Luiz Orlando de Quadro Peduzzi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0913209381485467
  • Última atualização do currículo em 28/02/2018


É bacharel (1973) e mestre (1980) em física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutor (1998) em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professor titular do Departamento de Física da UFSC. Até 2015, e desde a sua fundação, foi um dos editores do Caderno Brasileiro de Ensino de Física. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luiz Orlando de Quadro Peduzzi
Nome em citações bibliográficas
PEDUZZI, L. O. Q.;PEDUZZI, LUIZ DE QUADRO;PEDUZZI, LUIZ O.Q.;PEDUZZI, LUIZ O. Q.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Departamento de Física.
Campus Universitário
Trindade
88040900 - Florianópolis, SC - Brasil
Telefone: (48) 3319234
Ramal: 230
URL da Homepage: http://evolucaodosconceitos.wix.com/historia-da-ciencia


Formação acadêmica/titulação


1994 - 1998
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: As concepções espontâneas, a resolução de problemas e a história e filosofia da ciência em um curso de mecânica., Ano de obtenção: 1998.
Orientador: Marco Antonio Moreira.
Palavras-chave: concepções alternativas; resolução de problemas; história da ciência; filosofia da ciência.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1979 - 1980
Mestrado em Física.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Dois estudos sobre solução de problemas de física em nível universitário básico: o efeito de uma estratégia e a influência da estrutura cognitiva.,Ano de Obtenção: 1980.
Orientador: Marco Antonio Moreira.
Palavras-chave: resolução de problemas; Estrutura cognitiva; Estratégia de ensino.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1968 - 1973
Graduação em Bacharelado.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

1976 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente 4, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

2013 - Atual
Ensino, Educação Cientifica e Tecnológica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino de ciências e contribuições da epistemologia
Fundamentos epistemológicos da educação científica e tecnológica
Controvérsias científica, descobertas acidentais e experimentos cruciais na história da física: implicações para o ensino
3/1980 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Departamento de Física.

6/1976 - Atual
Ensino, Curso de Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Complementos de Eletromagnetismo
Estrutura da Matéria I
Evolução dos Conceitos da Física
Física Básica A
Física Básica B
Física Geral I
Física I
Física II
Mecânica II
9/1984 - 02/2015
Extensão universitária , Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Departamento de Física.

Atividade de extensão realizada
Caderno Catarinense de Ensino de Física.
1/2000 - 4/2001
Extensão universitária , Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Departamento de Física.

Atividade de extensão realizada
Pró-Ciências/UFSC - Curso de Especialização.

Universidade de Burgos, UB, Espanha.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Visitante, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
A disciplina Fundamentos Históricos para la Investigación en Enseñanza de las Ciencias tem uma carga horária de 15 horas.

Atividades

01/2003 - 01/2003
Ensino, Programa de Pós Graduação Em Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Históricos para la Investigación en Enseñanza de las Ciencias
09/2001 - 09/2001
Ensino, Programa de Pós Graduação Em Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Históricos y Epistemológicos para la Investigación en Enseñanza de las Ciencias


Linhas de pesquisa


1.
História, Filosofia da Ciência e Ensino de Física
2.
Produção de textos para o Ensino de Física


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Da matéria primordial de Thales às partículas elementares
Descrição: A disciplina Evolução dos Conceitos da Física dos Cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Física da Universidade Federal de Santa Catarina está baseada em cinco livros, elaborados pelo autor do presente projeto, que abordam um amplo espectro de conteúdos relativos à história da física. O projeto ?Da matéria primordial de Thales às partículas elementares? dá sequência as pesquisas realizadas nesta disciplina, centrando suas ações nos textos que subsidiam as discussões realizadas em sala de aula. Nessa perspectiva, tem como objetivos: a) Adicionar novas seções e capítulos a estes textos; b) Aprofundar a discussão de temas já existentes; c) Articular os textos com outros materiais; d) Avaliar o produto desse trabalho. O referencial epistemológico é a moderna filosofia da ciência. A teoria da aprendizagem de David Ausubel, particulamente o seu conceito de aprendizagem significativa, orienta a estruturação dos conteúdos nos materiais que pretendem ser potencialmente significativos para o estudante..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .
Integrantes: Luiz Orlando de Quadro Peduzzi - Coordenador.Número de orientações: 3
2009 - 2012
Do próton aos quarks
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
Relatividade: um texto para a disciplina Evolução dos Conceitos da Física
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2006
Do átomo grego ao átomo de Bohr: um texto para a disciplina Evolução dos Conceitos da Física
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2004
Física atômica e filosofia: exemplares kuhnianos
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2000 - 2002
Física atômica e filosofia
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1994 - 1997
As concepções espontâneas, a resolução de problemas e a história e filosofia da ciência em um curso de mecânica
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2002 - 2015
Caderno Brasileiro de Ensino de Física

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sônia Silveira Peduzzi em 14/08/2012.
Descrição: Periódico.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
1984 - 2001
Caderno Catarinense de Ensino de Física

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sônia Silveira Peduzzi em 14/08/2012.
Descrição: Periódico.
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2002 - Atual
Periódico: Caderno Brasileiro de Ensino de Física
2000 - Atual
Periódico: Investigações em Ensino de Ciências (UFRGS. Impresso)
1984 - 2001
Periódico: Caderno Catarinense de Ensino de Física (Cessou em 2001. Cont. ISSN 1677-23


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral/Especialidade: Ensino de Física.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RAICIK, A. C.2017RAICIK, A. C. ; PEDUZZI, L. O. Q. ; ANGOTTI, J. A. P. . Uma análise da ilustração do experimentum crucis de Newton em materiais de divulgação científica. A Física na Escola (Online), v. 15, p. 24-30, 2017.

2.
JORGE, L.2017JORGE, L. ; PEDUZZI, L. O. Q. . Do encantamento ao horror científico: as pinceladas de Joseph Wright em The orrery e em The air pump. A Física na Escola (Online), v. 15, p. 31-39, 2017.

3.
RAICIK, ANABEL CARDOSO2017RAICIK, ANABEL CARDOSO ; PEDUZZI, LUIZ DE QUADRO ; ANGOTTI, JOSÉ ANDRÉ PERES . DA INSTANTIA CRUCIS AO EXPERIMENTO CRUCIAL: DIFERENTES PERSPECTIVAS NA FILOSOFIA E NA CIÊNCIA. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE), v. 22, p. 192-206, 2017.

4.
DAMASIO, FELIPE2017DAMASIO, FELIPE ; PEDUZZI, LUIZ O.Q. . Considerações sobre a alcunha atribuída a Paul Feyerabend de -pior inimigo da ciência- e suas implicações para o ensino de ciências. ALEXANDRIA (UFSC), v. 10, p. 329-351, 2017.

5.
DAMASIO, FELIPE2017DAMASIO, FELIPE ; PEDUZZI, LUIZ O. Q. . História e filosofia da ciência na educação científica: para quê?. ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE), v. 19, p. 1-19, 2017.

6.
DAMASIO, F.2017DAMASIO, F. ; PEDUZZI, L. O. Q. . Afinal, Einstein usou ou não dados experimentais para propor a sua relatividade restrita? Com a palavra, ele mesmo. A Física na Escola (Online), v. 15, p. 4-11, 2017.

7.
DAMASIO, F.2017DAMASIO, F. ; PEDUZZI, L. O. Q. . A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA UM ENSINO SUBVERSIVO VISANDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA POR MEIO DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA SOB O VIÉS RELATIVISTA: UM ESTUDO DE CASO. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS), v. 12, p. 47-67, 2017.

8.
RAICIK, A. C.2016RAICIK, A. C. ; PEDUZZI, L. O. Q. . Um resgate histórico e filosófico dos estudos de Stephen Gray. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 16, p. 109-128, 2016.

9.
RAICIK, A. C.2016RAICIK, A. C. ; PEDUZZI, L. O. Q. . A estrutura conceitual e epistemológica de uma descoberta científica: reflexões para o ensino de ciências. Alexandria (UFSC), v. 9, p. 149-176, 2016.

10.
DAMASIO, F.2016DAMASIO, F. ; PEDUZZI, L. O. Q. . A formação de professores para um ensino subversivo visando uma aprendizagem significativa crítica: uma proposta por meio de episódios históricos de ciência. REVISTA LABORE EM ENSINO DE CIÊNCIAS, v. 1, p. 14-34, 2016.

11.
DAMASIO, F.2016DAMASIO, F. ; PEDUZZI, L. O. Q. . A defesa do copernicanismo teve papel central nas condenações de Galileu?. A Física na Escola (Online), v. 14, p. 14-26, 2016.

12.
RAICIK, A. C.2015RAICIK, A. C. ; PEDUZZI, L. O. Q. . Um resgate histórico e filosófico dos estudos de Charles Du Fay. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v. 17, p. 105-125, 2015.

13.
RAICIK, A. C.2015RAICIK, A. C. ; PEDUZZI, L. O. Q. . Uma discussão acerca dos contextos da descoberta e da justificativa: a dinâmica entre hipótese e experimentação na ciência. Revista Brasileira de História da Ciência, v. 8, p. 132-146, 2015.

14.
RAICIK, A. C.2015RAICIK, A. C. ; PEDUZZI, L. O. Q. . Potencialidades e limitações de um módulo de ensino: Uma discussão histórico-filosófica dos estudos de Gray e Du Fay. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 20, p. 138-160, 2015.

15.
DAMASIO, F.2015DAMASIO, F. ; PEDUZZI, L. O. Q. . A coerência e complementariedade entre a teoria da aprendizagem significativa crítica e a epistemologia de Paul Feyerabend. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 20, p. 61-83, 2015.

16.
DAMASIO, F.2015DAMASIO, F. ; PEDUZZI, L. O. Q. . O pior inimigo da ciência: procurando esclarecer questões polêmicas da epistemologia de Paul Feyerabend na formação de professores. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 20, p. 97-126, 2015.

17.
SILVA, D. A.2015SILVA, D. A. ; PEDUZZI, L. O. Q. . A TEORIA DO BIG BANG E A NATUREZA DA CIÊNCIA. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, v. 20, p. 59-90, 2015.

18.
CORDEIRO, M. D.2014CORDEIRO, M. D. ; PEDUZZI, L. O. Q. . Entre os transurânicos e a fissão nuclear:um exemplo do papel da interdisciplinaridade em uma descoberta científica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 31, p. 536-563, 2014.

19.
FERREIRA, L. M.2014FERREIRA, L. M. ; PEDUZZI, L. O. Q. . As intuições atomísticas de Bachelard. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, p. 119-137, 2014.

20.
ARTHURY, L. H. M.2013ARTHURY, L. H. M. ; PEDUZZI, L. O. Q. . A cosmologia moderna à luz dos elementos da epistemologia de Lakatos. Revista Brasileira de Ensino de Física (Online), v. 35, p. 2405, 2013.

21.
CORDEIRO, M. D.2013CORDEIRO, M. D. ; PEDUZZI, L. O. Q. . Consequências das descontextualizações em um livro didático: uma análise do tema radioatividade. Revista Brasileira de Ensino de Física (Online), v. 35, p. 3602-1-3602-11, 2013.

22.
SILVA, D. A.2012SILVA, D. A. ; PEDUZZI, L. O. Q. . O período de desenvolvimento da física newtoniana como contraponto às concepções e opiniões problemáticas a respeito do fazer e do conhecimento científico. Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso), v. 34, p. 2603-1-2603-11, 2012.

23.
PEDUZZI, L. O. Q.2012PEDUZZI, L. O. Q.; TENFEN, D. N. ; CORDEIRO, M. D. . Aspectos da natureza da ciência em animações potencialmente significativas sobre a história da Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, p. 758-786, 2012.

24.
Marinês Domingues Cordeiro2011Marinês Domingues Cordeiro ; PEDUZZI, L. O. Q. . Aspectos da natureza da ciência e do trabalho científico no período inicial de desenvolvimento da radioatividade. Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso), v. 33, p. 3601-3601-11, 2011.

25.
TEIXEIRA, E. S.2010TEIXEIRA, E. S. ; FREIRE, O. ; PEDUZZI, L. O. Q. . Os caminhos de Newton para a gravitação universal: uma revisão do debate historiográfico entre Cohen e Westfall. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 27, p. 215-254, 2010.

26.
CORDEIRO, M. D.2010CORDEIRO, M. D. ; PEDUZZI, L. O. Q. . As conferências Nobel de Marie e Pierre Curie: a gênese da radoatividade no ensino. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 27, p. 471-512, 2010.

27.
GILMAR PRAXEDES2009GILMAR PRAXEDES ; PEDUZZI, L. O. Q. . Tycho Brahe e Kepler na escola: uma contrbuição à inserção de dois artigos em sala de aula. Revista de Ensino de Física (Cessou em 1991. Cont.ISSN 1806-1117 Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso), v. 31, p. 3601-1-3601-10, 2009.

28.
Staub2007Staub ; PEDUZZI, L. O. Q. . Contribuições da epistemologia bachelardiana no estudo da história da óptica. Ciência e Educação (UNESP), v. 13, p. 99-126, 2007.

29.
SILVEIRA, F. L.2006 SILVEIRA, F. L. ; PEDUZZI, L. O. Q. . Três episódios de descoberta científica: da caricatura empirista a uma outra história. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 23, p. 27-55, 2006.

30.
PEDUZZI, L. O. Q.2005PEDUZZI, L. O. Q.; KOHNLEIN, J. F. K. . Uma discussão sobre a natureza da ciência no ensino médio: um exemplo com a teoria da relatividade restrita. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 22, n.1, p. 36-70, 2005.

31.
PEDUZZI, L. O. Q.2005PEDUZZI, L. O. Q.; BASSO, A. C. . Para o ensino do átomo de Bohr no nível médio. Revista Brasileira de Ensino de Física (São Paulo), São Paulo, v. 27, n.4, p. 545-557, 2005.

32.
PEDUZZI, L. O. Q.2004PEDUZZI, L. O. Q.; SAMAGAIA, R. R. . Uma experiência com o Projeto Manhattan no Ensino Fundamental. Ciência e Educação (UNESP), Baurú-SP, v. 10, n.2, p. 259-276, 2004.

33.
PEDUZZI, L. O. Q.2003PEDUZZI, L. O. Q.. Física e filosofia: uma aproximação através de um texto na disciplina Estrutura da Matéria. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Porto Alegre, v. 3, n.2, p. 5-20, 2003.

34.
PEDUZZI, L. O. Q.1999PEDUZZI, L. O. Q.. Imagens complementares a um texto de mecânica: a perspectiva de seu potencial para o aprendizado do aluno.. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 21, n.1, p. 1-17, 1999.

35.
PEDUZZI, L. O. Q.1998PEDUZZI, L. O. Q.. Um texto de mecânica em nível universitário básico: conteúdo programático e receptividade à seu uso em sala de aula.. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 3, n.1, p. 21-45, 1998.

36.
PEDUZZI, L. O. Q.1997PEDUZZI, L. O. Q.; ZYLBERSTAJN, A. . La física de la fuerza impresa y sus implicaciones para la enseñanza de la mecánica.. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 15, n.3, p. 351-359, 1997.

37.
PEDUZZI, L. O. Q.1997PEDUZZI, L. O. Q.. Sobre a resolução de problemas no ensino de física.. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 14, n.3, p. 229-253, 1997.

38.
PEDUZZI, L. O. Q.1996PEDUZZI, L. O. Q.. Física aristotélica: por que não considerá-la no ensino da mecânica?. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 13, n.1, p. 48-63, 1996.

39.
PEDUZZI, L. O. Q.1994PEDUZZI, L. O. Q.; ZYLBERSTAJN, A. ; PEDUZZI, S. S. ; SILVA, S. M. . Hacia un cambio en la concepción de movimiento de estudiantes de secundaria: un experimento en classe.. Revista de Enseñanza de La Física, Córdoba, v. 7, n.1, p. 20-24, 1994.

40.
PEDUZZI, L. O. Q.1994PEDUZZI, L. O. Q.; ZYLBERSZTANJ, A. ; PEDUZZI, S. S. ; SILVA, S. M. . Hacia un cambio en la concepción de movimiento de estudiantes de secundaria: un experimento en classe.. Revista de Enseñanza de La Física, Córdoba, v. 7, n.2, p. 41-47, 1994.

41.
PEDUZZI, L. O. Q.1992PEDUZZI, L. O. Q.; MOREIRA, M. A. ; ZYLBERSTAJN, A. . As concepções espontâneas, a resolução de problemas e a história e filosofia da ciência numa seqüência de conteúdos em mecânica: o referencial teórico e a receptividade de estudantes universitários à abordagem histórica da relação força e movimento.. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 14, n.4, p. 239-246, 1992.

42.
PEDUZZI, L. O. Q.1992PEDUZZI, L. O. Q.. Força e movimento na ciência curricular.. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 14, n.2, p. 87-93, 1992.

43.
PEDUZZI, L. O. Q.1990PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. ; GRANDI, B. C. S. ; HOFMANN, M. P. . Caderno Catarinense de Ensino de Física: uma avaliação da sua influência no contexto educacional.. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 7, n.2, p. 85-119, 1990.

44.
PEDUZZI, L. O. Q.1988PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. . Leis de Newton: uma forma de ensiná-las.. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 5, n.3, p. 142-161, 1988.

45.
PEDUZZI, L. O. Q.1987PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. . Solução de problemas e conceitos intuitivos.. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 4, n.1, p. 17-24, 1987.

46.
PEDUZZI, L. O. Q.1985PEDUZZI, L. O. Q.. Força no movimento de projéteis.. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 2, n.3, p. 114-127, 1985.

47.
PEDUZZI, L. O. Q.1985PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. . O conceito intuitivo de força no movimento e as duas primeiras leis de Newton.. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 2, n.1, p. 6-15, 1985.

48.
PEDUZZI, L. O. Q.1984PEDUZZI, L. O. Q.. O movimento de projéteis e a solução mecânica de problemas.. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 1, n.1, p. 8-13, 1984.

49.
PEDUZZI, L. O. Q.1981PEDUZZI, L. O. Q.; MOREIRA, M. A. . Solução de problemas em física: um estudo sobre a influência da estrutura cognitiva.. Brazilian Journal of Physics, São Paulo, v. 11, n.4, p. 1085-1102, 1981.

50.
PEDUZZI, L. O. Q.1981PEDUZZI, L. O. Q.; MOREIRA, M. A. . Solução de problemas em física: um estudo sobre o efeito de uma estratégia.. Brazilian Journal of Physics, São Paulo, v. 11, n.4, p. 1067-1083, 1981.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PEDUZZI, L. O. Q.; MARTINS, A. F. P. (Org.) ; FERREIRA, J. M. H. (Org.) . Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. 1. ed. Natal: EDUFRN, 2012. v. 1. 372p .

2.
PEDUZZI, L. O. Q.. Evolução dos Conceitos da Física. 1. ed. Florianópolis: UFSC/EAD/CED/CFM, 2011. v. 1. 130p .

3.
PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. . Física Básica B (2.ed.). 2. ed. Florianópolis: UFSC/EAD/CED/CFM, 2010. v. 1. 138p .

4.
PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. . Física Básica A (2. ed.). 2. ed. Florianópolis: UFSC/EAD/CED/CFM, 2009. v. 1. 270p .

5.
PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. . Física Básica B. 1. ed. Florianópolis: UFSC/EAD/CED/CFM, 2007. v. 1. 134p .

6.
PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. . Física Básica A. 1. ed. Florianópolis: UFSC/EAD/CED/CFM, 2006. v. 1. 241p .

Capítulos de livros publicados
1.
Marinês Domingues Cordeiro ; PEDUZZI, L. O. Q. . Um módulo sobre a radioatividade: sua história e sua transposição didática. In: Peduzzi, L.O.Q.; Martins, A.F.P.; Ferreira, J.M.H.. (Org.). Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. 1ed.Natal: EDUFRN, 2012, v. 1, p. 183-210.

2.
SILVA, D. A. ; PEDUZZI, L. O. Q. . A relação entre as hipóteses e o papel de Deus na doutrina newtoniana. In: Peduzzi, L.O.Q.; Martins, A.F.P.; Ferreira, J.M.H.. (Org.). Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. 1ed.Natal: EDUFRN, 2012, v. 1, p. 309-330.

3.
PEDUZZI, L. O. Q.. Do átomo grego ao átomo de Bohr: receptividade inicial e perspectivas de pesquisa em um texto voltado para uma disciplina de Evolução dos Conceitos da Física. In: Roberto Nardi. (Org.). A pesquisa em ensino de ciências no Brasil: alguns recortes. 1ed.São Paulo: Escrituras, 2007, v. 1, p. 317-338.

4.
PEDUZZI, L. O. Q.. Sobre continuidades e descontinuidades no conhecimento científico: uma discussão centrada na perspectiva kuhniana. Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006, v. , p. 59-83.

5.
PEDUZZI, L. O. Q.. Sobre a utilização didática da história da ciência. In: Maurício Pietrocola. (Org.). Ensino de física: conteúdo, metodologia e epistemologia em uma concepção integradora. Florianópolis: Editora da UFSC, 2001, v. , p. 151-170.

6.
PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. . Sobre o papel da resolução literal de problemas no ensino da física: exemplos em mecânica. In: Maurício Pietrocola. (Org.). Ensino de física: conteúdo, metodologia e epistemologia em uma concepção integradora. Florianópolis: Editora da UFSC, 2001, v. , p. 101-123.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
JORGE, L. ; PEDUZZI, L. O. Q. . A leitura de representações imagéticas sob a concepção de observação de Norwood Hanson e sob o olhar do relativismo de Paul Feyerabend. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017.

2.
RAICIK, A. C. ; PEDUZZI, L. O. Q. ; ANGOTTI, J. A. P. . Francis Bacon e a chama apagada na ciência: a experientia literata. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017. p. 1-10.

3.
DAMASIO, F. ; PEDUZZI, LUIZ DE QUADRO . A DESCONSTRUÇÃO DA ALCUNHA DE ?PIOR INIMIGO DA CIÊNCIA? ATRIBUÍDA A FEYERABEND DENTRO DA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA. In: 6 Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, 2016, São Paulo. 6 Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2016. v. 1. p. 61-70.

4.
JORGE, L. ; PEDUZZI, L. O. Q. . As pinceladas anti-newtonianas de William Blake. In: 15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia (SNHCT), 2016, Florianópolis. Anais do 15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia (SNHCT), 2016.

5.
RAICIK, A. C. ; PEDUZZI, L. O. Q. . Experimentos exploratórios e novos caminhos para reflexões epistemológicas da experimentação: revisitando considerações baconianas. In: 15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia (SNHCT), 2016, Florianópolis. Anais do 15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia (SNHCT), 2016.

6.
DAMASIO, F. ; PEDUZZI, L. O. Q. . CIÊNCIA: A NOVA RELIGIÃO? ? POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES DO DEBATE PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. In: VI Encontro Estadual de Ensino de Física, 2015, Porto Alegre. VI Encontro Estadual de Ensino de Física, 2015. v. 1. p. 48-57.

7.
DAMASIO, F. ; PEDUZZI, L. O. Q. . Eppur si muove: A defesa do copernicanismo teve papel central nas condenações de Galileu?. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015. p. 1-8.

8.
RAICIK, A. C. ; PEDUZZI, L. O. Q. . A distinção entre os contextos da descoberta e da justificativa: contraponto com os estudos de Stephen Gray. In: Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2014, Maresias. Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2014.

9.
RAICIK, A. C. ; PEDUZZI, L. O. Q. . O contexto da descoberta e o contexto da justificativa em sala de aula. In: III International History, Philosophy, and Science Teaching Group Latinoamerican Conference, 2014, Santiago. III International History, Philosophy, and Science Teaching Group Latinoamerican Conference, 2014.

10.
CORDEIRO, M. D. ; PEDUZZI, L. O. Q. . Contribuições axiológicas para a discussão da essência do conhecimento na educação em Física. In: XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2014, Maresias. Anais do XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2014.

11.
CORDEIRO, M. D. ; PEDUZZI, L. O. Q. . A relação entre ciência e valores constitutivos como um novo horizonte para as pesquisas em educação científica. In: III International History, Philosophy, and Science Teaching Group Latinoamerican Conference, 2014, Santiago. III International History, Philosophy, and Science Teaching Group Latinoamerican Conference, 2014.

12.
DAMASIO, F. ; PEDUZZI, L. O. Q. . Coerência e complementaridade entre a epistemologia de Paul Feyerabend e a teoria da aprendizagem significativa crítica no ensino de história da ciência. In: V Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, 2014, Belém. Anais do V Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, 2014.

13.
RAICIK, A. C. ; PEDUZZI, L. O. Q. . Uma abordagem histórica e experimental à eletricidade em uma disciplina sobre a evolução dos conceitos da física. In: XX Simpósio Nacional de Ensino de Física O ENSINO DE FÍSICA NOS ÚLTIMOS 40 ANOS: BALANÇO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS, 2013, São Paulo. Atas XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013.

14.
RAICIK, A. C. ; PEDUZZI, L. O. Q. . Uma discussão sobre os contextos da descoberta e da justificativa nos estudos de Du Fay. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindoia. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013.

15.
RAICIK, A. C. ; PEDUZZI, L. O. Q. . Uma análise da terminologia descoberta e sua contextualização nos livros didáticos: os estudos de Gray e Du Fay. In: V Encontro Estadual de Ensino de Física, 2013, Porto Alegre. V ENCONTRO ESTADUAL DE ENSINO DE FÍSICA ? RS - Atas, 2013.

16.
TEIXEIRA, E. S. ; PEDUZZI, L. O. Q. ; FREIRE, O. . Os caminhos de Newton para a gravitação universal: uma revisão do debate historiográfico entre Cohen e Westfall e suas implicações para o ensino de física. In: 1a. Conferência Latinoamericana do International History, Philosophy, and Science Teaching Group (1a IHPST-LA), 2010, Maresias, São Sebastião-SP. 1a. Conferência Latinoamericana do International History, Philosophy, and Science Teaching Group (1a IHPST-LA), 2010.

17.
NICOLODELLI, D. ; PEDUZZI, L. O. Q. . História da física através de mapas conceituais: superando dificuldades. In: VI Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa, 2010, São Paulo, SP. VI Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa, 2010.

18.
NICOLODELLI, D. ; PEDUZZI, L. O. Q. . Mapas conceituais em um ambiente virtual de aprendizagem em uma disciplina de história da física. In: VII Reunião Latino-Americana sobre Ensino de Física, 2009, Porto Alegre. VII Reunião Latino-Americana sobre Ensino de Física, 2009.

19.
CORDEIRO, M. D. ; PEDUZZI, L. O. Q. . A radioatividade através das conferências Nobel de Marie e Pierre Curie. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009.

20.
DANIEL, G. P. ; PEDUZZI, L. O. Q. . Tycho Brahe e Kepler na escola: uma contribuição à inserção de dois artigos em sala de aula. In: XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2008, Curitiba. XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2008.

21.
PEDUZZI, L. O. Q.; CLEBSCH. A. B. . Uma experiência sobre Galileu em um curso de licenciatura em física na modalidade à distância. In: VI Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação e Ciências, 2007, FLorianópolis. VI Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação e Ciências, 2007. v. 1.

22.
PEDUZZI, L. O. Q.. Do átomo grego ao átomo de Bohr: o perfil de um texto para a disciplina Evolução dos Conceitos da Física. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física, 2004, Jaboticatubas-MG. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Fïsica, 2004.

23.
PEDUZZI, L. O. Q.; SAMAGAIA, R. R. . Física moderna no Ensino Fundamental: um módulo didático interdisciplinar. In: XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2003, Coritiba. XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2003.

24.
PEDUZZI, L. O. Q.; BASSO, A. C. . O átomo de Bohr em livros didáticos de física do Ensino Médio: um estudo exploratório. In: XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2003, Coritiba. XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2003.

25.
PEDUZZI, L. O. Q.; Staub . O papel da epistemologia em uma disciplina de Evolução dos Conceitos da Física. In: XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2003, Coritiba. XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2003.

26.
PEDUZZI, L. O. Q.; BASSO, A. C. . O átomo de Bohr em livros didáticos de física: interagindo com autores.. In: IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003, Bauru. IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003.

27.
PEDUZZI, L. O. Q.; KOHNLEIN, J. F. K. . Sobre a concepção empirista-indutivista no Ensino de Ciências. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física, 2002, Águas de Lindóia - São Paulo. Atas do VIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2002.

28.
PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. . Uma abordagem ausubeliana à resolução de problemas em física. In: III Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa, 2000, Lisboa (Peniche). III Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa, 2000.

29.
PEDUZZI, L. O. Q.. A conservação da energia: história e problemas. In: VII Conferência Interamericana sobre Educação em Física, 2000, Porto Alegre (Canela). VII Conferência Interamericana sobre Educação em Física, 2000.

30.
PEDUZZI, L. O. Q.. As bases teóricas de um texto de mecânica em nível universitário básico.. In: Encuentro Internacional sobre el Aprendizaje Significativo, 1997, Burgos. Encuentro Internacional sobre el Aprendizaje Significativo. Burgos: Universidad de Brugos, 1997. p. 217-228.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PEDUZZI, L. O. Q.. Do átomo grego ao átomo de Bohr: receptividade inicial e perspectivas de pesquisa de um texto voltado para uma disciplina de Evolução dos Conceitos da Física. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Baurú, São Paulo. V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005. v. 1. p. 1-1.

2.
PEDUZZI, L. O. Q.; Staub . Diálogo entre história e filosofia da ciência em uma disciplina de Evolução dos Conceitos da Física.. In: IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003, Baurú. IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em CIências, 2003.

3.
PEDUZZI, L. O. Q.; Silva, F.A.S.S. . Um estudo sobre a importância da disciplina Instrumentação para o Ensino de Física "A" na formação inicial do licenciado em Física da UFSC. In: III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2001, Atibaia - São Paulo. III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2001.

4.
PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. . Uma experiência com a resolução literal de problemas de física no Pró-Ciências/Física/UFSC/1999. In: VII Encontro de Pesquisa em Ensino de Fïsica, 2000, Florianópolis. VII Encontro de Pesquisa em Ensino de Fïsica, 2000.

5.
PEDUZZI, L. O. Q.. Imagens complementares a um texto de mecânica: a perspectiva de seu potencial para o aprendizado do aluno.. In: VI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 1998, Florianópolis. VI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 1998.

6.
PEDUZZI, L. O. Q.; ALVES FILHO, J. P. ; PEDUZZI, S. S. ; PIETROCOLA, M. ; PINHEIRO, T. F. ; ZYLBERSTAJN, A. . Rompendo a dicotomia teoria-prática nos cursos de formação continuada de professores de física: o projeto Pró-Ciências de Física da UFSC.. In: VI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 1998, Florianópolis. VI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 1998.

7.
PEDUZZI, L. O. Q.. As bases teóricas de um texto de mecânica em nível universitário básico.. In: I Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 1997, Águas de Lindóia. I Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 1997.

8.
PEDUZZI, L. O. Q.. Física aristotélica: por qué no considerarla en la enseñanza de la mecánica?. In: Science and Mathematics Education for the 21 st. Century: Towards Innovatory Approaches., 1994, Concepción, 1994.

9.
PEDUZZI, L. O. Q.; ZYLBERSTAJN, A. . La física de la fuerza impresa y sus implicaciones para la enseñanza de la mecánica.. In: Science and Mathematics Education for the 21 st. Century: Towards Innovatory Approaches., 1994, Concepción, 1994.

10.
PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. . Caderno Catarinense de Ensino de Física: diez años de pubicación.. In: Science and Mathematics Education for the 21 st. Century: Towards Innovatory Approaches., 1994, Concepción, 1994.

11.
PEDUZZI, L. O. Q.; MOREIRA, M. A. ; ZYLBERSTAJN, A. . As concepções espontâneas, a resolução de problemas e a história da ciência numa seqüência de conteúdos em mecânica: o referencial teórico e a receptividade de estudantes universitários à abordagem histórica da relação força e movimento.. In: V Reunião Latino-Americana sobre Educação em Física, 1992, Gramado. V Reunião Latino-Americana sobre Educação em Física, 1992.

12.
PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. . Uma abordagem construtivista à ciência usando drama.. In: V Reunião Latino-Americana sobre Educação em Física., 1992, Gramado, 1992.

13.
PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. ; PEDUZZI, S. S. ; SILVA, S. M. ; NASCIMENTO, M. A. V. . O ensino da dinâmica através de uma abordagem construtivista: aplicação e avaliação.. In: III Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 1990, Porto Alegre, 1990.

14.
PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. ; GRANDI, B. C. S. ; HOFMANN, M. P. . Caderno Catarinense de Ensino de Fïsica. In: III Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 1990, Porto Alegre, 1990.

15.
PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. ; GRANDI, B. C. S. ; HOFMANN, M. P. . Caderno Catarinense de Ensino de Fïsica. In: VIII Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 1990, Porto Alegre, 1990.

16.
PEDUZZI, L. O. Q.; ZYLBERSTAJN, A. ; SILVA, S. M. ; SILVA, S. M. ; CONCEIÇÃO, E. E. N. . O ensino da dinâmica através de uma abordagem construtivista. In: II Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 1988, São Paulo, 1988.

17.
PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. . Leis de Newton: uma forma de ensiná-las. In: 40a Reunião Anual da SBPC, 1988, São Paulo, 1988.

18.
PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. ; GRANDI, B. C. S. ; HOFMANN, M. P. . Caderno Catarinense de Ensino de Física.. In: VII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1988, São Paulo, 1987.

19.
PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. . Movimento em um plano inclinado: forças e idéias intuitivas. In: 38a Reunião Anual da SBPC, 1986, Curitiba, 1986.

20.
PEDUZZI, L. O. Q.. Solução de problemas e conceitos intuitivos. In: 38a Reunião Anual da SBPC, 1986, Curitiba, 1986.

21.
PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. . O conceito intuitivo de força no movimento e as duas primeiras leis de Newton.. In: VII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1985, Niterói, 1985.

22.
PEDUZZI, L. O. Q.. O movimento de projéteis e a solução mecânica de problemas.. In: 36a Reunião Anual da SBPC, 1984, São Paulo, 1984.

23.
PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. . O repouso de um objeto.. In: 36a Reunião Anual da SBPC, 1984, São Paulo.

24.
PEDUZZI, L. O. Q.. A questão do referencial na solução de problemas de física por alunos bons e fracos.. In: V Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1982, Belo Horizonte, 1982.

25.
PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. . O método Keller como recurso instrucional para alunos repetentes.. In: V Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1982, Belo Horizonte, 1982.

26.
PEDUZZI, L. O. Q.; MOREIRA, M. A. . Receptividade dos alunos a uma estratégia para a solução de problemas em física básica. In: 33a Reunião Anual da SBPC, 1981, Salvador, 1981.

Artigos aceitos para publicação
1.
DAMASIO, FELIPE ; PEDUZZI, L. O. Q. . PARA QUE ENSINAR CIÊNCIA NO SÉCULO XXI? ? REFLEXÕES A PARTIR DA FILOSOFIA DE FEYERABEND E DO ENSINO SUBVERSIVO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA. ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE), 2018.

2.
RAICIK, A. C. ; PEDUZZI, L. O. Q. ; ANGOTTI, J. A. P. . A estrutura conceitual e epistemológica de uma controvérsia científica: implicações para o ensino de ciências. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS), 2018.

3.
RAICIK, A. C. ; PEDUZZI, L. O. Q. ; ANGOTTI, J. A. P. . EXPERIMENTOS EXPLORATÓRIOS E EXPERIENTIA LITERATA: (RE) PENSANDO A EXPERIMENTAÇÃO. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
PEDUZZI, L. O. Q.. Isaac Newton: um grande (des)conhecido de nossos estudantes: Curso ministrado em Programa de Pós-Graduação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
PEDUZZI, L. O. Q.. Reflexões sobre um curso de Evolução da Física: Disciplina ministrada em Programa de Pós-Graduação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
PEDUZZI, L. O. Q.. História e ensino de física. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PEDUZZI, L. O. Q.. Isaac Newton: um grande (des)conhecido de nossos estudantes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
PEDUZZI, L. O. Q.. Epistemologia e o ensino de cîências: Curso ministrado em Programa de Pós-Graduação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
PEDUZZI, L. O. Q.. Levando um Newton mais real para a sala de aula. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
PEDUZZI, L. O. Q.; RAICIK, A. C. . Sobre a natureza da ciência: asserções comentadas para uma articulação com a história da ciência. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto em nível universitário).

2.
PEDUZZI, L. O. Q.. Força e movimento: de Thales a Galileu.. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material instrucional utilizado na disciplina Evolução dos Conceitos da Física do curso de Física da).

3.
PEDUZZI, L. O. Q.. Do âmbar e da pedra de Héracles à descoberta de Oersted. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto de física em nível universitário).

4.
RAICIK, A. C. ; PEDUZZI, L. O. Q. . História da Ciência e Ensino de Física. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Site).

5.
PEDUZZI, S. S. ; PEDUZZI, L. O. Q. ; COSTA, S. S. C. . Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 31, n.1,2,3. 2014. (Editoração/Periódico).

6.
PEDUZZI, S. S. ; PEDUZZI, L. O. Q. ; COSTA, S. S. C. . Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 30, n.1,2,3. 2013. (Editoração/Periódico).

7.
PEDUZZI, L. O. Q.. Ação à distância e espaço absoluto: aspectos conceituais e epistemológicos da física newtoninana. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
PEDUZZI, L. O. Q.. Do próton de Rutherford aos quarks de Gell-Mann, Nanbu.... 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto de física em nível universitário básico).

9.
PEDUZZI, S. S. ; PEDUZZI, L. O. Q. ; COSTA, S. S. C. . Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.29, n.1, 2, 3, Edição especial 1, 2. 2012. (Editoração/Periódico).

10.
PEDUZZI, L. O. Q.; CORDEIRO, M. D. ; NICOLODELLI, D. . Hipermídia: Evolução dos Conceitos da Física - ISSN: 9-788580-300154. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Hipermídia).

11.
PEDUZZI, S. S. ; PEDUZZI, L. O. Q. . Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n.1,2,3. 2011. (Editoração/Periódico).

12.
PEDUZZI, L. O. Q.. Isaac Newton: um grande (des)conhecido de nossos estudantes. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

13.
PEDUZZI, L. O. Q.. Tópicos: Reflexões sobre um curso de Evolução da Física. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

14.
PEDUZZI, L. O. Q.. Da física e da cosmologia de Descartes à gravitação newtoniana. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto de física em nível universitário básico).

15.
PEDUZZI, S. S. ; PEDUZZI, L. O. Q. . Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 27, n. 1, 2, 3. 2010. (Editoração/Periódico).

16.
PEDUZZI, S. S. ; PEDUZZI, L. O. Q. . Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.27, Edição Especial. 2010. (Editoração/Periódico).

17.
PEDUZZI, L. O. Q.. A história da física no ensino de física: perspectivas e propostas de implementação. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
PEDUZZI, L. O. Q.. Epistemologia e o ensino de ciências. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

19.
PEDUZZI, L. O. Q.. A relatividade einsteiniana: uma abordagem conceitual e epistemológica. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto de física em nível universitário básico).

20.
PEDUZZI, S. S. ; PEDUZZI, L. O. Q. . Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 26, n. 1, 2, 3. 2009. (Editoração/Periódico).

21.
PEDUZZI, L. O. Q.. Do átomo grego ao átomo de Bohr. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto de física, em nível universitário básico).

22.
PEDUZZI, S. S. ; PEDUZZI, L. O. Q. . Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 25, n. 1, 2, 3. 2008. (Editoração/Periódico).

23.
PEDUZZI, S. S. ; PEDUZZI, L. O. Q. . Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n.1, 2, 3. 2007. (Editoração/Periódico).

24.
PEDUZZI, S. S. ; PEDUZZI, L. O. Q. . Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 23, n. 1, 2, 3. 2006. (Editoração/Periódico).

25.
PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. . Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 22, n. 1, 2, 3. 2005. (Editoração/Periódico).

26.
PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. . Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.21, n.1,2,3. 2004. (Editoração/Periódico).

27.
PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. . Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.21, Edição Especial. 2004. (Editoração/Periódico).

28.
PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. . Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.20, n.1,2,3. 2003. (Editoração/Periódico).

29.
PEDUZZI, L. O. Q.. Tópicos de Mecânica. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Complementação para Licenciatura em Física).

30.
PEDUZZI, L. O. Q.. Tópicos de Física Moderna: introdução à Mecânica Quântica. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Complementação para Licenciatura em Física).

31.
PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. . Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.19, n.1,2,3. 2002. (Editoração/Periódico).

32.
PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. . Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.19, Edição Especial. 2002. (Editoração/Periódico).

33.
PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. . Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.18, n.1,2,3. 2001. (Editoração/Periódico).

34.
PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. . Caderno Catarinense de Ensino de Físca, v.17, n.1,2,3. 2000. (Editoração/Periódico).

35.
PEDUZZI, L. O. Q.. A conservação da energia: história e problemas.. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto de física, em nível universitário básico).

36.
PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. . Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.16, n.1,2,3. 1999. (Editoração/Periódico).

37.
PEDUZZI, L. O. Q.. Introdução ao estudo de vetores, à cinemática unidimensional e a resolução de problemas em física. p.98.. 1998. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto de física, em nível universitário básico).

38.
PEDUZZI, L. O. Q.. A teoria da relatividade especial: contexto histórico e conceitos básicos.. 1998. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto de física, em nível universitário básico).

39.
PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. . Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.15, n.1,2,3. 1998. (Editoração/Periódico).

40.
PEDUZZI, L. O. Q.. As concepções espontâneas, a resolução de problemas e a história e filosofia da ciência em um curso de mecânica.. 1998. (Tese de Doutorado).

41.
PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. . Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.14, n.1,2,3. 1997. (Editoração/Periódico).

42.
PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. . Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.13, n.1,2,3. 1996. (Editoração/Periódico).

43.
PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. . Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.12, n.1,2,3. 1995. (Editoração/Periódico).

44.
PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. . Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.11, n.1,2,3. 1994. (Editoração/Periódico).

45.
PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. . Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.10, n.1,2,3. 1993. (Editoração/Periódico).

46.
PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. . Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.9, n.1,2,3. 1992. (Editoração/Periódico).

47.
PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. . Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.8, n.1,2,3. 1991. (Editoração/Periódico).

48.
PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. . Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.7, n,1,2,3. 1990. (Editoração/Periódico).

49.
PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. . Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.7, Edição Especial. 1990. (Editoração/Periódico).

50.
PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. . Cadeno Catarinense de Ensino de Física, v.6, n.1,2,3. 1989. (Editoração/Periódico).

51.
PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. . Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.6, Edição Especial. 1989. (Editoração/Periódico).

52.
PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. . Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.5, n.1,2,3. 1988. (Editoração/Periódico).

53.
PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. . Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.5, Edição Especial. 1988. (Editoração/Periódico).

54.
PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. . Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.4, n.1,2,3. 1987. (Editoração/Periódico).

55.
PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. . Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.3, n.1,2,3. 1986. (Editoração/Periódico).

56.
PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. . Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.2, n.1,2,3. 1985. (Editoração/Periódico).

57.
PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S. . Caderno Catarinense de Ensino de Fïsica, v.1,n.1. 1984. (Editoração/Periódico).

58.
PEDUZZI, L. O. Q.. Dois estudos sobre solução de problemas de física em nível universitário básico: o efeito de uma estratégia e a influência da estrutura cognitiva.. 1980. (Dissertação de Mestrado).

Demais trabalhos
1.
PEDUZZI, L. O. Q.. Revista Brasileira de Ensino de Física (atuação como árbitro). 2004 (Árbitro de periódico científico) .

2.
PEDUZZI, L. O. Q.. Investigações em Ensino de Ciências (atuação como árbitro). 2004 (Árbitro de periódico científico) .

3.
PEDUZZI, L. O. Q.. Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Cad Cat. Ens. Fís. até o Vol.18, 2001) - Editor. 2004 (Editor de periódico científico) .

4.
PEDUZZI, L. O. Q.. Ciência & Educação (atuação como árbitro). 2004 (Árbitro de periódico científico) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PEDUZZI, L. O. Q.; MASSONI, N. T.; SILVA, T.; MAZON, K.. Participação em banca de Anabel Cardoso Raicik. Experimentos exploratórios: os contextos da descoberta e da justificativa nos trabalhos de Gray e Du Fay. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
PEDUZZI, L. O. Q.; CUNHA, S. L. S.; HOROWITZ, F.; MASSONI, N. T.. Participação em banca de Patrese Coelho Vieira. Perspectivas sobre a evolução histórica do conceito de luz e sua interação com a fotografia para o ensino de Óptica. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
PEDUZZI, L. O. Q.; BRAGA, M. A. B.; GUERRA, A.. Participação em banca de André Luiz Ramos Ferreira. A Sala de Aula Ampliada: Uma proposta de ensino da Mecânica Newtoniana para EJA Utilizando as Novas TICs. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

4.
PEDUZZI, L. O. Q.; BATISTA, I. L.; DRAGO, W.. Participação em banca de Marinês Domingues Cordeiro. Dos Curie a Rutherford: aspectos históricos e epistemológicos da radioatividade na formação científica. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
PEDUZZI, L. O. Q.; QUARTIERO, E. M.; COSTA, S. S. C.. Participação em banca de Danielle Nicolodelli Tenfen. Mapas conceituais como ferramentas para a organização do conhecimento em uma disciplina sobre a história da física. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
PEDUZZI, L. O. Q.; TOMAZELLI, J. L.; DELIZOICOV, D.; CRUZ, S. M. S. C. S.. Participação em banca de Luiz Henrique Martins Arthury. A cosmologia moderna à luz dos elementos da epistemologia de Lakatos. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
PEDUZZI, L. O. Q.; BASTOS, J. B.; ANGOTTI, J. A. P.; TRAGTENBERG, M. H. R.. Participação em banca de Diego Aurino da Silva. Aspectos epistemológicos da física newtoniana na formação científica. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
ALVES FILHO, J. P.; PEDUZZI, L. O. Q.. Participação em banca de Vinicius Jacques. Energia no ensino fundamental: o livro didático e as concepções alternativas. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
ZANETIC, J.; CRUZ, F. S.; DELIZOICOV, D.; PEDUZZI, L. O. Q.. Participação em banca de Ana Carolina Staub de Melo. Contribuições da epistemologia histórica de Bachelard no estudo da evolução dos conceitos da óptica. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

10.
OSTERMANN, F.; DELIZOICOV, D.; DAJELLO, P. C. T.; PEDUZZI, L. O. Q.. Participação em banca de Andreza Cátia Basso. O átomo de Bohr no nível médio: uma análise sob o referencial lakatosiano. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

11.
HARRES, J. B. S.; PEDUZZI, L. O. Q.; TERRAZAN, E.. Participação em banca de Luiz Clement. Resolução de problemas e o ensino de procedimentos e atitudes em aulas de física. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

12.
HARRES, J. B. S.; DELIZOICOV, D.; CRUZ, F. S.; PEDUZZI, L. O. Q.. Participação em banca de Janete Francisca Klein Köhnlein. Uma discussão sobre a natureza da ciência no ensino médio: um exemplo com a teoria da relatividade restrita. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

13.
MENEZES, Luiz Carlos; ANGOTTI, J. A. P.; PEDUZZI, L. O. Q.. Participação em banca de Rafaela Rejane Samagaia. Uma experiência com o Projeto Manhattan no ensino fundamental: interdisciplinaridade e ação em sala de aula. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

14.
CRUZ, S. M. S. C. S.; ALVES FILHO, J. P.; PEDUZZI, L. O. Q.. Participação em banca de Fabiane Aparecida de Souza Soares da Silva. O papel da instrumentação para o ensino de física na formação do licenciado em física. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

15.
PEDUZZI, L. O. Q.; PIETROCOLA, M.; ANGOTTI, J. A. P.. Participação em banca de Carlos Daniel Ofugi Rodrigues. Uma proposta para o ensino da teoria da relatividade. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

16.
PEDUZZI, L. O. Q.; MENEZES, Luiz Carlos; ANGOTTI, Jose Andre Peres. Participação em banca de Rafaela Rejane Samagaia. Projeto Manhattan: duas propostas de trabalho utilizando a aprendizagem centrada em eventos. 2001. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

17.
PEDUZZI, L. O. Q.; ZYLBERSTAJN, A.; TERRAZAN, E.. Participação em banca de Luzia M. Mota. As controvérsias sobre a interpretação da mecânica quântica e a formação dos licenciados em física - um estudo em duas instituições: UFBA e UFSC.. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Teses de doutorado
1.
PEDUZZI, L. O. Q.; FERREIRA, J. M. H.; NARDI, R.; CRUZ, F. S.; ANGOTTI, J. A. P.. Participação em banca de Gilmar Praxedes Daniel. História da Ciência em um Curso de Licenciatura em Física: a gravitação newtoniana e a gravitação einsteiniana como exemplares. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
FREIRE, O.; GRECA, I. M.; PEDUZZI, L. O. Q.. Participação em banca de Elder Sales Teixeira. Argumentação e abordagem contextual no ensino de física. 2010. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

3.
MOREIRA, M. A.; BASTOS, J. B.; PEDUZZI, L. O. Q.; DAHMEN, S.. Participação em banca de Neusa Teresinha Massoni. A epistemologia contemporânea e suas contribuições em diferentes níveis de ensino de física: a questão da mudança epistemológica. 2010. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA, UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Doutorado
1.
PEDUZZI, L. O. Q.; ANGOTTI, J. A. P.; DELIZOICOV, D.. Participação em banca de Carlos Alberto Souza. Investigação-ação escolar no processo de resolução de problemas de física: o potencial dos meios tecnológico-comunicativos. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
PEDUZZI, L. O. Q.; ZYLBERSTAJN, A.. Participação em banca de Welchy Leite Cavalcanti. Mecânica relativística: ruptura ou continuidade? As considerações de Karl Popper. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
PEDUZZI, L. O. Q.; SILVA, J. L. C.. Participação em banca de Miguel Tobias Bahia. O empirismo nos livros didáticos. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
PEDUZZI, L. O. Q.; ANGOTTI, J. A. P.. Participação em banca de Rodrigo Lopes. A história da ciência: uma experiência na oitava série. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
PEDUZZI, L. O. Q.; ANGOTTI, J. A. P.. Participação em banca de José Lucas Lopes. Tópicos de física moderna no ensino médio. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.Experimentos exploratórios e novos caminhos para reflexões epistemológicas da experimentação: revisitando considerações baconianas. 2016. (Seminário).

2.
5º Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa.COERÊNCIA E COMPLEMENTARIEDADE ENTRE A EPISTEMOLOGIA DE PAUL FEYERABEND E A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA. 2014. (Encontro).

3.
III International History, Philosophy, and Science Teaching Latinoamerican Group Conference. A relação entre ciência e valores constitutivos como um novo horizonte para as pesquisas em educação científica. 2014. (Congresso).

4.
III International History, Philosophy and Science Teaching Group Latinoamerican Conference. O contexto da descoberta e da justificativa em sala de aula. 2014. (Congresso).

5.
XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.Contribuições axiológicas para a discussão da essência do conhecimento na educação em Física. 2014. (Encontro).

6.
XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.A distinção entre os contextos da descoberta e da justificativa: contraponto com os estudos de Stephen Gray. 2014. (Encontro).

7.
IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.UMA DISCUSSÃO SOBRE OS CONTEXTOS DA DESCOBERTA E DA JUSTIFICATIVA NOS ESTUDOS DE DU FAY. 2013. (Encontro).

8.
V Encontro Estadual de Ensino de Física - RS.Uma análise da terminologia descoberta e sua contextualização nos livros didáticos: os estudos de Gray e Du Fay. 2013. (Encontro).

9.
XX Simpósio Nacional de Ensino de Física.Uma abordagem histórica e experimental à eletricidade em uma disciplina sobre a evolução dos conceitos da física. 2013. (Simpósio).

10.
II Conferencia Latinoamericana del International History, Philosophy, ans Science Teaching Group. Aspectos da natureza da ciência na história do atomismo: uma experiência em uma disciplina de licenciatura em física à distância. 2012. (Congresso).

11.
II Seminário Internacional de Educação em Ciências.Movimento Browniano: Estudo original e contribuições para o ensino de ciências. 2012. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Diego Soares Amorim. ONDAS GRAVITACIONAIS: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-FILOSÓFICA DAS ORIGENS DA TEORIA DA RELATIVIDADE GERAL ÀS SUAS DETECÇÕES. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Letícia Jorge. Subtraindo-se as regras: a dualidade do imaginário artístico-científico. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Carlos Alexandre dos Santos Batista. A Solução de Problemas Conceituais: abordando aspectos históricos e filosóficos para o ensino de física. Início: 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Erica de Oliveira Gonçalves. CIRCULAÇÃO DE IDEIAS ACERCA DA NATUREZA DA CIÊNCIA: UMA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM MÓDULO CURRICULAR PARA ESTUDANTES DE PEDAGOGIA À LUZ DO REFERENCIAL FLECKIANO. Início: 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Simone Sobiecziak. HISTÓRIA DA FÍSICA E NATUREZA DA CIÊNCIA EM UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS (UEPS). 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Luiz Orlando de Quadro Peduzzi.

2.
Fábio Pra. Conceitos de simultaneidade, da antiguidade à relatividade: um módulo de ensino contextuaizado. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Luiz Orlando de Quadro Peduzzi.

3.
Anabel Cardoso Raicik. Experimentos exploratórios: os contextos da descoberta e da justificativa nos trabalhos de Gray e Du Fay. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Orlando de Quadro Peduzzi.

4.
Larissa Moreira Ferreira. Controvérsias na ciência: o atomismo no início e no final do século XIX. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Orlando de Quadro Peduzzi.

5.
Danielle Nicolodelli Tenfen. Mapas conceituais como ferramentas para a organização do conhecimento em uma disciplina sobre a história da física. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Orlando de Quadro Peduzzi.

6.
Marinês Domingues Cordeiro. Dos Curie a Rutherford: aspectos históricos e epistemológicos da radioatividade na formação científica. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Orlando de Quadro Peduzzi.

7.
Diego Aurino da Silva. Aspectos epistemológicos da física newtoniana na formação científica. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Luiz Orlando de Quadro Peduzzi.

8.
Luiz Henrique Martins Arthury. A cosmologia moderna à luz dos elementos da epistemologia de Lakatos. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Luiz Orlando de Quadro Peduzzi.

9.
Ana Carolina Staub de Melo. Contribuições da epistemologia histórica de Bachelard no estudo da evolução dos conceitos da óptica. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Orlando de Quadro Peduzzi.

10.
Andreza Cátia Basso. O átomo de Bohr no nível médio: uma análise sob o referencial lakatosiano. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Orlando de Quadro Peduzzi.

11.
Rafaela Rejane Samagaia. Uma experiência com o Projeto Manhattan no Ensino Fundamental: interdisciplinaridade e ação em sala de aula. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Orlando de Quadro Peduzzi.

12.
Janete Francisca Klein Köhnlein. Uma discussão sobre a natureza da ciência no Ensino Médio: um exemplo com a teoria da relatividade restrita. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Orlando de Quadro Peduzzi.

13.
Fabiane A. de S.S. da Silva. O papel da Instrumentação para o Ensino de Física na formação do Licenciado em Física. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Orlando de Quadro Peduzzi.

Tese de doutorado
1.
Felipe Damasio. HISTÓRIA DA CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ABORDAGEM EPISTEMOLÓGICA DE PAUL FEYERABEND PROCURANDO PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Luiz Orlando de Quadro Peduzzi.

2.
Marinês Domingues Cordeiro. Ciência e valores na história da fissão nuclear: potencialidade para a educação científica. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Orlando de Quadro Peduzzi.

3.
Gillmar Praxedes Daniel. História da ciência em um Curso de Licenciatura em Física: a gravitação newtoniana e a gravitação einsteiniana como exemplares. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Luiz Orlando de Quadro Peduzzi.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
PEDUZZI, L. O. Q.2012PEDUZZI, L. O. Q.; TENFEN, D. N. ; CORDEIRO, M. D. . Aspectos da natureza da ciência em animações potencialmente significativas sobre a história da Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, p. 758-786, 2012.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 8:47:50