Bianca Rodrigues de Castro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9025875675109295
  • Última atualização do currículo em 13/03/2018


Possui Ensino Medio integrado ao Técnico em Informática pelo Instituto Federal do Tocantins - Campus paraíso. Está atualmente cursando Engenharia de Controle e Automação pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bianca Rodrigues de Castro
Nome em citações bibliográficas
CASTRO, B. R.


Formação acadêmica/titulação


2015
Graduação em andamento em Engenharia de Controle e Automação.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2011 - 2014
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, IFTO, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2014
Extensão universitária em Curso de Língua Inglesa.
Centro Cultural Anglo Americano, CCAA, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Iniciação Científica, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2017 - 2018
Criação de uma interface com usuário para o cálculo da incerteza de medição no ensaio de fadiga com uso de três diferentes métodos matemáticos
Descrição: Este projeto tem como objetivo principal criar uma interface com usuário para cálculo da incerteza através de diferentes métodos matemáticos (ISO GUM, Kragten e Monte Carlo) para ensaio de fadiga com uso do software Matlab. Esta tela de interface com o usuário facilitará a rotina laboratorial tanto de indústrias quanto de laboratórios que utilizam o ensaio de fadiga em projetos mecânicos. Através do uso desta rotina numérica, o técnico poderá inserir dados disponíveis ou medidos durante o ensaio para a realização do cálculo e a tela de interface mostrará os valores calculados para cada um dos três métodos matemáticos escolhidos para o desenvolvimento deste trabalho (GUM, Método de Monte Carlo e Kragten).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Bianca Rodrigues de Castro - Integrante / Lisiane Trevisan - Coordenador / Daniel Antonio Kapper Fabricio - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Bolsa.
2017 - Atual
Simulação do resfriamento de um componente metálico com uso do Método de Diferenças Finitas(MDF) em coordenadas polares
Descrição: Considerando a importância do conhecimento do processo de resfriamento de componentes metálicos para a indústria metal mecânica, a verificação de valores de temperatura permite a determinação de parâmetros de transformação de fases em processos como soldagem, fundição e principalmente tratamento térmico. As curvas de resfriamento permitem a adequação dos parâmetros utilizados industrialmente, otimizando as propriedades dos componentes produzidos e suas características frente aos esforços mecânicos. Nesse sentido, este projeto tem como objetivo obter as curvas de resfriamento e através de simulação numérica com softwares Matlab e C++ e compará-las com as obtidas experimentalmente para corpos de prova para geometria cilindrica. Para simulação numérica será utilizado o Método de diferenças finitas aplicado na Equação Geral de Condução de Calor em regime transitório. Com isso podemos verificar possíveis discrepâncias entre as curvas experimental e simulada. Para as iterações serão utilizados materiais metálicos ferrosos como SAE 8620 e SAE 1141. Todos as materiais analisados são utilizados pelas indústrias metal-mecânicas para construção de componentes metálicos, além disso, as constantes e os valores de temperatura iniciais serão semelhantes aos utilizados industrialmente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) .
Integrantes: Bianca Rodrigues de Castro - Integrante / Juliane Donadel - Integrante / Lisiane Trevisan - Coordenador / Daniel Antonio Kapper Fabricio - Integrante / Vagner Machado Costa - Integrante / Vinicius de Freitas Paz - Integrante.
2016 - 2017
Método de diferenças finitas aplicado na descrição do resfriamento de um componente metálico
Descrição: Este projeto tem como objetivo principal construir uma bancada para obtenção das curvas de resfriamento de componentes metálicos de diversas geometrias experimentalmente e, então compará-las com as curvas obtidas numericamente pelo método de diferenças finitas. Com isso podemos verificar possíveis discrepâncias entre as curvas. As curvas de resfriamento serão fundamentais na previsão da microestrutura formada e consequentemente suas propriedades mecânicas. O método proposto será aplicado na Equação Geral de Condução de Calor em regime transitório, e para a simulação numérica será utilizado o software Matlab. Para as iterações serão utilizados materiais metálicos (aço, alumínio entre outros) utilizados pelas indústrias metal-mecânicas da região para construção de componentes metálicos, além disso, as constantes e os valores de temperatura iniciais serão semelhantes aos utilizados industrialmente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Bianca Rodrigues de Castro - Integrante / Juliane Donadel - Coordenador / Lisiane Trevisan - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SANTOS, P. J. S. ; SALES, G. P. ; CASTRO, B. R. ; CIRQUEIRA, M. S. ; MENEZES, A. D. ; SANTOS, M. J. ; MOTA, R. R. . Animación Gráfica: Una Propuesta Interactiva de Lectura y Producción Textual en la Enseñanza de Español en Brasil. Congreso Iberoamericano de Pedagogía SEP ?UCSH Chile Sep 2014, p. 28 - 41, 02 fev. 2014.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2º Workshop Diversidade e Inclusão do IFRS. 2016. (Outra).

2.
5º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.Método das diferenças finitas aplicado na descrição do resfriamento de um componente metálico. 2016. (Seminário).

3.
Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mêcanica. Ajuste de curvas dos parametros de solidificação para aços produzidos por lingotamento continuo. 2016. (Congresso).

4.
PEnsE - 2ª Jornada Científica, Tecnológica e Cultural do Campus Farroupilha.Método das diferenças finitas aplicado na descrição do resfriamento de um componente metálico. 2016. (Outra).

5.
Semana da Consciência Negra: reiterando a igualdade na diversidade. 2016. (Encontro).

6.
Introdução aos Sistemas Elétricos de Potência",. 2015. (Outra).

7.
PEsnE - 1ª Jornada Científica, Tecnológica e Cultural - Campus Farroupilha - IFRS. 2015. (Outra).

8.
Utilização da Tecnologia Para o Aproveitamento das Energias Renováveis e Alternativas. 2015. (Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 11:42:38