Helvia Pereira Pinto Bastos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3906724233805336
  • Última atualização do currículo em 23/09/2018


Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2002). Especialista em Linguística Geral e Aplicada (Convênio FAFIC / FVG / UNICAMP, 1994). Licenciatura em Letras (Português-Inglês) pela Faculdade de Filosofia de Campos (1974). Professora aposentada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF Fluminense, campus Campos-Centro), onde atuou nos Cursos de Graduação (Letras; Telecomunicações; Manutenção Industrial) e Pós-Graduação lato sensu (Docência no Séc. XXI; Literatura, Memória Cultural e Sociedade; Gestão, Marketing e Design). Membro do Núcleo de Pesquisa em Informática na Educação. Áreas de interesse: Informática na Educação, Linguística Aplicada ao Ensino de Idiomas, Ensino de Línguas Baseado na Web, Inglês Instrumental, Tecnologias Digitais na Educação; Comunicação Mediada por Computador, Gêneros do Discurso, Cibercultura, Metodologia da Pesquisa, Memória Cultural. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Helvia Pereira Pinto Bastos
Nome em citações bibliográficas
BASTOS, Helvia Pereira Pinto;Helvia Pereira Pinto Bastos;BASTOS, H. P. P.;Bastos, H.P.P.;Hélvia P. Pinto Bastos;Helvia P. P. Bastos;Helvia P P Bastos;Bastos, Helvia P P

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal Fluminense, Diretoria de Ensino.
Rua Dr. Siqueira Campos, 273
Parque Dom Bosco
28030-230 - Campos dos Goytacazes, RJ - Brasil
Telefone: (022) 27262800
URL da Homepage: http://www.iff.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2008
Doutorado em andamento em Informática na Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Marcas Textuais de Presença Social em Fóruns e Chats: Encaminhamentos paa Desenvolvimento de Ferramenta de Apoio ao Professor,
Orientador: Magda Bercht.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Informática na Educação; Educação a Distância; ambientes virtuais de aprendizagem; Presença Social; Analise do Discurso.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2012
Doutorado em Informática na Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Presença Plus: Modelo de Identificação de Presença Social em Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Magda Bercht.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Presença Social; Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem; Comunicação Mediada por Computador; Lingüística pragmática.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2002
Mestrado em Cognição e Linguagem.
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Título: Letramento eletrônico emlíngua estrangeira dominante: em busca da cibercidadania,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Sérgio Arruda de Moura.
Palavras-chave: língua estrangeira, socio-cognitivsmo; internet; letramento eletrônico.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Metodologia da Pesquisa / Especialidade: Métodos e Técnicas da Pesquisa.
Setores de atividade: Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1992 - 1994
Especialização em Lingüística Geral e Aplicada. (Carga Horária: 440h).
Faculdade de Filosofia de Campos, FFC, Brasil.
Título: Fala Oral em São João da Barra: resistência e esquecimento.
Orientador: Sírio Possenti.
1971 - 1974
Graduação em Letras.
Faculdade de Filosofia de Campos, FFC, Brasil.
Título: não houve.
Orientador: não houve.




Formação Complementar


2016 - 2016
Vocational Education and Training (VET) - Teachers for the Future. (Carga horária: 540h).
Tampere University of Applied Sciences, TAMK, Finlândia.
2012 - 2012
Extensão universitária em Capacitação no ambiente de Aprendizagem Moodle. (Carga horária: 40h).
Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.
2010 - 2010
Redação de Artigo Científico. (Carga horária: 4h).
Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Formação de Tutores em EAD para educadores. (Carga horária: 30h).
Portal Skola, PS, Brasil.
2005 - 2005
A abordagem instrumental e o ensino de línguas. (Carga horária: 4h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2005 - 2005
Português Instrumental: uma abordagem discursiva d. (Carga horária: 4h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2004 - 2004
Letras de Caetano Veloso: algumas imagens e seus d. (Carga horária: 3h).
Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos dos Goytacazes, CEFET-CAMPOS, Brasil.
2003 - 2003
A Literatura Brasileira sob Olhares Estrangeiros. (Carga horária: 4h).
Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.
2001 - 2001
Uma Jornada Interdisciplinar Rumo ao Desenvolvimen. (Carga horária: 8h).
Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos dos Goytacazes, CEFET-CAMPOS, Brasil.
2000 - 2000
Inglês na Web. (Carga horária: 8h).
Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, SME-RJ, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Video, audio and new computer technologies. (Carga horária: 100h).
University of Brighton, UB, Grã-Bretanha.
1997 - 1997
Ensinando as quatro habilidades pelo computador. (Carga horária: 12h).
Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.
1996 - 1996
Sharing Experiences on English Language. (Carga horária: 7h).
Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.
1995 - 1995
Curso de Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas. (Carga horária: 10h).
Faculdade de Filosofia de Campos, FFC, Brasil.
1995 - 1995
Teaching Workshops. (Carga horária: 12h).
Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.
1994 - 1994
Autonomia na Aprendizagem de Línguas Estrangeiras:. (Carga horária: 8h).
Escola Técnica Federal de Campos, ETFC, Brasil.
1993 - 1993
Iniciação à Pragmática. (Carga horária: 30h).
Faculdade de Filosofia de Campos, FFC, Brasil.
1989 - 1989
Reading Strategies. (Carga horária: 8h).
Escola Americana do Rio de Janeiro, EA-RJ, Brasil.
1975 - 1975
Extensão universitária em Curso de Especialização de Tradutor-Intérprete. (Carga horária: 450h).
Curso de Tradutores Daniel Brilhante de Brito, DBB, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Filosofia de Campos, FAFIC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante

Atividades

06/2003 - 07/2003
Ensino, Linguagens, Leituras, Literaturas - Língua Inglesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Teorias de Aquisição e Métodos de Ensino em L2
07/2002 - 07/2002
Ensino, Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Ingles, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais

Universidade Cândido Mendes - Campos, UCAM, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante


Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro, SEE-RJ, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1996
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Nível II

Atividades

5/1988 - 6/1996
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

05/2017 - Atual
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental
11/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .

11/2014 - Atual
Ensino, Docência no Século XXI, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Comunicação Mediada por Computador
10/2014 - Atual
Ensino, Gestão, Design e Marketing, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
09/2014 - Atual
Ensino, Literatura< Memória Cultural e Sociedade, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Métodos e Técnicas da Pesquisa
08/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .

08/2014 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Atividade realizada
Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Informática na Educação.
07/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .

07/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .

07/2014 - Atual
Ensino, Leitura Instrumental em Inglês a Distância, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Leitura Instrumental em Inglês
04/2014 - Atual
Ensino, Letras - Português e Literaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagens na Cibercultura
Tecnologias da Informação e da Comunicação e o Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
04/2013 - Atual
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental
09/2011 - Atual
Ensino, Docência no Século XXI, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Objetos de Aprendizagem e Comunicação Mediados Pelo Computador
3/2005 - Atual
Ensino, Sistemas de Telecomunicações, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Técnico Instrumental
07/2004 - Atual
Serviços técnicos especializados , Fundação CEFET-Campos, .

Serviço realizado
Revisora de abstracts - revista Vértices.
3/2004 - Atual
Ensino, Literatura< Memória Cultural e Sociedade, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
METODOLOGIA E TÉCNICAS DA PESQUISA
8/2002 - Atual
Ensino, Manutenção Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Técnico Instrumental
10/2013 - 10/2016
Ensino, Engenharia de Controle e Automação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
01/2010 - 02/2014
Ensino, Gestão, Design e Marketing, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
07/2012 - 06/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .

06/2011 - 07/2011
Ensino, Educação do Campo, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Elaboração de Artigo Científico sobre Educação do Campo
08/2010 - 07/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .

03/2009 - 07/2009
Extensão universitária , Diretoria de Ensino, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Leitura Instrumental em Inglês a Distância.
3/2005 - 7/2007
Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção de Texto Científico
01/2006 - 02/2006
Ensino, Educação Profisssional de Nível Médio Integrada, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa Científica

Escola N.Sra. da Misericórdia (Our Lady of Mercy School), OLM, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1991
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora titular, Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
Mineração de Dados Textuais Eletrônicos
2.
Mineração de Dados Textuais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
3.
Tecnologias Móveis na Educação
4.
Mineração de Dados Textuais Eletrônicos
5.
TIC no Processo de Ensino e Aprendizagem
6.
Tecnologias Móveis na Educação


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
FERRAMENTAS EDUCACIONAIS BASEADAS NA INTERNET NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA
Descrição: Projeto aprovado no Programa Professores para o Futuro - Finlândia Chamada CNPq/SETEC-MEC Nº 026/2015.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
Obras de Referência em Smartphones como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem
Descrição: A utilização crescente de smartphones e suas múltiplas funcionalidades fazem desse dispositivo uma ferramenta importante no apoio a processos de ensino e aprendizagem. O foco deste projeto são aplicativos gratuitos para consulta a dois tipos de obras de referência ? dicionários e enciclopédias, de download grátis para os sistemas operacionais Android e iOS. Pretende-se avaliar os aplicativos de forma quantitativa e qualitativa, assim como a percepção do usuário (alunos e professores) acerca de sua usabilidade e validade como instrumento de consulta em contexto de aprendizagem informal e escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Helvia Pereira Pinto Bastos - Coordenador / Gabriel Passos Ferreira Machado - Integrante.
2014 - 2015
Integração de Software de Mineração de Texto na Plataforma Moodle
Descrição: Os programas ?MineraFórum? (AZEVEDO, 2011) e ?Presente!?, (KAMBARA-SILVA, 2011), desenvolvidos para a tese de doutoramento dos proponentes, são capazes de capturar, por metodologias diferentes, informações relevantes em postagens de alunos feitas em fóruns de discussão encontrados em ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). O objetivo dessa mineração textual é fornecer e facilitar o trabalho do professor em cursos a distância ou na modalidade híbrida. Desse modo, o projeto permite o desenvolvimento de pesquisa envolvendo o processamento automático de textos, campo de estudo da Linguística Computacional não contemplado em outros núcleos de pesquisa desta instituição. O objetivo geral deste projeto é fazer investigações com os programas MineraFórum e Presente!.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Helvia Pereira Pinto Bastos - Integrante / Breno Fabrício Terra Azevedo - Coordenador / Rayane de Araújo Nunes - Integrante.
2012 - 2013
Mineração de dados textuais em ambientes virtuais de aprendizagem
Descrição: O projeto envolve a realização de estudos e pesquisas de mineração de textos em postagens de fóruns e chats feitas em ambientes virtuais de aprendizagem desenvolvidos e ofertados pelo Instituto Federal Fluminense..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Helvia Pereira Pinto Bastos - Integrante / Breno Fabrício Terra Azevedo - Coordenador / Yasmmin C. Martins - Integrante.
2012 - 2013
Mineração de dados textuais eletrônicos
Descrição: Desenvolvimento de programas para aprimoramento dos programas de mineração de textos "Presente!" e "MineraFórum". Aplicação e análise de questionários de sondagem para verificar a opinião de alunos sobre as diferentes formas de se expressar afetividade em postagens de fóruns e chats. Execução de testes para verificar o desempenho do software MineraFórum..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Helvia Pereira Pinto Bastos - Integrante / Breno Fabrício Terra Azevedo - Coordenador / Yasmmin C. Martins - Integrante.
2010 - 2011
Mineração de dados textuais eletrônicos
Descrição: Desenvolve estudos e pesquisas na área de processamento automático de textos, utilizando técnicas da Lingüística Computacional, particularmente da Mineração de Textos, para realizar análises quanti-qualitativas em mensagens de fóruns de discussão e chats..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Helvia Pereira Pinto Bastos - Integrante / Breno Fabrício Terra Azevedo - Coordenador.
2009 - 2010
LEITURA INSTRUMENTAL EM INGLÊS A DISTÂNCIA
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Ensino e Aprendizagem de Línguas na Plataforma Moodle
Descrição: Projeto de Iniciação Cientifica.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Helvia Pereira Pinto Bastos - Coordenador / Araci Cirne - Integrante / Sílvia Lúcia dos Santos Barreto - Integrante / Jéssica Monteiro da Silva - Integrante.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Tecnologias Digitais na Educação Pública: Capacitação de Docentes no Colégio Estadual José do Patr
Descrição: Considerando que as Tecnologias Digitais (TDs) são recursos pedagógicos importantes no cenário educacional contemporâneo, os pesquisadores do Núcleo de Pesquisa em Informática na Educação (NIE) do Instituto Federal Fluminense campus Campos-Centro apresentam este projeto visando à realização de ações que contribuam para a capacitação de professores da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro. Pretende-se, com a implantação deste projeto, promover uma maior aproximação entre o Instituto e a escola parceira, por meio do aprimoramento da infraestrutura de laboratório e capacitação dos professores do Colégio Estadual José do Patrocínio (CEJOPA), em Campos dos Goytacazes-RJ, no que se refere ao uso de TDs em sua prática docente. Para tanto, este projeto prevê: (i) capacitar os docentes por meio de palestras, oficinas e minicursos ministrados pelos professores do NIE, com foco no uso pedagógico de TDs em sala de aula; (ii) adquirir equipamentos permanentes para a referida escola, de forma a atualizar o aparato tecnológico disponível para professores e alunos. Pretende-se, particularmente, que esses encontros ampliem a compreensão dos docentes acerca dos impactos, do potencial, dos riscos e de boas práticas na utilização de TDs, e levem os professores da referida escola a assumirem papel de autores de material educacional digital para posterior utilização em sala de aula. Como resultados esperados, o projeto visa à integração das TDs no planejamento pedagógico do CEJOPA, de modo a potencializar práticas docentes, contribuir para a evolução dos índices de aproveitamento dos alunos, para a redução dos índices de evasão e da retenção escolar, além do avanço no processo contínuo de aquisição de saberes da comunidade escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Helvia Pereira Pinto Bastos - Coordenador / Suzana da Hora Macedo - Integrante / Arilise Lopes - Integrante / Rodrigo Garret Costa - Integrante / Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto - Integrante / Silvia Cristina Batista Freitas - Integrante / André Uebe Mansur - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.


Projetos de desenvolvimento


2010 - 2011
Mineração de dados textuais eletrônicos
Descrição: Este projeto tem como proposta desenvolver estudos e pesquisas na área de processamento automático de textos. O intuito do projeto é utilizar técnicas da Lingüística Computacional, particularmente da Mineração de Textos, para realizar análises quanti-qualitativas em mensagens de fóruns de discussão e de bate-papo. Pretende-se, também, aprimorar dois softwares existentes na área, de forma a auxiliar a obtenção de resultados conforme os objetivos especificados no projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Helvia Pereira Pinto Bastos - Coordenador / Breno Fabrício Terra Azevedo - Integrante.
2009 - 2010
Ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Outros Projetos


2014 - Atual
Tecnologias Digitais na Educação Pública: Capacitação de Docentes no Colégio Estadual José do Patr
Descrição: O projeto, aprovado no Edital Faperj 36/2014, elaborado pelo Núcleo de Pesquisa em Informática na Educação (NIE / IFF) pretende promover a atualização e capacitação dos professores do Colégio Estadual José do Patrocínio (Campos dos Goytacazes, RJ) quanto ao uso das Tecnologias Digitais (TD) na prática docente. Além de aquisição de equipamentos, o projeto prevê a oferta de minicursos, oficinas, palestras e o acompanhamento de atividades práticas por parte dos pesquisadores do NIE..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2013 - Atual
Núcleo Docente Estruturante - NDE
Descrição: Membro da equipe do NDE do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Fluminense campus Campos- Centro. Portaria nº 294, 30 de abril de 2013..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2010 - 2012
Reestruturação dos Cursos Superiores de Tecnologia
Descrição: Análise de conformidade e consequente reformulação dos Cursos Superiores de Tecnologia do campus Campos-Centro do IF Fluminense, com o objetivo de compatibilizar a oferta de profissionais da área tecnológica com a demanda dos sistemas produtivos regionais à luz das diretrizes da SETEC/MEC, o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia e a possibilidades de empregabilidade. A partir do diagnóstico da situação atual, ações subsequentes de reformulações, descontinuidade ou criação de cursos foram planejadas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2005 - 2006
Núcleo de Tecnologias Educacionais e de Educação a Distância - NTEADS
Descrição: Membro da Comissão responsável pela implementação e desenvolvimento de ações no âmbito da Educação a Distância e uso pedagógico de Tecnologias de Informação e Comunicação..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2006 - Atual
Periódico: Vértices (Campos dos Goitacazes)
2006 - Atual
Periódico: Editora Essentia


Revisor de periódico


2003 - Atual
Periódico: Vértices (Campos dos Goitacazes)
2009 - Atual
Periódico: Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Inglês Instrumental.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Métodos e Técnicas da Pesquisa.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Aprendizagem de Línguas Baseada na Internet.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Divulgação Científica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
Melhor Artigo no 23o. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Sociedade Brasileira de Informática na Educação.
2011
Melhor Artigo no 22o. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Sociedade Brasileira de Informática na Educação.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VELOSO, J. F. M. L.2016VELOSO, J. F. M. L. ; BASTOS, Helvia Pereira Pinto ; MACEDO, S. . PREZI AS A TOOL TO ASSIST IN THE DEVELOPMENT OF LINGUISTIC ABILITIES IN THE ENGLISH LANGUAGE. Journal of Educational and Instructional Studies in the World, v. 6, p. 64-71, 2016.

2.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto2012BASTOS, Helvia Pereira Pinto. USO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NO APOIO À AULA PRESENCIAL: ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE. Vértices (Campos dos Goitacazes), v. 14, p. 145-157, 2012.

3.
TEIXEIRA LEITE, M.A.T.2011TEIXEIRA LEITE, M.A.T. ; SHAFER, P. B. ; SZABLUK, D. ; BASTOS, H.P.P. ; MACEDO, S. ; AMORIM, M. ; Rodney Cezar de Albuquerque ; AGUIAR, E. V. B. ; FAGUNDES, L. C. ; BASTOS, Helvia Pereira Pinto . Jogos Digitais: uma abordagem educacional à luz da Epistemologia Genética. Cadernos do Aplicação (UFRGS), v. 24, p. 125-156, 2011.

4.
Rodney Cezar de Albuquerque2010Rodney Cezar de Albuquerque ; BASTOS, Helvia Pereira Pinto ; AMORIM, M. ; MANSUR, A. ; TONELLI, M. L. ; MACEDO, S. . HIPERDOCUMENTO APLICADO A ALUNOS DO PROEJA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Ciências & Idéias, v. 2, p. 01-13, 2010.

5.
BASTOS, H.P.P.2007BASTOS, H.P.P. ; BASTOS, Helvia Pereira Pinto . Atividades Pedagógicas de Cunho Instrumental Feitas On Line: Teoria e Prática. The Especialist (PUCSP), v. 28, p. 17-35, 2007.

6.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto2004 BASTOS, Helvia Pereira Pinto. LETRAMENTO ELETRÔNICO EM LÍNGUA INGLESA: DA TEORIA À PRÁTICA. Vértices (Campos dos Goitacazes), Campos dos Goytacazes, RJ, v. 5, p. 23-37, 2004.

7.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto2004 BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Hipertextos virtuais: outras formas de ler e escrever. Revista Academia Campista de Letras, v. 2, p. 80-89, 2004.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CARVALHO, A. (Org.) ; BASTOS, Helvia Pereira Pinto (Org.) ; COSTA, R. G. (Org.) ; TEIXEIRA LEITE, M.A.T. (Org.) . Educação e Tecnologia: um caminho interinstitucional. 1. ed. Campos dos Goytacazes: Essentia, 2011.

2.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; MAIA, Rita Maria de Abreu (Org.) ; HUGUENIN, F. P. S. (Org.) . Verde e Aul: meninice à beira-mar. 1. ed. Campos dos Goytacazes, 2009. v. 1. 160p .

Capítulos de livros publicados
1.
BASTOS, H.P.P. ; Hélvia P. Pinto Bastos . Formação Docente e Tecnologias Digitais: contribuições didático-metodológicas e o letramento digital de licenciandos em língua portuguesa. In: Mark Curcher (Org.). (Org.). Samba and Sauna: The implementation of Innovative Participatory Pedagogies by Brazilians. 1ed.Tampere, Finlândia: Kirjapaino Hermes Oy, 2018, v. 1, p. 13-26.

2.
Bastos, Helvia P P; Machado, Gabriel P F . Dictionaries on Smartphones: Learners’ Assessment of Features and Potential of Dictionary Apps as Pedagogical Tools. In: Alvaro Rocha; Ana Maria Correia;Hojjat Adeli; Luis Paulo Reis; Marcelo Mendonça Teixeira. (Org.). Advances in Intelligent Systems and Computing. 1ed.: Springer International Publishing, 2016, v. 2, p. 143-156.

3.
UEBE MANSUR, A. ; LEITE, F. C. ; Bastos, H.P.P. . Lean Education for Applied Science Universities: A Proposal by Federal Institutes of Applied Sciences in Brazil. In: Alves, Anabela Carvalho; Flumerfelt, Shannon; Kahlen, Franz-Josef. (Org.). Lean Education: An Overview of Current Issues. 1ed.: Springer International Publishing, 2016, v. 1, p. 25-40.

4.
Azevedo, B.F.T. ; Bastos, H.P.P. . Mineração de dados textuais educacionais: experiências e perspectivas para a análise de postagens em fóruns de discussão. In: Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto; Silvia Cristina Freitas Batista; Breno Fabrício Terra Azevedo; André Fernando Uebe Mansur. (Org.). Tecnologias Digitais na Educação: Pesquisas e Práticas Pedagógicas. 1ed.Campos dos Goytacazes: Essentia Editora, 2015, v. , p. 21-43.

5.
BASTOS, H.P.P. ; SILVA, J. K. K. ; BERCHT, Magda ; WIVES, Leandro Krug ; BASTOS, Helvia Pereira Pinto . Proposal of a model and software for identification of social presence indicators in virtual learning environments. In: Dematrios G. Sampson; Pedro Isaias; Dirk Ifenthaler; J. Michael Spector. (Org.). Proposal of a model and software for identification of social presence indicators in virtual learning environments. 1ed.New York: Springer Science+Business Media, 2013, v. 1, p. 159-172.

6.
Helvia P. P. Bastos; BERCHT, Magda ; WIVES, Leandro Krug ; SILVA, J. K. K. ; MARTINS, Y. C. . Text Mining Indicators of Affect and Interaction: a Case Study of Students' Postings in a Blended-Learning Course of English for Specific Purposes. In: Janusz Kacprzyk et al. (Eds.). (Org.). Advances in Intelligent Systems and Computing. 1ed.Varsóvia, Polônia: Polish Academy of Sciences, 2013, v. 206, p. 861-872.

7.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; BERCHT, M. ; WIVES, L. K. . Verificação de presença social em fóruns e chats educacionais. In: CARVALHO, A.S.; BASTOS, H.P.P.; TEIXEIRA LEITE, M.A.T.; COSTA, R.G.. (Org.). Educação e Tecnologia: um percurso interinstitucional. 1ed.Campos dos Goytacazes: Essentia, 2011, v. , p. 111-126.

8.
Rodney Cezar de Albuquerque ; MANSUR, A. ; BASTOS, Helvia Pereira Pinto ; TONELLI, M. L. ; AMORIM, M. ; MACEDO, S. . Tecnologias da Informação e da comunicação no PROEJA: Contribuições, possibilidades e desafios. In: VALDEZ, Guiomar; GUIMARÃES, Cristina. (Org.). Dialogando Proeja: Algumas Contribuições. 1ed.Campos dos Goytacazes, RJ: Essentia, 2010, v. , p. 91-106.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Inglês Instrumental em cursos de nível superior. Folha da Manhã, Campos dos }Goytacazes, 31 ago. 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MANSUR, A. ; NASCIMENTO, J. P. ; LESSA, G. ; BASTOS, Helvia Pereira Pinto . Modelo para Classificação de Perfil de Usuários em Ambientes Complexos de Aprendizagem: Uma proposta pela Rede de Saberes Coletivos (ReSa). In: XXII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação, 2013, Porto Alegre. Revista Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre: CINTED-UFRGS, 2013. v. 11. p. 01-10.

2.
BASTOS, H.P.P. ; BERCHT, Magda ; WIVES, Leandro Krug ; SILVA, J. K. K. ; MARTINS, Y. C. ; BASTOS, Helvia Pereira Pinto . Text Mining Indicators of Affect and Interaction: A Case Study of Students? Postings in a Blended-Learning Course of English for Specific Purposes. In: World Conference on Information Systems and Technologies (WorldCIST'13), 2013, Olhão, Portugual. Advances in Intelligent Systems and Computing. Varsóvia: Polish Academy of Sciences, 2013. v. 206. p. 861-872.

3.
SILVA, J. K. K. ; BASTOS, Helvia Pereira Pinto ; BERCHT, M. ; WIVES, L. K. . Automatização do Processo de Identificação de Presença Social em Fóruns e Chats. In: XXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2012, Rio de Janeiro, RJ. Anais do XXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2012.

4.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; WIVES, Leandro Krug ; BERCHT, M. . IDENTIFYING SOCIAL PRESENCE INDICATORS IN EDUCATIONAL COMPUTER CONFERENCING. In: IADIS INTERNATIONAL CONFERENCE on COGNITION AND EXPLORATORY LEARNING IN THE DIGITAL AGE (CELDA 2011), 2011, Rio de Janeiro, RJ. PROCEEDINGS OF THE IADIS INTERNATIONAL CONFERENCE on COGNITION AND EXPLORATORY LEARNING IN THE DIGITAL AGE (CELDA 2011), 2011. v. 1. p. 80-87.

5.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; BERCHT, M. ; WIVES, Leandro Krug . Presença Social e Pertencimento em Fóruns Educacionais: Manifestação e Percepção de Afetividade. In: 22o. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011, Aracaju, SE. Anais do ... Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011. p. 1047-1056.

6.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; WIVES, Leandro Krug ; BERCHT, M. . Análise Manual e Automática de Pistas Lexicais de Presença Socla em Chat Educacional. In: XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2010), 2010, João Pessoa. XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE 2010, 2010.

7.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; WIVES, Leandro Krug ; BERCHT, M. . Presença social em Cursos a Distância: um Estudo Comparativo de Postagens em Chats e Fóruns. In: XVI Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação, 2010, Porto Alegre. Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação, 2010.

8.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Hipertextos de Conteúdo Técnico em Língua Inglesa: Mediações e Desafios em Atividades de Leitura Dirigida. In: 3o. Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2010, Recife. Caderno de Resumos, 2010. p. 86.

9.
CIRNE, A. ; BASTOS, Helvia Pereira Pinto ; BARRETO, S. L. S. . Curso de leitura instrumental em inglês a distância: relato de experiência. In: Encontro Nacional de Professores de Letras e Artes (ENLETRARTE) Mediando linguagens, entretecendo olhares, 4, 2009, Campos dos Goytacazes. Anais do IV Encontro Nacional de Professores de Letrasve Artes. Campos dos Goytacazes: Essentia, 2009.

10.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; SILVA, Jéssica M. . Fatores de evasão em curso a distância: Relato de Pesquisa sobre Evadidos do Curso ?Leitura Instrumental em Inglês a Distância? no IFF, RJ. In: XIV Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação, 2009, Porto Alebre, RS. Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre, 2009. v. 7.

11.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; BARRETO, S. L. S. . Leitura Orientada de Páginas da Web em Língua Inglesa: Observação de uma Experiência no Cefet-Campos. In: II Encontro de Educação a Distância: Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação, 2008, Campos dos Goytacazes. II Encontro de Educação a Distância: Tecnologias da Informação e da Comunicação em Educação. Campos dos Goytacazes: Essentia, 2008. p. 122-135.

12.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Introdução ao estudo de gêneros não-literários. In: XV Congresso da ASSEL-RIO e III ENLETRARTE- Letras, Artes e Tecnologia: desafios e paradoxos, 2007, Campos dos Goytacazes. Anais do XV Congresso da ASSEL-RIO e III ENLETRARTE -Letras, Artes e Tecnologia: desafios e paradoxos. Campos dos Goytacazes: Essentia, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, Y. C. ; AZEVEDO, B. F. T. ; BASTOS, H.P.P. ; BASTOS, Helvia Pereira Pinto . Mineração de Dados Textuais Eletrônicos: software para reconfiguração de arquivos XML. In: IV Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológico, 2012, Campos dos Goytacazes. Anais do IV Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológico. Campos dos Goytacazes: Essentia, 2012.

2.
MARTINS, Y. C. ; AZEVEDO, B. F. T. ; BASTOS, Helvia Pereira Pinto . Conversor XML para TXT: ferramenta para análise de presença social associada a clustering no software Eurekha!. In: VII Congresso Integrado de Tecnologia da Informação ? CITI, 2012, Campos dos Goytacazes. Anais do VII Congresso Integrado de Tecnologia da Informação ? CITI. Campos dos Goytacazes: Essentia, 2012.

3.
MARTINS, Y. C. ; AZEVEDO, B. F. T. ; BASTOS, Helvia Pereira Pinto . Retira Acentuação e Retira Acentuação e PostCounter: ferramentas de otimização e preparação de arquivos. In: VII Congresso Integrado de Tecnologia da Informação ? CITI, 2012, Campos dos Goytacazes, RJ. Anais do VII Congresso Integrado de Tecnologia da Informação ? CITI. Campos dos Goytacazes, RJ: Essentia, 2012.

4.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; WIVES, Leandro Krug ; MARTINS, Y. C. ; BERCHT, M. . Identificação de Coesão Textual em AVEAS. In: VI Congresso Ibero-Americano de Telemática, 2011, Gramado, RS. Cadernos de Informática - Anais do CITA 2011. Porto Alegre, RS: Instituto de Informática UFRGS, 2011. v. 6.

5.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; Rodney César de Albuquerque ; TONELLI, M. L. ; MACEDO, S. ; MANSUR, A. . Objetos de aprendizagem: uma abordagem aplicada à educação profissional técnica de nível médio para adultos. In: V Congresso Ibero-americano de Telemática, 2009, Gijón/Xixón. CITA 2009, V Congresso Ibero-americano de Telemática, 2009.

6.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; BARRETO, S. L. S. . Leitura condizida de textos eletrônicos em língua estrangeira: proposta pedagógica de cunho instrumental. In: I Congresso Internacional da ABRAPUI, 2007, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte: Faculdade de Letras - UFMG, 2007. p. 132-132.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Atividades Pedagógicas de Cunho Instrumental on line: da teoria á prática. In: XVIII Seminário Nacional de Inglês Instrumental, 2004, Salvador, 2004.

2.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Implementing Electronic Literacy in an interdisciplinary English college program. In: 5th Southern Cone Refional TESOL Convention, 2003, Montevidéu, 2003.

3.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. The internet: teachers, fears and expectations. In: 4th Southern Cone TESOL Convention, 2001, Curitiba, 2001.

Apresentações de Trabalho
1.
POVOA, L. S. ; BASTOS, Helvia Pereira Pinto . Presença social em postagens no whatsapp: mapeamento de marcas textuais indicativas de afetividade e interatividade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
VELOSO, J. F. M. L. ; BASTOS, Helvia Pereira Pinto . Desenvolvimento de habilidades linguísticas em inglês mediado pelo Prezi. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
DANTAS, E. S. ; CALDAS, M. I. ; BASTOS, Helvia Pereira Pinto . Cultura de transição: Pottermore e a narrativa transmídia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MACHADO, G. P. F. ; BASTOS, Helvia Pereira Pinto . Avaliação e percepç ão da utilidade de dicionários em Smartphones. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MACHADO, G. P. F. ; BASTOS, Helvia Pereira Pinto . Obras de referência em smarthphones como ferramenta de ensino e aprendizagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CUNHA, H. C. M. ; BASTOS, Helvia Pereira Pinto ; BERNARDO, V. C. A. . Comunicação face a face ou mediada pelas TIC. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BRUM, L. ; MEDEIROS, C. H. ; Bastos, H.P.P. . Aplicações da realidade aumentada (RA) para potencializar o aprendizado de língua estrangeira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
VELOSO, J. F. M. L. ; BASTOS, Helvia Pereira Pinto . Desenvolvendo habilidades linguísticas em Inglês: uma experiência com o software Prezi. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; MACHADO, G. P. F. . Avaliação de Dicionários de Língua Portuguesa em Smartphones: Resultados Parciais de Projeto de Pesquisa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
MACHADO, G. P. F. ; BASTOS, Helvia Pereira Pinto . Obras de Referência em Smartphones como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
NUNES, R. A. ; BASTOS, Helvia Pereira Pinto . Processamento Automático de Marcas Textuais Denotadoras de Presença Social no Ambiente de Aprendizagem Moodle. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
MARTINS, Y. C. ; AZEVEDO, B. F. T. ; BASTOS, Helvia Pereira Pinto . Mineração de Dados Textuais Eletrônicos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. MARCAS TEXTUAIS DE PRESENÇA SOCIAL EM FÓRUNS E CHATS: ENCAMINHAMENTOS PARA DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DE APOIO AO PROFESSOR. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; SILVA, Jéssica M. . FATORES DE EVASÃO EM CURSO A DISTÂNCIA: RELATO DE PESQUISA SOBRE EVADIDOS DO CURSO ?LEITURA INSTRUMENTAL EM INGLÊS A DISTÂNCIA? NO IFF, RJ. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; SILVA, Jéssica M. . Fatores de evasão em curso a distância: Relato de Pesquisa sobre Evadidos do Curso ?Leitura Instrumental em Inglês a Distância? no IFF, RJ. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; BARRETO, S. L. S. ; CIRNE, A. . Leitura Instrumental em Inglês a Distância. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; BARRETO, S. L. S. . Leitura conduzida de textos eletrônicos em língua estrangeira: proposta pedagógica de cunho instrumental. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Letramento Eletrônico e Fluência Digital em Língua Estrangeira Dominante. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Língua, Sujeito e Discurso. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; CAMPINHO, Ana Lúcia M. de Carvalho ; BARCELOS, Ricardo José dos Santos ; ASSEFF, Vera Raimunda Amério . Orientações Gerais para a Construção de Trabalhos Monográficos. Campos dos Goytacazes: CEFET-Campos, 2005 (Manual).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; UEBE MANSUR, A. ; Barcelos, G. T. . O Papel das Mídias Sociais na Educação e na Sociedade. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
BASTOS, H.P.P. ; BASTOS, Helvia Pereira Pinto . OS JOGOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE IDIOMAS. 2016. (Parecer Técnico).

2.
BASTOS, H.P.P. ; BASTOS, Helvia Pereira Pinto . A Formação de Professores e as Novas Tecnologias. 2015. (Parecer Técnico).

3.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação: potencial e desafios para a prática docente'. 2014. .

4.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; BARRETO, S. L. S. ; CIRNE, A. . Leitura Instrumental em Inglês a Distância. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso a Distância).

5.
NUNES, R. A. ; BASTOS, Helvia Pereira Pinto ; AZEVEDO, B. F. T. . Integração de Software de Mineração de Texto na Plataforma Moodle. 2014. (Relatório de pesquisa).

6.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. 3o. Seminário Nacional de Inclusão Digital. 2014. (Comissão Científica).

7.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. III Seminário Nacional de Inclusão Digital. 2014. (Comissão Científica).

8.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Análise de Sentimento em Fóruns Educacionais. 2014. (Comissão Científica).

9.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. IME: um Modelo e Gerador de Editores de Atividades de Aprendizagem em IMS Learning Design. 2014. (Comissão Científica).

10.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Processo de Desenvolvimento para Jogos Eletrônicos Educacionais: uma Revisão de Literatura. 2014. (Comissão Científica).

11.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Oficina de Mapas Conceituais. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Representações do exercício docente em cursos livres de idiomas. 2013. (Parecer Técnico).

13.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Leitura e Escrita autoral por meio de uma ferramenta de mineração de texto. 2013. (Parecer Técnico).

14.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. SIGAA Mobile: o caso de sucesso da ferramenta acadêmica na era da computação móvel. 2013. (Comissão Científica).

15.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Criação de um Curso a Distância de Introdução a Eletrônica Digital na Rede Educacional REDU. 2013. (Comissão Científica).

16.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. A Marcação Social como Suporte à Catalogação de Objeto de Aprendizagem. 2013. (Comissão Científica).

17.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. FaceEduc: Uma Adaptação Visual do Moodle Baseada na Interface e Mecanismos de Interação do Facebook. 2013. (Comissão Científica).

18.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Uso de Técnicas de Pré-Processamento Textual e Algoritmos de Comparação como Suporte à Correções de Questões Dissertativas: experimentos, análises e contribuições. 2013. (Comissão Científica).

19.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Construção de um Instrumento Avaliativo para Identificação da Personalidade do Aluno e seu Método de Aprendizado. 2013. (Comissão Científica).

20.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Indicadores de Relevância para Análise de Fórum de Discussão. 2013. (Comissão Científica).

21.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Revista Educação e Pesquisa. 2013. (Comissão Científica).

22.
MARTINS, Y. C. ; BASTOS, Helvia Pereira Pinto ; AZEVEDO, B. F. T. . Mineração de dados textuais em ambientes virtuais de aprendizagem. 2012. (Relatório de pesquisa).

23.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Desenvolvimento de material didático para práticas d leitura e tradução em aulas de língua inglesa com finalidades específicas: o caso da disciplina inglês técnico na Universidade Estadual do Norte-Fluminense Darcy ribeiro/UENF em Campos dos Goytacazes. 2012. (Parecer Técnico).

24.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Processos cognitivos nas entrelinhas da linguagem: complementaridade ou interdependência. 2012. (Parecer Técnico).

25.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Memória e Literatura: Uma Perspectiva Hermenêutica. 2012. (Comissão Científica).

26.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Por Que o Mundo Odeia o Papa Bento XVI? Uma Investigação sobre o Julgamento à Luz do Sistema de Avaliatividade. 2012. (Comissão Científica).

27.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. O Uso da Tecnologia Digital da Informação e Comunicação na Formação do Licenciando de Ciências. 2012. (Comissão Científica).

28.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Olhares sobre as Tecnologias Verdes e as Gestões Ambientais. 2012. (Comissão Científica).

29.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; CIRNE, A. ; BARRETO, S. L. S. . Construindo Mapas Conceituais. 2010. .

30.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. VI Circuito da Tecnologia da Informação. 2010. (Comissão Científica).

31.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; CIRNE, A. ; BARRETO, S. L. S. . Leitura Instrumental em Inglês a Distância. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

32.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; BARRETO, S. L. S. ; CIRNE, A. . Elaboração de Prova de Concurso Público na àrea de Língua Estrangeira/Inglês. 2009. (Trabalho Técnico).

33.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; LOPES, Aralise ; MACEDO, S. . Mapas Conceituais. 2008. .

34.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; LOPES, Aralise ; MACEDO, S. . Mapas Conceituais. 2008. .

35.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Escrita Coletiva: construção e compartilhamento dos significados. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

36.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; CIRNE, A. ; BARRETO, S. L. S. . Leitura Instrumental em Inglês a Distância. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso a Distância).

37.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Revista Vértices. 2008. (Editoração/Periódico).

38.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Tecnologias de Comunicação no Ensino de Língua Inglesa. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

39.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Introdução ao Estudo de Gêneros Textuais Não-Literários. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

40.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Metodologia e Técnica da Pesquisa. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

41.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

42.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Métodos e Técnicas da Pesquisa. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

43.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; CIRNE, A. ; BARRETO, S. L. S. . Curso à Distância de Leitura em Inglês. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Atividades de Leitura).

44.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Tecnologias de Comunicação no Ensino de Língua Inglesa. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

45.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Introdução ao Estudo dos Gêneros Textuais. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

46.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Inglês Técnico-Instrumental. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

47.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Metodologia da Pesquisa Científica. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

48.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; CIRNE, A. . Introdução à leitura instrumental em inglês. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Atividades de Leitura).

49.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; ALBERNAZ, M. I. ; CIRNE, A. . CURSO DE OPERADORES DE FACILIDADES ELÉTRICAS. 2006. .

50.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; CIRNE, A. ; ALBERNAZ, M. I. . Inglês Técnico-Instrumental. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Atividades pedagógicas).

51.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Informática Aplicada a Letras. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Atividades pedagógicas).

52.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Orientação para elaboração de um projeto acadêmico. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

53.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Inglês Instrumental. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Atividades de Leitura).

54.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Métodos de Pesquisa e Ensino. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

55.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Tópicos e Métodos da Pesquisa: Projetos e Pesquisa Escolar. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

56.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Teorias de Aquisição e Métodos de Ensino em L2. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

57.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Metodologia da Pesquisa Científica. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

58.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Teorias de Aquisição e Métodos de Ensino em L2. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

59.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Aquisição da Segunda Língua e Métodos de Ensino. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

60.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Ensino e aprendizagem de línuas estrangeiras na internet. 2002. .

61.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras Mediados pela Internet. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Atividades pedagógicas).

62.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras na internet. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Atividades pedagógicas).

63.
ALBERNAZ, M. I. ; BASTOS, Helvia Pereira Pinto ; TAVARES DA SILVA, Elyzabeth ; FARAH, Maria Helena Vianna . Informativo IN SEARCH. 1999. (Editoração/Periódico).

64.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; ALBERNAZ, M. I. ; TAVARES DA SILVA, Elyzabeth . Informativo IN SEARCH. 1998. (Editoração/Periódico).

65.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Metodologia do Ensino de Língua Estrangeira. 1997. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; MARTINS, A. O.; LYRA, P. W. V.; SOUZA, C. H. M.. Participação em banca de Penha Élida Ghiotto Tuão Ramos. Literatura Eletrônica Infantil: da Virtualização à Atualização no Ciberespacinho. 2015. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte-Fluminense Darcy Ribeiro.

2.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; MOURA, S. A.; LUQUETTI, E. C. F.; NOGUEIRA, S. M. A.. Participação em banca de Thiago Soares de Oliveira. Trajetos Teóricos até a Sociolinguística Variacional: como as provas do ENEM vêm incorporando os novos focos". 2015. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte-Fluminense Darcy Ribeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
LYRA, P. B. V.; SOUZA, C. H. M.; LUQUETTI, E. C. F.; Bastos, Helvia P P. Participação em banca de Ingrid Ribeiro da Gama Rangel. Autopublicações de Poemas no Facebook. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Bastos, Helvia P P; COSTA, R. G.; MACEDO, S.. Participação em banca de Ana Osório Coelho. Uso do Software Padlet no Ensino-aprendizagem da Língua Inglesa: Relato de uma Experiência com Alunos de uma Escola de IdiomasUNOS DE UMA ESCOLA DE IDIOMAS. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Século XXI) - Instituto Federal Fluminense.

2.
CUNHA, H. C. M.; PAES, E. F.; BASTOS, H. P. P.. Participação em banca de Vanessa de Castro Bersot Pereira. Escola do século XIX, Professores do século XX e Alunos do século XXI: o uso do celular em sala de aula na visão dos professores de uma escola pública no município de Campos dos Goytacazes. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura< Memória Cultural e Sociedade) - Instituto Federal Fluminense.

3.
Bastos, Helvia P P; RODRIGUES, R. R. J.. Participação em banca de Érica Carla de Oliveira da Silva. Aplicativos para Smartphones e o Ensino de História e Georgrafia:Uma Revisão Crítica. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Século XXI) - Instituto Federal Fluminense.

4.
MACEDO, S.; SOARES, R. R. G. Q.; Bastos, Helvia P P. Participação em banca de João Felipe Manhães de Lima Velloso. Prezi como Ferramenta Auxiliar no Desenvolvimento de Hablidades Linguísticas em Inglês. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Século XXI) - Instituto Federal Fluminense.

5.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; MORAIS, A. S. C.; VIEIRA, L. N.. Participação em banca de Karen M. de C. Gomes, Lucas R. de Azevedo, Weydder Pessanha. Design Retrô e Marketing do Saudosismo: Influência da Tendência Nostálgica no Comportamento do Consumo. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão, Design e Marketing) - Instituto Federal Fluminense.

6.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; BARRETO, S. L. S.; BUCHAUL, S. V. K.. Participação em banca de Adriana Barreto Vicente. O discurso do preconceito na construção da imagem da mulher em letras de música: uma leitura discursiva dos anos 40 ao funk. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura< Memória Cultural e Sociedade) - Instituto Federal Fluminense.

7.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Participação em banca de Luciano Arruda. O egresso nordestino em Campos dos Goytacazes. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura, Memória Cultural e Sociedade) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos dos Goytacazes.

8.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; SILVA, Edinalda Maria Almeida; BERNARDO, Vânia Criostina A.. Participação em banca de Carla Cardoso Silva. Falando a mesma língua: uma leitura diacrônica no Monitor Campista. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura< Memória Cultural e Sociedade) - Instituto Federal Fluminense.

9.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; BERNARDO, Vânia Criostina A.; SILVA, Edinalda Maria Almeida. Participação em banca de Giovanna Almeida Lessa. Ciganologia: da leitura da mão a uma leitura da cultura cigana. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura< Memória Cultural e Sociedade) - Instituto Federal Fluminense.

10.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Participação em banca de Raquel Fernances. A performance do verbo: o discurso da cena corporal. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura, Memória Cultural e Sociedade) - Fundação CEFET-Campos.

11.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Participação em banca de Cinthia Mota Pessanha Michel Abílio. Livros em revista. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura< Memória Cultural e Sociedade) - Instituto Federal Fluminense.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BASTOS, H.P.P.; FREITAS, R. A.; SILVA, J. E. N.; BASTOS, H. P. P.. Participação em banca de ADRIANA LACERDA MEDEIROS CEDRAN.PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA MEDIADA POR JOGO DIGITAL NO APOIO A ATIVIDADES DE PRODUÇÃO TEXTUAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Literaturas) - Instituto Federal Fluminense.

2.
RANGEL, A. M.; BASTOS, H. P. P.; FREITAS, R. A.. Participação em banca de Cinthia Pinheiro Lisbôa; Rhaísa Sampaio Bretas.A Aula de Português e o Uso das TIC: do Mito da aula Tecnológica a Possíveis Caminhos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Literaturas) - Instituto Federal Fluminense.

3.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; SILVA, Leonardo de Vasconcellos.; ROCHA, Hugo Reis. Participação em banca de Márcio Miranda e Silviane Silveira.O Livro Didático Infantil na Escola Pública: Análise e apontamento para um bom projeto gráfico. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Instituto Federal Fluminense.

4.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Participação em banca de Ana Raquel de Souza Pourbaix.O Locus do interpretante frente à sedução das múltiplas linguagens. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estácio de Sá.

5.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; AZEVEDO Fo., Deneval Siqueira. Participação em banca de Gláucia Azevedo Silva.Pau-Brasil: manifesto e poesia, um estudo da ruptura com as estéticas do passado. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estácio de Sá.

6.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; AZEVEDO Fo., Deneval Siqueira; MAIA, Rita Maria de Abreu. Participação em banca de Ana Lídia Conceição Machado.Ciberliteratura: uma linguagem flutuante. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estácio de Sá.

7.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; AZEVEDO Fo., Deneval Siqueira; MARTINS, Ana Alice Chaves. Participação em banca de Ana Raquel de Souza Pourbaix.Do dito ao não-dito: o Locus do interpretante frente à sedução das múltiplas linguagens. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estácio de Sá.

8.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; MAIA, Rita Maria de Abreu; AZEVEDO Fo., Deneval Siqueira. Participação em banca de Valdinéia Barreto.O movimento literário simbolista e a Poética da Sugestão. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estácio de Sá.

9.
CODECO, M. F.; AZEVEDO FILHO, D. S.; BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Participação em banca de Marcela Fernandes Codeço.Lúcio e Ricardo: a relação que não se fez realidade, mas se fez confissão. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estácio de Sá.

10.
AZEVEDO FILHO, D. S.; BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Participação em banca de Fernanda Peres Vieira.A solidão em Pessoa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estácio de Sá.

11.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; AZEVEDO Fo., Deneval Siqueira; VIANNA, Sandra. Participação em banca de Maria Auxiliadora de Matos Souza.O avesso do feminino no século XIX: um estudo de Lucíola, de José de Alencar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estácio de Sá.

12.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; VIANNA, Sandra; AZEVEDO Fo., Deneval Siqueira. Participação em banca de Luciana Costa dos Santos Rios.Macunaíma: experimentalismos de Mário de Andrade. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estácio de Sá.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MACEDO, S.; BASTOS, Helvia Pereira Pinto; ALONSO, A. M. M.; SEUFITELLI, C. B.; NASCIMENTO, J. R.; LEITE, O. S.; FERNANDES, R. M.; MOTTA, S. S.; OLIVEIRA, S. S. S.; SANTOS, S. L.. Núcleo Docente Estruturante - NDE. 2013. Instituto Federal Fluminense.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário dos Professores de Língua Inglesa do IFF.Experiência no Programa VET III Teachers for the Future - Finlândia. 2016. (Encontro).

2.
VI ENCONTRO DE PROFESSORES DE LETRAS E ARTES - ENLETRARTE.CULTURA DE TRANSIÇÃO: POTTERMORE E A NARRATIVA TRANSMÍDIA. 2015. (Encontro).

3.
VII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - CONFICT. Dicionários em Smartphones: Avaliação de Usabilidade por Alunos do Curso de Engenharia em Controle e Automação. 2015. (Congresso).

4.
VII CONGRESSO INTERNACIONAL DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO - CICC. Desenvolvendo habilidades linguísticas em Inglês: uma experiência com o software Prezi. 2015. (Congresso).

5.
VIII Congresso Integrado de Tecnologia da Informação. O Papel das Mídias Sociais na Educação e na Sociedade. 2015. (Congresso).

6.
VII Symposium on Virtual and Augmented Reality - SVR 2015.Aplicações da realidade aumentada (RA) para potencializar o aprendizado de língua estrangeira. 2015. (Simpósio).

7.
I Fórum de Arte, Educação e Cultura do IFF câmpus Campos-Centro. 2014. (Encontro).

8.
III Semana das Licenciaturas e I Encontro PIBID.Avaliação de Dicionários de Língua Portuguesa em Smartphones: Resultados Parciais de Projeto de Pesquisa. 2014. (Outra).

9.
IX JORNADA NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA.Obras de Referência em Smartphones como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem. 2014. (Outra).

10.
IX JORNADA NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA,.Processamento Automático de Marcas Textuais Denotadoras de Presença Social no Ambiente de Aprendizagem Moodle. 2014. (Outra).

11.
VI Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica - CONFICT. Integração de Software de Mineração de Texto na Plataforma Moodle. 2014. (Congresso).

12.
Seminário de Projetos de Pesquisa da Pós em Docència no séSéculo XXI. 2013. (Seminário).

13.
The 2013 World Conference on Information Systems and Technologies (WorldCIST'13). Text Mining Indicators of Affect and Interaction: A Case Study of Students? Postings in a Blended-Learning Course of English for Specific Purposes. 2013. (Congresso).

14.
V CONFICT - Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica. Mineração de dados textuais eletrônicos ? Conversor HTML para XML e estudo da integração do software Analisador de Presença Social no Moodle. 2013. (Congresso).

15.
XI Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. 2013. (Congresso).

16.
IV Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica - CONFICT. MINERAÇÃO DE DADOS TEXTUAIS ELETRÔNICOS - UM SOFTWARE PARA RECONFIGURAÇÃO DE ARQUIVOS XML. 2012. (Congresso).

17.
3o. Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica. Mineração de Dados Textuais Eletrônicos. 2011. (Congresso).

18.
IADIS International Conference. Identifying Social Presence Indicators in Educational Computer Conferencing. 2011. (Congresso).

19.
V Encontro Nacional de Professores de Letras e Artes _ ENLETRARTE.Pesquisa Interdisciplinar com e sobre a Linguagem em Ambiente Digital: Abordagens e Técnicas Auxiliares no Registro e Análise de Textos. 2011. (Encontro).

20.
XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.Presença social e pertencimento em fóruns educacionais: manifestação e percepção de afetividade. 2011. (Simpósio).

21.
3o. Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação.Apresentação Oral. 2010. (Simpósio).

22.
Curtos Percursos.Marcas Textuais de Presença Social em fóruns e chats: encminhamentos parra desenvolvimento de ferramenta de apoio ao professor. 2010. (Encontro).

23.
II Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica - CONFICT. EVASÃO EM CURSO ON LINE: PESQUISA SOBRE EVADIDOS DO CURSO ?LEITURA INSTRUMENTAL EM INGLÊS A DISTÂNCIA? NO IFF-CAMPOS. 2010. (Congresso).

24.
XVI Ciclo de Palestras Sobre Tecnologias na Educação.Presença Social em Cursos a Distância: estudo comparativo de postagens em chats e fóruns. 2010. (Seminário).

25.
XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.Análise Manual e Automática de Pistas Lexicais de Presença Social em Chat Educacional. 2010. (Simpósio).

26.
IV Encontro Nacional de Professores de Letras e Artes.Curso de leitura instrumental em inglês a distância: relato de experiência. 2009. (Encontro).

27.
XIV Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação.Fatores de evasão em curso a distância: Relato de Pesquisa sobre Evadidos do Curso ?Leitura Instrumental em Inglês a Distância? no IFF, RJ. 2009. (Seminário).

28.
II Encontro de Educação a Distância: Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação.Leitura Instrumental em Inglês a Distância. 2008. (Encontro).

29.
II Encontro de Educação a Distância: Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação.Leitura Instrumental em Inglês a Distância. 2008. (Encontro).

30.
I Congresso Internacional da ABRAPUI. 3. Leitura conduzida de textos eletrônicos em língua estrangeira: proposta de cunho instrumental. 2007. (Congresso).

31.
I Encontro de Educação à distância do CEFEET-Campos.Leitura Instrumental em Ingl~es a Distância. 2007. (Encontro).

32.
XIV Congresso da ASSEL-Rio e III Encontro de Professores de Letras e Artes. Introdução ao Estudo de Gêneros Textuais Não-Literários. 2007. (Congresso).

33.
XIV Congresso da ASSEL-Rio e III ENLETRARTE. Leitura Conduzida de textos da Web: sugestão de atividade pedagógica. 2007. (Congresso).

34.
VI Curtos Percursos Literários. 2006. (Encontro).

35.
XIX Seminário Nacional de Ingles instrumental e VII Seminário Nacional de Línguas Instrumentais. 2005. (Seminário).

36.
9th BRAZ-TESOL National Convention - Expanding Horizons in ELT. 2004. (Congresso).

37.
II.Encontro de Professores deLetras e Artes: signos em rotação - a literatura e outros sistemas de significação.Diálogos intersemióticos: a literatura e outras linguagens estéticas. 2004. (Encontro).

38.
II Encontro de Professores de Letras e Artes: signos em rotação. 2004. (Encontro).

39.
IV Simpósio de Letras da Universidade Estácio de Sá.Comunidades Virtuais: espaços de mudança e afirmação cultural. 2004. (Simpósio).

40.
XVIII Seminário Nacional de Inglês Instrumental.Atividades Pedagógicas de Cunho Instrumental On Line. 2004. (Seminário).

41.
5th Southern Cone TESOL Convention. From Theory to Practice: an experience in a muldisciplinary English course. 2003. (Congresso).

42.
APLLIERJ One-Day Seminar. 2003. (Encontro).

43.
Seminários de preparação para Mestrados em Letras, Linguagens, Artes, Comunicação Social e áreas afins.Preparação e Elaboração de projetos de pesquisa científica. 2003. (Seminário).

44.
V Encontro sobre Mídia, Educação e Leitura no XIV Congresso de Leitura do Brasil. 2003. (Congresso).

45.
1 Encontro de Professores de Letras e Artes.Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira Mediadas pela Internet. 2002. (Encontro).

46.
I Simpósio de Professores e Pesquisadores do CEFET CAMPOS.Mesa Temática: Linguagens, Tecnologia, comunicação e Conhecimento. 2002. (Simpósio).

47.
I Simpósio de Professores e Pesquisadores do CEFET-Campos: Especulações em torno do conhecimento.Linguagens, Tecnologia, Comunicação e Conhecimento. 2002. (Simpósio).

48.
IV Congresso Municipal de Educação de Campos. Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira Mediada pela Internet. 2002. (Congresso).

49.
VII Encontro de Iniciação Científica e !! Mostra de Pós-Graduação.Letramento Eletrônico em Língua Estrangeira Dominante. 2002. (Encontro).

50.
4th Southern Cone TESOL Convention. The Internet: teachers, fears and expectations. 2001. (Congresso).

51.
I Simpósio do Curso de Letras UNESA.Língua, Sujeito e Discurso. 2001. (Simpósio).

52.
VII Encontro de Professores de Língua Inglesa.Click on for new lesson plans and class maerials. 2001. (Encontro).

53.
II Encontro de Professores de Língua Inglesa do Rio de Janeiro. 2000. (Encontro).

54.
I Seminário de Educação Pública em Debate - Anísio Teixeira, o educador. 2000. (Seminário).

55.
Seminário de Língua Inglesa.The Internet and English Language Teaching. 2000. (Seminário).

56.
VI Encontro de Professores de Língua Inglesa do Estado do Rio de Janeiro.Web Pages as a Source of Materials for Classroom Activities and Projects. 2000. (Encontro).

57.
10. ENPLIRJ. 1998. (Encontro).

58.
IV Encontro de Professores de Língua Inglesa do Estado do Rio de Janeiro. 1998. (Encontro).

59.
VI BRAZ-TESOL National Convention. 1998. (Congresso).

60.
5th LAURELS International Conference on Education and Management in English LanguageTeaching. 1997. (Congresso).

61.
Encontro Municipal de Professores de Língua Inglesa.English for Specific Purposes. 1997. (Encontro).

62.
II Encontro de Professores de Língua Inglesa. 1997. (Encontro).

63.
Seminário Regional de Língua Inglesa. 1996. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARTINS, A. O. ; BERNARDO, V. C. A. ; BASTOS, Helvia Pereira Pinto . VI ENCONTRO DE PROFESSORES DE LETRAS E ARTES - ENLETRARTE. 2015. (Congresso).

2.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. 3o. Seminário Nacional de Inclusão Digital. 2014. (Congresso).

3.
MARTINS, Ana Alice Chaves ; BASTOS, Helvia Pereira Pinto . V Encontro Nacional de Professores de Letras e Artes. 2011. (Outro).

4.
BARRETO, S. L. S. ; MARTINS, Ana Alice Chaves ; BASTOS, Helvia Pereira Pinto ; SOARES, Renata Q. . IV ENCONTRO DE PROFESSORES DE LETRAS E ARTES. 2009. (Congresso).

5.
LOPES, Aralise ; AMORIM, M. ; MANSUR, A. ; BASTOS, Helvia Pereira Pinto . 2o. Encontro de Educação a Distância. 2008. (Outro).

6.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; ALBERNAZ, M. I. ; TAVARES DA SILVA, Elyzabeth ; CARDOSO, Janaína . APLIERJ ONE-DAY SEMINAR. 2003. (Congresso).

7.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; ALBERNAZ, M. I. ; POSSAS, Wania D. . 1o. ENPLIRJ. 1998. (Congresso).

8.
ALBERNAZ, M. I. ; BARRETO, S. L. S. ; BASTOS, Helvia Pereira Pinto ; FARAH, Maria Helena Vianna ; TAVARES DA SILVA, Elyzabeth . IV Encontro de Professores de Língua Inglesa do Estado do Rio de Janeiro. 1998. (Congresso).

9.
BARRETO, S. L. S. ; ALBERNAZ, M. I. ; BASTOS, Helvia Pereira Pinto ; FARAH, Maria Helena Vianna ; TAVARES DA SILVA, Elyzabeth . II Encontro de Professores de Língua Inglesa. 1997. (Congresso).

10.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; ALBERNAZ, M. I. ; TAVARES DA SILVA, Elyzabeth ; BARRETO, S. L. S. ; FARAH, Maria Helena Vianna . Seminário Regional de Língua Inglesa. 1996. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Lucas Soares Silva Póvoa. Presença social em postagens no whatsapp: mapeamento de marcas textuais indicativas de afetividade e interatividade. Início: 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Século XXI) - Instituto Federal Fluminense. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ADRIANA LACERDA MEDEIROS CEDRAN. Não me julgue por gostar jogos digitais, sou nativo digital: uma proposta para o ensino de Língua Portuguesa no século XXI. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Literaturas) - Instituto Federal Fluminense. (Orientador).

2.
Hugo Leonardo carvalho de Olive. Análise Semiótica dos Cartazes da Retomada do Cinema Brasileiro. Início: 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Instituto Federal Fluminense. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Gabriel Passos Ferreira Machado. Obras de Referência em Smartphones como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem. Início: 2014 - Instituto Federal Fluminense. (Orientador).

2.
Rayane de Araújo Nunes. Integração de Software de Mineração de Texto na Plataforma Moodle. Início: 2014 - Instituto Federal Fluminense. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
João Felipe Manhães de Lima Veloso. PREZI COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES LINGUÍSTICAS EM INGLÊS. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Século XXI) - Instituto Federal Fluminense. Orientador: Helvia Pereira Pinto Bastos.

2.
Vanessa de Castro Bersot Pereira. Escola do século XIX, Professores do século XX e Alunos do século XXI: o uso do celular em sala de aula na visão dos professores de uma escola pública no município de Campos dos Goytacazes. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura< Memória Cultural e Sociedade) - Instituto Federal Fluminense. Orientador: Helvia Pereira Pinto Bastos.

3.
Vinicius Nunes Carvalho. Endomarketing como ferramenta estratégica: a adequada utilização dos canais de comunicação aos níveis organizacionais do século XXI. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão, Design e Marketing) - Instituto Federal Fluminense. Orientador: Helvia Pereira Pinto Bastos.

4.
Vanessa Inácio Araújo. Endomarketing como ferramenta estratégica: a adequada utilização dos canais de comunicação aos níveis organizacionais no século XXI. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão, Design e Marketing) - Instituto Federal Fluminense. Orientador: Helvia Pereira Pinto Bastos.

5.
Solange da Silva Figueiredo. Redes Sociais e Atividades de Geração de Renda: Programa Mulheres Mil (Basrcelos, 6o. Distrito de São João da Barra). 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Século XXI) - Instituto Federal Fluminense. Orientador: Helvia Pereira Pinto Bastos.

6.
Isabel Cristina da Silvia Gonçalves. Inclusão em redes sociais das alunas do programa Mulheres Mil do Instituto Federal Fluminense - Campu Rio Paraiba do Sul. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Século XXI) - Instituto Federal Fluminense. Orientador: Helvia Pereira Pinto Bastos.

7.
Marluce de Almeida Maciel. Uma análise sobre o uso excessivo de anglicismos no Brasil. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura< Memória Cultural e Sociedade) - Instituto Federal Fluminense. Orientador: Helvia Pereira Pinto Bastos.

8.
Túlio Mello Teixeira. Gírias e Anglicismos na Fala Cotidiana: uma análise crítica. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura< Memória Cultural e Sociedade) - Instituto Federal Fluminense. Orientador: Helvia Pereira Pinto Bastos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Leandro Nogueira Rangel. A importância do flyer- alternativa para o marketing noturno carioca. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design Gráfico) - Instituto Federal Fluminense. Orientador: Helvia Pereira Pinto Bastos.

Iniciação científica
1.
Rayane de Araújo Nunes. Integração de Software de Mineração de Texto na Plataforma Moodle. 2014. Iniciação Científica - Instituto Federal Fluminense. Orientador: Helvia Pereira Pinto Bastos.

2.
Yasmmin Côrtes Martins. Conversor HTML para XML e estudo da integração do software Analisador de Presença Social no Mo. 2013. Iniciação Científica - Instituto Federal Fluminense. Orientador: Helvia Pereira Pinto Bastos.

3.
Yasmmin Côrtes Martins. MINERAÇÃO DE DADOS TEXTUAIS ELETRÔNICOS - UM SOFTWARE PARA RECONFIGURAÇÃO DE ARQUIVOS XML. 2012. Iniciação Científica - Instituto Federal Fluminense. Orientador: Helvia Pereira Pinto Bastos.

4.
Yasmmin Cortes. Mineração de dados textuais eletrônicos. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Fluminense. Orientador: Helvia Pereira Pinto Bastos.

5.
Jéssica Monteiro da Silva. Ensino e Aprendizagem de Línguas na Plataforma Moodle. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Geografia) - Instituto Federal Fluminense. Orientador: Helvia Pereira Pinto Bastos.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico

Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto2004 BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Hipertextos virtuais: outras formas de ler e escrever. Revista Academia Campista de Letras, v. 2, p. 80-89, 2004.

2.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto2012BASTOS, Helvia Pereira Pinto. USO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NO APOIO À AULA PRESENCIAL: ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE. Vértices (Campos dos Goitacazes), v. 14, p. 145-157, 2012.

3.
BASTOS, H.P.P.2007BASTOS, H.P.P. ; BASTOS, Helvia Pereira Pinto . Atividades Pedagógicas de Cunho Instrumental Feitas On Line: Teoria e Prática. The Especialist (PUCSP), v. 28, p. 17-35, 2007.


Livros e capítulos
1.
CARVALHO, A. (Org.) ; BASTOS, Helvia Pereira Pinto (Org.) ; COSTA, R. G. (Org.) ; TEIXEIRA LEITE, M.A.T. (Org.) . Educação e Tecnologia: um caminho interinstitucional. 1. ed. Campos dos Goytacazes: Essentia, 2011.

1.
Rodney Cezar de Albuquerque ; MANSUR, A. ; BASTOS, Helvia Pereira Pinto ; TONELLI, M. L. ; AMORIM, M. ; MACEDO, S. . Tecnologias da Informação e da comunicação no PROEJA: Contribuições, possibilidades e desafios. In: VALDEZ, Guiomar; GUIMARÃES, Cristina. (Org.). Dialogando Proeja: Algumas Contribuições. 1ed.Campos dos Goytacazes, RJ: Essentia, 2010, v. , p. 91-106.

2.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; BERCHT, M. ; WIVES, L. K. . Verificação de presença social em fóruns e chats educacionais. In: CARVALHO, A.S.; BASTOS, H.P.P.; TEIXEIRA LEITE, M.A.T.; COSTA, R.G.. (Org.). Educação e Tecnologia: um percurso interinstitucional. 1ed.Campos dos Goytacazes: Essentia, 2011, v. , p. 111-126.

3.
BASTOS, H.P.P. ; SILVA, J. K. K. ; BERCHT, Magda ; WIVES, Leandro Krug ; BASTOS, Helvia Pereira Pinto . Proposal of a model and software for identification of social presence indicators in virtual learning environments. In: Dematrios G. Sampson; Pedro Isaias; Dirk Ifenthaler; J. Michael Spector. (Org.). Proposal of a model and software for identification of social presence indicators in virtual learning environments. 1ed.New York: Springer Science+Business Media, 2013, v. 1, p. 159-172.

4.
Helvia P. P. Bastos; BERCHT, Magda ; WIVES, Leandro Krug ; SILVA, J. K. K. ; MARTINS, Y. C. . Text Mining Indicators of Affect and Interaction: a Case Study of Students' Postings in a Blended-Learning Course of English for Specific Purposes. In: Janusz Kacprzyk et al. (Eds.). (Org.). Advances in Intelligent Systems and Computing. 1ed.Varsóvia, Polônia: Polish Academy of Sciences, 2013, v. 206, p. 861-872.

5.
Bastos, Helvia P P; Machado, Gabriel P F . Dictionaries on Smartphones: Learners’ Assessment of Features and Potential of Dictionary Apps as Pedagogical Tools. In: Alvaro Rocha; Ana Maria Correia;Hojjat Adeli; Luis Paulo Reis; Marcelo Mendonça Teixeira. (Org.). Advances in Intelligent Systems and Computing. 1ed.: Springer International Publishing, 2016, v. 2, p. 143-156.

6.
BASTOS, H.P.P. ; Hélvia P. Pinto Bastos . Formação Docente e Tecnologias Digitais: contribuições didático-metodológicas e o letramento digital de licenciandos em língua portuguesa. In: Mark Curcher (Org.). (Org.). Samba and Sauna: The implementation of Innovative Participatory Pedagogies by Brazilians. 1ed.Tampere, Finlândia: Kirjapaino Hermes Oy, 2018, v. 1, p. 13-26.


Apresentações de Trabalho
1.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Letramento Eletrônico e Fluência Digital em Língua Estrangeira Dominante. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. MARCAS TEXTUAIS DE PRESENÇA SOCIAL EM FÓRUNS E CHATS: ENCAMINHAMENTOS PARA DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DE APOIO AO PROFESSOR. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
VELOSO, J. F. M. L. ; BASTOS, Helvia Pereira Pinto . Desenvolvendo habilidades linguísticas em Inglês: uma experiência com o software Prezi. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Cursos de curta duração ministrados
1.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Oficina de Mapas Conceituais. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação: potencial e desafios para a prática docente'. 2014. .


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; BARRETO, S. L. S. ; CIRNE, A. . Leitura Instrumental em Inglês a Distância. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso a Distância).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto; UEBE MANSUR, A. ; Barcelos, G. T. . O Papel das Mídias Sociais na Educação e na Sociedade. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BASTOS, Helvia Pereira Pinto. 3o. Seminário Nacional de Inclusão Digital. 2014. (Congresso).



Outras informações relevantes


Presidente da Associação de Professores de Língua Inglesa do Estado do Rio de Janeiro (1996-1998)
Membro do Núcleo de Pesquisa Informática na Educação (NIE) - Instituto Federal Fluminense (2014 até a presente data)
Bolsista CNPq Programa Professores para o Futuro - Finlândia 2016



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 23:03:13