Tonykley Lobo dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6606984472015499
  • Última atualização do currículo em 01/12/2013


Possui graduação em Administração pela Faculdade Maurício de Nassau de Salvador(2010). Atualmente é Psquisador do Instituto Federal da Bahia. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Tonykley Lobo dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, T. L.


Formação acadêmica/titulação


2013
Aperfeiçoamento em andamento em Emprego Apoiado. (Carga Horária: 100h).
INSTITUTO DE TECNOLOGIA SOCIAL.
Título: Inclusão de Surdos no Mercado de Trabalho.
Orientador: Maria Aparecida.
2011
Graduação em andamento em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.
2006 - 2010
Graduação em Administração.
Faculdade Maurício de Nassau de Salvador, FMN Salvador, Brasil.
Título: Plano de Negócio.
Orientador: Isaac Albagli Neto.




Formação Complementar


2005 - 2005
Montagem e Manutenção de Hardware. (Carga horária: 60h).
Globo Cursos.


Atuação Profissional



Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Psquisador, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Utilizando a realidade aumentada como apoio tecnológico ao ensino aprendizado dos deficientes auditivos.
Descrição: Atualmente, através de diversas pesquisas, é possível verificar que os deficientes auditivos visam trabalhar com aspectos afetivos e cognitivos. Isso se dá pelo fato de uma das características dos surdos é a falta de estruturação e conceituação para dar forma a expressão de pensar. Em decorrência disso, esses deficientes necessitam de uma metodologia diferenciada, baseada em suas experiências concretas, com ajuda de meios metodológicos eficazes que estimulem suas potencialidades, pois aprendem a partir daquilo que veem e que sentem. A tecnologia é uma das metodologias que vem sendo utilizada na educação especial para facilitar o aprendizado dessas pessoas. A Realidade Aumentada proporciona ao usuário uma interação segura, sem necessidade de treinamento, uma vez que ele pode trazer para o seu ambiente real objetos virtuais, incrementando e aumentando a visão que ele tem do mundo real. Isto é obtido, através de técnicas de visão computacional e de computação gráfica/realidade virtual, resultando na sobreposição de objetos virtuais com o mundo real. Esse projeto tem como o objetivo geral o desenvolvimento de objetos de aprendizagem para os deficientes auditivos para auxiliar no ensino-aprendizado desses alunos. Para isso será utilizado à tecnologia da Realidade Aumentada para criação desses objetos com os principais assuntos pertinentes à educação regular dos alunos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Tonykley Lobo dos Santos - Coordenador / Luiz Cláudio Machado dos Santos - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
Luiz C.Machado ; SANTOS, T. L. ; MACEDO, M. C. F. ; MIRANDA, T. . Realidade Aumentada como ferramenta de apoio na alfabetização de pacientes com deficiência auditiva ou surdez. In: LUCIANE MARIA FADEL, VANIA RIBAS ULBRICHT, MARIANO CASTRO NETO. (Org.). Hipermídia e acessibilidade na era da inclusão. 1ed.JOAO PESSOA: IDEIA, 2013, v. 1, p. 1-377.

Apresentações de Trabalho
1.
Luiz C.Machado ; SANTOS, T. L. ; MACEDO, M. C. F. ; MIRANDA, T. . Desenvolvimento de um jogo da memória utilizando a Realidade Aumentada para o Processo de Ensino-Aprendizagem de Deficientes Auditivos ou Surdos.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Luiz C.Machado ; SANTOS, T. L. ; SOUZA, A. C. S. . Aprendendo números em LIBRAS com a tecnologia da realidade aumentada.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
SANTOS, T. L.. Utilizando a realidade aumentada como apoio tecnológico ao ensino aprendizado dos deficientes auditivos.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, T. L.; Luiz C.Machado ; SOUZA, A. C. S. . Aprendendo números em LIBRAS com a tecnologia da realidade aumentada.. São Paulo: SBGames, 2013 (Anais -Proceedings do XII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2013)).


Demais tipos de produção técnica
1.
Luiz C.Machado ; SANTOS, T. L. ; MIRANDA, T. ; MACEDO, M. C. F. . Desenvolvimento de um jogo da memória utilizando a Realidade Aumentada para o Processo de Ensino-Aprendizagem de Deficientes Auditivos ou Surdos.. 2013. (Editoração/Anais).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem CONAHPA. Desenvolvimento de um jogo da memória utilizando a Realidade Aumentada para o Processo de Ensino-Aprendizagem de Deficientes Auditivos ou Surdos.. 2013. (Congresso).

2.
X Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação do IFBA (SICTI 2013).Utilizando a Realidade Aumentada com apoio Tecnológico ao Ensino Aprendizado dos Deficientes Auditivos. 2013. (Seminário).

3.
III SETE - Semana de Engenharia, Tecnologia e Inovação.Utilizando a Realidade Aumentada no processo de Ensino-Aprendizagem de Deficientes Auditivos.. 2012. (Outra).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
Luiz C.Machado ; SANTOS, T. L. ; MACEDO, M. C. F. ; MIRANDA, T. . Desenvolvimento de um jogo da memória utilizando a Realidade Aumentada para o Processo de Ensino-Aprendizagem de Deficientes Auditivos ou Surdos.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Luiz C.Machado ; SANTOS, T. L. ; SOUZA, A. C. S. . Aprendendo números em LIBRAS com a tecnologia da realidade aumentada.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 22:56:07