José Américo Bezerra Saraiva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0737285400435431
  • Última atualização do currículo em 13/10/2018


Graduou-se em Letras (Português-Francês) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde também concluiu os cursos de Mestrado e Doutorado em Linguística. No ano letivo 2017-2018, fez estágio de pós-doutoramento em Semiótica na Universidade de Limoges, França, sob a supervisão de Jacques Fontanille. É Professor Associado da Universidade Federal do Ceará e leciona na Graduação em Letras e na Pós-Graduação em Linguística. Coordena o Grupo de Estudos Semióticos da UFC (SEMIOCE) e é editor responsável pela revista Estudos Semióticos (USP), ao lado de Ivã Carlos Lopes. Integra a comissão editorial das revistas CASA-Cadernos de Semiótica Aplicada (Unesp-Araraquara) e Entrepalavras (UFC). É autor dos livros A identidade de um percurso e o percurso de uma identidade: um estudo semiótico das canções do Pessoal do Ceará (2012), A trama poética em Caetano Veloso (2014) e Exercícios de Semiótica Discursiva (2016), este em colaboração com Ricardo Lopes Leite. Tem experiência nas áreas de Linguística e Semiótica, com ênfase em Teorias Linguísticas, Semiótica Discursiva, Semiótica da Canção e Análise do Discurso. Atua principalmente nos seguintes temas: sujeito, identidade, discurso e interdiscurso. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
José Américo Bezerra Saraiva
Nome em citações bibliográficas
SARAIVA, J. A. B.;SARAIVA, AME'RICO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Departamento de Letras Vernáculas.
Avenida da Universidade, 2806
Benfica
99999999 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (85) 32887624
URL da Homepage: http://www.ufc.br


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2008
Doutorado em Lingüística.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Pessoal do Ceará: a identidade de um percurso e o percurso de uma identidade, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Nelson Barros da Costa.
Palavras-chave: Semiótica do discurso; Semiótica da canção; Sujeito discursivo; Sujeito interdiscursivo; Pessoal do Ceará.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
1995 - 1998
Mestrado em Lingüística.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: A seleção lexical à luz da função poética em textos de Caetano Veloso,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Paulo Mosânio Teixeira Duarte.
Palavras-chave: função poética; função sígnica; semiose; paralelismo semântico.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1985 - 1989
Graduação em Letras.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.


Pós-doutorado


2017 - 2018
Pós-Doutorado.
Université de Limoges, UL, França.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Formação Complementar


1992 - 1993
Extensão universitária em Língua e Cultura Grega. (Carga horária: 240h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1991 - 1993
Extensão universitária em Língua e Cultura Latina. (Carga horária: 240h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1991 - 1992
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico Administrativo, Carga horária: 40

Atividades

2008 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Semiótica discursiva
Língua Portuguesa: Fonologia
11/1992 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonologia do Português
Introdução à Lingüística
Lingüística: Fonética e Fonologia
Lingüística: Morfologia
Lingüística Textual
Morfologia do Português
Morfossintaxe do Português
Semântica do Português
Sintaxe do Português
2004 - 2004
Ensino, Lingüística e Ensino, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Semântica

Colégio Christus, CHRISTUS, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1991
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
As estruturas semânticas da interincompreensão nos intérpretes do Brasil: o caso de Sérgio Buarque de Holanda e Jessé Souza
Descrição: Esta pesquisa volta-se para a análise de textos de autoria de Sérgio Buarque de Holanda e de Jessé Souza, centrando sua atenção em Raízes do Brasil e A elite do atraso, para, numa técnica de sistematização do sentido via significação, método próprio da Semiótica Discursiva, extrair as estruturas semânticas semionarrativas e discursivas que sustentam os discursos de cada autor e os colocam em competição direta quanto à mais adequada interpretação da sociedade brasileira e do processo de sua constituição histórica. Reconstituir as estruturas semânticas de duas ordens de discurso mutuamente imbricadas, como as duas acima referidas, é o primeiro passo para uma visada verdadeiramente crítica, passo garantidor de um afastamento topicamente totalizante, que, entenda-se bem, não é sinônimo de desengajamento ideológico. Tal afastamento topicamente totalizante, próprio do método de estruturação do sentido via significação, assegura certo grau de objetividade da análise porque as relações de mútua constituição dos discursos imbricados polêmico-contratualmente tornam-se mais evidentes e os conteúdos postos em cena por cada discurso particular ganham maior nitidez. Assim, a relatividade dos pontos de vista se patenteia e um diálogo aberto para a alteridade efetivamente poderia se dar, pondo fim ao que se verifica em algumas redes sociais em que membros de um grupo emitem ponderações e/ou opiniões com as quais os outros membros do mesmo grupo concordam já de antemão, numa troca de informação redundante, nova apenas na aparência. Com esta pesquisa acreditamos que as estruturas semânticas que sustentam e motivam duas avaliações político-ideológicas do Brasil de hoje, em franco confronto, se mostrarão em sua auto e hétero-constituição e em seu engendramento mútuo, o que, pensamos, poderá promover o afastamento crítico indispensável para colocar o debate público sob a égide de uma racionalidade discursiva aberta ao contraditório, à voz da alteridade, à presença do outro. Um afastamento crítico de tal natureza tem como corolário imediato a ruptura do insulamento discursivo excessivamente orientado do ponto de vista ideológico, em que os membros de um grupo enunciam argumentando a favor das verdades já sabidas e aceitas por todos os outros membros do mesmo grupo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: José Américo Bezerra Saraiva - Coordenador / Zeno Queiroz - Integrante / Gabriela Santos Silva - Integrante.
2016 - 2017
O exercício do acontecimento: as modulações tensivas e o efeito estético da violência na filmografia de Quentin Tarantino
Descrição: Vencedor de diversos prêmios, Quentin Tarantino vem despertando o interesse da crítica especializada e do público leigo desde sua primeira obra cinematográfica não independente. Contudo, apesar de as produções do cineasta já terem sido examinadas por pesquisadores de diversas áreas de estudo, não encontramos um trabalho em semiótica discursiva que se proponha a realizar uma apreciação de caráter científico da filmografia do diretor americano. Diante disso, com base principalmente na teoria tensiva desenvolvida por Claude Zilberberg, este trabalho tem como principal meta averiguar quais procedimentos cinematográficos são adotados no filme Pulp Fiction (1993) para modular os efeitos de sentido causados pela violência, a fim de examinar os modos como extensidade e intensidade se articulam na construção do espaço tensivo do enunciado fílmico e como isso repercute na experiência estética do enunciatário. Inicialmente, percebe-se que a violência se insere em um regime fundado na regularidade, de forma que as variações intensivas são controladas pela dimensão da extensidade, dificilmente havendo uma saturação de intensidade e, portanto, jamais sendo atribuído à violência um estatuto de acontecimento. Valendo-se, assim, de alguns mecanismos fílmicos, que pretendemos descrever, Tarantino parece investir em andamentos, tonicidades, temporalidades e espacialidades adequados ao exercício da inteligibilidade, isto é, lança mão de procedimentos que promovem mais a apreensão cognitiva das cenas de violência do que a sua experiência afetiva, que permitiria ao enunciatário fruir a obra preponderantemente na dimensão racional. Dessa maneira, a partir de estudos semióticos bastante recentes e, a nosso ver, extremamente adequados aos nossos propósitos, intencionamos ampliar o campo de discussão acerca de um aspecto muito peculiar do trabalho de Quentin Tarantino e lançar luz sobre questões que podem - e devem - ser desenvolvidas em pesquisas futuras..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: José Américo Bezerra Saraiva - Coordenador / Zeno Queiroz - Integrante / Gabriela Santos Silva - Integrante.
2015 - 2016
Acontecimento e resolução: as cidades de Santo Amaro da Purificação, Londres e São Paulo na obra de Caetano Veloso
Descrição: No livro A identidade de um percurso e o percurso de uma identidade, realizamos um estudo semiótico das canções do Pessoal do Ceará para (re)constituir a identidade desse grupo cancional em suas diferentes fases e faces. Do estudo, conclui-se que, no percurso migratório dos cancionistas do Pessoal do Ceará, a cidade de São Paulo surge como figura impactante, podendo ser considerada um acontecimento de caráter disfórico de tal magnitude que coloca em xeque a identidade do grupo e que, por isso, exige resolução e atitude reativa imediatas: quer pela aposta num retorno nostálgico à terra de partida, miticamente concebida após a imigração, quer pelo gesto, fracamente ou francamente combativo, contra a alteridade. Como o percurso migratório do Pessoal do Ceará revelou-se indissociável da relação contratual ou polêmica, a depender da fase, com o Tropicalismo e, mais precisamente, com a persona musical de Caetano Veloso, não só citado nominalmente numa canção de Belchior (Fotografia 3/4), mas também alvo de outras tantas referências intertextuais, voltamos nossa atenção para a obra do compositor baiano. Destarte, em Sampa (1978), encontramos um enunciador que parece polemizar com a face nostálgica do Pessoal do Ceará, afirmando que ?quem vem de outro sonho feliz de cidade / Aprende depressa a chamar-te (a cidade de São Paulo) de realidade? e que ?quando eu te (a cidade de São Paulo) encarei frente à frente não vi o meu rosto / Chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto, mau gosto / É que narciso acha feio o que não é espelho?. Ora, o enunciador de Sampa apresenta-se como aquele que resolveu, em seu percurso, o acontecimento-cidade disfórico ao superar a fase narcísica e abrir-se para a alteridade. Em contrapartida, o sujeito de Fotografia 3/4 (e, por extensão, o Pessoal do Ceará), ao interpelar o de Alegria Alegria, argumentando que ?Veloso, o sol não é tão bonito pra / Quem vem do norte e vai viver na rua?, ainda estaria, para o enunciador de Sampa, impactado pelo acontecimento-cidade, preso à fase narcísica e fechado para a alteridade. Ancorados nessas constatações é que vamos acompanhar as relações dos enunciadores das canções de Caetano Veloso com três cidades nas quais ele viveu: Santo Amaro da Purificação (mas também Salvador), São Paulo e Londres. Queremos saber qual é o estatuto tensivo dessas cidades nas letras das canções assinadas por Caetano Veloso até o disco Trilhos urbanos (1979). Partiremos da hipótese de que, nos primeiros doze anos da produção cancional do compositor, as cidades de Santo Amaro da Purificação, São Paulo e Londres apresentam estatutos tensivos variados. Em No dia em que eu vim-me embora, Onde eu nasci passa um rio e Trilhos urbanos, por exemplo, Santo Amaro da Purificação (mas também Salvador) parece revelar-se mais estado que acontecimento-cidade; em Sampa, São Paulo parece constituir-se acontecimento-cidade plenamente resolvido; e, em A little more blue e London London, Londres parece manter boa dose da intensidade impactante de um acontecimento-cidade. Enfim, pretendemos analisar essas letras de canções, e, se necessário, outras, para pensar o coeficiente tensivo que cifra a existência semiótica de cada uma dessas cidades na obra de Caetano Veloso e que as faz oscilar entre os efeitos de acontecimento e estado, em função dos assomos e das resoluções de que participam.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: José Américo Bezerra Saraiva - Coordenador.
2014 - 2015
A voz do autor: breagens e metalinguagem na obra de José Saramago.
Descrição: A obra de José Saramago, um dos mais celebrados escritores de Língua Portuguesa, constitui o foco desta pesquisa, que visa a descrever alguns dos mecanismos de que o enunciador de seus romances se vale para criar um efeito de sentido de distanciamento crítico com relação ao narrado, isto é, um efeito de profundidade enunciativa geradora de instâncias de enunciação diferentes a partir das quais se desenvolvem discursos de natureza "meta". Os mecanismos breantes são, num primeiro momento, os dispositivos responsáveis pela criação de um campo de presença cuja profundidade produz as condições necessárias, mas não suficientes, para o exercício da crítica e da autocrítica, da ilustração pedagógica e da reflexão filosófica, dos lances de ironia e de autoironia etc. É interesse desta pesquisa, então, examinar algumas passagens dos romances de Saramago em que o discurso de natureza "meta" se instala e descrever como os mecanismos de debreagem e embreagem criam as condições enunciativas apropriadas para que esse tipo de discurso possa se desenvolver.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: José Américo Bezerra Saraiva - Coordenador / Lucas Porto de Queiroz - Integrante.
2013 - 2014
Convergências e complementaridades entre a semiótica de inspiração saussureana e a de orientação peirceana.
Descrição: Quando o assunto é o conceito de signo, já virou lugar-comum usar Saussure contra Peirce, e Peirce contra Saussure. Costuma-se dizer que a concepção de um é diádica enquanto a do outro é triádica, e que o primeiro exclui de suas ponderações o referente, ao passo que o segundo toma-o como instância "a quo", a um só tempo, residual e fantasmática, da qual a atividade semiótica não deve ser desvinculada. Saussure seria teórico do sistema, e Peirce, do processo. Até aí tudo bem. O problema aparece no momento em que o raciocínio tenta autorizar um dos teóricos promovendo o sacrifício do outro sem atentar para o fato de que ambos estão na origem de duas tradições do pensamento semiótico fadadas atualmente à busca dos consensos possíveis. Podemos dizer que uma concepção de signo não dispensa a outra. Pelo contrário, vislumbramos a dimensão sistêmica de Saussure no conceito peirceano de legi-signo e vemos a operação realizada pelo interpretante de Peirce como similiar à operação de transposição do sentido, cara à semiótica de inspiração saussureana. Se o que aqui dizemos não constitui disparate, cumpre avançar na proposta de aproximação entre Saussure e Peirce sem, no entanto, descurar das diferenças teóricas que os separam. Esta pesquisa, enfim, busca identificar as convergências e complementaridades possíveis entre a semiótica de inspiração saussureana e a de orientação peirceana.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
Formas de vida e figura sol
Descrição: Este projeto visa a investigar a figura "sol" em canções brasileiras da década de 1970 e as formas de vida que se organizam em torno dela, com suas respectivas axiologias e ideologias. Toma como ponto de partida a intervenção dos cearenses no cenário cancional brasileiro e seu diálogo, ora contratual ora polêmico, com outras vertentes da MPB da época. Como arcabouço teórico, recorre à Semiótica da Canção e à Semiótica Discursiva para descrever as variadas linguagens que se articulam nos conjuntos significantes cancionais e os efeitos de sentido decorrentes dessa articulação. Interessa acompanhar como os modos de convocar e tratar a figura "sol" nos diferentes discursos acabam por definir formas de vida e modos de ser que estão em conformidade com elas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: José Américo Bezerra Saraiva - Coordenador / Lucas Porto de Queiroz - Integrante / Antonio Luann Ferreira Taveira - Integrante.
2011 - 2012
A ambivalente figura sol
Descrição: A figura "sol" apresenta um estatuto no mínimo ambivalente nas canções das décadas de 1960 e 1970, sobretudo se considerarmos o discurso dos cancionistas do Pessoal do Ceará, tema de nossa tese de doutorado, em contraposição ao discurso tropicalista. No entanto, mesmo tomando apenas a produção cancional cearense do período, já se percebe que alguns textos atribuem a ela um valor eufórico, enquanto outros fazem-na circular com valor disfórico. Um levantamento preliminar da presença desta figura nos textos cancionais das duas décadas em foco patenteia a alta frequência com que ela comparece, vindo algumas vezes pulverizada em configurações discursivas que a atualizam sem propriamente realizá-la. A figura "sol" recobre temas diversos, desempenha papéis narrativos diferentes e realiza valores contrários, contraditórios ou complementares, dependendo do discurso analisado. Tais conteúdos, assim nos parece, definem posicionamentos enunciativos que se encontram numa relação dialógica de caráter ora contratual ora polêmico. Por isso, julgamos que o levantamento das suas ocorrências em textos cancionais e o exame de seu comportamento semiótico podem trazer à luz significações e nuanças de significações capazes de nos auxiliar na reconstrução de posições enunciativas que atribuem, por uma razão ou outra, importância fundamental ao "sol". Esta pesquisa assume, portanto, a figura "sol" como invariante e busca as variantes de ordem temática, narrativa, fundamental e tensiva subjacentes a ela. Em sua primeira fase, toma as canções do Pessoal do Ceará em que o "sol" pontifica como figura de relativa importância e compara-as com as canções tropicalistas. Ao mesmo tempo, pretende verificar as nuanças de significação que despontam do cotejo das canções do próprio Pessoal do Ceará. Julgamos que a figura "sol" se destaca das outras figuras convocadas pelos textos examinados porque manifesta formas de vida que se diferenciam pelo modo como cada texto lida com ela.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2011 - Atual
Periódico: Entrepalavras (UFC-Fortaleza)
2010 - Atual
Periódico: Cadernos de Semiótica Aplicada (CASA-Araraquara)
2008 - Atual
Periódico: Estudos semióticos (FFLCH-USP)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LOPES, I. C.2018LOPES, I. C. ; SARAIVA, J. A. B. . Apresentação. Literatura, canção, cinema, arquitetura. Cartas, jornais e novas mídias.. ESTUDOS SEMIÓTICOS (USP), v. 14, p. i-ii, 2018.

2.
LOPES, I. C.2017LOPES, I. C. ; SARAIVA, J. A. B. . Apresentação. De actantes, signos, discursos. De uma banda a passar e de leite derramado. De escravos e senhores.. ESTUDOS SEMIÓTICOS (USP), v. 13, p. i-ii, 2017.

3.
SARAIVA, J. A. B.2017SARAIVA, J. A. B.. Análise da análise: quadrado semiótico e gráfico tensivo. ESTUDOS SEMIÓTICOS (USP), v. 2, p. 77-87, 2017.

4.
LOPES, I. C.2016LOPES, I. C. ; SARAIVA, J. A. B. . Apresentação - Estudos Semióticos on-line. Estudos Semióticos (USP), v. 12, p. i-II, 2016.

5.
LOPES, I. C.2016LOPES, I. C. ; SARAIVA, J. A. B. . Apresentação - Estudos Semióticos on-line. Estudos Semióticos (USP), v. 12, p. i-iv, 2016.

6.
LOPES, I. C.2015LOPES, I. C. ; SARAIVA, J. A. B. . Apresentação - Estudos Semióticos on-line. Estudos Semióticos (USP), v. 11, p. i-ii, 2015.

7.
LOPES, IVA' CARLOS2015LOPES, IVA' CARLOS ; SARAIVA, AME'RICO . Apresentação. Estudos Semióticos (USP), v. 11, p. i, 2015.

8.
LOPES, I. C.2014LOPES, I. C. ; SARAIVA, J. A. B. . Apresentação - Estudos Semióticos on-line. Estudos Semióticos (USP), v. 10, p. i-ii, 2014.

9.
SARAIVA, J. A. B.;SARAIVA, AME'RICO2014SARAIVA, J. A. B.; LEITE, R. L. . Consideraciones en torno a los conceptos de inmanencia, texto y transposición. Topicos del Seminario, v. 1, p. 123-133, 2014.

10.
LOPES, I. C.2014LOPES, I. C. ; SARAIVA, J. A. B. . Apresentação - Estudos Semióticos on-line. Estudos Semióticos (USP), v. 10, p. i-ii, 2014.

11.
SARAIVA, J. A. B.;SARAIVA, AME'RICO2014SARAIVA, J. A. B.. A arquitetura iconizante de 'Luz do sol'. Estudos Semióticos (USP), v. 10, p. 26-36, 2014.

12.
SARAIVA, J. A. B.;SARAIVA, AME'RICO2013SARAIVA, J. A. B.; LEITE, R. L. . Efeitos metafóricos e graus de presença da enunciação no enunciado. Alfa: Revista de Linguística (UNESP. Online), v. 57, p. 37-51, 2013.

13.
LOPES, I. C.2013LOPES, I. C. ; SARAIVA, J. A. B. . Apresentação - Estudos Semióticos on-line. Estudos Semióticos (USP), v. 9, p. 1-3, 2013.

14.
LOPES, I. C.2013LOPES, I. C. ; SARAIVA, J. A. B. . Apresentação - Estudos Semióticos on-line. Estudos Semióticos (USP), v. 2, p. i-ii, 2013.

15.
SARAIVA, J. A. B.;SARAIVA, AME'RICO2011SARAIVA, J. A. B.. Sujeito discursivo, crise de identidade e poéticas contemporâneas. CASA (Araraquara), v. 9, p. 1-21, 2011.

16.
SARAIVA, J. A. B.;SARAIVA, AME'RICO2011SARAIVA, J. A. B.. Sol: uma figura em disputa. Estudos Semióticos (USP), v. 7, p. 1-9, 2011.

17.
LEITE, R. L.2009LEITE, R. L. ; SARAIVA, J. A. B. . O corpo e o observador na discursivização. Acta Semiótica et Linguística, v. 14, p. 139-154, 2009.

18.
SARAIVA, J. A. B.;SARAIVA, AME'RICO1998SARAIVA, J. A. B.. Funções da linguagem: enfoques filosófico e antropológico. Revista de Letras (Fortaleza), Fortaleza, v. 1/2, n.20, p. 9-13, 1998.

19.
SARAIVA, J. A. B.;SARAIVA, AME'RICO1996SARAIVA, J. A. B.. O plurissignificativo termo função. Revista de Letras (Fortaleza), 1996.

20.
SARAIVA, J. A. B.;SARAIVA, AME'RICO1995SARAIVA, J. A. B.. Os termos sintáticos profundos em José Rebouças Macambira. Revista de Letras (São Paulo), 1995.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SARAIVA, J. A. B.; LEITE, R. L. . Exercícios de Semiótica Discursiva. 1. ed. Fortaleza: Imprensa Universitária EDUFC, 2017. v. 1. 156p .

2.
SARAIVA, J. A. B.. A trama poética em Caetano Veloso. 1. ed. Fortaleza: Edições UFC, 2014. v. 1. 186p .

3.
SARAIVA, J. A. B.. A identidade de um percurso e o percurso de uma identidade: um estudo semiótico das canções do Pessoal do Ceará. 1. ed. Fortaleza: Edições UFC, 2012. v. 1. 552p .

Capítulos de livros publicados
1.
SARAIVA, J. A. B.. Saussure e Peirce: dois conceitos de signo complementares. In: Beividas, W.; Lopes, I.C.; Badir, S.. (Org.). Cem anos com Saussure. Textos de Congresso Internacional. 1ed.São Paulo: Annablume, 2016, v. 1, p. 123-140.

2.
SARAIVA, J. A. B.. Acontecimento e exercício: as cidades de Santo Amaro da Purificação, São Paulo e Londres na obra de Caetano Veloso. In: Conrado Moreira Mendes; Glaucia Muniz Proença Lara. (Org.). Em torno do acontecimento: uma homenagem a Claude Zilberberg. 1ed.Curitiba: Appris, 2016, v. , p. 83-104.

3.
SARAIVA, J. A. B.. Apenas um rapaz latino-americano. In: Ricardo Kelmer. (Org.). Para Belchior com amor. 1ed.Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2016, v. 1, p. 21-28.

4.
SARAIVA, J. A. B.. 'Fotografia 3x4' do Pessoal do Ceará. In: Batista, M. de F. B. de M. e Rastier, F.. (Org.). Semiótica e cultura: dos discursos aos universos construídos. 1ed.João Pessoa: Editora UFPB, 2015, v. , p. 339-368.

5.
SARAIVA, J. A. B.. Rogério Bessa: o linguista e o poeta. In: Rogério Bessa. (Org.). Poesia do Brasil e do mundo de hoje. 1ed.Fortaleza: Jose, 2014, v. , p. 201-208.

6.
SARAIVA, J. A. B.. Semiotização do percurso do migrante em canções do Pessoal do Ceará. In: ARAÚJO, Júlio César de. (Org.). Seminários Linguísticos:discurso, análise, linguística, pesuisa e ensino.. : , 2010, v. , p. 93-114.

7.
SARAIVA, J. A. B.. A constituição de um ethos discursivo em "A palo seco". In: Nelson Barros da Costa. (Org.). O charme dessa nação: música popular, discurso e sociedade brasileira. 1ed.Fortaleza: Expressão Gráfica, 2007, v. 1, p. 105-129.

8.
SARAIVA, J. A. B.. Semiótica e comunicação: dois pontos de vista complementares. In: Marlene Mattes. (Org.). Linguagens: as expressões do múltiplo. 1ed.Fortaleza: Premius, 2006, v. 1, p. 353-376.

9.
SARAIVA, J. A. B.. Como analisar a canção popular. In: Nelson Barros da Costa. (Org.). Práticas discursivas: exercícios analíticos. 1ed.Campinas: Pontes, 2005, v. , p. 157-170.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SARAIVA, J. A. B.. Enunciação, corpo e campo de presença discursivo.. In: Encontro Internacional de Texto e Cultura, 2008, Fortaleza. Encontro Internacional de Texto e Cultura. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2008. p. 2960-2975.

2.
SARAIVA, J. A. B.. Signo e significação: da percepção ao valor. In: Seminários Lingüísticos, 2004, Fortaleza. outro, 2004.

3.
SARAIVA, J. A. B.. Pipoca moderna (Caetano Veloso): um exemplo de plano da expressão como instaurador de significado. In: Seminários Lingüísticos, 2002, Fortaleza, 2002.

4.
SARAIVA, J. A. B.. A canção-vivência na obra de Chico Buarque de Holanda. In: Seminários Lingüísticos, 2002, Fortaleza, 2002.

5.
SARAIVA, J. A. B.. Função poética e motivação semântica. In: Seminários Lingüísticos, 2000, Fortaleza, 2000.

6.
SARAIVA, J. A. B.. A categoria de gênero em Português. In: Grupo de Estudos Lingüísticos do Nordeste, 1999, Fortaleza, 1999.

7.
SARAIVA, J. A. B.. A composição Meu bem Meu mal na perspectiva da função poética. In: Grupo de Estudos Lingüísticos do Nordeste, 1999, Fortaleza, 1999.

8.
SARAIVA, J. A. B.. Função poética e seleção lexical em "O quereres". In: XVI Jornada de Estudos Linguísticos (GELNE), 1999, Fortaleza. Revista do GELNE (UFC). Fortaleza, 1999. v. 2. p. 183-189.

9.
SARAIVA, J. A. B.. A composição "Luz do Sol" na perspectiva da função poética. In: XVI Jornada de Estudos Linguísticos (GELNE), 1999, Fortaleza. Revista do GELNE (UFC). Fortaleza, 1999. v. 2.

10.
SARAIVA, J. A. B.. Função poética e acoplamento em O quereres de Caetano Veloso. In: Grupo de Estudos Lingüísticos do Nordeste, 1998.

11.
SARAIVA, J. A. B.. Função poética e motivação semântica em Luz do Sol. In: I Semana de Letras - UFC, 1998, Fortaleza, 1998.

12.
SARAIVA, J. A. B.. A classe pronominal e os indefinidos. In: Grupo de Estudos Lingüísticos, 1997, São Paulo, 1997.

13.
SARAIVA, J. A. B.. Três abordagens do léxico: um enfoque crítico. In: Grupo de Estudos Lingüísticos, 1997, Campinas, 1997.

14.
SARAIVA, J. A. B.. Os termos sintáticos profundos em J. B. Macambira. In: Semninários Lingüísticos, 1993, Fortaleza, 1993.

15.
SARAIVA, J. A. B.. A propósito de classes e funções. In: Seminários Lingüísticos, 1993, Fortaleza, 1993.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SARAIVA, J. A. B.. A poética 'a palo seco' de João Cabral de Melo Neto: quando a pedra é o caminho. In: Linguagens da seca: 100 anos da seca de 15 e 85 anos de O Quinze de Raquel de Queiroz, 2015, Fortaleza. Linguagens da seca: 100 anos da seca de 15 e 85 anos de O Quinze de Raquel de Queiroz, 2015.

2.
SARAIVA, J. A. B.; LEITE, R. L. . Texto, contexto e profundidade sêmica na construção de objetos de discurso. In: I Simpósio de Linguística Textual, 2015, Fortaleza. I Simpósio de Linguística Textual, 2015. v. 1. p. 117.

3.
SARAIVA, J. A. B.. Saussure e Peirce: dois conceitos de signo complementares. In: Congresso Internacional 100 Anos com Saussure, 2013, São Paulo. Congresso Internacional 100 Anos com Saussure, 2013.

4.
SARAIVA, J. A. B.. Semiótica da canção: uma experiência didática com professores de ensino médio de países lusófonos. In: III Seminários de Semiótica da USP, 2009, São Paulo. III Seminário de Semiótica da USP, 2009.

5.
SARAIVA, J. A. B.. Enunciação, corpo e campo de presença discursivo. In: Encontro Internacional de Texto e Cultura, 2008, Fortaleza. Encontro Internacional de Texto e Cultura. Fortaleza: Edições UFC, 2008.

6.
SARAIVA, J. A. B.. Belchior: um tropicalista antitropicalista. In: I Simpósico da Canção: linguagem da canção, 2008, São Paulo. I Simpósio da Canção: linguagem da canção, 2008.

7.
SARAIVA, J. A. B.. Semiótica e Ensino. In: I Fórum de Linguística Aplicada e Essino de Língua e V Colóquio de Professores de Metodologia de Ensino de Língua e Litratura, 2008, Fortaleza. I Flael. Fortaleza: Edições UFC, 2008.

8.
SARAIVA, J. A. B.. Função poética e motivação semântca na escolha lexical. In: I Simpósio Nacional de Estudos Lingüísticos, 1998, João Pessoa. Anais do I Simpósio Nacional de Estudos Lingüísticos. João Pessoa: UFPB, 1998. v. 1. p. 52-52.

9.
SARAIVA, J. A. B.. O léxico: aspectos estilísticos e morfológicos. In: Grupo de Estudos Lingüísticos do Nordeste, 1998, Fortaleza, 1998.

Artigos aceitos para publicação
1.
QUEIROZ, Z. ; SILVA, G. S. ; SARAIVA, J. A. B. . O exercício do acontecimento: a estetização da violência em Pulp Fiction. ESTUDOS SEMIÓTICOS (USP), 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
SARAIVA, J. A. B.. A transposição do sentido metodologicamente orientada. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SARAIVA, J. A. B.; QUEIROZ, Z. ; SILVA, G. S. . A estetização da violência em Pulp Fiction, de Quentin Tarantino, à luz da Semiótica Tensiva. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SARAIVA, J. A. B.. A poética a palo seco de João Cabral de Melo Neto: quando a pedra é o caminho. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SARAIVA, J. A. B.; LEITE, R. L. ; SILVA, M. A. ; BARROSO, E. N. N. . Texto, contexto e profundidade sêmica na construção de objetos do discurso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
SARAIVA, J. A. B.. A dimensão narrativa da racionalidade: da frase ao texto. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SARAIVA, J. A. B.. O canto da canção no ensino de língua. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SARAIVA, J. A. B.. José Luiz Fiorin e a Semiótica no Ceará. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SARAIVA, J. A. B.. A poética a palo seco de João Cabral de Melo Neto: quando a pedra é o caminho. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SARAIVA, J. A. B.. A tradução como atividade semiótica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
SARAIVA, J. A. B.. Só haveria salvação pelo texto e pela imanência?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
QUEIROZ, L. P. ; OLIVEIRA, P. R. ; LEITE, V. ; SARAIVA, J. A. B. . Crer ou não crer, eis a gestão: análise semiótica de um vídeo da Igreja Universal. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
SARAIVA, J. A. B.. A abordagem teórico-metodológica da Semiótica Discursiva. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
SARAIVA, J. A. B.. Saussure e Peirce: dois conceitos de signo complementares. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SARAIVA, J. A. B.. Semiótica da canção. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
SARAIVA, J. A. B.. Semiótica da canção: relato de uma experiência pedagógica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
LOPES, I. C. ; SARAIVA, J. A. B. ; SCHWARTZMANN, M. N. . Poéticas do Tempo e do Espaço. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
SARAIVA, J. A. B.; LEITE, R. L. ; LEITE, J. Jr. ; LEMOS, T. M. . A Semiótica no Ceará. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
SARAIVA, J. A. B.. A Semiótica da Canção: o objeto não-fissionado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
SARAIVA, J. A. B.. Pessoal do Ceará: análise semiótica de um percurso cancional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
SARAIVA, J. A. B.. Semiótica e canção popular. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
SARAIVA, J. A. B.. Metapoesia e figuratividade na obra de João Cabral de Melo Neto. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
SARAIVA, J. A. B.. O estilo na canção: uma abordagem semiótica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
SARAIVA, J. A. B.. Canção como estratégia pedagógica: o caso de Cabo Verde. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
SARAIVA, J. A. B.. Semiótica da canção: uma experiência didática com professores do ensino médio de países lusófonos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

25.
SARAIVA, J. A. B.. Rogério Bessa: o linguista e o poeta. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
SARAIVA, J. A. B.. Semiótica da canção: uma experiência didática com professores do ensino médio de países lusófonos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
SARAIVA, J. A. B.. Belchior: um tropicalista antitropicalista. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

28.
SARAIVA, J. A. B.. Semiotização do percurso do migrante em canções do "Pessoal do Ceará". 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
SARAIVA, J. A. B.. Enunciação, corpo e campo de presença discursivo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
SARAIVA, J. A. B.. Semiótica e ensino. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
SARAIVA, J. A. B.. Rogério Bessa: o lingüista e o poeta. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
SARAIVA, J. A. B.. A pluri-isotopia em textos de João Cabral de Melo Neto. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
SARAIVA, J. A. B.. Intertextualidade e interdiscursividade nos textos do Pessoal do Ceará. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
SARAIVA, J. A. B.. Um caso de intradiscursividade na obra de Chico Buarque de Hollanda. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

35.
SARAIVA, J. A. B.. Signo e significação: da percepção ao valor. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
SARAIVA, J. A. B.. Dialogismo, polifonia e intertextualidade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
SARAIVA, J. A. B.. Um caso de intradiscursividade na obra de Chico Buarque de Hollanda. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
SARAIVA, J. A. B.. A canção-vivência na obra de Chico Buarque de Holanda. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

39.
SARAIVA, J. A. B.. Pipoca moderna (Caetano Veloso): um exemplo de plano da expressão como instaurador de significado. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

40.
SARAIVA, J. A. B.. Função poética e motivação semântica. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

41.
SARAIVA, J. A. B.. A categoria de gênero em Português. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

42.
SARAIVA, J. A. B.. A composição Meu bem Meu mal na perspectiva da função poética. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

43.
SARAIVA, J. A. B.. Função poética e acoplamento em O quereres de Caetano Veloso. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

44.
SARAIVA, J. A. B.. O léxico: aspectos estilísticos e morfológicos. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

45.
SARAIVA, J. A. B.. Função poética e motivação semântca na escolha lexical. 1998. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

46.
SARAIVA, J. A. B.. Função poética e motivação semântica em Luz do Sol. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

47.
SARAIVA, J. A. B.. Três abordagens do léxico: um enfoque crítico. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

48.
SARAIVA, J. A. B.. A classe pronominal e os indefinidos. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

49.
SARAIVA, J. A. B.. A propósito de classes e funções. 1993. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

50.
SARAIVA, J. A. B.. Os termos sintáticos profundos em J. B. Macambira. 1993. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
SARAIVA, J. A. B.. Ápreensões do campo de presença: tesividade, aspectualidade e modalidade. Rio de Janeiro: Congresso Internacional da ABES / UFRJ e UFF, 2017 (Resumo).

2.
SARAIVA, J. A. B.; LEITE, R. L. . Texto, contexto e profundidade sêmica na construção de objetos do discurso 2015 (Resumo).

3.
SARAIVA, J. A. B.. A poética 'a palo seco' de João Cabral de Melo Neto: quando a pedra é o caminho 2015 (Resumo).

4.
SARAIVA, J. A. B.. Saussure e Peirce: dois conceitos de signo complementares 2013 (Resumo).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SARAIVA, J. A. B.. Programa Diálogo. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SARAIVA, J. A. B.; LEITE, R. L. . Escuta e produção de canções para professores de Cabo Verde. 2013. .

2.
SARAIVA, J. A. B.; LEITE, R. L. . Escuta e produção de canções para professores de Angola. 2013. .

3.
SARAIVA, J. A. B.; LEITE, R. L. . Vozes das Ilhas. 2013. (Coordenação da confecção de um CD com canções elaboradas em curso ministrado em Fortaleza).

4.
SARAIVA, J. A. B.; LEITE, R. L. . União: Brasil Angola. 2013. (Coordenação da confecção de um CD com canções elaboradas em curso ministrado em Fortaleza).

5.
SARAIVA, J. A. B.; LEITE, R. L. . Escuta e produção de canções para professores de Cabo Verde. 2012. .

6.
SARAIVA, J. A. B.; LEITE, R. L. . Escuta e produção de canções para professores de São Tomé e Príncipe. 2012. .

7.
SARAIVA, J. A. B.; LEITE, R. L. . Dôs terra, dôs amores. 2012. (Coordenação da confecção de um CD com canções elaboradas em curso ministrado em Fortaleza).

8.
SARAIVA, J. A. B.; LEITE, R. L. . Encontros: Brasil e São Tomé e Príncipe. 2012. (Coordenação da confecção de um CD com canções elaboradas em curso ministrado em Fortaleza).

9.
SARAIVA, J. A. B.. Leitura e produção de canções. 2011. .

10.
SARAIVA, J. A. B.; LEITE, R. L. . Brasil canta ku nós. 2011. (Coordenação da confecção de um CD com canções elaboradas em curso ministrado em Fortaleza).

11.
BESSA, J. R. F. ; ZAGARI, M. R. L. ; CASKEY, A. F. ; GONÇALVES, J. C. ; SARAIVA, J. A. B. . Atlas Linguístico do Estado do Ceará - ALECE. 2010. (Cartas, mapas ou similares/Carta).

12.
SARAIVA, J. A. B.. Racionalidade Narrativa e construção do sentido. 2010. .

13.
SARAIVA, J. A. B.. Semiótica Discursiva. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
SARAIVA, J. A. B.. Parâmetros para a leitura da canção. 2010. .

15.
SARAIVA, J. A. B.. Semiótica Discursiva. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - UFC - Virtual - Curso de Licenciatura em Letras Português).

16.
SARAIVA, J. A. B.; LEITE, R. L. . Povos Unidos. 2010. (Coordenação da confecção de um CD com canções elaboradas em curso ministrado em Fortaleza).

17.
SARAIVA, J. A. B.. A leitura da canção. 2009. .

18.
SARAIVA, J. A. B.. Fortaleza, a canção na linguagem das letras. 2009. (Coordenação da confecção de um CD com canções elaboradas em curso ministrado em Fortaleza).

19.
SARAIVA, J. A. B.. Semântica e Ensino. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SARAIVA, J. A. B.; LUCAS, R. J. L.; LEITE, R. L.. Participação em banca de Paulo Jefferson Pereira Barreto. O discurso da crise: análise semiótica de estratégias persuasivas em capas de jornais publicadas durante o governo Dilma Rousseff. 2018. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

2.
SARAIVA, J. A. B.; COSTA, M. H. A.; LEITE, R. L.. Participação em banca de Lívia Pereira Chaves. Mecanismos de temporalização em Memórias Póstumas de Brás Cubas. 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

3.
SARAIVA, J. A. B.; GONÇALVES, J. B. C.; LEITE, R. L.. Participação em banca de Ana Patrícia Nascimento Moreira. Elementos de semiótica discursiva para o estudo e a prática da tradução. 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

4.
SARAIVA, J. A. B.; COSTA, M. H. A.; LEITE, R. L.. Participação em banca de Rachel de Morais D'Ippolito. (Des)investimento figurativo e efeito de realidade no filme Dogville. 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

5.
SARAIVA, J. A. B.; GONÇALVES, J. B. C.; LEITE, R. L.. Participação em banca de Antonio Luann Ferreira Taveira. A ambivalente figura "sol" nas canções do Pessoal do Ceará. 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

6.
LEITE, R. L.; PORTELA, J. C.; SARAIVA, J. A. B.. Participação em banca de Ingrid dos Santos Rocha. A narrativização do gêneros do discurso. 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

7.
LECLERC, A.; BARROSO, C. A. C.; SARAIVA, J. A. B.. Participação em banca de Jonatan Henrique Pinho Bonfim. A semântica de Davidson: verdade, referência e mundo.. 2015. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará.

8.
SILVA, O. C. E.; CARVALHO, G. C.; SARAIVA, J. A. B.. Participação em banca de Rafaela de Abreu Gomes. João Cabral, um poeta-crítico: poiesis e crítica. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

9.
SARAIVA, J. A. B.; GONÇALVES, J. B. C.; LEITE, R. L.. Participação em banca de Natália Silva Athayde. Luzia-Homem: a construção de simulacros identitários. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

10.
SARAIVA, J. A. B.; GONÇALVES, J. B. C.; LEITE, R. L.. Participação em banca de Glenda Miranda Moura. Cantar "A palo seco": o papel do intérprete na geração dos sentidos na canção. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

11.
LEITE, R. L.; GONÇALVES, J. B. C.; SARAIVA, J. A. B.. Participação em banca de Lyssandra Maria Costa Torres. A persuasão em textos sincréticos: uma leitura semiótica de anúncios do Ministério da Saúde. 2013. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

12.
LEITE, R. L.; GONÇALVES, J. B. C.; SARAIVA, J. A. B.. Participação em banca de Susy Anne Almeida Cabral. A construção de identidades em capas de revista: uma investigação semiótica do pleito eleitoral de 2010 para presidente. 2013. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

13.
ARAUJO, J. C. R.; ARAUJO, N. M. S.; SARAIVA, J. A. B.. Participação em banca de Elisângela Oliveira Viana. Estratégias de construção do ethos gay masculino no blog Katylene.com: um estudo da multimodalidade e das gírias gay. 2012. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

14.
COSTA., N. B.; ALVES, R. F.; SARAIVA, J. A. B.. Participação em banca de Carmem Sílvia de Carvalho Rêgo. Tendências do pop nacional: o discurso tribalista na canção de Arnaldo Antunes. 2011. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

15.
ARAGÃO. M. do S. S. de; SARAIVA, J. A. B.; LUCENA, I. T.. Participação em banca de José Robson do Nascimento. Análise semiótica de piadas com passagens bíblicas: intertextualidade e interdiscursividade na geração do sentido. 2009. Dissertação (Mestrado em Curso de Pós-graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

16.
ARAGÃO. M. do S. S. de; SARAIVA, J. A. B.; SILVA, M. F. da. Participação em banca de José João Ribeiro. Análise discursiva da obra "O Auto da Compadecida" de Ariana Suassuna. 2009. Dissertação (Mestrado em Curso de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Teses de doutorado
1.
LEITE, R. L.; ALENCAR, C. N.; CAVALCANTE, M. M.; SARAIVA, J. A. B.; IWAKAMI, L. T.. Participação em banca de Yvantelmack Dantas Valério. Simulacros enunciativos e efeitos de blindagem no discurso humorístico. 2018. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

2.
LEITE, R. L.; LOPES, I. C.; GONÇALVES, J. B. C.; SARAIVA, J. A. B.; LEMOS, C. L.. Participação em banca de Susy Anne Almeida Cabral. A construção de identidades em inscrições urbanas: uma investigação semiótica das inscrições feitas nos. 2018. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

3.
COSTA, M. H. A.; NASCIMENTO, S. S. O.; SARAIVA, J. A. B.; IWAKAMI, L. T.; ALENCAR, C. N.. Participação em banca de Francisca Poliane Lima de Oliveira. Recategorização para além dos muros: a produção (inter)subjetiva de objetos de discurso no universo dos graffitis e a criação da realidade. 2017. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual do Ceará.

4.
MONTEIRO-PLANTIN, R. S.; BEBILACQUA, C. R.; TAGNIN, S. E. O.; CAVALCANTE, M. M.; SARAIVA, J. A. B.. Participação em banca de Julianne Larens. Contrução de uma base de dados de colocações do português brasileiro. 2016. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

5.
LEITE, R. L.; OLIVEIRA, A. C. M. A.; IWAKAMI, L. T.; LUCAS, R. J. L.; SARAIVA, J. A. B.. Participação em banca de Lyssandra Maria Costa Torres. Persuasão sensível e regimes de interação na publicidade de catálogos da Natua e da Avon.. 2016. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

6.
COSTA., N. B.; MUNIZ, C. R.; ALVES, R. F.; ARAUJO, J. C. R.; SARAIVA, J. A. B.. Participação em banca de Michael Viana Peixoto. Prática intersemiótica no discurso imagético-cancional de Adriana Calcanhotto: uma proposta de análise. 2014. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

7.
LOPES, I. C.; SARAIVA, J. A. B.; MARTINS, M. M.; TAILLE, E. H. L.; BARROS, D. L. P.. Participação em banca de Ilca Suzana Lopes Vilela. Afirmação da identidade no discurso quilombola em perspectiva semiótica: o caso das bonecas pretas do Quilombo de Conceição das Crioulas. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüistica) - Universidade de São Paulo.

8.
ARAGÃO. M. do S. S. de; BARBOSA, M. A.; PONTES, A. L.; SARAIVA, J. A. B.. Participação em banca de Georgiana Márcia Oliveira Santos. Um saber semioticamente construído: a visão de mundo no léxico do Quilombo Jamary dos Pretos - Turiaçu/Ma. 2013. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

9.
BATISTA., M. F. B. M.; SARAIVA, J. A. B.; SILVA, V. A. P.; SANTOS, C. S. G.; AMORIM, G. N. de. Participação em banca de Marisa Nóbrega Rodrigues. O espetáculo semiótico do "Cancioneiro da Paraíba": canto, gesto e verbalização.. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

10.
LIMOLI, L.; PORTELA, J. C.; SARAIVA, J. A. B.; PERFEITO, A. M.; NASCIMENTO, E. L.. Participação em banca de Keity Cassiana Seco Burning. A semiótica e o ensino da canção: uma experiência rumo ao multiletramento. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

Qualificações de Doutorado
1.
SILVA, O. C. E.; CARVALHO, G. C.; SARAIVA, J. A. B.. Participação em banca de Rafaela de Abreu Gomes. João Cabral de Melo Neto ao limiar da voz. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

2.
SARAIVA, J. A. B.; LEITE, J. Jr.; LEITE, R. L.. Participação em banca de Érica Nailde Nunes Barroso. Modos escalares e tensividade na canção popular brasileira: uma abordagem semiótica. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

3.
LEITE, R. L.; SARAIVA, J. A. B.. Participação em banca de Marilde Alves da Silva. Rotina e acontecimento na tradução intersemiótica dos contos de Moreira Campos para os quadrinhos. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

4.
LEITE, R. L.; SARAIVA, J. A. B.. Participação em banca de Yvantelmack Dantas Valério. Simulacros enunciativos e efeitos de blindagem na constituição identitária do humorista. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

5.
LEITE, R. L.; SARAIVA, J. A. B.; FARIAS, O. M.. Participação em banca de Susy Anne Almeida Cabral. Dinâmica identitária no discurso sexista: um estudo semiótico sobre a construção da imagem discursiva da intolerância em textos autodeclarados feministas e antifeministras. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

6.
LEITE, R. L.; SARAIVA, J. A. B.; LEMOS, T. M.. Participação em banca de Lyssandra Maria Costa Torres. A persuasão entre o inteligível e o sensível: a retórica polissensiorial na publicidade da indústria da beleza. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

7.
COSTA., N. B.; SARAIVA, J. A. B.; ARAUJO, J. C. R.. Participação em banca de Michael Viana Peixoto. Imagem e semelhança - uma proposta de leitura de textos imagético-cancionais. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

8.
SARAIVA, J. A. B.; LIMA, M. C.. Participação em banca de Maria Helena Mendonça Sampaio. A argumentação no processo dialogal - uma atividade intersubjetiva no texto narrativo. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

9.
LIMOLI, L.; PORTELA, J. C.; SARAIVA, J. A. B.; PERFEITO, A. M.; NASCIMENTO, E. L.. Participação em banca de Keity Cassiana Seco Burning. A semiótica e o ensino da canção: uma experiência rumo ao multiletramento. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

10.
SARAIVA, J. A. B.. Participação em banca de Michel Viana Peixoto. A prática intersemiótica na produção literomusical de Adriana Calcahotto. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

Qualificações de Mestrado
1.
SARAIVA, J. A. B.; LEITE, J. Jr.; LEMOS, C. L.. Participação em banca de Gustavo Maciel de Oliveira. O percurso do desespero no romance Angústia, de Graciliano Famos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

2.
SARAIVA, J. A. B.; LEITE, J. Jr.; LEITE, R. L.. Participação em banca de Paulo Jefferson Pereira Barreto. A narrativa da crise econômica no governo Dilma Rousseff: análise semiótica da persuasão em capas de jornais brasileiros. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

3.
LEITE, R. L.; LEMOS, T. M.; SARAIVA, J. A. B.. Participação em banca de Roger Rômulo Monteiro de Medeiros. A espacialização e a inscrição da dimensão cognitivo-passional no discurso literário. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

4.
SARAIVA, J. A. B.. Participação em banca de Raquel Vieira Sobrinho. Tensividade e erotismo na obra Lavoura Arcaica de Raduan Nassar. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

5.
SILVA, O. C. E.; SARAIVA, J. A. B.; SILVA, C. A. V.. Participação em banca de Josenildo Ferreira Teófilo da Silva. O humano e sua voz: um diálogo comparativo entre Mrs. Dalloway de Virginia Woolf e Rei Lear de William Shakespeare. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

6.
SARAIVA, J. A. B.; MENDES, M. D. N.; LEITE, R. L.. Participação em banca de Antônio Luann Ferreira Taveira. A ambivalente figura "sol" nas canções do Pessoal do Ceará. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

7.
SARAIVA, J. A. B.; LEITE, J. Jr.; LEITE, R. L.. Participação em banca de Ana Patrícia Nascimento Moreira. Transposição do sentido em contos de Jorge Luiz Borges. 2015.

8.
SARAIVA, J. A. B.; LEMOS, T. M.; LEITE, R. L.. Participação em banca de Lívia Pereira Chaves. Mecanismos de temporalização em Memórias Póstumas de Brás Cubas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

9.
SARAIVA, J. A. B.; LEITE, R. L.; COSTA, G. B.. Participação em banca de Rachel de Morais D'Ippolito. Investimento figurativo e efeito de realidade no filme Dogville. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

10.
SOUZA, C. A.; SILVA, O. C. E.; SARAIVA, J. A. B.. Participação em banca de Rafaela de Abreu Gomes. João Cabral, um poeta crítico: poiesis e crítica. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

11.
SARAIVA, J. A. B.; LEITE, R. L.. Participação em banca de Rachel de Morais D'Ippolito. (Des)investimento figurativo e efetito de realidade no filme Dogville. 2015.

12.
LEITE, R. L.; SARAIVA, J. A. B.; CAVALCANTE, M. M.. Participação em banca de Ingrid dos Santos Rocha. Por uma abordagem semiótica do gênero discursivo. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba.

13.
SARAIVA, J. A. B.; LEITE, R. L.; LEITE, J. Jr.. Participação em banca de Gilbson Gomes Bento. Regime de interação e estratégias de manipulação nos memes do facebook. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

14.
SARAIVA, J. A. B.; LEITE, R. L.; CAVALCANTE, M. M.. Participação em banca de Glenda Miranda Moura. Cantar a palo seco: o papel do intérprete na geração do sentido na canção. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

15.
SARAIVA, J. A. B.; LEITE, R. L.; LEMOS, T. M.. Participação em banca de Natália Silva Athayde. Luzia-Homem: veridicção e constituição identitária. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

16.
SARAIVA, J. A. B.; CAVALCANTE, M. M.. Participação em banca de Lyssandra Maria Costa Torres. A persuasão em textos sincréticos: uma leitura semiótica de anúncios publicitários do ministério da saúde.. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

17.
SARAIVA, J. A. B.; CAVALCANTE, M. M.. Participação em banca de Susy Anne Almeida Cabral. A construção de identidades em capas de revista: uma investigação semiótica do pleito de 2010 para presidente. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

18.
SARAIVA, J. A. B.. Participação em banca de Francisca Liliane da Costa Domingos. Aprendizagem formal de Fonologia: quais seus efeitos na produção dos sons vocálicos do inglês dos aprendizes desta língua?. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

19.
SARAIVA, J. A. B.. Participação em banca de Elisângela Oliveira Viana. Estratégias de construção do ethos gay no blog Kathilene.com: um estudo da multimodalidade e das marcas de oralização da gíria gay. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MOURA, A. C. C.; SARAIVA, J. A. B.. Participação em banca de Maria Helena Mendonça Sampaio. Indícos da manifestação do narrador em fábulas de Millôr Fernandes. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística e Ensino) - Universidade Federal do Ceará.

2.
GONÇALVES, J. B. C.; SARAIVA, J. A. B.. Participação em banca de Maria Zuíla Penha Aguiar. A modalização enunciativa no gênero notícia. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Língua Portug) - Universidade Estadual do Ceará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SANTOS, A. M. N.; BRAIT, E.; MAGALHAES, A. S.; FARIAS, I. R.; SARAIVA, J. A. B.; GRIGOLETTO, M.. Professor Adjunto A - Subárea: Linguística / Análise do Discurso. 2013. Universidade Federal de São Paulo.

2.
SARAIVA, J. A. B.; CARVALHO, H. M.; XIMENES, E. E.. Comissão Julgadora de Concurso Público para Professor Adjunto - Setor de Estudo Língua Portuguesa. 2013. Universidade Federal do Ceará.

3.
SARAIVA, J. A. B.; LEITE, R. L.; VALERIO, Y. D.. Banca para Professor Substituto Adjunto - Setor de Estudo: Língua Portuguesa. 2011. Universidade Federal do Ceará.

4.
SARAIVA, J. A. B.; LEMOS, T. M.; ALENCAR, M. S. M. de. Banca para Professor Substituto - Setor de Estudo: Linguística. 2009. Universidade Federal do Ceará.

5.
SARAIVA, J. A. B.; ARAÚJO, A. D.; COSTA, M. H. A.. Concurso para provimento de cargo de Professor Adjunto - Setor de Estudo: Linguística. 2008. Universidade Federal do Ceará.

6.
SARAIVA, J. A. B.. Exame vestibular da Universidade Federal do Ceará (corrigindo a prova de redação - de 1995 a 2001). 2006. Universidade Federal do Ceará.

7.
SARAIVA, J. A. B.. Exame vestibular da Universidade Federal do Ceará (elaborando a prova de português - de 1999 a 2004). 2004. Universidade Federal do Ceará.

8.
SARAIVA, J. A. B.. Exame vestibular da Universidade Federal do Ceará (corrigindo a prova de português - de 1999 a 2004). 2004. Universidade Federal do Ceará.

9.
SARAIVA, J. A. B.. Banca para Professor Substituto - Setor de Estudo: Língua Portuguesa. 1999. Universidade Federal do Ceará.

10.
SARAIVA, J. A. B.. Concurso para provimento de cargo de Professor Assistente - Setor de Estudos: Linguística. 1996. Universidade Federal do Ceará.

11.
SARAIVA, J. A. B.. Banca para Professor Substituto - Setor de Estudo: Língua Portuguesa. 1996. Universidade Federal do Ceará.

12.
SARAIVA, J. A. B.. Exame vestibular da Universidade Federal do Ceará (elaborando e corrigindo a prova de português - de 1994 a 2003). 1994. Universidade Federal do Ceará.

13.
SARAIVA, J. A. B.. Exame vestibular da Univerisade Federal do Ceará (corrigindo a prova de redação - de 1993 a 2000). 1993.

14.
SARAIVA, J. A. B.. Correção da prova de Língua Portuguesa dos Vestibulares da UFC, de 1993 a 2000. 1993. Universidade Federal do Ceará.

15.
SARAIVA, J. A. B.. Concurso para provimento de cargo de Professor Auxiliar em Língua Portuguesa. 1992. Universidade Federal do Ceará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Laboratório de Estudos Lnguísticos - DLV - UFC.A transposição do sentido metodologicamente orientada. 2018. (Encontro).

2.
Seminários Linguísticos.A seleção lexical à luz da função poética em textos de Caetano Veloso. 2018. (Seminário).

3.
Anpoll 2017 - Encontro do GT de Semiótica.Análise da análise: a transposição cientificamente orientada. 2017. (Encontro).

4.
Anpoll 2017 - Encontro Intermediário do GT de Semiótica.Apreensões do campo de presença: tensividade, aspectualidade e modalidade.. 2017. (Encontro).

5.
Encontros Literários Moreira Campos.Literatura sem partido ou sem mordaça: escola e literatura em risco.. 2016. (Encontro).

6.
II Semana Entrepalavras.Mederador da mesa-redonda. 2015. (Encontro).

7.
I Simpósio de Linguística Textual.Texto, contexto e profundidade sêmica na construção de objetos de discurso. 2015. (Simpósio).

8.
I Simpósio de Linguística Textual.Semiótica (moderador de sessão coordenada). 2015. (Simpósio).

9.
I Simpósio de Linguística Textual.Texto, contexto e profundidade sêmica na construção de objetos de discurso. 2015. (Simpósio).

10.
Linguagem da seca: 100 anos da seca de 15 e os 85 anos de O Quinze de Raquel de Queiroz. A poética "a palo seco" de João Cabral de Melo Neto: quando a pedra é o caminho. 2015. (Congresso).

11.
Seminários Linguísticos.Semiótica da canção. 2015. (Seminário).

12.
Encontro Acadêmico de Letras: linguagem, arte e ensino..O canto da canção no ensino de língua. 2014. (Encontro).

13.
III Colóquio Cearense de Semiótica.Abertura. 2014. (Encontro).

14.
III Colóquio Cearense de Semiótica.José Luiz Fiorin e a Semiótica no Ceará. 2014. (Encontro).

15.
Seminários Linguísticos.A dimensão narrativa da racionalidade: da frase ao texto. 2014. (Seminário).

16.
Encontro Intermediário do GT de Semiótica da ANPOLL.Só haveria salvação pelo texto e pela imanência?. 2013. (Encontro).

17.
Saussure in praesentia: o legado do mestre genebrino depois de 100 anos de sua morte. Peirce e Saussure: duas noções de signo complementares. 2013. (Congresso).

18.
Seminários Linguísticos.Semiótica da canção. 2013. (Seminário).

19.
Seminário Traduções possíveis: o estado da arte.A tradução intersemiótica na canção. 2013. (Seminário).

20.
Workshop Políticas Linguísticas no Espaço da Lusofonia: identidade, variação e ensino.Semiótica da canção: relato de uma experiência pedagógica. 2013. (Oficina).

21.
X Bienal Internacional do livro."Música, canções e cancionistas", tema apresentado por Luiz Tatit.. 2012. (Encontro).

22.
X Bienal Internacional do livro."Alucinação" de um tropicalista antitropicalista.. 2012. (Outra).

23.
X Bienal Internacional do livro.Pessoal do Ceará: análise semiótica de um percurso cancional. 2012. (Outra).

24.
8ª Semana de Humanidades UFC/UECE.O estilo na canção: uma abordagem semiótica. 2011. (Simpósio).

25.
Encontros Literários.Metapoesia e figuratividade na obra de João Cabral de Melo Neto. 2011. (Encontro).

26.
Filmando a Literatura: o filme.O filme Jogo de Cena. 2011. (Outra).

27.
IV Seminários de Semiótica na USP.Semiótica: mercado de trabalho. 2011. (Seminário).

28.
IV Seminários de Semiótica na USP.A formação de grupos de semiótico: o SEMIOCE. 2011. (Seminário).

29.
Colóquio de Língua Portuguesa como Língua Não-materna.A canção como estratégia pedagógica: o caso de Cabo Verde. 2010. (Seminário).

30.
Encontros Literários Moreira Campos - A literatura de Linhares Filho e Rogério Bessa.Rogério Bessa: o lingüista e o poeta. 2009. (Encontro).

31.
III Seminário de Semiótica na USP.Semiótica da canção: uma experiência didática com professores do ensino médio de países lusófonos. 2009. (Seminário).

32.
Encontro Internacional de Texto e Cultura.Enunciação, corpo e campo de presença discursivo.. 2008. (Encontro).

33.
I Fórum de Lingüística Aplicada e Ensino de Línguas - I FLAEL e V Colóquio de Professores de Metodologia de Ensino de Língua e Literatura. Semiótica e ensino. 2008. (Congresso).

34.
Linguagem da Canção.Belchior: um tropicalista antitropicalista.. 2008. (Simpósio).

35.
Seminários Lingüísticos.Semiotização do percurso do migrante em canções do "Pessoal do Ceará". 2008. (Seminário).

36.
Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos.A classe pronominal e os indefinidos. 1994. (Seminário).

37.
Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos.A propósito do advérbio pronominal em português. 1993. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FONTANILLE, J. ; SARAIVA, J. A. B. ; LEITE, R. L. . Visita de Jacques Fontanille a Fortaleza: reunião com o Semioce e conferência intitulada: La vie prend forme: sémiotiques des formes de vie. 2015. (Outro).

2.
SARAIVA, J. A. B.; LEITE, R. L. . III Colóquio Cearense de Semiótica: uma homenagem a José Luiz Fiorin. 2014. (Outro).

3.
BATISTA., M. F. B. M. ; RASTIER, F. ; SARAIVA, A. ; FERREIRA, M. C. C. ; SARAIVA, J. A. B. ; DIAS, M. P. L. . Semiocult - Congresso Internacional de Semiótica e Cultura. 2014. (Congresso).

4.
SARAIVA, J. A. B.; LEITE, R. L. . Jornada Semiótica com Claude Zilberberg: Note sur la Portée sur Tempo. 2013. (Outro).

5.
SARAIVA, J. A. B.; LEITE, R. L. . II Colóquio Cearense de Semiótica. 2012. (Outro).

6.
SARAIVA, J. A. B.; LEITE, R. L. . Colóquio de Semiótica em Homenagem a Edward Lopes. 2011. (Outro).

7.
SARAIVA, J. A. B.; LEITE, R. L. . Seminários Linguísticos. 2010. (Outro).

8.
SARAIVA, J. A. B.; LEITE, R. L. . Seminários Lingüísticos. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Djavam Damasceno da Frota. A poiesis do discurso: a práxis enunciativa na constituição da poética em noigrandes. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Gustavo Maciel de Oliveira. Debreagens temporais e modalizações do ser na obra Angústia, de Graciliano Ramos. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Carmem Silvia de Carvalho Rêgo. Investimentos do discurso literomusical brasileiro para a constituição do "ethos" tribalista na enunciação da temática "relações amorosas". Início: 2017. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Jonatan Henrique Pinto Bonfim. Morfogênese do sentido: estrutura, linguagem e mundo. Início: 2016. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

3.
Érica Nailde Nunes Barroso. Tensividade na canção. Início: 2014. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Zeno Queiroz Costa. As estruturas semânticas da interincompreensão nos intérpretes do Brasil: o caso de Sérgio Buarque de Holanda e Jessé Souza. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Português e Francês) - Universidade Federal do Ceará. (Orientador).

2.
Gabriela dos Santos e Silva. As estruturas semânticas da interincompreensão nos intérpretes do Brasil: o caso de Sérgio Buarque de Holanda e Jessé Souza. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Português e Francês) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Pesquisa. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Paulo Jefferson Barreto. Estruturas de persuasão na narrativa da crise econômica do governo Dilma Rousseff, mobilizadas pelas capas dos jornais O Globo, Folha de São Paulo e Estadão em 2015.. 2018. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

2.
Antonio Luann Ferreira Taveiro. A ambivalente figura "sol" nas canções do Pessoal do Ceará. 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

3.
Ana Patrícia Nascimento Morreira. Elementos de Semiótica Discursiva para o estudo e a prática da tradução. 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

4.
Rachel de Morais D Ippolito. (Des)investimento figurativo e efeito de realidade no filme Dogville. 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

5.
Lívia Pereira Chaves. Mecanismos enunciativos de temporalização em Memórias Póstumas de Brás Cubas. 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

6.
Glenda Miranda Moura. Cantar "A palo seco": o papel do intérprete na geração dos sentidos na canção. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

7.
Natália Silva Athayde. Luzia-Homem: a construção de simulacros identitários. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

8.
Natália Silva Athayde. Luzia-Homem: a construção de simulacros identitários. 2012. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

9.
Glenda Miranda Moura. Prosódia e enunciação: inflexões de fala que constroem o sentido. 2012. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ana Maria Saba Carvalho. A manifestação da estrutura narrativa pelas linguagens verbal e visual em textos indicados para o público infantil. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística e Ensino) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

2.
Francisco Antônio Tosto de Abreu. A iconicidade em ditos populares: uma proposta para sala de aula. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística e Ensino) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

Iniciação científica
1.
Cássio Vasconcelos e Silva. Acontecimento e exercício: as cidades de Santo Amaro da Purificação, Londres e São Paulo na obra de Caetano Veloso. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

2.
Gustavo Maciel de Oliveira. Acontecimento e exercício: as cidades de Santo Amaro da Purificação, Londres e São Paulo na obra de Caetano Veloso. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

3.
Zeno Queiroz Costa. O exercício do acontecimento: as modulações tensivas e o efeito estésico da violência na filmografia de Quentin Tarantino. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

4.
Lucas Porto de Queiroz. A voz do autor: breagens e metalinguagem na obra de José Saramago. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

5.
Lucas Porto de Queiroz. Figura "sol" e formas de vida em canções da década de 1970.. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

6.
Antonio Luann Ferreira Taveira. A ambivalente figura "sol" em canções das décadas de 1960 e 1970. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

7.
Antonio Luann Ferreira Taveiro. Figura sol e formas de vida em canções da década de 1970. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

8.
Antonio Luann Ferreira Taveiro. A ambivalente figura. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

9.
Julianne Larens Lopes. A fruição estética no filme. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

Orientações de outra natureza
1.
Wesley Lima. Descrição do R em coda de sílaba no português de Fortaleza. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

2.
Paulo Ricardo Oliveira. Sofrendo o gafanhoto: análise de um acontecimento semiótico a partir de um poema de cummings. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

3.
Djavam Damasceno da Frota. Sofrendo o gafanhoto: análise de um acontecimento semiótico a partir de um poema de cummings. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

4.
Raquel dos Santos Silva. O R em coda de sílaba no português de Fortaleza. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

5.
Wéslly Lima dos Santos. O R em coda de sílaba no português de Fortaleza. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

6.
Paulo Ricardo Oliveira. O "gafanhoto" de e. e. cummings à luz da Semiótica Tensiva. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

7.
Djavam Damasceno da Frota. O "gafanhoto" de e. e. cummings à luz da Semiótica Tensiva. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

8.
Raquel dos Santos Silva. Descrição do R em coda de sílaba no português de Fortaleza. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Francês) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

9.
Glenda Miranda Moura. Semiótica da canção como ferramenta para o prefessor. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

10.
Lucas Porto de Queiroz. "Domingo no Parque": análise semiótica. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

11.
Paulo Ricardo Oliveira. Semiótica discursiva como ferramenta pedagógica para ensino da leitura. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

12.
Maria Ozana Lima de Arruda. Efeitos fonoestilísticos em letras de canções. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

13.
Ana Sofia dos Santos Brandão. Efeitos fonoestilísticos em letras de canções. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

14.
Hélio Leonam Barroso silva. Iniciação à Fonologia do Português. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

15.
Danielle de Sena Araújo. Iniciação à Fonologia do Português. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

16.
Antônio Luann Ferreira Taveiro. Análise semiótica de textos sincréticos. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

17.
Wádlia Araújo Tavares. Análise semiótica de textos sincréticos. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

18.
Ana Patrícia Nascimento Moreira. A articulação de linguagens em textos sincréticos. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

19.
Antonio Luann Ferreira Taveira. A Semiótica Discursiva como instrumento no processo de ensino-aprendizagem da leitura.. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

20.
Ana Patrícia Nascimento Moreira. A Semiótica Discursiva como instrumento no processo de ensino-aprendizagem da leitura.. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

21.
Danielle de Sena Araújo. Exercício fonético-fonológico com uma amostra de polonês padrão contemporâneo.. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

22.
Hélio Leonam Barroso Silva. Exercício fonético-fonológico com uma amostra de polonês padrão contemporâneo.. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

23.
Wadlia Tavares. Uma análise semiótica do poema Educação pela Pedra de João Cabral de Melo Neto. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

24.
Larisse Carvalho de Oliveira. O que um professor de LE precisa saber sobre a Fonologia da Língua Portuguesa. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

25.
Ana Patrícia Nascimento Moreira. "Abrace a vida": a construção do sentido em uma campanha publicitária. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

26.
Ingrid dos Santos Rocha. "Abrace a vida": a construção do sentido em uma campanha publicitária. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

27.
Victor Flávio Sampaio Calabria. A importância da disciplina Língua Portuguesa: Fonologia para uma visão não preconceituosa das variantes linguísticas. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

28.
Lívia Pereira Chaves. A racionalidade narrrativa em sala de aula. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

29.
Tarcila Barboza Oliveira. A transdisciplinaridade nos estudos de Língua Portuguesa: Fonologia. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

30.
Víctor Flávio Sampaio Calabria. A escrita do português não-padrão nos sites de relacionamento e bate-papo da internet. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

31.
Jamille Adaça Gonçalves Martins Almeida. A transdisciplinaridade nos estudos de Língua Portuguesa: Fonologia. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

32.
Lívia Pereira Chaves. Um diálogo entre semiótica e literatura. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

33.
Lívia Pereira Chaves. Análise semiótica da canção "Bem Leve" de Arnaldo Antunes e Mariza Monte. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

34.
Lívia Pereira Chaves. Minicurso - Semiótica Discursiva: Aplicações. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

35.
Tarcila Barboza Oliveira. A danosa interferência da escrita na transcrição fonética. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

36.
Antônio Luann Ferreira Taveira. Análise semiótica do poema "Graciliano Ramos" de João Cabral de Melo Neto. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

37.
Beatriz Passamai. O ethos do ator Mafalda construído pelo quadrinista Quino. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

38.
João Paulo de Oliveira Lima. Exame dos manuais didátivos de Fonologia do Português disponíveis no mercado. 2003. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

39.
João Paulo de Oliveira Lima. Fonologia do Português e Ensino de Língua Estrangeira. 2003. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

40.
Lígia Cristina de Morais Bezerra. Fonologia do Português. 1999. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

41.
Graciliane Rocha Pereira. Morfologia do Português. 1996. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

42.
Flávia Cavalcante Rocha. Morfologia do Português. 1995. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

43.
Lúcia Melquíades de Sousa. Língua Portuguesa IV. 1994. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

44.
Waltersar José de Mesquita Carneiro. Linguística I. 1993. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

45.
Celina Quintela Soares Martins. Linguística II. 1993. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SARAIVA, J. A. B.. Programa Diálogo. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).



Outras informações relevantes


Coordenador do grupo de pesquisa SEMIOCE (UFC/CNPq)
Parecerista dos textos aprovados para o livro "O gênero em diferentes abordagens discursivas".
Parecerista de livro eletrônico "O gênero em diferentes abordagens discursivas", do III Encontro de Pós-graduandos em Estudos Discursivos da USP (2011)
Parecerista da coletânia "Representação da literatura e artes visuais no Tocantins" (2010)
Coordenação do Projeto Alfabetização Solidária nos municípios de Pacatuba e Maranguape (1999-2000)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 20:48:11