Rodrigo Garrett da Costa

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  • Última atualização do currículo em 28/11/2018


Graduado em Química Industrial pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2000), Licenciado em Química pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (2001), mestre em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF campus Campos Centro), ministrando aula no curso de Licenciatura em Química. Coordenador da subárea de química do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Coordenador do curso de pós-graduação lato sensu Docência no Século XXI: Educação e Tecnologias Digitais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rodrigo Garrett da Costa
Nome em citações bibliográficas
COSTA, R. G.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal Fluminense, Diretoria de Ensino, Coordenação dos Cursos Superiores de Licenciatura.
Rua Dr. Siqueira, 273 - bloco A - Coordenação de Química
Parque Dom Bosco
28030130 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (22) 27262867
URL da Homepage: http://www.iff.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Informática na Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS MEDIADA POR RECURSOS COMPUTACIONAIS: ESTUDO DE CASO APLICADO À TERMODINÂMICA., Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Dra. Liliana Maria Passerino.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: conceitos; Físico-Química; Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química.
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2005
Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Estudo da Dinâmica Populacional Microbiana Durante o Processo de Compostagem Natural de Resíduo Sólido Urbano,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Denize Dias de Carvalho.
Coorientador: Selma Gomes Ferreira Leite.
Palavras-chave: Resíduos sólidos urbanos; Compostagem.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2001 - 2001
Graduação em Licenciatura Plena em Química.
Fundação Técnico Educacional Souza Marques, FTESM, Brasil.
1994 - 2000
Graduação em Química Industrial.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
1989 - 1993
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Química.
Escola Técnica Federal de Química do Rio de Janeiro, ETFQ/RJ, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Design Thinking na Educação. (Carga horária: 16h).
Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.
2017 - 2017
Arduíno Básico. (Carga horária: 4h).
Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.
2017 - 2017
Gestão de Conflitos em sala de aula. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2016 - 2016
Princípios de comunicação não violenta e mediação de conflitos. (Carga horária: 4h).
Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.
2016 - 2016
Física para poetas - uma maneira diferente de conhecermos a física. (Carga horária: 8h).
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, SBPC, Brasil.
2004 - 2004
HPLC. (Carga horária: 24h).
VARIAN, VARIAN, Brasil.
2004 - 2004
Reorientação curricular no ensino de química. (Carga horária: 8h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2003 - 2003
Reologia e Viscosimetria. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2000 - 2000
Auditores Internos do Sistema de Padronização. (Carga horária: 5h).
Companhia de Bebidas das Américas, AMBEV, Brasil.
1996 - 1997
Técnicas na área de envasamento e liofilização. (Carga horária: 800h).
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROF DO ENSINO BASICO TEC TECNOLOGICO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2017 - Atual
Direção e administração, Institut Federal Fluminense, .

Cargo ou função
Coordenador curso do curso de pós-graduação lato sensu Docência no Século XXI: educação e tecnologias digitais.
12/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Institut Federal Fluminense, .

Cargo ou função
Comissão de acompanhamento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (CAP/ PIBID-IFF). Portaria nº 1046 de 08 de dezembro de 2014.
05/2013 - Atual
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Instrumental
Físico-Química Experimental I
Físico-Química III
2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Diretoria de Ensino, Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação.

08/2005 - Atual
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Físico-Química II
Físico-Química I
01/2015 - 12/2016
Direção e administração, Diretoria de Ensino, Coordenação dos Cursos Superiores de Licenciatura.

Cargo ou função
Coordenador Adjunto do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza - Química (portaria nº 088 de 28/01/2015).
03/2014 - 12/2016
Ensino, Ciências da Natureza, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Ciências da Natureza do IF Fluminense campus Campos Centro
01/2012 - 05/2013
Direção e administração, Institut Federal Fluminense, .

Cargo ou função
Coordenador de Pesquisa e Inovação.
06/2012 - 12/2012
Ensino, Docência no Século XXI, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ferramentas Computacionais e Formação de Conceitos
04/2011 - 12/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Comitê de acompanhamento do Programa de Educação Tutorial (PET). Portaria nº 218 de 13/04/2011.
04/2007 - 04/2010
Ensino, Técnico em Química, Nível: Ensino Médio

Disciplinas ministradas
Disciplina Ministrada: Físico-Química Aplicada I
01/2007 - 09/2008
Direção e administração, Diretoria de Ensino, Gerência Educacional da Área de Construção, Química, Meio Ambiente e Saúde.

Cargo ou função
Coordenador de Infra-estrutura da área de Química, Meio Ambiente, Saúde e ConstruçãoCivil (portaria nº 011 de 03 de janeiro de 2007) no período de Jan/2007 até set/2008..
04/2006 - 04/2007
Ensino, Técnico em Química, Nível: Ensino Médio

Disciplinas ministradas
Disciplina ministrada: Tecnologias Regionais (petróleo)
08/2005 - 08/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Disciplina ministrada: Físico-Química
08/2005 - 08/2006
Ensino, Ciências da Natureza, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estados da Matéria

Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo, SEE/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Docente I (Ensino Médio), Carga horária: 16
Outras informações
Colégio Estadual Charles Dickens.

Atividades

07/2002 - 01/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Disciplina Ministrada: Química.

Secretaria Estadual de Saúde (RJ), SES (RJ), Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Químico, Carga horária: 32
Outras informações
Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) Noel Nutels.

Atividades

12/2001 - 01/2006
Serviços técnicos especializados , Departamento de Controle Sanitário, .

Serviço realizado
Análises físico-químicas em medicamentos..
12/2001 - 01/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Controle Sanitário, .

Cargo ou função
Membro da Comissão da Qualidade do Departamento de Controle Sanitário..
02/2002 - 12/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Controle Sanitário, .


Colégio São José de Campo Grande (RJ), CSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de nível médio

Atividades

04/2005 - 02/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Disciplina Ministrada: Química.

Companhia de Bebidas das Américas, AMBEV, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Laboratório., Carga horária: 40

Atividades

06/2000 - 11/2001
Serviços técnicos especializados , Controle de Qualidade, .

Serviço realizado
Analista de laboratório de controle de qualidade.

Eletrobrás Termonuclear S/A Eletronuclear, ELETRONUCLEAR, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico em Química, Carga horária: 40
Outras informações
Usina Nuclear de Angra dos Reis.

Atividades

11/2001 - 12/2001
Serviços técnicos especializados , Usina Nuclear Angra II, .

Serviço realizado
Treinamento em proteção física e radiológica, primeiros socorros, prevenção contra incêndio, física nuclear básica e química da usina..

Reynolds-Latasa, REYNOLDS-LATASA, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Qualidade Assegurada, Carga horária: 40

Atividades

10/1996 - 08/1998
Serviços técnicos especializados , Controle de qualidade, .

Serviço realizado
Analista de laboratório de controle de qualidade..

Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico, Carga horária: 40

Atividades

11/1995 - 08/1996
Serviços técnicos especializados , Biomanguinhos, .

Serviço realizado
Produção e controle de qualidade..


Linhas de pesquisa


1.
TICs no Processo de Ensino e Aprendizagem

Objetivo: Investigar as contribuições do uso pedagógico das TICs (tecnologias da informação e da comunicação) para prática docente. Desenvolver e testar material digital para fins pedagógicos. Aplicar as TICs no processo de ensino e aprendizagem, considerando as diversas áreas de conhecimento e níveis de formação acadêmica. Caracterizar experimentos didático-pedagógicos para municiar a pesquisa em educação, por meio de resultados qualitativos e quantitativos..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Aprendizagem; Físico-Química; Modelagem; conceitos.
2.
ANÁLISE DE CORANTES EM MEDICAMENTOS LÍQUIDOS DE USO ORAL (bolsista CNPq)

Objetivo: Realizar pesquisa qualitativa e quantitativa em medicamentos líquidos de uso oral (xaropes), quanto à presença de corantes..


Projetos de pesquisa


2010 - 2011
Utilização de recursos computacionais no ensino de Termodinâmica
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Rodrigo Garrett da Costa - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2010 - 2011
História da ciência e ensino de termodinâmica: uma aproximação entre a Química, a Física, a Engenharia e a Filosofia.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Rodrigo Garrett da Costa - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de extensão


2015 - 2016
Oficinas Temáticas: apoio à melhoria do ensino de química no Colégio Estadual José do Patrocínio
Descrição: Segundo dados de 2013 relativos ao Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, IDHM-EDUCAÇÃO, o município de Campos dos Goytacazes ocupa a qüinquagésima segunda posição entre os noventa e dois municípios avaliados no Estado do Rio de Janeiro. Sendo assim, a melhoria dos indicadores educacionais das escolas estaduais e municipais de Campos pressupõe o desenvolvimento de ações voltadas à formação continuada de seus professores. Nesse contexto, as Oficinas Temáticas surgem como uma proposta metodológica viável e potencialmente significativa, uma vez que são capazes de auxiliar os docentes na contextualização e experimentação dos conhecimentos químicos, pois se baseiam na vivência dos alunos e nos fatos relevantes do dia-a-dia para proporcionar o estabelecimento de ligações entre a Química e outros campos de conhecimento necessários para se lidar com o tema em estudo. No presente trabalho, pretende-se promover uma maior aproximação entre o IF Fluminense e o Colégio Estadual José do Patrocínio, visando à formação continuada dos seus professores de Química/ Ciências, a partir do estudo da proposta metodológica de Oficinas Temáticas, aliada a dinâmica conhecida como Três Momentos Pedagógicos, que é caracterizada pela transposição da concepção de educação de Paulo Freire para o espaço da educação formal. Partindo-se do estudo dos temas Fotografia e Combustíveis, propõe-se: i) elaboração de materiais de apoio, ii) organização do Laboratório de Ciências da escola parceira para a realização dos experimentos, iii) elaboração de protocolo de atividades e questionário de satisfação, iv) organização de uma agenda com a Direção da escola parceira para a realização das Oficinas, v) análise dos questionários e avaliação das atividades, vi) divulgação dos resultados. Ao final destas etapas, espera-se que a realização das Oficinas Temáticas tenha contribuído para a melhoria do aprendizado por parte de professores e conseguintemente, de seus alunos, diminuindo os níveis de repetência e evasão escolares..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Rodrigo Garrett da Costa - Coordenador / PESSANHA, D. F. - Integrante / larissa codeço crespo - Integrante.
2014 - 2017
PIBID IF FLUMINENSE - subárea de química
Descrição: Neste Projeto são desenvolvidas atividades com professores do ensino médio e alunos de licenciatura em Química, com foco nas seguintes ações: 1 - Currículo Mínimo de química e abordagem CTSA. Propõe-se incorporação da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) no currículo mínimo de química, com ênfase no estudo de temas científicos e tecnológicos que são potencialmente problemáticos para a região, tais como as atividades industriais de petróleo e de açúcar e álcool. Esta ação receberá contribuições dos demais subprojetos do IFF e envolverá os bolsistas no planejamento e na realização de atividades práticas experimentais voltadas aos alunos do colégio parceiro. 2 - Inserção do bolsista no ambiente escolar e reflexão sobre a prática docente. Propõe-se a inserção dos bolsistas no ambiente escolar a fim de que os mesmos venham a conhecer os espaços físicos e virtuais, os recursos físicos, técnicos e humanos disponíveis para a realização das atividades propostas no presente subprojeto. É altamente recomendável que além do acompanhamento das aulas regulares, os bolsistas participem de conselhos de classes, reuniões pedagógicas e com pais de alunos, pois assim eles poderão refletir acerca da realidade inerente à sua prática docente. 3 - Reestruturação dos espaços físicos e virtuais O colégio parceiro conta atualmente com diversos espaços escolares, físicos e virtuais, tais como: laboratórios de informática e de ciências, auditório, rádio escolar e blog. Para que esses espaços sejam mais bem aproveitados, propõe-se a revitalização dos mesmos, no sentido de muni-los com recursos materiais e humanos, de forma a viabilizar a realização de atividades regulares (experimentos de baixo custo, vídeos, jogos, dramatizações) e outras eventuais. 4 - Popularização da linguagem científica Para destacar o papel das ciências e das tecnologias em nossas vidas, pretende-se realizar diversas atividades na escola parceira, como: criação de um jornal eletrônico de química, contemplando temas da atualidade na área; debates e leituras dirigidas acerca de temas científicos atuais; eventos de cunho científico, como oficinas e feiras de ciências. 5 - Leitura de textos científicos. O objetivo dessa ação é fomentar, com base na leitura de textos científicos, as discussões envolvendo temas como: formação inicial e continuada de professores, natureza do conhecimento científico, epistemologia da ciência, estratégias inovadoras de ensino, métodos de avaliação, dentre outros temas. Essa ação deverá ser integrada entre os subprojetos e envolverá supervisores, bolsistas e coordenadores. 6 - Atividade de monitoria Compreendem atividades de atendimento individual e/ou em grupos de alunos, que devem ocorrer com estudantes do colégio participante. Propõe-se a realização de exercícios e a discussão das questões do ENEM, bem como de outros vestibulares, com a finalidade de reforçar e ampliar os conhecimentos da área de química, articulando-os com as demais áreas contempladas com subprojetos, como Física, Biologia, Matemática e Português..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Rodrigo Garrett da Costa - Coordenador / larissa codeço crespo - Integrante / Mariângela de Sousa Santos Diz - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.


Outros Projetos


2014 - 2014
Tecnologias Digitais na Educação Pública: Capacitação de Docentes no Colégio Estadual José do Patrocínio
Descrição: No presente projeto, aprovado no Edital FAPERJ N.º 36/2014 - Programa ?Apoio à Melhoria do Ensino em Escolas da Rede Pública Sediadas no Estado do Rio de Janeiro ? 2014?, parte-se do princípio que as Tecnologias Digitais (TDs) são recursos pedagógicos importantes no cenário educacional contemporâneo. Sendo assim, os pesquisadores do Núcleo de Pesquisa em Informática na Educação (NIE) do Instituto Federal Fluminense campus Campos-Centro apresentam este projeto visando à realização de ações que contribuam para a capacitação de professores da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro. Pretende-se, com a implantação deste projeto, promover uma maior aproximação entre o IF Fluminense e a escola parceira, por meio do aprimoramento da infraestrutura de laboratório e capacitação dos professores do Colégio Estadual José do Patrocínio (CEJOPA), em Campos dos Goytacazes-RJ, no que se refere ao uso de TDs em sua prática docente. Para tanto, este projeto prevê: (i) capacitar os docentes por meio de palestras, oficinas e minicursos ministrados pelos professores do NIE, com foco no uso pedagógico de TDs em sala de aula; (ii) adquirir equipamentos permanentes para a referida escola, de forma a atualizar o aparato tecnológico disponível para professores e alunos. Pretende-se, particularmente, que esses encontros ampliem a compreensão dos docentes acerca dos impactos, do potencial, dos riscos e de boas práticas na utilização de TDs, levando os professores da referida escola a assumirem papel de autores de material educacional digital para posterior utilização em sala de aula. Como resultados esperados, o projeto irá promover a integração das TDs no planejamento pedagógico do CEJOPA, de modo a potencializar práticas docentes, contribuir para a evolução dos índices de aproveitamento dos alunos, para a redução dos índices de evasão e da retenção escolar, além do avanço no processo contínuo de aquisição de saberes da comunidade escolar..
Situação: Desativado; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2016 - 2016
Periódico: Vértices (Campos dos Goitacazes)
2012 - 2012
Periódico: Vértices (Campos dos Goitacazes)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Informática na Educação.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COSTA, R. G.2012 COSTA, R. G.; PASSERINO, L. M. ; ZARO, M. A. . Fundamentos Teóricos do Processo de Formação de Conceitos e suas Implicações para o Ensino e Aprendizagem de Química. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v. 14, p. 31-46, 2012.

2.
CARVALHO, A. S.2009CARVALHO, A. S. ; FLORENTINO, A. ; UEBE, A. ; AGUIAR, E. ; BIAZUS, M. C. ; COSTA, R. G. . Fotos panorâmicas educativas: o uso do Hugin como instrumento de criação e construção de significados artístico-visuais. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 07, p. 01-09, 2009.

3.
COSTA, R. G.2009 COSTA, R. G.; PASSERINO, L. M. ; ZARO, M. A. . Análise das zonas de perfil conceitual dos estudantes em episódios de ensino de Físico-Química mediados pelo computador.. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 08, p. 01-10, 2009.

4.
COSTA, R. G.2008COSTA, R. G.; PASSERINO, L. M. . Uma proposta pedagógica para o uso da modelagem computacional no curso de licenciatura em química do Cefet Campos. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 06, p. 01-10, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
COSTA, R. G.; PASSERINO, L. M. ; ZARO, M. A. . TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E FORMAÇÃO DE CONCEITOS NO ENSINO DE QUÍMICA. In: Adelson Siqueira Carvalho, Helvia Pereira Pinto Bastos, Maria Letícia Felicori Toneli e teixeira Leite, Rodrigo Garrett da Costa. (Org.). Educação e Tecnologia - um percurso interinstitucional. Campos dos Goytacazes/RJ: Essentia Editora, 2011, v. , p. 207-226.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, R. G.; DIAS, M. L. . Mapeamento do perfil dos estudantes que buscam a modalidade EaD em Campos dos Goytacazes. In: IX Congresso Integrado da Tecnologia da Informação (CITI 2017), 2017, Campos dos Goytacazes. Anais do IX Congresso Integrado da Tecnologia da Informação (CITI 2017). Campos dos Goytacazes: Essentia Editora, 2017.

2.
COSTA, R. G.; TEIXEIRA, M. C. S. ; NOGUEIRA, C. M. . Ensino e aprendizagem de temas ambientais mediados por recursos computacionais em uma escola rural a partir da perspectiva do enfoque globalizador. In: IX Congresso Integrado da Tecnologia da Informação (CITI 2017), 2017, Campos dos Goytacazes. Anais do IX Congresso Integrado da Tecnologia da Informação (CITI 2017). Campos dos Goytacazes: Essentia Editora, 2017.

3.
ROCHA, L. P. ; COSTA, R. G. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO: CONTRIBUIÇÕES DO JARDIM SENSORIAL PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2015, Águas de Lindóia. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015.

4.
LEMOS, A. S. ; COSTA, R. G. ; CRESPO, L. C. . ENERGIA A PARTIR DO PETRÓLEO: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE NO CURRÍCULO MÍNIMO DE QUÍMICA-RJ. In: Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2014, Ponta Grossa. Anais do IV Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2014.

5.
ROCHA, L. P. ; COSTA, R. G. ; CRESPO, L. C. . A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ SOBRE CIÊNCIA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. In: Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2014, Ponta Grossa. Anais do IV Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2014.

6.
SOUZA, F. S. P. ; PESSANHA, P. J. R. ; CRESPO, L. C. ; COSTA, R. G. . BINGO ATÔMICO: JOGO DIDÁTICO COMO RECURSO PARA AULAS DE QUÍMICA. In: Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2014, Ponta Grossa. Anais do IV Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2014.

7.
BARRETO, K. G. ; COSTA, R. G. ; PASSERINO, L. M. . ENTRE AS IDEIAS INTUITIVAS E OS CONCEITOS CIENTÍFICOS: O QUE OS ALUNOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA PENSAM SOBRE OS CONCEITOS RELATIVOS À TERMODINÂMICA?. In: Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2014, Ponta Grossa. Anais do IV Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2014.

8.
COSTA, R. G.; PASSERINO, L. M. ; ARAUJO, T. M. R. . Aprendizagem colaborativa baseada em wiki no estudo de conceitos da termodinâmica. In: 22° Simpósio Brasileiro de Informática na Educação / 17° Workshop de Informática na Escola, 2011, Aracaju, Sergipe. Anais do SBIE/WIE 2011.

9.
COSTA, R. G.; PASSERINO, L. M. . Aprendizagem Colaborativa em Ambiente Computacional: Estudo de Caso dos Licenciandos em Química. In: VI Conferencia Latinoamericana de Objetos de Aprendizaje y Tecnologías para la Educación (LACLO2011)., 2011, Montevidéu. Anais do LACLO 2011, 2011.

10.
COSTA, R. G.; FERREIRA, A. L ; ZARO, M. A. . Meaningful learning checking of concepts related to equations and functions in Physics Chemistry according to the main theme gas laws.. In: Engineering Education Conference (EDUCON) 2010., 2010, Madrid. Anais do IEEE EDUCON 2010 CONFERENCE., 2010. p. 407-412.

11.
CARVALHO, A. S. ; FLORENTINO, A. ; UEBE, A. ; AGUIAR, E. ; BIAZUS, M. C. ; COSTA, R. G. . Fotos panorâmicas educativas: o uso do Hugin como instrumento de criação e construção de significados artísticovisuais. In: Encontro Nacional de Informática e Educação, 2009, Cascavel, PR. I ENINED Encontro Nacional de Informatica Educação. p. 374-383.

12.
COSTA, R. G.; CARVALHO, D. D. ; LEITE, S. G. F. . Rio de Janeiro Municipality Case: Solid Urban Waste Management with Emphasis on the Process of Natural Composting.. In: 14 International Waste Management and Landfill Symposium, 2009, Santa Margherita di Pula. Conference Proceedings of 14 International Waste Management and Landfill Symposium, 2009.

13.
CARVALHO, A. S. ; COSTA, R. G. ; UEBE, A. ; AGUIAR, E. V. B. . Coluna de Destilação: Um Objeto de Aprendizagem Interdisciplinar. In: 2º Encontro de Educação a Distância, 2008, Campos dos Goytacazes. Anais do 2º Encontro de Educação a Distância. Campos dos Goytacazes: Essentia Editora, 2008. p. 93-104.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, R. G.. Alfabetização Científica no ensino de Química em uma escola de Educação Básica da rede estadual do Rio de Janeiro. In: IV Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEPE), 2017, Campos dos Goytacazes. anais do IV Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEPE). Campos dos Goytacazes: Essentia Editora, 2017.

2.
COSTA, R. G.. ESTUDANDO A VELA: INSERÇÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA PARA ABORDAR CONTEÚDOS DE QUÍMICA E FÍSICA. In: Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEPE), 2017, Campos dos Goytacazes. Anais do 4º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEPE). Campos dos Goytacazes: Essentia Editora, 2017.

3.
COSTA, R. G.. Proposta de uma Sequência Didática mediada por Tecnologias Digitais para o estudo de ligações químicas e estrutura da matéria. In: Congresso de Ensino, Pesquuisa e Extensão (CONEPE), 2017, Campos dos Goytacazes. anais do 4º Congresso de Ensino, Pesquuisa e Extensão (CONEPE). Campos dos Goytacazes: Essentia Editora, 2017.

4.
COSTA, R. G.. Uma abordagem investigativa baseada no uso de experimento de baixo custo para abordar o conceito químico de corrosão. In: Congresso de ensino, Pesquisa e Extensão (IV CONEPE), 2017, Campos dos Goytacazes. Anais do 4º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (IV CONEPE). Campos dos Goytacazes: Essentia Editora, 2017.

5.
COSTA, R. G.. Oficina de sabão como estratégia para a promoção da sustentabilidade. In: Congresso de ensino, Pesquisa e Extensão (IV CONEPE), 2017, Campos dos Goytacazes. Anais do 4º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (IV CONEPE). Campos dos Goytacazes: Essentia Editora, 2017.

6.
ROCHA, L. P. ; SANTOS, W. ; PINTO, A. L. ; COSTA, R. G. ; CRESPO, L. C. ; MARCELINO, V. S. . A reprodução do experimento histórico de Henry Cavendish com materiais de baixo custo como recurso para a abordagem da temática de óxido-redução. In: 67º Reunião Anual da SBPC, 2015, São Carlos. Anais da 67º Reunião Anual da SBPC, 2015.

7.
COSTA, R. G.; FERREIRA, C. N. ; PESSANHA, D. F. ; CHAGAS, S. C. . Desenvolvimento e avaliação de um laboratório virtual de ensino de ciências (LAVEC) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense.. In: 61ª Reunião Anual da SBPC, 2009, Manaus. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC, 2009.

8.
COSTA, R. G.; PESSANHA, D. F. ; CHAGAS, S. C. . Desenvolvimento e Avaliação de um Laboratório virtual de Ensino de Ciências (LAVEC) no Instituto Federal Fluminense. In: Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica, 2009, Campos dos Goytacazes. Anais/Resumos do Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica, 2009.

9.
COSTA, R. G.; SANTOS, G. R. . Estudo da dinâmica populacional microbiana durante o processo de compostagem natural de resíduos sólidos urbanos.. In: XIX Encontro Nacional da SBQ-MG, 2005, Ouro Preto - Minas Gerais. XIX Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química ? SBQ / MG Ouro Preto. Ouro Preto: Livro de resumos, 2005. p. 76-76.

Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, R. G.; TEIXEIRA, M. C. S. ; NOGUEIRA, C. M. . Ensino e aprendizagem de temas ambientais mediados por recursos computacionais em uma escola rural a partir da perspectiva do enfoque globalizador. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
COSTA, R. G.; DIAS, M. L. . Mapeamento do perfil dos estudantes que buscam a modalidade EaD em Campos dos Goytacazes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ROCHA, L. P. ; COSTA, R. G. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM ESPAÇO NÃO FORMAL DE EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DO JARDIM SENSORIAL PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
ROCHA, L. P. ; SANTOS, W. ; NOBRE, M. S. S. D. ; COSTA, R. G. ; CRESPO, L. C. . Ações do PIBID Química do Instituto Federal Fluminense para a promoção da Conscientização Ambiental no Colégio Estadual José do Patrocínio - RJ. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
ROCHA, L. P. ; COSTA, R. G. ; CRESPO, L. C. . Análise da concepção dos estudantes sobre a técnica da compostagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
LEMOS, A. S. ; COSTA, R. G. ; CRESPO, L. C. . ENERGIA A PARTIR DO PETRÓLEO: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE NO CURRÍCULO MÍNIMO DE QUÍMICA-R. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
SOUZA, F. S. P. ; CRESPO, L. C. ; PESSANHA, P. J. R. ; COSTA, R. G. . BINGO ATÔMICO: JOGO DIDÁTICO COMO RECURSO PARA AULAS DE QUÍMICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
BARRETO, K. G. ; COSTA, R. G. ; PASSERINO, L. M. . ENTRE AS IDEIAS INTUITIVAS E OS CONCEITOS CIENTÍFICOS: O QUE OS ALUNOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA PENSAM SOBRE OS CONCEITOS RELATIVOS À TERMODINÂMICA?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
BARRETO, K. G. ; COSTA, R. G. ; NEY, W. G. . A HISTÓRIA DA CIÊNCIAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO SUPERIOR. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
ROCHA, L. P. ; COSTA, R. G. ; CRESPO, L. C. . A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ SOBRE CIÊNCIA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
COSTA, R. G.; PASSERINO, L. M. . Aprendizagem Colaborativa em Ambiente Computacional: Estudo de Caso dos Licenciandos em Química. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
COSTA, R. G.; PASSERINO, L. M. ; ARAUJO, T. M. R. . Aprendizagem colaborativa baseada em wiki no estudo de conceitos da termodinâmica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
COSTA, R. G.; FERREIRA, A. L ; ZARO, M. A. . Meaningful learning checking of concepts related to equations and functions in Physics Chemistry according to the main theme gas laws.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
COSTA, R. G.. Novas Tecnologias na Educação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
COSTA, R. G.; FERREIRA, C. N. ; PESSANHA, D. F. ; CHAGAS, S. C. . Desenvolvimento e avaliação de um laboratório virtual de ensino de ciências (LAVEC) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
CARVALHO, A. S. ; FLORENTINO, A. ; UEBE, A. ; AGUIAR, E. ; BIAZUS, M. C. ; COSTA, R. G. . Fotos panorâmicas educativas: o uso do Hugin como instrumento de criação e construção de significados artístico-visuais.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
COSTA, R. G.; FERREIRA, C. N. ; PESSANHA, D. F. ; CHAGAS, S. C. . Desenvolvimento e avaliação de um laboratório virtual de ensino de ciências (LAVEC) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
COSTA, R. G.; PASSERINO, L. M. ; ZARO, M. A. . Análise das zonas de perfil conceitual dos estudantes em episódios de ensino de Físico-Química mediados pelo computador.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
COSTA, R. G.; FERREIRA, C. N. . Desenvolvimento e avaliação de um laboratório virtual de ensino de ciências (LAVEC) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
COSTA, R. G.; PASSERINO, L. M. . Uma proposta pedagógica para o uso da modelagem computacional no curso de licenciatura em química do Cefet Campos.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
COSTA, R. G.; SANTOS, G. R. ; CARVALHO, D. D. ; LEITE, S. G. F. . Estudo da dinâmica populacional microbiana durante o processo de compostagem natural de resíduos sólidos humanos.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MANSUR, A. F. U. ; PEIXOTO, G. B. T. ; BASTOS, H. P. P. ; COSTA, R. G. . O Papel das Mídias Sociais na Educação e na Sociedade. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
COSTA, R. G.. Tecnologias Digitais na Educação: Novas Tendências. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
COSTA, R. G.. PIBID e seus desafios na formação docente.. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
COSTA, R. G.. Tecnologias de Informação e Comunicação e os cursos de Licenciatura. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
COSTA, R. G.; MACHADO, T. A. . Estilos de Aprendizagem e Ensino de Ciências. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MACHADO, T. A. ; COSTA, R. G. . Princípios de Comunicação não violenta e Mediação de Conflitos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
COSTA, R. G.; CRESPO, L. C. . Minicurso: oficinas temáticas para o ensino de Ciências Naturais. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
COSTA, R. G.. Material didático para o Curso Técnico em Meio Ambiente. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

5.
COSTA, R. G.; CARVALHO, A. S. ; MOTHÉ, G. A. . MINICURSO: MODELAGEM COMPUTACIONAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS.. 2008. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
CARVALHO, A. S.; BATISTA, S. C. F.; MACEDO, S. H.; COSTA, R. G.. Participação em banca de Silvana da Silva de Azevedo Lima. Uma proposta de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o ensino e aprendizagem de Meio Ambiente: uma aplicação na Educação do Campo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias) - Instituto Federal Fluminense.

2.
CARVALHO, A. S.; ZAMPA, M. F.; COSTA, R. G.. Participação em banca de Josiel Alves Azevedo. Proposta de Sequência Didática sobre Problemas Urbanos Utilizando Mapas Conceituais e Metodologia Ativa. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias) - Instituto Federal Fluminense.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BASTOS, H. P. P.; MACEDO, S. H.; COSTA, R. G.. Participação em banca de Ana Osório Coelho. Uso do software Padlet no ensino-aprendizagem da língua inglesa: relato de uma experiência com alunos de uma escola de idiomas. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Docência no Século XXI) - Instituto Federal Fluminense.

2.
BATISTA, S. C. F.; PEIXOTO, G. B. T.; COSTA, R. G.; PACHECO, R.. Participação em banca de Patrícia Pinheiro Cardoso. Análise de dispositivos móveis no ensino de Biologia: uma abordagem em neurociêncis. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Docência no Século XXI) - Instituto Federal Fluminense.

3.
MANSUR, A. F. U.; COSTA, R. G.; MACEDO, S. H.. Participação em banca de Fernanda Christina de A. G. Morrisson e Ralfe de S.M.Silva. Pensamento complexo e ensino de geografia: um olhar a partir do relato de professores do iFFluminense campus Campos Centro. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Docência no Século XXI) - Instituto Federal Fluminense.

4.
OLIVEIRA, D. B.; COSTA, R. G.; SANTOS, R. F. G.; FREITAS JUNIOR, P. S.. Participação em banca de Daniela Bogado Bastos de Oliveira. Homoparentalidade na escola: reflexos na concepção pedagógica. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Docência no Século XXI) - Instituto Federal Fluminense.

5.
COSTA, R. G.; MACHADO, T. A.. Participação em banca de Bruno Eduardo Rangel e Érica da Silva Andrade Maciel. A educação ambiental em uma empresa com Sistema de Gestão Ambiental certificado no ISO 14001 na região Norte Fluminense. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em pós-graduação lato sensu em Educação Ambiental) - Instituto Federal Fluminense.

6.
COSTA, R. G.. Participação em banca de Fernanda Bastos do Amaral. Rede do social na internet: uso do facebook na aprendizagem do apartheid. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Docência no Século XXI) - Instituto Federal Fluminense.

7.
COSTA, R. G.. Participação em banca de Edivan da Silva Viana. Ensino de radioatividade: utilização de vídeos como ferramenta pedagógica. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Docência no Século XXI) - Instituto Federal Fluminense.

8.
COSTA, R. G.. Participação em banca de Carla Magda lessa. Prática de ensino dos instrutores e propostas pedagógicas: curso técnico de logística do SENAC/RJ unidade Campos. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Docência no Século XXI) - Instituto Federal Fluminense.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NEY, W. G.; MARTINS, R. L. C.; COSTA, R. G.. Participação em banca de Ellen Santos Fernandes.Uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) sobre a estrutura atômica da matéria, para alunos do 1º ano do Ensino Médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal Fluminense.

2.
COSTA, R. G.; CRESPO, L. C.. Participação em banca de Mariana Rangel Marins.Utilização de atividades experimentais investigativas e da História d Química para a construção do conceito da lei da Conservação das Massas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Instituto Federal Fluminense.

3.
COSTA, R. G.; CRESPO, L. C.; MARCELINO, V. S.. Participação em banca de Juliana Valentim dos Santos Oliveira.Tabela periódica: uma abordagem histórica em sala de aula. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Instituto Federal Fluminense.

4.
COSTA, R. G.; NEY, W. G.; MARTINS, R. L. C.. Participação em banca de Ellen Santos Fernandes.Uma proposta de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa sobre estrutura atômica da matéria para o 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do ensino Médio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Instituto Federal Fluminense.

5.
COSTA, R. G.; CRESPO, L. C.. Participação em banca de Pâmella Jane Ribeiro Pessanha.A Fotografia na escola: um olhar interdisciplinar entre a Física, a Química e a Biologia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Instituto Federal Fluminense.

6.
COSTA, R. G.. Participação em banca de Fernanda Soares P. Souza.Oficina temática combustíveis: uma possibilidade para o ensino de química no nível médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Instituto Federal Fluminense.

7.
BARRETO, K. G.; COSTA, R. G.. Participação em banca de Kíssila Gomes Barreto.Termodinâmica a partir da história da ciência: ensino do conceito de entropia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Instituto Federal Fluminense.

8.
COSTA, R. G.. Participação em banca de Larissa Teixeira Reis.Mimetização funcional da enzima de metanomoxigenase promovida por catalisador heterogêneo de ferro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Instituto Federal Fluminense.

9.
COSTA, R. G.. Participação em banca de Christiane Aparecida Fernandes de Jesus.Nanociência e nanotecnologia no ensino contemporâneo: uma proposta para as aulas de química. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Instituto Federal Fluminense.

10.
COSTA, R. G.. Participação em banca de Luana Carvalho Batista.Paradigmas da Ciência no Século XXI: Reducionismo, Emergentismo e Pensamento Complexo na Visão de Graduandos de Ciências da Natureza.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Instituto Federal Fluminense.

11.
COSTA, R. G.. Participação em banca de Fernanda Cristina Da Silva Rangel.Gerenciamento de descartes de resíduos químicos no laboratório da licenciatura em química do IF Fluminense campus Campos Centro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Instituto Federal Fluminense.

12.
COSTA, R. G.. Participação em banca de Aline dos Santos Lemos.Atividades experimentais no ensino de química no nível médio no IF Fluminense: reações inorgânicas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Instituto Federal Fluminense.

13.
COSTA, R. G.. Participação em banca de Caroline Teixeira Manhães e Laura peixoto Fagundes Ramos.Tutoria em Química: análise de uma proposta para construção ou reconstrução do conhecimento. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal Fluminense.

14.
COSTA, R. G.. Participação em banca de Daniela Quintanilha Pinto.Experimentos de química de baixo custo para inserção no ensino médio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Instituto Federal Fluminense.

15.
COSTA, R. G.. Participação em banca de Luíza Lima Mendes.Deslocamento do equilíbrio químico dos gases NO2/N2O4 através de ondas sonoras. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Instituto Federal Fluminense.

16.
COSTA, R. G.. Participação em banca de Leziane Machado de Oliveira.Caracterização das atividades da empresa INB para a elaboração de aulas de química utilizando a educação ambiental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Instituto Federal Fluminense.

17.
COSTA, R. G.. Participação em banca de Diego Rangel Cardoso Silva.História e evolução das ciências e experimentação no ensino de química. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Instituto Federal Fluminense.

18.
COSTA, R. G.. Participação em banca de Geizila Aparecida Pires Abib.Aprendizagem de reações químicas: uma proposta alternativa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Instituto Federal Fluminense.

19.
COSTA, R. G.. Participação em banca de Giselly Leite de Carvalho.Produção sucroalcoleira como referencial temático para abordagem contextualizada da química no ensino médio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Instituto Federal Fluminense.

20.
COSTA, R. G.. Participação em banca de Geórgia Amaral Mothé.O uso do software Modellus como ferramenta didática no ensino de química. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Instituto Federal Fluminense.

21.
COSTA, R. G.. Participação em banca de Fernanda da Silva Marinho.A utilização de kits experimentais como ferramenta facilitadora ao processo de ensino e aprendizagem de química. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Instituto Federal Fluminense.

22.
COSTA, R. G.. Participação em banca de Jhonnatan Gonçalves Chagas.Ciclos biogeoquímicos: transpondo as barreiras das disciplinas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Instituto Federal Fluminense.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Avaliação de cursos
1.
COSTA, R. G.. Parecerista dos cursos de Ciências Naturais e Exatas da avaliação de cursos superiores do Guia dos Estudantes. 2017. Editora Abril.

Outras participações
1.
COSTA, R. G.. Avaliador ad hoc de projetos de pesquisa para o Programa Institucional de bolsas do CNPq. 2017. Instituto Federal Catarinense.

2.
COSTA, R. G.. Avaliador ad hoc de trabalhos da VII Semana de Produção Científica do IFB. 2017. Instituto Federal de Brasília.

3.
COSTA, R. G.. Avaliador so processo de seleção referente aos programas PROINOVA e PIBITI do IFRJ. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

4.
COSTA, R. G.. Comitê Externo de Seleção de Projetos do Programa Institucional de Bolsas de IC da Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF. 2015. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

5.
COSTA, R. G.. Comitê Externo de Seleção de Projetos do Programa Institucional de Bolsas de IC do IFMS (Edital 01/2014 - PROPI/UFMS). 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.

6.
COSTA, R. G.. Comissão Científica da III Semana das Licenciaturas e I Encontro PIBID: ?Licenciatura: diálogo entre formação e prática docente?. 2014. Instituto Federal Fluminense.

7.
COSTA, R. G.. Avaliador das apresentações orais do IV Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica. 2012. Instituto Federal Fluminense.

8.
COSTA, R. G.. Avaliador no 9º Circuito de Iniciação Científica do IF Fluminense. 2012. Instituto Federal Fluminense.

9.
COSTA, R. G.. Banca examinadora do processo seletivo simplificado para professor substituto. 2010. Instituto Federal Fluminense.

10.
COSTA, R. G.. Banca examinadora do processo seletivo simplificado para professor substituto. 2008. Instituto Federal Fluminense.

11.
COSTA, R. G.. Banca examinadora do processo seletivo simplificado para professor substituto. 2007. Instituto Federal Fluminense.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Congresso Fluminense de Pós-Graduação. Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias. 2018. (Congresso).

2.
8º Encontro da Licenciatura em Ciências da Natureza.Participante da palestra "A formação de professores de Ciências frente às demandas de uma sociedade democrática". 2017. (Encontro).

3.
Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (IV CONEPE). Avaliador ad hoc de trabalhos do 4º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2017. (Congresso).

4.
Dificuldades e transtornos de aprendizagem: patologização, estigma e determinantes sociais. 2017. (Outra).

5.
IX Congresso Integrado da Tecnologia da Informação (CITI 2017). Avaliação de artigos e coordenação de Seção Técnica de apresentação de artigos. 2017. (Congresso).

6.
68ª Reunião Anual da SBPC. Jardim sensorial como espaço não formal de ensino de Ciências Naturais: vislumbrando possibilidades. 2016. (Congresso).

7.
I MEEDUC - fórum de educação sobre metodologias de ensino do IFF. 2016. (Outra).

8.
IV Semana das Licenciaturas do IF Fluminense campus Campos Centro.Coordenador da seção de comunicações orais e da avaliação de pôsteres. 2016. (Outra).

9.
V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Campos dos Goytacazes. Ciência ao alcance de todos. 2016. (Feira).

10.
8º Congresso Integrado de Tecnologia da Informação - CITI. Mesa redonda. 2015. (Congresso).

11.
II Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão. PIBID e seus desafios na formação docente.. 2015. (Congresso).

12.
20º Semana do Saber Fazer Saber do IF Fluminense. Mesa redonda "Tecnologias Digitais na Educação: Novas Tendências". 2014. (Feira).

13.
20º Semana do Saber Fazer Saber do IF Fluminense. Tecnologias Digitais na Educação: Novas Tendências. 2014. (Feira).

14.
Feira de Tecnologia, Engenharias e Ciências do Mato Grosso do Sul. Avaliador da Feira de Tecnologia, Engenharias e Ciências do Mato Grosso do Sul. 2014. (Feira).

15.
III Semana das Licenciaturas do IF Fluminense.?PIBID E SEUS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE?. 2014. (Encontro).

16.
III Semana das Licenciaturas do IF Fluminense.Coordenador de seção de apresentação de trabalhos. 2014. (Outra).

17.
III Semana das Licenciaturas do IF Fluminense.Mesa redonda "PIBID e seus desafios na formação docente". 2014. (Outra).

18.
IX Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi). Avaliador dos trabalhos do IX Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi). 2014. (Congresso).

19.
Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia.ENTRE AS IDEIAS INTUITIVAS E OS CONCEITOS CIENTÍFICOS: O QUE OS ALUNOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA PENSAM SOBRE OS CONCEITOS RELATIVOS À TERMODINÂMICA?. 2014. (Simpósio).

20.
V Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e o IV Seminário Nacional do Pibid.ENERGIA A PARTIR DO PETRÓLEO: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE NO CURRÍCULO MÍNIMO DE QUÍMICA-R. 2014. (Encontro).

21.
V Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica. Moderador de mesa de discussão. 2013. (Congresso).

22.
V Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica. V Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica. 2013. (Congresso).

23.
II Semana das Licenciaturas do IF Fluminense.Tecnologias da Informação e Comunicação e os Cursos de Licenciatura. 2012. (Encontro).

24.
IV Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica. Avaliador das apresentações orais do IV Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica. 2012. (Congresso).

25.
IV Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica. Avaliador do IV Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica. 2012. (Congresso).

26.
2º Encontro de Educação à Distância.Coluna de Destilação: Um Objeto de Aprendizagem Interdisciplinar. 2009. (Encontro).

27.
XIV ciclo de palestras novas tecnologias na educação.Análise das zonas de perfil conceitual dos estudantes em episódios de ensino de Físico-Química mediados pelo computador.. 2009. (Outra).

28.
XII Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação.Uma proposta pedagógica para o uso da modelagem computacional no curso de licenciatura em química do Cefet Campos.. 2008. (Outra).

29.
II Simpósio de Ecologia. 2006. (Simpósio).

30.
Encontro de Engenharia Ambiental da UFRJ.Estudo da dinâmica populacional microbiana durante o processo de compostagem natural de resíduos sólidos urbanos.. 2005. (Encontro).

31.
XIX Encontro Nacional da SBQ-MG.Estudo da dinâmica populacional microbiana durante o processo de compostagem natural de resíduos sólidos urbanos.. 2005. (Encontro).

32.
As melhores práticas em gestão integrada de resíduos sólidos.. 2003. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA, R. G.. IV Semana das Licenciaturas do IF Fluminense campus Campos Centro. 2016. (Outro).

2.
COSTA, R. G.. IV Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica. 2012. (Congresso).

3.
COSTA, R. G.. 6° Circuito de Iniciação Científica do IFF.. 2009. (Congresso).

4.
COSTA, R. G.. II Encontro de Educação a Distância do Cefet Campos.. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Samira da penha Vidal Basilio. Limites e potencialidades de uso das Tecnologias Digitais em uma escola estadual de Campos dos Goytacazes/ RJ. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Docência no Século XXI) - Instituto Federal Fluminense. Orientador: Rodrigo Garrett da Costa.

2.
Mirian Celeste Salih Teixeira e Cristiane Marinho Nogueira. Ensino e aprendizagem de temas ambientais mediados por tecnologias digitais sob a perspectiva do enfoque globalizador: um projeto ambiental na escola rural Usina São Pedro, município de Italva/RJ. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Docência no Século XXI) - Instituto Federal Fluminense. Orientador: Rodrigo Garrett da Costa.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Kíssila Gomes Barreto. ENSINO DE TERMODINÂMICA A PARTIR DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA: CONCEITO DE ENTROPIA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências: Biologia, Física e Química) - Instituto Federal Fluminense. Orientador: Rodrigo Garrett da Costa.

2.
Lis Peixoto Rocha. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO: CONTRINBUIÇÃO DO JARDIM SENSORIAL PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal Fluminense. Orientador: Rodrigo Garrett da Costa.

3.
Laís barroso Motta. A importância da pesquisa no campus Campos Centro: a visão dos licenciados. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Ciências da Natureza) - Instituto Federal Fluminense. Orientador: Rodrigo Garrett da Costa.

4.
Karine Dias de Oliveira e Katieny de Souza Silva. Obstáculos epistemológicos ao conceito químico de corrosão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Ciências da Natureza) - Instituto Federal Fluminense. Orientador: Rodrigo Garrett da Costa.

5.
Aline Rainha Vieira e Caroline das Neves Pinto de Tinoco. Resíduos sólidos urbanos como tema gerador para as aulas de química. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Ciências da Natureza) - Instituto Federal Fluminense. Orientador: Rodrigo Garrett da Costa.

6.
Camila Brito Carvalhares. Resíduos Sólidos Urbanos: contextualização em escolas municipais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Natureza) - Instituto Federal Fluminense. Orientador: Rodrigo Garrett da Costa.

7.
Carla Márcia Alvarenga da Silva e Monique Barreto da Cunha. Brincando de Química: o uso do ambiente virtual como um instrumento de ensino teórico e prático.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal Fluminense. Orientador: Rodrigo Garrett da Costa.

8.
Edilúcio Faria, Raquel Souza Motta. Experimentando e aprendendo ciências.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Ciências da Natureza) - Instituto Federal Fluminense. Orientador: Rodrigo Garrett da Costa.

9.
Natália de Oliveira, Laura Peixoto F. Ramos. Perfumes: História, Composição Química e Fabricação.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Ciências da Natureza) - Instituto Federal Fluminense. Orientador: Rodrigo Garrett da Costa.

10.
Carla Márcia Alvarenga da Silva. Brincando de química: o uso do ambiente virtual como instrumento de ensino teórico e prático. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Natureza) - Instituto Federal Fluminense. Orientador: Rodrigo Garrett da Costa.

Iniciação científica
1.
Maria Fernanda Azeredo Ferreira. Uso de dispositivos móveis no estudo da Química. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - Colégio Estadual Julião Nogueira, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rodrigo Garrett da Costa.

2.
Enzo Bersan de Souza Azevedo. Desenvolvimento de experimentos de baixo custo para o ensino e aprendizagem interdisciplinar de Física e Química.. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - Colégio Estadual Julião Nogueira, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rodrigo Garrett da Costa.

3.
Wilmar Danyel Pessanha Pereira de Azevedo. Compostagem na escola: uma estratégia para disseminação da Educação Ambiental. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - Instituto Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rodrigo Garrett da Costa.

4.
Paula Cristina Martins da Silva. Experimentos de baixo custo no ensino de Ciências. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - Instituto Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rodrigo Garrett da Costa.

5.
Christhian Dias Lima Rosa. Divulgação Científica em espaços não formais de aprendizagem. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - Instituto Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rodrigo Garrett da Costa.

6.
Christian Silva Fernandes. Informática Educativa no ensino de Ciências. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - Instituto Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rodrigo Garrett da Costa.

7.
Rugere Carvalho da Silva. Experimentos de baixo custo no ensino de Ciências. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - Instituto Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rodrigo Garrett da Costa.

8.
Diogo Florêncio Pessanha. Construção de Objetos de Aprendizagem de Física e Química Baseados em Animações Interativas e Modelagem Matemática. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências da Natureza) - Instituto Federal Fluminense. Orientador: Rodrigo Garrett da Costa.

Orientações de outra natureza
1.
Fabíola Damasceno de Lourdes. Sem cor? não como! A química dos corantes. 2017. Orientação de outra natureza. (Ciências da Natureza) - Instituto Federal Fluminense, Instituto Federal Fluminense. Orientador: Rodrigo Garrett da Costa.

2.
Juliana Valentim dos Santos Oliveira. A Ciência por trás dos motores. 2017. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Química) - Instituto Federal Fluminense. Orientador: Rodrigo Garrett da Costa.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ROCHA, L. P. ; COSTA, R. G. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM ESPAÇO NÃO FORMAL DE EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DO JARDIM SENSORIAL PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
COSTA, R. G.; DIAS, M. L. . Mapeamento do perfil dos estudantes que buscam a modalidade EaD em Campos dos Goytacazes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Cursos de curta duração ministrados
1.
COSTA, R. G.; MACHADO, T. A. . Estilos de Aprendizagem e Ensino de Ciências. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
COSTA, R. G.; CARVALHO, A. S. ; MOTHÉ, G. A. . MINICURSO: MODELAGEM COMPUTACIONAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS.. 2008. .


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
COSTA, R. G.. Material didático para o Curso Técnico em Meio Ambiente. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
COSTA, R. G.. Tecnologias de Informação e Comunicação e os cursos de Licenciatura. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA, R. G.. IV Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica. 2012. (Congresso).

2.
COSTA, R. G.. IV Semana das Licenciaturas do IF Fluminense campus Campos Centro. 2016. (Outro).



Outras informações relevantes


Aprovação (2º lugar) em concurso público para professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos (CEFET-Campos) - 07/2005. Aprovação (2º lugar) em concurso público para Químico do Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (RJ) - 12/2000. Aprovação (3º lugar) em concurso público para Químico do Laboratório Químico e Farmacêutico da Aeronáutica (RJ) - 09/2004. Aprovação (27º lugar) em concurso público para professor da rede estadual do Rio de Janeiro - 07/2002.



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