Sorandra Corrêa Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0057848696906071
  • Última atualização do currículo em 18/02/2014


Possui graduação em Física (2007), especialização em Ensino de Ciências (2010) e mestrado em Educação (2012) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é professora efetiva do Instituto de Física da UFU e doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP-Bauru. Possui experiência na área de Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ambiente virtual de aprendizagem, formação inicial e continuada de professores, divulgação científica, teorias contemporâneas de ensino-aprendizagem. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sorandra Corrêa Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, S. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Uberlândia, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Faculdade de Física.
Avenida João Naves de Ávila - de 1260 a 3630 - lado par
Saraiva
38408100 - Uberlândia, MG - Brasil - Caixa-postal: 38500000
Telefone: (034) 32394190


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: Estudo da construção de conceitos básicos de Eletricidade nos anos iniciais do ensino fundamental com uso de experimentação virtual,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Eduardo Kojy Takahashi.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: eletricidade; experimentação virtual; desenvolvimento de conceitos; ensino fundamental.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ensino de Física.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2010
Especialização em Ensino de Ciências. (Carga Horária: 417h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: APLICAÇÃO DE UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE ENSINO DE CONCEITOS FÍSICOS NAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Orientador: Eduardo Kojy Takahashi.
2003 - 2007
Graduação em Física.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: METODOLOGIA DE ENSINO DE FÍSICA COM O USO DE MAPAS CONCEITUAIS.
Orientador: Eduardo Kojy Takahashi.


Formação Complementar


2010
Mestrado em Educação. (Carga horária: 540h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2010 - 2010
Introdução à Teoria da Aprendizagem Significativa. (Carga horária: 3h).
Universidade Bandeirante de São Paulo.
2010 - 2010
Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. (Carga horária: 6h).
Universidade Bandeirante de São Paulo.
2010 - 2010
Diagramas V e Aprendizagem Significativa. (Carga horária: 6h).
Universidade Bandeirante de São Paulo.
2010 - 2010
Minicurso Física do Estado Sólido. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2010 - 2010
A pesquisa sobre a formação de professores. (Carga horária: 3h).
Universidade de Uberaba.
2010 - 2010
VIII SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DOCENTE. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2010 - 2010
III Semana da Física. (Carga horária: 13h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2009 - 2010
I CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS. (Carga horária: 360h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2009 - 2009
Avaliação das Aprendizagens no Ensino das Ciências. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Catarina.
2008 - 2008
LIBRASNET- Curso de LIBRAS via Web. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2008 - 2008
Formação de Professores Formadores na Moodle. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2007 - 2007
Mapa Conceitual e animação interativa. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Física.
2006 - 2006
Curso de Verão. (Carga horária: 40h).
Universidade de São Paulo.
2005 - 2005
Atividades didáticas e resolução de problemas. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Física.
2005 - 2005
Crecimento de cristais. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Viçosa.
2005 - 2005
Preparação de trabalhos em eventos científicos. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Carmelitana Mário Palmério, FUCAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora Física geral, Carga horária: 4


Faculdade do Noroeste de Minas, FINOM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 14

Atividades

05/2009 - 07/2009
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física Moderna II

Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Contrato Temporário, Carga horária: 40

Atividades

05/2009 - 07/2009
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física Moderna II
11/2008 - 05/2009
Ensino, Educação a distância, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Ciências
Projeto Professor e Surdez - Professora formadora - EAD
11/2007 - 12/2008
Ensino, Engenharia elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Física
11/2007 - 12/2008
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oscilações e Ondas
11/2007 - 12/2008
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Oscilações e Ondas

Escola Estadual Bueno Brandão, E.E.B.B, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de fisica, Carga horária: 18



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DE FÍSICA NO CURSO DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA E CARTOGRÁFICA

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Sorandra Corrêa Lima - Coordenador / Rúbia Cristina da Silva - Integrante / Natália Salvador da Cunha Barboza - Integrante.
2013 - Atual
Desenvolvimento de Material instrucional para inserção de conteúdos de Física nos anos iniciais do ensino fundamental

Descrição: objetivo maior deste trabalho consiste em viabilizar uma maior inserção de conteúdos de física nas aulas de ciências do ensino fundamental. Assim, pensamos na produção de material instrucional, a fim de contribuir com um futuro curso de formação de professores para este nível de ensino..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Sorandra Corrêa Lima - Coordenador / Matheus Dias - Integrante / Camila Slywitchi - Integrante.
2012 - Atual
Formação Continuada de Professores de Física, Química e Biologia da Educação Básica a partir de Tópicos Presentes em Exposições Temáticas do Museu Diversão com Ciência e Arte - DICA

Descrição: O projeto pretende elaborar, a partir dos referenciais teóricos curriculares nacionais, oficinas e cursos em caráter de formação continuada para professores de física, química e biologia da educação básica de modo a fomentar discussões sobre propostas didático-pedagógico-metodológico promovendo mudanças nas práticas docente, permitindo reflexões a cerca de novas abordagens de ensino-aprendizagem tais como a incorporação da historia e filosofia da ciência no ensino de ciências, o uso das TIC´s, atividades lúdicas a partir de atividades previamente realizadas em espaços de educação não formal...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissionalizante: (1) .

Integrantes: Sorandra Corrêa Lima - Coordenador / Eduardo Kojy Takahashi - Integrante / SÍLVIA MARTINS - Integrante / Nilva Lombardi Sales - Integrante / Deividi Marcio Marques - Integrante.
2012 - Atual
O Museu Dica e o Ensino Médio: Estabelecendo um programa de formação Continuada de Professores das Áreas de Ciências (Física, Química e Biologia) no Ensino Médio ,

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Sorandra Corrêa Lima - Integrante / Eduardo Kojy Takahashi - Integrante / SÍLVIA MARTINS - Coordenador / Nilva Lombardi Sales - Integrante.
2012 - Atual
intitulado Desenvolvimento e Disponibilização de Experimentos Remotos: Avaliação da sua Contribuição para a Educação Científica e Tecnológica no Ensino Médio ,

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Sorandra Corrêa Lima - Integrante / Eduardo Kojy Takahashi - Coordenador / SÍLVIA MARTINS - Integrante / Dayane Carvalho Cardoso - Integrante.


Outros Projetos


2013 - Atual
PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DE FÍSICA NO CURSO DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA E CARTOGRÁFICA

Descrição: O objetivo geral projeto trata da melhoria do ensino de laboratório, este trabalho propõe um melhor ensino de física nos cursos de engenharia, na familiarização dos estudantes com problemas da engenharia e no processo interativo de aprendizagem. Assim, o intuito deste projeto é desenvolver junto aos alunos que cursam Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da Universidade Federal de Uberlândia do campus de Monte Carmelo, a aplicação prática dos conhecimentos teóricos na confecção de produtos e experimentos feitos com material reciclável ou de baixo custo relacionados diretamente com a Engenharia que envolvam os conceitos de Física Clássica..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Física.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIMA, S. C.2013LIMA, S. C. ; TAKAHASHI, E. K. . CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE ELETRICIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM USO DE EXPERIMENTAÇÃO VIRTUAL. Revista Brasileira de Ensino de Física (Online), v. 35, p. 3501-3501, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
DECHICHI, C. ; MOURAO, M. P. ; SILVA, L. C. ; LIMA, S. C. . Professor e surdez : cruzando caminhos produzindo novos olhares. 1. ed. Uberlândia: EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2009. v. 1. 248p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, S. C. ; TAKAHASHI, E. K. . ENSINO DE CONCEITOS FÍSICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA. In: X Encontro de Pesquisa em Educação da Anped Centro-Oeste: Desafios da Produção e Divulgação do conhecimento, 2010, Uberlândia. X Encontro de Pesquisa em Educação da Anped Centro-Oeste: Desafios da Produção e Divulgação do conhecimento. Uberlândia: Sistema de Bibliotecas da UFU, 2010. p. 1-482.

2.
Dantas,P. ; SOUZA, F. ; NERES, J.M. ; FERREIRA, T. ; BONFÁ, M. ; NETO, A.P. ; MARTINS, Sílvia ; LIMA, S. C. ; CARDOSO, D.C. ; OLIVEIRA, W. ; TAKAHASHI, E. K. . VÍDEO DE FÍSICA SEM FICÇÃO:PRODUÇÃO DE VÍDEOS SOBRE TÓPICOS DE MECÂNICA CLÁSSICA. In: XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2009, Vitória. Atas do XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2009. v. 1. p. 1-8.

3.
LIMA, S. C. ; SILVA, L. F. ; CARDOSO, A. ; LAMOUNIER JUNIOR, E. A. ; TAKAHASHI, E. K. . UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE ENSINO DE CONCEITOS FÍSICOS NAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências- ENPEC, 2009, Florianópolis. Caderno de resumos VII Enpec. Belo Horizonte: ABRAPEC, 2009. p. 483-483.

4.
LIMA, S. C. ; SILVA, L. F. ; CARDOSO, A. ; LAMOUNIER JUNIOR, E. A. ; TAKAHASHI, E. K. . UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE ENSINO DE CONCEITOS FÍSICOS NAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009.

5.
MARTINS, Sílvia ; TAKAHASHI, E. K. ; LIMA, S. C. ; CARDOSO, D.C. ; BARBOSA, E. M. . TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS APLICADAS À APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM FÍSICA. In: XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2008, Curitiba. XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2008. v. 1. p. 23-23.

6.
LIMA, S. C. ; TAKAHASHI, E. K. . SOBRE AS COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS NO PROCESSO DE PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM MECÂNICA. In: XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2008, Curitiba. XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2008. v. 1. p. 25-25.

7.
TAKAHASHI, E. K. ; LIMA, S. C. . UMA CONTRIBUIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE FÍSICA. In: XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2007, São Luis - MA. XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2007. v. unico. p. 498-498.

8.
TAKAHASHI, E. K. ; MARTINS, Sílvia ; LIMA, S. C. ; BARBOSA, E. M. . ENSINO DE FÍSICA COM USO DE MAPAS CONCEITUAIS. In: V Encuentro Internacional Sobre Aprendizaje Significativo, 2006, Madrid. V Encuentro Internacional Sobre Aprendizaje Significativo, 2006. v. 1.

9.
TAKAHASHI, E. K. ; LIMA, S. C. ; BARBOSA, E. M. ; MORAIS, R. F. ; GARGIULO, V. . ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO DE FÍSICA. In: XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005, Rio de Janeiro. XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2005. v. unico. p. 140-140.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, S. C. ; TAKAHASHI, E. K. . O ENSINO DE FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA UTILIZANDO JOGUINHOS NO COMPUTADOR. In: Encontro de Física 2011- Integração da Física na América Latina, 2011, Foz do Iguaçu. nais do Encontro de Física 2011, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, S. C. ; TAKAHASHI, E. K. . INTRODUZINDO OS ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS NO UNIVERSO CONCEITUAL DA FÍSICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA. In: III Semana da Física, 2010, Uberlândia. III Semana da Física, 2010.

2.
LIMA, S. C. ; TAKAHASHI, E. K. . APRENDER FÍSICA TAMBÉM É COISA DE CRIANÇA. In: VI ENCONTRO INTERNACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E 3 ENCONTRO NACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, 2010, São Paulo. VI ENCONTRO INTERNACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E 3 ENCONTRO NACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, 2010.

3.
LIMA, S. C. ; TAKAHASHI, E. K. . SOBRE AS COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS NO PROCESSO DE PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM MECÂNICA. In: XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2008, Curitiba-PR. XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2008. v. 1. p. 57-57.

4.
TAKAHASHI, E. K. ; LIMA, S. C. ; GARGIULO, V. ; BARBOSA, E. M. ; MARTINS, Sílvia . TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS APLICADAS Á APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM FÍSICA. In: XI ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 2008, CURITIBA-PR. XI ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 2008.

5.
LIMA, S. C. ; TAKAHASHI, E. K. . UMA CONTRIBUIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE FÍSICA. In: XVII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 2007, SÃO LUÍZ. XVII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2007. v. 17. p. 1-198.

6.
LIMA, S. C. ; TAKAHASHI, E. K. . UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA NO NÍVEL MÉDIO. In: II SEMANA DA FÍSICA, 2007, UBERLANDIA. II SEMANA DA FÍSICA, 2007.

7.
LIMA, S. C. ; TAKAHASHI, E. K. . APRENDIZAGEM DE FÍSICA POR MEIO DE CONCEITOS. In: III SEMANA ACADÊMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, 2006, UBERLÂNDIA. III SEMANA ACADÊMICA DA UFU, 2006.

8.
LIMA, S. C. ; TAKAHASHI, E. K. ; BARBOSA, E. M. ; MORAIS, R. F. ; GARGIULO, V. . ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO DE FÍSICA. In: XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005, Rio de Janeiro. Simposio Nacional de Ensino de Fisica. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2005. v. 16. p. 140-140.

9.
LIMA, S. C. ; TAKAHASHI, E. K. . UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO ESTRATÉGIA COGNITIVA PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM FÍSICA. In: II Semana Acadêmica da Universidade de Uberlândia, 2005, Uberlândia. II Semana Acadêmica UFU, 2005.

10.
LIMA, S. C. ; TAKAHASHI, E. K. ; BARBOSA, E. M. . MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTAS DO ENSINO DE FISICA. In: V Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Física, 2005, Viçosa. V Encontro Regional Viçosa, 2005.

11.
LIMA, S. C. ; TAKAHASHI, E. K. . O USO DE MAPAS CONCEITUAIS EM AMBIENTES COMPUTACIONAIS PARA O ENSINO DE FÍSICA. In: I Simpósio de Física do Triângulo Mineiro, 2005, Uberlândia. I Simpósio de Física do Triângulo Mineiro, 2005.

12.
LIMA, S. C. ; TAKAHASHI, E. K. . O USO DE MAPAS COCEITUAIS PARA DISTRIBUIÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE FÍSICA. In: I Semana Acadêmica da Universidade Ferderal de Uberlândia, 2004, Uberlândia. I Semana Acadêmica da Universidade Ferderal de Uberlândia, 2004.

Artigos aceitos para publicação
1.
LIMA, S. C. ; TAKAHASHI, E. K. . CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE ELETRICIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM USO DE EXPERIMENTAÇÃO VIRTUAL. Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso), 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, S. C. ; TAKAHASHI, E. K. . Ensino de Ciências por licenciados em Biologia ou Pedagogia: Uma missão possível?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
LIMA, S. C. ; SOUZA, F. . A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
LIMA, S. C. ; TAKAHASHI, E. K. . UTILIZAÇÃO DE UM JOGO VIRTUAL PARA ANÁLISE DOS CONCEITOS DE TEMPO E VELOCIDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LIMA, S. C. ; TAKAHASHI, E. K. . O ENSINO DE FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA UTILIZANDO JOGUINHOS NO COMPUTADOR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LIMA, S. C. ; Rodrigues, F.F.S . A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DOCENTE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
LIMA, S. C. ; TAKAHASHI, E. K. . INTRODUZINDO OS ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS NO UNIVERSO CONCEITUAL DA FÍSICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
LIMA, S. C. ; TAKAHASHI, E. K. . ENSINO DE CONCEITOS FÍSICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LIMA, S. C. . Coordenadora do GT Formação de Professores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
LIMA, S. C. ; TAKAHASHI, E. K. . UTILIZAÇÃO DE UM SOFTWARE EM REALIDADE VIRTUAL PARA O ENSINO DE CONCEITOS FÍSICOS NAS SÉRIES INICIAIS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
LIMA, S. C. ; SILVA, L. F. ; CARDOSO, A. ; LAMOUNIER JUNIOR, E. A. ; TAKAHASHI, E. K. . UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE ENSINO DE CONCEITOS FÍSICOS NAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
TAKAHASHI, E. K. ; LIMA, S. C. . SOBRE AS COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS NO PROCESSO DE PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM MECÂNICA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
BARBOSA, E. M. ; GARGIULO, V. ; LIMA, S. C. ; MARTINS, Sílvia ; TAKAHASHI, E. K. . TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS APLICADAS À APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM FÍSICA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
LIMA, S. C. ; TAKAHASHI, E. K. . ESTUDO DA ADSORÇÃO DE TETRACENO EM SUPERFÍCIES SI(001) PASSIVADAS POR HIDROGÊNIO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
LIMA, S. C. ; TAKAHASHI, E. K. . UMA CONTRIBUIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE FÍSICA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
LIMA, S. C. . MAPAS CONCEITUAIS APLICADOS AO ENSINO DE FÍSICA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
LIMA, S. C. ; TAKAHASHI, E. K. . UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
LIMA, S. C. ; TAKAHASHI, E. K. . O USO DE MAPAS CONCEITUAIS DE FÍSICA POR MEIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
LIMA, S. C. ; TAKAHASHI, E. K. . APRENDIZAGEM DE FÍSICA POR MEIO DE CONCEITOS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
LIMA, S. C. ; TAKAHASHI, E. K. . ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO DE FÍSICA. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
LIMA, S. C. ; TAKAHASHI, E. K. . UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO ESTRATÉGIA COGNITIVA PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM FÍSICA. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
LIMA, S. C. ; TAKAHASHI, E. K. . MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO DE FÍSICA. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
LIMA, S. C. ; TAKAHASHI, E. K. . O USO DE MAPAS CONCEITUAIS PARA A ORGANIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS DE FÍSICA. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, S. C. . O uso de mapas conceituais no ensino de Física. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
LIMA, S. C. . O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
LIMA, S. C. ; SILVA, W. F. ; PIRES, L. A. . Ciências e a constituição do sujeito surdo. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Unidade de um Curso de formação de professores).

4.
LIMA, S. C. ; TAKAHASHI, E. K. . Ensino de Física utilizando as técnicas de mapas conceituais e resolução de problemas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, S. C.; MARTINS, Sílvia; TAKAHASHI, E. K.. Participação em banca de PABLO MARQUES FERREIRA.IMPRESSÕES DO PROFESSOR NA RELAÇÃO MUSEU-ESCOLA: EXPERIÊNCIAS DO MUSEU DIVERSÃO E ARTE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Uberlândia.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XI SEMINÁRIO NACIONAL O UNO DIVERSO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR.UTILIZAÇÃO DE UM JOGO VIRTUAL PARA ANÁLISE DOS CONCEITOS DE TEMPO E VELOCIDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2011. (Seminário).

2.
ENCONTRO DE FÍSICA 2011 - INTEGRAÇÃO DA FÍSICA NA AMÉRICA LARINA.O ENSINO DE FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA UTILIZANDO JOGUINHOS NO COMPUTADOR. 2011. (Encontro).

3.
VIII SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DOCENTE.A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DOCENTE. 2010. (Seminário).

4.
XVI Seminário FUCAMP: 2010, o Ano Internacional da Biodiversidade e Sustentabilidade.O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. 2010. (Seminário).

5.
VI ENCONTRO INTERNACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E 3 ENCONTRO NACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.Aprender Física também é coisa de criança. 2010. (Encontro).

6.
X ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA ANPED CENTRO-OESTE: DESAFIOS DA PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO.ENSINO DE CONCEITOS FÍSICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL:UMA PROPOSTA METODOLÓGICA. 2010. (Encontro).

7.
VII ENCONTRO REGIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA.UTILIZAÇÃO DE UM SOFTWARE EM REALIDADE VIRTUAL PARA O ENSINO DE CONCEITOS FÍSICOS NAS SÉRIES INICIAIS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA. 2010. (Encontro).

8.
X ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA ANPED CENTRO-OESTE: DESAFIOS DA PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO.Avaliação. 2010. (Encontro).

9.
VII ENCONTRO REGIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA. 2010. (Encontro).

10.
FÓRUM DE EDUCAÇÃO:. 2010. (Outra).

11.
III SEMANA DA FÍSICA.INTRODUZINDO OS ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS NO UNIVERSO CONCEITUAL DA FÍSICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA. 2010. (Outra).

12.
SEMINÁRIO SOBRE AVALIAÇÃO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL:aspectos pedagógiscos e psicológicos da avaliação educacional. 2009. (Seminário).

13.
VII ENPEC - ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS.UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE ENSINO DE CONCEITOS FÍSICOS NAS PRIMEIRAS SERIES DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2009. (Encontro).

14.
XI ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA.SOBRE AS COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS NO PROCESSO DE PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM MECÂNICA. 2008. (Encontro).

15.
CICLO DE PALESTRAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA.Aprendizagem de Física por meio de Mapas Conceituais. 2008. (Outra).

16.
XVII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA.ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO DE FÍSICA. 2007. (Simpósio).

17.
XXX ENCONTRO DA MATÉRIA CONDENSADA.ESTUDO DA ADSORÇÃO DE TETRACENO EM SUPERFÍCIES SI(001) PASSIVADAS POR HIDROGÊNIO. 2007. (Encontro).

18.
CICLO DE PALESTRAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA.MAPAS CONCEITUAIS APLICADOS AO ENSINO DE FÍSICA. 2007. (Outra).

19.
XVII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA.CURSO DE MAPA CONCEITUAL E ANIMAÇÃO INTERATIVA. 2007. (Outra).

20.
40 ANOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA. 2006. (Outra).

21.
V MOSTRA DA FÍSICA.O USO DE MAPAS CONCEITUAIS DE FÍSICA POR MEIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS. 2006. (Outra).

22.
III SEMANA ACADÊMICA DA UFU.APRENDIZAGEM DE FÍSICA POR MEIO DE CONCEITOS. 2006. (Outra).

23.
CURSO DE VERÃO IFUSP. 2006. (Outra).

24.
XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física.Atividades Didáticas de Resolução de Problemas no Ensino de Física. 2005. (Oficina).

25.
XVI SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA.ATIVIDADES DIDÁTICAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. 2005. (Oficina).

26.
V ERSBF-MG.MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO DE FÍSICA. 2005. (Outra).

27.
II Semana Acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia.UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO ESTRATÉGIA COGNITIVA PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM FÍSICA. 2005. (Outra).

28.
I Vem pra UFU.Curso de Física. 2005. (Outra).

29.
V ERSBF-MG.CRESCIMENTO DE CRISTAIS. 2005. (Outra).

30.
II SEMANA ACADÊMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA.PREPARAÇÃO DE TRABALHOS PARA APRESENTAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS. 2005. (Outra).

31.
IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física- EPEF. 2004. (Encontro).

32.
I SEMANA ACADÊMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA.O USO DE MAPAS CONCEITUAIS PARA A ORGANIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS DE FÍSICA. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, S. C. . XI Seminário Nacional O Uno e o Diverso na Educação Escolar. 2011. (Outro).

2.
LIMA, S. C. . XI Seminário Nacional O Uno e o Diverso na Educação Escolar. 2011. (Outro).

3.
LIMA, S. C. ; Rodrigues, F.F.S ; CICILLINI, G.A. ; NOVAIS, G.S. . VIII SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DOCENTE. 2010. (Outro).

4.
LIMA, S. C. . VII ENCONTRO REGIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Rubia Cristina da Silva. o objetivo geral a melhoria do ensino de laboratório, este trabalho propõe um melhor ensino de física nos cursos de engenharia, na familiarização dos estudantes com problemas da engenharia e no processo interativo de aprendizagem. Assim, o intuito deste projeto é desenvolver junto aos alunos que cursam Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da Universidade Federal de Uberlândia do campus de Mont. Início: 2013. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).

2.
Natália Salvador da Cunha Barboza. PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DE FÍSICA NO CURSO DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA E CARTOGRÁFICA. Início: 2013. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).

3.
Matheus Dias. : Produção de vídeos sobre experimentos de Física para os primeiros anos do ensino fundamental. Início: 2013. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Uberlândia. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

4.
CAMILA SLYWITCH. : Produção de um blog como material instrucional de Física para os primeiros anos do ensino fundamental. Início: 2013. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Uberlândia. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Douglas Pereira Mirandra. Contextualização histórico-filosófica da Física através de mapas conceituais. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - Escola Estadual Professor José Ignácio, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Sorandra Corrêa Lima.

Orientações de outra natureza
1.
Bianca Andrade Aguiar. Física 1. 2012. Orientação de outra natureza. (Engenharia Cartográfica e de Agrimensura) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Sorandra Corrêa Lima.

2.
Patricia Diniz Graciano. Física. 2012. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Sorandra Corrêa Lima.

3.
Bianca Andrade Aguiar. Cursinho Alternativo Alto Paranaíba. 2012. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Sorandra Corrêa Lima.

4.
Semana Nacional da Ciência e Tecnologia. XVII Ciência Viva. 2012. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Sorandra Corrêa Lima.



Outras informações relevantes


Bolsa PIBEG- Programa Institucional de Bolsas do Ensino de Graduação
Projeto: Confecção de Mapas Conceituais no Ensino de Física
Período:01/07/2004 a 30/06/2005
Financiamento: Pró-Reitoria de Graduação UFU

Bolsa PIBEG- Programa Institucional de Bolsas do Ensino de Graduação
Projeto: Desenvolvimento Multidisciplinar de material didático por meio da tecnologia computacional para o ensino de física de nível superior
Período:01/06/2005 a 31/05/2006
Financiamento: Pró-Reitoria de Graduação UFU

Bolsa PIBEG- Programa Institucional de Bolsas do Ensino de Graduação
Projeto: Implantação de metodologia fundamentada na Teoria de Aprendizagem Significativa para o ensino de física em nível superior
Período:04/09/2006 a 31/08/2007
Financiamento: Pró-Reitoria de Graduação UFU





Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/04/2014 às 22:12:59