Manuel José Jacinto Sarmento Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2016482916926554
  • Última atualização do currículo em 10/07/2018


Possui graduação em Estudos Portugueses pela Universidade do Porto (1980), mestrado em Administração Escolar - Universidade do Minho (1993) e doutorado em Educação da Criança - Universidade do Minho (1997). Atualmente é professor associado - Universidade do Minho. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Infância, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, exclusão social, trabalho, educação e escola. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Manuel José Jacinto Sarmento Pereira
Nome em citações bibliográficas
SARMENTO, M. J.;SARMENTO, Manuel Jacinto

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Minho, Instituto de Estudos da Criança.
Campus de Gualtar
Gualtar
4710077 - Braga, - Portugal
Telefone: (27) 33352541
URL da Homepage: http://www.iec.uminho.pt


Formação acadêmica/titulação


1993 - 1997
Doutorado em Educação da Criança.
Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.
Título: Lógicas da Acção: estudo organizacional da Escola Primária, Ano de obtenção: 1997.
Orientador: João Formosinho.
Palavras-chave: ESCOLA PRIMÁRIA; CULTURA ORGANIZACIONAL; LÓGICAS DE AÇÃO.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
1990 - 1993
Mestrado em Administração Escolar.
Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.
Título: A vez e a voz dos professores: contributo para o estudo da cultura organizacional da Escola Primária,Ano de Obtenção: 1993.
Orientador: João Formosinho.
Palavras-chave: ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR; ESCOLA PRIMÁRIA; CULTURA ORGANIZACIONAL.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
1974 - 1980
Graduação em Estudos Portugueses.
Universidade do Porto, U.PORTO, Portugal.


Pós-doutorado


2007 - 2007
Pós-Doutorado.
Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.
Grande área: Ciências Humanas


Atuação Profissional



Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.
Vínculo institucional

1988 - Atual
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSOCIADO
Outras informações
Assistente Estagiário, na Universidade do Minho, no Instituto de Estudos da Criança (ex-CEFOPE), desde 1 de Novembro de 1988 até 11 de Janeiro de 1993. Assistente na Universidade do Minho, no Instituto de Estudos da Criança (ex-CEFOPE), desde 11 de Janeiro de 1993 até 23 de Outubro de 1997. Professor Auxiliar no Instituto de Estudos da Criança, da Universidade do Minho), no Grupo Disciplinar de Estudos Socio-Educativos e Currículo da Educação Básica, do Departamento de Ciências da Educação da Criança, desde 23 de Outubro de 1997. Professor Associado no Instituto de Estudos da Criança, da Universidade do Minho, no Grupo Disciplinar de Estudos Socio-Educativos e Currículo da Educação Básica, do Departamento de Ciências da Educação da Criança, desde 14 de Novembro de 2000. Coordenador de 12 projetos de investigação, financiados por entidades como Fundação para a Ciência e Tecnologia, Fundação Van Leer, Instituto de Inovação Educacional, Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, PEETI. Diretor do Departamento de Ciências Sociais da Educação. Fundador do Programa de doutoramento em Estudos da Criança e do Mestrado em Sociologia da Infância.

Atividades

11/2001 - Atual
Direção e administração, Instituto de Estudos da Criança, Departamento de Estudos da Criança.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
11/2001 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Estudos da Criança, Departamento de Estudos da Criança.

10/1997 - Atual
Ensino, Educação Básica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Socio-Educativos e Currículo da Educação Básica
9/1997 - Atual
Ensino, Mestrado em Sociologia da Infância, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
· Investigação Sociológica aplicada à Infância
· Metodologia de Investigação Educacional II


Linhas de pesquisa


1.
Participação Infantil e Acção Pedagógica
2.
Saberes das Crianças: a Infância e o Simbólico na 2ª Modernidade


Membro de corpo editorial


2008 - Atual
Periódico: Investigar em Educação
2006 - Atual
Periódico: Educação, Sociedade & Culturas
2004 - Atual
Periódico: Educação e Sociedade
2004 - Atual
Periódico: Educação em Foco (Juiz de Fora)
2004 - Atual
Periódico: Perspectivas (UFSC)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas/Especialidade: Sociologia da Infância.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Sociologia da Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2001
1ª Menção Honrosa no Concurso Nacional Prémio Agostinho Roseta, .


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SARMENTO, M. J.2017SARMENTO, M. J.; MARCHI, R. C. . INFÂNCIA, NORMATIVIDADE E DIREITOS DAS CRIANÇAS: TRANSIÇÕES CONTEMPORÂNEAS. EDUCAÇÃO & SOCIEDADE, v. 38, p. 951-964, 2017.

2.
SARMENTO, Manuel Jacinto2017SARMENTO, Manuel Jacinto; TREVISAN, GABRIELA . A crise social desenhada pelas crianças: imaginação e conhecimento social. EDUCAR EM REVISTA, v. 33, p. 17-34, 2017.

3.
SARMENTO, M. J.2015SARMENTO, M. J.. Uma agenda crítica para os estudos da criança. Revista Currículo sem Fronteira, v. 15, p. 31-49, 2015.

4.
SARMENTO, M. J.2015SARMENTO, M. J.. Educação infantil em tempo integral e bem-estar da criança como princípio de justiça. CADERNOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO PPGE-UFES, v. 1, p. 29-44, 2015.

5.
SARMENTO, M. J.2014SARMENTO, M. J.. Um depoimento, em jeito de homenagem, do lado de cá do Atlântico. Interações - Cultura e Comunidade (Online), v. 1, p. 203-205, 2014.

6.
SARMENTO, M. J.2014SARMENTO, M. J.. The economic crisis in Portugal and children?s rights to non-discrimination. TEACHING AND TEACHER EDUCATION, v. 1, p. 38-55, 2014.

7.
SARMENTO, M. J.2012SARMENTO, M. J.. Construir a educação infantil na complexidade do real. Pátio (Porto Alegre. 2002), v. 32, p. 02, 2012.

8.
SARMENTO, M. J.2011SARMENTO, M. J.. A reinvenção do ofício de criança e de aluno. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB), v. 6, p. 581-602, 2011.

9.
SARMENTO, M. J.2010SARMENTO, M. J.; SOUSA, F. . A comunidade piscatória de Câmara de Lobos: Matemática ou matemáticas? Etnomatemática ou (Etno)matemáticas?. Quadrante (Lisboa), v. XIX, p. 115-134, 2010.

10.
SARMENTO, M. J.2010SARMENTO, M. J.; CADEIA, C. ; PALHARES, P. . As crianças ciganas nas feiras e na escola: os seus métodos de cálculo mental. Quadrante (Lisboa), v. XIX, p. 71-92, 2010.

11.
SARMENTO, M. J.2001SARMENTO, M. J.; SILVA, R. ; COSTA, S. . Infância, Trabalho e Identidade Social. Psicologia Clínica Pós-Graduação e Pesquisa (PUC/RJ), PUC - Rio de Janeiro, v. 12, p. 47-63, 2001.

12.
SARMENTO, M. J.2001SARMENTO, M. J.. Infância, Exclusão Social e Educação para a Cidadania Activa. Movimento (Niterói), v. 3, n.Maio, p. 53-74, 2001.

13.
SARMENTO, M. J.2000SARMENTO, M. J.. Sociologia da Infância: Correntes, Problemáticas e Controvérsias. Sociedade e Cultura Cadernos do Noroeste, v. 13, n.02, p. 145-164, 2000.

14.
SARMENTO, M. J.2000SARMENTO, M. J.. A Infância e o Trabalho: a (re)construção social dos ofícios da criança. Forum Sociológico, v. 03, n.04, p. 33-47, 2000.

15.
SARMENTO, M. J.2000SARMENTO, M. J.; SILVA, R. ; COSTA, S. . As Penas do Galo de Barcelos: Infância, trabalho e lazer no Vale do Cávado. Arquivos da Memória Centro de Estudos de Etnologia Portuguesa, v. 6, n.7, p. 47-64, 2000.

16.
SARMENTO, M. J.2000SARMENTO, M. J.. Educação, Cidadania e Exclusão Social.. Território Educativo, v. 8, p. 24-35, 2000.

17.
SARMENTO, M. J.2000SARMENTO, M. J.; SILVA, R. ; COSTA, S. . Para além da escola: trabalho e educação em alunos do ensino básico. Revista Galego Portuguesa de Psicologia e Educación, v. 6, n.4, p. 399-415, 2000.

18.
SARMENTO, M. J.1999SARMENTO, M. J.. Agrupamentos educativos, territorialização e autonomia: raízes estruturais e efeitos de superfície.. Aprender, v. 23, p. 18-24, 1999.

19.
SARMENTO, M. J.1999SARMENTO, M. J.. Escola Básica: sinais de Abril num tempo descontínuo. Revista Portuguesa de Educação, v. 12, n.1, p. 149-169, 1999.

20.
SARMENTO, M. J.1999SARMENTO, M. J.. Percursos de exclusão e de inclusão social das gerações jovens.. Infância e Juventude, v. 99, n.2, p. 47-67, 1999.

21.
SARMENTO, M. J.1998SARMENTO, M. J.. Autonomia e regulação da mudança organizacional das escolas.. Revista de Educação (Lisboa), p. 15-27, 1998.

22.
SARMENTO, M. J.1998SARMENTO, M. J.. Escola Primária: sedimentação normativa e mudança organizacional. Inovação, v. 11, n.1, p. 33-52, 1998.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SARMENTO, M. J.. Crianças, Cidade e Cidadania. 1. ed. Guimarães: ADCL, 2016.

2.
SARMENTO, M. J.; VEIGA, F. (Org.) . Pobreza infantil: realidades, desafios, propostas. 1. ed. Porto: Húmus, 2010. 191p .

3.
SARMENTO, M. J.; GOUVEA, M. C. S. (Org.) . Estudos da infância: educação e práticas sociais. 1. ed. Vozes, 2008. v. 1. 280p .

4.
SARMENTO, M. J.. Lógicas de Acção nas Escolas. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional., 2000.

5.
SARMENTO, M. J.. Autonomia das Escolas: Políticas e Práticas - Antologia.. Porto: Edições Asa, 2000.

6.
SARMENTO, M. J.; BANDEIRA, A. ; DORES, R. . Trabalho Domiciliário Infantil: Um estudo de Caso no Vale do Ave.. Lisboa: Programa para a Erradicação da Exploração do Trabalho Infantil, 2000.

7.
SARMENTO, M. J.; PINTO, M. . Saberes Sobre As Crianças: Para um Bibliografia sobre as Crianças e a Infância em Portugal - 1974-1988. Braga: Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho., 1999.

8.
SARMENTO, M. J.; FORMOSINHO, J. ; FERNANDES, A. S. ; FERREIRA, F. I. . Comunidades Educativas. Novos Desafios à Educação Básica.. Braga: Livraria Minho, 1999.

9.
SARMENTO, M. J.; SOUSA, T. B. ; FERREIRA, F. I. . Tradição e Mudança na Escola Rural. Lisboa: DAPF-Ministério da Educação (Colecção: A Reforma Educativa e o Prodep), 1998.

10.
SARMENTO, M. J.; PINTO, M. (Org.) . As Crianças: Contextos e Identidades. Braga: Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho., 1997.

Capítulos de livros publicados
1.
SARMENTO, Manuel Jacinto; Marchi, Rita de Cássia ; Trevisan, Gabriela de Pina . Beyond the Modern `Norm of Childhood: Children at the Margins as a Challenge for the Sociology of Childhood. In: Claudio Baraldi; Tom Cockburn. (Org.). Theorising Childhood. 1ed.: Springer International Publishing, 2018, v. , p. 135-157.

2.
SARMENTO, M. J.; FOLQUE, M. A. ; TOMAS, C. ; VILARINHO, E. ; SANTOS, L. ; HOMEM, L. F. . Pensar a educação da infância e os seus contextos. In: SILVA, Manuela; CABRITO, Belmiro; FERNANDES, Graça Leão; LOPES, Margarida Chagas; RIBEIRO, Maria Eduarda; CARNEIRO, Maria do Rosário. (Org.). Pensar a Educação: temas sectoriais. 1ed.Lisboa: Educa Organizações, 2016, v. , p. 9-46.

3.
SARMENTO, M. J.. Para uma agenda da educação da infância em tempo integral assente nos direitos da criança. In: Vania Carvalho de Araújo. (Org.). Educação infantil em jornada de tempo integral: dilemas e perspectivas. 1ªed.Vitória-ES: Edufes, 2015, v. 1, p. 61-89.

4.
SARMENTO, M. J.. O trabalho das crianças é na escola: debates e controvérsias sobre trabalho infantil e a educação como trabalho. In: M. G. ARROYO; M. A. L. VIELLA; M. R. SILVA. (Org.). Trabalho Infância: Exercícios tensos de ser criança. Haverá espaço na agenda pedagógica?. 1ed.Petrópolis: Editora Vozes, 2015, v. , p. 55-82.

5.
SARMENTO, M. J.; TREVISAN, G. ; SOARES, N. F. . A redefinição das condições estruturais da infância e a crise econômica em Portugal. In: DIOGO, F. ; CASTRO, A. ; PERISTA, P.. (Org.). Pobreza e exclusão social em Portugal: contextos, transformações e estudos. 1ed.V.N. Famalicão: Húmus, 2015, v. 1, p. 81-99.

6.
SARMENTO, M. J.. Metodologias Visuais em Ciências Sociais. In: L. L. Torres; J.A. Palhares. (Org.). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais da Educação. 1ed.V.N.Famalicão: Húmus, 2014, v. 1, p. 197-218.

7.
SARMENTO, M. J.. Na escola de antigamente aprendia-se mais do que na de hoje?. In: SOEIRO, Jose; CARDINA, Miguel; SERRA, Nuno. (Org.). Não acredite em tudo o que pensa: mitos do senso comum na era da austeridade. 1ed.Lisboa: , 2013, v. , p. 189-201.

8.
SARMENTO, M. J.. A Sociologia da Infância e a sociedade contemporânea. In: ENS, Romilda Teodora; GARANHANI, Marynelma Camargo. (Org.). Sociologia da Infância e a Formação de Professores. 1ed.Curitiba: Universitária Champanat, 2013, v. , p. 13-46.

9.
SARMENTO, M. J.. Infância contemporânea e educação infantil: uma perspectiva a partir dos direitos da criança. In: M.A. Salmaze; O. A. Almeida. (Org.). Primeira Infância no Século XXI: direito das crianças de viver, brincar, explorar e conhecer o mundo. 1ed.Campo Grande - MT: Editora Oeste/OMEP Brasil, 2013, v. , p. 131-148.

10.
SARMENTO, M. J.. Conhecer a infância: os desenhos das crianças como produções simbólicas. In: PRADO, Patrícia Dias; , MARTINS FILHO, Altino José. (Org.). Das pesquisas com crianças à complexidade da Infância. 1ed.Campinas: Autores Associados, 2011, v. , p. 27-60.

11.
SARMENTO, M. J.; SOARES, N. F. ; TOMAS, C. . Jogos de imagens e espelhos: um olhar sobre a infância e as crianças em Portugal. In: Müller, Verônica Regina. (Org.). Crianças dos países de Língua Portuguesa: história, culturas e direitos. 1ed.Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2011, v. , p. 189-227.

12.
SARMENTO, M. J.. Pobreza infantil: factos, interpretações e desafios políticos. In: SARMENTO, M. J. ; VEIGA, Fátima. (Org.). Pobreza infantil: realidades, desafios, propostas. 1ed.Porto: Húmus, 2010, v. , p. 179-191.

13.
SARMENTO, M. J.. A Globalização e a Infância: Impactos na Condição Social e na Escolaridade. In: R. Leite Garcia (Org.). (Org.). Em Defesa da Educação Infanti. Rio de janeiro: , 2001, v. , p. 13-28.

14.
SARMENTO, M. J.. A Infância e a Exclusão social. In: B. Pereira; A. P. Pinto (Org.). (Org.). A Escola e a Criança em Risco: Intervir para Prevenir. Porto: Asa, 2001, v. , p. 75-91.

15.
SARMENTO, M. J.; PARENTE, C. ; MATOS, P. S. ; SILVA, O. S. E. . A edificação dos TEIP como sistemas de acção educativa concreta. In: Vários. (Org.). Territórios Educativos de Intervenção Prioritária: Construção Ecológica da Acção Educativa. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 2000, v. , p. 105-138.

16.
SARMENTO, M. J.. Nota de Apresentação. In: Manuel Jacinto Sarmento (Org.). (Org.). Autonomia das Escolas: Políticas e Práticas - Antologia. Porto: Asa, 2000, v. , p. 07-10.

17.
SARMENTO, M. J.. Dilemas, Dinâmicas e Lógicas de Acção nas Escolas.. In: Fund. para Desenv. do Vale de Campanhã. (Org.). Escola, Culturas e (Des)envolvimento.. Porto: Fundação para o Desenvolvimento do Vale de Campanhã, 2000, v. , p. 91-102.

18.
SARMENTO, M. J.. Introdução. In: Manuel Pinto; Manuel Jacinto Sarmento (Org.). (Org.). Saberes Sobre As Crianças: Para um Bibliografia sobre as Crianças e a Infância em Portugal - 1974-1988. Braga: Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho., 1999, v. , p. 09-22.

19.
SARMENTO, M. J.. Cnrtos de Autonomia e aprendizagem organizacional das escolas.. In: A. Carvalho; J. M. Alves; M. J. Sarmento. (Org.). , Contratos de Autonomia, Aprendizagem Organizacional e Liderança. Porto: Asa (Cadernos Pedagógicos), 1999, v. , p. 33-45.

20.
SARMENTO, M. J.. As crianças, o trabalho, a economia e o desenvolvimento social. In: Manuel Pinto; Manuel Jacinto Sarmento (Org.). (Org.). Saberes Sobre As Crianças: Para um Bibliografia sobre as Crianças e a Infância em Portugal - 1974-1988. Braga: Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho., 1999, v. , p. 139-155.

21.
SARMENTO, M. J.. Autonomia, Práticas de Regulação das Escolas e Regulamento Interno. In: F. Diogo (Org.). (Org.). Regulamento Interno e Construção da Autonomia das Escolas.. Porto: Asa (Cadernos Pedagógicos), 1998, v. , p. 13-23.

22.
SARMENTO, M. J.. Profissionalidade. In: J. Matias Alves (Coord.). (Org.). Professor, Stress e Indisciplina.. Porto: Porto Editora (Dossier Rumos), 1998, v. , p. 73-75.

23.
SARMENTO, M. J.; PINTO, M. . As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo. In: M. Pinto; M. J. Sarmento (Coord.). (Org.). As Crianças: Contextos e Identidades.. Braga: Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho., 1997, v. , p. 09-30.

24.
SARMENTO, M. J.; MEIRA, E. ; NEIVA, O. ; RAMOS, A. ; COSTA, A. M. E. . A escola e o trabalho em tempos cruzados. In: M. J. Sarmento (Coord.); M. Pinto. (Org.). As Crianças: Contextos e Identidades.. Braga: Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho., 1997, v. , p. 265-293.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SARMENTO, M. J.. Educação para uma Cidadania Activa. Cadernos Pedagógicos- RCI, p. 21 - 22.

2.
SARMENTO, M. J.. As Crianças e as organizações - desafios à gestão de instituições para a infância.. Cidade Solidária, p. 24 - 27.

3.
SARMENTO, M. J.. Educação Básica, Básicos Direitos.. A Página da Educação., p. 5 - 5.

4.
SARMENTO, M. J.. Venturas e desventuras da nova matriz de gestão. Correio da Educação, p. 01 - 02.

5.
SARMENTO, M. J.. Dez anos do Relatório Final da Comissão de Reforma. e depois?. Rumos - Jornal de Informação Pedagógica, p. 27 - 27.

6.
SARMENTO, M. J.. A Sida, as Crianças e a Escola. Sidadão,, p. 10 - 11.

7.
SARMENTO, M. J.. O Nível Desce.. Rumos - Jornal de Informação Pedagógica., p. 17 - 18.

8.
SARMENTO, M. J.. O Cratês em discurso directo: ideologia e proposta política. Le Monde Diplomatique - edição portuguesa, Portugal, p. 2 - 3.

9.
SARMENTO, M. J.. Os direitos da criança e a escola. Correio da Educação, p. 01 - 02.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SARMENTO, M. J.. Infância, Exclusão Social e Educação como Utopia Realizável. In: Forum Mundial de Educação., 2001, Porto Alegre. Anais do Foeum Mundial da Educação, 2001.

2.
SARMENTO, M. J.. A Globalização e a Infância: impactos na condição social e na escolaridade. In: Cruzar Saberes em Educação. O Particular e o Global no Virar do Milénio, 2000, Porto. Anais do evento, 2000.

3.
SARMENTO, M. J.. Os ofícios da criança. In: Os Mundos Culturais e Sociais da Infância, 2000, Braga. Vários. Braga: Instituto de Estudos da Criança - Universidade do Minho, 2000. v. II. p. 125-145.

4.
SARMENTO, M. J.; LOUREIRO, A. . Um pé cá e outro lá: Percursos escolares de crianças com experiências migratórias. In: Os Mundos Culturais e Sociais da Infância., 2000, Braga. Vários. Braga: Instituto de Estudos da Criança - Universidade do Minho, 2000. v. III. p. 199-217.

5.
SARMENTO, M. J.. Infância e Trabalho: Contextos e Práticas Sociais. In: Seminário Exploração do Trabalho Infantil: Conhecer, Intervir, 2000, Braga e Matosinhos. Actas do Seminário, 2000. p. 41-52.

6.
SARMENTO, M. J.. Autonomia das Escolas: Dinâmicas Organizacionais e Lógicas de Acção.. In: A Territorialização das Políticas Educativas, 1998, Guimarães. Actas do Seminário., 1998. p. 43-57.

Apresentações de Trabalho
1.
SARMENTO, M. J.; SOARES, N. F. ; TOMAS, C. ; SANTANA, J. . Investigação participativa com crianças: os desafios para a construção de formas renovadas de conhecimento sobre e com as crianças. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SARMENTO, M. J.; DORNELLES, L. ; FERNANDES, N. ; FERREIRA, M. ; TREVISAN, G. . Travessias e Travessuras nos Estudos da Criança. Atas do III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
SARMENTO, M. J.; CARVALHO, L. M. . Editorial, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

3.
SARMENTO, M. J.; TOMAS, C. A. . Editorial. Porto, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

4.
SARMENTO, M. J.; TOMAS, C. A. . Editorial, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

5.
SARMENTO, M. J.; FERNANDES, P. ; SEIXAS, A. M. . Editorial, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

6.
SARMENTO, M. J.. A criança cidadã: vias e encruzilhadas. Lisboa: UNIPOP, 2012 (Bibliografia Temática).

7.
SARMENTO, M. J.. Jogos, brinquedos e brincadeiras: trajectos intergeracionais. Vila Verde, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

8.
SARMENTO, M. J.; VEIGA, F. . Pobreza infantil: realidades, desafios, propostas. Porto, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

9.
SARMENTO, M. J.. Outras Infâncias. Braga, 2001. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

10.
SARMENTO, M. J.. Congresso Internacional sobre os Mundos Culturais e Sociais da Infância. IEC - Informação, 2000 (Comissão Científica de Congresso).

11.
SARMENTO, M. J.. Trabalho infantil. Braga: CEDIC, 1999 (Bibliografia Temática).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SARMENTO, M. J.. Carta da cidadania infantojuvenil do Concelho de Guimarães. 2016.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SARMENTO, M. J.; RICHTER, A. C. ; BASSANI, J. J. ; VAZ, A. F. . Entrevista com o professor Manuel Jacinto Sarmento: infância, corpo e educação física. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
ARAUJO, V. C. ; SARMENTO, M. J. ; SCHUCHTER, T. M. ; PEIXOTO, E. M . Educação Infantil em Jornada de Tempo Integral. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
SARMENTO, M. J.; REVISTA EDUCAÇÃO . É preciso ouvir as crianças. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
SARMENTO, M. J.; PAULA, E. ; NAZARIO, R. . Entrevista com o prof. Manuel Sarmento. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
SARMENTO, M. J.; MULLER, F. ; DELGADO, A. C. C. . Infâncias, tempos e espaços: um diálogo com Manuel Jacinto Sarmento. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SARMENTO, M. J.; CABEÇA, M. D. P.. Participação em banca de Manuel Dinis P. Cabeça. Actores e Autores. Os Discursos sobre as autonomias das escolas.. 2002. Dissertação (Mestrado em Admistração Educacional) - Universidade de Lisboa.

2.
SARMENTO, M. J.; LOUREIRO, A. M. M.. Participação em banca de Alexandra Maria Magalhães Loureiro. Impacto do fenómeno migratório na escola. Da integração à inclusão de uma população escolar do Norte de PortugaL.. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Universidade do Minho.

3.
SARMENTO, M. J.; GARCEZ, Z. M. L.. Participação em banca de Zaida Morais Lima Garcez. Crianças Educam Adultos - Os Jardins de Infância com contextos institucionais de Educação de Adultos. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação de Adultos) - Universidade do Minho.

4.
SARMENTO, M. J.; FULLGRAF, J. B. G.. Participação em banca de Jodete Bayer Gomes Fullgraf. A Infância de Papel e o Papel da Infância. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
SARMENTO, M. J.; SIMÕES, J. C. M.. Participação em banca de João Carlos Martins Simões. A Mobilização no Contexto Organizacional da Escola - as relações e interrelações dos actores e os processos organizacionais na construção de um projecto de Currículos Alternativos. 2000. Dissertação (Mestrado em Organizações Educativas e Administração Escolar) - Universidade do Minho.

6.
SARMENTO, M. J.; LOPES, M. C. R. V. E. G.. Participação em banca de Maria Conceição Ramos Vidal e Gomes Lopes. Autonomia das escolas (Decreto-Lei nº 43/89): Estudo retrospectivo (1987-1991). 1999. Dissertação (Mestrado em Admistração Educacional) - Universidade de Lisboa.

7.
SARMENTO, M. J.; SILVA, G. DE C.. Participação em banca de Geysa de Castro Silva. Pesquisa-Acção: dinamização do currículo para desenvolvimento da escola rural em comunidade. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação de Adultos) - Universidade de Lisboa.

8.
SARMENTO, M. J.; DIOGO, F. L. T.. Participação em banca de Fernando Luís Teixeira Diogo. A(s) Identidade(s) do Gestor Escolar. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade do Porto.

9.
SARMENTO, M. J.; GONÇALVES, L. A. L.. Participação em banca de Luís António Lameirão Gonçalves. A Educação Ambiental numa Escola do 1º ciclo do Ensino Básico: Estudo sobre as representações teórico-práticas dos professores. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade Cultural) - Universidade do Porto.

10.
SARMENTO, M. J.; DIAS, R. C.. Participação em banca de Regina Célia Dias. Movimento das Mulheres para a Construção de uma Creche. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade do Porto.

11.
SARMENTO, M. J.; OLIVEIRA, M. C. C.. Participação em banca de Maria Clara Costa Oliveira. A Administração dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária - Poderes Funcionais Assumidos. 1998. Dissertação (Mestrado em Administração Escolar) - Universidade de Aveiro.

12.
SARMENTO, M. J.; GUIMARÃES, F. M. S.. Participação em banca de Fernando Manuel Seixas Guimarães. Em Torno da Conformidade. Uma História de Quotidianos e Destinos de Vida dos Operários Texteis do Vale do Ave (1896-1955).. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação de Adultos) - Universidade do Minho.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
10 émnes Journées de Sociologie de l'Enfance la Sociologie de l'Enfance à l'épreuve de nouveaux objets.Une Sociologie politique de l'Enfance. 2011. (Outra).

2.
10th Conference International of the European Sociological Association Social relations in turbulent times.The child and the city: children's citizenship, participation and the right to urban life. 2011. (Outra).

3.
A criança e o jogo no contexto educativo: concepções, especificidades e perspectivas. Coisa de criança: Infância, Culturas Infantis e contemporaneidade. 2011. (Congresso).

4.
Colóquio Crise, Pobreza e Exclusão Social: perspectivas sociológicas.Apresentação das conclusões. 2011. (Outra).

5.
II Ciclo de aulas abertas em metodologia de investigação em educação e formação.Metodologias visuais e Ciências Sociais. 2011. (Outra).

6.
Jornadas comemorativas do 22º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança: abrir portas onde conversávamos entre janelas... pensar os Direitos da Criança no diálogo entre Crianças e Adultos.As crianças na cidade: existência, ação social e participação política. 2011. (Outra).

7.
Os estudos da criança: desafios atuais.Os estudos da criança: desafios atuais. 2011. (Outra).

8.
Seminário da Primeira República aos tempos atuais: um século de afirmação legal da criança.A criança: um século na construção social da infância. 2011. (Seminário).

9.
Seminário do Mestrado em Educação da FURB.A sociologia da Infância e a educação das crianças na sociedade contemporânea. 2011. (Seminário).

10.
V Encontro do CIED - Escola e Comunidade.Investigação participativa com crianças: os desafios para a construção de formas renovadas de conhecimento sobre e com as crianças. 2011. (Encontro).

11.
X Congresso Nacional EDUCERE e I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação. Infância, Internet e o novo ofício da criança. 2011. (Congresso).

12.
X Congresso Nacional EDUCERE e I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação. Sociologia da Infância e Segunda Modernidade. 2011. (Congresso).

13.
21º Aniversário da Convenção sobre os Direitos das Crianças.Infância, Cidade, Cidadania. 2010. (Outra).

14.
Ciclo de Conferências em Serviço Social.Sociedade de risco e políticas sociais para a Infância. 2010. (Outra).

15.
Colóquio Dinâmicas actuais da pobreza e da exclusão social.Pobreza, exclusão e políticas públicas inclusivas para a Infância. 2010. (Outra).

16.
Colóquio Internacional "Desafios do Serviço Social: políticas, intervenções e luta contra a pobreza e a exclusão".Exclusão de crianças e jovens:factores estruturais e políticas e práticas de intervenção. 2010. (Outra).

17.
Conferência Educação e Culturas Infantis.Educação e Culturas Infantis. 2010. (Outra).

18.
Conferência Educação e Culturas Infantis.Educação e Culturas Infantis. 2010. (Outra).

19.
Congresso Internacional Escolar. Infância, bem-estar e emancipação. 2010. (Congresso).

20.
I Congresso Internacional de Educação Infantil: o brincar como direito da criança. Culturas da Infância e Educação. 2010. (Congresso).

21.
II Encontro Internacional de Educação Infantil do Rio Grande do Norte.Culturas da Infância e Educação Infantil. 2010. (Encontro).

22.
III congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos. A criança, a educação e a condição de aluno. 2010. (Congresso).

23.
Seminaire de Doctoract en Sciences de l'Education.La sociologie de l'Enfance et la société contemporaine: les apports de la sociologie lusophone. 2010. (Seminário).

24.
Seminário "Estou aqui, agora? E depois? Criança institucionalizada: implicações sociais, políticas e educacionais.Implicações na educação das crianças institucionalizadas. 2010. (Seminário).

25.
XVII ISA World Congress of Sociology. Children in the city: political competences and agency. 2010. (Congresso).

26.
Conferência Internacional "Políticas de Combate à Exploração do Trabalho Infantil.Moderador de Painel. 2001. (Outra).

27.
Encontro Educar para a Cidadania.Painel O(s) desafio(s) da Educação para a Cidadania. 2001. (Encontro).

28.
Forum Criança: Políticas de Protecção, Políticas de Cidadania.A exclusão social e políticas integradas para a Infância. 2001. (Outra).

29.
Forum Mundial da Educação.Infância, Exclusão Social e Educação como Utopia Realizável. 2001. (Outra).

30.
II Ciclo de Conferências da Educação Pré-Escolar.Infância e Educação: Administração Simbólica e Políticas Públicas. 2001. (Outra).

31.
II Congressso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. Comentador em Sessão de Debate. 2001. (Congresso).

32.
II Congressso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. Infância, Exclusão social e educação para uma cidadania activa. 2001. (Congresso).

33.
III Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.Exclusão Social e Negação dos Direitos da Criança. 2001. (Outra).

34.
Journées Scientifiques: Sociologie de l'Enfance - Objets et Paradigmes.Nouvelles sur la reinstitutionalisation de l'enfance ». 2001. (Outra).

35.
Seminário "Crescer na Sombra. Crianças em Situação de Risco.Infância e Cidadania Activa. 2001. (Seminário).

36.
Seminário Europeu Serviço Social no Novo Milénio: Formação, Políticas Sociais e Emprego..Comunicação no workshop A Educação como Factor Essencial ao Desenvolvimento Sustentado. 2001. (Seminário).

37.
23ª Reunião anual da ANPED.Múltiplos olhares sobre a pesquisa educacional na infância. 2000. (Outra).

38.
4º Forum da Comunidade Educativa. Escola, Culturas e (Des)envolvimento.Dilemas, Dinâmicas e Lógicas de Acção nas Escolas. 2000. (Outra).

39.
A Infância sob um Olhar Multidisciplinar.A Infância: Paradigmas, correntes e perspectivas e comunicação na mesa-redonda A infância sob um olhar multidisciplinar). 2000. (Seminário).

40.
As crianças e os adolescentes na escola: motivações, constrangimentos e terapias.A escola e as gerações jovens - crise institucional e refundação cívica. 2000. (Outra).

41.
Concepções da Infância ao longo da Modernidade.Conferência Concepções da Infância ao longo da Modernidade. 2000. (Outra).

42.
Conferência "A infância: crise ou cidadania?".A infância: crise ou cidadania?. 2000. (Outra).

43.
Congrès International de l'Association de Sociologie en Langue Française. « La Globalisation et l'Enfance: les impacts sur « le métier d'enfant ». 2000. (Congresso).

44.
Congresso Internacional Os Mundos Culturais e Sociais da Infância. Os ofícios da criança e em co-autoria com Alexandra Loureiro Um pé cá e outro lá: Percursos escolares de crianças com experiências migratórias). 2000. (Congresso).

45.
Cruzar Saberes em Educação. O Particular e o Global no Virar do Milénio. A Globalização e a Infância: impactos na condição social e na escolaridade). 2000. (Congresso).

46.
Forum Europeu: a Criança Cidadão da Europa.Painel: Propostas para uma Política integrada e transversal da Infância contra a Exclusão e a Discriminação. 2000. (Outra).

47.
Forum Identidade(s.Criança- sujeito e actor social. 2000. (Outra).

48.
Fórum Metamorfoses Lúdicas..Mundos da Infância: Educação, Trabalho e Lazer na Modernidade Tardia.. 2000. (Outra).

49.
Seminário de Avaliação dos Projectos Ser Criança do Distrito de Braga.Comentário de avaliação. 2000. (Seminário).

50.
V Congresso Galego-Português de Psicopedagoxia. Para além da escola: trabalho e educação em alunos do ensino básico, em co-autoria com Raquel Silva e Salete Costa. 2000. (Congresso).

51.
Violências.A criança e o Trabalho. 2000. (Seminário).

52.
1º ciclo de Conferências Educação pré-Escolar..A educação e os Contextos de Vida das Crianças. 1999. (Outra).

53.
1º Encontro dos Projectos "Ser Criança" do Distrito de Braga.Elaboração e apresentação das conclusões do Encontro. 1999. (Encontro).

54.
2º seminário CFEAGO.A Infância e a Ordem Escolar: poderes, interacções e direitos. 1999. (Seminário).

55.
A Educação, o território e os desafios contemporâneos.Conferência. 1999. (Outra).

56.
Colloque International Xénophilie/Xénophobie et Diffusion des Langues.Un pied de chaque côté : les parcours scolaires des enfants avec une expérience migratoire, em co-autoria com Alexandra Loureiro. 1999. (Outra).

57.
Colóquio Reinvenção da Escola: Ideologias e Profissionalidades.Autonomia institucional e lógicas de acção nas escolas. 1999. (Outra).

58.
Curso de Verão 1999.Crianças e jovens em risco: Contributos da educação e da formação. 1999. (Outra).

59.
Encontro "Em nome do FILHO - crianças maltratadas"..As Crianças e as Comunidades - Crise Social e Cidadania da Infância. 1999. (Encontro).

60.
Encontro A Escola e a Criança em Risco: Intervir para Prevenir.As Crianças e a Exclusão Social. 1999. (Encontro).

61.
Encontro Interescolas do Projecto PATO.Elaboração e apresentação das Conclusões. 1999. (Encontro).

62.
Encontro Nacional dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária.Apresentação do estudo Dimensões Organizacionais e Administrativas dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária.). 1999. (Encontro).

63.
Entre a Escola e o Trabalho : Labirintos de um Percurso.comentário a comunicações apresentadas. 1999. (Seminário).

64.
Exploração do Trabalho Infantil - Conhecer, Intervir.Infância e Trabalho: Contextos e práticas sociais. 1999. (Outra).

65.
Jornadas Setembro Cigano.Escolarização das crianças ciganas. Desafios a um Olhar Anti-Etnocêntrico. 1999. (Outra).

66.
Seminário "25 Anos de Formação em Liberdade".Painel Da Formação dos Valores da Democracia.. 1999. (Seminário).

67.
Seminário "Direcção, gestão e avaliação das escolas e os contratos de autonomia - A prova real.Intervenção em painel. 1999. (Seminário).

68.
Seminário "Direcção, gestão e avaliação das escolas e os contratos de autonomia - A prova real".Intervenção em painel. 1999. (Seminário).

69.
Seminário Desenvolvimento da Educação - Tendências de Mudança.Tradição e Mudança na Escola Rural. 1999. (Seminário).

70.
Sessão da CNASTI no 1º Aniversário da Marcha contra o Trabalho Infantil.Intervenção em painel. 1999. (Outra).

71.
Workshop de Projectos de Luta contra a Pobreza.Co-orientação do workshop. 1999. (Outra).

72.
XIV World Conference of International of IPA - International Association for the Child's Right to Play.Trabalho e Lazer no Quotidiano das Crianças. 1999. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARAUJO, V. C. ; SARMENTO, M. J. ; SILVEIRA, A. G ; BRAGA, A. ; SOUZA, E. M. ; PEIXOTO, E. M ; RAMOS, I. O ; AQUINO, L. M. M. ; JANN, M ; XAVIER, M. J ; SILLER, R. R ; VIEIRA, V. G ; OLIVEIRA, T. L ; SIQUEIRA, L. A. R. ; BRITO, J. F. G. ; FRANCISCO, L. L. ; SILVA, J. S. ; SOARES, L. P. R. G. . Seminário Nacional Infâncias e Juventudes na cidade: um diálogo com a educação. 2017. (Outro).

2.
SARMENTO, M. J.; FERNANDES, N. ; VILARINHO, E. ; TREVISAN, G. ; CORTESAO, I. ; PEQUITO, P. ; NEVES, I. ; SAMAGAIO, F. ; FERREIRA, M. ; SOUSA, R. R. ; DORNELLES, L. . III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança: travessias e travessuras nos estudos das crianças. 2016. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Natália Fernandes Soares. Políticas e Práticas para uma Cidadania Efectiva para a Infância: Representações Sociais sobre Direitos da Criança em Contexto Educacional.. Início: 2001. Tese (Doutorado em Estudos da Criança) - Universidade do Minho. (Orientador).

2.
Joaquim José Araujo Marques de Oliveira. A Educação em Meio Rural como Paleta de Possibilidades para o Desenvolvimento Local: Contributos da Escola do 1º ciclo do ensino básico e do jardim de infância.. Início: 2001. Tese (Doutorado em Estudos da Criança) - Universidade do Minho. (Orientador).

3.
Ana Cristina Coll Delgado. Creches Domiciliares em São Gonçalo: Os significados do trabalho de tomar conta de crianças para os profissionais de creches e familiares. Início: 2001. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).

4.
Maria João da Silva Nascimento. Modelos de Intervenção face ao Trabalho Infantil em Contexto Rural. Início: 2000. Tese (Doutorado em Estudos da Criança) - Universidade do Minho. (Orientador).

5.
Ana Cristina Martins Correia Soares. A Criança e o Adolescente Enquanto Consumidores. Técnicas de Comunicação Versus Comportamentos de Consumo Consequentes. Início: 2000. Tese (Doutorado em Estudos da Criança) - Universidade do Minho. (Orientador).

6.
Paula Cristina Marques Martins. Avaliação dos Contextos de Guarda de Crianças Maltratadas do Distrito de Braga. Início: 1998. Tese (Doutorado em Estudos da Criança) - Universidade do Minho. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Marilene Elza das Chagas. Mobilidade e Autonomia na Infância: um estudo sociológico a partir das experiências das crianças nos espaços-itinerários entre casa/Núcleo de Educação Infantil/casa. 2014. Dissertação (Mestrado em Sociologia da Infância) - Instituto de Educação/Universidade do Minho - Portugal, . Orientador: Manuel José Jacinto Sarmento Pereira.

2.
Vanessa Antunes Neves. Crescer beneficiário do rendimento social de inserção. 2012. Dissertação (Mestrado em Estudos da Criança - Sociologia da Infância) - Universidade do Minho, . Orientador: Manuel José Jacinto Sarmento Pereira.

3.
Fernando Ferreira Coelho. A gestão de equipas de educação multidisciplinares: um estudo de caso sobre a acção educativa em contexto PIEF pela inclusão escolar. 2012. Dissertação (Mestrado em Administração e organização escolar) - Universidade Católica Portuguesa, . Orientador: Manuel José Jacinto Sarmento Pereira.

4.
Ricardo Miguel Simões Garcia. Narrativas Gráficas em Contextos Pediátricos. 2012. Dissertação (Mestrado em Sociologia da Infância) - Instituto de Educação/Universidade do Minho - Portugal, . Orientador: Manuel José Jacinto Sarmento Pereira.

5.
Maria Augusta Freitas Ribeiro de Carvalho. O luto na criança: perspectivas sociológicas da perda na criança. 2011. Dissertação (Mestrado em Sociologia da Infância) - Universidade do Minho, . Orientador: Manuel José Jacinto Sarmento Pereira.

6.
Anabela Soares de Sousa Loureiro. A cidade também é nossa: jardim da infância, espaço urbano e educação para a cidadania. 2010. Dissertação (Mestrado em Sociologia da Infância) - Universidade do Minho, . Orientador: Manuel José Jacinto Sarmento Pereira.

7.
Zaida Morais Lima Garcez. Crianças Educam Adultos - Os Jardins de Infância com contextos institucionais de Educação de Adultos. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação de Adultos) - Universidade do Minho, . Orientador: Manuel José Jacinto Sarmento Pereira.

8.
Alexandra Maria Magalhães Loureiro. Impacto do fenómeno migratório na escola. Da integração à inclusão de uma população escolar do Norte de Portugal.. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Universidade do Minho, . Orientador: Manuel José Jacinto Sarmento Pereira.

9.
João Carlos Martins Simões. A Mobilização no Contexto Organizacional da Escola - as relações e interrelações dos actores e os processos organizacionais na construção de um projecto de Currículos Alternativos. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Organizações Educativas e Administração Escolar) - Universidade do Minho, . Orientador: Manuel José Jacinto Sarmento Pereira.

Tese de doutorado
1.
Joana Campos Louçã. Whe learn in a different way. Instead of listening we did things. Body and movement on primary school education. 2017. Tese (Doutorado em Estudos da Criança - especialidade de Sociologia da infância) - Instituto de Educação/Universidade do Minho - Portugal, Fundação de Ciência e Tecnologia - Portugal. Orientador: Manuel José Jacinto Sarmento Pereira.

2.
Sandra Marlene Mendes Barra. A Infância na Latitude Zero - As brincadeiras da 'criança global' africana. 2016. Tese (Doutorado em Estudos da Criança - especialidade de Sociologia da infância) - Instituto de Educação/Universidade do Minho - Portugal, Fundação de Ciência e Tecnologia - Portugal. Orientador: Manuel José Jacinto Sarmento Pereira.

3.
Eliete Verbena Garcia. Lugares da infância: mobilidade e práticas cotidianas das crianças nos espaços sociais de interação. 2014. Tese (Doutorado em Estudos da Criança - especialidade de Sociologia da infância) - Instituto de Educação/Universidade do Minho - Portugal, . Orientador: Manuel José Jacinto Sarmento Pereira.

4.
Gabriela de Pina Trevisan. 'Somos as pessoas que temos de escolher, não são as outras pessoas que escolhem por nós'. Infância e cenários de participação pública: uma análise sociológica dos modos de codecisão das crianças na escola e na cidade. 2014. Tese (Doutorado em Estudos da Criança - especialidade de Sociologia da infância) - Instituto de Educação/Universidade do Minho - Portugal, Fundação de Ciência e Tecnologia - Portugal. Orientador: Manuel José Jacinto Sarmento Pereira.

5.
Maria Emília Santiago Barreto. Brincadeira de Faz de Conta de Crianças em uma Turma de Educação Infantil ? Um Estudo Etnográfico em Sociologia da Infância. 2013. Tese (Doutorado em Estudos da Criança - especialidade de Sociologia da infância) - Instituto de Educação/Universidade do Minho - Portugal, . Orientador: Manuel José Jacinto Sarmento Pereira.

6.
Ana Margarida Von Stein Afonso Palmeira. Perceção, representações e lógicas das crianças sobre o mau trato ? um Estudo de Sociologia da Infância. 2013. Tese (Doutorado em Estudos da Criança - especialidade de Sociologia da infância) - Instituto de Educação/Universidade do Minho - Portugal, . Orientador: Manuel José Jacinto Sarmento Pereira.

7.
Maria das Dores Oliveira Rafael de Oliveira. A Criança face à Publicidade e ao Marketing. 2013. Tese (Doutorado em Estudos da Criança - especialidade de Sociologia da infância) - Instituto de Educação/Universidade do Minho - Portugal, . Orientador: Manuel José Jacinto Sarmento Pereira.

8.
Elena Colonna. "Eu é que fico com a minha irmã? : vida quotidiana das crianças na periferia de Maputo". 2012. Tese (Doutorado em Estudos da Criança - especialidade de Sociologia da infância) - Instituto de Educação/Universidade do Minho - Portugal, . Orientador: Manuel José Jacinto Sarmento Pereira.

9.
Alberto Nídio Barbosa de Araújo e Filho. Jogos, brinquedos e brincadeiras: trajectos intergeracionais. 2011. Tese (Doutorado em Estudos da Criança - Sociologia da Infância) - Universidade do Minho, . Orientador: Manuel José Jacinto Sarmento Pereira.

10.
Evelyn Lauria Noronha. As crianças perambulantes-trabalhadoras, trabalhadoras-perambulantes nas feiras de Manaus: um olhar a partir da Sociologia da Infância. 2011. Tese (Doutorado em Estudos da Criança - Sociologia da Infância) - Universidade do Minho, . Orientador: Manuel José Jacinto Sarmento Pereira.

11.
Ângela Maria Scalabrin Coutinho. A acção social dos bebés: um estudo etnográfico no contexto da creche. 2010. Tese (Doutorado em Estudos da Criança - Sociologia da Infância) - Universidade do Minho, . Orientador: Manuel José Jacinto Sarmento Pereira.

12.
Kátia Adair Agostinho. Formas de participação das crianças na Educação Infantil. 2010. Tese (Doutorado em Estudos da Criança - Sociologia da Infância) - Universidade do Minho, . Orientador: Manuel José Jacinto Sarmento Pereira.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Rita de Cássia Marchi. 2016. Instituto de Educação/Universidade do Minho - Portugal, . Manuel José Jacinto Sarmento Pereira.

2.
Luiza Pereira Monteiro. 2016. Instituto de Educação/Universidade do Minho - Portugal, . Manuel José Jacinto Sarmento Pereira.

3.
Miriam Stock Palma. 2016. Instituto de Educação/Universidade do Minho - Portugal, . Manuel José Jacinto Sarmento Pereira.

4.
Adilson De Angelo. 2016. Instituto de Educação/Universidade do Minho - Portugal, . Manuel José Jacinto Sarmento Pereira.

5.
Marcos Antônio Soares. 2015. Instituto de Educação/Universidade do Minho - Portugal, . Manuel José Jacinto Sarmento Pereira.

6.
Ivone Garcia Barbosa. 2015. Instituto de Educação/Universidade do Minho - Portugal, . Manuel José Jacinto Sarmento Pereira.

7.
Ana Rita Silva Almeida Chiara. 2015. Instituto de Educação/Universidade do Minho - Portugal, . Manuel José Jacinto Sarmento Pereira.

8.
Rui Aguiar. 2015. Instituto de Educação/Universidade do Minho - Portugal, . Manuel José Jacinto Sarmento Pereira.

9.
Rosângela Francischini. 2013. Instituto de Educação/Universidade do Minho - Portugal, . Manuel José Jacinto Sarmento Pereira.

10.
Glacy Queirós de Roure. 2013. Instituto de Educação/Universidade do Minho - Portugal, . Manuel José Jacinto Sarmento Pereira.

11.
Leni Vieira Dornelles. 2012. Universidade do Minho, . Manuel José Jacinto Sarmento Pereira.

12.
Rosa Lúcia de Almeida Leite de Castro Madeira. 2012. Instituto de Educação/Universidade do Minho - Portugal, . Manuel José Jacinto Sarmento Pereira.

13.
Admilson Santos. 2012. Instituto de Educação/Universidade do Minho - Portugal, . Manuel José Jacinto Sarmento Pereira.

14.
Valmir Stratopoulas. 2011. Universidade do Minho, . Manuel José Jacinto Sarmento Pereira.

15.
Jussara Maria de Carvalho Guimarães. 2010. Universidade do Minho, . Manuel José Jacinto Sarmento Pereira.

16.
Rosângela Francischini. 2010. Universidade do Minho, . Manuel José Jacinto Sarmento Pereira.

Orientações de outra natureza
1.
Simei Araújo e Silva. Literatura, Infância e Indústria Cultural: ideologia e formação no ensino fundamental. 2011. Orientação de outra natureza. (Estudos da Criança - Sociologia da Infância) - Universidade do Minho. Orientador: Manuel José Jacinto Sarmento Pereira.

2.
Deise Arenhardt. Entre a favela e o castelo: efeitos de geração e classe social nas culturas infantis. 2011. Orientação de outra natureza. (Estudos da Criança - Sociologia da Infância) - Universidade do Minho. Orientador: Manuel José Jacinto Sarmento Pereira.

3.
Moema de Albuquerque Kiehn. Formação docente para Educação Infantil no Brasil: uma análise dos currículos dos cursos universitários. 2010. Orientação de outra natureza. (Estudos da Criança - Sociologia da Infância) - Universidade do Minho. Orientador: Manuel José Jacinto Sarmento Pereira.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SARMENTO, M. J.2012SARMENTO, M. J.. Construir a educação infantil na complexidade do real. Pátio (Porto Alegre. 2002), v. 32, p. 02, 2012.

2.
SARMENTO, M. J.2011SARMENTO, M. J.. A reinvenção do ofício de criança e de aluno. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB), v. 6, p. 581-602, 2011.

3.
SARMENTO, M. J.2010SARMENTO, M. J.; SOUSA, F. . A comunidade piscatória de Câmara de Lobos: Matemática ou matemáticas? Etnomatemática ou (Etno)matemáticas?. Quadrante (Lisboa), v. XIX, p. 115-134, 2010.

4.
SARMENTO, M. J.2010SARMENTO, M. J.; CADEIA, C. ; PALHARES, P. . As crianças ciganas nas feiras e na escola: os seus métodos de cálculo mental. Quadrante (Lisboa), v. XIX, p. 71-92, 2010.

5.
SARMENTO, M. J.2015SARMENTO, M. J.. Uma agenda crítica para os estudos da criança. Revista Currículo sem Fronteira, v. 15, p. 31-49, 2015.

6.
SARMENTO, M. J.2014SARMENTO, M. J.. Um depoimento, em jeito de homenagem, do lado de cá do Atlântico. Interações - Cultura e Comunidade (Online), v. 1, p. 203-205, 2014.

7.
SARMENTO, M. J.2014SARMENTO, M. J.. The economic crisis in Portugal and children?s rights to non-discrimination. TEACHING AND TEACHER EDUCATION, v. 1, p. 38-55, 2014.

8.
SARMENTO, M. J.2015SARMENTO, M. J.. Educação infantil em tempo integral e bem-estar da criança como princípio de justiça. CADERNOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO PPGE-UFES, v. 1, p. 29-44, 2015.

9.
SARMENTO, M. J.2017SARMENTO, M. J.; MARCHI, R. C. . INFÂNCIA, NORMATIVIDADE E DIREITOS DAS CRIANÇAS: TRANSIÇÕES CONTEMPORÂNEAS. EDUCAÇÃO & SOCIEDADE, v. 38, p. 951-964, 2017.


Livros e capítulos
1.
SARMENTO, M. J.; VEIGA, F. (Org.) . Pobreza infantil: realidades, desafios, propostas. 1. ed. Porto: Húmus, 2010. 191p .

2.
SARMENTO, M. J.; GOUVEA, M. C. S. (Org.) . Estudos da infância: educação e práticas sociais. 1. ed. Vozes, 2008. v. 1. 280p .

3.
SARMENTO, M. J.. Crianças, Cidade e Cidadania. 1. ed. Guimarães: ADCL, 2016.

1.
SARMENTO, M. J.. Na escola de antigamente aprendia-se mais do que na de hoje?. In: SOEIRO, Jose; CARDINA, Miguel; SERRA, Nuno. (Org.). Não acredite em tudo o que pensa: mitos do senso comum na era da austeridade. 1ed.Lisboa: , 2013, v. , p. 189-201.

2.
SARMENTO, M. J.. Conhecer a infância: os desenhos das crianças como produções simbólicas. In: PRADO, Patrícia Dias; , MARTINS FILHO, Altino José. (Org.). Das pesquisas com crianças à complexidade da Infância. 1ed.Campinas: Autores Associados, 2011, v. , p. 27-60.

3.
SARMENTO, M. J.; SOARES, N. F. ; TOMAS, C. . Jogos de imagens e espelhos: um olhar sobre a infância e as crianças em Portugal. In: Müller, Verônica Regina. (Org.). Crianças dos países de Língua Portuguesa: história, culturas e direitos. 1ed.Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2011, v. , p. 189-227.

4.
SARMENTO, M. J.. Pobreza infantil: factos, interpretações e desafios políticos. In: SARMENTO, M. J. ; VEIGA, Fátima. (Org.). Pobreza infantil: realidades, desafios, propostas. 1ed.Porto: Húmus, 2010, v. , p. 179-191.

5.
SARMENTO, M. J.. A Sociologia da Infância e a sociedade contemporânea. In: ENS, Romilda Teodora; GARANHANI, Marynelma Camargo. (Org.). Sociologia da Infância e a Formação de Professores. 1ed.Curitiba: Universitária Champanat, 2013, v. , p. 13-46.

6.
SARMENTO, M. J.; FOLQUE, M. A. ; TOMAS, C. ; VILARINHO, E. ; SANTOS, L. ; HOMEM, L. F. . Pensar a educação da infância e os seus contextos. In: SILVA, Manuela; CABRITO, Belmiro; FERNANDES, Graça Leão; LOPES, Margarida Chagas; RIBEIRO, Maria Eduarda; CARNEIRO, Maria do Rosário. (Org.). Pensar a Educação: temas sectoriais. 1ed.Lisboa: Educa Organizações, 2016, v. , p. 9-46.

7.
SARMENTO, M. J.. Metodologias Visuais em Ciências Sociais. In: L. L. Torres; J.A. Palhares. (Org.). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais da Educação. 1ed.V.N.Famalicão: Húmus, 2014, v. 1, p. 197-218.

8.
SARMENTO, M. J.. O trabalho das crianças é na escola: debates e controvérsias sobre trabalho infantil e a educação como trabalho. In: M. G. ARROYO; M. A. L. VIELLA; M. R. SILVA. (Org.). Trabalho Infância: Exercícios tensos de ser criança. Haverá espaço na agenda pedagógica?. 1ed.Petrópolis: Editora Vozes, 2015, v. , p. 55-82.


Apresentações de Trabalho
1.
SARMENTO, M. J.; SOARES, N. F. ; TOMAS, C. ; SANTANA, J. . Investigação participativa com crianças: os desafios para a construção de formas renovadas de conhecimento sobre e com as crianças. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SARMENTO, M. J.; REVISTA EDUCAÇÃO . É preciso ouvir as crianças. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SARMENTO, M. J.; PAULA, E. ; NAZARIO, R. . Entrevista com o prof. Manuel Sarmento. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
SARMENTO, M. J.; RICHTER, A. C. ; BASSANI, J. J. ; VAZ, A. F. . Entrevista com o professor Manuel Jacinto Sarmento: infância, corpo e educação física. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
SARMENTO, M. J.; MULLER, F. ; DELGADO, A. C. C. . Infâncias, tempos e espaços: um diálogo com Manuel Jacinto Sarmento. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
ARAUJO, V. C. ; SARMENTO, M. J. ; SCHUCHTER, T. M. ; PEIXOTO, E. M . Educação Infantil em Jornada de Tempo Integral. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SARMENTO, M. J.; FERNANDES, N. ; VILARINHO, E. ; TREVISAN, G. ; CORTESAO, I. ; PEQUITO, P. ; NEVES, I. ; SAMAGAIO, F. ; FERREIRA, M. ; SOUSA, R. R. ; DORNELLES, L. . III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança: travessias e travessuras nos estudos das crianças. 2016. (Outro).

2.
ARAUJO, V. C. ; SARMENTO, M. J. ; SILVEIRA, A. G ; BRAGA, A. ; SOUZA, E. M. ; PEIXOTO, E. M ; RAMOS, I. O ; AQUINO, L. M. M. ; JANN, M ; XAVIER, M. J ; SILLER, R. R ; VIEIRA, V. G ; OLIVEIRA, T. L ; SIQUEIRA, L. A. R. ; BRITO, J. F. G. ; FRANCISCO, L. L. ; SILVA, J. S. ; SOARES, L. P. R. G. . Seminário Nacional Infâncias e Juventudes na cidade: um diálogo com a educação. 2017. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 16:21:06