Marcos Bispo dos Santos

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  • Última atualização do currículo em 20/12/2018


Doutor em Letras e Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal da Bahia, mestre em Letras e Linguística e licenciado em Letras Vernáculas (2005) pela mesma Universidade. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), onde atua como docente no Colegiado de Letras - Língua Portuguesa e Literaturas, bem como no Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em ensino de língua materna, atuando principalmente nas seguintes áreas: ciências da linguagem e ensino, políticas linguísticas, políticas de ensino de língua materna, formação de professores de língua portuguesa, linguagem e transdisciplinaridade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcos Bispo dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, M. B.;SANTOS, MARCOS BISPO;SANTOS, MARCOS BISPO DOS

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação.
Rodovia Alagoinhas/Salvador, BR 110, Km 03
BR 110 Km 03
48100000 - Alagoinhas, BA - Brasil
Telefone: (75) 34221139
URL da Homepage: http://www.uneb.br/alagoinhas/dedc


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2009
Doutorado em Letras e Lingüística.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: O ensino de linguagem entre a tradição e as perspectivas científicas: diretrizes para uma abordagem transdisciplinar, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: América Lúcia Silva César.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Lingüística e ensino; Ciência - filosofia; Linguagem - estudo e ensino; Linguagem - filosofia; Linguística aplicada.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Filosofia da Linguagem.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2007
Mestrado em Letras e Lingüística.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Não coincidências do dizer nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: a língua portuguesa em questão,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: América Lúcia Silva Cesar.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Língua portuguesa (Ensino médio);; Estudo e ensino;; Língua materna - Estudo e ensino - Brasil;; Globalização;; Reforma do ensino - Brasil;; Identidade social..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2005
Graduação em Letras Vernáculas.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2008
A Análise de Discurso. (Carga horária: 20h).
Núcleo de Pesquisa do Discurso - UFBA, NUPED, Brasil.
2005 - 2007
Extensão universitária em Curso de Extensão de Inglês. (Carga horária: 408h).
Núcleo de Extensão em Letras Germânicas - UFBA, NELG, Brasil.
2003 - 2003
Formação Continuada Telecurso 2000. (Carga horária: 40h).
Prefeitura Municipal de Salvador, PMS, Brasil.
2003 - 2003
Projeto Telecurso 2000. (Carga horária: 40h).
Fundação Roberto Marinho, FRM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

8/2013 - Atual
Ensino, Mestrado Profissional em Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fonologia, Variação e Ensino
Gramática, Variação e Ensino
11/2011 - Atual
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso
11/2011 - Atual
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio II
Estágio I
09/2012 - 12/2014
Direção e administração, Departamento de Educação, .

Cargo ou função
Coordenador do Colegiado de Letras - Língua Portuguesa e Literaturas.
04/2012 - 09/2012
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática Pedagógica III
11/2011 - 3/2012
Extensão universitária , Departamento de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Elaboração de Projetos de Pesquisa.

Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Ativo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2008 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Literatura
Redação
Gramática

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Setor público, Carga horária: 20

Atividades

08/2005 - 12/2005
Ensino, Letras Vernáculas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LETA11 - Introdução aos Estudos Lingüísticos
08/2005 - 12/2005
Estágios , Departamento de Letras Vernáculas, .

Estágio realizado
Realizou estágio docente orientado pela Profª. Drª América Lúcia Silva Cesar na disciplina LET371 - Fundamentação científica no ensino de língua materna..

Instituto de Educação e Tecnologias, INET, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

08/2006 - 02/2007
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Morfossintaxe do Português
Introdução aos estudos lingüísticos II
08/2006 - 02/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e produção de textos

Prefeitura Municipal de Salvador, PMS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Ativo, Carga horária: 40


Prefeitura Municipal de Salvador, Bahia, PMS-BA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Setor público, Carga horária: 20

Atividades

02/2005 - 12/2005
Ensino, Formação continuada em Língua Portuguesa, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Leitura e produção de textos
Análise língüística
Avaliação
02/2004 - 02/2004
Treinamentos ministrados , Secretaria Muninipal de Educação e Cultura, .

Treinamentos ministrados
Oficinas de leitura e escrita
Planos de ensino de Língua Portuguesa
Gramática no texto

Centro Educacional Miguel Alves, CEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Setor privado, Carga horária: 20

Atividades

02/2003 - 11/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Redação

Colégio Emanuel, CE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Setor privado, Carga horária: 20

Atividades

02/2004 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Literatura
Redação

Colégio Batista Brasileiro, CBB, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Ativo, Carga horária: 20


Fundação de Administração e Pesquisa Econômico-social, FAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Orientador da Aprendizagem, Enquadramento Funcional: Sem vínculo, Carga horária: 20

Atividades

03/2004 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês
Matemática
Geografia
História
Ciências
Língua Portuguesa

Serviço Social da Indústria, SESI, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Sem vínculo, Carga horária: 12

Atividades

04/2002 - 10/2002
Estágios , Construtora Gato, .

Estágio realizado
Educação de Jovens e Adultos.
11/2000 - 08/2001
Estágios , Construtora Gato, .

Estágio realizado
Educação de Jovens e Adultos.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
A pesquisa e o desenvolvimento de competências profissionais no Programa de Mestrado Profissional em Letras
Descrição: O Programa de Mestrado profissional em Letras (Profletras) teve início no ano de 2013 como resultado do esforço de expansão dos mestrados profissionais, modalidade de pós-graduação já prevista para oferta no Brasil desde 1965, conforme consta do Parecer nº 977/65 do Conselho Federal de Educação. Trata-se de um programa em rede, presente em 49 campi de universidades estaduais e federais das cinco regiões do Brasil, e tem como objetivo geral promover a capacitação de professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental. Para isso, estabelece uma estrutura curricular que visa à formação teórico-metodológica relacionada com a área de Letras e uma proposta de Trabalho de conclusão de curso orientada pela concepção de pesquisa aplicada. Considerando esses aspectos e que tal proposta de pesquisa é definida no âmbito do Programa como de natureza interpretativa e interventiva, este projeto de pesquisa parte do seguinte problema: os TCC desenvolvidos no Profletras apresentam indicadores consistentes de que a capacitação oferecida promoveu o desenvolvimento profissional dos docentes, de acordo com os objetivos do Programa? Trata-se de uma pesquisa documental de métodos mistos, quantitativo e qualitativo, que tem como objetivo situar a proposta de formação de professores do Profletras no contexto das concepções de formação docente e, dessa forma, avaliar se o Programa dispõe das condições teórico-metodológicas para uma formação docente capaz de ultrapassar os limites estreitos do desenvolvimento de uma proposta de intervenção para se constituir como um processo através do qual o professor compreenda a necessidade de refletir constantemente sobre sua prática profissional. Os modelos de formação de professores que fundamentarão a análise dos TCC serão as seguintes: o aplicacionista/tecnológico e o prático-reflexivo, propostos e/ou discutidos por autores como SCHÖN (2008), GARCÍA (1999), ALTET (2008), MACKERNAN (2009), PERRENOUD (2008), PAQUAY et al. (2012), TARDIF (2011), PEREIRA & ZEICHNER (2008), CARVALHO (2013), POZO (2002), JOLIBERT et al. (2007), PENTEADO & GARRIDO (2010) e HARTMAN (2015). A coleta de dados será feita em todas as unidades do Profletras no Brasil e, em cada uma serão selecionados, aleatoriamente, apenas um trabalho de cada orientador. Nos casos em que um professor orienta trabalhos nas duas linhas de pesquisa do Programa, será escolhido um de cada linha. A análise de dados será feita a partir dos seguintes critérios: i) modelo de formação de professores adotado no trabalho; ii) tipo de pesquisa, isto é, se apresenta ou não natureza interpretativa/interventiva; iii) Presença de indicadores de desenvolvimento profissional do professor; iv) transferencibilidade, ou seja, se a proposta de intervenção permitiu o desenvolvimento de competências profissionais, em condições reais da prática docente, passiveis de transferência para outros contextos de ensino-aprendizagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Marcos Bispo dos Santos - Coordenador / Tarcila dos Santos - Integrante / Isabela Luing de Andrade Santos - Integrante / Ana Paula Silva Ribeiro - Integrante.
2014 - 2015
Níveis de estruturação da linguagem e ensino de língua portuguesa
Descrição: O postulado estabelecido por teóricos interessados em contribuir para transformações no ensino de Língua Portuguesa, segundo o qual o texto deve constituir a unidade básica do ensino, está na base do entendimento de que o estudo sistemático dos níveis estruturais da linguagem constitui tarefa dispensável quando se trata de desenvolver as competências de leitura e escrita. Diante dessa concepção, as questões que motivam a pesquisa são as seguintes: i) sendo o texto uma estrutura composta por vários níveis (fonográfico, morfológico, sintático, semântico, pragmático, textual e discursivo), é realmente desnecessário desenvolver processos sistemáticos de ensino-aprendizagem desses níveis quando se trata de construir competências de leitura e escrita? Que espaço o estudo desses níveis ocupa nas propostas de linguistas teóricos e aplicados, nas orientações curriculares oficiais (Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN), nos livros didáticos, nas avaliações nacionais (Prova Brasil e Enem) e escolares (Ensinos Fundamental e Médio)? Partindo do pressuposto de que essas questões dividem opiniões de pesquisadores, professores, esta pesquisa tem o seguinte objetivo: investigar a relação entre análise e síntese no processo de estruturação textual, considerando os níveis textual, pragmático e discursivo. A metodologia consistirá na descrição e caracterização de cada nível, considerando a abordagem tradicional, científica e pedagógica. A perspectiva tradicional será estudada em gramáticas normativas; a científica, em textos teóricos e em gramáticas de linguistas; a pedagógica, nos PCN e em livros didáticos da educação básica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Marcos Bispo dos Santos - Coordenador / Sabrina do Nascimento Andrade - Integrante / Elaine de Araújo Carneiro - Integrante / Tarcila dos Santos - Integrante / Isabela Luing de Andrade Santos - Integrante / Ana Paula Silva Ribeiro - Integrante / Jeanes Macedo Silva de Jesus - Integrante.
2013 - 2016
Norma padrão e variação linguísitca: tensões e aproximações entre o discurso científico e a prática escolar
Descrição: A proposta caracteriza-se como uma continuidade do projeto de mesmo título aprovado no edital de iniciação científica referente ao período 2012/2013, que consistiu em uma investigação documental acerca de como se dá o tratamento das noções de norma padrão e de variação linguística em escolas da educação básica, no município de Alagoinhas, Bahia, relacionando discurso científico, políticas linguísticas e as orientações curriculares que norteiam o ensino e a elaboração de recursos didáticos de Língua Portuguesa. Na etapa atual, o foco se desloca da análise documental para uma investigação de campo. Partindo do pressuposto evidenciado na pesquisa documental de que há contrassensos significativos entre as políticas linguísticas e os discursos científicos concernentes ao ensino da norma padrão, buscar-se-á responder a seguinte questão: como o professor da educação básica relaciona políticas linguísticas, políticas educacionais e discurso científico em sua prática pedagógica? A metodologia será desenvolvida em duas etapas: na primeira, será realizada uma pesquisa de levantamento nas escolas do município com o objetivo de identificar os professores que detêm conhecimentos teóricos relativos às noções de norma padrão e variação linguística, para, em seguida selecionar os sujeitos que serão observados na etapa seguinte. Nesta, serão realizados estudos de caso com um professor de cada série/ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Cada ano/série será observado(a) em uma etapa específica do projeto e, com o fito de promover uma triangulação de dados, serão utilizados os seguintes métodos de coleta de dados: observação de aulas, entrevistas semiestruturadas (para professores) e questionários (para alunos)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Marcos Bispo dos Santos - Coordenador / Maisa Campos Silva de Oliveira - Integrante / Michelli Maia Moreira - Integrante / Sabrina do Nascimento Andrade - Integrante.
2012 - 2013
Norma Padrão e variação linguística: tensões e aproximações entre o discurso científico e a prática pedagógica
Descrição: Trata-se de uma pesquisa documental de natureza qualitativa que pretende contribuir para a construção de uma perspectiva teórico-metodológica para o tratamento da norma padrão e da variação linguística no contexto das políticas linguísticas e das orientações curriculares que norteiam o ensino de Língua Portuguesa no município de Alagoinhas, Bahia. Considerando a complexidade e a abrangência da proposta e a impossibilidade de levá-la a termo no período de um ano, este projeto tem como objetivo investigar de que forma as contribuições científicas foram transpostas para a prática pedagógica e quais alterações tais contribuições promoveram no ensino. Partindo do pressuposto de que existe um fosso entre o discurso científico e a realidade escolar, far-se-á, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica com o intuito identificar os autores e os fundamentos teórico-metodológicos que abordam a relação e norma padrão e variação linguística. Em seguida, serão analisados os documentos oficiais que apresentam as diretrizes curriculares nas esferas federal, estadual e municipal, com o propósito de verificar como o tratamento dado aos objetos da pesquisa. Num terceiro momento, analisar-se-ão os livros didáticos utilizados pelas 44 escolas do município, nos níveis Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio, com vistas à identificação de como se deu a transposição didática dos aspectos focalizados no estudo. Por fim, serão analisadas as avaliações finais de cada unidade letiva aplicadas pelos professores das escolas para verificar, de forma indireta, como se dá a abordagem dos objetos da pesquisa na sala de aula. A análise consistirá em comparações entre teóricos, documentos curriculares oficiais, livros didáticos e avaliações, no sentido de buscar convergências e divergências entre todos os corpora da pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Marcos Bispo dos Santos - Coordenador / Adeline Pinheiro Costa - Integrante / Girlene Lima Aquino - Integrante / Maisa Campos Silva de Oliveira - Integrante.


Membro de comitê de assessoramento


2016 - Atual
Agência de fomento: Universidade do Estado da Bahia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
3SANTOS, M. B.;SANTOS, MARCOS BISPO;SANTOS, MARCOS BISPO DOS2018SANTOS, M. B.. A licenciatura como ato performativo: reflexões sobre a formação universitária do professor de Língua Portuguesa. DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 34, p. 1159-1185, 2018.

2.
1SANTOS, MARCOS BISPO2018SANTOS, MARCOS BISPO. Sociolinguística, teoria social e padronização linguística. Revista de Estudos da Linguagem, v. 26, p. 687-718, 2018.

3.
4SANTOS, MARCOS BISPO DOS2018SANTOS, MARCOS BISPO DOS. Epistemologia da prática e desenvolvimento profissional no Mestrado Profissional em Letras. REVISTA SOLETRAS, v. 1, p. 245-273, 2018.

4.
5SANTOS, M. B.;SANTOS, MARCOS BISPO;SANTOS, MARCOS BISPO DOS2017SANTOS, M. B.. Contra-argumentação e discurso: uma abordagem transdisciplinar. Fórum Linguístico, v. 14, p. 2233-2250, 2017.

5.
2SANTOS, M. B.;SANTOS, MARCOS BISPO;SANTOS, MARCOS BISPO DOS2016SANTOS, M. B.. Ainda a questão: que gramática ensinar na escola?. Confluência (Rio de Janeiro), v. 1, p. 218-251, 2016.

6.
6SANTOS, M. B.;SANTOS, MARCOS BISPO;SANTOS, MARCOS BISPO DOS2015SANTOS, M. B.. Discurso, argumentação e ensino: elementos para uma abordagem transdisciplinar. A COR DAS LETRAS (UEFS), v. 16, p. 40, 2015.

7.
7SANTOS, M. B.;SANTOS, MARCOS BISPO;SANTOS, MARCOS BISPO DOS2005 SANTOS, M. B.. Não-coincidências do dizer nos Parâmetros Curriculares Nacionais - a língua portuguesa em questão. Inventário (UFBA), Internet, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTOS, M. B.; PEREIRA, M. R. A. (Org.) ; BORBA, V. C. M. (Org.) . Nas trilhas do Profletras: repensando o ensino de língua portuguesa. 1. ed. Curitiba/PR: Appris, 2018. v. 1. 257p .

2.
SANTOS, M. B.. O ensino de linguagem como objeto de pesquisa: diretrizes para uma abordagem transdisciplinar. 1. ed. Curitiba-PR: Editora CRV, 2014. v. 1. 218p .

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, M. B.; SANTOS, C. B. S. E. . O estudo da referenciação no ensino fundamental. In: Santos, M. B.; Pereira, M. R. A.; Borba, V. C. M.. (Org.). Nas trilhas do Profletras: Repensando o ensino de língua portuguesa. 1ed.Curitiba/PR: Appris, 2018, v. 1, p. 209-228.

2.
SANTOS, M. B.; FERREIRA, M. S. . Argumentação em artigo de opinião: uma proposta metodológica para o ensino da produção textual. In: Santos, M. B.; Pereira, M. R. A.; Borba, V. C. M.. (Org.). Nas trilhas do Profletras: Repensando o ensino de língua portuguesa. 1ed.Curitiba/PR: Appris, 2018, v. 1, p. 129-148.

3.
SANTOS, M. B.; MARTINS, F. S. F. . Termos oracionais na construção textual: o ensino de sintaxe para além da metalinguagem. In: Santos, M. B.; Pereira, M. R. A.; Borba, V. C. M.. (Org.). Nas trilhas do Profletras: Repensando o ensino de língua portuguesa. 1ed.Curitiba/PR: Appris, 2018, v. 1, p. 229-252.

4.
SANTOS, M. B.. A interdisciplinaridade na formação de professores de língua portuguesa. In: Soares, Sandra Regina; Fornari, Liege Maria Sitja; Machado, Álvaro Lima. (Org.). Desenvolvendo competências na universidade: perspectivas e práticas inovadoras na formação de profissionais. 1ed.Salvador: Editora da Universidade do Estado da Bahia, 2017, v. 6, p. 149-186.

5.
SANTOS, M. B.. Da tradição gramatical às ciências da linguagem: a língua na história do currículo. In: LOBO, T. et al.. (Org.). ROSAE : linguística histórica, história das línguas e outras histórias. 1ed.Salvador: Edufba, 2013, v. 1, p. 526-555.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, M. B.. Relação com o saber e prática reflexiva: o seminário como estratégia de avaliação formativa de professores de língua portuguesa. In: V Colóquio de Práticas Inovadoras na Universidade, 2018, Salvador/BA. Anais do V Colóquio de Práticas Inovadoras na Universidade. Salvador/BA: Eduneb, 2017. v. 1. p. 223-238.

2.
SANTOS, M. B.. Naturalismo e norma linguística na tradição gramatical científica. In: X Congresso da Associação Brasileira de Linguística, 2017, Niterói- Rio de Janeiro. Anais do X Congresso da Associação Brasileira de Linguística. Niterói: Editora da UFF, 2017. v. 1. p. 117-122.

3.
SANTOS, M. B.. Epistemologia da prática e desenvolvimento profissional no Mestrado Profissional em Letras: do projeto de intervenção à construção das reflexões formativas. In: VI Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2016, Uberlândia-MG. Anais do VI SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2016. v. 4. p. 820-839.

4.
SANTOS, M. B.; VIANA, L. R. ; SOUZA, T. R. ; SANTOS, N. L. B. . Processos fonológicos na escrita: estratégias didáticas para o 6º ano do Ensino Fundamental. In: VIII Seminário de Estudos Filológicos, 2016, Feira de Santana-BA. Anais do VIII Seminário de Estudos Filológicos, 2016.

5.
SANTOS, M. B.. Linguística e ensino de gramática. In: IX Congresso Internacional da Abralin, 2016, Belém. Anais do IX Congresso Internacional da Abralin. Belém: Edufpa, 2015. p. 347-362.

6.
SANTOS, M. B.. A licenciatura como ato performativo: reflexões sobre a formação universitária do professor de língua portuguesa. In: III Fórum das Licenciaturas da UFRB, 2016, Amargosa/BA. Anais do III Fórum das Licenciaturas da UFRB, 2016. p. 765-779.

7.
SANTOS, M. B.. O ensino de linguagem como objeto transdisciplinar: implicações para a formação de professores. In: II Colóquio de prática pedagógica e estágio, 2012, Alagoinhas, Bahia. II Colóquio de prática pedagógica e estágio, 2012.

8.
SANTOS, M. B.. A construção do ethos nos Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino médio e o papel do ensino de língua portuguesa. In: IX SEMOC - Semana de Mobilização Científica, 2006, Salvador. IX SEMOC - Semana de Mobilização Científica, 2006.

9.
SANTOS, M. B.. O papel da linguística no ensino de língua materna. In: XXI Jornada de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE, 2006, João Pessoa - PB. XXI JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS. João Pessoa: Ideia, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, M. B.. Não-coincidências do dizer nos Parâmetros Curriculares Nacionais - a língua portuguesa em questão.. In: SePesq - Seminário Interno de Pesquisa - UFBA, 2005, Salvador. SePesq - Seminário Interno de Pesquisa - UFBA, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, M. B.. Naturalismo e norma linguística na tradição gramatical científica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SANTOS, M. B.; SANTOS, N. L. B. ; SOUZA, T. R. . Processos fonológicos na escrita: estratégias didáticas para o 6º ano do Ensino Fundamental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTOS, M. B.. Norma padrão e variação linguística: tensões e aproximações entre o discurso científico e a prática escolar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SANTOS, M. B.. A pesquisa no âmbito do Profletras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SANTOS, M. B.. Termos oracionais na construção textual: o ensino da sintaxe além da metalinguagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANTOS, M. B.. O ensino de linguagem como objeto transdisciplinar: implicações para a formação de professores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTOS, M. B.. Relevância social da linguísitca. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANTOS, M. B.. Da tradição gramatical às ciências da linguagem: a língua na história do currículo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SANTOS, M. B.. Tipos textuais ou atos de linguagem? Questões teóricas e aplicadas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SANTOS, M. B.. A questão dos conteúdos na formação do professor de língua portuguesa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTOS, M. B.. A licenciatura como ato performativo: reflexões sobre a formação universitária do professor de língua portuguesa. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, M. B.. Produção de textos e argumentação. 2016. .

2.
SANTOS, M. B.. O papel da gramática nas práticas de letramento. 2012. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SANTOS, M. B.; FIORINDO, P. P.; PORFIRIO, L.. Participação em banca de Gilmar Almeida da Silva. Multiletramentos e criatividade: dos poemas impressos aos infopoemas. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
SANTOS, M. B.; BORBA, V. C. M.; CAMPOS, L. S.. Participação em banca de Adriana Matos de Almeida. O desenvolvimento da escrita de sujeitos surdos e ouvintes no contexto da educação inclusiva. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
SANTOS, M. B.; PEREIRA, J. N.; ASSUMPCAO, S. S.. Participação em banca de Cirlene Barreto Santos de Lima. A referenciação como estratégia para aprimorar a produção escrita: uma proposta de intervenção a partir do gênero boletim informativo no 7º ano de uma escola estadual de Simões Filho. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
SANTOS, M. B.; FIORINDO, P. P.; PORFIRIO, L.. Participação em banca de Tatiane Ribeiro de Souza. Produção de vídeos curtos na escola: do letramento visual aos multiletramentos. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

5.
SANTOS, M. B.; PEREIRA, M. R. A.; SANTOS, F. M. A.. Participação em banca de Izabel Cristina Ribeiro da Silva e Silva. Produção textual e argumentação no 9º ano: uma proposta de intervenção pedagógica com o gênero artigo de opinião.. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

6.
SANTOS, M. B.; BORBA, V. C. M.; COSTA, M. L. G.. Participação em banca de Rosely Vieira de Jesus. Leitura de contos afro-brasileiros: uma proposta para o desenvolvimento da compreensão leitora no contexto inclusivo. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

7.
SANTOS, M. B.; QUEIROZ, R. C. R.; SANTOS, A. P.. Participação em banca de José Calais Cerqueira Neto. A produção escolar do gênero entrevista: a retextualização como prática de escrita. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

8.
SANTOS, M. B.; GOES, A. B. H.; BORBA, V. C. M.. Participação em banca de Erenice Rocha dos Santos. Conhecimento prévio e compreensão leitora: uma proposta de intervenção pedagógica. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

9.
SANTOS, M. B.; QUEIROZ, A. O.; GUERREIRO, P. A. A.. Participação em banca de Maria das Graças de Jesus Silva Oliveira. A leitura literária na perspectiva de heterogeneidade tipográfica. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

10.
SANTOS, M. B.; PEREIRA, J. N.; PEREIRA, M. R. A.. Participação em banca de Monalisa dos Reis Aguiar Pereira. Multiletramentos na sala de aula: lendo e compreendendo gráficos.. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

11.
SANTOS, M. B.; RAMOS, R. P. R.; SANTOS, G. J.. Participação em banca de Maria Lígia Macedo Silva. Tão presente e tão distante do mundo letrado: narrativas de alunos no ensino fundamental II. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

Teses de doutorado
1.
SANTOS, M. B.; MACEDO, R. S. A.; MUNIZ, D. M. S.; FERREIRA, P. S.. Participação em banca de Rosemary Lapa de Oliveira. A leitura estar-no-mundo e a formação do sujeito leitor. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Mestrado
1.
SANTOS, M. B.; SANTOS, F. M. A.; PEREIRA, M. R. A.. Participação em banca de Izabel Cristina Ribeiro da Silva e Silva. Desmitificação da escrita como um dom: uma proposta de trabalho com o gênero artigo de opinião no contexto escolar. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
SANTOS, M. B.; XAVIER, A. C. S.; FIORINDO, P. P.. Participação em banca de Gilmar Almeida da Silva. O fazer artístico na sala de aula: dos poemas impressos aos infopoemas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
SANTOS, M. B.; XAVIER, A. C. S.; FIORINDO, P. P.. Participação em banca de Tatiane Ribeiro de Souza. Produção de vídeos curtos na escola: do letramento visual aos multiletramentos. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
SANTOS, M. B.; BORBA, V. C. M.; CAMPOS, L. S.. Participação em banca de Adriana Matos de Almeida. Letramento e surdez: o desenvolvimento da escrita no contexto da educação inclusiva. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

5.
SANTOS, M. B.; BORBA, V. C. M.; COSTA, M. L. G.. Participação em banca de Rosely Vieira de Jesus. Leitura de contos afro-brasileiros: uma proposta para o desenvolvimento da compreensão leitora no contexto inclusivo. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

6.
SANTOS, M. B.; PEREIRA, J. N.; ASSUMPCAO, S. S.. Participação em banca de Cirlene Barreto Santos de Lima. Ensino da referenciação: uma proposta de produção textual para o terceiro ciclo do fundamental II. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

7.
SANTOS, M. B.; BORBA, V. C. M.; GOES, A. B. H.. Participação em banca de Erenice Rocha dos Santos. Conhecimento prévio e compreensão leitora: uma proposta de intervenção pedagógica. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

8.
SANTOS, M. B.; SANTOS, A. P.; QUEIROZ, R. C. R.. Participação em banca de José Calais Cerqueira Neto. A produção escolar do gênero entrevista: a retextualização como prática de escrita. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

9.
SANTOS, M. B.; PEREIRA, M. R. A.; PEREIRA, J. N.. Participação em banca de Isabela Santos da Silva. Multiletramentos na sala de aula: lendo e compreendendo gráficos. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Química Aplicada) - Universidade do Estado da Bahia.

10.
SANTOS, M. B.; MEIRA JUNIOR, N. G.; GUERREIRO, P. A. A.. Participação em banca de Maria das Graças de Jesus Silva Oliveira. A leitura literária na perspectiva da heterogeneidade tipográfica. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SANTOS, M. B.; VIANA, L. R.; MEIRA JUNIOR, N. G.. Participação em banca de Paula Leão Magalhães Teixeira. EaD e a formação de professores: avanços ou retrocessos na qualidade na educação?. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
SANTOS, M. B.; VIANA, L. R.; MEIRA JUNIOR, N. G.. Participação em banca de Queles Teixeira de Souza Reis. A expansão dos cursos a distância na cidade de Guanambi: o olhar do profissional matinense. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
SANTOS, M. B.; VIANA, L. R.; MEIRA JUNIOR, N. G.. Participação em banca de Nivia Carvalho de Santana. EaD: nova concepção de aprendizagem online baseado nos pilares da educação. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
SANTOS, M. B.; OLIVA, A.; CERQUEIRA, M. S.. Participação em banca de Aldemario Gomes de Matos. A importância da utilização de softwares educativos nos cursos de matemática na EAD: uma demonstração com o software Winplot na turma de matemática da UNEB EAD NTE Paulo Afonso-BA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia.

5.
SANTOS, M. B.; OLIVA, A.; CERQUEIRA, M. S.. Participação em banca de Dirceane Pereira Dias. O preconceito com a educação a distância: realidade ou mito?. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia.

6.
SANTOS, M. B.; OLIVA, A.; CERQUEIRA, M. S.. Participação em banca de Jecira Matos de Oliveira. Tutor em curso online: um profissional da educação contemporânea. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia.

7.
SANTOS, M. B.; OLIVA, A.; CERQUEIRA, M. S.. Participação em banca de Maria Aparecida da Silva. Currículo e EAD online. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia.

8.
SANTOS, M. B.; OLIVA, A.; CERQUEIRA, M. S.. Participação em banca de Nielma Barbosa da Silva. Abordagem pedagógica da educação a distância: perspectivas para a inteligência coletiva online. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia.

9.
SANTOS, M. B.; OLIVA, A.; CERQUEIRA, M. S.. Participação em banca de Solange Fernandes Maia. Educação matemática: explorando geometria plana com o uso do GEOGEBRA, no curso de licenciatura em matemática EAD, da UNEB. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, M. B.; BORBA, V. C. M.; ALMEIDA, M. S. C. E.. Participação em banca de Inês da Anunciação Nascimento.Alfabetização em Salvador: desafios e perspectivas sob a ótica docente. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
SANTOS, M. B.; BORBA, V. C. M.; OLIVEIRA, R. L.. Participação em banca de Adilane Simão Santana.Produção textual no 5º ano: entre a teoria e a prática na escola pública. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
SANTOS, M. B.; MOREIRA, C. M.; PAES, M. N. M.. Participação em banca de Alessandra Xavier Matos.Educação e letramento digital: desafios da prática pedagógica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
SANTOS, M. B.; NASCIMENTO, L. M.; MOREIRA, C. M.. Participação em banca de Deise Damasceno Silveira.Educação na era digital: o hipertexto como dispositivo pedagógico na aprendizagem da leitura e da escrita. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SANTOS, M. B.; SANTIAGO, A. R.; SILVA, V. A.. Concurso Público para Professor Auxiliar do Magistério Superior. 2013. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

2.
SANTOS, M. B.. Concurso Público de provas e títulos para provimento do cargo de Professor de Português do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. 2010. Instituto Federal da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X Congresso Internacional da Abralin.Naturalismo e norma linguística na tradição gramatical cienctífica. 2017. (Simpósio).

2.
III Fórum das Licenciaturas.A licenciatura como ato performativo: reflexões sobre a formação universitária do professor de língua portuguesa. 2016. (Outra).

3.
VIII Seminário de Estudos Filológicos.O ensino de gramática como espaço de conflitos entre a abordagem tradicional e a linguística. 2016. (Seminário).

4.
VIII Seminário de Estudos Filológicos.Processos fonológicos na escrita: estratégias didáticas para o 6º ano do Ensino Fundamental. 2016. (Simpósio).

5.
VI Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.A pesquisa e o desenvolvimento profissional de professores no Programa de Mestrado profissional em Letras ? Profletras. 2016. (Simpósio).

6.
VI Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.Epistemologia da prática e desenvolvimento profissional no Mestrado Profissional em Letras: do projeto de intervenção à construção das reflexões formativas. 2016. (Simpósio).

7.
VIII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Padronização linguística e variação estilística no discurso jornalístico. 2015. (Simpósio).

8.
III Encontro de Sociolinguística.A norma padrão, a variação linguística e o ensino em Alagoinhas-BA. 2013. (Seminário).

9.
VIII Congresso Internacional da ABRALIN. Linguísitca, gramática e ensino. 2013. (Congresso).

10.
VIII Congresso Internacional da ABRALIN. 2013. (Congresso).

11.
II Colóquio de Prática Pedagógica e Estáagio: Letramento e Ensino de Línguas.O ensino de linguagem como objeto transdisciplinar: implicações para a formação de professores. 2012. (Outra).

12.
I Encontro de Estudos Linguísticos e Literários.Análise de Discurso e ensino de leitura. 2011. (Encontro).

13.
I Congresso Internacional de Linguística Histórica. Da tradição gramatical às ciências da linguagem: a língua na história do currículo. 2009. (Congresso).

14.
I Seminário de história do ensino das línguas.Relevância social da linguística. 2009. (Seminário).

15.
I Seminário de História do ensino das línguas.Relevância social da linguística. 2009. (Seminário).

16.
Projeto de Formação Continuada de Professores.Planejamento e avaliação de práticas pedagógicas de leitura e escrita no ensino fundamental. 2009. (Oficina).

17.
Projeto de Formação Continuada de Professores.Planejamento e avaliação de práticas pedagógicas de leitura e escrita no ensino fundamental. 2009. (Oficina).

18.
Projeto de Formação Continuada de Professores.Planejamento e avaliação de práticas pedagógicas de leitura e escrita no ensino fundamental. 2009. (Oficina).

19.
Projeto de Formação Continuada de Professores.Planejamento e avaliação de práticas pedagógicas de leitura e escrita no ensino fundamental. 2009. (Oficina).

20.
Projeto de Formação Continuada de Professores.Planejamento e avaliação de práticas pedagógicas de leitura e escrita no ensino fundamental. 2009. (Oficina).

21.
Projeto de Formação Continuada de Professores.Planejamento e avaliação de práticas pedagógicas de leitura e escrita no ensino fundamental. 2009. (Oficina).

22.
Seminário de Prática de Pesquisa.Breve percurso das configurações do ensino de língua na história do currículo de lingua portuguesa: algumas questões metodológicas. 2009. (Seminário).

23.
Seminário Estudantil de pesquisa.Tipos textuais ou atos de linguagem? Questões teóricas e aplicadas. 2009. (Seminário).

24.
Seminário Interdisciplinar de Pesquisa - SIP.Gêneros textuais e produção científica. 2009. (Seminário).

25.
Curso A Análise de discurso. 2008. (Encontro).

26.
Projeto de Formação Continuada de Professores.Planejamento e avaliação de práticas pedagógicas de leitura e escrita no ensino fundamental. 2008. (Oficina).

27.
Projeto de Formação Continuada de Professores.Planejamento e avaliação de práticas pedagógicas de leitura e escrita no ensino fundamental. 2008. (Oficina).

28.
Projeto de Formação Continuada de Professores.Planejamento e avaliação de práticas pedagógicas de leitura e escrita no ensino fundamental. 2008. (Oficina).

29.
Projeto de Formação Contunuada de Professores.Planejamento e avaliação de práticas pedagógicas de leitura e escrita no ensino fundamental. 2008. (Oficina).

30.
Projeto de Formação Contunuada de Professores.Planejamento e avaliação de práticas pedagógicas de leitura e escrita no ensino fundamental. 2008. (Oficina).

31.
X Seminário de Linguística Aplicada. 2008. (Seminário).

32.
X Seminário de Linguística Aplicada.A questão dos conteúdos na formação do professor de língua portuguesa. 2008. (Seminário).

33.
XXII Jornada de Estudos Linguísticos - Gelne. Tópico e argumentação: um estudo dos tipos textuais na macroestrutura de gêneros argumentativos. 2008. (Congresso).

34.
Ciclos de Estudos Avançados.Filosofia, Linguagem e práxis pedagógica. 2007. (Encontro).

35.
I Ciclo de diálogos: pensar a diversidade.Currículo e diversidade. 2007. (Seminário).

36.
I Ciclos de estudos Avançados.Educação na pós-modernidade. 2007. (Encontro).

37.
I Congresso Baiano de Pesquisador@s Negr@s - CBPN. Contradiscursos: a arguemtação em textos da mídia sobre a política de cotas para negros em universidades públicas. 2007. (Congresso).

38.
I Congresso Biano de Pesquisador@s Negr@s - CBPN. 2007. (Congresso).

39.
Seminário de encerramento do Programa A Tarde Educação. 2007. (Seminário).

40.
Seminários de Pesquisa.Não coincidências do dizer nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: a língua portuguesa em questão. 2007. (Seminário).

41.
SePesq - Seminário Interno de Pesquisa - UFBA.Esboço de uma teoria argumentativa da progressão textual. 2007. (Seminário).

42.
IX SEMOC - Semana de Mobilização Científica. A construção do ethos nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e o papel do ensino de língua portuguesa. 2006. (Congresso).

43.
Prática de Pesquisa.Métodos para a análise do discurso. 2006. (Seminário).

44.
Seminários de Projetos de Pesquisa.A importância do método no trabalho científico. 2006. (Seminário).

45.
SePesq - Seminário Interno de Pesquisa - UFBA.Tempos de transição? O ensino de língua entre o moderno e o pós-moderno. 2006. (Seminário).

46.
XXI Jornada de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE. O papel da lingüística no ensino de língua materna. 2006. (Congresso).

47.
Seminários de Prática de Pesquisa.Considerações sobre métodos científicos nos estudos lingüísticos. 2005. (Seminário).

48.
SePesq - Seminário Interno de Pesquisa.Não-coincidências do dizer nos Parâmetros curriculares Nacionais: a língua portuguesa em questão.. 2005. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, M. B.. III Seminário de Estágio Supervisionado em Letras. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Grasiela do Bonfim Santos Caldas. Os elementos sintáticos e a construção textual: Estratégias para o ensino de sintaxe. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
MARLENE CRISTINA ANDRADE SOUZA FALCÃO. O facebook como instrumento para desenvolver a habilidade de argumentar. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Júlia Barreto Lula. Letramento literário e literatura afro-brasileira. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Iniciação científica
1.
ISABELA LUING DE ANDRADE SANTOS. Letramentos e ensino no Mestrado Profissional em Letras: investigando a relação teoria-prática. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. (Orientador).

2.
Tarcila dos Santos. Multiletramentos e ensino no Mestrado Profissional em Letras. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia, Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Nilma Lemos Barreto Santos. A inferência na leitura: caminhos possíveis para a compreensão de textos. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos Bispo dos Santos.

2.
Rejane Luci Silva Da Costa Knoth. Produção do artigo de opinião: uma proposta metodológica para desenvolver a habilidade de argumentar. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos Bispo dos Santos.

3.
Renato Maia Da Silva. Do hipergênero tirinha à literatura de cordel. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos Bispo dos Santos.

4.
Daiane Da Cruz Silva. Leituras e leitores: O papel da inferência na compreensão textual de alunos do 9º ano. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos Bispo dos Santos.

5.
Cirleide Barreto Santos e Santos. O estudo da referenciação no ensino fundamental: uma proposta de intervenção. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos Bispo dos Santos.

6.
Fabiana dos Santos Figueredo Martins. Termos oracionais na construção textual: o ensino da sintaxe além da metalinguagem. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos Bispo dos Santos.

7.
Maxsilane dos Santos Ferreira. Argumntação em artigo de opinião: uma proposta metodológica para o ensino da produção textual. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos Bispo dos Santos.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Anita Silva de Souza. Educação à distância e a formação do professor em Guanambi. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos Bispo dos Santos.

2.
Enaide Almeida Silva Luz. A contribuição da UNEB-EaD na formação de professores, no pólo de Brumado ? BA. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos Bispo dos Santos.

3.
Fátima Lopes dos Santos Novais. EaD e as tecnologias como suporte para a aquisição da autonomia na aprendizagem. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos Bispo dos Santos.

4.
Gabriela de Barros Boa Sorte. Prática tutorial: um estudo no núcleo de tecnologia educacional de guanambi ? nte-12. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos Bispo dos Santos.

5.
Glhebia Gonçalves de Oliveira. O ensino de geografia: o papel do professor de geografia na sociedade da informação e a importância da mediação pedagógica no cenário das TIC. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos Bispo dos Santos.

6.
Juliana Nascimento Muniz. A autonomia na prática da EAD com base na proposta educativa de Paulo Freire. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos Bispo dos Santos.

7.
Lajucy Rodrigues Donato. Interatividade e aprendizagem on-line: o papel dos mediadores tecnológicos sob o olhar do aluno. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos Bispo dos Santos.

8.
Maria Luiza Ferreira Duques. Vozes de estudantes acerca das tecnologias de informação e comunicação nos processos de produção do conhecimento: uma análise da proposta de educação a distância da universidade do estado da Bahia-Uneb/Campus XII. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos Bispo dos Santos.

9.
Jamara Nascimento de Brito. As tecnologias da informação e comunicação e a prática pedagógica. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos Bispo dos Santos.

10.
Marion Barbosa dos Santos. Uso da tecnologia da informação e da interatividade na ead. Cibercultura: linguagem, realidade e modos em sala de aula. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos Bispo dos Santos.

11.
Raquel Adelzina Macêdo Silva. O papel do centro digital da cidadania no município de Santaluz: inclusão digital ou aquisição de aparato tecnológico?. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Marcos Bispo dos Santos.

12.
Maria Aparecida Rodrigues da Silva Cezar. O uso das novas TIC na formação de professores da EJA: uma proposta de redução do índice de evasão escolar. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Marcos Bispo dos Santos.

13.
Ludimila Barros Andrade Silva. Avaliar alunos online: desafios e progressos. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Marcos Bispo dos Santos.

14.
Luciene de Almeida Ramos. Campo de atuação do licenciado em pedagogia em São Gonçalo dos Campos: formação presencial X formação EAD. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Marcos Bispo dos Santos.

15.
Gilvan dos Santos Oliveira. Tutor presencial: desafios e possibilidades. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Marcos Bispo dos Santos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
DRIELE SILVA EVANGELISTA. O TRATAMENTO DA ORALIDADE A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL II. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Marcos Bispo dos Santos.

2.
JEANES MACEDO SILVA DE JESUS. A AQUISIÇÃO DA ESCRITA DIANTE DAS ABORDAGENS FONOGRÁFICA E SEMIOGRÁFICA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Marcos Bispo dos Santos.

3.
GIRLENE LIMA DE AQUINO. NORMA PADRÃO E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Marcos Bispo dos Santos.

4.
VIVIANE BITENCOURT BARRETO. ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UMA REFLEXÃO SOBRE O PAPEL, DESAFIOS E SUAS CONTRIBUÇÕES NO PROCESSO DA FORMAÇÃO DOCENTE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Marcos Bispo dos Santos.

5.
Sabrina Andrade do Nascimento. Tradição gramatical e linguística: o ensino da sintaxe entre duas abordagens. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Marcos Bispo dos Santos.

6.
Neuma Almeida Silva. RAP, INSTRUMENTO DE LUTA E RESISTÊNCIA DA JUVENTUDE EXCLUÍDA DA PERIFERIA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Marcos Bispo dos Santos.

Iniciação científica
1.
Tarcila dos Santos. A pesquisa e o desenvolvimento de competências profissionais no Profletras: um estudo de trabalhos de conclusão de curso das regiões norte e nordeste. 2016. Iniciação Científica - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Marcos Bispo dos Santos.

2.
ISABELA LUING DE ANDRADE SANTOS. A pesquisa e o desenvolvimento de competências profissionais no Profletras: um estudo de trabalhos de conclusão de curso das regiões centro-oeste e sul. 2016. Iniciação Científica - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Marcos Bispo dos Santos.

3.
FRANCIMARA SOUZA PEREIRA. A pesquisa e o desenvolvimento de competências profissionais no Profletras: um estudo de trabalhos de conclusão de curso da região sudeste. 2016. Iniciação Científica - Universidade do Estado da Bahia, Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Marcos Bispo dos Santos.

4.
EDVALDO DOS SANTOS PEREIRA JUNIOR. A pesquisa e o desenvolvimento de competências profissionais no Profletras: um estudo de trabalhos de conclusão de curso da região nordeste. 2016. Iniciação Científica - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Marcos Bispo dos Santos.

5.
Tarcila dos Santos. Teorias do texto e ensino de língua portuguesa. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Marcos Bispo dos Santos.

6.
Isabela Luing de Andrade Santos. Teorias pragmáticas e ensino de língua portuguesa. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia, Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Marcos Bispo dos Santos.

7.
Ana Paula Silva Ribeiro. Teorias do discurso e ensino de língua portuguesa. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia, Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Marcos Bispo dos Santos.

8.
Jeanes Macedo Silva de Jesus. Fonética, Fonologia e ensino de língua escrita. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia, Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Marcos Bispo dos Santos.

9.
Elaine Araújo Carneiro. Morfologia, significação e ensino de língua portuguesa. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia, Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Marcos Bispo dos Santos.

10.
Sabrina Andrade do Nascimento. Sintaxe, estruturação textual e ensino de língua portuguesa. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia, Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Marcos Bispo dos Santos.

11.
Michelli Maia Moreira. Norma padrão e variação linguística no ensino fundamental I. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia, Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Marcos Bispo dos Santos.

12.
Sabrina do Nascimento Andrade. Norma padrão e variação linguística no Ensino Fundamental II. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Marcos Bispo dos Santos.

13.
Girlene Lima de Aquino. Norma padrão e variação linguística no ensino fundamental II. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia, Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Marcos Bispo dos Santos.

14.
Maisa Campos Silva de Oliveira. Norma padrão e variação linguística no ensino médio. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Marcos Bispo dos Santos.

15.
Adeline Pinheiro Costa. Norma padrão e variação linguística no ensino fundamental I. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia, Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Marcos Bispo dos Santos.

16.
Girlene Lima Aquino. Norma padrão e variação linguística no Ensino Fundamental II. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia, Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Marcos Bispo dos Santos.

17.
Maisa Campos Silva de Oliveira. Norma padrão e variação linguística no Ensino Médio. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Marcos Bispo dos Santos.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
5SANTOS, M. B.;SANTOS, MARCOS BISPO;SANTOS, MARCOS BISPO DOS2017SANTOS, M. B.. Contra-argumentação e discurso: uma abordagem transdisciplinar. Fórum Linguístico, v. 14, p. 2233-2250, 2017.

2.
3SANTOS, M. B.;SANTOS, MARCOS BISPO;SANTOS, MARCOS BISPO DOS2018SANTOS, M. B.. A licenciatura como ato performativo: reflexões sobre a formação universitária do professor de Língua Portuguesa. DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 34, p. 1159-1185, 2018.


Livros e capítulos
1.
SANTOS, M. B.. Da tradição gramatical às ciências da linguagem: a língua na história do currículo. In: LOBO, T. et al.. (Org.). ROSAE : linguística histórica, história das línguas e outras histórias. 1ed.Salvador: Edufba, 2013, v. 1, p. 526-555.

2.
SANTOS, M. B.. A interdisciplinaridade na formação de professores de língua portuguesa. In: Soares, Sandra Regina; Fornari, Liege Maria Sitja; Machado, Álvaro Lima. (Org.). Desenvolvendo competências na universidade: perspectivas e práticas inovadoras na formação de profissionais. 1ed.Salvador: Editora da Universidade do Estado da Bahia, 2017, v. 6, p. 149-186.


Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, M. B.. A pesquisa no âmbito do Profletras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SANTOS, M. B.. Termos oracionais na construção textual: o ensino da sintaxe além da metalinguagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SANTOS, M. B.. O papel da gramática nas práticas de letramento. 2012. .




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