Dulcilene Negreiros Kamily Costa

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  • Última atualização do currículo em 01/08/2017


Possui graduação em Letras - Português pelo Centro Universitário do Norte (2006), graduação em PEDAGOGIA pela Universidade de Brasília (2011) e doutorado em PSICANÁLISE CLINICA pela FACULDADE DE TEOLOGIA (2013). Atualmente é Orientadora Educacional e pedagógica - Fundação Bradesco, coordenadora do Curso de Pedagogia da FACULDADE META . Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras e Pedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, Ensino Fundamental II e Ensino Superior. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Dulcilene Negreiros Kamily Costa
Nome em citações bibliográficas
COSTA, D. N. K.

Endereço


Endereço Profissional
COLÉGIO VITÓRIA.
RUA VITORIA
BOSQUE
69900-000 - Rio Branco, AC - Brasil
Telefone: (68) 32248091
Ramal: 23


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2011
Especialização em PSICOPEDAGOGIA CLINICA E INSTITUCIONAL. (Carga Horária: 500h).
Faculdade de Teologia de Boa Vista, FATEBOV, Brasil.
Título: Gestão democrática: a visão e a participação dos pais presentes na escola.
Orientador: Prof. Dr. Elizeu Melo.
2010 - 2011
Especialização em DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR. (Carga Horária: 384h).
Faculdade de Teologia de Boa Vista, FATEBOV, Brasil.
Título: Como conciliar os paradigmas da Educação do ensino superior com o despreparo didático do docente no ensino superior.
Orientador: Profº Dr. Elizeu da Costa Melo.
2008 - 2009
Especialização em Pós graduação latu-sensu em Educação Inclusiva. (Carga Horária: 455h).
Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
Título: Gestão democrática.
Orientador: Profª Drª Jane Rangel Alves Barbosa.
2006 - 2007
Especialização em PSICOPEDAGOGIA. (Carga Horária: 500h).
Faculdades Integradas de Varzea Grande, FIAVEC, Brasil.
Título: Gestão democrática: a visão e participação dos pais presentes na escola.
Orientador: Profº Drº Euzébio de Oliveira Monte.
2009 - 2011
Graduação em PEDAGOGIA.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Memorial.
Orientador: Aulenir Araújo Oliveira.
Bolsista do(a): Secretaria de Estado e Educação, SEE, Brasil.
2002 - 2006
Graduação em Letras - Português.
Centro Universitário do Norte, UNINORTE, Brasil.
Título: A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA ESCOLA.
Orientador: MARCOS BRANDÃO.




Formação Complementar


2013 - 2013
Coordenação Pedagógica. (Carga horária: 60h).
Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2013 - 2013
EDUCAÇÃO INFANTIL. (Carga horária: 60h).
Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2012 - 2012
Como o aluno aprende e como avaliar a apredizagem. (Carga horária: 4h).
Faculdades Integradas Pitágoras, FIP/MOC, Brasil.
2011 - 2011
Ensino estruturado para autistas teccher. (Carga horária: 40h).
Associação de Pais e Amigos de Excepcionais - Bauru, APAE-BAURU, Brasil.
2011 - 2011
Palestra: Reeducar a escola para a sociedade do f. (Carga horária: 6h).
Faculdades Integradas Pitágoras, FIP/MOC, Brasil.
2010 - 2010
Matemática e geografia. (Carga horária: 12h).
Secretaria de Estado e Educação, SEE, Brasil.
2010 - 2010
Língua Portuguesa e Ciências. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado e Educação, SEE, Brasil.
2010 - 2010
Relacionamento intra e interpessoais. (Carga horária: 3h).
COLÉGIO VITÓRIA, CV, Brasil.
2010 - 2010
programa de educação em rede. (Carga horária: 115h).
Faculdades Integradas Pitágoras, FIP/MOC, Brasil.
2009 - 2009
Geografia e História. (Carga horária: 12h).
Secretaria de Estado e Educação, SEE, Brasil.
2009 - 2009
Língua Portuguesa e Ciências. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado e Educação, SEE, Brasil.
2009 - 2009
Oficina de elaboração de itens. (Carga horária: 32h).
Secretaria de Estado e Educação, SEE, Brasil.
2008 - 2008
História e Inglês. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Estado e Educação, SEE, Brasil.
2008 - 2008
Matemática e geografia. (Carga horária: 32h).
Secretaria de Estado e Educação, SEE, Brasil.
2007 - 2007
Práticas Pedagógicas. (Carga horária: 16h).
Associação de Educação católica do Acre, AEC, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Oficina de correção de redação. (Carga horária: 30h).
UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE, UNINORTE, Brasil.
2006 - 2006
Práticas Pedagógicas na Diversidade. (Carga horária: 60h).
Secretaria de Estado e Educação, SEE, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em O TEXTO JORNALÍSTICO NA ESCOLA. (Carga horária: 20h).
UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE, UNINORTE, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em OFICINA DE COMUNICAÇÃO ORAL. (Carga horária: 30h).
UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE, UNINORTE, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Oficina de leitura. (Carga horária: 30h).
UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE, UNINORTE, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Oficina de Materiais Didáticos. (Carga horária: 30h).
UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE, UNINORTE, Brasil.


Atuação Profissional



FACULDADE META, FAMETA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora pedagógica, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa


Faculdade de Teologia Batista Betel, FTBB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa e áreas afins, Carga horária: 8


COLÉGIO VITÓRIA, CV, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicopedagoga, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: COORDENADORA PEDAGÓGICA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


FUNDAÇÃO BRADESCO (AC), FB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ORIENTADORA PEDAGÓGICA E EDUCACIONAL, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2011 - 2013
A INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO NA CLASSE REGULAR DE ENSINO
Descrição: Ao se considerar no Brasil o movimento da educação, tem-se verificado a preocupação com os problemas relacionados com o ensino, com o que acontece no ambiente de sala de aula, com a atuação do professor, com a aprendizagem dos alunos, dentre outros. A proposta da educação inclusiva, que surgiu no cenário mundial a partir dos anos 90 (LIRA, 2004), veio se constituindo também numa área de interesse de estudos por parte da educação matemática, devido aos desafios enfrentados por todos os profissionais da educação para atuarem nesta nova proposta. Dessa forma, vários Programas de pós-graduação de diversas instituições superiores de ensino ? seja em educação, em educação especial - vêm desenvolvendo pesquisas voltadas para a inclusão de pessoas com necessidades especiais no ensino regular. O projeto objetivou verificar como se procede a inclusão de alunos com necessidades especiais em classes comuns do ensino regular, propondo para tanto dois métodos de investigação, uma de cunho teórico e outra de cunho prático..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
Gestão Democrática na Escola x A participação dos pai na escola
Descrição: Esta pesquisa versa sobre o tema de gestão democrática na escola X e pretende analisar a visão dos pais presentes no cotidiano deste processo sobre a sua participação.Em nossas escolas, embora tenhamos eleição para diretores, ou, na nova linguagem corrente, para gestores, isso não tem garantido um funcionamento eficaz e democrático, com a participação real da comunidade escolar nas decisões. Portanto, a eleição de diretores e diretoras não pode ser o único indicador de que a gestão da escola é democrática.De todos os setores, os pais são os que menos participam, pois são tidos como os culpados dos problemas que a escola não consegue resolver. A escola reclama dizendo que eles não frequentam as reuniões e muito menos vêm à escola quando solicitados pelos professores. No entanto, a sua participação é muito importante, pois ambos, escola e pais, desejam o mesmo objetivo: o sucesso e a permanência dos alunos na escola.Hoje, nas escolas, muito se fala em gestão democrática, onde todos os segmentos podem participar, opinar, ouvir e serem ouvidos. Porém, não adianta nada brincarmos de ?democracia? no interior da escola, se na prática ele não acontece. A gestão compartilhada na escola só faz sentido como uma prática social que qualifica o processo educativo. Mas essa democracia ainda não está sendo praticada em muitas escolas, como vemos em reuniões onde os pais só ouvem e não têm direito de falar. Muitas vezes, o excesso de trabalho dos pais (causado pela baixa renda) desestimula o interesse nas reuniões e nas atividades da escola em geral, levando-os a acharem que a educação é de responsabilidade única da escola..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pedagogia.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COSTA, D. N. K.; Marília Temporim Furtado. Participação em banca de CINIRA DE ALMEIDA GONÇALVES.O Processo de Alfabetização de Alunos com Síndrome de Down. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADE META.

2.
COSTA, D. N. K.; NUNES, A. C.; Marília Temporim Furtado. Participação em banca de Katianne de Menezes Valle.A Inclusão de Alunos com Deficiência no Ensino Fundamental I(1º ao 5º) na Escola Mariana da Silva Oliveira. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADE META.

3.
COSTA, D. N. K.; NUNES, A. C.; OLIVEIRA, L. G. L.. Participação em banca de Damily Castro da Rocha.Escola e Família: uma relação importante. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADE META.

4.
COSTA, D. N. K.; OLIVEIRA, L. G. L.. Participação em banca de Vânia de Oliveira Almada.O trabalho do professor com multisseriado na escola da zona rural de Capixaba. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADE META.

5.
COSTA, D. N. K.; NUNES, A. C.; Marília Temporim Furtado. Participação em banca de Edisia Miranda de Lima.Alunos com deficiência e o seu processo de Avaliação da aprendizagem na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADE META.

6.
COSTA, D. N. K.; NUNES, A. C.. Participação em banca de Andréia Tavares Ferreira.Relação Professor e aluno na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADE META.

7.
COSTA, D. N. K.; Marília Temporim Furtado. Participação em banca de Maressa Santos do Nascimento.Violência Escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADE META.

8.
COSTA, D. N. K.; Marília Temporim Furtado. Participação em banca de Thainá Rodriguess dos Santos.A Inclusão de alunos surdos no Ensino Fundamental Público Municipal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADE META.

9.
COSTA, D. N. K.; OLIVEIRA, L. G. L.; MOURA, M. S. L.. Participação em banca de Karine Barros Cavalcante.A importância do acompanhamento da família no processo de alfabetização do educando. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADE META.




Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA, D. N. K.. Diversidade Cultural uma riqueza do Brasil. 2015. .



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Andreia silva. PLANEJAMENTO DE ENSINO: PRÁTICAS E ENTRAVES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADE META. Orientador: Dulcilene Negreiros Kamily Costa.

2.
JULIANA KUEMANSKI DE ANDRADE. Concepções e expectativas de pais de crianças de 4 e 5 anos em relação à educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADE META. Orientador: Dulcilene Negreiros Kamily Costa.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA, D. N. K.. Diversidade Cultural uma riqueza do Brasil. 2015. .




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