Angelina de Melo Vieira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0250200606041220
  • Última atualização do currículo em 19/05/2011


Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia de 1º e 2º graus e Especialização em Supervisão e Currículo de 1.º e 2.º graus pela Universidade Federal de Mato Grosso. Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (2001). Doutorado em Educação pela Unversidade Federal Fluminense (2009). Professora adjunta do Departamento de Ensino e Organização Escolar do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Pesquisadora na área de Educação com ênfase em Curriículo Escolar e Formação Docente. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Angelina de Melo Vieira
Nome em citações bibliográficas
VIEIRA, A. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Mato Grosso, Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, Departamento de Ensino e Organização Escolar.
Avendia Fernando Correia s/n
Boa Esperança
78060-900 - Cuiaba, MT - Brasil
Telefone: (65) 36158440
Fax: (65) 36158441


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Doutorado em Educação.
PPGEFE/Universidade Federal Fluminense.
Título: Currículo em ação: implicações na construção de uma escola democrática, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Giovanni Semeraro.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
1999 - 2001
Mestrado em Mestrado em Educação Brasileira.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Concepção de trabalho, de currículo e de formação profissional docente no currículo pré-ativo básico da Licenciatura Plena em Educação Básica na Modalidade a Distância do IE/UFMT.,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: José Luiz Domingues.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Currículo currículo pré-ativo trabalho e formação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pesquisa Educacional.
1992 - 1994
Especialização em Especialização em supervisão e currículo de 1.º e. (Carga Horária: 500h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Título: A qualidade da escola pública na concepção de professores e alunos da escola estadual Cleinia Rosalina de Souza.
Orientador: Profa Dra. Jorcelina Elizabeth Fernandes.
1982 - 1983
Especialização em Curso Superior de Pastoral Catequética.
Instituto Teológico Pio XI.
1981 - 1983
Aperfeiçoamento em Aprofundamento Teológico CRB.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC-PR, Brasil. Ano de finalização: 1983.
1988 - 1992
Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia de 1º e 2º graus..
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Título: A formação de professores no curso de magistério de 2.º grau nos Municípios da Baixada Cuiabana.
Orientador: Profa. Célia S. de Almeida.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Efetivo, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação de Ensino de Graduação em Pedagog, Carga horária: 24

Vínculo institucional

1996 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora auxiliar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atividades na graduação: 1. Currículos e Programas I 2. Currículos e Programas II 3. Didática Geral 4. Estrutura e Funcionamentos de Ensino de 1.º e 2.º Graus

Atividades

4/1996 - Atual
Ensino, Licenciatura Plena Em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Currículo das Séries Inicais I
Currículo das Séries Iniciais II
09/2002 - 04/2004
Direção e administração, Coordenação de Ensino de Graduação Pedagogia/Sede, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
01/1996 - 12/1997
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, Departamento de Ensino e Organização Escolar.

Atividade de extensão realizada
Assessoria às escolas públicas envolvidas no Programa de Qualificação de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental..
1/1996 - 5/1997
Pesquisa e desenvolvimento .

01/1996 - 05/1997
Extensão universitária , Extenção Universitária - Departamento de Ensino e Organização Escolar, .

Atividade de extensão realizada
Pesquisa - "Reflexões sobre práticas inovadoras do ensino no município de Jacira/MT: Tema gerador e trabalho coletivo".
3/1995 - 3/1996
Ensino, Licenciatura Plena em Pedagogia de 1º e 2º graus., Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Currículos e Programas I.
Currículos e Programas II.
Didática Geral.
Estrutura e Funcionamento de Ensino de 1.º e 2.º Graus.

Governo do Estado do Mato Grosso, GOVERNO/MT, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1995
Vínculo: Servidor público - contrato te, Enquadramento Funcional: Professora da Rede de Ensino Público Estadual, Carga horária: 40
Outras informações
OBS: Contrato Temporário, o qual era renovado cada ano.

Atividades

9/1988 - 01/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
Comunicação e expressão
Alfabetização de jovens e adultos.
Educação Artística.
Ensino Religioso.
Estudos Sociais.

Congregação das Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria, IMSNM, Brasil.
Vínculo institucional

1972 - 1990
Vínculo: Membro Efetivo IMSNM, Enquadramento Funcional: Religiosa, Pastoralista, Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Como membro efetiva desta Congregação atuei ativamente, ora como membros ora como coordenadora nas seguintes pastorais: catequese; Comunidades Eclesiais de Base (CEBs); litúrgica; juventude; familiar, entre outras. Atuei também por muitos anos como professora de Ensino Religioso no Ensino Funtamental e Médio.

Vínculo institucional

1966 - 1971
Vínculo: Aspirante, Enquadramento Funcional: Aspirante, postulantado, noviciado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Nesse período estudava conhecimentos gerais, teológicos e pastorais como também as últimas séries do Ensino Fundamental, paralelamente trabalhava em creches e nas pastorais



Linhas de pesquisa


1.
Curríclo e formação de professores


Projetos de pesquisa


2010 - 2012
Integração e concepções de professores: implicações na construção de uma cidadania ativa e crítica

Descrição: O Projeto objetiva conhecer e analisar as concepções que o professores das escolas do Pólo III da Regional Sul de Cuiabá têm de si mesmo como profissional da Educação Escolar, a visão que tem dos alunos e das possibilidades e obstáculos atuais no processo educacional como também promover a integração entre ensino, pesquisa e extensão, entre instituições formadoras e unidades escolares por meio de um trabalho conjunto mediado por pesquisa e curso de extensão nessa Regional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Angelina de Melo Vieira - Coordenador / Ozerina Victor de Oliveira - Integrante.
2009 - 2011
As relações entre reformas de currículo no Ensino Fundamental e reformas de currículo no curso de pedagogia

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Angelina de Melo Vieira - Integrante / Ozerina Victor de Oliveira - Coordenador.
2007 - 2009
Participação no Projeto de Pesquisa Políticas de Currículo na virada do século XXI: a Escola Sarã, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Licenciatura em Pedagogia e a Emancipação Social nas Reformas Curriculares

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Angelina de Melo Vieira - Integrante / Ozerina Victor de Oliveira - Coordenador.
2006 - 2007
Reflexões sobre práticas inovadoras de ensino no município de Jaciara/MT: tema gerador e trabalho coletivo

Descrição: Pesquisa conjunta entre IE/UFMT e Secretaria Municipal de Educação de Jaciara/MT.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Angelina de Melo Vieira - Integrante / Jurema Rosa Lopes - Coordenador.
1991 - 1992
Condições de trabalho de professores da rede de ensino público das cidades de Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio do Leverger

Descrição: Pesquisa promovido pelo Instituto de ciências Humanas e Sociais/UFMT, da qual participei como estudante bolsista do CNPq.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Angelina de Melo Vieira - Integrante / Marinete Covezzi - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Curriículo Escolar do Ensino Fundamental.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VIEIRA, A. M.2009 VIEIRA, A. M. . Currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental: alicerce possível na construção da cidadania ativa e crítica. Revista de Educação Publica (UFMT), v. 18, p. 469-486, 2009; Meio de divulgação: Impresso. Homepage: http://Revista Educação Pública UFMT; ISSN/ISBN: 01045962.

2.
VIEIRA, A. M.2001 VIEIRA, A. M. . Concepção de trabalho, de currículo e de formação profissional docente no currículo pré-ativo básico da Licenciatura Plena na Modalidade a Distância do IE/UFMT.. Uniciências (UNIC), Cuiabá/MT, v. V. 5, p. 10-27, 2001; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 14155141.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VIEIRA, A. M. . Currículo escolar: experiencia de aprendizagem em uma das escolas públicas de Cuiabá/MT. In: Seminário Internacional Gramsci e os Movimentos Populares, 2010, Niterói/RJ. Gramsci e os Movimentos Sociais, 2010.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital.

2.
VIEIRA, A. M. . Integração: uma política que se constrói na prática. In: Educação, Formação de Professores e suas dimensões socio-históricas: desafios e perspectivas, 2010, Cuiabá MT. Seminário de Educação 2010, 2010.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://Seminário de Educação 2010 UFMT.

3.
VIEIRA, A. M. . Dedicação exclusiva de professores a uma só escola: uma experiencia na escola do Ensino Fundamental. In: Seminário Educação 2009 "Políticas Educacionais: Cenários e Projetos Sociais", 2009, Cuiabá/MT.. Políticas Educacionais: Cenários e Projetos Sociais, 2009.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://CD-ROM ISSN 15184846.

4.
VIEIRA, A. M. . Currículo em ação como política da escola. In: XIV ENDIPE Trajetórias e Processos de Ensinar e Aprender: Lugares, Memórias e Culturas, 2008, Porto Alegre/RS. XIV ENDIPE Trajetórias e Processos de Ensinar e Aprender: Lugares, Memórias e Culturas, 2008.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://xiv endipe - cd-rom (isbn 978-85-7430-734-3); ISSN/ISBN: 9788574307.

5.
VIEIRA, A. M. . "Escola Unitária" no contexto do estado Ampliado. In: 20 Anos de Pós-graduaçãoem educação: Avaliação e Perspectivas, 2008, Cuiabá/MT.. 20 Anos de Pós-graduaçãoem educação: Avaliação e Perspectivas, 2008.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://CD-ROM ISBN 15184846.

6.
VIEIRA, A. M. . CURRÍCULO: EMERGÊNCIA E SIGNIFICADOS. In: Semiedu do IE/UFMT, 2007, Cuiabá/MT. Qualidade do ensino na comtemporaneidade: novos & velhos desafios, 2007.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 15184846.

7.
VIEIRA, A. M. ; OLIVEIRA, O. V. . Quando a Democracia toca o Currículo pelo Lado de Dentro.. In: Seminário Educação/2006 e I Jornada Internacional de Educação em Movimentos Sociais Educação em Movimento: Espaços, Tempos e Atores para o Século XXI., 2006, Cuiabá/MT. CD-Rom, 2006.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

8.
VIEIRA, A. M. . Currículo interativo: implicações na formação dos professores. In: Congresso internacional "Cotidiano diálogo sobre diálogos, 2005, Niterío/RJ. CD-ROM Congresso Internacional "Cotidiano diálogo sobre diálogos". Niterói.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Outro; ISSN/ISBN: 8586392146.

9.
VIEIRA, A. M. . Definições de currículos e suas implicações na formação das pessoas. In: Seminário Educação/2003 "Trabalhar aprender saber", 2003, Cuiabá/MT. XI Seminário Educaçã: Educação e Trabalho e da II Jornada de Análise Pluridisciplinar de Situações de Trabalho. Cuiabá: UNEMAT, 2003. v. 1. p. 291-292.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: http://Seminário Educação/2003 - v.1.p.291-292; ISSN/ISBN: 370181063.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VIEIRA, A. M. . Escolas brasileiras nas últimas décadas: instrumento e espaço de democracia.. In: XVI Simpósio de Educação e Pesquisas da Faculdade de Educação da UFG ., 2007, Goiania. XV Simpósio Sociedade, Conhecimento e Formação.. Goânia: EDU, 2007.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 373167.

2.
VIEIRA, A. M. . Concepções de trabalho, de currículo e de formação profissional docente: no currículo pré-ativo da LPEB na modalidade a distancia do IE/UFMT.. In: XVI Simpósio de Educação e Pesquisas da Faculdade de Educação da UFG Sociedade, Conhecimento e Formação., 2007, Goiania. XVI Simpósio de Educação e Pesquisas da Faculdade de Educação da UFG Sociedade, Conhecimento e Formação., 2007.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 373167.

3.
VIEIRA, A. M. . O que dizem os estudantes/professores do IE/UFMT sobre sua formação universitária. In: Seminário Educação 2005 "Universidade, Educação Escolar e Formação de Professores", 2005, Cuiabá/MT. Seminário Educação 2005, 2005. v. 1.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

4.
OLIVEIRA, O. V. ; VIEIRA, A. M. . OLIVEIRA, Ozerina Victor de. Economia Política do Saber Escolar: um estudo sócio-histórico de escolas de usinas.. In: V COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES E COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO., 2002, Minho/Portugal. Livro de resumo - Currículo e Produção de Identidades. Braga - PT: Porto Editora/Universidade do Minho.2002.. Minho/Portugal: Porto Editora /Universidade de Minho, 2002. v. v.1..
Palavras-chave: Currículo silenciado relação teoria e prática conh.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Portugal/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

5.
VIEIRA, A. M. . Concepção de trabalho, de currículo e de formação de professores no currículo pré-ativo da Licenciatura Plena em Educação Básica da 1.ª a 4.ª Séries na modalidade a Distância do IE/UFMT.. In: XI ENDIPE - Didática e Prática de Ensino:Igualdade e Diversidade na Educação, 2002, Goânia/GO. XI ENDIPE, 2002. v. 01. p. 128-129.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

6.
VIEIRA, A. M. . Concepção de trabalho, de currículo e de formação profissional docente no currículo pré-ativo básico da Licenciatura Plena em Educação Básica na Modalidade a Distância do IE/UFMT.. In: Seminário de Educação -2001 Educação e novas tecnologias, 2001, Cuiabá/MT.. Anais do Seminário -2001 Educação e as Novas Tecnologias. Cuiabá/MT., 2001. p. 241-242.
Palavras-chave: Currículo currículo pré-ativo trabalho formação pr.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pesquisa Educacional / Especialidade: Currículo e Formação Profissional Docente.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 1518.

7.
VIEIRA, A. M. . Formação profissional docente: categoria explicativa de currículo. In: Seminário de Educação -2000 Educação, Poder e Cidadania, 2000, Cuiabá/MT.. Seminário de Educação 2000 - Educação, Poder e Cidadania. Cuiabá, 2000. v. 01. p. 29-29.
Palavras-chave: Formação profissional docente e currículo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pesquisa Educacional / Especialidade: Currículo e Formação Profissional Docente.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 1518.

8.
VIEIRA, A. M. . Relação: trabalho, educação e currículo. In: III Encontro de pesquisa em educação do Centro-Oeste, 2000, Cuiabá/MT. III Encontro de Pesquisa em Educação do Centro-Oeste. Cuiabá/MT: Impresa, vídeo&Fotos, 2000. v. 01. p. 206-207.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português.
Fórum de coordendaores de Programas de Pós-Graduação em Educação do Centro-Oeste, 22 a 24/06/2000..

Apresentações de Trabalho
1.
VIEIRA, A. M. . CURRÍCULO ESCOLAR NO CAMPO E NA CIDADE: REFLEXÃO E DESAFIOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA CIDADANIA ATIVA E CRITICA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Alta Floresta/MT; Cidade: Alta Floresta/MT; Evento: Educação em debate: Desafios e Planejamento - Semana Pedagógica em Alta Floresta/MT.(01 a 04/02/2010); Inst. promotora/financiadora: Secretaria Municipal de Educação e Movimentos da Educação do Campo.

2.
VIEIRA, A. M. . Dedicação exclusiva a uma só escola: uma experiencia na escola do Ensino Fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UFMT.; Cidade: Cuiabá/MT.; Evento: Seminário Educação 2009 "Políticas Educacinais: cenários e Projetos Sociais; Inst. promotora/financiadora: Instituto de Educação/UFMT..

3.
VIEIRA, A. M. . Currículo em ação como política da escola. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: PUC/Porto Alegre/RS; Cidade: Porto Alegre/RS; Evento: No XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino; Inst. promotora/financiadora: PUC.

4.
VIEIRA, A. M. . "Escola unitária" no contexto do Estado ampliado. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UFMT; Cidade: Cuiabá/MT; Evento: Seminário Educação 2008: 20 anos de Pós-graduação em Educação; Inst. promotora/financiadora: PPGE.

5.
OLIVEIRA, O. V. ; VIEIRA, A. M. . Currículo e democracia: ressignificações e deslocamentos.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: MG; Cidade: Caxambu; Evento: 30.ª ANPED 2007; Inst. promotora/financiadora: ANPED.

6.
VIEIRA, A. M. . Currículo: emergência e significados.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: MT; Cidade: Cuiabá; Evento: Qualidade do ensino na contemporaneidade: novos & velhos desafios; Inst. promotora/financiadora: IE/UFMT.

7.
VIEIRA, A. M. ; SEMERARO, Giovanni . Escolas brasileiras nas últimas décadas: instrumento e espaço de democracia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: FE/UFG; Cidade: Goiania; Evento: XVI Simpósio de Educação e Pesquisas da Faculdade de Educação da UFG Sociedade, Conhecimento e Formação.; Inst. promotora/financiadora: UFG.

8.
VIEIRA, A. M. ; DOMINGUES, J. L. . Concepções de trabalho, de currículo e de formação profissional docente: no currículo pré-ativo da LPEB na modalidade a distancia do IE/UFMT. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Goiânia; Evento: XVI Simpósio de Educação e Pesquisas da Faculdade de Educação da UFG Sociedade, Conhecimento e Formação. Período: 11 a 15 de junho de 2007; Inst. promotora/financiadora: Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFG.

9.
VIEIRA, A. M. ; OLIVEIRA, O. V. . Quando a Democracia toca o Currículo pelo Lado de Dentro.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: IE; Cidade: Cuiabá; Evento: Seminário Educação/2006 e I Jornada Internacional de Educação em Movimentos Sociais Educação em Movimento: Espaços, Tempos e Atores para o Século XXI.; Inst. promotora/financiadora: IE/UFMT.

10.
VIEIRA, A. M. . Formação e atuação de professores como intelectuais transformadores. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Instituto de Educação/UFMT.; Cidade: Cuiabá/MT.; Evento: Seminário Integrador Pedagogia formação e profissão: suas perspectivas .; Inst. promotora/financiadora: Coordenação Pedagogia/UFMT..

11.
VIEIRA, A. M. . Formação e Atuação de Professores como Intelectuais Transformadores. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: IE; Cidade: Cuiabá/MT.; Evento: Seminário Integrador "Pedagogia - Formação e Profissão: suas perspectivas"; Inst. promotora/financiadora: IE/UFMT.

12.
VIEIRA, A. M. . Inclusão social Desafios da Educação no Século XXI . (orientadora de grupos da turma, 4.º ano Vespertino da Pedagogia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: IE/UFMT; Cidade: Cuiabá/MT; Evento: Seminário Integrador do curso de Pedagogia/IE/UFMT; Inst. promotora/financiadora: Curso de Pedagogia/IE.

13.
VIEIRA, A. M. . Currículo interativo: implicações na formação de professores . 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: FE; Cidade: Niterói/RJ; Evento: Congresso Internacional Cotidiano diálogo sobre diálogos; Inst. promotora/financiadora: FE/UFF.

14.
VIEIRA, A. M. . O que dizem estudantes/professores do IE/UFMT sobre sua formação universitária . 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UFMT; Cidade: Cuiabá; Evento: Seminário Educação do IE/UFMT; Inst. promotora/financiadora: Instituto de Educação.

15.
VIEIRA, A. M. . Definições de currículo e suas implicações na formação das pessoas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: IE?UFMT.; Cidade: Cuiabá/MT; Evento: Seminário Educação 2003"Educação e Trabalho: Trabalhar, Aprender, Saber; Inst. promotora/financiadora: PPGE/IE/UFMT..

16.
VIEIRA, A. M. . Currículo Pré-Ativo das Séries Iniciasi do EF na Modalidade a Distancia do IE. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: IE/UFMT.; Cidade: Cuiabá/MT.; Evento: 1.º Seminário Temático "Construindo Conhecimento sobre Formação de Professores e Currículo"; Inst. promotora/financiadora: PPGE/IE/UFMT..

17.
VIEIRA, A. M. . O Currículo Escolar na Construção do Sujeito. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: CEFAPRO/MT.; Cidade: Cuiabá; Evento: Curso de Formação Continuada; Inst. promotora/financiadora: Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso.

18.
VIEIRA, A. M. . Concepção de trabalho, de currículo e de formação profissional docente no currículo pre-ativo na modalidade a distancia da 1.ª a 4.ª séries do IE/UFMT. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: IE/UFMT; Cidade: Cuiabá/MT; Evento: "A Educação e as Novas Tecnologias"; Inst. promotora/financiadora: IE/UFMT.

19.
VIEIRA, A. M. . Formação profissional docente: categoria explicativa de currículo. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Instituto de Educação; Cidade: Cuiabá/MT; Evento: Seminário Educação 2000; Inst. promotora/financiadora: IE/UFMT.

20.
VIEIRA, A. M. . Relação: Trabalho, Educação e Currículo. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: IE/UFMT; Cidade: Cuiabá/MT; Evento: III Encontro de Pesquisa em Educação do Centro Oeste; Inst. promotora/financiadora: Fórum de Coordenadores de PPGE do Centro Oeste.

21.
OLIVEIRA, O. V. ; VIEIRA, A. M. . Currículo, História e Formação de Subjetividades: Interfaces e Perspectivas. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Instituto de Educação; Cidade: Cuiabá/MT; Evento: Seminário Educação 1997; Inst. promotora/financiadora: IE/UFMT.


Demais tipos de produção técnica
1.
VIEIRA, A. M. ; SEMERARO, Giovanni . Currículo em ação: implicações na construção de uma escola democrática. 2009. (Relatório de pesquisa).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Disponibilidade: Irrestrita; Projeto de pesquisa: Currículo em ação: implicações na construção de uma escola democrática; Nº páginas: 252; Inst. promotora/financiadora: CNPQ.

2.
LOPES, J. R. ; VIEIRA, A. M. . Reflexões sobre práticas inovadoras município de Jaciara: tema gerador e trabalho coletivo. 1998. (Relatório de pesquisa).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Restrita; Projeto de pesquisa: Reflexões sobre práticas inovadoras município de Jaciara: tema gerador e trabalho coletivo.



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
VIEIRA, A. M.. Portaria N.º 03/DIR/FENF/2004. 2004.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Participação na Comissão de Avaliação para Teste de Seleção de Professor Substituto no Departamento de Engenharia Forestal da UFMT.De 27/02/04..

2.
VIEIRA, A. M.. Portaria 01/04 DIR/FENF de 30/01/04. 2004.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Comissão de Avaliação para Teste de Seleção de Professor Substituto para o Departamento de Engenharia Florestal.

3.
VIEIRA, A. M.. Decisão 005/2004 CIE Comissão Eleitoral de Chefes de Dep. e Coord.. 2004.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Membro da Comissão Eleitoral para eleição de Chefes de Departamentos, coordenação de Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação Mestrado do IE/UFMT.Em 1.º de março de 2004..

4.
VIEIRA, A. M.. Portaria nº 030/2004/CRH/PROAD. 2004.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Membro da Comissão Especial para área de Educação do DEOE/IE para análise dos documentos nos Processos de Inscrição ao Concurso de Professor Assistente. Em 30/03/2004..

5.
VIEIRA, A. M.. Portaria n.º 002/2004/CRH/PROAD. 2004.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Membro da comissão Especial para área de Educação do DEOE/IE para análise dos documentos nos Processos de inscrição ao Concurso de Prof. Adjunto. Em 02/03/04.

6.
VIEIRA, A. M.. Portaria 09/04DIR/FENF de 04 de outubro.Comissão de avaliação de seleção professor substituto. 2004.
Referências adicionais: Brasil/Português.

7.
VIEIRA, A. M.. Decisão 066/03 - CIE de novembro/2003 - Banca examinadora. 2003.
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: http://DEOE/IE/UFMT.
Banca examinadora para professor substituto na área de Didática do DEOE/IE/UFMT.

8.
VIEIRA, A. M.. Seleção de professor substituto área de Didática. 2003.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Decisão n.º.

9.
VIEIRA, A. M.. Decisão N.º 21/2003 - CIE de 28/03/2003. 2003.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Banca examinadora para professor substituto na área de Matemática e Metodologia de Ensino/DEOE/IE/UFMT..

10.
VIEIRA, A. M.. Decisão n.º 066/03 CIE - teste de seleção prof. substituto. 2003.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Membro de seleção para contratação de professor substituto classe auxiliar I área de Didática. 26/11/03.

11.
VIEIRA, A. M.. Banca Examinadora -Decisão 98 (CIE) de 27/09/02. 2002.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Banca Examinadora para seleção de professorsubstituto na área de Didática. Decisão n.º 98 (CIE)..

12.
VIEIRA, A. M.. Banca Examinadora - Prof. Assistente Portaria GR n.º209 de 14/06/02. 2002.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Comissão Examinadora para provas e títulos para professores assistentes para Dep.de Engenharia Florestal (FENF/UFMT)..

13.
VIEIRA, A. M.. Comissão examinadora de teste de seleção Decisão 099. 2002.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Comissão examinadora de teste de Seleção para professor Substituto na área de Linguagem - DEOE/IE/UFMT. Decisão 99/2002..

14.
VIEIRA, A. M.. Portaria 02/02/DIR/FENF - Comissão de seleção para professor substituto. 2002.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Membro da Banca Examinadora para professor substituto para o Departamento de Engenharia Florestal da UFMT. Portaria 02/02 DIR/FENF de 20 de fevereiro de 2002..

15.
VIEIRA, A. M.. Comissão Examinadora para professor substituto - Decisão 098. 2002.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Membro da Comissão Examinadora pra professor substituto do Departamento de Engenharia Florestal. Portaria 06/02/ - DIR/FENF 14/11/2002..

16.
VIEIRA, A. M.. Portaria N.º 07/02/DIR/FENF. 2002.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Comissão de Avaliação para Teste de Seleção de Professor Substituto para o Departamento de Engenharia Florestal da uFMT.

17.
VIEIRA, A. M.. Portaria N.º 06/02/2002 DIR/FENF de 14/11/02. 2002.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Comissão de Avaliação para Teste de Seleção para Professor Substituto para o Departamento de Engenharia Florestal/UFMT em 14 de novembro de 2002..

18.
VIEIRA, A. M.. Portaria 021 - CRH/PROAD de 13/11/02. 2002.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Comissão Especial para análise de documentos no processo de inscrição para professor adjunto, DEOE/IE/UFMT, conforme o Edital 07 n.º 07/PROAD.

19.
VIEIRA, A. M.. Decisão n.º 82A/2002 CIE em 25/07/02. 2002.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Comissão Examinadora Processo Seletivo Professor Substituto Área de Ciências Naturais e Metodologia de Ensino..

20.
VIEIRA, A. M.. pORTARIA 003/2002 Comissão Especial para análise de documentos. 2002.
Referências adicionais: Brasil/Português.

21.
VIEIRA, A. M.. Decisão N.º 028/01 CIE de 28/08/01. 2001.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Banca examinadora de Seleção para professor substituto no DEOE/IE/UFMT.

22.
VIEIRA, A. M.. Decisão 014 - CIE Banca de seleção de Professor Substituto do IE/UFMT. 2000.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Seleção de professor substituto para a área de Linguagem e Metodologia de Ensino. Decisão n.º 014 (CIE) do Instituto de Educação da UFMT.em 26/10/00.

23.
VIEIRA, A. M.. Decisão N.º 011 - CIE. 1998.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Banca examinadora para professor substituto na área de Ensino e Organização Escolar em 20/06.

24.
VIEIRA, A. M.. Banca Examinadora - Decisão 011. 1997.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Banca Examinadora para professor substituto na área de Organização Escolar do Instituto de Educação/UFMT (decisão n.º 011/98 CIE).

25.
VIEIRA, A. M.. Decisão (011/1996 -CIE) Banca de Seleção de professor substituto de 27/03. 1996.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Membro da Banca de professor substituto da área de organização Escolar (Suplente).

26.
VIEIRA, A. M.. Decisão (011/1996 -CIE) Banca de Seleção de professor substituto. 1996.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Membro da Banca de professor substituto da área de organização Escolar (Suplente).

Outras participações
1.
VIEIRA, A. M.. Coordenação da Comissão de consulta para escolha de cargos e representações do e no Instituto de educação/UFMT. 2009.
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: http://Decisão N.º 034/2009 -CIE.

2.
FERNANDES, J. E.; MONTEIRO, F. M. A.; OLIVEIRA, O. V.; VIEIRA, A. M.. Colaboração na Comissão de Seleção ao Mestrado. 2009.
Referências adicionais: Brasil/Português.

3.
VIEIRA, A. M.. Portaria 002/2004 - UNIME/MT Comissão Julgadora Estadual do Estado de MT- Avaliar a. 2004.
Referências adicionais: Brasil/Português.

4.
VIEIRA, A. M.. Decisão N.º 034/03 de 13/05 - Comissão de Estudo e Reestruturação/Pedagogia. 2003.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Comissão de Estudo para a Reestruturação do curso de Pedagogia/Sede em 13 de maio de 2003..



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Educação 2009 Políticas Educacionais: Cenários e Projetos sociais. 2009. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

2.
Seminário Educação 2008: 20 anos de Pós-graduação em Educação. 2008. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

3.
30.ª Reunião da Anped. 2007. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

4.
Seminário Educação 2007 "Qualidade do Ensino na Contemporaneidade: Novos & Velhos Desafios". 2007. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

5.
XVI Simpósio de Estudos e Pesquisas da FE/UFG Sociedade, Conhecimento e Formação. 2007. (Simpósio).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

6.
Congresso Crise Hegemônica na America Latina e Pós Neoliberalismo UERJ.. Curso de extensão. 2006. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

7.
Seminário Temático Formação de Professores, Pesquisa e Avaliação: Pressupostos Ético-políticos..Seminário temático -. 2006. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

8.
Seminário Educação 2006 & I Jornda Internacional de Educação em Movimentos Sociais". 2006. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

9.
Seminário Integrador "Formação e Profissão: suas perspectivas". 2006. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

10.
VIII Encontro NPERCO Educação, Ética e Democracia.VIII Encontro Nacional de PE da Região Centro-Oeste. 2006. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

11.
Curso de Extensão Sujeitos políticos do século XXI . Promoção: NUFIPE (Núcleo de Filosofia Política) da FE/UFF. 2006. (Outra).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

12.
Seminário Educação 2005 "Universidade, Educação Escolare Formação de Professores". 2005. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

13.
Congresso Internacional Cotidiano diálogo sobre diálogos da FE/UFF. 2005. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

14.
Seminário Internacional: "Educação e população negra - politicas contemporâneas". 2005. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

15.
Mni-curso "Ideologia Racial Brasileira na Educaçõ Escolar". 2005. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

16.
Mini-Curso "Gestão Escolar Democrática: elementos para o balanço crítico.. 2005. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

17.
28.ª ANPED. 2005. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

18.
Minicurso "Império e Currículo: inclusão, diferenciação e gerenciamento". 2005. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

19.
Semana da Agenda Acadêmico-Científica 2005. 2005. (Outra).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

20.
VII Encontro de Pesquisa da Região Centro-Oeste. 2004. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

21.
Seminário Educação 2003 "Educação e Trabalho: Trabalhar, Aprender, Saber. 2003. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

22.
Seminário Integrdor/Sede/IE/UFMT. "Do Pensado ao Vivido". 2003. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

23.
1.º Seminário Temático "Construindo Conhecimento sobre Formação de Professores e Currículo.Curríclo Pré-Ativo das Séries Iniciais do EF na Modalidade a Distancia do IE. 2003. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante; Homepage: http://PPGE/IE/UFMT.

24.
2.ª Jornada de Análise Plurisdisciplinar de Situações de Trabalho (APST).. 2003. (Outra).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

25.
Seminário Educação 2002 "Relação Raciais e Educação: Cidadania e Diversidade no Século XXI". 2002. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

26.
XI ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. 2002. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

27.
Curso "Arte de Educr com Programação Neurolinguística (PNL Científica). 2002. (Outra).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

28.
Seminário de Educação "A Educação e as Novas Tecnologias". 2001. (Seminário).
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pesquisa Educacional / Especialidade: Currículo e Formação Profissional Docente.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pesquisa Educacional.
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

29.
24.ª Reunião Anual da ANPED. 2001. (Outra).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

30.
Minicurso "Teoria Crítica e Educação - uma introdução à partir de Adorno". 2000. (Seminário).
Palavras-chave: Pesquisa Educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pesquisa Educacional / Especialidade: Currículo e Formação Profissional Docente.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pesquisa Educacional.
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

31.
Seminário "Educação, Poder e Cidadania". 2000. (Seminário).
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pesquisa Educacional / Especialidade: Currículo e Formação Profissional Docente.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pesquisa Educacional.
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

32.
10.º Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. 2000. (Encontro).
Palavras-chave: Didática formação de professores currículo ensino-.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pesquisa Educacional / Especialidade: Currículo e Formação Profissional Docente.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pesquisa Educacional.
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

33.
Curso "Pesquisa em Educação". 2000. (Outra).
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pesquisa Educacional.
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

34.
Minicurso "A construção da identidade do trbalhador no Brasil Atual". 1999. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

35.
22.ª Reunião anual da ANPED. 1999. (Outra).
Palavras-chave: Pesquisa Educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pesquisa Educacional / Especialidade: Currículo e Formação Profissional Docente.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pesquisa Educacional.
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

36.
Conferência "Políticas e Gestão da educação: Desafios e perspectivas para o século XXI.". 1999. (Outra).
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pesquisa Educacional / Especialidade: Currículo e Formação Profissional Docente.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pesquisa Educacional.
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

37.
III Seminário de Reestruturação Curricular: Novos Mapas Culturais, Novas perspectivas Educacionais.. 1997. (Seminário).
Palavras-chave: Currículo Cultura novas possibilidades na educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pesquisa Educacional / Especialidade: Currículo e Formação Profissional Docente.
Setores de atividade: Outro.
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

38.
Seminário Educação/1997. 1997. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

39.
V Encontro Estadual dos Estudantes de Pedagogia de MT.. 1997. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

40.
Curso de Extensão "Sociedade,Ciência, Trabalho e Educação na Sociedade Contemporânea". 1996. (Outra).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

41.
Seminário de EducaçãoIE/UFMT - 1995. 1995. (Seminário).
Palavras-chave: Globalização e Políticas Públicas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pesquisa Educacional / Especialidade: Currículo e Formação Profissional Docente.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

42.
XVII Simpósio Brasileiro de Admistração da Educação. 1995. (Simpósio).
Palavras-chave: Educação admistração educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional / Especialidade: Planejamento Educacional.
Setores de atividade: Outro.
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

43.
I Forúm de debates sobre a saúde da mulher. 1994. (Outra).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

44.
Interdisplinaridade: "O pensado o vivido" IE/UFMT. 1992. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

45.
O V Encontro de Professores e Alunos do Curso de Pedagogia/ UFMT. 1992. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

46.
Curso de Capacitação de Recursos Humanos para o Trabalho na Área de Prevenção ao uso de Drogas. 1992. (Outra).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

47.
Encontro de professores e alunos do curso de Pedagogia//DE/UFMT. - 22-25 de nov/88. 1988. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

48.
Curso de Relações Públicas e Humanas na Indústria. 1986. (Outra).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BERALDO, T. M. ; VIEIRA, A. M. . Seminário Educação 2009 Políticas Educacionais: Cenários e Projetos Sociais. 2009. (Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: UFMT; Cidade: Cuiabá/MT.; Inst. promotora/financiadora: Instituto de Educação/UFMT..

2.
VIEIRA, A. M. . Coordenação do GT Ensino e Currículo e Organização Escolar. 2009. (Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: UFMT.; Cidade: Cuiabá/MT.; Inst. promotora/financiadora: Instituto de educação/UFMT.

3.
VIEIRA, A. M. . Coordenação do GT - 04 Cultura, Currículo e Saberes Escolares no VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste Educação, Ética e Democracia . 2006. (Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Não; Local: IE/UFMT.; Cidade: Cuiabá/MT.; Inst. promotora/financiadora: Programa de Pós-Graduação em Educação/UFMT..

4.
VIEIRA, A. M. . Coordenação da Comunicação Oral no Congresso Internacional 2005 Cotidiano diálogo sobre Diálogos . 2005. (Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Local: FE/UFF; Cidade: Niterói/RJ.; Inst. promotora/financiadora: GRUPALFA/FE/UFF.

5.
VIEIRA, A. M. ; CURSO, P. . Coordenação do Seminário Integrador "Curso de Pedagogia/Sede: Avaliação e Perspectiva". 2004. (Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 2; Local: IE/UFMT.; Cidade: Cuiabá/MT; Inst. promotora/financiadora: Coordenação de Pedagogia/IE/UFMT.

6.
VIEIRA, A. M. ; CURSO, P. . Coordenação Seminário Integrador Curso de Pedagogia/Sede: Do Pensado ao Vivido . 2003. (Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 2; Local: IE/UFMT.; Cidade: Cuiabá/MT; Inst. promotora/financiadora: Coordenação do Curso de Pedagogia/IE/UFMT..

7.
VIEIRA, A. M. . Coordenação de Sessão de GT Currículo no seminário Educação Educação e Trabalho: Trabalhar, Aprender, Saber .. 2003. (Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Local: IE; Cidade: Cuiabá/MT; Inst. promotora/financiadora: PPGE/IE/UFMT..

8.
VIEIRA, A. M. . Coordenação de Grupo de Discussões no I ENEPAE. 1999. (Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Local: IE/UFMT.; Cidade: Cuiabá/MT.; Inst. promotora/financiadora: ENEPAE/MT..

9.
VIEIRA, A. M. . Ministração de Oficina no V encontro Estadual dos Estudantes de Pedagogia e Educação. 1997. (Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Evento itinerante: Não; Local: IE/UFMT.; Cidade: Cuiabá/MT.; Inst. promotora/financiadora: Coordenação do Curso de Pedagogia /IE/UFMT..



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria da Penha C. Sousa; Eucineia Nunes de França Cruz; Fáb. Memorial Formativo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Instituto de Educação - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Angelina de Melo Vieira.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pesquisa Educacional / Especialidade: Currículo e Formação Profissional Docente.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

2.
Maria de Lurdes Coelho Lima. Dossiê crítico e reflexivo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Angelina de Melo Vieira.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

3.
Valfliene A.M. Cláudio. Transformação profissional via formação. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Angelina de Melo Vieira.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

4.
Dirleni de Oliveira Ribeiro. Construção de um sonho, perspectivas de uma educadora. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Angelina de Melo Vieira.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

5.
Maria Auxiliadora Vieira Silva. Dossiê crítico reflexivo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Angelina de Melo Vieira.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

6.
Adair Paulo Ferreira Coelho. Reflexão sobre a trajetória formativa e profissional. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Angelina de Melo Vieira.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

7.
Delmira Araújo do Amor Divino. Profissional da Educação: reflexão sobre a minha prática.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Angelina de Melo Vieira.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

8.
astrogilda Carneiro Geraldes. Reflexão sobre minha formação e profissionalização docente. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Angelina de Melo Vieira.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

9.
Elmo de Almeida Souza. Processo de Construção. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Angelina de Melo Vieira.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

10.
Marilene Lorez. Dossiê Crítico Reflexivo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Angelina de Melo Vieira.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

11.
Reinaldo Leite Brandão. Contrbuição de uma prática pedagógica no apontamento de novas perspectivas profissional. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Angelina de Melo Vieira.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Pedagogia: magistério das séries iniciais do Ensino Fundamental -Campus central da UFMT.

12.
Clélia Maria de Arruda. Meu processo de construção de conhecimento acadêmico e profissional. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Angelina de Melo Vieira.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

13.
Elizabete da Silva. Revendo o erro do passado para constuir um futuro melhor. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Angelina de Melo Vieira.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Pedagogia Sede.

14.
Vilma Pereira dos Santos. Refletindo sobre a prática pedagógica. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Angelina de Melo Vieira.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Pedagogia Sede.

15.
Edinéia Lopes da Conceição. Processo Reflexivo de minha vida: pessoal; acadêmica e profissional. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Angelina de Melo Vieira.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Pedagogia Sede.

16.
Benedita Santana de Campos. O curso de Pedagogia na busca de uma formação de qualidade para os professores das séries iniciais. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Angelina de Melo Vieira.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Pedagogia Sede.

17.
Maria Bondespacho Silva. A formação do educador: reflexão da prática pedagógica em busca de novas perspectivas. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Angelina de Melo Vieira.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Pedagogia Sede.

18.
Zoraide Alves Ferreira. Refletindo a Prática Pedagógica. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Angelina de Melo Vieira.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

19.
Olindinete Moreira Farias. Dossiê. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Angelina de Melo Vieira.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

20.
Elisabeth Sangati. Dossiê: Diferentes etapas de minha vida. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Angelina de Melo Vieira.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

21.
Alessandra Hernandez Marangoni. Profissionalização dos educadores o Brasil frente ao neoliberalismo. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Angelina de Melo Vieira.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

22.
Lúcia Rodrigues Leite. Revendo e analisando a trajetória histórica de minha vida. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Angelina de Melo Vieira.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

23.
Lucienne Alves Côrrea. Reflexos na minha formação. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Angelina de Melo Vieira.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

24.
Érica Ribeiro Cruz. Pensando em educação, escola e em pedagogia. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Angelina de Melo Vieira.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

25.
Elisabete Wurzuis. Avaliação: diferentes concepções. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia Parcelada - Interior do Estado) - Instituto de Educação da Univ. Federal de MT. Orientador: Angelina de Melo Vieira.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Trabalho conclusivo do curso de Pedagogia Parcelada - Município de Sorriso/MT.

26.
Marlena Nunes Martins. Reflexões sobre currículo oculto na EEPG "Francisco Soares de Oliveira". 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia Parcelada) - Instituto de Educação da UFMT. Orientador: Angelina de Melo Vieira.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Pedagogia Parcelada - no município de Jaciara/MT.

27.
Nelci Salete Basso. O real e o ideal na avaliação da aprendizagem na EEPG "Ângelo Nadin". 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Angelina de Melo Vieira.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Pedagogia Parcelada no município de Sorriso/MT.

28.
Maria de Lurdes uler Kern Muller. A construção de um currículo de qualidade para escola pública na percepção dos alunos do 3.º magistério da EEPG " Waldemon Moraes Coelho". 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Angelina de Melo Vieira.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Pedagogia Parcelada - município de Jaciara.

29.
Francisco L.C.Leitão. Reflexões sobre a influência do setor canavieiro na formação do educando em Jaciara. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Angelina de Melo Vieira.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Pedagogia Parcelada - Polo de Jaciara.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/04/2014 às 23:03:18