C. A. ; GRAEFF-MARTINS, A. S. . ´Problemas de Conduta- Problemas de Saude Mental na Infancia e Adolescencia. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

13.
LOWENTHAL, R.; WENG, C. L. ; PAULA, C. S. . Transtornos Globais do Desenvolvimento. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

14.
LOWENTHAL, R.; WENG, C. L. ; PAULA, C. S. . Sistema de Saúde Mental na Infância e Adolescência- parte 1. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

15.
LOWENTHAL, R.; WENG, C. L. ; PAULA, C. S. . Tutorial sobre SDQ. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - tutorial animado).

16.
LOWENTHAL, R.; WENG, C. L. ; PEREIRA, C. A. ; GRAEFF-MARTINS, A. S. . Depressão -Problemas de Saúde Mental na Infancia e Adolescencia. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

17.
LOWENTHAL, R.; WENG, C. L. ; PEREIRA, C. A. ; GRAEFF-MARTINS, A. S. . Ansiedade- Problemas de Saúde Mental na Infância e Adolescência. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

18.
LOWENTHAL, R.; WENG, C. L. ; PEREIRA, C. A. ; GRAEFF-MARTINS, A. S. . Transtorno de Defict de Atenção e Hiperatividade- Problemas de Saúde Mental na Infancia e Adolescencia. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

19.
LOWENTHAL, R.; WENG, C. L. ; PAULA, C. S. . Sistema de Saúde Mental na Infância e Adolescência- Parte 2. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

20.
LOWENTHAL, R.. 6 encontro da Mídia Legal. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Lowenthal, Rosane; D'Antino ME; BRUNONI, D.; PAULA, C. S.. Participação em banca de Glauce Cardoso Ubeid. Treino Parental por vídeo modelação: relato de pais de crianças com transtorno do espectro autista. 2017. Dissertação (Mestrado em Disturbios do desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

2.
RIBEIRO, M. O.; PAULA, C. S.; Lowenthal, Rosane. Participação em banca de Thiago Gnecco Bueno Gomes. Correlação entre a presença do polimorfismo ALA D2 da enzima desiodase tipo 2 e a funcionalidade de indivíduos com transtorno de espectro autista. 2017. Dissertação (Mestrado em Disturbios do desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

3.
LOWENTHAL, R.; Uchida R R; SHIOZAWA, PEDRO. Participação em banca de Amanda Rafaella Abreu Soares. Efeitos da potencialização do tratamento com risperidona em pacientes com transtorno do espectro autista - TEA: revisão sistemática e meta-análise.. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

4.
TAKIUCHI, N.; LOWENTHAL, R.; VELOSO, R.. Participação em banca de Ana Luiza de Souza Morrone. Desenvolvimento de uma prova para avaliação da compreensão e uso de objetos substitutos no brincar.. 2016. Dissertação (Mestrado em Saúde da comunicação humana) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

5.
Paula, Cristiane S.; Lowenthal, Rosane; TEIXEIRA, M. C. T. V.. Participação em banca de Stephanie Rubinho. Autoestigma entre mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista. 2015. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

6.
Lowenthal, Rosane; TAKIUCHI, N.; Montar WR. Participação em banca de Jandir Themistocles de Oliveira. Analise crítica das abordagens teóricas comuns no ensino de segunda língua na prática inclusiva dos alunos autistas no Brasil e no mundo. 2015. Dissertação (Mestrado em Saúde da comunicação humana) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

7.
LOWENTHAL, R.; CARVALHO, S. G.; PAULA, C. S.. Participação em banca de Zoraide Jones. Associação entre desempenho acadêmico no SARESP e fatores familiares e socioeconômicos dos alunos do ensino fundamental I das escolas estaduais de São Paulo. 2014. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

8.
LOWENTHAL, R.; VASCONCELOS, S. M. L.; Miranda CT. Participação em banca de Monique Carla da Silva. Saúde mental, perfil nutricional e sociodemográfico de escolares de um municipio do nordeste brasileiro. 2014. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Teses de doutorado
1.
Uchida R R; LOWENTHAL, R.; Veras MASM; Oliveira RG. Participação em banca de Maura Vanessa Silva Sobreira. Religiosidade, depressão, ansiedade e ideação suicida entre mulheres privadas de liberdade. 2018. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
Uchida R R; LOWENTHAL, R.; Veras MASM; Avila LK. Participação em banca de Maura Vanessa Silva Sobreira. Religiosidade, depressão, ansiedade e ideação suicida entre mulheres privadas de liberdade. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
D'Antino ME; BRUNONI, D.; PAULA, C. S.; LOWENTHAL, R.. Participação em banca de Glauce Cardoso Ubeid. Efetividade de um modelo de treino parental com videomodelação para a aquisição de habilidades sociais em crianças com autismo. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Disturbios do desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

2.
TAKIUCHI, N.; SHIOZAWA, P.; LOWENTHAL, R.. Participação em banca de Amanda Rafaella Abreu Soares. Efeitos da potencialização do tratamento com risperidona em pacientes com autismo: revisão sistemática atualizada e meta-analise. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Saúde) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

3.
TEIXEIRA, M. C. T.; PAULA, C. S.; RIBEIRO, W.; LOWENTHAL, R.; CARREIRO, L. R. R.. Participação em banca de Nadia Maria Giaretta Ranalli. Capacitação de profissionais da área da saúde UBS sobre os indicadores de sinais de alerta para identificação precoce do transtorno do espectro autista (TEA) em crianças de 0 a 48 meses. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Disturbios do desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

4.
RIBEIRO, M. O.; PAULA, C. S.; Lowenthal, Rosane. Participação em banca de Thiago Gnecco Bueno Gomes. Correlação entre a presença do polimorfismo ALA D2 da enzima desiodase tipo 2 e a funcionalidade de indivíduos com transtorno de espectro autista. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Disturbios do desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

5.
TAKIUCHI, N.; LOWENTHAL, R.; VELOSO, R.. Participação em banca de Ana Luiza de Souza Morrone. Desenvolvimento de uma prova para avaliação da compreensão e uso de objetos substitutos no brincar.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em saúde da comunicação humana) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

6.
TAKIUCHI, N.; MONTOR, W. R.; LOWENTHAL, R.. Participação em banca de Jandir Themistocles de Oliveira. Analise critica das abordagens teóricas comuns no ensino de segunda língua na pratica inclusiva de alunos autistas no Brasil e no mundo. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde da comunicação humana) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

7.
LOWENTHAL, R.; TEIXEIRA, M. C. T.; PAULA, C. S.. Participação em banca de Stephanie Rubinho. Estigma Afiliado entre mães de crianças com transtornos do espectro do autismo. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

8.
CARVALHO, S. G.; LOWENTHAL, R.; PAULA, C. S.. Participação em banca de Zoraide Jones. Associação entre desempenho acadêmico no SARESP e fatores familiares e socioeconômicos dos alunos do ensino fundamental I das escolas estaduais de São Paulo. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

9.
LOWENTHAL, R.; MIGUEL, E. C.; FLEITLICH-BILYK, B.; ROHDE, L. A.. Participação em banca de Isabela Saldanha Fortes. Investigação da prevalência e associação do transtorno específico de aprendizagem com outros transtornos mentais da infância e adolescência em indivíduos de 6-16 anos do Estudo Epidemiológico de Saúde Mental do Escolar Brasileiro. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Psiquiatria) - Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PIRES, S. C. F.; LOWENTHAL, R.; TAKIUCHI, N.. Participação em banca de Victória Girão Machado.Verificação da elaboração da sintaxe em crianças com síndrome de Down. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

2.
LOWENTHAL, R.; TAKIUCHI, N.. Participação em banca de Jezabelle Simon.Desempenho de crianças verbais com transtornos do espectro autista em testes de linguagem oral. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

3.
TAKIUCHI, N.; LOWENTHAL, R.. Participação em banca de Karen Reis Ribeiro.Identificação de disturbios da comunicação por professores do Ensino Fundamental I. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

4.
PIRES, S. C. F.; LOWENTHAL, R.; TAKIUCHI, N.. Participação em banca de Beatriz Lico Lobo.Avaliação das Habilidades Funcionais de Autocuidado, Mobilidade e Função Social em Crianças com Síndrome de Down. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

5.
LOWENTHAL, R.; PAULA, C. S.; RIBEIRO, S. H.. Participação em banca de Soraya Kodja Makhoul Dias.Teoria da mente em crianças com transtornos do espectro autista em comparação com crianças com síndrome de down e crianças com desenvolvimento típico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Encontro Internacional sobre o uso de tecnologia da informação por crianças e adolescentes/ jovens e adultos:ESSE MUNDO DIGITAL. 2012. (Encontro).

2.
Seminário Digital Health. 2012. (Seminário).

3.
1 Encontro Brasileiro para pesquisa em Autismo. 2010. (Encontro).

4.
Semana de Atualização em Disturbios do Desenvolvimento.Comorbidades- síndrome de Down e autismo. 2010. (Encontro).

5.
19 Congress of the International Association for Disability and Oral Health. Orofacial Regulation Therapy. 2008. (Congresso).

6.
19 th Congress of tha International Association for Disability and Oral health. 2008. (Congresso).

7.
Encontro sobre Educação Inclusiva.Transtornos Invasivos do desenvolvimento e Inclusão. 2008. (Encontro).

8.
III Simpósio de Educação Inclusiva e I Encontro de Acessibilidade e Inclusão UNIFESP.Redes Sociai e Inclusão. 2008. (Simpósio).

9.
Pos Congress Seminar 19 Congress of International Association for Disability and Oral Health. 2008. (Seminário).

10.
pos graduação em ensino educacional especializado.Transtornos Invasivos do desenvolvimento. 2008. (Outra).

11.
II Simposio sobre o conceito Castillo Morales no Brasil.Placas Paltinas. 2005. (Simpósio).

12.
I Simposio do desenvolvimento Humano.I simposio sobre desenvolvimento humano. 2005. (Simpósio).

13.
12 Conferencia Nacional de Saude.12 Conferencia Nacional de Saude. 2004. (Outra).

14.
2 PARATODOS- Esporte, Arte e Trabalho. Novas perspectivas para a inclusão de portadores de necessidades especiais.Sociedade Inclusiva. 2004. (Seminário).

15.
II para todos esporte, arte e trabalho.sociedade inclusiva. 2004. (Seminário).

16.
I Simposio sobre Conceito Castillo Morales.I Simposio sobre o conceito Castillo Morales no Brasil. 2004. (Simpósio).

17.
IV Congresso Brasileiro sobre Sindrome de down. Tratamento Ortodontico para pacientes com sindrome de Down. 2004. (Congresso).

18.
Placas palatinas e tratamento ortodontico para pessoas com Sindrome de Down.aula na Especialização em Odontopediatria. 2004. (Outra).

19.
1 Seminario de Educaçao, Trabalho, Saúde e Arte Inclusiva. 2003. (Seminário).

20.
Conferencia Nacional de Medicamentos e Assistencia Farmaceutica.Recursos Humanos e assistencia farmaceutica. 2003. (Outra).

21.
Especialização de Odontopediatria ACDSSV.Ortopedia e Sindrome de Down. 2003. (Outra).

22.
XIII SEAPRE.Quem cabe no seu todos?. 2003. (Oficina).

23.
Educação de Todos e para Todos. III Congresso Regional de Educação. 2002. (Congresso).

24.
Inclusão qualidade de ensino no processo de transformação social.Inclusão escola como fazer?. 2002. (Encontro).

25.
Um cromossomo a mais para uma marcha a mais: a ciriança down e as perspectivas de re/habilitação. Experiencias italianas e brasileiras compartilhadas. 2002. (Seminário).

26.
Inclusao social: será que é pedir muito?. 2001. (Seminário).

27.
Relatos de experiencias brasileiras em educaçào Inclusiva.Inclusão escolar. 2001. (Seminário).

28.
Relatos de Experiencias Brasileiras em Educaçào Inclusiva. 2001. (Seminário).

29.
Relatos de Experiencias Brasileiras em Educação Inclusiva.Sociedade Inclusiva. 2001. (Seminário).

30.
II Encontro sobre Inclusao -ensino de qualidade para todos. 2000. (Encontro).

31.
Avanços na triagem neonatal. 1999. (Outra).

32.
I Conferencia Internacional sobre Transtorno de Deficit de Atenção - Hiperatividade. 1999. (Outra).

33.
I Encontro de profissionais envolvidos com a escola inclusiva. 1999. (Encontro).

34.
I Encontro Sociedade, escola e Familia: grandes parcerias. 1999. (Encontro).

35.
III Congresso Brasileiro sobre Educaçào Especial. 1999. (Congresso).

36.
1 Simposio de Sindrome de Down intermunicipal. 1998. (Simpósio).

37.
I Ciclo de debates multiprofissionais sobre a inclusao da pessoa com deficiencia. 1998. (Outra).

38.
I Congresso Latino-Americano de Arte-Educaçào Inclusiva. 1998. (Congresso).

39.
I Encontro sobre Inclusao ensino de qualidade para todos. 1998. (Encontro).

40.
II Congresso Brasileiro sobre Educação Especial. 1998. (Congresso).

41.
Jornada Internacional de estudos e pesquisas da sindrome de down. 1998. (Outra).

42.
Sexualidade da pessoa com deficiencia mental. 1998. (Seminário).

43.
17 Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo. 1996. (Congresso).

44.
A terapia bioprogressiva - uma filosofia ortodontica. 1995. (Outra).

45.
16 congresso paulista de Odontologia. 1994. (Congresso).

46.
I Congresso Internacional de Ortodontia do Litoral Paulista. 1994. (Congresso).

47.
IX Congresso Brasileiro de Ortodontia. 1994. (Congresso).

48.
Seminario internacional dos guias de erupçào preventivos -Nite guide e occlus-o-guide. 1994. (Seminário).

49.
Ortodontia Corretiva Nível III Técnica MD3. 1993. (Outra).

50.
Seminario de Ortodontia. 1993. (Seminário).

51.
Seminario de ortodontia integrada Prof. Alael de Paiva Lino. 1992. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LOWENTHAL, R.; TAKIUCHI, N. . I Simposio Santa Casa de Autismo. 2017. (Outro).

2.
LOWENTHAL, R.. IV Congerro Brasileiro Síndrome de Down. 2004. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Giovanna Casarotto de Oliveira Leite. Tradução e adaptação cultural do Program for Education and Enrichment of Relational Skills (PEERS) para jovens adultos com Transtorno do Espectro Autista. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Saúde da comunicação humana) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. (Orientador).

2.
Luciana Mara Silva Almeida. Estigma em relação oa transtorno do espectro autista em alunos de medicina, fonoaudiologia e enfermagem. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. (Orientador).

3.
Thaisa Silva Gios. TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO CULTURAL PARA A LÍNGUA PROTUGUESA DO BRASIL DO QUESTIONÁRIO DE HÁBITOS DE SONO EM CRIANÇAS. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Ruth Berezin. Estudo sobre qualidade de vida, stress, burnout e estratégias de coping em estudantes de enfermagem. Início: 2013. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Brenda Alexandre Marques. Desenvolvimento de jogo sobre cognição social de pessoas com TEA. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Juliana Satomi de Souza Matsuo. Perfil sensorial de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Ana Carolina Villas Bôas Villela Rossi . Avaliação do Estigma em relação ao Transtorno do Espectro Autista em alunos de graduação de medicina. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. (Orientador).

3.
Paolo Kam Ticeo. Avaliação do desenvolvimento motor em pacientes com TEA e sua correlação com comportamento adaptativo. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

4.
Barbara Ariolli Bertaglia. Validação da Escala Atitudes em Relação ao Autismo (ATT- AUT). Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Juliana Orlando. Estigma de doenças mentais em estudantes de medicina. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Amanda Rafaella Abreu Soares. Efeitos da potencialização do tratamento com risperidona em pacientes com transtorno do espectro autista - TEA: revisão sistemática e meta-análise.. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, . Coorientador: Rosane Lowenthal.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
LOWENTHAL, R.. Equilibrando precocidade, intensidade e eficácia no tratamento de TEA na saúde pública. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LOWENTHAL, R.. Como atender pacientes com TEA em serviços público especializado e parceria com a rede de atenção. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LOWENTHAL, R.. Como incluir pessoas com TEA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
Lowenthal, Rosane. Curso de aprimoramento em Autismo- Desenvolvimento Infantil. 2017. .

2.
Lowenthal, Rosane. Curso de aprimoramento em autismo- desenvolvimento infantil. 2016. .

3.
Lowenthal, Rosane. Curso de aprimoramento em autismo- Diagnóstico. 2016. .

4.
Lowenthal, Rosane. Aprimoramento em autismo- Historia, diagnóstico e epidemiologia. 2016. .


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LOWENTHAL, R.; TAKIUCHI, N. . I Simposio Santa Casa de Autismo. 2017. (Outro).



Outras informações relevantes


Bolsista pos doutorado- CNPQ e Bolsista Doutorado- CNPQ 
Maestra no Conceito de reabilitaCão Castillo Moralles, desenvolveu varias aparelhos para reabilitação bucal junto com Dr. Castillo Morales para pacientes com problemas neurologicos



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