Olavo Pereira Soares

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5381334650906335
  • Última atualização do currículo em 29/08/2014


Possuo graduação em História pela UNESP - Campus de Assis (1990). Fui professor de História no ensino fundamental e médio na cidade de São Paulo ao longo da década de 1990. No ano de 2000 conclui o Mestrado na USP - Universidade de São Paulo, com dissertação sobre a cultura midiática e o ensino de história. A partir de 2001 iniciei as atividades de docência no ensino superior, trabalhando com disciplinas vinculadas aos cursos de formação de professores. Em 2005 conclui o Doutorado, também na USP, com tese sobre a atividade de ensino de história. Em 2006 ingressei como Professor Adjunto na UNIFAL-MG, Universidade Federal de Alfenas. Atualmente, na UNIFAL-MG, atuo na graduação com as disciplinas vinculadas ao ensino de história, sou membro do Colegiado e Vice-Coordenador do PPGE/UNIFAL-MG, atuo na Coordenação de gestão de processos educacionais do PIBID/UNIFAL-MG, lidero o Grupo de Pesquisa conhecimento, ensino e aprendizagem da história e desenvolvo pesquisas sobre leitura, escrita e interpretação da história com crianças das escolas públicas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Olavo Pereira Soares
Nome em citações bibliográficas
SOARES, OLAVO PEREIRA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Alfenas.
Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700
Centro
37130-000 - Alfenas, MG - Brasil
Telefone: (35) 32991466
URL da Homepage: http://www.unifal-mg.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2005
Doutorado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A atividade de ensino de história: processo de formação de professores e alunos., Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Heloísa Dupas Penteado.
Palavras-chave: ensino de história; teoria da atividade.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
1997 - 2000
Mestrado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O ensino de História e a cultura midiática,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Elsa Garrido.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: cultura midiática e educação; ensino de história.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
1987 - 1990
Graduação em História.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


1996 - 1996
As Tendências Atuais do Ensino de História. (Carga horária: 8h).
Centro de Estudos do Colégio Santa Maria.
1988 - 1988
Extensão universitária em Revolução de 30 e a Escola Nova.
Associação Nacional dos Professores Universitários de História.
1987 - 1987
Extensão universitária em A Feitiçaria na Época Moderna.
Associação Nacional dos Professores Universitários de História.
1987 - 1987
Extensão universitária em Amor e Sexualidade na Antiguidade Clássica. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2014 - Atual
Direção e administração, Pró-reitoria de pós-graduação e pesquisa, .

Cargo ou função
Vice-Coordenador do PPGE da UNIFAL-MG.
04/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-reitoria de pós-graduação e pesquisa, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do PPGE da UNFAL/MG.
03/2014 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Pró-reitoria de graduação, .

Atividade realizada
Coordenação de gestão educacional do PIBID/UNIFAL-MG.
01/2012 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História: fundamentos e metodologias
03/2011 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de ensino de história
03/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-reitoria de pós-graduação e pesquisa, .

03/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-reitoria de pós-graduação e pesquisa, .

07/2011 - 02/2014
Outras atividades técnico-científicas , Pró-reitoria de graduação, .

Atividade realizada
Coordenador da área de História do PIBID/CAPES.
06/2011 - 12/2012
Ensino, Teorias e práticas na educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Planejamento e ensino de história
10/2008 - 08/2011
Direção e administração, Pró-reitoria de graduação, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
09/2006 - 08/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-reitoria de graduação, .

Cargo ou função
Membro do colegiado da Pró-reitoria de graduação.
03/2011 - 06/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História: fundamentos e métodos
08/2009 - 12/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História I
História II
História III
Metodologia do ensino de história
Mídias e Educação
07/2010 - 10/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, ICHL - Instituto de Ciências Humanas e Letras, .

Cargo ou função
Membro da Comissão para Elaboração do Regimento Interno do Instituto de Ciências Humanas e Letras.
06/2010 - 07/2010
Ensino, Teorias e práticas na educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Planejamento e ensino de história
03/2009 - 03/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ciências Humanas, .

08/2009 - 12/2009
Extensão universitária , Pró-reitoria de extensão, .

Atividade de extensão realizada
Fotografias do Patrimônio Histórico da cidade de Alfenas.
03/2009 - 07/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História I
Metodologia do ensino de história
03/2009 - 07/2009
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do Brasil
10/2006 - 06/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do curso de Pedagogia, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de estágio do curso de Pedagogia.
02/2008 - 04/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-reitoria de pós-graduação e pesquisa, .

Cargo ou função
Membro do Comitê Interno do Programa Institucional de Acompanhamento de Bolsistas de Iniciação Científica.
10/2006 - 02/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-reitoria de pós-graduação e pesquisa, .

08/2008 - 12/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História III
08/2008 - 12/2008
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
11/2006 - 11/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do curso de Geografia - Licenciatura, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão de TCC do curso de Geografia - Licenciatura.
11/2006 - 11/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do curso de Geografia - Licenciatura, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Estágio do curso de Geografia.
09/2007 - 09/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro da Comissão para a elaboração do Regimento da Universidade Federal de Alfenas/Unifal-MG.
09/2006 - 09/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do curso de Pedagogia, .

Cargo ou função
Membro do colegiado do curso de Pedagogia.
02/2008 - 07/2008
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do Brasil
02/2008 - 07/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História II
Metodologia do ensino de História
08/2007 - 12/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História III
História I
08/2007 - 12/2007
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia
03/2007 - 12/2007
Extensão universitária , Pró-reitoria de extensão, .

Atividade de extensão realizada
Participação no Projeto Edubase de formação continuada para professores das séries iniciais vinculados à Secretaria Municipal de Educação de Alfenas/MG..
03/2007 - 12/2007
Extensão universitária , Pró-reitoria de extensão, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de formação continuada de professores das séries iniciais de Escola Estadual Levindo Lamber..
06/2007 - 10/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-reitoria de pós-graduação e pesquisa, .

Cargo ou função
Membro da Comissão responsável pela organização da Infra-estrutura dos seguintes eventos: II Workshop da Pós-graduação, IV Mostra de extensão e XIII Jornada de Iniciação científica da Unifal-MG..
03/2007 - 10/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-reitoria de graduação, .

Cargo ou função
Membro da Comissão para elaboração do Projeto Pedagógico do curso de História - Licenciatura.
02/2007 - 07/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História I
02/2007 - 07/2007
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do Brasil
11/2006 - 07/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-reitoria de graduação, .

Cargo ou função
Membro da Comissão para elaboração, acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico do curso de Geografia - Bacharelado e Licenciatura.
10/2006 - 07/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do curso de Pedagogia, .

Cargo ou função
Membro da comissão destinada à elaboração, acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia.

Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 22

Atividades

02/2002 - 02/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação
Metodologia dos Estudos Sociais
Sociologia da Educação

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC-MG, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 12

Atividades

02/2006 - 07/2006
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado II
Laboratório de ensino e pesquisa em história I
02/2006 - 07/2006
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação, Ciência e Sociedade Brasileira
08/2005 - 07/2006
Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História II
História III

Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 16

Atividades

08/2002 - 02/2003
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
08/2001 - 07/2002
Extensão universitária , CEDU-UNISA, .

Atividade de extensão realizada
Professor Coordenador do Curso GDE-Gestão e Desenvolvimento de Escolas.

Fundação de Apoio à Faculdade de Educação Usp, FAFE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: professor orientador, Carga horária: 0

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: professor orientador, Carga horária: 0

Atividades

5/2003 - 12/2004
Ensino, Educação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientador do Projeto PEC
9/2001 - 12/2002
Ensino, Educação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientador do Projeto PEC

Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 22

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Atividades

08/2005 - 08/2006
Direção e administração, Coordenação do curso de História, .

Cargo ou função
Coordenador do curso de História.
08/2004 - 07/2005
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Economia política
Formação sócio-econômica e política do Brasil
02/2004 - 07/2005
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Vivência e prática docente I e II
Métodos e técnicas de pesquisa

Instituto de Educação Costa Braga, COSTA BRAGA, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 18
Outras informações
Professor de História do Ensino Fundamental e Médio.

Atividades

08/1995 - 01/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
História
08/1995 - 01/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

EE Profº Luiz Gonzaga Pinto e Silva, EE LUIZ GONZAGA, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1998
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor III, Carga horária: 16
Outras informações
Professor de História do Ensino Médio

Atividades

02/1995 - 04/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

EMEF-Des. Paulo Colombo P. de Queiroz, SMESP/EMEF, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1995
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Titular do Ensino Fundamental II, Carga horária: 16
Outras informações
Professor de História das turmas de Ensino Fundamental II

Atividades

05/1991 - 08/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
História


Linhas de pesquisa


1.
Ensino de história e a perspectiva histórico-cultural

Objetivo: As pesquisas no interior desta linha tratam da contribuição de Vigotski e Leontiev para as abordagens da História e do ensino de história, considerando que as teorias desenvolvidas propiciam a articulação entre questões relacionadas à metodologia do ensino de história e a utilização da História no ensino escolar..
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: ensino de história; perspectiva histórico-cultural; processos de ensino-aprendizagem.
2.
História e historiografia, ensino de história e identidades culturais

Objetivo: O estudo da História constitui-se em um dos fundamentos da educação e não há processo de elaboração da História sem a historiografia. Contudo, temos por hipótese que a historiografia não aparece nas práticas educacionais de forma consciente. Propomos pesquisar sobre as práticas de ensino de história em suas relações com o pensamento historiográfico. Tais dados nos possibilitará analisar a constituição de identidades culturais em suas relações com a História e o ensino de história..
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Ensino de história.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: ensino de história; identidades culturais.
3.
Ciência histórica e o ensino de história

Objetivo: Esta linha de pesquisa analisa as relações entre a história, a produção do conhecimento histórico e o ensino de história. Compreende-se que o ensino de história não se dissocia do conhecimento histórico cientificamente produzido. O objetivo primordial da linha é investigar como tais questões se apresentam no debate cientifico contemporâneo acerca dos processos de formação inicial e continuada de professores de história..
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Ensino de história.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: história; ensino de história; conhecimento histórico; ciência histórica.
4.
Processos de ensino e aprendizagem da história

Objetivo: Investigar os processos didáticos que visam ao desenvolvimento de metodologias para o ensino da história em consonância com a investigação sobre os processos cognitivos inerentes à aprendizagem da história. Tem-se por base teórica a perspectiva histórico-cultural, notadamente as elaborações de Vigotski, Leontiev e Luria, pois se compreende que tais formulações subsidiam tanto as investigações no campo dos processos cognitivos quanto nas questões relacionadas ao campo da metodologia de ensino..
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Ensino de história.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: metodologia do ensino de história; aprendizagem da história; perspectiva histórico-cultural.


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Leitura, escrita e interpretação da história com as crianças das escolas públicas

Descrição: Esse projeto tem por finalidade a construção de estratégias diferenciadas de ensino e aprendizagem da história para crianças que frequentam uma escola pública da rede estadual localizada na cidade de Alfenas-MG e que estão matriculadas na transição entre ensino fundamental I e II. Tais estratégias serão referenciadas na perspectiva histórico-cultural e no conceito de atividade de ensino, com vistas à elaboração de atividades de estudo da história desse nível de escolarização. Para a construção de tais estratégias devemos considerar os seguintes aspectos: a melhoria da qualidade nos processos de leitura e escrita de crianças do 5º, 6º e 7º ano do ensino fundamental; a utilização de materiais didáticos relacionados ao ensino de história, notadamente às diferenças entre as diversas narrativas; a análise de como as crianças, através da leitura e da escrita, formulam conceitos sobre o passado e a temporalidade histórica; o respeito ao contexto social e histórico ao qual a escola e a cultura escolar estão imersas; a compreensão de que o conhecimento histórico escolar possibilita aos estudantes historicizar o tempo presente e as suas formas de inserção na sociedade contemporânea. Por tratar-se de proposta de intervenção em educação básica relacionada à solução de problemas na educação pública objetiva-se, fundamentalmente, intervir nas práticas de leitura e escrita das crianças, e, de forma propositiva, demonstrar que tais práticas devem possibilitar às crianças a inserção nos processos de construção e compreensão de conceitos específicos de determinados campos do conhecimento, possibilitando assim uma aprendizagem mais significativa, para além da ortografia e da gramática..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Olavo Pereira Soares - Coordenador / Daniela Eufrásio - Integrante / Elaine Ribeiro da Silva dos Santos - Integrante / Stella Miller - Integrante / Sueli Guadalupe Mendonça - Integrante / Sueli Mello - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2011 - 2012
Materialismo histórico e perspectiva histórico-cultural: a História e o ensino de história

Descrição: Ao considerar nossa trajetória de pesquisa e a busca constante por uma inserção qualitativa na produção sobre o ensino de história, iniciamos um processo de análise sobre como os referenciais teóricos por nós utilizados são apresentados e desenvolvidos em outras pesquisas da área. Ao iniciarmos este processo, verificamos duas situações distintas que se entrecruzam: na maioria das pesquisas analisadas até o momento, a perspectiva histórico-cultural não é apresentada como um referencial teórico, e apenas a obra de Vigotski é citada, embora descontextualizada de seus referenciais epistemológicos; concomitantemente, identificamos, tanto em pesquisas da área como em documentos oficiais, que há um processo de silenciamento em torno do materialismo histórico e de suas possibilidades de inserção prospectiva nos debates sobre o ensino de história. Desta forma, este projeto se define pela análise detida das relações entre materialismo histórico, a perspectiva histórico-cultural e as pesquisas sobre o ensino de história..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Olavo Pereira Soares - Coordenador / Romeu Adriano da Silva - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Alfenas - Remuneração.
2011 - 2012
O ensino e a aprendizagem das humanidades no ensino fundamental

Descrição: O projeto de pesquisa que nos insere no Programa de Pós-graduação em Educação da UNIFAL-MG incorpora nossa trajetória de pesquisa, os resultados obtidos nos projetos recentemente finalizados e as propostas recentemente enviadas a órgãos de fomento. Desta forma, a proposta de pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem das humanidades no ensino fundamental propõe-se ao desenvolvimento dos seguintes objetos: análise das questões relativas às didáticas específicas, do campo das humanidades, em suas relações com a cultura midiática; pesquisas sobre a aprendizagem de conceitos relacionados às Ciências Humanas entre crianças e adolescentes nas suas relações com a cultura escolar; análise das propostas curriculares para o ensino das disciplinas escolares vinculadas às humanidades, com especial ênfase na análise das relações entre tais propostas e as Ciências de referência..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Olavo Pereira Soares - Coordenador / Claudia Gomes - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Alfenas - Remuneração.Número de orientações: 1
2010 - 2011
A formulação de conceitos no ensino de história das séries iniciais

Descrição: O projeto consiste em analisar as teorias que fundamentam o debate científico acerca das relações entre educação escolar e desenvolvimento conceitual em crianças. O que se pretende é a elaboração de um referencial teórico-metodológico acerca dos processos de formulação de conceitos no ensino de história, considerando as especificidades do ensino de tais conhecimentos nas séries iniciais. Para que seja possível compreender o processo de formulação conceitual que ocorre nas práticas escolares de ensino de história nas séries iniciais, torna-se fundamental um processo de pesquisa e coleta de dados nos quais as práticas escolares sejam consideradas. Tais procedimentos têm os seguintes objetivos: analisar quais são os conhecimentos dos professores acerca dos conteúdos que eles ministram e se há compreensão, por parte dos docentes, de que tais conteúdos se inserem nos processos mais amplos de formulações conceituais que caracterizam as produções científicas; verificar como se processam as aprendizagens dos alunos no que se refere à formulação de conceitos relacionados com o conhecimento histórico escolar; identificar, desenvolver e formular uma proposta de ensino de história para as séries iniciais que considere em seu currículo os processos de formulação conceitual..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Olavo Pereira Soares - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
2007 - 2009
O ensino de história nas séries iniciais do ensino fundamental: as concepções dos professores, a constituição do currículo e da cultura escolar

Descrição: Dados iniciais e pesquisas no campo do ensino de história demonstram que há necessidade de pesquisar sobre os distanciamentos existentes entre as práticas dos professores das séries iniciais e as diretrizes curriculares para o ensino da disciplina. Não obstante, é possível verificar que no cotidiano escolar, o ensino de história configura-se em uma diluição dos conteúdos ao longo do currículo. Há portanto, um relação significativa entre ensino de história e cultura escolar. A pesquisa objetiva compreender quais são os processos formativos que possibilitam aos docentes determinadas concepções de história e de ensino de história, de como tais concepções interagem com a cultura escolar e principalmente como este conjunto de fatores interfere na aprendizagem dos alunos. Espera-se que o processo de pesquisa possibilite a elaboração de pressupostos teórico-metodológicos que contribuirão para os processos de formação continuada e de melhoria nas práticas de ensino de história. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Olavo Pereira Soares - Coordenador / Romeu Adriano da Silva - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 2


Revisor de periódico


2012 - 2012
Periódico: Tempo e Argumento
2012 - 2012
Periódico: Cultura histórica & Patrimônio


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Ensino de história.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e identidades.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOARES, OLAVO PEREIRA2013 SOARES, OLAVO PEREIRA . Os currículos para o ensino de história: entre a formação, o prescrito e o praticado. Antíteses (Londrina), v. 5, p. 613-634, 2013.

2.
SOARES, OLAVO PEREIRA2010SOARES, OLAVO PEREIRA . Formar professores para ensinar história nos anos iniciais da escolarização. Revista de Educação FABE, v. 1, p. 47-56, 2010.

3.
SOARES, OLAVO PEREIRA2007SOARES, OLAVO PEREIRA . Os processos de construção do conhecimento acadêmico: conflitos e superações. Cadernos de História (Belo Horizonte), v. 1, p. 59-70, 2007.

4.
SOARES, OLAVO PEREIRA2005SOARES, OLAVO PEREIRA . Mídias e cultura cotidiana nas aulas de história. Educação em Foco (Belo Horizonte. 2005), Belo Horizonte-MG, v. 1, p. 23-40, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SOARES, OLAVO PEREIRA . A atividade de ensino de história: processo de formação de professores e alunos. Araraquara: Junqueira e Marin, 2008. v. 1. 280p .

Capítulos de livros publicados
1.
SOARES, OLAVO PEREIRA . O ensino de história na perspectiva histórico-cultural. In: Maria Izaura Cação; Suely Amaral Mello; Vandeí Pinto da Silva. (Org.). Educação e desenvolvimento humano. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2014, v. , p. 221-238.

2.
RODRIGUES, A. P. ; SOARES, OLAVO PEREIRA . O PIBID e a compreensão da cultura e do cotidiano ecolar. In: Cristiane Fernanda Xavier; Clibson Alves dos Santos; Helena Maria dos Santos Felício; Keila Bossolani Kiill. (Org.). Escrever a prática pedagógica: vivências pibidianas de formação docente. 1ed.São Leopoldo: Óikos, 2014, v. 2, p. 53-59.

3.
Silva Jr, Pedro Marcos ; SOARES, OLAVO PEREIRA . O Pibid e o ensino de história: a participação da comunidade em narrativas históricas. In: Cristiane Fernanda Xavier; Clibson Alves dos Santos; Helena Maria dos Santos Felício; Keila Bossolani Kiill. (Org.). Escrever a prática pedagógica: vivências pibidianas de formação docente. 1ed.São Leopoldo: Óikos, 2014, v. 2, p. 60-64.

4.
Penha de Paula, Ronison ; SOARES, OLAVO PEREIRA . O lugar social da escola: uma análise necessária. In: Cristiane Fernanda Xavier; Clibson Alves dos Santos; Helena Maria dos Santos Felício; Keila Bossolani Kiill. (Org.). Escrever a prática pedagógica: vivências pibidianas de formação docente. 1ed.São Leopoldo: Óikos, 2014, v. 2, p. 65-69.

5.
SOARES, OLAVO PEREIRA . O PIBID e o ensino de história: reflexões sobre a formação inicial e o currículo escolar. In: Claudia Gomes; Helena Maria dos Santos Felício. (Org.). Caminhos para a docência: o PIBID em foco. São Leopoldo: Oikos, 2012, v. 1, p. 41-51.

6.
Eufrásio, Daniela ; SILVA, F. B. ; SILVA, R. A. ; SOARES, OLAVO PEREIRA . Discutindo os clássicos em sala de aula: o ensino de Ciências Humanas em questão. In: LEON, Ítalo Oscar Riccardi; BALLESTEROS, Maria de los Angeles de Castro; BORGES. Rosangela Rodrigues. (Org.). Formação continuada para professores da educação básica: contribuições para a prática docente. Alfenas: , 2011, v. 1, p. 47-56.

7.
SOARES, OLAVO PEREIRA . A pesquisa-ensino no ensino de história. In: Penteado; Heloísa Dupas; Garrido, Elsa. (Org.). Pesquisa-ensino: a comunicação escolar na formação do professor. São Paulo: Paulinas, 2010, v. 01, p. 125-154.

8.
SOARES, OLAVO PEREIRA . O ensino de história nos anos iniciais e a formação dos professores. In: Fonseca, Selva Guimarães. (Org.). Ensinar e Aprender História: formação, saberes e práticas educativas. Campinas: Átomo e Alínea, 2009, v. 1, p. 127-148.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOARES, OLAVO PEREIRA . A leitura e a escrita nos processos de ensino e aprendizagem da história. In: 2º Congresso Internacional sobre a Perspectiva histórico-cultural e 13ª Jornada do Núcleo de ensino de Marília, 2014, Marília. Anais do 2º Congresso Internacional sobre a perspectiva histórico-cultural e 13ª Jornada do Núcleo de ensino de Marília, 2014. v. 1. p. 1-9.

2.
PADUA, H. F. ; SOARES, OLAVO PEREIRA . A aprendizagem de conceitos históricos no ensino fundamental II. In: 2º Congresso Internacional sobre a Perspectiva histórico-cultural e 13ª Jornada do Núcleo de ensino de Marília, 2014, Marília. Anais do 2º Congresso Internacional sobre a perspectiva histórico-cultural e 13ª Jornada do Núcleo de ensino de Marília, 2014. v. 1. p. 1-12.

3.
SOARES, OLAVO PEREIRA . Os pibidianos e o currículo de história: entre a formação inicial e o cotidiano escolar. In: VIII Encontro Nacional Perspectivas do ensino de história - III Encontro Internacional de ensino de história, 2012, Campinas. Anais do ... Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. Campinas: CM/UNICAMP - FE/UNICAMP, 2012. v. 1. p. 1-15.

4.
SOARES, OLAVO PEREIRA . A atuação dos pibidianos de história com as escolas inseridas em contextos sociais distintos. In: II Encontro Interinstitucional do PIBID/UFU/UFTM, 2012, Uberlândia. Anais do II Encontro Interinstitucional do PIBID/UFU/UFTM. Uberlândia: UFU/PROGRAD, 2012. v. 1. p. 74-80.

5.
SOARES, OLAVO PEREIRA . Das relações entre natureza, cultura e processo histórico em Vigotski. In: 10ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2011, Marília. 10ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília. Marília: Oficina Universitária, 2011. v. 1. p. 1-07.

6.
SOARES, OLAVO PEREIRA . Pesquisas e propostas curriculares para o ensino de história: a diversidade como hegemonia. In: 34ª Reunião Anual da ANPED, 2011, Natal. Educação e Justiça Social/34ª Reunião Anual da ANPED, 2011. v. 1. p. 1-10.

7.
SOARES, OLAVO PEREIRA . A perspectiva histórico-cultural e o ensino de história nas séries iniciais. In: VIII ENPEH - Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História, 2008, São Paulo. Anais do VIII Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História. São Paulo, 2008. v. 1. p. 1-12.

8.
SOARES, OLAVO PEREIRA . A cultura midiática e a produção do conhecimento histórico escolar. In: XXIV Simpósio Nacional de História, 2007, São Leopoldo - RS. História e multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos: anais do XXIV Simpósio Nacional de História / XXIV Simpósio Nacional de História; Associação Nacional de História - ANPUH.. São Leopoldo/Porto Alegre: Editora Oikos/Anpuh-rs, 2007. v. 1. p. 1-8.

9.
SOARES, OLAVO PEREIRA . A cultura midiática no ensino de história e a teoria da atividade. In: 1º Colóquio de Pesquisas em Educação e Mídia, 2007, Rio de Janeiro. 1º Colóquio de Pesquisas em Educação e Mídia. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Educação/UNIRIO, 2007. v. 1. p. 1-19.

10.
SOARES, OLAVO PEREIRA . Uma perspectiva teórico-metodológica: a atividade de ensino de história. In: VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História, 2006, Belo Horizonte. Anais do VII ENPEH. Belo Horizonte, 2006. v. 1. p. 1-23.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SOARES, OLAVO PEREIRA . Os reality shows e a formação de alunos e professores. In: IV Simpósio Brasileiro de Comunicação e Educação, 2002, Ponta Grossa - PR. IV Simpósio Brasileiro de Comunicação e Educação, 2002.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOARES, OLAVO PEREIRA . O ensino de história e as representações sociais sobre as escolas. In: XXVII Simpósio Nacional de História, 2013, Natal/RN. Conhecimento histórico e diálogo social. Natal/RN: Editora da URFN, 2013. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
SOARES, OLAVO PEREIRA . A leitura e a escrita nos processos de ensino e aprendizagem da história. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SOARES, OLAVO PEREIRA . O ensino de história e as representações sociais sobre as escolas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SOARES, OLAVO PEREIRA . Linhas e projetos de pesquisa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SOARES, OLAVO PEREIRA . Os pibidianos e o currículo de história: entre a formação inicial e o cotidiano escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SOARES, OLAVO PEREIRA . Das relações entre natureza, cultura e processo histórico em VIgotski. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SOARES, OLAVO PEREIRA . Formulação conceitual e ensino de história para crianças. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SOARES, OLAVO PEREIRA . Ensino e aprendizagem na educação básica: história. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SOARES, OLAVO PEREIRA . Formulação conceitual e ensino de história para crianças. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SOARES, OLAVO PEREIRA . A universidade pública e a sociedade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SOARES, OLAVO PEREIRA . A perspectiva histórico-cultural e o ensino de história nas séries iniciais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SOARES, OLAVO PEREIRA . Os processos de construção do conhecimento acadêmico: conflitos e superações. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SOARES, OLAVO PEREIRA . Princípios paradigmáticos da relação entre cultura e ensino de história. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SOARES, OLAVO PEREIRA . Cultura juvenil em processos de iniciação científica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SOARES, OLAVO PEREIRA . Paranapiacaba - Patrimônio Histórico: um olhar fotográfico e uma leitura poética (oficina), II Semana Cultural do Programa de Educação de Jovens e Adultos, Faculdade de Filosofia, Letras e Educação, Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
SOARES, OLAVO PEREIRA . A música e o ensino de História e Geografia nas séries iniciais, XI Simpósio de Educação e Encontro de Professores: Educação, Perspectivas e Alternativas para a ação docente, Faculdade de Filosofia, Letras e Educação e Centro de Formação de Professores, Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
SOARES, OLAVO PEREIRA . Seminário de Tendências e Tecnologias em Educação a Distância, CEDU, UNISA. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
SOARES, OLAVO PEREIRA . O ensino de História e a cultura televisiva, V Simpósio de Pesquisa da FEUSP, Faculdadede Educação, Universidade de São Paulo. 1998. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
SOARES, OLAVO PEREIRA . A Cultura Mediática e a Formação de um Imaginário Social, 2º Simpósio Brasileiro de Televisão, Criança e Imaginário - O Citidiano Infantil Violento: Marginalidade e Exclusão Social, Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo. 1998. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
SOARES, OLAVO PEREIRA . O Movimento pela Escola Nova e a Construção do Homem-Novo: 1924- 1932, I Congresso de Bolsistas de Iniciação Científica, UNESP. 1989. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SOARES, OLAVO PEREIRA ; CABRINI, Conceição ; ROTA, P. ; MONTELLATO, A. . Projeto Aprendendo Sempre - História. 2002.

Trabalhos técnicos
1.
SOARES, OLAVO PEREIRA . Parecerista do I Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural/11{ª ornada do Núcleo de Ensino de Marília. 2012.

2.
SOARES, OLAVO PEREIRA . Pareceristas ad hoc Revista Tempo e Argumetno. 2012.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SOARES, OLAVO PEREIRA ; SILVA, J. M. B. ; LEITE, O. H. S. ; CALLIGARIS, K. . CEDU (Centro de Educação à Distância UNISA) - Educação a Distância. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOARES, OLAVO PEREIRA . Discutindo os clássicos em sala de aula: o ensino de ciências humanas em questão. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SOARES, OLAVO PEREIRA . Planejamento e ensino de história. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material bibliográfico a ser divulgado em meio impresso e digital).

3.
SOARES, OLAVO PEREIRA . Folclore e cultura popular na educação básica: aspectos do currículo e da cultura escolar. 2009. .

4.
SOARES, OLAVO PEREIRA ; SANTOS, Claudio E. . Introdução à cultura afro-brasileria. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SOARES, OLAVO PEREIRA ; Penteado, Heloísa Dupas . Seção Sala de aula no portal Sérgio Vieira de Mello. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Disponibilização de atividades didáticas na internet).

6.
SOARES, OLAVO PEREIRA . Capacitação de alfabetizadores do programa alfabetização solidária. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
SOARES, OLAVO PEREIRA . Meios de comunicação e prática pedagógica. 2003. (Oficina pedagógica).

8.
SOARES, OLAVO PEREIRA . Projeto interdisciplinar e utilização de recursos audiovisuais. 2003. (Oficina pedagógica).

9.
SOARES, OLAVO PEREIRA ; AMNROGI, I. H. . A História da Educação a partir dos traços arquitetônicos do Centro Velho de São Paulo. 2002. (monitor de atividade complementar).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
SOARES, OLAVO PEREIRA; ABRAMOWICZ, Mere; OLIVEIRA, Ronaldo Alexandre de; FELDMAN, Marina Graziela; BRITO, Regina Lúcia Giffoni Luz de. Participação em banca de Helena Maria dos Santos Felício. Currículo e emancipação: redimensionamento de uma escola instituída em um contexto advindo do processo de desfavelização. 2008. Tese (Doutorado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
Penteado, Heloísa Dupas; Garrido, Elsa; Porto, Tania Maria Esperon; Andrade, Antonio dos Santos; Fusari, José Cerchi; SOARES, OLAVO PEREIRA. Participação em banca de Claudia Roberta Borsato. Relação escola/família: uma abordagem psicodramática. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOARES, OLAVO PEREIRA; Girotto, Vanessa; Sebrian, Raphael. Participação em banca de Natália de Souza.As representações das ciências em seriados televisivos e a escolha da carreira universitária. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alfenas.

2.
FELÍCIO, Helena Maria dos Santos; SILVA, R. A.; SOARES, OLAVO PEREIRA. Participação em banca de Pedro Marcos da Silva Júnior.A proposta curricular de Minas Gerais de 1987 entre o passado e o presente. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Alfenas.

3.
Martins, Marcos Lobato; SOARES, OLAVO PEREIRA; Danielli, Mario. Participação em banca de Vinícius Guimarães de Almeida.A concepção de patrimônio: uma análise do conselho patrimonial e da historiografia e Itajubá. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Alfenas.

4.
Martins, Marcos Lobato; SOARES, OLAVO PEREIRA. Participação em banca de Clauida Maria Cabral.Ramal de Alfenas da Rede Mineira de Viação: história e memória da ferrovia no sul de Minas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Alfenas.

5.
SILVA, R. A.; SOARES, OLAVO PEREIRA; SILVA, F. B.. Participação em banca de Aldenice de Sousa Sena.Modo de produção capitalista, trabalho e educação nos escritos de Marx. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alfenas.

6.
SOARES, OLAVO PEREIRA; Oliveira, Fabiana; Eufrásio, Daniela. Participação em banca de Beatriz de Fátima Ribeiro.Representações do trabalho docente com literatura infantil: do discurso à prática, encontros e desencontros. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alfenas.

7.
Coelho, Carla P.; Souza, kamila Rezende D.; SOARES, OLAVO PEREIRA. Participação em banca de Carla Priscila Coelho e Kamila Rezende Dázio de Souza.Concepção de pesquisa dos professores de Biologia do Ensino Médio das Escolas Públicas de Alfenas-MG. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bilogia) - Universidade Federal de Alfenas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SOARES, OLAVO PEREIRA; Danielli, Mario; STEFFENS, M. H.. Concurso público para docente do IFSuldeMinas. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

2.
SOARES, OLAVO PEREIRA; SANTOS, Elaine R. S.; SILVA, R. A.; Sebrian, Raphael; SANTOS, L.. Presidente da Banca de concurso público para o cargo de professor do magistério superior das disciplinas de Laboratório de ensino de história e fundamentos da educação. 2014. Universidade Federal de Alfenas.

3.
SOARES, OLAVO PEREIRA; Martins, Marcos Lobato; Oliveira, Fabiana; Mariano, Andre L. S.; Zerbinatti, Dislane. Membro da Banca examinadora do Concurso público para as disciplinas de Laboratório de ensino de história. 2013. Universidade Federal de Alfenas.

4.
SOARES, OLAVO PEREIRA; Martins, Marcos Lobato; D'Alessio, Márica B. M.; Alves, Flamarion D.; Cosentino, Daniel do Val. Membro da Banca examinadora do concurso público das disciplinas de Prática da Pesquisa, Patrimônio e TCC. 2013. Universidade Federal de Alfenas.

5.
SOARES, OLAVO PEREIRA; Oliveira, Fabiana; Mariano, Andre L. S.; Sebrian, Raphael; Godoy, Alexandre P.. Presidente da Banca de concurso público para as disciplinas de Laboratório de ensino de história. 2013. Universidade Federal de Alfenas.

6.
SOARES, OLAVO PEREIRA; D'Alessio, Márica B. M.; Ciampi, Helenice; Almeida Neto, Antonio Simplício; Barreira, Luiz Carlos; Paiva, Odair da Cruz. Membro da Banca de concurso público da área de ensino de história. 2013. Universidade Federal de São Paulo.

7.
Martins, Marcos Lobato; SOARES, OLAVO PEREIRA. Concurso Público de Docentes do IF/Sul de Minas. 2012. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

8.
GUTIERREZ GALLARD, D. H; SOARES, OLAVO PEREIRA; Rui, Adaílson José; FARIA, Marcos Roberto; Eugênio, Alisson. Membro Titular da Banca de Concurso Público para Professor Adjunto de História da América. 2010. Universidade Federal de Alfenas.

9.
Toledo, Maria Rita A.; SOARES, OLAVO PEREIRA; Rui, Adaílson José; Lima, Pablo Luiz de Oliveira; Martins, Marcos Lobato. Membro titular da Banca de Concurso Público para Professor Adjunto de História Contemporânea. 2010. Universidade Federal de Alfenas.

10.
Jauará, Manuel; SOARES, OLAVO PEREIRA; Rui, Adaílson José; Martins, Marcos Lobato; FARIA, Marcos Roberto. Membro Titular de banca de Concurso Público de Professor Adjunto de História da África. 2010. Universidade Federal de Alfenas.

11.
Scherman, Patrícia Santos; Jauará, Manuel; Eugênio, Alisson; Danielli, Mario; SOARES, OLAVO PEREIRA. Membro Titular de banca de Concurso Público de Professor Adjunto de História da África. 2010. Universidade Federal de Alfenas.

12.
SOARES, OLAVO PEREIRA; Rui, Adaílson José; CArlan, Claudio Umpierre; SILVA, F. B.; Munakata, Kazumi. Membro Titular da Banca de Concurso Público para Professor Adjunto de História do Brasil I, II, III e IV. 2009. Universidade Federal de Alfenas.

13.
Lanna Jr., Mario Cleber Martins; CArlan, Claudio Umpierre; SOARES, OLAVO PEREIRA; PANIZZOLO, C.; Rui, Adaílson José. Membro Titular da Banca de Concurso Público para Professor Adjunto de História Moderna. 2009. Universidade Federal de Alfenas.

14.
SOARES, OLAVO PEREIRA; PANIZZOLO, C.; Rui, Adaílson José; CArlan, Claudio Umpierre; SILVA, F. B.. Membro Titular da Banca de Concurso Público para Professor Adjunto de História do Brasil I e II. 2009. Universidade Federal de Alfenas.

15.
SOARES, OLAVO PEREIRA; SEKKEL, M. C.; LOURENÇO, Eliane Bernardes; SILVA, F. B.; REIS, E. P.. Membro Titular da Banca de Concurso publico para Professor Assistente de Educação Inclusiva, Psicologia da Educação e Didática.. 2008. Universidade Federal de Alfenas.

16.
SOARES, OLAVO PEREIRA; Souza, Ângelo Ricardo; SILVA, F. B.; REIS, E. P.; Alves, Érica Valéria. Membro Titular da Banca de Concurso publico para Professor Assistente de Política Educacional e Gestão Educacional.. 2008. Universidade Federal de Alfenas.

17.
SOARES, OLAVO PEREIRA; SILVA, F. B.; LOURENÇO, Eliane Bernardes; Resende, José Antônio Oliveira; Carmo, Cláudio Márcio do.. Membro Titular da Banca de Concurso Público para Professor Assistente de Língua Portuguesa, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Infantil.. 2008. Universidade Federal de Alfenas.

18.
Silva, Glaydson José da.; Vidotte, Adriana; Machado, Heloísa Guaracy.; Magalhães, Julio César; SOARES, OLAVO PEREIRA. Membro Titular da Banca de Concurso Público para Professor Adjunto de História Antiga. 2008. Universidade Federal de Alfenas.

19.
Machado, Heloísa Guaracy.; Vidotte, Adriana; Silva, Glaydson José da.; Magalhães, Julio César; SOARES, OLAVO PEREIRA. Membro Titular da Banca de Concurso Público para Professor Adjunto de História Medieval. 2008. Universidade Federal de Alfenas.

20.
FELÍCIO, Helena Maria dos Santos; GUENTHER, Zenita Cunha; LOURENÇO, Eliane Bernardes; SILVA, F. B.; SOARES, OLAVO PEREIRA. Membro Titular da Banca de Concurso publico para Professor Assistente de Psicologia da Educação.. 2007. Universidade Federal de Alfenas.

21.
BUENO, José Geraldo Silveira.; SOARES, OLAVO PEREIRA; SILVA, F. B.; SILVA, R. A.; FARIA, Marcos Roberto. Membro Titular da Banca de Concurso Público para Professor Assistente de Sociologia da Educação, Política e Gestão Educacional. 2007. Universidade Federal de Alfenas.

Outras participações
1.
SOARES, OLAVO PEREIRA. Parecerista do Concurso Negro e Educação, promovido pela ANPED e Ação Educativa.. 2005. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.

2.
SOARES, OLAVO PEREIRA. Monografias referentes ao projeto interdisciplinar Terra e Trabalho, produzidas pelos alunos do 2º Ano do Ensino Médio da Escola de Aplicação da Faculdadede de Educação da Universidade de São Paulo. 2001. Universidade de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2º Congresso Internacional sobre a Perspectiva histórico-cultural e 13ª Jornada do Núcleo de ensino de Marília. A leitura e a escrita nos processos de ensino e aprendizagem da história. 2014. (Congresso).

2.
XXVII Simpósio Nacional de História. O ensino de história e as representações sociais sobre as escolas. 2013. (Congresso).

3.
VIII Encontro Nacional Perspectivas do ensino de história - III Encontro Internacional de ensino de história. Os pibidianos e o currículo de história: entre a formação inicial e o cotidiano escolar. 2012. (Congresso).

4.
I Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural/11ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília. Mini-curso: A teoria da atividade e o ensino de humanidades. 2012. (Congresso).

5.
II Encontro Interinstitucional do PIBID. A atuação dos pibidianos de história com as escolas inseridas em contextos sociais distintos. 2012. (Congresso).

6.
1º Fórum Mineiro de Coordenadores PIBID/CAPES. 2012. (Encontro).

7.
IX ENPEH - Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História. Formulação conceitual e ensino de história para crianças. 2011. (Congresso).

8.
10ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília. Das relações entre natureza, cultura e processo histórico em Vigotski. 2011. (Congresso).

9.
10ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília. Teoria histórico-cultural em questão. 2011. (Congresso).

10.
9ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - Ensino e aprendizagem como processos humanizadores: propostas da teoria histórico-cultural para a educação básica.. Ensino e aprendizagem na educação básica: história. 2010. (Congresso).

11.
VII Encontro Nacional Perspectivas do ensino de história. 2009. (Congresso).

12.
II Seminário Nacional de Formação de Professores: Culturas e Práticas Escolares.Coordenador de Mesa Redonda e de Mini-curso. 2009. (Seminário).

13.
VIII ENPEH - Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História. A perspectiva histórico-cultural e o ensino de história nas séries iniciais. 2008. (Congresso).

14.
1º Seminário sobre formação de professores: as licenciaturas em foco.Moderador da Mesa Redonda: "Educação inclusiva - os desafios para os professores da educação básica".. 2007. (Seminário).

15.
XXIV Simpósio Nacional de História - História e Multidisciplinaridade - Territórios e deslocamentos..A cultura midiática e a produção do conhecimento histórico escolar. 2007. (Simpósio).

16.
1º Colóquio de Pesquisas em Educação e Mídia.A cultura midiática no ensino de história e a teoria da atividade. 2007. (Simpósio).

17.
VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História.VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História. 2006. (Encontro).

18.
25ª Reunião Anual da ANPED. 2002. (Congresso).

19.
24ª Reunião Anual da ANPED. 2001. (Congresso).

20.
22 Reunião Anual da ANPED. 1999. (Congresso).

21.
2º Simpósio Brasileiro de Televisão, Criança e Imaginário - O Cotidiano Infantil Violento: Marginalidade e Exclusão Social,. 1998. (Simpósio).

22.
20ª Reunião Anual da ANPED, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 1997. (Congresso).

23.
II Encontro - Perspectivas do Ensino de História. 1996. (Congresso).

24.
O direito à Memória - Patrimônio Histórico e Cidadania. 1991. (Congresso).

25.
IX Encontro de História do Núcleo de São Paulo - Reforma e Revolução. 1988. (Congresso).

26.
XIV Simpósio Nacional Cultura e Sociedade. 1987. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOARES, OLAVO PEREIRA ; Gomes, Claudia ; FELÍCIO, Helena Maria dos Santos . II Seminário de Socialização do PIBID/UNIFAL-MG. 2012. (Congresso).

2.
SOARES, OLAVO PEREIRA ; SANTOS, Elaine R. S. ; STEFFENS, M. H. ; SILVA, R. A. ; Martins, Marcos Lobato ; Danielli, Mario . I Jornada de ensino de história: a África na educação básica. 2011. (Congresso).

3.
SOARES, OLAVO PEREIRA ; Rui, Adaílson José ; Martins, Marcos Lobato ; Danielli, Mario ; SILVA, R. A. ; STEFFENS, M. H. . Semana de História da UNIFAL/MG: Relações de poder na História. 2010. (Congresso).

4.
SOARES, OLAVO PEREIRA . Jornada Científica da UNIFAL/MG. 2008. (Congresso).

5.
FELÍCIO, Helena Maria dos Santos ; SILVA, F. B. ; SOARES, OLAVO PEREIRA . 1º Seminário sobre formação de professores: as licenciaturas em foco. 2007. (Congresso).

6.
SOARES, OLAVO PEREIRA . XI Simpósio de Educação e Encontro de Formação de Professores - Educação: perspectivas e alternativas para a ação docente, Universidade Presbiteriana Mackenzie (membro da comissão organizadora). 2002. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Ana Paula de Alencar. Leitura, escrita e interpretação da história com as crianças das escolas públicas. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Federal de Alfenas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Natalia Vitta de Castro. Leitura, escrita e interpretação da história com as crianças das escolas públicas. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Federal de Alfenas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Hilcéia Ardila de Carvalho. O interesse das crianças em estudar história. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e práticas na educação) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Olavo Pereira Soares.

2.
Kaytilane Andrade de Santana. Gênero na educação infantil: uma reflexão sobre a prática dos educadores. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e práticas na educação) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Olavo Pereira Soares.

3.
Maria José Botelho. Currículo de história e a vida do aluno. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e práticas na educação) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Olavo Pereira Soares.

4.
Milena Barbosa Bento. A formação docente e sua implicação na discriminação de gênero na escola. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e práticas na educação) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Olavo Pereira Soares.

5.
Rosemary Teresa Bionês Marcolino. O currículo de história e o livro didático. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e práticas na educação) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Olavo Pereira Soares.

6.
Sandra Aparecida de Souza. História infantis e a aquisição da leitura e escrita. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e práticas na educação) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Olavo Pereira Soares.

7.
Romilda Duarte. Como tornar interesante o ensino de história nas séries iniciais?. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e práticas na educação) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Olavo Pereira Soares.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Pedro Marcos da Silva Júnior. A proposta curricular para o ensino de história de Minas Gerais em 1987: entre o passado e o presente. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Olavo Pereira Soares.

2.
Jaqueline Kelly da Nóbrega Sousa. História da África no ensino fundamental II: a formação do Império de Mali. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Olavo Pereira Soares.

3.
Glaucia Rodrigues. A propaganda da Cia Vale do Rio Doce e os processos de aprendizagem no ensino de geografia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Olavo Pereira Soares.

4.
Camilla Ruiz Manaia. A geografia nas produções cinematográficas: uma abordagem crítica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Olavo Pereira Soares.

Iniciação científica
1.
Henrique Félix Pádua. A aprendizagem de conceitos históricos no ensino fundamental II. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Alfenas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Olavo Pereira Soares.

2.
Glaucia Rodrigues. A culturas das mídias e os processos de aprendizagem no ensino de Geografia. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Alfenas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Olavo Pereira Soares.

3.
Pedro Marcos da Silva Júnior. Mídias e ensino de história no primeiro ciclo do ensino fundamental II. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Alfenas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Olavo Pereira Soares.

4.
Bruno Alves de Souza. Escrevendo a história de Alfenas. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Alfenas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Olavo Pereira Soares.

5.
Dayana Guardiano Máximo. Os cursos de Pedagogia e a formação para a docência nas séries iniciais. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Alfenas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Olavo Pereira Soares.

6.
Raquel Dias Telecesqui. A perspectiva histórico-cultural para a análise dos PCN s e de livros didáticos de história das séries iniciais. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Alfenas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Olavo Pereira Soares.

7.
Taniê Mariah de Oliveira. A docência no ensino fundamental I: meios de suprir as dificuldades. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Alfenas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Olavo Pereira Soares.

8.
Vanessa da Silva de Melo. Práticas curriculares de ensino de história nas séries iniciais. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Alfenas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Olavo Pereira Soares.

9.
Mikael Marcondes Michelini. Patrimônio cultural imaterial e cultura popular no município de Alfenas-MG. 2008. Iniciação Científica - Universidade Federal de Alfenas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Olavo Pereira Soares.

10.
Raquel Dias Telecesqui. A contribuição do pensamento de Vigotski para o ensino de história das séries iniciais. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Alfenas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Olavo Pereira Soares.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SOARES, OLAVO PEREIRA2013 SOARES, OLAVO PEREIRA . Os currículos para o ensino de história: entre a formação, o prescrito e o praticado. Antíteses (Londrina), v. 5, p. 613-634, 2013.


Livros e capítulos
1.
SOARES, OLAVO PEREIRA . O PIBID e o ensino de história: reflexões sobre a formação inicial e o currículo escolar. In: Claudia Gomes; Helena Maria dos Santos Felício. (Org.). Caminhos para a docência: o PIBID em foco. São Leopoldo: Oikos, 2012, v. 1, p. 41-51.

2.
SOARES, OLAVO PEREIRA . O ensino de história na perspectiva histórico-cultural. In: Maria Izaura Cação; Suely Amaral Mello; Vandeí Pinto da Silva. (Org.). Educação e desenvolvimento humano. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2014, v. , p. 221-238.

3.
RODRIGUES, A. P. ; SOARES, OLAVO PEREIRA . O PIBID e a compreensão da cultura e do cotidiano ecolar. In: Cristiane Fernanda Xavier; Clibson Alves dos Santos; Helena Maria dos Santos Felício; Keila Bossolani Kiill. (Org.). Escrever a prática pedagógica: vivências pibidianas de formação docente. 1ed.São Leopoldo: Óikos, 2014, v. 2, p. 53-59.

4.
Silva Jr, Pedro Marcos ; SOARES, OLAVO PEREIRA . O Pibid e o ensino de história: a participação da comunidade em narrativas históricas. In: Cristiane Fernanda Xavier; Clibson Alves dos Santos; Helena Maria dos Santos Felício; Keila Bossolani Kiill. (Org.). Escrever a prática pedagógica: vivências pibidianas de formação docente. 1ed.São Leopoldo: Óikos, 2014, v. 2, p. 60-64.

5.
Penha de Paula, Ronison ; SOARES, OLAVO PEREIRA . O lugar social da escola: uma análise necessária. In: Cristiane Fernanda Xavier; Clibson Alves dos Santos; Helena Maria dos Santos Felício; Keila Bossolani Kiill. (Org.). Escrever a prática pedagógica: vivências pibidianas de formação docente. 1ed.São Leopoldo: Óikos, 2014, v. 2, p. 65-69.


Apresentações de Trabalho
1.
SOARES, OLAVO PEREIRA . O ensino de história e as representações sociais sobre as escolas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SOARES, OLAVO PEREIRA . Linhas e projetos de pesquisa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SOARES, OLAVO PEREIRA . A leitura e a escrita nos processos de ensino e aprendizagem da história. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SOARES, OLAVO PEREIRA . Discutindo os clássicos em sala de aula: o ensino de ciências humanas em questão. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOARES, OLAVO PEREIRA ; Gomes, Claudia ; FELÍCIO, Helena Maria dos Santos . II Seminário de Socialização do PIBID/UNIFAL-MG. 2012. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 03/09/2014 às 1:38:46