Antonio Herculano Lopes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1408236113866904
  • Última atualização do currículo em 05/10/2018


Bacharel em direito pela então Universidade do Estado da Guanabara (1973), mestre em sociologia pela Universidade de Brasília (1978) e doutor em estudos de performance pela New York University (1999). Foi diplomata, bailarino, ator e diretor de teatro. Desde 1994, é pesquisador em história da Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, onde participou da implantação e coordenou o programa institucional de bolsas de pesquisa (2005-2011); participou da criação e editou a revista Escritos (2007-2015); e participou da criação e integra o corpo docente do Mestrado em Memória e Acervos. Desde 2015, é o Diretor de Pesquisa da Casa, tendo exercido por oito meses de 2017 a Diretoria Executiva. Integrou o Comitê Científico do GT de História Cultural da Anpuh (2006-2016). Coordenou o GT de Pensamento Social no Brasil da Anpocs (2013-2015). Tem experiência nas áreas de patrimônio, teatro, história e sociologia, com ênfase em história cultural e social do Brasil (Segundo Reinado e Primeira República), atuando principalmente nos seguintes temas: Rio de Janeiro, identidade cultural, cultura popular e erudita, história das sensibilidades, pensamento social, intelectuais, literatura, teatro e outras performances. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Antonio Herculano Lopes
Nome em citações bibliográficas
LOPES, A. H.

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Casa de Rui Barbosa, Setor de História.
Rua São Clemente, 134
Botafogo
22260-000 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 32894639
Fax: (21) 32894640
URL da Homepage: www.casaruibarbosa.gov.br


Formação acadêmica/titulação


1989 - 1993
Doutorado em Performance Studies.
New York University, NYU, Estados Unidos.
Título: The Jaguar's Leap: Musical Theater in Rio de Janeiro, 1900-1922, Ano de obtenção: 1999.
Orientador: Richard Schechner.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Teatro de revista; Primeira República; Rio de Janeiro; Identidade cultural.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Teatro no Brasil.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas / Especialidade: Sociologia da Cultura.
1975 - 1978
Mestrado em Sociologia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: João Antônio e Emediato: Ideologia do novo conto brasileiro,Ano de Obtenção: 1979.
Orientador: Fernando Corrêa Dias.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Contos brasileiros; Ideologia; Século XX.
Grande área: Ciências Humanas
1972 - 1973
Especialização em Curso de Preparação à Carreira de Diplomata.
Instituto Rio-Branco, IRBR, Brasil.
1969 - 1973
Graduação em Bacharelado em Direito.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.




Atuação Profissional



Ministério das Relações Exteriores - DF, MRE, Brasil.
Vínculo institucional

1972 - 1980
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diplomata - Segundo Secretário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Em licença para trato de interesses particulares de fevereiro de 1978 a fevereiro de 1980. Exonerado a pedido a partir desta data.

Atividades

01/1974 - 02/1978
Serviços técnicos especializados , Departamento Econômico, .

Serviço realizado
Negociações em foros econômicos multilaterais.
01/1974 - 02/1978
Serviços técnicos especializados , Departamento Econômico, .

Serviço realizado
Assessoria na formulação de políticas de comércio exterior.
01/1975 - 04/1975
Extensão universitária , Instituto Rio-Branco, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Aperfeiçoamento de Diplomatas.
01/1972 - 12/1973
Extensão universitária , Instituto Rio-Branco, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Preparação para a Carreira de Diplomata.

Fundação Casa de Rui Barbosa, FCRB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente do PPG em Memória e Acervos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor de Pesquisa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1994 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador Titular III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor substituto Executivo, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2008 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Editor da revista Escritos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Programa de Bolsas de Pesquisa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2000 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe da Pesquisa em História, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2009 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Grupo Assessor do Programa de Bolsas, .

Cargo ou função
Coordenador.
09/2004 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Grupo de Trabalho Permanente sobre Diversidade Cultural-MinC, .

Cargo ou função
Representante da FCRB.
02/1994 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Setor de História, .

02/1994 - Atual
Treinamentos ministrados , Setor de História, .

Treinamentos ministrados
Treinamento de estagiários em História e Ciências Sociais
02/1994 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Setor de História, Setor de História.

Atividade realizada
Organização de exposições, seminários e outras reuniões de caráter científico.
01/2007 - 12/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Grupo Assessor ao Convênio Faperj/FCRB para Concessão de Bolsas, .

Cargo ou função
Coordenador.
11/2000 - 07/2008
Direção e administração, Setor de História, .

Cargo ou função
Chefe da Pesquisa em História.
10/2005 - 12/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Grupo Assessor ao Convênio Faperj/FCRB para Concessão de Bolsas, .

Cargo ou função
Membro.
08/2005 - 10/2005
Ensino, O Rio de Janeiro se torna moderno, 1860-1930, Nível: Outro

Disciplinas ministradas
O teatro no Rio de Janeiro

Fundação Nacional Pró-Memória, FNPM, Brasil.
Vínculo institucional

1980 - 1994
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Pesquisa, Carga horária: 40
Outras informações
A instituição foi extinta em 1990, sendo substituída pelo Instituto Brasileiro de Patriônio Cultural-IBPC. Em 1992, este voltou a ter seu nome tradicional de Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN. O servidor foi redistribuído para a Fundação Casa de Rui Barbosa em fevereiro de 1994.

Atividades

05/1982 - 08/1989
Pesquisa e desenvolvimento , 9ª Diretoria Regional, .

02/1980 - 05/1982
Pesquisa e desenvolvimento , Sede, .


Centro Nacional de Referência Cultural, CNRC, Brasil.
Vínculo institucional

1979 - 1980
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40
Outras informações
O CNRC foi extinto em fevereiro de 1980 e seus funcionários foram incorporados à Fundação Nacional Pró-Memória.

Atividades

08/1979 - 02/1980
Pesquisa e desenvolvimento .



Linhas de pesquisa


1.
Intelectuais modernistas e política cultural
2.
Patrimônio cultural naval
3.
Proteção ao patrimônio imaterial
4.
Memória sindical
5.
Comunidade e memória
6.
Políticas de proteção ao patrimônio cultural
7.
Acervos de bens culturais móveis
8.
Intelectuais modernistas e política cultural
9.
História cultural e social do Rio de Janeiro (Segundo Reinado e Primeira República)
10.
História do teatro no Brasil
11.
História da imprensa
12.
Alta cultura e cultura popular
13.
Humor e identidade
14.
Performance e história


Projetos de pesquisa


2004 - Atual
O moderno, o nacional e o popular no teatro oitocentista (1838-1908)
Descrição: Reavaliação do teatro brasileiro do século XIX (textos e produções), a partir das representações ideológicas por ele produzidas e circuladas, especialmente através das comédias de costume na cidade do Rio de Janeiro. O projeto se concentra em dois dramaturgos (Martins Pena e José de Alencar) e um doublé de autor e ator (Francisco Correia Vasques) e procura correlacionar o teatro da época com o contexto de uma cultura urbana fluminense em formação, com a circularidade de elementos letrados e populares..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Antonio Herculano Lopes - Coordenador.Financiador(es): Fundação Casa de Rui Barbosa - Remuneração.
Número de produções C, T & A: 23 / Número de orientações: 3
2002 - 2003
Jornalistas carnavalescos
Descrição: Estudo sobre um grupo de intelectuais que faziam parte de um "segundo time" da intelligentsia carioca em princípios do século XX e que utilizaram sua presença na imprensa para fazer circular mais amplamente aspectos da cultura das ruas e da Pequena África do Rio de Janeiro, criando uma ponte importante entre os setores letrados e o s populares..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Antonio Herculano Lopes - Coordenador.Financiador(es): Fundação Casa de Rui Barbosa - Remuneração.
Número de produções C, T & A: 8
1995 - 2001
O teatro musical ligeiro no Rio de Janeiro (1900-1922)
Descrição: Análise do fenômeno de popularidade do teatro musical ligeiro, associada ao seu desprestígio intelectual, para buscar entender a que necessidades do espírito tal produção estava atendendo e que tipo de imagens ajudou a construir no processo de auto-identificação da cidade e do país..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Antonio Herculano Lopes - Coordenador.Financiador(es): Fundação Casa de Rui Barbosa - Remuneração.
Número de produções C, T & A: 23


Membro de corpo editorial


2007 - Atual
Periódico: Escritos


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História Cultural e Social (Segundo Reinado e Primeira República).
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Estudos de Performance.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas/Especialidade: Sociologia da Cultura.


Idiomas


Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Lê Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LOPES, A. H.2015LOPES, A. H.. Martins Pena: entre a comédia e a arte lírica. Ciência Hoje, v. 56, p. 28-31, 2015.

2.
LOPES, A. H.2014LOPES, A. H.. Do cancã ao maxixe: a decadência do teatro nacional. Revista do Instituto Histórico e Geographico Brazileiro, v. 174, p. 197-208, 2014.

3.
LOPES, A. H.2013LOPES, A. H.. Vozes de bastidores: peças de Martins Pena refletem os limites de uma obra crítica em uma sociedade escravista. Revista de História (Rio de Janeiro), v. 8, p. 77-79, 2013.

4.
LOPES, A. H.2010LOPES, A. H.. O teatro de Alencar e a imaginação da sociedade brasileira. Perspectivas: Revista de Ciências Sociais (UNESP. Araraquara. Impresso), v. 37, p. 87-111, 2010.

5.
LOPES, A. H.2009LOPES, A. H.. Vem cá, mulata!. Tempo. Revista do Departamento de História da UFF, v. 13, p. 91-111, 2009.

6.
LOPES, A. H.2009 LOPES, A. H.. Em busca de Tomás Lopes: memória, história e sensibilidade. Escritos (Fundação Casa de Rui Barbosa), v. 3, p. 131-160, 2009.

7.
LOPES, A. H.2007LOPES, A. H.. Vasques: uma sensibilidade excêntrica. Nuevo Mundo-Mundos Nuevos, v. 7, p. 3676, 2007.

8.
LOPES, A. H.2007LOPES, A. H.. Martins Pena e o dilema de uma sensibilidade popular numa sociedade escravista. Fênix (Uberlândia), v. 4, p. vol13herculano, 2007.

9.
LOPES, A. H.2006LOPES, A. H.. Do monarquismo ao populismo: o Jornal do Brasil na virada para o século XX. Nuevo Mundo-Mundos Nuevos, Paris, França, v. 6, 2006.

10.
LOPES, A. H.2006 LOPES, A. H.. Um forrobodó da raça e da cultura. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 21, p. 69-83, 2006.

11.
LOPES, A. H.2005LOPES, A. H.. Do pesadelo negro ao sonho da perda da cor: relações interétnicas no teatro de revista. ArtCultura (UFU), Uberlândia, MG, v. 7, n.11, p. 37-50, 2005.

12.
LOPES, A. H.2003LOPES, A. H.. Performance e história. O Percevejo, Rio de Janeiro, v. 12, p. 5-15, 2003.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LOPES, A. H.; ABREU, M. C. (Org.) ; ULHOA, M. T. (Org.) ; VELLOSO, Monica Pimenta (Org.) . Música e história no longo século XIX. Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa, 2011. v. 1. 500p .

2.
LOPES, A. H.. Religião e performance ou as performances das religiões brasileiras. Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa, 2007. v. 1. 240p .

3.
LOPES, A. H.; VELLOSO, Monica Pimenta (Org.) ; PESAVENTO, Sandra Jatahy (Org.) . História e linguagens: texto, imagem, oralidade e representações. Rio de Janeiro: 7Letras/Casa de Rui Barbosa, 2006. v. 1. 352p .

4.
LOPES, A. H.; CALABRE, L. (Org.) . Diversidade cultural brasileira. 1a. ed. Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa, 2005. v. 1. 288p .

5.
LOPES, A. H.. Entre Europa e África: A invenção do carioca. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Topbooks/Casa de Rui Barbosa, 2000. v. 1. 392p .

Capítulos de livros publicados
1.
LOPES, A. H.. Tomás e seus livros. In: Ramos, A. F.; Patriota, R.. (Org.). Escritas da história: circulação, leituras e recepções. 1ed.São Paulo/Brasília: Hucitec/Capes, 2017, v. , p. 38-54.

2.
LOPES, A. H.. Uma cantiga de amigo para Sandra Pesavento. In: LEENHARDT, J.; FIALHO, D. M.; SANTOS, N. M. W.; MONTEIRO, C.; e DIMAS, A.. (Org.). História cultural da cidade: homenagem a Sandra Jatahy Pesavento. 1ed.Porto Alegre: Marca Visual / Propur, 2015, v. , p. 253-267.

3.
LOPES, A. H.. Entre dois mundos: o teatro 'popular' de Artur Azevedo. In: Rosangela Patriota; Alcides Freire Ramos. (Org.). Escritas da história: ver, sentir, narrar. 1.ed.São Paulo: Hucitec, 2014, v. , p. 11-35.

4.
LOPES, A. H.. Entre Rio e Paris, meu coração balança. In: Ramos, Alcides Freire; Patriota, Rosangela. (Org.). Paisagens subjetivas, paisagens sociais. 1ed.São Paulo: Hucitec, 2012, v. , p. 153-177.

5.
LOPES, A. H.. Da tirana ao maxixe: a decadência do teatro nacional. In: Antonio Herculano Lopes; Martha Abreu; Martha Tupinambá de Ulhôa; Monica Pimenta Velloso. (Org.). Música e história no longo século XIX. Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa, 2011, v. , p. 239-261.

6.
LOPES, A. H.. Alencar: um olhar feminino; um olhar sobre o feminino. In: Alcides Freire Ramos; Maria Izilda Santos de Matos; Rosangela Patriota. (Org.). Olhares sobre a história. São Paulo: Hucitec, 2010, v. , p. 109-129.

7.
LOPES, A. H.. Martins Pena e o dilema de uma sensibilidade popular numa sociedade escravista. In: Carlos Arcos. (Org.). Sociedad, cultura y literatura. Quito, Equador: Flacso/Ministerio de Cultura de Ecuador, 2009, v. , p. 43-53.

8.
LOPES, A. H.. De como os mulatos entraram na história dos musicais cariocas. In: Alcides Freire Ramos; Rosangela Patriota; Sandra Jatahy Pesavento. (Org.). Imagens na história. São Paulo: Hucitec, 2008, v. , p. 254-259.

9.
LOPES, A. H.. Da arte, mui brasileira, de fazer rir: de Vasques a Procópio. In: Antonio Herculano Lopes; Monica Pimenta Velloso; Sandra Jatahy Pesavento. (Org.). História e linguagens: texto, imagem, oralidade e representações. Rio de Janeiro: 7Letras / Casa de Rui Barbosa, 2006, v. , p. 281-293.

10.
LOPES, A. H.. Do monarquismo ao "populismo": o Jornal do Brasil na virada para o século XX. In: Lúcia Maria Bastos P. Neves; Marco Morel; Tania Maria Bessone da C. Ferreira. (Org.). História e imprensa: representações culturais e práticas de poder. Rio de Janeiro: DP&A/Faperj, 2006, v. , p. 332-345.

11.
LOPES, A. H.. Diversidade cultural: o que fazer?. In: Antonio Herculano Lopes; Lia Calabre. (Org.). Diversidade cultural brasileira. Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa, 2005, v. , p. 23-44.

12.
LOPES, A. H.. Um Antônio Conselheiro da Razão. In: Fundação Casa de Rui Barbosa. (Org.). Estudos Históricos sobre Rui Barbosa. 1ªed.Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa, 2000, v. 1, p. 71-123.

13.
LOPES, A. H.. A título de abertura: o teatro de revista e a identidade carioca. In: Antonio Herculano Lopes. (Org.). Entre Europa e África: a invenção do carioca. 1ªed.Rio de Janeiro: Topbooks/Casa de Rui Barbosa, 2000, v. 1, p. 13-32.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LOPES, A. H.. Auto-imagem nacional. Estado de Minas - Caderno Pensar, Belo Horizonte, p. 3 - 3, 24 fev. 2001.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LOPES, A. H.. Artur Azevedo e a polêmica em torno do maxixe. In: VI Simpósio Internacional de Musicologia, 2014, Pirenópolis/GO. IV Simpósio Internacional de Musicologia - Anais. Goiânia: Emac/UFG, 2014. p. 83-90.

2.
LOPES, A. H.. Medo e atração pelo moderno no teatro de Artur Azevedo. In: XXVII Simpósio Nacional de História, 2013, Natal/RN. Anais eletrônicos. São Paulo: Anpuh-Brasil, 2013.

3.
LOPES, A. H.; LANZARINI, J. . Abolição e teatro: sobre as dificuldades de representação da escravidão no palco. In: XXVI Simpósio Nacional de História, 2011, São Paulo. Anais do XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História. São Paulo: Anpuh, 2011.

4.
LOPES, A. H.. O teatro de Alencar e a imaginação da sociedade brasileira. In: XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2009, Rio de Janeiro. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2009.

5.
LOPES, A. H.. Entre Rio e Paris, meu coração balança. In: XXV Simpósio Nacional de História - História e ética, 2009, Fortaleza. Anais do ... Simpósio Nacional de História. Fortaleza: Anpuh, 2009.

6.
LOPES, A. H.. José de Alencar, pensador social. In: 33º Encontro Anual da Anpocs, 2009, Caxambu/MG. Anais do 33º Encontro Anual da Anpocs. São Paulo: Anpocs, 2009.

7.
LOPES, A. H.. O Rio de Janeiro em três atos: Martins Pena, Alencar e Vasques. In: XXIV Simpósio Nacional de História, 2007, São Leopoldo, RS. Anais do XXIV SNH - História e multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos. São Leopoldo, RS: Unisinos, 2007.

8.
LOPES, A. H.. Os musicais ligeiros e a consolidação do mito da mulata. In: 30º Encontro Nacional da Anpocs, 2006, Caxambu. 30º Encontro Nacional da Anpocs, 2006.

9.
LOPES, A. H.. Do pesadelo negro ao sonho da perda da cor: relações interétnicas no teatro de revista. In: XXIII Simpósio Nacional de História, 2005, Londrina/PR. Anais do XXIII Simpósio Nacional de História - História: Guerra e Paz. Londrina/PR: Editorial Mídia, 2005.

10.
LOPES, A. H.. Um forrobodó da raça e da cultura, ou como a identidade nacional é reinterpretada pelo teatro de revista. In: 29 Encontro Anual da Anpocs, 2005, Caxambu. 29º Enconto Anual da Anpocs, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LOPES, A. H.. Tomás e seus livros. In: XVI Encontro Regional de História: saberes e práticas científicas, 2014, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do XVI Encontro Regional de História. Rio de Janeiro: Anpuh-Rio, 2014. p. 23-24.

2.
LOPES, A. H.; LIMA, N. T. . Memória, história e sensibilidade: notas para um debate. In: XIV Encontro Regional da Anpuh-Rio: Memória e Patrimônio, 2010, Rio de Janeiro. Resumos do XIV Encontro Regional de História da ANPUH-Rio: Memória e Patrimônio. Rio de Janeiro: Numem, 2010.

3.
LOPES, A. H.. O Rio de Janeiro no palco: Martins Pena e a representação da capital do Império. In: 1º Colóquio Internacional de Arquitetura, Teatro e Cultura, 2010, Rio de Janeiro. Anais do 1º Colóquio Internacional de Arquitetura, Teatro e Cultura. Rio de Janeiro: Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana, 2010.

4.
LOPES, A. H.. Ordem burguesa e escravidão no teatro de Alencar. In: XIII Encontro de História Anpuh-Rio: Identidades, 2008, Seropédica/RJ. XIII Encontro de História Anpuh-Rio: Identidades, 2008.

5.
LOPES, A. H.. O Rio de Janeiro em três atos: Martins Pena, Alencar e Vasques. In: XXIV Simpósio Nacional de História, 2007, São Leopoldo/RS. XXIV SNH - Caderno de Resumos. São Leopoldo/RS: Oikos, 2007.

6.
LOPES, A. H.. Tudo pelo povo! O Jornal do Brasil como ponte entre a cultura popular e a letrada. In: XXII Simpósio Nacional de História, 2003, João Pessoa/PB. Anais do XXII Simpósio Nacional de História - História, acontecimento e narrativa, 2003.

7.
LOPES, A. H.. Do monarquismo ao populismo: o Jornal do Brasil na virada para o século XX. In: História e imprensa: representações culturais e práticas de poder, 2003, Rio de Janeiro. História e imprensa - Caderno de resumos, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
LOPES, A. H.. Hercule Florence, de imigrante a exilado. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
LOPES, A. H.. Gabriela, cravo e canela: entre a memória e a história. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
LOPES, A. H.. Entre a Nação e o Ocidente: teatro no Rio de Janeiro finissecular. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LOPES, A. H.. A sensibilidade belle époque de Tomás Lopes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
LOPES, A. H.. Artur Azevedo e a polêmica em torno do maxixe. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
LOPES, A. H.. A mulata no teatro de revista: um personagem em busca de um corpo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
LOPES, A. H.. Um Meilhac no morro do Nheco. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
LOPES, A. H.; LANZARINI, J. ; CALAZA, M. . De quando Artur Azevedo deu um ?pequenino impulso para o desmoronamento da fortaleza negra da escravidão?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
LOPES, A. H.. Entre dois mundos: o teatro ?popular? de Artur Azevedo.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
LOPES, A. H.. O Rio de Janeiro no palco: Martins Pena e a representação da capital do Império. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
LOPES, A. H.. José de Alencar, pensador social. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
LOPES, A. H.. Alencar: um olhar feminino; um olhar sobre o feminino. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
LOPES, A. H.. Ateliê do pensamento social (orelha). Rio de Janeiro, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
LOPES, A. H.. Editorial (Escritos 8). Rio de Janeiro, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

3.
LOPES, A. H.. Editorial (Escritos 7). Rio de Janeiro, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

4.
LOPES, A. H.. Apresentação - O civilista. Rio de Janeiro, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

5.
LOPES, A. H.. Editorial (Escritos 6). Rio de Janeiro, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

6.
LOPES, A. H.. Obras públicas monumentais, ficção e o regime militar no Brasil, 1964-1985. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2012. (Tradução/Artigo).

7.
LOPES, A. H.. Percepções sobre raça nos debates abolicionistas no Brasil, 1870-1888. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2012. (Tradução/Artigo).

8.
LOPES, A. H.; ABREU, M. C. ; ULHOA, M. T. ; VELLOSO, Monica Pimenta . Apresentação - Música e história no longo século XIX. Rio de Janeiro, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

9.
LOPES, A. H.. Editorial (Escritos 5). Rio de Janeiro, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

10.
LOPES, A. H.. Editorial (Escritos 4). Rio de Janeiro, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

11.
LOPES, A. H.. A mão do autor: arquivos literários, crítica e edição. Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa, 2010. (Tradução/Artigo).

12.
LOPES, A. H.. Editorial (Escritos 3). Rio de Janeiro, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

13.
LOPES, A. H.. Carnaval em múltiplos planos (orelha). Rio de Janeiro, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

14.
LOPES, A. H.. Editorial (Escritos 2). Rio de Janeiro, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

15.
LOPES, A. H.. Escritos 2 (orelha). Rio de Janeiro, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

16.
LOPES, A. H.. Sobre religião e performance: razões e escopo deste livro. Rio de Janeiro, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

17.
LOPES, A. H.. Sentidos do humor, trapaças da razão: a charge (orelha). Rio de Janeiro, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

18.
LOPES, A. H.. A cultura das ruas no Rio de Janeiro (1900-1930). Rio de Janeiro, 2004. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

19.
LOPES, A. H.. Faces da floresta: os Yanomami. São Paulo: Cosac & Naify, 2004. (Tradução/Livro).

20.
LOPES, A. H.. O musical ligeiro carioca. Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa, 2001 (Artigo em catálogo de exposição).

21.
LOPES, A. H.. Adélia Prado: uma entrevista. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1995 (Opúsculo).

22.
LOPES, A. H.. Performance e História. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1994 (Opúsculo).

23.
MAUREAU, X. ; SERRA, O. ; LOPES, A. H. . Patrimônio cultural naval do Brasil. Brasília: Banco Central do Brasil, 1990 (Folheto).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LOPES, A. H.. Parecer para a revista Topoi. 2018.

2.
LOPES, A. H.. Parecer para a revista Sociologia & Antropologia. 2018.

3.
LOPES, A. H.. Parecer para a revista Sociologia & Antropologia. 2017.

4.
LOPES, A. H.. Parecer para a Editora da Unicamp. 2015.

5.
LOPES, A. H.. Parecer para a revista Sociologia & Antropologia. 2014.

6.
LOPES, A. H.. Parecer para a revista Urbana - Unicamp. 2014.

7.
LOPES, A. H.. Parecer para a Editora da Universidade Estadual de Londrina. 2014.

8.
LOPES, A. H.. Parecer para a revista Sociologia & Antropologia. 2014.

9.
LOPES, A. H.. Parecer para a revista Estudos Históricos. 2013.

10.
LOPES, A. H.. Parecer para a revista Interseções (Uerj) - outubro. 2013.

11.
LOPES, A. H.. Parecer para a revista Mouseion (UniLassale). 2013.

12.
LOPES, A. H.. Parecer para a revista Interseções (Uerj) - dezembro. 2013.

13.
LOPES, A. H.. Parecer para a revista Sociologia & Antropologia. 2012.

14.
LOPES, A. H.. Parecer para a revista eletrônica Machado de Assis em linha. 2012.

15.
LOPES, A. H.. Parecer para a Faperj. 2012.

16.
LOPES, A. H.. Parecer para a revista eletrônica História da Historiografia. 2011.

17.
LOPES, A. H.. Parecer para Confluenze - Rivista di Studi Iberoamericani. 2011.

18.
LOPES, A. H.. Parecer para a Luso-Brazilian Review. 2011.

19.
LOPES, A. H.. Parecer para a revista eletrônica Machado de Assis em linha. 2011.

20.
LOPES, A. H.. Parecer para a revista eletrônica Antíteses. 2010.

21.
LOPES, A. H.. Parecer para a revista eletrônica Machado de Assis em linha. 2010.

22.
LOPES, A. H.. Parecer para a revista eletrônica Machado de Assis em linha. 2010.

23.
LOPES, A. H.. Parecer para a Luso-Brazilian Review. 2010.

24.
LOPES, A. H.. Parecer para a revista eletrônica Ars Historica. 2009.

25.
LOPES, A. H.. Parecer para a revista eletrônica Ars Historica. 2009.

26.
LOPES, A. H.. Parecer para a revista eletrônica Ars Historica. 2009.

27.
LOPES, A. H.. Parecer para a revista ArtCultura. 2007.

28.
LOPES, A. H.. Parecer para a Revista Brasileira de História. 2007.

29.
LOPES, A. H.. Parecer para a revista Tempo. 2006.

30.
LOPES, A. H.. Parecer para a revista Topoi. 2006.

31.
LOPES, A. H.. Parecer para a revista Tempo. 2005.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LOPES, A. H.. Antonio Herculano Lopes. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
LOPES, A. H.. O moderno, o nacional e o popular no teatro fluminense oitocentista. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
LOPES, A. H.; ROUCHOU, J. R. . Escritos 8. 2016. (Editoração/Periódico).

3.
LOPES, A. H.; ROUCHOU, J. R. . Escritos 7. 2014. (Editoração/Periódico).

4.
LOPES, A. H.; ROUCHOU, J. R. . Escritos 6. 2014. (Editoração/Periódico).

5.
LOPES, A. H.. O teatro oitocentista no Rio de Janeiro. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
LOPES, A. H.. História urbana e a reinvenção do carioca. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
GUIMARAES, J. C. ; LOPES, A. H. ; ROUCHOU, J. R. . Escritos 5. 2013. (Editoração/Periódico).

8.
GUIMARAES, J. C. ; LOPES, A. H. ; ROUCHOU, J. R. . Escritos 4. 2012. (Editoração/Periódico).

9.
LOPES, A. H.. A cidade e o teatro - o Rio de Janeiro imperial. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
GUIMARAES, J. C. ; LOPES, A. H. ; ROUCHOU, J. R. . Escritos 3. 2010. (Editoração/Periódico).

11.
LOPES, A. H.. Teatro musical no Rio de Janeiro do século XIX. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
HENRIQUES NETO, A. ; GUIMARAES, J. C. ; LOPES, A. H. ; ROUCHOU, J. R. . Escritos 2. 2009. (Editoração/Periódico).

13.
HENRIQUES NETO, A. ; GUIMARAES, J. C. ; LOPES, A. H. ; ROUCHOU, J. R. . Escritos 1. 2007. (Editoração/Periódico).

14.
LOPES, A. H.. O moderno, o nacional e o popular no teatro do Rio de Janeiro, 1838-1922. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
RODRIGUES, A. E. M. ; LOPES, A. H. ; WEID, E. V. D. . O Rio de Janeiro se torna modeno, 1860-1930. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
CARVALHO, M.A.R. ; LOPES, A. H. . Centro de Referência da História Republicana Brasileira - Imprensa e opinião pública. 2001. (Portal na Internet).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
MILFONT, Denise ; LOPES, A. H. . Valsa nº 6, de Nélson Rodrigues. 2003. Teatral.

2.
LOPES, A. H.. Dias contados, de Elias Canetti. 1988. Teatral.

3.
LOPES, A. H.. O Draculinha, de Carlos Queiros Telles. 1986. Teatral.

4.
LOPES, A. H.. O jogo, de Mariela Romero. 1985. Teatral.

5.
LOPES, A. H.. João Grande e João Pequeno. 1984. Teatral.

6.
LOPES, A. H.. João Grande e João Pequeno. 1984. Teatral.

Outras produções artísticas/culturais
1.
LOPES, A. H.. O jogo, de Mariela Romero. 1985 (Tradução).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SOARES, Maria Luisa; LOPES, A. H.; COELHO DE SÁ, I.. Participação em banca de Ellen Marianne Röpke Ferrando. O acervo do Arquivo-Museu de Literatura Brasileira. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Memória e Acervos) - Fundação Casa de Rui Barbosa.

2.
LOPES, A. H.; SUSSEKIND, F.; SILVA JUNIOR, P. Melgaço. Participação em banca de Liana Vasconcelos. Um museu da dança no Brasil. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Memória e Acervos) - Fundação Casa de Rui Barbosa.

3.
MOTA, M. A. R.; LOPES, A. H.; MELLO, N. C. G.. Participação em banca de Karenn dos Santos Correa. Comédia e crítica: condição feminina e escravidão no palco social de Martins Pena. 2018. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
DUTRA, Eliana R. F.; LOPES, A. H.; MENCARELLI, F. A.. Participação em banca de Henrique Brener Vertchenko. A fabricação do teatro brasileiro moderno: Vestido de noiva e a crítica teatral, 1928/48. 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
AZEVEDO, André N.; LOPES, A. H.; RODRIGUES, A. E. M.. Participação em banca de Felipe Augusto Barbosa Teixeira. A construção da imagem representativa da avenida Central: Rio de Janeiro 1902-1906.. 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
PEREIRA, L. A. M.; LOPES, A. H.; LIMA, I. S.. Participação em banca de Julia Soares Leite Lanzarini de Carvalho. Benvinda a mulata: o sentido da mestiçagem na Capital Federal de Artur Azevedo. 2016. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

7.
GUIMARAES, L. M. P.; NERY, L. M.; LOPES, A. H.; BESSONE, Tânia. Participação em banca de Giselle Pereira Nicolau. Um Gravoche entre a política e a sociedade: o teatro de Artur Azevedo (1890-1898). 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

8.
GOMES, A. M. C.; LOPES, A. H.; MAIA, J. M. E.; BOMENY, H.. Participação em banca de Vanessa Matheus Cavalcante. O teatro de Viriato Corrêa: uma escrita da história para o povo brasileiro. 2012. Dissertação (Mestrado em História, Política e Bens Culturais) - Fundação Getúlio Vargas.

9.
COSTA, M. F.; LOPES, A. H.; DIENER, P.. Participação em banca de Luís César Castrillon Mendes. Publicar ou arquivar? A Revista do IHGB e a escrita da História Geral do Brasil (1839-1889). 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

10.
ABREU, M. C.; SOIHET, R.; LOPES, A. H.. Participação em banca de Bianca Miucha Cruz Monteiro. Sinhô: a poesia do Rei do Samba. 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

11.
LIPPI, Lucia; LOPES, A. H.; FREIRE, Americo O. G.; MOTTA, Marly S.. Participação em banca de Jonas da Silva Abreu. O papel do cinema na formação da identidade da Cinelândia. 2009. Dissertação (Mestrado em História, Política e Bens Culturais) - Fundação Getúlio Vargas.

12.
GOMES, A. M. C.; LOPES, A. H.; KORNIS, M. A.. Participação em banca de Ana Cláudia Condeixa de Araújo. Sonhos em cena: histórias e memórias do Teatro Leopoldo Fróes. 2008. Dissertação (Mestrado em História, Política e Bens Culturais) - Fundação Getúlio Vargas.

13.
BENZAQUEN, R.; NAVES, Santuza C.; BOTELHO, André P.; DINIZ, J. C. V.; LOPES, A. H.. Participação em banca de Rogério Soares de Moura. Recompondo o passado: Alberto Nepomuceno sob a batuta modernista. 2008. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
LIPPI, Lucia; LOPES, A. H.; RESENDE, B.; BOMENY, H.. Participação em banca de Marissa Gorberg. Um olhar sobre as caricaturas de Belmonte (1923-1927). 2017. Tese (Doutorado em História, Política e Bens Culturais) - Fundação Getúlio Vargas.

2.
BENZAQUEN, R.; LYNCH, C. E. C.; CASTRO, Ronaldo O.; BRASIL JUNIOR, A.; LOPES, A. H.. Participação em banca de Kelly Pedroza Santos. Crítica doutrinária: teatro e política nas crônicas de Decio de Almeida Prado. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Sociologia) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos.

3.
ULHOA, M. T.; RABETTI, M. L.; CRANMER, D. J.; FIGUEIREDO, C. A.; MENCARELLI, F. A.; LOPES, A. H.; ROMERO, Avelino. Participação em banca de Luiz de França Costa Lima Neto. Música, teatro e sociedade nas comédias de Luiz Carlos Martins Pena (1833-1846): entre o lundu, a ária e a aleluia. 2014. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
MAIA, J. M. E.; LOPES, A. H.; CARVALHO, M.A.R.; GOMES, A. M. C.; HOLLANDA, Bernardo Buarque de; BRASIL JUNIOR, A.; PANDOLFI, D. C.. Participação em banca de Ioneide Maria Piffano Brion de Souza. De feminino a feminista: a transformação na escrita literária dos romances de Heloneida Studart (1952-1978). 2014. Tese (Doutorado em História, Política e Bens Culturais) - Fundação Getúlio Vargas.

5.
LINS, V. L. O.; LUSTOSA, I.; VELLOSO, Monica Pimenta; MARTINS, M. D.; RESENDE, B.; VIEIRA, M. A. A.; LOPES, A. H.. Participação em banca de Luciana da Costa Ferreira. Entre a Colombo e a Academia: o intelectual boêmio Emílio de Menezes. 2014. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
BENZAQUEN, R.; LOPES, A. H.; BOTELHO, André P.; GUIMARAES, C.; CASTRO, Ronaldo O.. Participação em banca de Maurício Maia Aguiar. Retratos de Machado de Assis: sabedoria, genialidade e melancolia na crítica literária fin de siècle. 2012. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

7.
FRIDMAN, F.; LOPES, A. H.; RESENDE, B.; OLIVEIRA, C.; POVOA NETO, H.. Participação em banca de Jane Celina Santucci. Babélica urbe: o Rio nas crônicas dos anos 20. 2012. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
BOTELHO, André P.; BASTOS, E. R.; FELGUEIRAS, C. L. T.; AGUIAR, M. M.; SICILIANO, T. O.; GONCALVES, J. R.; LOPES, A. H.. Participação em banca de Diego Ramiro Araoz Alves. Nostalgia e autenticidade: crônica carnavalesca e pensamento social brasileiro. 2012. Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
BENZAQUEN, R.; VILLAS BOAS, G.; WEGNER, R.; TIMOTHEO DA COSTA, M.; RODRIGUES, A. E. M.; LOPES, A. H.; MASAO KAMITA, J.. Participação em banca de Leonardo Ayres Padilha. A roda da fortuna: Modernismo e adaptação em Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda. 2010. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

10.
KNAUSS, P.; MAUAD, A. M.; LOPES, A. H.; FLORES, M.B.R.; PEREIRA, R. W.. Participação em banca de Ana Beatriz Fernandes Cerbino. Cenários cariocas: o Ballet da Juventude entre a tradição e o moderno. 2007. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

11.
MATERNO, A.; LOPES, A. H.; GRIECO, A.; SUSSEKIND, F.; SOUZA, W. V.. Participação em banca de Sylvia Heller. Traficante de fotogramas, traficante de memórias. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

12.
CARVALHO, M.A.R.; LOPES, A. H.; GRIN, M.; BENZAQUEN, R.; GUIMARAES, C.. Participação em banca de José Fenando Rodrigues de Souza. As origens da modern dance: uma análise sociológica. 2007. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

13.
RABETTI, M. L.; LOPES, A. H.; VENEZIANO, N.; LIMA, E. F. W.; KOSOVSKI, L.. Participação em banca de Elza Maria Ferraz de Andrade. Mecanismos de comicidade na construção do personagem: propostas metodológicas para o trabalho do ator. 2005. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

14.
COELHO, J. L. L.; LOPES, A. H.; HUAPAYA, C. A. A.; BENTO, M. E. R. N.; KEISERMAN, N. W.. Participação em banca de Denise Mancebo Zenícola. Samba de gafieira: a performance da ginga. 2005. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
LIPPI, Lucia; LOPES, A. H.; O'DONNEL, J.. Participação em banca de Marissa Gorberg. Um olhar sobre a modernidade nas caricaturas de Belmonte. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em História, Política e Bens Culturais) - Fundação Getúlio Vargas.

2.
FRIDMAN, F.; LOPES, A. H.; POVOA NETO, H.. Participação em banca de Jane Celina Santucci. Crônica e cidade: modernidade carioca na década de 1920. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
LOPES, A. H.; SOIHET, R.; ABREU, M. C.. Participação em banca de Luiza Mara Braga Martins. Histórias e memórias sobre Os Oito Batutas. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

4.
COELHO, J. L. L.; LOPES, A. H.; RESENDE, B.. Participação em banca de Cláudio Alberto dos Santos. Tambores incandescentes, corpos em êxtase: técnicas e princípios bantus na performance ritual do Moçambique de Belém. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
COELHO, J. L. L.; LOPES, A. H.; RESENDE, B.. Participação em banca de Denise Mancebo Zenícola. A dança do samba de gafieira: a performance da ginga. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

6.
MAUAD, A. M.; LOPES, A. H.; MATTOS, H.. Participação em banca de Carolina Vianna Dantas. Eles também descobriram o Brasil (caboclos, negros e mestiços na Revista Kosmos, 1904-1909). 2004. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Qualificações de Mestrado
1.
ROUCHOU, J. R.; LOPES, A. H.; RIBEIRO, A. P. G.. Participação em banca de Amanda Britto Siqueira Ribeiro. Um jornal vibrante, uma arma do povo: Última Hora e o caráter popular. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Memória e Acervos) - Fundação Casa de Rui Barbosa.

2.
MOTA, M. A. R.; MELLO, N. C. G.; LOPES, A. H.. Participação em banca de Karenn dos Santos Correa. O palco social de Martins Pena, comediógrafo e crítico. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
GUSMAO, H. B.; LOPES, A. H.; MAIA, A. C. N.. Participação em banca de Thiago Herzog. Teatro brasileiro sabático: a história e o teatro em Panorama do Teatro Brasileiro. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
AZEVEDO, André N.; SARMIENTO, Érica; RODRIGUES, A. E. M.; LOPES, A. H.. Participação em banca de Felipe Augusto Barbosa Teixeira. A construção da imagem representativa da avenida Central. Rio de Janeiro, 1902-1906. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
MATTOS, I. R.; LOPES, A. H.; ESTRADA, H.. Participação em banca de Lucas Cabral de Castro. A farsa como quadro do desprezível: Martins Pena e a crítica aos costumes (1830-1840). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LOPES, A. H.. Participação em banca de Laura de Araujo Jorge Cosendey.Nos moldes da arte francesa: o desenvolvimento da fundição artística Val d?Osne e sua estatuária na cidade do Rio de Janeiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
PARADA, M. A. B.; LOPES, A. H.. Participação em banca de Juliana Tillmann Camara Ribeiro.A Peresépolis de Satrapi: autobiografia e narrativa épica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LOPES, A. H.; ALENCAR E SILVA NETO, J.A.; CARMO, Laura do; REOLON, Soraia. Seleção de alunos para o Mestrado Profissional em Memória e Acervos. 2016. Fundação Casa de Rui Barbosa.

2.
LOPES, A. H.; ALENCAR E SILVA NETO, J.A.; REOLON, Soraia. Seleção de discentes para o PPG Memória e Acervos/FCRB. 2016. Fundação Casa de Rui Barbosa.

3.
FELGUEIRAS, C. L. T.; LOPES, A. H.; LIPPI, Lucia; BOTELHO, André P.; WEGNER, R.. Seleção de professor adjunto de pensamento social brasileiro. 2015. Universidade Federal Fluminense.

4.
LOPES, A. H.; LIMA, D. R.. Seleção de bolsistas FCRB-Edital nº1/2015. 2015. Fundação Casa de Rui Barbosa.

5.
LOPES, A. H.; ROUCHOU, J. R.; LIMA, I. S.. Seleção de bolsistas FCRB-Edital nº1/2014. 2014. Fundação Casa de Rui Barbosa.

6.
LOPES, A. H.; PAULA, Regina C. de; SOARES, Maria Luisa. Seleção de professor de restauração e conservação para arte contemporânea. 2013. UFRJ-Escola de Belas Artes.

7.
LOPES, A. H.; LOUREIRO, M. L. N. M.; COELHO DE SÁ, I.. Seleção de professor de plástica e cerâmica para conservação e restauração. 2013. UFRJ-Escola de Belas Artes.

8.
LOPES, A. H.; VELLOSO, M.; KODAMA, K.; BASILE, M.. Seleção de bolsistas FCRB - Edital nº1/2013. 2013. Fundação Casa de Rui Barbosa.

9.
LOPES, A. H.; LIMA, I. S.; ROUCHOU, J. R.; VENEU, M.G.; Oliveira, Laiana Lannes de. Seleção de bolsistas FCRB Edital nº 1/2012. 2012. Fundação Casa de Rui Barbosa.

10.
LOPES, A. H.; JASMIN, M.G.; LOBO, L.L.; MEIRA, C. M. R.; PESSOA, J. B.. Seleção de bolsistas FCRB Edital nº 1/2011. 2011. Fundação Casa de Rui Barbosa.

11.
LOPES, A. H.; CALLOU, D. M. I.; LIPPI, Lucia; SANTOS, M. D.; LYNCH, C. E. C.. Seleção de bolsistas FCRB Edital nº 2/2010. 2010. Fundação Casa de Rui Barbosa.

12.
NEGRAO, T.; BEZERRA DE MENEZES, U.; LOPES, A. H.. Seleção de professor adjunto de História Cultural do Brasil - UnB. 2009. Universidade de Brasília.

13.
LOPES, A. H.; COELHO, E. S.; LOBO, L.L.; JASMIN, M.G.; MEIRA, C. M. R.; SANTOS, A.M.P.; CARVALHO, C.S.R.; SENNA, M. R. R. E. S.; SOUZA, E.M.S.; VASCONCELLOS LEITAO, E.. Seleção de bolsistas FCRB Edital nº 1/2009. 2009. Fundação Casa de Rui Barbosa.

14.
LOPES, A. H.; VENEU, M.G.; JASMIN, M.G.; LOBO, L.L.; MEIRA, C. M. R.; SANTOS, A.M.P.; ALENCAR E SILVA NETO, J.A.; VASCONCELLOS LEITAO, E.; BASTOS, D. R.; SENNA, M. R. R. E. S.. Seleção de bolsistas FCRB/Faperj Edital nº 2/2007. 2008. Fundação Casa de Rui Barbosa.

15.
JASMIN, M.G.; SANTOS, A.M.P.; BOTELHO, Isaura; CARDOSO, M.R.; LOPES, A. H.; SOUZA, E.M.S.; ALENCAR E SILVA NETO, J.A.; LUSTOSA, I.; VALENCA, R.T.; VENEU, M.G.. Seleção de bolsistas FCRB/Faperj - Edital nº 1/2005. 2006. Fundação Casa de Rui Barbosa.

16.
LOPES, A. H.; OLIVEIRA, L.M.V.; MARTINS, I.L.; CARVALHO, M.A.R.; LOBO, L.L.; TOLMASCHIN, A. T.; ALENCAR E SILVA NETO, J.A.; VALENCA, R.T.; SANTOS, A.M.P.; SOUZA, E.M.S.. Seleção de bolsistas FCRB/Faperj - Edital nº 1/2006. 2006. Fundação Casa de Rui Barbosa.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3ª Reunião do Grupo Clíope (Hercule Florence).Hercule Florence, de imigrante a exilado. 2018. (Oficina).

2.
Colóquio interdisciplinar sobre sensibilidades: artes e patrimônio na América Latina.Algumas ideias para um marco conceitual sobre as sensibilidades nas ciências humanas. 2018. (Outra).

3.
Narrativas do eu na literatura e na comunicação: gênero, afetos e produção de sentidos.A crônica de Tomás Lopes (1879-1913): um espírito finissecular no alvorecer de uma nova era. 2018. (Seminário).

4.
Pensamento brasileiro e democracia, ontem e hoje.Sobre o lugar das sensibilidades e emoções na produção do conhecimento. 2018. (Encontro).

5.
Pensamento social às quintas.Pensamento social e linguagens artísticas: algumas reflexões. 2018. (Outra).

6.
Semana de História Política-Seminário Nacional de História.A memória e o patrimônio como disputa de sentidos: momentos-chave. 2018. (Seminário).

7.
2ª Reunião do Grupo Clíope (Hercule Florence).Hercule Florence, de imigrante a exilado. 2017. (Oficina).

8.
Comparação e circulação de ideias.Debate da mesa Centro e Periferias na sociologia da vida intelectual. 2017. (Seminário).

9.
IV Seminário da Biblioteca Virtual do Pensamento Social.Homenagem a Ricardo Benzaquen de Araújo. 2017. (Seminário).

10.
XXIX Simpósio Nacional de História.Hercule Florence, de imigrante a exilado. 2017. (Simpósio).

11.
25º Laboratorio Fonti e Metodi-1ª Reunião do Grupo Clíope (Hercule Florence).Hercule Florence, de imigrante a exilado. 2016. (Oficina).

12.
40º Encontro Nacional da Anpocs.SPG Pensamento social: perspectivas e questões. 2016. (Encontro).

13.
8º Simpósio Nacional de História Cultural.Gabriela, cravo e canela: entre a memória e a história. 2016. (Simpósio).

14.
Jornada de Estudos Históricos Prof. Manoel Salgado.Mesa História e Literatura. 2016. (Oficina).

15.
17º Congresso Brasileiro de Sociologia. GT de Pensamento Social no Brasil. 2015. (Congresso).

16.
17º Congresso Brasileiro de Sociologia. A sensibilidade belle époque de Tomás Lopes. 2015. (Congresso).

17.
1º Colóquio Internacional de História Cultural da Cidade.Uma cantiga de amigo para Sandra Jatahy Pesavento. 2015. (Seminário).

18.
Brasil: cruzamento global. Modernidades, redes e representações.Redes de espetáculo transnacionais, na virada do século XIX para o século XX. 2015. (Outra).

19.
IV Encontro Internacional Cidades Latino-Americanas do século XVI ao XIX.Cidades Latino-Americanas. 2015. (Encontro).

20.
3º Seminário de Pensamento Social em Instituições do Rio de Janeiro (Biblioteca Virtual do Pensamento Social).Apresentação de Trabalhos dos Doutorandos - III. 2014. (Seminário).

21.
I Seminário Internacional Instituições Nefandas: a agonia da escravidão e da servidão nos Estados Unidos, Rússia e Brasil.Emancipação e tráfico de africanos nas décadas de 1850 e 1860. 2014. (Seminário).

22.
IV Simpósio Internacional de Musicologia.Artur Azevedo e a polêmica em torno do maxixe. 2014. (Simpósio).

23.
IX Jornada Discente Professor Manoel Salgado.Arte e história. 2014. (Oficina).

24.
Oficina Biblioteca Virtual do Pensamento Social.Estruturação, formato e calendário da BVPS. 2014. (Oficina).

25.
Seminário Internacional Estado, cultura, elites.Artes. 2014. (Seminário).

26.
Seminário Internacional Imprensa, História e Literatura: o jornalista escritor.Mesa 1. 2014. (Seminário).

27.
Seminário Internacional Imprensa, História e Literatura: o jornalista escritor.José de Alencar, folhetinista. 2014. (Seminário).

28.
VII Simpósio Nacional de História Cultural.História de uma biblioteca. 2014. (Simpósio).

29.
XVI Encontro Regional de História: saberes e práticas científicas.Tomás e seus livros. 2014. (Encontro).

30.
2º Seminário de Pensamento Social em Instituições do Rio de Janeiro.A contribuição de Lúcia Lippi Oliveira. 2013. (Seminário).

31.
37º Encontro Anual da Anpocs.Debatedor. 2013. (Encontro).

32.
3º Ateliê do Pensamento Social.Metodologias de pesquisa - explorando a fronteira pensamento social/literatura. 2013. (Oficina).

33.
Brasil-EUA: novas gerações, novos olhares.Rua e cidade na Primeira República. 2013. (Simpósio).

34.
Comunicação, arte e cidade: experiências sensíveis e produção de sentidos.A mulata no teatro de revista: um personagem em busca de um corpo. 2013. (Seminário).

35.
Seminário Interno - Centro de Pesquisa da Fundação Casa de Rui Barbosa.Artur Azevedo: entre o Ocidente desejado e a barbárie nacional. 2013. (Seminário).

36.
XXVII Simpósio Nacional de História.Medo e atração pelo moderno no teatro de Artur Azevedo. 2013. (Simpósio).

37.
36º Encontro Nacional da Anpocs.GT 27 1ª sessão: Ideias, instituições e mudança social. 2012. (Encontro).

38.
54º Congresso Internacional de Americanistas. Artur Azevedo e o susto diante do popular e do moderno. 2012. (Congresso).

39.
Pensamento Social em Instituições de Pesquisa do Rio de Janeiroeiro.Mesa "Caminhos das críticas". 2012. (Seminário).

40.
Sessão Temática "História e teatro" - IHGB.Do cancã ao maxixe: a decadência do teatro nacional. 2012. (Outra).

41.
VI Simpósio Nacional de História Cultural.Um Meilhac do morro do Nheco. 2012. (Simpósio).

42.
VI Simpósio Nacional de História Cultural.Avaliação - Pôsteres de Iniciação Científica. 2012. (Simpósio).

43.
1ª Jornada de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde.Trajetórias intelectuais: percursos profissionais e histórias de vida. 2011. (Outra).

44.
35º Encontro Anual da Anpocs.Entre dois mundos: o teatro. 2011. (Encontro).

45.
35º Encontro Anual da Anpocs.Pensamento social no Brasil - Circulação de ideias e intelectuais em perspectiva comparada. 2011. (Encontro).

46.
Avaliação da produção científica brasileira: pensando com a história das ciências.Balanço dos sistemas de avaliação para as ciências humanas. 2011. (Encontro).

47.
História das sensibilidades: um campo em questão.De quando Artur Azevedo deu um ?pequenino impulso para o desmoronamento da fortaleza negra da escravidão?. 2011. (Seminário).

48.
XII Jornada Interna do Programa de Pós-gradução em Sociologia e Antropologia da UFRJ.Pensamento Social no Brasil. 2011. (Outra).

49.
XXVI Simpósio Nacional de História.Abolição e teatro: sobre as dificuldades de representação da escravidão no palco. 2011. (Simpósio).

50.
1º Colóquio Internacional de Arquitetura, Teatro e Cultura.O Rio de Janeiro no palco: Martins Pena e a representação da capital do Império. 2010. (Seminário).

51.
Angelo Agostini cem anos depois.Agostini: história e memória. 2010. (Seminário).

52.
Encontro Intermediário do GT Pensamento Social no Brasil - Anpocs.Paris no imaginário da Belle Époque carioca: o caso de Tomás Lopes. 2010. (Encontro).

53.
Reflexos de Nabuco.Sensibilidade e história. 2010. (Seminário).

54.
V Simpósio Nacional de História Cultural.Entre o Rio e Paris, meu coração balança. 2010. (Simpósio).

55.
XIV Encontro Regional de História da Anpuh-Rio: Memória e Patrimônio.Memória, história e sensibilidade: notas para um debate. 2010. (Simpósio).

56.
33º Encontro Anual da Anpocs.José de Alencar, pensador social. 2009. (Encontro).

57.
53º Congreso Internacional de Americanistas. Entre Río y París, mi corazón se balancea.... 2009. (Congresso).

58.
Cem anos de Rio de Janeiro: da Cidade-corte à Cidade Maravilhosa.O Rio de Janeiro como espaço de produção cultural nacional. 2009. (Seminário).

59.
IX Jornada de História Cultural: tramas da memória.Em busca de Tomás Lopes: memória, história e sensibilidade. 2009. (Outra).

60.
Lasa 2009 - Rethinking Inequalities. O Rio de Janeiro em três atos: Martins Pena, Alencar e Vasques. 2009. (Congresso).

61.
O século XIX e as novas fronteiras da escravidão e da liberdade.Representações da escravidão no teatro fluminense oitocentista. 2009. (Seminário).

62.
XIV Congresso Brasileiro de Sociologia. O teatro de Alencar e a imaginação da sociedade brasileira. 2009. (Congresso).

63.
XXV Simpósio Nacional de História - História e ética.Entre Rio e Paris, meu coração balança. 2009. (Simpósio).

64.
32º Encontro Anual da Anpocs. 2008. (Encontro).

65.
Brasil-Portugal: representações de identidade.Os "portugueses", de Martins Pena a Luís Edmundo: a construção de um tipo. 2008. (Seminário).

66.
Cidade e teatro.Representações da cidade na dramaturgia do século XIX. 2008. (Outra).

67.
Corpo: identidades, memórias e subjetividades.Mesa "É com o corpo que nos lembramos". 2008. (Outra).

68.
IV Simpósio Nacional de História Cultural.Alencar: um olhar feminino, um olhar sobre o feminino. 2008. (Simpósio).

69.
IX Jornada Interna de Alunos do PPGSA/UFRJ.Corporalidades, rituais e narrativas. 2008. (Outra).

70.
Música e história no longo século XIX: de Caldas Barbosa a Baiano.Do cancã ao maxixe: a decadência do teatro nacional. 2008. (Outra).

71.
O carnaval em múltiplos planos.Formas artísticas e sensibilidades urbanas. 2008. (Seminário).

72.
Rio de Janeiro: uma cidade, muitas capitais.Os lugares da memória. 2008. (Seminário).

73.
XIII Encontro de História Anpuh-Rio: Identidades.Ordem burguesa e escravidão no teatro de Alencar. 2008. (Encontro).

74.
3º Simpósio Internacional de Estudos Brasileiros-Colaborações internacionais.Saudades da Guanabara. 2007. (Simpósio).

75.
Congreso Latinoamericano y Caribeño de Ciencias Sociales. Martins Pena y el dilema de la sensibilidad popular en una sociedad esclavista. 2007. (Congresso).

76.
Encontro Nacional de Pesquisadores de Literatura de Cordel.O cordel e outras poéticas do corpo e da voz. 2007. (Encontro).

77.
IVe Journée d'histoires des sensibilités.O ator Vasques, entre uma sensibilidade popular e patriarcal. 2007. (Encontro).

78.
Performances do feminino / Representações do feminino.A gravura artística brasileira, anos 1960 / Performance e população de rua. 2007. (Outra).

79.
Sensibilidades finisseculares.Vasques: uma sensibilidade excêntrica. 2007. (Outra).

80.
Simpósio Regional História Social do Território.Mesa redonda sobre imprensa, literatura e educação. 2007. (Simpósio).

81.
Three insights about Brazil.Being a Mulatto in Brazil: A Century Ago and Now. 2007. (Outra).

82.
XXIV Simpósio Nacional de História.O Rio de Janeiro em três atos: Martins Pena, Alencar e Vasques. 2007. (Simpósio).

83.
30º Encontro Nacional da Anpocs."Vem cá, mulata!". 2006. (Encontro).

84.
Grupo de Reflexão História e Culturas Urbanas no Rio de Janeiro.O Rio de Janeiro em três atos: Martins Pena, Alencar e Vasques. 2006. (Outra).

85.
III Simpósio Nacional de História Cultural.De como os mulatos entraram na história dos musicais cariocas. 2006. (Simpósio).

86.
Performances do feminino / Representações do feminino.O teatro de revista e a invenção da mulata. 2006. (Outra).

87.
Seminário Internacional sobre Imprensa, Humor e Caricatura.Mesa 6: Manuel Vásquez e revista Topaze. 2006. (Seminário).

88.
Seminário Patrimônio Imaterial: impactos e desafios.Diversidade e identidade: pólos opostos?. 2006. (Seminário).

89.
XII Encontro Regional de História - Anpuh-Rio.De como os mulatos entraram na história dos musicais cariocas. 2006. (Encontro).

90.
29 Encontro Anual da Anpocs.Um forrobodó da raça e da cultura, ou como a identidade nacional é reinterpretada pelo teatro de revista. 2005. (Encontro).

91.
As culturas do entorno da praça Tiradentes e o processo de revitalização.Teatro de revista e a construção de uma identidade brasileira. 2005. (Seminário).

92.
Rio, capital imperial.Martins Pena e a irrupção do capadócio na cena fluminense. 2005. (Outra).

93.
XXIII Simpósio Nacional de História.Do pesadelo negro ao sonho da perda da cor: relações interétnicas no teatro de revista. 2005. (Simpósio).

94.
2º Simpósio Nacional de História Cultural.Da arte, muy brasileira, de fazer graça: Procópio e o Vasques. 2004. (Simpósio).

95.
Diversidade Cultural Brasileira.Diversidade cultural: o que fazer?. 2004. (Seminário).

96.
VII Conferência Internacional da BRASA. O capadócio e a ribalta: teatro nacional e cultura popular. 2004. (Congresso).

97.
A produção científica em centros de pesquisa.Do monarquismo ao 'populismo': o Jornal do Brasil na virada para o século XX. 2003. (Seminário).

98.
História e imprensa: representações culturais e práticas de poder.Do monarquismo ao populismo: o Jornal do Brasil na virada para o século XX. 2003. (Seminário).

99.
Imprensa, História e Literatura.Suplementos literários. 2003. (Seminário).

100.
XXII Simpósio Nacional de História.Tudo pelo povo! O Jornal do Brasil como ponte entre a cultura letrada e a popular (1894-1914). 2003. (Simpósio).

101.
I Encontro de Performance e Política das Américas.O teatro musical ligeiro carioca e a construção de uma identidade mestiça. 2000. (Encontro).

102.
Mesa redonda em homenagem aos 150 anos de Rui Barbosa.Rui Barbosa, um Antônio Conselheiro da Razão. 1999. (Outra).

103.
VII Encontro Regional de História do Rio de Janeiro.Teatro de revista e cultura carioca. 1996. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LOPES, A. H.; FRIDMAN, F. . História e culturas urbanas - Administrar as cidades. 2018. (Outro).

2.
LOPES, A. H.; FRIDMAN, F. ; LIMA, N. T. . História e culturas urbanas - A saúde na cidade. 2018. (Outro).

3.
LOPES, A. H.; SANTOS, N. M. W. . Colóquio interdisciplinar sobre sensibilidades: artes e patrimônio na América Latina. 2018. (Outro).

4.
LOPES, A. H.; SANTOS, N. M. W. . Simpósio Temático "As sensibilidades na história: artes, ciências e pensamento". 2017. (Outro).

5.
LOPES, A. H.; FRIDMAN, F. . História e culturas urbanas - Historiografia do Rio de Janeiro. 2017. (Outro).

6.
LOPES, A. H.; HOLLANDA, Bernardo Buarque de . As Olimpíadas vão ao cinema: ciclo de filmes e debates. 2016. (Outro).

7.
LOPES, A. H.; FRIDMAN, F. . História e culturas urbanas - Rio olímpico, Rio dos esportes. 2016. (Outro).

8.
PATRIOTA, R. ; RAMOS, A. F. ; LOPES, A. H. ; Matos, M. I. S. ; VELLOSO, Monica Pimenta ; SANTOS, N. M. W. . 8º Simpósio Nacional de História Cultural. 2016. (Congresso).

9.
LOPES, A. H.; ABREU, R. S. ; HOLLANDA, Bernardo Buarque de . Rio de Janeiro: cidade esportiva, cidade olímpica. 2016. (Exposição).

10.
LOPES, A. H.; SANTOS, N. M. W. . XXVIII Simpósio Nacional de História - Simpósio Temático. 2015. (Congresso).

11.
LOPES, A. H.; FRIDMAN, F. . História e culturas urbanas - Rio 450 anos. 2015. (Outro).

12.
LOPES, A. H.. Seminário Mário de Andrade, arte e política hoje. 2015. (Congresso).

13.
LOPES, A. H.; FERREIRA, G. N. . 39º Encontro Nacional da Anpocs. 2015. (Congresso).

14.
LOPES, A. H.; LYNCH, C. E. C. ; FERREIRA, G. N. . Pensamento social, cultura e política. 2015. (Outro).

15.
LOPES, A. H.; FRIDMAN, F. . História e culturas urbanas - A cidade e o porto. 2014. (Outro).

16.
BAREL, A. B. D. ; LOPES, A. H. . Seminário Internacional Estado, culturas, elites. 2014. (Congresso).

17.
LOPES, A. H.; FERREIRA, G. N. . Grupo de Trabalho Pensamento Social no Brasil - 38º Encontro Anual da Anpocs. 2014. (Outro).

18.
LOPES, A. H.; Matos, M. I. S. ; PATRIOTA, R. ; RAMOS, A. F. ; SANTOS, N. M. W. ; VELLOSO, Monica Pimenta . VII Simpósio Nacional de História Cultural. 2014. (Congresso).

19.
LOPES, A. H.; FRIDMAN, F. . História e culturas urbanas - Reformas urbanas do Rio de Janeiro. 2013. (Outro).

20.
LOPES, A. H.; FERREIRA, G. N. . Caminhos e perspectivas para a pesquisa em pensamento social - 37º Encontro Nacional da Anpocs. 2013. (Congresso).

21.
LOPES, A. H.; LIMA, N. T. . As sensibilidades e a subjetividade na produção do conhecimento histórico sobre as artes, as ciências e o pensamento. 2013. (Congresso).

22.
LOPES, A. H.; ABREU, R. S. ; Oliva, N. . A atualidade do pensamento de Unamuno. 2013. (Outro).

23.
LOPES, A. H.; ABREU, R. S. ; Oliva, N. . O Quixote de Cervantes e sua recepção no Brasil, por Maria Augusta da Costa Vieira. 2013. (Outro).

24.
LOPES, A. H.; FRIDMAN, F. . História e culturas urbanas. 2012. (Outro).

25.
PATRIOTA, R. ; RAMOS, A. F. ; LOPES, A. H. ; VELLOSO, Monica Pimenta ; SANTOS, N. M. W. ; Matos, M. I. S. . VI Simpósio Nacional de História Cultural. 2012. (Congresso).

26.
LOPES, A. H.. Mesa redonda: Os musicais ligeiros no Brasil oitocentista: novas perspectivas. 2012. (Outro).

27.
LOPES, A. H.; LIMA, N. T. . Memória, história e sensibilidades nas artes, nas ciências e no pensamento. 2011. (Congresso).

28.
VENEU, M.G. ; MADER, M. E. ; LOPES, A. H. ; ROUCHOU, J. R. ; BENZAQUEN, R. . História das sensibilidades: um campo em questão. 2011. (Congresso).

29.
LOPES, A. H.; FRIDMAN, F. . História e culturas urbanas - O espaço público e as formas de sua apropriação. 2011. (Outro).

30.
PATRIOTA, R. ; COSTA, C. B. ; LOPES, A. H. ; Matos, M. I. S. ; RAMOS, A. F. ; SANTOS, N. M. W. ; VELLOSO, Monica Pimenta . V Simpósio Nacional de História Cultural. 2010. (Congresso).

31.
LOPES, A. H.; FRIDMAN, F. . História e culturas urbanas - Revisitando a favela: a experiência das UPPs. 2010. (Outro).

32.
LOPES, A. H.; LIMA, N. T. . Memória, história e sensibilidade nas artes, nas ciências e no pensamento. 2010. (Congresso).

33.
FRIDMAN, F. ; LOPES, A. H. . História e culturas urbanas - Planejamento urbano: o caso do Rio de Janeiro. 2009. (Outro).

34.
LOPES, A. H.; LUSTOSA, I. ; ROUCHOU, J. R. ; FERNANDEZ, H. D. . GSU@FCRB - Pesquisadores da Georgia State University na Casa de Rui Barbosa. 2009. (Outro).

35.
LOPES, A. H.; OLIVEIRA, C. . Sensibilidade moderna e valores em mutação na literatura e nas artes. 2009. (Outro).

36.
LOPES, A. H.; VELLOSO, Monica Pimenta . Sensibilidades individuais, identidades coletivas: perspectivas de história cultural. 2008. (Congresso).

37.
LOPES, A. H.; FRIDMAN, F. . História e culturas urbanas. 2008. (Outro).

38.
ABREU, M. C. ; ULHOA, M. T. ; LOPES, A. H. ; VELLOSO, Monica Pimenta . Música e história no longo século XIX: de Caldas Barbosa a Baiano. 2008. (Outro).

39.
PESAVENTO, Sandra Jatahy ; PATRIOTA, R. ; RAMOS, A. F. ; LOPES, A. H. ; VELLOSO, Monica Pimenta ; Matos, M. I. S. ; FLORES, M.B.R. ; CAPEL, H. S. F. ; ALENCAR, M. A. G. ; SERPA, E. C. ; CARVALHO, E. F. ; QUADROS, E. G. ; OLIVEIRA, E. C. ; QUEIROZ, M. M. . IV Simpósio Nacional de História Cultural. 2008. (Congresso).

40.
LOPES, A. H.; FRIDMAN, F. ; WEID, E. V. D. . História e culturas urbanas - A cidade e a política. 2008. (Outro).

41.
LOPES, A. H.; VENEU, M.G. . Seminário Brasil-Portugal: representações de identidade. 2008. (Outro).

42.
LOPES, A. H.; OLIVEIRA, C. . Performances do feminino / Representações do feminino. 2007. (Outro).

43.
PESAVENTO, Sandra Jatahy ; LOPES, A. H. . A história cultural e suas interfaces: literatura e artes. 2007. (Congresso).

44.
LOPES, A. H.. Sensibilidades finisseculares. 2007. (Outro).

45.
LOPES, A. H.; SUSSEKIND, E. ; WEID, E. V. D. ; FRIDMAN, F. ; ABREU, M. A. . História e culturas urbanas - Violência e segurança no Rio de Janeiro ontem e hoje. 2007. (Outro).

46.
LOPES, A. H.; WEID, E. V. D. ; FRIDMAN, F. . Grupo de Reflexão História e culturas urbanas no Rio de Janeiro. 2007. (Outro).

47.
LOPES, A. H.; LIMA, I. S. . Rio, capital imperial. 2006. (Outro).

48.
LOPES, A. H.; OLIVEIRA, C. . Performances do feminino / Representações do feminino. 2006. (Outro).

49.
LOPES, A. H.; WEID, E. V. D. ; FRIDMAN, F. . Grupo de Reflexão História e Culturas Urbanas no Rio de Janeiro. 2006. (Outro).

50.
LUSTOSA, I. ; LOPES, A. H. ; ROUCHOU, J. R. ; VELLOSO, Monica Pimenta . Seminário Internacional sobre Imprensa, Humor e Caricatura. 2006. (Congresso).

51.
LOPES, A. H.. Rio, capital imperial. 2005. (Outro).

52.
LOPES, A. H.; WEID, E. V. D. ; FRIDMAN, F. . Grupo de Reflexão História e Culturas Urbanas no Rio de Janeiro. 2005. (Outro).

53.
LOPES, A. H.; LIGIÉRO, Zeca ; LESSA, R. . A performance do terror: história, política, estética e psicologia. 2005. (Outro).

54.
PESAVENTO, Sandra Jatahy ; LOPES, A. H. ; VELLOSO, Monica Pimenta ; LIPPI, Lucia ; GUIMARÃES, Manoel Salgado . 2º Simpósio Nacional de História Cultural. 2004. (Congresso).

55.
LOPES, A. H.; CALABRE, L. . Seminário sobre Diversidade Cultural Brasileira. 2004. (Outro).

56.
LOPES, A. H.; LIGIÉRO, Zeca . Encontro de Pesquisadores sobre Performance e Religião. 2003. (Congresso).

57.
VELLOSO, Monica Pimenta ; LOPES, A. H. ; LUSTOSA, I. ; TEIXEIRA, L. G. S. ; SA, R. . Do Guarani ao guaraná: história, humor e nacionalidade. 2001. (Exposição).

58.
LOPES, A. H.. Entre Europa e África: a invenção do carioca no princípio do século XX. 1995. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Rayanne Adenor Busquet. Patrimônio e memória no interior fluminense: um estudo das condições atuais do setor no município de Cachoeiras de Macacu. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Memória e Acervos) - Fundação Casa de Rui Barbosa. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Liana Vasconcelos. Um museu da dança no Brasil. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Memória e Acervos) - Fundação Casa de Rui Barbosa, . Orientador: Antonio Herculano Lopes.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Gabriela Nunes Ferreira. 2018. Fundação Casa de Rui Barbosa, . Antonio Herculano Lopes.

2.
Marcia Ermelindo Taborda. 2014. Fundação Casa de Rui Barbosa, . Antonio Herculano Lopes.

3.
Avelino Romero Simões Pereira. 2013. Fundação Casa de Rui Barbosa, . Antonio Herculano Lopes.

4.
Maria da Conceição Francisca Pires. 2008. Fundação Casa de Rui Barbosa, Fundação Casa de Rui Barbosa. Antonio Herculano Lopes.

Iniciação científica
1.
João Luiz Garcia Guimarães. O moderno, o nacional e o popular no teatro oitocentista fluminense. 2015. Iniciação Científica - Fundação Casa de Rui Barbosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Antonio Herculano Lopes.

2.
Suélyn da Silva Goulart. O moderno, o nacional e o popular no teatro oitocentista fluminense. 2012. Iniciação Científica - Fundação Casa de Rui Barbosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Antonio Herculano Lopes.

3.
Natália Cristina Rezende da Silva. O moderno, o nacional e o popular no teatro oitocentista fluminense. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Fundação Casa de Rui Barbosa. Orientador: Antonio Herculano Lopes.

4.
Marina Calaza Ruas. O moderno, o nacional e o popular no teatro oitocentista fluminense. 2011. Iniciação Científica - Fundação Casa de Rui Barbosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Antonio Herculano Lopes.

5.
Julia Soares Leite Lanzarini de Carvalho. O moderno, o nacional e o popular no teatro oitocentista fluminense. 2011. Iniciação Científica - Fundação Casa de Rui Barbosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Antonio Herculano Lopes.

6.
Camilla Campoi de Sobral. O moderno, o nacional e o popular no teatro oitocentista fluminense. 2011. Iniciação Científica - Fundação Casa de Rui Barbosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Antonio Herculano Lopes.

7.
Vinícius Ferreira Natal. O moderno, o nacional e o popular no teatro oitocentista fluminense. 2010. Iniciação Científica - Fundação Casa de Rui Barbosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Antonio Herculano Lopes.

8.
Thais Amaral da Silva. A família burguesa em cena: a sociedade fluminense no teatro de José de Alencar. 2009. Iniciação Científica - Fundação Casa de Rui Barbosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Antonio Herculano Lopes.

9.
Juliana Tillmann Câmara Ribeiro. Desejo do nacional: dramaturgia de José de Alencar. 2008. Iniciação Científica - Fundação Casa de Rui Barbosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Antonio Herculano Lopes.

10.
Lucas Hippolito von der Weid. Para compreender a Nova História Cultural. 2007. Iniciação Científica - Fundação Casa de Rui Barbosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Antonio Herculano Lopes.

11.
Pedro Krause Ribeiro. Rui Barbosa na Conferência de Paz de Haia - Charges. 2007. Iniciação Científica - Fundação Casa de Rui Barbosa, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Antonio Herculano Lopes.

12.
Fernanda Pires Nogueira Marques. Caminhos do discurso: Francisco Correia Vasques. 2006. Iniciação Científica - Fundação Casa de Rui Barbosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Antonio Herculano Lopes.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
LOPES, A. H.2015LOPES, A. H.. Martins Pena: entre a comédia e a arte lírica. Ciência Hoje, v. 56, p. 28-31, 2015.

2.
LOPES, A. H.2013LOPES, A. H.. Vozes de bastidores: peças de Martins Pena refletem os limites de uma obra crítica em uma sociedade escravista. Revista de História (Rio de Janeiro), v. 8, p. 77-79, 2013.


Cursos de curta duração ministrados
1.
LOPES, A. H.. História urbana e a reinvenção do carioca. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LOPES, A. H.. Antonio Herculano Lopes. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LOPES, A. H.; WEID, E. V. D. ; FRIDMAN, F. . Grupo de Reflexão História e Culturas Urbanas no Rio de Janeiro. 2005. (Outro).

2.
LOPES, A. H.; WEID, E. V. D. ; FRIDMAN, F. . Grupo de Reflexão História e Culturas Urbanas no Rio de Janeiro. 2006. (Outro).

3.
LOPES, A. H.; SUSSEKIND, E. ; WEID, E. V. D. ; FRIDMAN, F. ; ABREU, M. A. . História e culturas urbanas - Violência e segurança no Rio de Janeiro ontem e hoje. 2007. (Outro).

4.
LOPES, A. H.; WEID, E. V. D. ; FRIDMAN, F. . Grupo de Reflexão História e culturas urbanas no Rio de Janeiro. 2007. (Outro).

5.
LOPES, A. H.; FRIDMAN, F. . História e culturas urbanas. 2008. (Outro).

6.
LOPES, A. H.; FRIDMAN, F. ; WEID, E. V. D. . História e culturas urbanas - A cidade e a política. 2008. (Outro).

7.
FRIDMAN, F. ; LOPES, A. H. . História e culturas urbanas - Planejamento urbano: o caso do Rio de Janeiro. 2009. (Outro).

8.
LOPES, A. H.; FRIDMAN, F. . História e culturas urbanas - Revisitando a favela: a experiência das UPPs. 2010. (Outro).

9.
LOPES, A. H.; FRIDMAN, F. . História e culturas urbanas - O espaço público e as formas de sua apropriação. 2011. (Outro).

10.
LOPES, A. H.; FRIDMAN, F. . História e culturas urbanas. 2012. (Outro).

11.
LOPES, A. H.; FRIDMAN, F. . História e culturas urbanas - Reformas urbanas do Rio de Janeiro. 2013. (Outro).

12.
LOPES, A. H.; FRIDMAN, F. . História e culturas urbanas - A cidade e o porto. 2014. (Outro).

13.
LOPES, A. H.; ABREU, R. S. ; HOLLANDA, Bernardo Buarque de . Rio de Janeiro: cidade esportiva, cidade olímpica. 2016. (Exposição).

14.
LOPES, A. H.; FRIDMAN, F. . História e culturas urbanas - Administrar as cidades. 2018. (Outro).

15.
LOPES, A. H.; FRIDMAN, F. . História e culturas urbanas - Historiografia do Rio de Janeiro. 2017. (Outro).

16.
LOPES, A. H.; FRIDMAN, F. ; LIMA, N. T. . História e culturas urbanas - A saúde na cidade. 2018. (Outro).



Outras informações relevantes


De 1977 a 1988, paralelamente à carreira de pesquisador, atuei profissionalmente em dança e teatro, primeiro como dançarino, com o Grupo Pitu, dirigido por Hugo Rodas (Brasília, 1977-1982; São Paulo, 1982-1983) e o Grupo de Danza de Montevideo (Brasília e Montevidéu, 1978-1979); em seguida, como ator e assistente de direção, com o diretor Antônio Abujamra (São Paulo, 1983-1987) e como autor e diretor (São Paulo, 1984-1988).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 13:42:44