Maria Candida Borges de Moraes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5438109402800417
  • Última atualização do currículo em 22/07/2014


Possui mestrado em ciências pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (1975) e doutorado em educação ( curriculo) pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo (1996). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Católica de Brasilia e pesquisadora do grupo internacional consolidado de pesquisa GIAD da Universidade de Barcelona. Foi professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontificia Universidade Católica de São Paulo, por mais de 10 anos. Foi assessora de planejamento do Ministério da Educação e do Ministério do Planejamento. É pesquisadora do CNPq e foi pesquisadora da CAPES. Foi também pesquisadora - visitante da OEA (em Washington), pesquisadora e professora agregada da Universidade de Barcelona desde 2002 até a presente data. É coordenadora adjunta da Rede Internacional de Ecologia dos Saberes -RIES da Universidade de Barcelona, além de conferencista nacional e internacional, tendo proferido mais de uma centena de conferências e palestras em sua área de atuação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em fundamentos da educação, educação a distância, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia, didática, paradigma, complexidade, transdisciplinaridade, ecoformação, educação a distância,. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Candida Borges de Moraes
Nome em citações bibliográficas
MORAES, M. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Católica de Brasília, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.
SGAN 916 Av W5
Asa Norte
70790160 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 34487000
Fax: (61) 3577492


Formação acadêmica/titulação


1993 - 1996
Doutorado em educação ( curriculo).
Pontificia Universidade Católica de São Paulo.
Título: O Paradigma Educacional Emergente, Ano de obtenção: 1996.
Orientador: José Armando Valente.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: paradigma; epistemologia e didática.
1973 - 1975
Mestrado em Tecnologias Educacionais.
Instituto de Pesquisas Espaciais.
Título: Sistema Escola Fazenda: uma nova proposta curricular,Ano de Obtenção: 1975.
Orientador: Vatsala Stone.
1966 - 1970
Graduação em agronomia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: coordenador de projeto CAPES, Enquadramento Funcional: coordenadora
Outras informações
Coordenadora Brasileira do Projeto CAPES/MECD/DGU, CAPES141/2007, desenvolvido com o DOE/Universidade de Barcelona.


Universitat de Barcelona, UB, Espanha.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Membro de grupo de pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisador convidado
Outras informações
É membro do grupo de pesquisa internacional GIAD, Grupo de Investigación y asesoramiento didáctico, da Univesidade de Barcelona, coordenado pelo Catedrático Joan Mallart i Navarra, recentemente reconhecido e consolidado pela Agéncia de Gestió dÁjuts Universitaris i de Recerca do Governo de Catalunha, mediante resolução de 3 de julho de 2009, assinada pelo Presidente da Comissão Executiva da referida Agencia, Código: 2009 SGR 1193.

Vínculo institucional

1999 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor visitante

Atividades

05/1997 - Atual
Ensino, Doutorado, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
coordenação geral do projeto

Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: `Professor Assistente Doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2007 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
03/2007 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Complexidade, aprendizagem e conhecimento: Novos fundamentos ontológicos, epistemológicos e metodológicos em educação

pontificia universidade católica de são Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente Doutor, Carga horária: 10


Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

1980 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ASSES. DE PLANEJAMENTO, Carga horária: 49, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1980 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em planejamento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1975 - 1997
Vínculo: , Enquadramento Funcional: tecnico de planejamento

Atividades

06/1975 - 06/1997
Direção e administração, Secretaria Nacional de Educação a Distância, .

Cargo ou função
Diretora de Planejamento da FUNTEVE.

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.
Vínculo institucional

1971 - 1975
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: pesquisadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2002 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , PUC/SP, .



Linhas de pesquisa


1.
Produção de material didático para rádio e televisão


Projetos de pesquisa


2008 - Atual
Docência transdisciplinar

Descrição: Através deste projeto vem sendo construída uma base conceitual sólida capaz de apontar caminhos e viabilizar novos cenários para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que reconciliem os processos de construção do conhecimento com a dinâmica complexa da vida, colaborando para a reconfiguração epistemológica e paradigmática do agir pedagógico, além de fornecer subsídios teóricos e vivenciais para a construção de uma proposta de educação transdisciplinar, visando à transformação e à evolução da ação pedagógica e do ser educador na inteireza de seu sentir, pensar e agir, a partir das relações consigo mesmo, com o outro e com a natureza. Pretende-se também contribuir para a elaboração de propostas pedagógicas que privilegiem a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, tanto na docência como na pesquisa educacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (15) .

Integrantes: Maria Candida Borges de Moraes - Coordenador / Lucila Maria Pesce - Integrante / Rosamaria de Medeiros Arnt - Integrante / Roberta Galasso - Integrante / Patricia Limaverde Nascimento - Integrante / Maria Dolores Fortes Alves - Integrante / Juan Miguel Batalloso - Integrante / Álvaro SCHIMIDT Neto - Integrante / Adriano José Hertzog Vieira - Integrante / Michelle Jordão M Muradas - Integrante / Magda Pereira Pinto - Integrante / João Henrique Suanno - Integrante / Ricardo Mariz - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade de Barcelona - Cooperação.Número de orientações: 9
2007 - 2008
Pesquisando em educação a partir do Pensamento Complexo e da Transdisciplinaridade

Descrição: O projeto visa o desenvolvimento de estudos de pós-doc junto à UB, bem como o estabelecimento de linhas de intercâmbio entre alunos de Doutorado de ambas universidades; Organização conjunta de congressos e seminários sobre o tema, publicação de artigos e livros sobre os temas, atividades de intercambio e cooperação técnica a partir da Criação de uma Rede Internacional de Ecologia dos Saberes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (7) .

Integrantes: Maria Candida Borges de Moraes - Coordenador.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Pontificia Universidade Católica de São Paulo - Bolsa.
2007 - 2008
Pesquisando em Educação a partir do Pensamento Complexo e da Transdisciplinaridade

Descrição: 1.1- Desenvolver processos de intercâmbio e cooperação técnica entre o Programa de Pós-Graduação em Educação (Currículo) da PUC/SP e o Departamento DOE/UB visando a implementação de ações conjuntas para o desenvolvimento de pesquisa científica e o aperfeiçoamento de professores e alunos, em nível de Pós-Graduação. 1.2- Possibilitar a formação e o aperfeiçoamento de professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação (Currículo), mediante a oferta de bolsas de Doutorado-Sandwich e de Pós-doutorado, a serem desenvolvidas junto ao Departamento de Didática e Organização Educativa, da Universidade de Barcelona. 1.3- Compartilhar experiências de pesquisa cientifica em educação a partir do Pensamento Complexo e da Transdisciplinaridade, desenvolvendo estratégias de pesquisa e de formação docente a partir destes referenciais, tendo como uma das prioridades a serem trabalhadas processos de formação docente a partir dos ambientes virtuais de aprendizagem. 1.4- Desenvolver atividades de intercâmbio e de cooperação técnica que estimulem o desenvolvimento de cooperação binacional em rede, envolvendo instituições nacionais e internacionais. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (6) .

Integrantes: Maria Candida Borges de Moraes - Coordenador / José Armando Valente - Integrante / Ivani Fazenda - Integrante / Rosamaria de Medeiros Arnt - Integrante / Roberta Galasso - Integrante / Duglas Wekerlyn Filho - Integrante / Patricia Limaverde Nascimento - Integrante / Fernando Leme do Prado - Integrante / Enny Parejo - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 18
2007 - Atual
Docência transdisciplinar: a complexidade de uma prática a ser construída a partir de cenários e redes de aprendizagem integrada e ecoformadora.

Descrição: Nossa questão de pesquisa está contida no próprio cabeçalho do projeto Internacional da Rede Internacional de Ecologia dos Saberes e pode ser traduzida pela pergunta que todos nós estamos comprometidos em encontrar possíveis respostas: Como levar à prática o olhar transdisciplinar, complexo e eco-formador para o desenvolvimento de uma educação criativa e de qualidade, a partir de processos que envolvam uma aprendizagem integrada e integradora do aprendiz no mundo em que vive? .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (8) .

Integrantes: Maria Candida Borges de Moraes - Coordenador / Saturnino de la Torre - Integrante / Lucila Maria Pesce - Integrante / Rosamaria de Medeiros Arnt - Integrante / Roberta Galasso - Integrante / Patricia Limaverde Nascimento - Integrante / Enny Parejo - Integrante / Maria Dolores Fortes Alves - Integrante / Juan Miguel Batalloso - Integrante / Álvaro SCHIMIDT Neto - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 18 / Número de orientações: 5


Membro de corpo editorial


2008 - Atual
Periódico: Revista Diálogos
2009 - Atual
Periódico: Enseñanza & teaching
2010 - Atual
Periódico: Rizoma Freireano
2008 - Atual
Periódico: Revista @mbienteeducação
2009 - Atual
Periódico: Enseñanza & teaching
2008 - 2010
Periódico: Revista Diálogos
2012 - Atual
Periódico: Revista de Complejidad transdisciplinariedad y ecoformación


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: educação a distância.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MORAES, M. C.2013MORAES, M. C. . Novos desafios éticos em um mundo complexo, plural e digital. Tecnologias, sociedade e conhecimento, v. 01, p. 165-187, 2013.

2.
Vieira, A.H.2012Vieira, A.H. ; MURADAS, M. J. M. ; MORAES, M. C. . A avaliação da aprendizagem em cursos de formação de professores: desafios e perspectivas à luz dos operadores cognitivos do pensar complexo e da transdisciplinaridade. Revista de Educación, complejidad, transdisciplinariedad y ecoformación, v. 04, p. 15-27, 2012.

3.
MORAES, M. C.2010MORAES, M. C. . Complexidade e Curriculo: por uma nova relaçao. Polis (Santiago. en Línea), v. V.08, p. 101-116, 2010.

4.
MORAES, M. C.2010MORAES, M. C. . transdisciplinariedad y educación. Rizoma Freireano, v. 01, p. 06-20, 2010.

5.
MORAES, M. C.2008MORAES, M. C. ; TORRE, S. L. . Pesquisando a partir do Pensamento Complexo: elementos para uma metodologia de desenvolvimento eco-sistêmico. Recrearte: Revista Internacional de Creatividad Aplicada Total, v. jul08, p. 2-25, 2008.

6.
MORAES, M. C.2007MORAES, M. C. . Complejidad, transdisciplinariedad y educación: algunas reflexiones. Encuentros Multidisciplinares (Universidad Autónoma de Madrid), v. IX, p. 4-13, 2007.

7.
MORAES, M. C.2007MORAES, M. C. . A formação do educador a partir da complexidade e da transdisciplinaridade. Revista Diálogo Educacional (PUCPR), v. 07, p. 13-38, 2007.

8.
MORAES, M. C.2006MORAES, M. C. . El paradigma educatiu emergent: Algunes implicacions en l´epistemologia i en la dicàctica del segle XXI. Butlletí de la Societat Catalana de Pedagogía, Barcelona, v. 04, n.4-5, p. 13-42, 2006.

9.
MORAES, M. C.2006MORAES, M. C. ; TORRE, S. L. . Pesquisando a partir do Pensamento Complexo: Elementos para uma metodologia de desenvolvimento Eco-Sistêmico. Educação (Porto Alegre), v. n.1, p. 145-172, 2006.

10.
MORAES, M. C.2005MORAES, M. C. . Educação a Distância e a ressignificação dos paradigmas educacionais. Revista FAEEBA, Salvador/Bahia, v. 14, p. 181-204, 2005.

11.
MORAES, M. C.2004MORAES, M. C. . Teoria e prática em holomovimento. Thot (São Paulo), São Paulo, v. 81, p. 54-60, 2004.

12.
MORAES, M. C.2002MORAES, M. C. ; TORRE, S. L. . Sentipensar bajo la mirada autopoiética o cómo reencantar creativamente la educación.. Creatividad y sociedad, Universidad Autonoma de Madri, v. 02, p. 45-56, 2002.

13.
MORAES, M. C.2002MORAES, M. C. . Educar na biologia do amor, Revista Thot, Nº 77, maio de 2002, pgs. 24 a 30.. Thot (São Paulo), São Paulo, v. nº 77, p. 24-30, 2002.

14.
MORAES, M. C.1999MORAES, M. C. . Educação e física quântica. Revista Novas perspectivas para o Ensino de Graduação:reflexões e proposições, UFSC, v. 02, 1999.

15.
MORAES, M. C.1997MORAES, M. C. . Informática Educativa no Brasil:uma história vivida e algumas lições aprendidas. Revista Brasileira de Informática na Educação, Florianópolis, v. 01, p. 19-44, 1997.

16.
MORAES, M. C.1996 MORAES, M. C. . O Paradigma Educacional Emergente: implicações na formação do professor e nas práticas pedagógicas. Em Aberto, Brasilia, v. 70, 1996.

17.
MORAES, M. C.1996MORAES, M. C. . O paradigma educacional emergente: implicações na formação do professor e nas práticas pedagógicas. Em Aberto, Brasilia, v. 01, p. 57-69, 1996.

18.
MORAES, M. C.1993MORAES, M. C. . Informática educativa no Brasil: um pouco de história. Em Aberto, INEP/MEC, v. 1, p. 17-26, 1993.

19.
MORAES, M. C.1991MORAES, M. C. . La educación del siglo XXI comienza hoy. revista latinoamericana de innovaciones educativas, Buenos Aires, v. 1, n.06, p. 11-22, 1991.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MORAES, M. C. (Org.) ; SUANNO, J. H. (Org.) . O Pensar Complexo na Educação: Sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade. 01. ed. Rio de Janeiro: WAK, 2014. v. 01. 312p .

2.
RIBEIRO, O. ; MORAES, M. C. . Criatividade em uma perspectiva transdisciplinar: rompendo crenças, mitos e concepções. 01. ed. Brasilia: Liber Livro/UNESCO/UCB, 2014. v. 01. 311p .

3.
TORRE, S. L. ; Pujol, M.A. ; MORAES, M. C. . Documentos para transformar a educação: Um olhar complexo e transdisciplinar. 01. ed. Rio de Janeiro: WAK, 2013. v. 01. 157p .

4.
MORAES, M. C. (Org.) ; BATALLOSO, J. M. (Org.) ; Vieira, A.H. (Org.) . A esperança da Pedagogia: Paulo Freire, consciência e compromisso. 01. ed. Brasilia: Liber Livro, 2012. v. 01. 211p .

5.
MORAES, M. C. (Org.) ; ALMEIDA, M. C. (Org.) ; MORIN, E. (Org.) ; PINEAU, G. (Org.) ; BATALLOSO, J. M. (Org.) ; ARNT, R. M. (Org.) ; GALVANI, P. (Org.) ; CREMA, R. (Org.) . Os setes saberes necessários a uma educação do presente: por uma educação transformadora. 01. ed. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2012. v. 01.

6.
TORRE, S. L. ; Pujol, M.A. ; MORAES, M. C. . Documentos para el cambio: Hacia una educación transformadora. 01. ed. Barcelona: Editorial Circulo Rojo Investigación, 2011. v. 01. 150p .

7.
MORAES, M. C. . O Paradigma Educacional Emergente 16ª. 16. ed. Campinas: Papirus, 2011. v. 01. 239p .

8.
MORAES, M. C. ; BATALLOSO, J. M. . Complexidade e transdisciplinaridade em educaçao: teoria e prática docente. 01. ed. Rio de Janeiro: WAK, 2010. v. 01. 264p .

9.
MORAES, M. C. . O paradigma educacional emergente 14 Ed. 14. ed. Campinas: Papirus, 2010. v. 01. 239p .

10.
MORAES, M. C. . O Paradigma Educacional Emergente 15 ed. 15. ed. Campinas: Papirus, 2010. v. 01. 239p .

11.
MORAES, M. C. ; VALENTE, J. A. . Como pesquisar em educação a partir da complexidade e da transdisciplinaridade?. 01. ed. São Paulo: Editora Paulus, 2008. v. 01.

12.
TORRE, S. L. ; MORAES, M. C. . Ecologia de los Saberes: Una comunidad de conocimiento para una nueva conciencia. 01. ed. Madrid: Editorial Universitas, 2008. v. 01. 96p .

13.
TORRE, S. L. (Org.) ; Pujol, M.A. (Org.) ; MORAES, M. C. (Org.) . TRansdisciplinaridade e ecoformação. 01. ed. São Paulo: TRIOM, 2008. v. 01. 429p .

14.
MORAES, M. C. . Ecologia dos Saberes: Complexidade, transdisciplinaridade e educação. 01. ed. São Paulo: Antakarana e ProLibera, 2008. v. 01. 302p .

15.
MORAES, M. C. . Pensamento Eco-Sistêmico. 02. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2008. v. 01. 342p .

16.
MORAES, M. C. (Org.) ; PESCE, L. M. (Org.) ; BRUNO, A. R. (Org.) . Pesquisando fundamentos para novas práticas na educação online. 01. ed. São Paulo: RG Editores, 2008. v. 01. 149p .

17.
MORAES, M. C. . O paradigma Educacional Emergente. 13. ed. Campinas: Papirus, 2007. v. 01.

18.
MORAES, M. C. . O Paradigma Educacional Emergente. 12. ed. Campinas: Papirus, 2006. v. 01. 239p .

19.
MORAES, M. C. ; TORRE, S. L. . Sentipensar: Fundamentos y estrategias para reencantar la educación. 01. ed. Málaga: Ediciones Aljibe, 2005. v. 01. 197p .

20.
MORAES, M. C. . O paradigma educacional emergente. 11. ed. Campinas: Papirus, 2005. v. 1000. 239p .

21.
MORAES, M. C. ; TORRE, S. L. . Sentipensar: Fundamentos e estratégias para reencantar a educação. 01. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2004. v. 1. 175p .

22.
MORAES, M. C. . O Paradigma Educacional Emergente. 10. ed. Campinas: Papirus, 2004. v. 01.

23.
MORAES, M. C. . Pensamento Eco-sistêmico. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 2004. v. 01. 342p .

24.
MORAES, M. C. . Educar na biologia do amor e da solidariedade. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 2003. v. 01. 293p .

25.
MORAES, M. C. . O paradigma educacional emergente. 09. ed. Campinas: Papirus, 2003. v. 01. 239p .

26.
MORAES, M. C. (Org.) . Educação a distância: fundamentos e práticas. 1. ed. campinas: NIED/UNICAMP, 2002. v. 1. 212p .

27.
MORAES, M. C. . O paradigma educacional emergente. 08. ed. , 2002. v. 01. 239p .

28.
MORAES, M. C. . O Paradigma educacional emergente. 06. ed. Campinas: Papirus, 1997. v. 01. 239p .

29.
MORAES, M. C. . Projeto EDUCOM. 01. ed. Curitiba: CEFET-PR, 1993. 303p .

30.
MORAES, M. C. (Org.) . Sistemática operacional DSU/MEC. 1. ed. Brasilia: Departamento de Documentação e Divulgação do MEC, 1977. v. 01. 229p .

31.
MORAES, M. C. . Modelo de apresentação de projetos. 1. ed. Brasilia: Dpartamento de Documentação e Divulgação do MEC, 1977. v. 1. 57p .

32.
MORAES, M. C. . A abordagem de sistemas aplicada ao planejamento de projetos educacionais. 1. ed. Brasilia: Departamento de Documentação e Divulgação do MEC, 1977. v. 1. 42p .

Capítulos de livros publicados
1.
MORAES, M. C. . Educação e sustentabilidade: um olhar complexo e transdisciplinar. In: Maria Cândida Moraes; Juan Henrique Suanno. (Org.). O Pensar Complexo na Educação: Sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade. 01ed.Rio de Janeiro: editora WAK, 2014, v. 01, p. 21-42.

2.
MORAES, M. C. ; SUANNO, J. H. . Apresentação. In: Maria Cândida Moraes; Juan Henrique Suanno. (Org.). O Pensar Complexo na Educação: Sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade. 01ed.Rio de Janeiro: editora WAK, 2014, v. 01, p. 13-20.

3.
MORAES, M. C. ; RIBEIRO, O. . Criatividade sob a perspectiva da complexidade e da transdisciplinaridade. In: Maria Cândida Moraes; Juan Henrique Suanno. (Org.). O Pensar Complexo na Educação: Sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade. 01ed.Rio de Janeiro: editora WAK, 2014, v. 01, p. 147-170.

4.
BATALLOSO, J. M. ; MORAES, M. C. . Orientação educacional e dimensões da psicopedagogia: uma proposta transdisciplinar de intervenção. In: Akiko Santos, João Henrique Suanno e Marilza Vanessa Rosa Suanno. (Org.). Didática e formação de professores: complexidade e transdisciplinaridade. 01ed.Porto Alegre: Editora Sulina, 2013, v. 01, p. 81-94.

5.
MORAES, M. C. . As contribuições do pensamento ecossistêmico a educação hoje. In: Saturnino de la Torre; Maria Antônia Pujol, Vela Lucia de Souza e Silva. (Org.). Inovando na sala de aula. 1ªed.Blumenau: Nova Letra, 2013, v. 01, p. 52-72.

6.
TORRE, S. L. ; Pujol, M.A. ; MORAES, M. C. . A educação que queremos. In: Saturnino de la Torre; Maria Antonia Pujol; Maria Cândida MOraes. (Org.). Introdução: A educação que queremos. 01ed.Rio de Janeiro: WAK, 2013, v. 01, p. 11-22.

7.
MORAES, M. C. . Abertura III Congresso Internacional sobre transdisciplinaridade, complexidade e ecoformação. In: Maria Cândida Moraes; Saturnino de la Torre; Maria Antonia Pujol. (Org.). Documentos para transformar a educação: Um olhar complexo e transdisciplinar. 1ªed.Rio de Janeiro: WAK, 2013, v. 01, p. 103-109.

8.
TORRE, S. L. ; MORAES, M. C. ; Pujol, M.A. ; TEJADA, J. . Decálogo sobre transdisciplinaridade e ecoformação. In: Saturnino de la Torre; Maria Antonia Pujol; Maria Cândida MOraes. (Org.). Documentos para transformar a educação: Um olhar complexo e transdisciplinar. 1ªed.Rio de Janeiro: WAK, 2013, v. 01, p. 55-91.

9.
MORAES, M. C. . Relendo Paulo Freire a partir da Transdisciplinaridade e da complexidade. A esperança da Pedagogia: Paulo Freire, consciência e compromisso. 01ed.Brasilia: Liber Livro, 2012, v. 01, p. 67-102.

10.
BATALLOSO, J. M. ; MORAES, M. C. ; Vieira, A.H. . Hacia una pedagogia de la conciencia. In: Juan Miguel Batalloso, Maria Candida Moraes e Adriano José H. Vieira. (Org.). A esperança da Pedagogia: Paulo Freire, consciência e compromisso. 01ed.Brasilia: Liber Livro, 2012, v. 01, p. 175-210.

11.
MORAES, M. C. . Ecologia deis sabers:complexitat i educació en el segle xxi. In: Pep Aparicio Guadas. (Org.). Creaut les fronteres educatives: Lectura del móm i lectura de la paraula en la formación de persones adultes. 01ed.Xátiva: L´Ullal Edicións/Tarepa - PV, 2012, v. 01, p. 189-222.

12.
MORAES, M. C. ; BATALLOSO, J. M. . Apresentação. In: Maria Cândida Moraes e Maria Conceição de Almeida. (Org.). Os setes saberes necessários a uma educação do presente: por uma educação transformadora. 01ed.Rio de Janeiro: WAK Editora, 2012, v. 01, p. 11-24.

13.
MORAES, M. C. ; ALMEIDA, M. C. . Prefácio. In: Maria Cândida Moraes e Maria Conceição de Almeida. (Org.). Os setes saberes necessários a uma educação do presente: por uma educação transformadora. 01ed.Rio de Janeiro: WAK Editora, 2012, v. 01, p. 25-32.

14.
MORAES, M. C. . Edgar Morin: Peregrino e Educador Planetário. In: Maria Cândida Moraes e Maria Conceição de Almeida. (Org.). Os setes saberes necessários a uma educação do presente: por uma educação transformadora. 01ed.Rio de Janeiro: WAK Editora, 2012, v. 01, p. 47-82.

15.
MORAES, M. C. ; BATALLOSO, J. M. . Carta de Fortaleza: Por uma educação transformadora - Os sete saberes necessários a uma educação do presente. In: Maria Cândida Moraes e Maria Conceição de Almeida. (Org.). Os setes saberes necessários a uma educação do presente: por uma educação transformadora. 01ed.Rio de Janeiro: WAK Editora, 2012, v. 01, p. 247-256.

16.
MORAES, M. C. ; ARNT, R. M. . Antecedentes à realização da Conferência. In: Maria Cândida Moraes e Maria Conceição de Almeida. (Org.). Os setes saberes necessários a uma educação do presente: por uma educação transformadora. 01ed.Rio de Janeiro: WAK Editora, 2012, v. 01, p. 257-260.

17.
MORAES, M. C. ; ARNT, R. M. . Desafios emergentes e aspectos evidenciados pela pesquisa. In: Maria Cândida Moraes e Maria Conceição de Almeida. (Org.). Os setes saberes necessários a uma educação do presente: por uma educação transformadora. 01ed.Rio de Janeiro: WAK Editora, 2012, v. 01, p. 260-265.

18.
MORAES, M. C. . Transdisciplinaridade e Educação. In: Solange Martins Oliveira Magalhaes; Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de Souza. (Org.). Formação de professores: Elos da dimensão complexa e transdisciplinar. 01ed.Brasilia: LiberLivro; PUC Goiás, 2012, v. 01, p. 71-91.

19.
BATALLOSO, J. M. ; MORAES, M. C. . Que es una escuela transdisciplinar? Aproximación a la formulación de indicadores. In: Juan Miguel González Velasco. (Org.). Conciencia educativa: investigación, educación, complejidad y transdisciplinariedad. 01ed.La Paz: Editora da Escuela Militar de Ingenaria, 2012, v. 01, p. 83-114.

20.
RIBEIRO, O. ; MORAES, M. C. . Criatividade na perspectiva de uma educação complexa e transdisciplinar. In: Juan Miguel González Velasco. (Org.). Conciencia educativa: investigación, educación, complejidad y transdisciplinariedad. 01ed.La Paz: Editora da Escuela Militar de Ingenaria, 2012, v. 01, p. 287-316.

21.
MORAES, M. C. . Introdução ao conceito de resiliência: Uma aproximação desde a complexidade e a transdisciplinaridade. In: Cleide Almeida; Izabel petraglia. (Org.). Estudos da Complexidade 5. 01ed.São Paulo: EJR Xamã Editora, 2012, v. 01, p. 25-39.

22.
MORAES, M. C. ; ARNT, R. M. . Antecedentes de la conferencia sobre Los siete saberes de la educación para el presente. In: Saturnino de la Torre; Maria Antonia Pujol; Maria Cândida MOraes. (Org.). Documentos para el cambio: Hacia una educación transformadora. 01ed.Barcelona: Editorial Circulo Rojo - Investigaciones, 2011, v. 01, p. 35-39.

23.
MORAES, M. C. ; ARNT, R. M. . Desafios emergentes y aspectos evidenciados por la investigación. In: Saturnino de la Torre; Maria Antonia Pujol; Maria Candida MOraes. (Org.). Documentos para el cambio: Hacia una educación transformadora. Barcelona: Editorial Círculo Rojo _ Investigación, 2011, v. 01, p. 39-45.

24.
TORRE, S. L. ; MORAES, M. C. ; TEJADA, J. ; Pujol, M.A. . Decálogo sobre transdisciplinariedad y ecoformación. In: Saturnino de la Torre; Maria Candida Moraes; José Tejada: Maria Antonia Pujol. (Org.). Documentos para el cambio: Hacia una educación transformadora. 01ed.Barcelona: Editorial Cíiculo Rojo - Investigación, 2011, v. 01, p. 59-98.

25.
MORAES, M. C. . Em busca de novos fundamentos teóricos e metodológicos. In: Saturnino de la Torre; Marlene Zwierewicz; Ecleide Cunico Furlanetto. (Org.). Formação docente e pesquisa transdisciplinar. 01ed.Blumenau: Nova Letra, 2011, v. 01, p. 17-46.

26.
MORAES, M. C. . Ambientes de aprendizagem como expressao de convivência e transformaçao. In: Maria Candida Moraes;Juan Miguel Batalloso. (Org.). Complexidade e TRansdisciplinaridade em educaçao: Teoria e prática docente. 01ed.Rio de Janeiro: WAK, 2010, v. 01, p. 21-62.

27.
MORAES, M. C. . Complexidade e transdisciplinaridade na formaçao docente. In: Maria Candida Moraes; Juan Miguel Batalloso. (Org.). Complexidade e Transdisciplinaridade em educaçao: Teoria e prática docente. 01ed.Rio de Janeiro: WAK, 2010, v. 01, p. 175-206.

28.
MORAES, M. C. ; BATALLOSO, J. M. . Apresentaçao do livro Complexidade e Transdisciplinaride em educaçao: Teoria e prática docente. In: Maria Candida MOraes; Juan Miguel Batalloso. (Org.). Complexidade e Transdisciplinaridade em educaçao: Teoria e prática docente. 01ed.Rio de Janeiro: WAK, 2010, v. 01, p. 07-20.

29.
TORRE, S. L. ; MORAES, M. C. ; TEJADA, J. ; Pujol, M.A. . Decálogo sobre Transdisciplinariedad y ecoformación. In: Saturnino de la Torre; José Tejada; Maria Antonia Pujol. (Org.). Investigar en educación con otra mirada: Estratégias didácticas en aula universitária. 01ed.Madrid: Editorial Universitas, 2010, v. 01, p. 25-52.

30.
TORRE, S. L. ; MORAES, M. C. . Investigar en educación con otra mirada, con otra conciencia. In: Saturnino de la Torre; José Tejada; Maria Antonia Pujol. (Org.). Investigar en educación con otra mirada. Madrid: Editorial Universitas, 2010, v. 01, p. 55-66.

31.
MORAES, M. C. . Perspectivas epistemológica y metodológica a partir del pensamiento complejo y ecosistémico. In: Saturnino de la Torre; José Tejada; Maria Antonia Pujol. (Org.). Investigar en educación con otra mirada: estratégias didácticas en el aula universitária. Madrid: Editorial Universitas, 2010, v. 01, p. 69-80.

32.
TORRE, S. L. ; MORAES, M. C. . Metodologia de desarrollo ecosistémico. In: Saturnino de la Torre; José Tejada; Maria Antonia Pujol. (Org.). Investigar en educación con otra mirada. Madrid: Editorial Universitas, 2010, v. 01, p. 81-98.

33.
MORAES, M. C. . Formación Docente desde la mirada transdisciplinar. In: Satunino de la Torre; Maria Antonia Pujol. (Org.). Creatividad e Innovación. 01ed.Madrid: Editorial Universitas, SA, 2010, v. 01, p. 95-113.

34.
MORAES, M. C. . Complexidade e curriculo. In: Cleide Almeida e Izabel Petráglia. (Org.). Estudos de Complexidade 04. 01ed.São Paulo: Editora Xamã, 2010, v. 01, p. 95-110.

35.
MORAES, M. C. . Perspectivas do Pensamento Ecossistêmico e suas implicações nos ambientes de aprendizagem. In: Cleide Almeida; Izabel Petráglia. (Org.). Estudos da Complexidade 03. 01ed.São Paulo: EJR Xamã, 2009, v. 01, p. 99-122.

36.
MORAES, M. C. . Complejidad y mediación pedagógica. Nuevas perspectivas para la educación intercultural. In: Saturnino de la Torre; Carmen Oliver; Maria Luisa Sevillano. (Org.). Estratégias Didácticas en Aula. Buscando la calidad y la innovación. 01ed.Madrid: UNED, 2008, v. 01, p. 15-44.

37.
MORAES, M. C. ; VALENTE, J. A. . A Educação a Distância na formação do Educador Ambiental: subsídíos para a construção de políticas e práticas. In: Temis Gomes Parente, Hilda Gomes Dutra Magalhães. (Org.). Linguagens Plurais: Cultura e Ambiente. 01ed.Bauru: EDUSC, 2008, v. 01, p. 89-114.

38.
MORAES, M. C. . Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na educação: Fundamentos ontológicos e epistemológicos, problemas e práticas. In: Satrutnino de la Torre; Maria Antonia Pujol;Maria Candida Moraes. (Org.). Transdisciplinaridade e ecoformação. o1ed.São Paulo: TRIOM, 2008, v. 01, p. 61-87.

39.
TORRE, S. L. ; MORAES, M. C. . Decálogo sobre Transdisciplinaridade e ecoformação. In: Saturnino de la Torre; Maria Candida Moraes. (Org.). Transdisciplinaridade e ecoformação. São Paulo: TRIOM, 2008, v. 01, p. 19-61.

40.
MORAES, M. C. . Pensamento ecossistêmico. In: Okada, A. (org.). (Org.). Cartografia Cognitiva - Mapas do conhecimento para pesquisa, aprendizagem e formação docente. Cuiabá: KCM, 2008, v. 01, p. -.

41.
MORAES, M. C. . Interdisciplinariedad y transdisciplinariedad en la educación: fundamentos ontológicos y epistemológicos, problemas y prácticas. In: Saturnino de la Torre; Maria Antonia Pujol; Gabriel Sanz. (Org.). Transdisciplinariedad y ecoformación:Una mirada sobre la educación. 01ed.Madrid: Editorial Universitas, S.A., 2007, v. 01, p. 16-27.

42.
MORAES, M. C. . Creatividad en la Naturaleza. In: Saturnino de la Torre y Veronica Violant. (Org.). Compreender y evaluar la creatividad. 1a.ed.Málaga: Ediciones Aljibe, 2006, v. Vol 01, p. 101-114.

43.
MORAES, M. C. ; TORRE, S. L. . Niños Indigo y creatividad. In: Saturnino de la Torre Y Veronica Violant. (Org.). Comprender y evaluar la creatividad. 1ed.Málaga: Ediciones Aljibe, 2006, v. 01, p. 587-607.

44.
MORAES, M. C. ; TORRE, S. L. . Investigar en creatividad bajo el pensamiento complejo. In: Saturnino de la Torre y Verónica Violant. (Org.). Comprender y evaluar la creatividad: Cómo investigar y evaluar la creatividad. 1ªed.Málaga: Ediciones Aljibe, 2006, v. 02, p. 33-72.

45.
BRUNO, A. R. ; MORAES, M. C. . O enfoque da complexidade e dos aspectos afetivos-emocionais na avaliação da aprendizagem em ambientes on-line. In: Marco Silva; Edmea Santos. (Org.). Avaliação da aprendizagem em educação on-line. São Paulo: Edições loyola, 2006, v. 01, p. -.

46.
MORAES, M. C. . O Paradigma Educacional Emergente. In: Ricardo Vidigal da Silva. (Org.). Educação, Aprendizagem e Tecnologias: Um paradigma para professores do século XXI. 01ed.Lisboa: Edições Sílabo, 2005, v. 01, p. 01-22.

47.
MORAES, M. C. . Apresentação de livro. In: Gerardo josé de Campos. (Org.). A Televisão: Objeto de Ensino para uma educação de sujeitos.Uma experiência em Educação a Distância. 01ed.Fortaleza: Editora LCR, 2005, v. 01, p. 01-187.

48.
MORAES, M. C. . Contextualizando a problemática educacional. In: Délcia Enricone e Marlene Grillo. (Org.). Educação Superior:vivências e visão de futuro. 01ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005, v. 01, p. 25-46.

49.
MORAES, M. C. . O perfil do engenheiro dos novos tempos e as novas pautas educacionais. In: Walter Bazzo; Irlan Linsingen; Luiz Teixeira Pereira;Carla Cabral. (Org.). Formação do Engenheiro; desafios da atuação docente e tendências curriculares. 01ed.Florianopolis: editora da UFSC, 1999, v. 01, p. 53-66.

50.
MORAES, M. C. . Novas tendências para o uso das novas tecnologias na educação. In: Ivani Fazenda; maria candida moraes, fernando josé de Almeida; josé armando valente. (Org.). Interdisciplinaridade e novas tecnologias:formando professores. 1ed.campo grande: editora UFMS, 1999, v. 1, p. 121-154.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MORAES, M. C. . Las universidades deven dar un salto cuántico. Semanário Universdad, San José Costa Rica, p. 12 - 12, 10 fev. 2010.

2.
MORAES, M. C. . educação e física quântica. Jornal do MEC, Brasilia, p. 07 - 07, 01 ago. 1997.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MORAES, M. C. . Ecologia de los Saberes: Complejidad, transdisciplinariedad y educación del siglo XXI. In: V Congreso Internacional de transdisciplinariedad,complejidad y ecoformación, 2012, Barranquilla. Emergencia de una educación integral de calidad para la transformación social. Barranquilla: Ediciones Universidad Simon Bolívar, 2012. v. 01. p. 14-41.

2.
SOARES, L. H. ; MORAES, M. C. ; CAMARA, J. . EXPERIÊNCIA E APRENDIZAGEM EM AMBIENTES BASEADOS EM WEB-3D CICLO METAVERSIANO DE APRENDIZAGEM. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E EDUCAÇÃO - ticEDUC 2012, 2012, Lisboa. Atas do II Congresso Internacional TIC e Educação, 2012. v. 01.

3.
Vieira, A.H. ; MORAES, M. C. . A resiliência como caminho da consciência e da criatividade. In: Innovación y Creatividad: La adversidad como oportunidad, 2011, Barcelona. Innovación y Creatividad. Barcelona, 2011. v. 01. p. 50-60.

4.
MORIN, E. ; ALMEIDA, M. C. ; MORAES, M. C. . Reforma da educação. In: Encontro Internacional Para o Pensamento do Sul, 2011, Rio de Janeiro. Encontro Internacional PARA UM PENSAMENTO DO SUL. Rio de Janeiro: Editora SESC, 2011. v. 01. p. 50-71.

5.
MORAES, M. C. . Contribuições para o Pensamento do Sul. In: Encontro Internacional Para o Pensamento do Sul, 2011, Rio de Janeiro. Encontro Internacional PARA UM PENSAMENTO DO SUL. Rio de Janeiro: Editora SESC, 2011. v. 01. p. 222-231.

6.
MORAES, M. C. . A formação do educador transdisciplinar. In: II Forun Internacional y V Jornadas Innovación y Creatividad, 2010, Barcelona. INCREA, 2010.

7.
MORAES, M. C. . Paradigma educacional emergente: Algumas implicações na epistemologia e na did[atica do século XXI. In: Sentido, sensibilidade, sustentabilidade em educação: por uma nova consciência, 2009. Sentido, sensibilidade, sustentabilidade e transdisciplinaridade em educação. Salvador, 2009. v. 01. p. 47-69.

8.
MORAES, M. C. . Ecologia de los saberes: complejidad, transdisciplinariedad y educación. In: I Congreso Internacional de Innovación Docente: Transdisciplinariedad y ecoformación, 2007, Barcelona. Transdisciplinariedad y Ecoformación. Barcelona: ICE/UB, 2007.

9.
MORAES, M. C. . Interdisciplinaridad y transdisciplinaridad en la educación superior. In: II Jornadas de Innovación Universitária TRANSDISCIPLINARIDA, 2006, Barcelona. Transdisciplinaridade, 2006. v. 01. p. 03-05.

10.
MORAES, M. C. ; FURLANETTO, E. C. . O paradigma educacional emergente na formaçao do professor e nas práticas pedagógicas. In: Congresso de educação continuada Pólo 07, 1998, Taubaté. Revista Educação e Formação. Taubaté/ SP: Artes gráfica e Editora Ltda, 1998. v. 01. p. 31-37.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MORAES, M. C. . Ludicidade e transdisciplinaridade. In: VII ENELUD Encontro de Educação e Ludicidade, 2013, Salvador. Anais do VII Encontro de Educação e Ludicidade VII ENELUD. Salvador, 2013. v. 01.

Artigos aceitos para publicação
1.
MORAES, M. C. . Ludicidade e transdisciplinaridade. Revista entreideias: educação, cultura e sociedade, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
MORAES, M. C. . Complexidade e transdisciplinaridade na educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MORAES, M. C. . A Biologia do Amor: Recriando as Relações Educativas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MORAES, M. C. . Creatividad y transdisciplinariedad: nuevos fundamentos, perspectivas y lenguajes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MORAES, M. C. . Ética, complejidad y transdisciplinariedad. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
MORAES, M. C. . Ecologia de los Saberes: Complejidad, transdisciplinariedad y educación. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MORAES, M. C. . Palestra de Abertura. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
Vieira, A.H. ; MORAES, M. C. . A resiliência como caminho da consciência e da criatividade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MORAES, M. C. ; BATALLOSO, J. M. . Docencia transdisciplinar: una práctica construida a partir de la complejidad. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MORAES, M. C. . Apresentação da obra. Fortaleza, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
MORAES, M. C. . Dimensões da psicopedagogia hoje: uma visão transdisciplinar. Brasilia, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

3.
MORAES, M. C. . Dimensiones de la orientación educativa hoy. Una visión transdisciplinar. Malaga, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

4.
PRADO, F. L. ; MORAES, M. C. . Metodologia de Projetos. São Paulo, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

5.
Síveres, L. ; MORAES, M. C. . Prefácio. Florianópolis, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

6.
MORAES, M. C. ; BATALLOSO, J. M. ; ARNT, R. M. ; GALASSO, R. ; PESCE, L. M. . Complexidade e Transdisciplinaridade em educaçao: Teoria e prática docente. Rio de Janeiro, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

7.
MORAES, M. C. . Metodologia de projetos. Soa Paulo, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

8.
Alves, M.D.F. ; MORAES, M. C. . Favorecendo a inclusão pelos caminhos do coração. Rio de Janeiro, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

9.
NASCIMENTO, P. L. ; MORAES, M. C. . Educação transdisciplinar e a Escola Vila. Fortaleza, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

10.
MORAES, M. C. . Prefácio de Livro. Ribeirão Preto, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

11.
MORAES, M. C. ; CAMPOS, M. C. . Apresentação de livro. Rio de Janeiro, 2000. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MORAES, M. C. ; MORIN, E. ; Sotolongo, P. . Membro de Comitê Científico Internacional do II Simpósio del Pensamiento Complejo. 2012.

2.
MORAES, M. C. . Membro de Comitê Científico Internacional do V Congreso Internacional de Transdisciplinariedad, complejidad y ecoformación. 2012.

3.
MORAES, M. C. . Consultoria para a UNESCO. 2010.

4.
MORAES, M. C. . Vice-presidência da Conferência sobre Os Setes Saberes para uma Educação do Presente, realizada em Fortaleza, em Setembro de 2010.. 2010.

5.
MORAES, M. C. . Consultoria para a UNESCO. 2009.

6.
MORAES, M. C. . Pesquisadora colaboradora. 2003.

7.
MORAES, M. C. . Prestação de serviços de consultoria Internacional. 2000.

8.
MORAES, M. C. . Consultora junto à UMCE/Chile. 1999.

9.
MORAES, M. C. . Assessoria ao NIED/Unicamp. 1999.

10.
MORAES, M. C. . Consultora ad hoc da ANPED. 1999.

11.
MORAES, M. C. . Consultora do Banco Mundial/Projeto Enlaces. 1998.

12.
MORAES, M. C. . consultora "ad hoc"da secretaria de educação fundamental do MEC. 1997.

13.
MORAES, M. C. . Assessora de Planejamento da Secretaria de Educação Tecnológica do MEC. 1992.

14.
MORAES, M. C. . Membro do Comitê Assessor do MEC- CAIE/MEC. 1987.

15.
MORAES, M. C. . Assessora Especial do Secretário Geral do MEC. 1982.

16.
MORAES, M. C. . Assessora Especial do secretário geral do MEC. 1981.

17.
MORAES, M. C. . Membro do Conselho Administrativo do MOBRAL. 1976.

18.
MORAES, M. C. . Assessora do Diretor Geral do DSU/MEC. 1975.

Trabalhos técnicos
1.
MORAES, M. C. . EDUCACIÓN EN LA COMPLEJIDAD: CONSTRUCCIÓN DE UNA PROPUESTA. 2013.

2.
MORAES, M. C. ; ALMEIDA, M. C. . Para um pensamento do Sul: encontro com Edgar Morin. 2011.

3.
TORRE, S. L. ; Pujol, M.A. ; MORAES, M. C. . Membro de Comitê Cientifico III Fórum Internacional sobre Innovación y Creatividad. 2011.

4.
MORAES, M. C. . Planejamento do Curso de Especialização em Docência Transdisciplinar aprovado pela Câmara de Pós-Graduação da Universidade Católica de Brasilia. 2011.

5.
MORAES, M. C. . Coordenação de Mesa de Comunicações em evento internacional. 2010.

6.
MORAES, M. C. . Membro de Comitê Organizador de Forúm Internacional. 2010.

7.
MORAES, M. C. . Membro de grupo de pesquisa internacional consolidado. 2009.

8.
MORAES, M. C. ; BATALLOSO, J. M. . Planejamento da Conferência Internacional sobre os 7 Saberes para uma educaçao do presente. 2009.

9.
MORAES, M. C. ; TORRE, S. L. ; TEJADA, J. ; OLIVER, C. ; MALLART, J. ; Sevillano, M.L. ; MEDINA, A. . Membro de Comitê Cientifico de Conferência Internacional. 2008.

10.
MORAES, M. C. ; TORRE, S. L. ; MITJANS, A. ; FURLANETTO, E. C. . Membro de Comitê Cientifico no II Fórum Pesquisando em educação a partir da Complexidade e da TRansdisciplinaridade. 2008.

11.
MORAES, M. C. ; TORRE, S. L. ; MITJANS, A. ; FURLANETTO, E. C. . Membro de Comitê Organizador do II Fórum Pesquisando em Educação a partir da Complexidade e da Transdisciplinaridade. 2008.

12.
MORAES, M. C. ; TORRE, S. L. ; PINEAU, G. ; Roger, E. ; MORIN, E. ; Roger, E. . Membro de Comitê Cientifico de Congresso Internacional. 2007.

13.
MORAES, M. C. ; TORRE, S. L. ; FAZENDA, I. . Coordenação de Mesa para Apresentação de trabalhos técnico-científico. 2007.

14.
MORAES, M. C. . Pesquisadora e professora visitante da Universidade de Barcelona. 2007.

15.
MORAES, M. C. ; TORRE, S. L. . Proyecto Escenários y redes de aprendizaje integrado para un educación de calidad (ERAIEC). 2007.

16.
MORAES, M. C. . Projeto Internacional CAPES/MECD/DGU Pesquisando em educação a partir da complexidade e da transdisciplinaridade. 2007.

17.
MORAES, M. C. ; TORRE, S. L. . Coordenação de seminário Internacional na PUC/SP. 2007.

18.
MORAES, M. C. . Professor Agregado da Universidade de Barcelona. 2007.

19.
MORAES, M. C. ; TORRE, S. L. . Proyecto Red Internacional de Ecologia de los Saberes. 2007.

20.
MORAES, M. C. . Membro de Comitê Científico de Congresso Internacional sobre Creatividade. 2006.

21.
MORAES, M. C. . Professora visitante da Universidade de Barcelona. 2001.

22.
MORAES, M. C. . Membro do Comitê Gestor de Projeto de Cooperação Internacional. 2000.

23.
MORAES, M. C. . Projeto Multinacional Rede Telemática para a formação de Educadores. 1999.

24.
MORAES, M. C. . Pesquisadora da PUC/SP, convênio OEA/MEC/UNICAMP/PUC. 1998.

25.
MORAES, M. C. . Coordenadora Geral de Projetos Especiais do PROINFO/MEC. 1996.

26.
MORAES, M. C. . Associate Staff Member da OEA. 1995.

27.
MORAES, M. C. . Pesquisadora visitante junto à Organização dos Estados Americanos. 1994.

28.
MORAES, M. C. . Pesquisadora bolsista do CNPq. 1994.

29.
MORAES, M. C. . Pesquisadora Bolsista da OEA junto ao Departamento de educação. 1994.

30.
MORAES, M. C. . Pesquisadora da Escola do Futuro da USP. 1992.

31.
MORAES, M. C. . Representante do Secretário de Educação Tecnológica no CONIN/PR. 1991.

32.
MORAES, M. C. . Coordenadora dede Projeto Internacional de Ensino de Ciências para Menores em Risco. 1991.

33.
MORAES, M. C. . PLano de Ação Integrada de Informática na Educação. 1991.

34.
MORAES, M. C. . Secretaria Executiva do Comitê Assessor de Informática na Educação do MEC. 1989.

35.
MORAES, M. C. . Coordenadora Geral da Comissão de Coordenação do PRONINFE/MEC. 1989.

36.
MORAES, M. C. . Programa Nacional de Informática na Educação/PRONINFE. 1989.

37.
MORAES, M. C. . Membro de Delegação Brasileira de Comissão Mista Brasil/Bélgica. 1988.

38.
MORAES, M. C. . Coordenadora de Planejamento de Informática do MEC. 1987.

39.
MORAES, M. C. . Coordendora Nacional do Projeto Multinacional de Informática da OEA. 1987.

40.
MORAES, M. C. . Diretora do CENIFOR/MEC. 1984.

41.
MORAES, M. C. . Superintendente de Cooperação Técnica. 1983.

42.
MORAES, M. C. . PROJETO EDUCOM. 1983.

43.
MORAES, M. C. . Diretora de Planejamento FUNTEVE/MEC. 1982.

44.
MORAES, M. C. . Superintendente de Cooperação Técnica da FUNTEVE/MEC. 1982.

45.
MORAES, M. C. . Pesquisadora do Instituto de Pesquisas Espaciais INPE/CNPq. 1971.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MORAES, M. C. . Desafios éticos para um mundo complexo, plural e digital. 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
Vieira, A.H. ; Schimidt, A. ; PINTO, M. P. ; MORAES, M. C. ; Alves, M.D.F. ; MURADAS, M. J. M. ; NASCIMENTO, P. L. ; MARIZ, R. S. ; GALASSO, R. ; ARNT, R. M. ; BATALLOSO, J. M. . Relatório Técnico de Pesquisa Grupo ECOTRANSD. 2014. (Relatório de pesquisa).

2.
MORAES, M. C. . VI Congreso Internacional sobre TRansdisciplinariedad, Complejidad y Ecoformación. 2014. (Presidente de Comitê Cientifico de Conferência Internacional).

3.
MORAES, M. C. . Relatório Técnico Pesquisa Versão Final. 2010. (Relatório de pesquisa).

4.
MORAES, M. C. . Os sete saberes necessários à educação do presente. 2010. (Vice-presidente de Conferência Internacional).

5.
MORAES, M. C. ; BATALLOSO, J. M. . "Carta de Fortaleza". 2010. (Elaboração de Documento Técnico).

6.
MORAES, M. C. . Perspectives del pensament ecosistémic i les seues práctiques a l´aula. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
MORAES, M. C. . Ecologia dels sabers: educació i complexitat al segle XXI. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
MORAES, M. C. . Educar en una realidad, incierta, compleja y plural. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
MORAES, M. C. . Relatório de Pesquisa. 2009. (Relatório de pesquisa).

10.
MORAES, M. C. . A formação do educador transdisciplinar: Ecologia dos saberes. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
MORAES, M. C. . Inter e Transdisciplinaridad en la Educación superior: fundamentos, conceptos, problemas y práticas. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
MORAES, M. C. ; TORRE, S. L. . Sentipensar: Clipes musicales para Valores Educativos. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CD).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
MORAES, M. C. . Complexidade e transdisciplinaridade em educação. 2010.

Demais trabalhos
1.
MORAES, M. C. . Pesquisadora colaboradora Projeto EDIFID/Universidade de Barcelona. 2005 (pesquisadora colaboradora) .

2.
MORAES, M. C. . Pesquisadora visitante Universidade de Barcelona. 2002 (Pesquisadora visitante da Universidade de Barcelona) .

3.
MORAES, M. C. . Membro de Conselho Consultivo do NIED/UNICAMP. 1997 (Membro de Conselho Consultivo) .

4.
MORAES, M. C. . Membro Fundador do Instituto de Estudos do Futuro/São Paulo. 1996 (Membro de Conselho Consultivo) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MORAES, M. C.; COUTINHO, L. M.; SOUSA, C. A. M.. Participação em banca de Kelly Ramos de Souza Bitencourt. Novas sociabilidades e protagonismo juvenis: A escola vista do Ciberespaço. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília.

2.
MORAES, M. C.; PINTO, M. P.; Síveres, L.. Participação em banca de Maria Julia Batista de Holanda. A consciência espiritual no ato docente. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília.

3.
BRUNO, A. R.; MORAES, M. C.; CLARETO, S. M.. Participação em banca de Octávio Silvério de Souza Vieira Neto. Os sentidos da formação humana na cibercultura. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

4.
Síveres, L.; MORAES, M. C.; JESUS, W. F.; BORDIGNON, N. A.. Participação em banca de Livia Maria Rassi Cerce. A relação afetiva nos processos de ensino e aprendizagem entre professor e aluno das classes de alfabetização. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília.

5.
MORAES, M. C.; Síveres, L.; ARNT, R. M.. Participação em banca de Nilce Macedo da Graça Morgado. Coordenação pedagógica, cotidiano escolar e complexidade. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília.

6.
CAMARA, J.; MORAES, M. C.; Pereira, A.D. de A.. Participação em banca de Maurício Francisco dos Santos. O portifólio reflexivo eletrônico (blog) como suporte à qualidade profissional no âmbito da educação continuada de professores. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília.

7.
MORAES, M. C.; ARNT, R. M.; Carnielli, B.L.. Participação em banca de Cibele Galvão Santos. Estágio Supervisionado e complexidade: uma pesquisa em nivel de pós-graduação.. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília.

8.
MORAES, M. C.; TORRE, S. L.; Síveres, L.. Participação em banca de Olzeni Leite Costa Ribeiro. Complexidade e criatividade: Um olhar transdisciplinar. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília.

9.
Córdova, R.A.; MORAES, M. C.. Participação em banca de Rosana Carneiro Ferreira Medeiros. Para uma ecologia mais humana do professor readaptado. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

10.
MORAES, M. C.; Gonzalez_Rey, F; Cerqueira, T.C.S.. Participação em banca de Ana Maria Orofino Teles. Aspectos Subjetivos no Ensino/Aprendizagem de Bio Cibernética Bucal: uma investigação en um curso on-line. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

11.
MORAES, M. C.; ARNT, R. M.; Síveres, L.. Participação em banca de Lucicleide Araujo de Sousa Alves. Metodologia didática para o desenvolvimento de uma docência transdisciplinar. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília.

12.
MORAES, M. C.; Botelho, F.V.U.; Schlemmer,E.. Participação em banca de Leonardo Humberto Soares. Complexidade e autopoiese no Metaverso: Estratégias e cenários cognitivos. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília.

13.
MORAES, M. C.; PESCE, L. M.; ALEGRETTI, S. M. M.. Participação em banca de Rosimeire Moreira Vizentim. O recursos de linguagem como contribuição à construção de sentido entre formadores e professores em formação em ambientes virtuais. 2009. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

14.
MORAES, M. C.; PESCE, L. M.; Galvão, A.. Participação em banca de Ricardo Costa Macedo. A efetividade da educação a distância para o desenvolvimento do capital humano no Banco do Brasil. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília.

15.
MORAES, M. C.; PESCE, L. M.; Botelho, F.V.U.. Participação em banca de Sheila Schechtman. Mediação pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagem a partir da complexidade e do Pensamento Ecossistêmico. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília.

16.
MORAES, M. C.; BRUNO, A. R.; Alencar, E.M. L. S. de. Participação em banca de Eluiza Zanlorenzi. Estratégias didáticas inovadoras para uma aprendizagem integrada sob a ótica da complexidade e do pensamento ecossistêmico. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília.

17.
MORAES, M. C.; PESCE, L. M.; Hessel, A.M. G.. Participação em banca de Cristina Viyorino da Ros. A formação do gestor educacional da escola pública em ambientes virtuais de aprendizagem; trilhando caminhos na via da complexidade. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

18.
MORAES, M. C.; SCHLUNZEN, E. T. M.. Participação em banca de Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos. A formação de professores em serviço de uma escola da rede pública estadual para o trabalho com projetos utilizando as tecnologias da informação e da comunicação. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

19.
MORAES, M. C.; SANTOS, G. L.. Participação em banca de Cleovane Raimunda de Souza. Computadores, conhecimento e criatividade: comportamento criativo em crianças de ensino fundamental em situação de aprendizagem mediada por computadores. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

20.
MORAES, M. C.. Participação em banca de Carlos Gomes. A solidariedade como um dos princípios de formação de professores de biologia. 2007. Dissertação (Mestrado em educação ( currículo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

21.
MORAES, M. C.; ARNT, R. M.; PESCE, L. M.. Participação em banca de Acássia Araújo Barreto. Mediação pedagógica transdisciplinar: possiveis interfaces no trabalho docente em ambiente virtual. 2007. Dissertação (Mestrado em educação ( currículo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

22.
MORAES, M. C.; BRUNO, A. R.; BRANDAO, C. R.. Participação em banca de Maria Dolores Fortes Alves. Projeto Pedagógico TRansdisciplinar: Ressignificando valores, construindo caminhhos, despertando a autoria do humano do educador e educando. 2007. Dissertação (Mestrado em educação ( currículo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

23.
MORAES, M. C.; VALENTE, J. A.; ARNT, R. M.. Participação em banca de Maria de Fátima Lemos. Complexidade na formação permanente de educadores: articulando ferramentas de comunicação virtual ao trabalho pedagógico. 2007. Dissertação (Mestrado em educação ( currículo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

24.
MORAES, M. C.; NOGUEIRA, A.; PESCE, L. M.. Participação em banca de Patricia LImaverde Nascimento. Reencontrando o ser humano indiviso: Escola Vila e a educação eco-sistêmica e transdisciplinar. 2007. Dissertação (Mestrado em educação ( currículo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

25.
MORAES, M. C.; VALENTE, J. A.; SCHLUNZEN, E. T. M.. Participação em banca de Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos. A formação de professores de uma escola da rede pública em serviço utilizando as tecnologias da informação e da comunicação. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista.

26.
VALENTE, J. A.; MORAES, M. C.; PRADO, M. E.. Participação em banca de Ivete Picarelli. Formação de gestores educacionais em ambientes virtuais. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

27.
VALENTE, J. A.; PRADO, M. E.; MORAES, M. C.. Participação em banca de Ivete Picarelli. Qualidades emergentes na formação de gestores em ambientes de aprendizagem. 2006. Dissertação (Mestrado em educação ( currículo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

28.
MORAES, M. C.; SUDBRACK, M. F. O.; TEIXEIRA, C. M. F. S.. Participação em banca de Juliana Borges dos Santos. Redes sociais e fatores de risco e proteção para o envolvimento com drogas na adolescência: avaliação e abordagem no contexto da escola.. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília.

29.
MORAES, M. C.; VALENTE, J. A.; DAMBROSIO, U.. Participação em banca de Claudia Buongermino Fiorillo. Informatica educativa e jovens em liberdade assistida. 2005. Dissertação (Mestrado em educação ( currículo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

30.
MORAES, M. C.. Participação em banca de Jorge Fernando Schulman. Formação com/entre pares para o uso de tecnologias digitais na educação: a relação entre professores e multiplicadores no PROINFO de uma escola pública municipal em Belo Horizonte.. 2004. Dissertação (Mestrado em Didática) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

31.
MORAES, M. C.; FURLANETTO, E. C.; QUELUZ, A. G.. Participação em banca de Lais dos Santos Pinto Trindade. Alquimia dos processos de ensino-aprendizagem em química: um itinerário interdisciplinar e de transformação das matrizes pedagógicas. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo.

32.
MORAES, M. C.. Participação em banca de Tânia Tavares da Silva. Mediação pedagógica em ambientes telemáticos. 2003. Dissertação (Mestrado em educação ( curriculo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

33.
MORAES, M. C.. Participação em banca de Mônica Gardelli Franco. Aprender a amar: o quinto pilar do conhecimento na educação da bova era. Uma investigação interdisciplinar na visão de Paulo Freire e Maturana. 2003. Dissertação (Mestrado em educação ( currículo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

34.
MORAES, M. C.. Participação em banca de Lais dos Santos Pinto Trindade. A alquimia da química: uma busca interdisciplinar simbólica do ensino de química. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo.

35.
MORAES, M. C.. Participação em banca de Ângela Ferreira Schmidt. Trilha da vida e ambientes de aprendizagem: uma análise em busca de convergências. 2003. Dissertação (Mestrado em educação ( currículo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

36.
MORAES, M. C.. Participação em banca de Adriana Rocha Bruno. A linguagem emocional em ambientes telemáticos: tecendo a razão e a emoção na formação de educadores. 2002. Dissertação (Mestrado em educação ( currículo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

37.
MORAES, M. C.; DEMO, P.. Participação em banca de Alexandra Lilavati Pereira Okada. A construção coletiva do conhecimento como rede de significados em ambientes virtuais. 2002. Dissertação (Mestrado em educação ( currículo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

38.
MORAES, M. C.. Participação em banca de Angela Ada Barba Guelfi. O estresse e a formação do professor. 2000. Dissertação (Mestrado em educação) - Universidade Cidade de São Paulo.

39.
MORAES, M. C.. Participação em banca de Nely Aparecida Pereira da Silva. Capacitação de professores em serviço: uso do computador na educação continuada. 1999. Dissertação (Mestrado em educação ( currículo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

40.
MORAES, M. C.. Participação em banca de Ericka Corrêa Vitta. Conhecimento como rede e as inteligências múltiplas. 1998. Dissertação (Mestrado em educação) - Centro Universitário Salesiano de São Paulo.

41.
MORAES, M. C.. Participação em banca de Fábio Alberti Cascino. Principios interdisciplinares para a construção de uma educação virtual. 1998. Dissertação (Mestrado em educação ( currículo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

42.
MORAES, M. C.. Participação em banca de Luana Nogueira Le Roy. A internet na aprendizagem: uma aplicação em atividades pedagógicas para alunos do Ensino Fundamental. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

Teses de doutorado
1.
MORAES, M. C.; BATALLOSO, J. M.; MARIZ, R. S.; ARNT, R. M.. Participação em banca de Adriano José Hertzog Vieira. A Docência no Paradigma Educacional Emergente. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Católica de Brasília.

2.
MORAES, M. C.; MARIZ, R.; ARNT, R. M.; SUANNO, J. H.. Participação em banca de Michelle Jordão Machado. Cenários Formativos da Docência Transdisciplinar em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Católica de Brasília.

3.
Galvão, A.; ALONSO, L. B. N.; MORAES, M. C.; PEDERIVA, P. L. M.; CARNEIRO, M. H. S.. Participação em banca de Marcelo Silveira de Alcântara. Metacognição e Autorregulação na Graduação Universitária: Estratégias de estudo individual e ensino aprendizagem em contexto de iniciação à Expertise. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Católica de Brasília.

4.
TUNES, E.; MORAES, M. C.; JULIANO, C. I.; PEDERIVA, P. L. M.; SILVA, M. A.. Participação em banca de Lúcio Gomes Dantas. A Escola e a Opção pelos Pobres. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Católica de Brasília.

5.
TUNES, E.; MORAES, M. C.; PEDERIVA, P. L. M.; BARTHOLO JR., R. S.. Participação em banca de Lúcio Gomes Dantas. A Escola e a Opção pelos Pobres. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Católica de Brasília.

6.
MORAES, M. C.; Síveres, L.; CUNHA, C.; DIETRICH, M. G.; PINTO, M. P.. Participação em banca de João Henrique Suanno. Escolas criativas e transdisciplinares. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Católica de Brasília.

7.
MORAES, M. C.; VALENTE, J. A.; FAZENDA, I.; SANTO, R. E.; TORRE, S. L.. Participação em banca de Maria Dolores Fortes Alves. Construindo cenários e estrategias de aprendizagem integradoras (Inclusivas). 2013. Tese (Doutorado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

8.
MORAES, M. C.; Behrens M.A.; Brito G. S.; Torres, P. L.. Participação em banca de Celso Rogério Klammer. Formação continuada para a prática docente no paradigma da complexidade com uso das tecnologias da informação e comunicação. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

9.
MITJANS, A.; MORAES, M. C.; Virgolim, A.M.R.. Participação em banca de Ana Luiza Snoeck Neiva do Amaral. A construção da aprendizagem criativa no processo de desenvolvimento da subjetividade. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília.

10.
MORAES, M. C.; ALMEIDA, M. C.; Oliveira, J.S.; GERMANO, R. M.; Pereira, F.W.. Participação em banca de João Bosco Filho. As lições do vivo: A natureza e as ciências da vida. 2010. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

11.
MORAES, M. C.; FELDMAN, M.; PESCE, L. M.; PETRAGLIA, I. C.; LORIERI, M. A.. Participação em banca de Álvaro A Schmidt Neto. Sujeito, Natureza e Sociedade: Uma análise Pitagórica e TRansdisciplinar da Educaçao. 2009. Tese (Doutorado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

12.
CAVALCANTI, K. B.; ALMEIDA, M. C.; MORAES, M. C.; MOURA, A.; GERMANO, R. M.. Participação em banca de Ana Tânia Lopes Sampaio. O Universo encantado do cuidado na autopoiese docente: uma viagem epistemológica transdisciplinar. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

13.
MORAES, M. C.; ALBANO, S.; FURLANETTO, E. C.; FAZENDA, I.; PESCE, L. M.. Participação em banca de Enny José Pereira Parejo. Escuta Musical: Uma estratégia transdisciplinar privilegiada para sentipensar. 2008. Tese (Doutorado em educação ( curriculo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

14.
VALENTE, J. A.; MORAES, M. C.; ALMEIDA, M. E. B.; MASSETTO, M.; Kirner,C. Participação em banca de Tânia Rossi Garbin. Ambientes de comunicação alternativos com base na realidade aumentada para crianças com paralisia cerebral. 2008. Tese (Doutorado em educação ( curriculo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

15.
MORAES, M. C.; FURLANETTO, E. C.; VALENTE, J. A.; PLACCO, V. M. N. S.; BATISTA, S. H. S. S.. Participação em banca de Adriana Rocha Bruno. A aprendizagem do educador: estratégias para a construção de uma didática on-line. 2007. Tese (Doutorado em educação ( curriculo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

16.
MORAES, M. C.; VALENTE, J. A.; DAMBROSIO, U.; FURLANETTO, E. C.; SANTO, R. E.. Participação em banca de Rosamaria de Medeiros Arnt. Docência transdisciplinar: em busca de novos princípios para ressignificar a prática educacional. 2007. Tese (Doutorado em educação ( curriculo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

17.
MORAES, M. C.; FURLANETTO, E. C.; VALENTE, J. A.. Participação em banca de Roberta Galasso Nardi. Ressignificando a educação especial a partir da complexidade e do pensamento eco-sistêmico. 2007. Tese (Doutorado em educação ( curriculo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

18.
MORAES, M. C.; CHAVES, E.; FINI, M. I.; FELDMAN, M.; FAZENDA, I.. Participação em banca de Fernando Leme do Prado. Complexidade e metodologia de projetos: melhorando a prática docente em cursos de graduação tecnológica. 2007. Tese (Doutorado em educação ( curriculo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

19.
MORAES, M. C.; PESCE, L. M.; FURLANETTO, E. C.; BRUNO, A. R.; SERMANN, L. I. C.. Participação em banca de Duglas Wekerlin Filho. Complexidade, aprendizagem e medo: Base biológicas das emoções e dos sentimentos e a problemática educacional. 2007. Tese (Doutorado em educação ( curriculo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

20.
MORAES, M. C.; ALMEIDA, F.; SANTOS, R. C.; MACHADO, N. J.; FERNANDEZ, C. T.. Participação em banca de Alexandra Lilavati Pereira Okada. Cartografia investigativa: interfaces epistemológicas comunicacionais para mapear conhecimento em projetos de pesquisa. 2006. Tese (Doutorado em educação ( currículo)) - Pontificia Universidade Cat;ólica de São Paulo.

21.
MORAES, M. C.; VALENTE, J. A.; FURLANETTO, E. C.; PESCE, L. M.; PRADO, M. E.. Participação em banca de Maria Goreti Amboni Stadtlober. A formação continuada do educador virtual: Coerência epistemológica e ecologia do saber linguístico. 2006. Tese (Doutorado em educação ( curriculo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

22.
FAZENDA, I.; MORAES, M. C.; VALENTE, J. A.; FURLANETTO, E. C.. Participação em banca de Claudio Alex Fagundes da Silva. Indagando o sentido de presença e o sentido da presença na educação. 2006. Tese (Doutorado em educação ( curriculo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

23.
FURLANETTO, E. C.; VALENTE, J. A.; ALONSO, M.; MASSETTO, M.; MORAES, M. C.. Participação em banca de Tania Tavares-Silva. A comunidade virtual de aprendizagem como recurso para valorizar e resgatar a capacidade de pensar, interagir e construir do aprendiz. 2006. Tese (Doutorado em educação ( curriculo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

24.
MORAES, M. C.. Participação em banca de Suely Scherer. Uma estética possível para a educação bimodal: Aprendizagem e comunicação em ambientes presenciais e virtuais. 2005. Tese (Doutorado em educação ( currículo)) - Pontificia Universidade Cat;ólica de São Paulo.

25.
MORAES, M. C.; MARASCHIN, C.; AXT, M.. Participação em banca de Sônia Isabel Daudt. Da Uni-versidade para a Multi-versidade: Análise de redes de ação e convivência em uma proposta de graduação com o uso de um AVA,. 2005. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

26.
MORAES, M. C.; VALENTE, J. A.; LIMEIRA, T.; GETSCHKO, D.; BAIRON, S.. Participação em banca de Alexandre Campos Silva. Gestão de conhecimento:Linguagem, forma e impacto na comunicação em redes de informação. 2005 - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

27.
MORAES, M. C.; FAZENDA, I.; FURLANETTO, E. C.; SANTO, R. C. E.. Participação em banca de Vânia Medeiros Gasparello. Expandindo a consciência pelo caminho simbólico:Uma perspectiva interdisciplinar em educação. 2005. Tese (Doutorado em educação ( currículo)) - Pontificia Universidade Cat;ólica de São Paulo.

28.
MORAES, M. C.; SA, L. M.; MARTINS, L. C.; BARTHOLO JR., R. S.; VAZ, N. M.. Participação em banca de Eliane Mendes Guimarães. Pensando a educação ambiental com referência à Teoria de Humberto Maturana: A vivência do espaço relacional na comunidade de Samambaia/DF. 2004. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável) - Universidade de Brasília.

29.
MORAES, M. C.. Participação em banca de Ricardo Hage de Matos. O sentido da Práxis no Ensino e Pesquisa em Artes Visuais: Uma investigação Interdisciplina. 2003. Tese (Doutorado em educação ( curriculo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

30.
MORAES, M. C.. Participação em banca de Wania Clmente de Castro. Características de Um Ambiente Didático em Linha autogestor de Situações de Aprendizagem. 2003. Tese (Doutorado em educação ( curriculo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

31.
MORAES, M. C.. Participação em banca de Margareth de Fátima Maciel. Formação de professores do ensino fundamental: valorizando o prazer e a alegria nos ambientes de aprendizagem. 2003. Tese (Doutorado em educação ( curriculo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

32.
MORAES, M. C.. Participação em banca de Lucila Maria Pesce de Oliveira. Dialogia digital: buscando novos caminhos à formação docente em ambientes telemáticos. 2003. Tese (Doutorado em educação ( curriculo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

33.
MORAES, M. C.. Participação em banca de Maria Terezinha da C. Teixeira dos Santos. O regular da escola Regular: desafios na construção de uma escola para todos. 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

34.
MORAES, M. C.. Participação em banca de miriam Aparecida Romano Machado Teixeira. Prática docente e autonomia do aluno: uma relação a ser construída nos cursos de graduação. 2002. Tese (Doutorado em educação ( curriculo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

35.
MORAES, M. C.. Participação em banca de Claudia Negrão Pellegrino. Jogo Ecologia da Paz: criando ambientes para o desenvolvimento de redes de valores humanos. 2001. Tese (Doutorado em educação ( curriculo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

36.
MORAES, M. C.; VALENTE, J. A.; MASSETTO, M.; ALMEIDA, M. E. B.; PETRAGLIA, I. C.. Participação em banca de João José Evangelista Rabelo. Docência em engenharia: uma experiência de formação a partir do Pensamento Complexo. 2001. Tese (Doutorado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

37.
MORAES, M. C.. Participação em banca de Odiva Silva Xavier. A dimensão educativa nas relações entre pesquisa agropecuária-extensão rural e agricultura familiar. 2000. Tese (Doutorado em educação ( curriculo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

38.
MORAES, M. C.. Participação em banca de Tânia Calegaro. Ensino de arte e os projetos colaborativos via internet. 1999. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

39.
MORAES, M. C.. Participação em banca de Luis Paulo Leopoldo Mercado. Formação continuada de Professores para aprendizagem integrada em ambientes telemáticos. 1998. Tese (Doutorado em educação ( curriculo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

40.
MORAES, M. C.. Participação em banca de Elydio dos Santos Neto. Educação transpessoal: a dinâmica do pessoal e do transpessoal na ação pedagógica e na formação do professor. 1998. Tese (Doutorado em educação ( curriculo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

41.
MORAES, M. C.. Participação em banca de Rogério Antonio Garcia. O Ciberespaço: a dinâmica da informática e a aprendizagem colaborativa. 1998. Tese (Doutorado em educação ( curriculo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
MORAES, M. C.; CUNHA, C.; FURLANETTO, E. C.; MARIZ, R.; ARNT, R. M.. Participação em banca de Paula Pereira Scherre. (Trans)formação do ser docente-pesquisador: reconstrução da matriz pedagógica à luz da complexidade e da transdisciplinaridade. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Católica de Brasília.

2.
MORAES, M. C.; SIQUEIRA, H. C. H.; THOFERN, M. B.; BACKES, D. S.. Participação em banca de Diana Cecagno. Configurações dos projetos pedagógicos na formação do enfermeiro e sua interação com o ecossistema. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande.

3.
MORAES, M. C.; Botelho, F.V.U.; SUANNO, J. H.; MARIZ, R. S.. Participação em banca de Michelle de Jordão Machado. CENÁRIOS FORMATIVOS TRANSDISCIPLINARES EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: A BUSCA PELA METAFORMAÇÃO DISCENTE. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Católica de Brasília.

4.
Galvão, A.; MORAES, M. C.; GOMES, C. A. C.; PEDERIVA, P. L. M.; DIAS, A. A.. Participação em banca de Ive Carina Rodrigues Lima Brasil. Formação Profissional e Atuação de Professores iniciantes na Docência: Em estudo exploratório. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Católica de Brasília.

5.
Galvão, A.; MORAES, M. C.; PEDERIVA, P. L. M.; ALONSO, L. B. N.; CARNEIRO, M. H. S.. Participação em banca de Marcelo Silveira de Alcântara. Metacognição e Autorregulação na Graduação Universitária: Estratégias de Estudo Individual e Ensino-Aprendizagem em Contextos de Iniciação à Expertise. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Católica de Brasília.

6.
BATALLOSO, J. M.; MARIZ, R.; ARNT, R. M.; MORAES, M. C.. Participação em banca de Adriano José Hertzoc Vieira. A docência no paradigma educacional emergente. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Católica de Brasília.

7.
PETRAGLIA, I. C.; SOUZA, R. C. C. R.; MAGALHAES, S. M. O.; MORAES, M. C.. Participação em banca de Marilza Vanessa Rosa Suanno. Processos de inovação na educação superior sob a ótica da epistemologia da complexidade e da transdisciplinaridade. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Goiás.

8.
MORAES, M. C.; FURLANETTO, E. C.; Síveres, L.; TORRE, S. L.; CUNHA, C.. Participação em banca de João Henrique Suanno. Escolas criativas e práticas pedagógicas transdisciplinares e ecoformadoras. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Católica de Brasília.

9.
TUNES, E.; BARTHOLO, R.; MORAES, M. C.. Participação em banca de Lucio Gomes Dantas. A escola e a opção pelos pobres: revisitando a pobreza. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de Brasília.

10.
MORAES, M. C.; VALENTE, J. A.; FAZENDA, I.; TORRE, S. L.; SANTO, R. E.. Participação em banca de Maria Dolores Fortes Alves. (Trans)formação para a diversidade: construindo estratégias de aprendizagem integradoras e inclusivas. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

11.
MORAES, M. C.; Catalao, V.M.L.; MARTINS, L. C.. Participação em banca de Fabiana Mongeli Peneireiro. Educação para o século XXI: Reflexões a partir da experiência da Escola da Floresta, Rio Branco/Acre.. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de Brasília.

12.
ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. A.; MORAES, M. C.; MASSETTO, M.. Participação em banca de JOão José Evangelista Rabelo. Educaçaõ em Engenharia: uma reconceituação a partir do Pensamento Complexo.. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

13.
Collins, H.; MORAES, M. C.. Participação em banca de Maria Paula Salvador Wadt. Complexidade e organização nos ambientes on-line. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

14.
VALENTE, J. A.; MORAES, M. C.; FURLANETTO, E. C.; ALMEIDA, M. E. B.. Participação em banca de Guillermo Eduardo Arancibia Canales. Formação docente: O processo de aprender e construir conhecimento docente em ambientes presencial, com apoio informático virtual, e mudança epistemológica. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em educação ( curriculo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

15.
MORAES, M. C.; CHAVES, E.; FELDMAN, M.; FINI, M. I.. Participação em banca de Fernando Leme do Prado. Práticas pedagógicas para cursos de educação tecnológica. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em educação ( curriculo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

16.
MORAES, M. C.; FAZENDA, I.. Participação em banca de Dirce Encarnación Tavares. Histórias de vida de idosos na Comtemporaneidade: Uma investigação interdisciplinar. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em educação ( curriculo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

17.
MORAES, M. C.; FURLANETTO, E. C.; PESCE, L. M.; ALBANO, S.. Participação em banca de Enny José Pereira Parejo. Escuta Musical: uma estratégia Transdsiciplinar privilegiada para o Sentipensar. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em educação ( curriculo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

18.
MORAES, M. C.; VALENTE, J. A.. Participação em banca de Tânia Rossi Garbin. Adaptação curricular baseada na realidade aumentada para crianças com paralisia cerebral. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em educação ( curriculo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

19.
MORAES, M. C.; VALENTE, J. A.; FURLANETTO, E. C.. Participação em banca de Tania Tavares-Silva. A gênese de uma comunidade virtual de aprendizagem: uma experiência da FUNDAP. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em educação ( curriculo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

20.
FURLANETTO, E. C.; VALENTE, J. A.; MORAES, M. C.; PLACO, V. M.. Participação em banca de Adriana Rocha Bruno. Didática on-line e a aprendizagem experiencial. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em educação ( curriculo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

21.
MORAES, M. C.; BIANCHINI, D.; SILVA, D.; AMARAL, S. F.; MAHER, J. P.. Participação em banca de Ricardo Antunes de Sá. Educação a Distância:Estudo exploratório e analítico de curso de graduação na área de formação de professores. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

22.
FURLANETTO, E. C.; FAZENDA, I.; MORAES, M. C.; VALENTE, J. A.. Participação em banca de Claudio Alex Fagundes da Silva. O sentido de Presença _ Contemporâneo e no Contexto Educacional. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em educação ( curriculo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

23.
DAMBROSIO, U.; MORAES, M. C.; VALENTE, J. A.; FURLANETTO, E. C.; SANTO, R. E.. Participação em banca de Rosamaria de Medeiros Arnt. Docência transdisciplinar. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em educação ( curriculo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

24.
MORAES, M. C.; VALENTE, J. A.; FURLANETTO, E. C.. Participação em banca de Roberta Galasso Nardi. A complexidade na educação especial: pressupostos para a construção do paradigma da inclusão. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em educação ( curriculo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

25.
MORAES, M. C.. Participação em banca de Suely Scherer. Uma estética possível para a educação bimodal: Aprendizagem e comunicação em ambientes presenciais e virtuais. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em educação ( currículo)) - Pontificia Universidade Cat;ólica de São Paulo.

26.
MORAES, M. C.; MARASCHIN, C.. Participação em banca de Sheyla Costa Rodrigues. Saberes e práticas docentes na rede de conversação. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

27.
MORAES, M. C.. Participação em banca de Juliane Corrêa. Análise das Arquiteturas dos ambientes de Ensino-Aprendizagem. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

28.
MORAES, M. C.; VALENTE, J. A.. Participação em banca de Wania Clemente de Castro. Características de um ambiente didático em linha autogestor de situações de aprendizagem. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em educação ( curriculo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

29.
MORAES, M. C.. Participação em banca de Claudia Negrão Pellegrino. Jogo Ecologia da Paz: criando ambientes para o desenvolvimento de valores humanos. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em educação ( curriculo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

30.
MORAES, M. C.. Participação em banca de Maria Terezinha da Consolação Teixeira dos Santos. O regular da escola regular: desafios na construção de uma escola para todos. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

31.
MORAES, M. C.. Participação em banca de Maria Elizabeth Biaconcini de Almeida. O computador na escola: contextualizando a formação de professores. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em educação ( curriculo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI FÒRUM INCREA: Escoles i aules creatives.Creatividad y transdisciplinariedad: nuevos fundamentos, perspectivas y lenguajes. 2014. (Simpósio).

2.
Desafios éticos en un mundo complejo.Ética, complejidad y transdisciplinariedad. 2013. (Seminário).

3.
Desafios éticos en un mundo complejo.Taller de reflexión y analisis de la ética. 2013. (Seminário).

4.
Pedagogia das Virtudes frente aos novos desafios éticos da educação do ão século XXI.A pedagogia das virtudes e os novos desafios éticos em um mundo complexo, plural e digital. 2013. (Seminário).

5.
Pedagogia das virtudes e transdisciplinaridade.Pedagogia das Virtudes e a transdisciplinaridade. 2013. (Seminário).

6.
VII ENELUD Encontro de Educação e Ludicidade.Ludicidade e transdisciplinaridade. 2013. (Encontro).

7.
V Congreso Internacional de Transdisciplinariedad, Complejidad y Ecoformación. Ecologia de los Saberes: Complejidad, transdisciplinariedad y educación. 2012. (Congresso).

8.
V Congreso Internacional de Transdisciplinariedad, Complejidad y Ecoformación. Palestra de Abertura. 2012. (Congresso).

9.
II Simposio Internacional del Pensamiento Complejo: vias para la gran metamorfosis en defensa de la vida.Politicas de civilización y politicas de humanidad para la gran metamorfosis. 2012. (Simpósio).

10.
II Simposio Internacional del Pensamiento Complejo: vias para la gran metamorfosis en defensa de la vida.El pensamiento complejo y la reforma de la educación. 2012. (Simpósio).

11.
Tributo a um Pensamento do SUL.Ressonâncias do Pensamento do Sul. 2012. (Simpósio).

12.
Tributo a um Pensamento do SUL.Transdisciplinaridade, cultura e educação. 2012. (Simpósio).

13.
Encontro Internacional Transdisciplinariedad y Pensamiento Complejo.Transdisciplinariedad y complejidad en la Educación. 2012. (Encontro).

14.
Seminário Internacional Transdisciplina, Pensamiento Complejo y la universidad del siglo XXI.La complejidad y la transdisciplinariedad en la universidad del siglo XXI. 2011. (Seminário).

15.
Bodas de Oro Institucional Universidad Nacional San Luis Gonzaga de Ica.Ecolocia de los Saberes: Compleijidad, transdisciplinariedad y educación. 2011. (Simpósio).

16.
Para um Pensamento do Sul: Diálogos com Edgar Morin.Contribuições para o Pensamento do Sul. 2011. (Encontro).

17.
III Fórum Internacional. Innovación y Creatividad.En busca de claves transformadoras y su aplicación a la profesión y a la vida. 2011. (Outra).

18.
III Fórum Internacional Innovación y Creatividad.A resiliência como caminho da consciência e da criatividade. 2011. (Outra).

19.
4 Congreso Internacional Transdisciplinariedad, Complejidad y ecoformación. Transdisciplinariedad y Complejidad en la Educación. 2010. (Congresso).

20.
4 Congreso Internacional Sobre TRansdisciplinariedad, Complejiddad y Ecoformación. Docencia transdisciplinar: una práctica construida a partir de la complejidad. 2010. (Congresso).

21.
Congreso Internacional Educación, Complejidad y transdisciplinariedad. Ecologia dos Saberes: Complexidade, transdisciplinaridade e educação. 2010. (Congresso).

22.
Os sete saberes necessários à educação do presente. Ecologia dos Saberes: Complexidade, transdisciplinaridade e educação. 2010. (Congresso).

23.
Seminário sobre Ecoformación.Fundamentos de la Ecoformación. 2010. (Seminário).

24.
Seminário de PLanejamento e Avaliação na perspectiva da complexidade e da transdisciplinaridade.palestra. 2010. (Seminário).

25.
I Encontro Internacional de Ciências Eco-espirituais.A eeducação numa perspectiva transdisciplinar. 2010. (Encontro).

26.
II Fórun Internacional y V Jornadas Innovación e Creatividad.Formación del docente transdisciplinar. 2010. (Outra).

27.
Les sept réformes nécessaires au XXI siècle.Ensinar a Condição Humana. 2010. (Outra).

28.
Educants i educadors: creuant les fronteres educatives. Quina formació de persones adultes per a quina societat.Complexitat i aprennentatge en la formació de persones adultes al segle XXI. 2009. (Seminário).

29.
EDUCAR EN UNA REALITAT COMPLEXA, INCERTA I PLURAL.Complexidade e aprendizagem na educação de pessoas adultas no século XXI. 2009. (Seminário).

30.
Programa de Doutorado: Diversidad y Cambio en Educación.El aula como expresión de convivencia y transformación. 2009. (Oficina).

31.
Semana de Capacitação de Facilitadores de Aprendizagem.O paradigma educacional emergente. 2009. (Encontro).

32.
1º Encontro Nordestino de Educação e Cidadania.Educação para a melhoria da qualidade de vida numa visão inclusiva. 2009. (Encontro).

33.
1ºEncontro Nordestino de Educação e Cidadania.Ecologia dos Saberes e Educação Biocêntrica. 2009. (Encontro).

34.
Encontro Acadêmico.Ecologia dos Saberes: Complexidade, Transdisciplinaridade e eeducação.. 2009. (Encontro).

35.
Inauguração da Escola Girassol de Alto Paraiso.A escola de temos e a escola que queremos.. 2009. (Outra).

36.
Forum Internacional sobre Transdisciplinaridad y ecoformación en la práctica: buscando la innovación y la creatividad docente.El aula como expresión de convivencia y de transformación. 2009. (Outra).

37.
Sentido, sensibilidade, sustentabilidade em educação: por uma nova consciência.Palestrante. 2009. (Outra).

38.
Nuevas Bases para el diseño de los planes de estudio en el EEES y su incidencia en el sistema educativo (Ecoformación, transdisciplinariedad e interculturalidad). Ecologia de los Saberes: Transdisciplinariedad y ecoformación y su projección en el sistema educativo. 2008. (Congresso).

39.
Educador 2008. Reencantar criativamente a educação a aprtir do sentipensar. 2008. (Congresso).

40.
Congresso de processo de aprendizagem. Complexidade e transdisciplinaridade nos processos de aprendizagem. 2008. (Congresso).

41.
Congresso de Tecnologia Educacional Aplicada à sala de aula. Paradigmas emergentes na educação: O aporte das tecnologias educacionais. 2008. (Congresso).

42.
Congresso Internacional de Transdisciplinaridade, complexidade e educação. Palestra de Abertura: Transdisciplinaridade, complexidade e educação. 2008. (Congresso).

43.
19º Congresso e Feira de Educação do SINPEEM. Convivendo com harmonia e sintonia. 2008. (Congresso).

44.
ATUALIZAÇÃO PEDAGÓGICA.Ambientes de aprendizagem como espaços de convivência e transformação.. 2008. (Simpósio).

45.
Encontro de Educação Continuada, Flexível e a Distância.Processos de construção do conhecimento em ambientes virtuais e novos paradigmas da ciência. 2008. (Encontro).

46.
Complejidad y modelo pedagógico.El aula como expresión de convivencia y transformación. 2008. (Outra).

47.
I Congreso Internacional de Innovación Docente: Transdisciplinaridad y ecoformación. Ecologia de los saberes: complejidad, transdisciplinarieda y educación. 2007. (Congresso).

48.
1º Congresso Internacional de Inovação em Educação. Formação docente, tecnologias digitais e novos paradgmas. 2007. (Congresso).

49.
Seminário de Educação: Todos pela educação na escola de qualidade.Reencantando a educação a partir de novos paradigmas. 2007. (Seminário).

50.
Todos pela educação na escola de qualidade.Educar para sentipensar. 2007. (Seminário).

51.
Todos pela Educação na Escola de Qualidade.Plano de metas e compromisso de todos pela educação. 2007. (Seminário).

52.
V Simpósio Internacional de Educaçao do Ceará.Sentipensar: Fundamentos e estratégias para reencantar a educaçao. 2007. (Simpósio).

53.
V Simpósio Internacional de Educação do Ceará.Sentipensar: Fundamentos e estratégias para reencantar a educação.. 2007. (Simpósio).

54.
Taller en el Departamento de Didáctica y Organización Educativa.La formación del educador transdisciplinar. 2007. (Oficina).

55.
3º Encontro do ARTEDUCA.Formação Docente, tecnologias digitais e novos paradigmas. 2007. (Encontro).

56.
Biodanza XVIII Encontro Nordestino "O impossível acontece".Reencantando a educação a partir de novos paradigmas. 2007. (Encontro).

57.
VII Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Educação.Ecologia dos saberes: Complexdidade, transdisciplinaridade e educação. 2007. (Outra).

58.
Videoconferencia Revista Catalana de Pedagogia.El paradigma educatiu emergent: Implicacions en la didàctica del segle XXI. 2007. (Outra).

59.
III Congreso Internacional de Creatividad: Innovación en la Sociedad y en la Empresa. III Congreso Internacional de Creatividad. 2006. (Congresso).

60.
Congresso Mineiro de Biodiversidade. Pensamento Eco-Sistêmico: educação, aprendizagem e cidadania no século XXI. 2006. (Congresso).

61.
Encontro Internacional de Professores Formadores do PROFORMAÇÃO. Mudança nos paradigmas educacionais. 2006. (Congresso).

62.
Educação Interativa.Formação docente, tecnologias digitais e novos paradigmas. 2006. (Seminário).

63.
II ENcontro Nacional do Conselho Brasileiro para Superdotação.Ambientes virtuais e criatividade. 2006. (Encontro).

64.
II JORNADAS DE INNOVACIÓN UNIVERSITÁRIA: TRANSDISCIPLINARIDAD.Interdisciplinariedad y transdisciplinariedad en la eeducación superior. 2006. (Outra).

65.
E´vietato uccidere la mente dei bambini. Las condiciones de la infancia hoy e las contribuiciones del pensamiento ecosistémico. 2005. (Congresso).

66.
Educar para transformar; Evaluar para aprender. Evaluación: Relación entre calidad y evaluación en el marco del paradigma educacional emergente y los desafios del futuro. 2005. (Congresso).

67.
VI Curso de Invierno: Identidad, multiculturalidad y educación.Complejidad y mediación pedagógica: Nuevas perspectivas a la educación intercultural. 2005. (Seminário).

68.
VI Seminário Internacional Itinerante de Educação: Aprendizagem e Vida.O Pensamento Eco-Sistêmico: religando vidas e abrindo novos portais. 2005. (Seminário).

69.
VI Seminário Internacional Itinerante de Educação: Aprendizagem e Vida.O Pensamento Eco-Sistêmico: religando vidas e abrindo novos portais. 2005. (Seminário).

70.
VI Seminário Interancional Itinerante de Educaçaõ: Aprendizagem e Vida.O Pensamento Eco-Sistêmico: religando vidas e abrindo novos portais. 2005. (Seminário).

71.
O Paradigma Educacional Emergente.Os Paradigmas Emergentes em Educação. 2005. (Seminário).

72.
Capacitação Docente na PUCRS.Um novo paradigma para um novo século. 2005. (Seminário).

73.
II encontro Internacional de Educação de Rosário do SUL.A escola como organização viva: Ressignificando o conhecimento e as relações através da teoria eco-sistêmica. 2005. (Seminário).

74.
2º Seminário de Inclusão Digital do Espírito Santo.Um novo paradigma educacional para um novo século. 2005. (Seminário).

75.
O poder que conecta.Cultura de Paz e Educação do Futuro. 2005. (Encontro).

76.
SEMANA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS.Os Paradigmas Emergentes em Educação. 2005. (Outra).

77.
5ª Educ@tica: Tecnologias da Informação e da Comunicação Educacional. Tecendo a rede, mas com que paradigma?. 2004. (Congresso).

78.
Seminário de Pesquisa Paradigma Educacional Emergente.Paradigma Educacional Emergente. 2004. (Seminário).

79.
Inter e transdisciplinaridad en la educación superior.Inter e transdisciplinaridad en la educación superior: Fundamentos, conceptos, problemas y práticas. 2004. (Seminário).

80.
Seminário sobre Desenvolvimento Humano.Educar na biologia do amor e da solidariedade. 2004. (Seminário).

81.
Seminário de Desenvolvimento Humano.O paradigma educacional emergente. 2004. (Seminário).

82.
seminário de desenvolvimento humano.Sentipensar: fundamentos e estratégias para reencantar a educação. 2004. (Seminário).

83.
Investigar e innovar en educación bajo el enfoque de la complejidad.Como investigar en educación bajo el paradigma educacional emergente. 2004. (Seminário).

84.
Seminário Investigar e Innovar en educación.Paradigma Educacional Emergente: Algumas implicações na educação e na pesquisa. 2004. (Seminário).

85.
IV Encontro de Iniciação à Docência.Reencantando a educação a partir de novos paradigmas da ciência. 2004. (Encontro).

86.
IV Encontro de Iniciação à Docência.Educando desde e para a vida. 2004. (Encontro).

87.
Curso de Especialização Tecnologias Interativas Aplicadas em Educação.Tecendo a rede, mas com que paradigma?. 2004. (Outra).

88.
VIII Seminário Internacional da Qualidade na Educação.Educando na Biologia do Amor e da Solidariedade. 2003. (Seminário).

89.
XIX Semana de Educação Matemática.Reencantando a Educação a partir de novos paradigmas da ciência. 2003. (Seminário).

90.
1º Simpósio de Educação, Valores Humanos e Espiritualidade.Educar na Biologia do Amor e da Solidariedade: a questão da emergência e da transcendência. 2003. (Simpósio).

91.
Encontro de Educação a Distancia.Rompendo a dicotomia entre o virtual e o presencial,. 2003. (Encontro).

92.
Encontro Internacional de Educadores.Educação no século XXI. 2003. (Encontro).

93.
Encontro de Educadores da FAMEC.Paradigma complexo ou eco-sistêmico?. 2003. (Encontro).

94.
curso de Especialização em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação,.Reencantando a educação a partir de novos paradigmas da ciência. 2003. (Outra).

95.
III Congresso Educativo da Universidade Interamericana de Costa Rica. Tejiendo la red: Pero con qué paradigma?. 2002. (Congresso).

96.
III Congresso Educativo da Universidade Interamericana de Costa Rica. Palestra de Abertura: Estratégias para reencantar la educación. 2002. (Congresso).

97.
VII Semana Acadêmica. Palestra de Abertura:Tecnologia, ciência e educação na Amazônia: novos paradigmas que se estruturam,. 2002. (Congresso).

98.
Palestra Secretaria de Educação.Reencantando a educação a partir de novos paradigmas da ciência. 2002. (Seminário).

99.
Paradigma Emergentes.A realidade do entorno social: Novas Perspectivas em formação, em currículo e em avaliação.. 2002. (Seminário).

100.
El paradigma emergente.El paradigma Emergente y el diálogo educativo,. 2002. (Seminário).

101.
Conferência proferida na Universidade de Barcelona.Bases y fundamentos del paradigma educativo emergente. 2002. (Outra).

102.
Palestra no curso de Avaluació i qualitat.Palestra Paradigma educatiu emergent:implicacions didàctica i en avaluación educativa. 2002. (Outra).

103.
Curso de especializaÇão em Informática na Educação.Reencantando a educação a partir de novos paradigmas. 2001. (Seminário).

104.
Seminário realizado junto ao Departamento de Didática da UB.Paradigma educativo emergente. 2001. (Seminário).

105.
Palestra Secretaria de Educação de São Paulo.Palestra Tecendo a rede, mas com que paradigma?. 2001. (Seminário).

106.
Seminário de Atualização Didático Pedagógica.Reencantando a educação a partir de novos paradigmas da ciência. 2001. (Seminário).

107.
I COngresso Internacional de Telemática na Educação.Palestra Tecendo a rede, mas com que paradigma?. 2001. (Outra).

108.
Conferencia internacional n Universidade de Barcelona.Conferencia Aprendiendo a disfrutar del aprendizaje y de la vida. 2001. (Outra).

109.
Education for future. Weaving the net, but with what paradigm?. 2000. (Congresso).

110.
III SEminário Internacional de Educação. Conferência Reencantando a educação a partir de novos paradigmas. 2000. (Congresso).

111.
Conferencia na Universidade Estadual da Bahia.Conferencia O paradigma educativo emergente. 2000. (Seminário).

112.
XVI semana Pedagógica: A construção do conhecimento.Reencantando a educação a partir de novos paradigmas. 2000. (Seminário).

113.
SEminário da secretaria de educação de Rio Negro/PR.Conferência O paradigma educacional emergente. 2000. (Seminário).

114.
Curso Mudança na Escola.Reencantando a educação a partir de novos paradigmas. 2000. (Seminário).

115.
El paradigma educativo emergente.El paradigma educativo emergente. 1999. (Seminário).

116.
O paradigma educativo emergente.O paradigma educativo emergente. 1999. (Seminário).

117.
Educação no proximo milênio e as novas tecnologias no Ensino a Distância.Construindo uma cultura de educação a distância. 1999. (Seminário).

118.
seminário de Educação Continuada no Limiar do século XXI.O enfoque reflexivo e a questão do desenvolvimento humano. 1999. (Seminário).

119.
Fórum de Educação Ambiental.Palestra de Abertura O Paradigma educacional emergente e suas implicações na educação ambiental. 1999. (Outra).

120.
Workshop O Paradigma Educacional Emergente.Workshop O paradigma educacional emergente. 1999. (Outra).

121.
Fórum de debates Novas Tecnologias na Educação.O Paradigma educacional emergente. 1998. (Outra).

122.
Mesa redonda no Instituto de estudos do Futuro.Mesa redonda Caminhos para o Futuro da Educação. 1998. (Outra).

123.
Aula Inaugural do Programa de Pós Graduação em Educação.Aula Inaugural O paradigma educacional emergente. 1998. (Outra).

124.
Palestra.Palestra O sagrado, a Educação e a Ecologia do SER. 1998. (Outra).

125.
INFO/EDUCAR. Ecologia Cognitiva. 1997. (Congresso).

126.
Educador/97. Novas tecnologias da Informação e da Comunicação e a Política Governamental. 1997. (Congresso).

127.
IV Congresso Internacional de Educação. Implatação da Informática em grandes sistemas públicos de ensino. 1997. (Congresso).

128.
Semana do Padrão Referencial Curricular.O paradigma emergente e o currículo escolar. 1997. (Seminário).

129.
Seminário de atualização dos professores do Programa Salto para o Futuro.O Paradigma educacional emergente: implicações na formação do professor. 1997. (Seminário).

130.
X Encuentro Latino Americano de Informática e Indústria de Información.O paradigma educacional emergente. 1997. (Encontro).

131.
Informática 2000.Participação em Conferência Internacional a convite do BID. 1997. (Encontro).

132.
Curso de especialização em Informática na Educação.Tecnologia, informação e sociedade. 1997. (Outra).

133.
Curso de Especialização em Informática na Educação.Edúcação a Distância: Presença Virtual ou Ensino a Distância. 1997. (Outra).

134.
III curso de especialização de Informática na Educação.Por uma nova ecologia cognitiva. 1997. (Outra).

135.
III curso de especialização em informática na educação.Educação para uma Era das Relações. 1997. (Outra).

136.
EDUICANDO/94. O novo paradigma eos ambientes de aprendizagem informatizados. 1994. (Congresso).

137.
Conferência Internacional de Educação do Futuro. A escola expandida. 1993. (Congresso).

138.
45 reunião da SBPC. A apropriação da informática pela escola pública brasileira. 1993. (Congresso).

139.
Educação a Distância: uma alternativa para o desenvolvimento de pessoas.Os novos paradigmas e a educação do futuro. 1993. (Seminário).

140.
III Congresso Nacional de Educação Tecnológica.Informática Educativa no Brasil. 1993. (Seminário).

141.
Simpósio de Informa'tica e Educação: uma nova leitura dos fatos.Informática educativa no Brasil: uma nova leitura dos fatos. 1993. (Simpósio).

142.
Encontro Nacional de Educação Tecnológica.O novo paradigma e os ambientes de aprendizagem informatizados. 1993. (Encontro).

143.
Palestra na IBM.Política de Informática na Educação. 1993. (Encontro).

144.
Encontro Nacional de Educação Especial.Política de Informática na Educação. 1993. (Encontro).

145.
Encontro Pedagogia dos Meios.Informática educativa eo desenvolvimento da criatividade. 1992. (Encontro).

146.
43 Reunião da SBPC. Política Brasileira de Informática na Educação. 1991. (Congresso).

147.
I Congresso Nacional de Psicologia Escolar. O escolar e o computador. 1991. (Congresso).

148.
Congresso Nacional de Informática. Recursos Humanos em Informática na educação. 1991. (Congresso).

149.
II Reunião Interamericana de Informática Educativa.Conferência O Projeto Educom e os seus resultados. 1991. (Outra).

150.
seminário de Informática educativa.Capacitação de Recursos humanos em Informática na Educação. 1985. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MORAES, M. C. ; EMEDIATO, C. ; DAMBROSIO, U. ; DISKIN, L. . Educação do Futuro 20 anos: Amor & Inteligência Criativa. 2014. (Congresso).

2.
MORAES, M. C. ; SALINAS, T. ; TORRE, S. L. . VI Congreso Internacional sobre TRansdisciplinariedad, Complejidad y Ecoformación. 2014. (Congresso).

3.
TORRE, S. L. ; MORAES, M. C. ; Pujol, M.A. . VI FÒRUM INCREA: Escoles i aules creatives. 2014. (Outro).

4.
TORRE, S. L. ; Pujol, M.A. ; MORAES, M. C. . III Fórum Internacional. Innovación y Creatividad. 2011. (Outro).

5.
MORIN, E. ; PINEAU, G. ; MORAES, M. C. ; TORRE, S. L. . IV Congresso Internacional de Transdisciplinariedad, Complejidad y Ecoformación. 2010. (Congresso).

6.
TORRE, S. L. ; MORAES, M. C. . II Forum Internacional y V Jornadas Innovación Y creatividad. 2010. (Outro).

7.
MORAES, M. C. ; BATALLOSO, J. M. ; ALMEIDA, M. C. ; ARNT, R. M. . Os sete saberes necessários à educação do presente. 2010. (Congresso).

8.
Gonzalez, J.M. ; MORAES, M. C. ; TORRE, S. L. . Congresso Internacional Educación, complejidad y transdisciplinariedad. 2010. (Congresso).

9.
MORAES, M. C. ; BATALLOSO, J. M. ; Barreto M. . Curso Sentido, sensibilidade, sustentabilidade e transdisciplinaridade na educação. 2009. (Outro).

10.
MORAES, M. C. ; TORRE, S. L. ; TEJADA, J. ; MEDINA, A. ; Sevillano, M.L. ; MALLART, J. . Nuevas Bases para el diseño de los planes de estudio en el EEES y su incidencia en el sistema educativo. 2008. (Congresso).

11.
MORAES, M. C. ; TORRE, S. L. . Congresso Internaiconal de Transdisciplinaridade, complexidade e educação. 2008. (Congresso).

12.
MORAES, M. C. ; VALENTE, J. A. ; TORRE, S. L. . Taller sobre "La utilizació del software CHIC para el analisi de registres textuals en ambients virtuals per la formació docent i per la investigació qualitiativa". 2008. (Outro).

13.
TORRE, S. L. ; MORAES, M. C. ; FURLANETTO, E. C. ; FAZENDA, I. ; MORIN, E. ; Roger, E. ; PINEAU, G. . I Congreso Internacional de Innovación Docente: Transdisciplinaridad y Ecoformación. 2007. (Congresso).

14.
MORAES, M. C. ; TORRE, S. L. ; FURLANETTO, E. C. ; MASSETTO, M. ; PESCE, L. M. ; VALENTE, J. A. . Pesquisando a partir da Complexidade e da Transdisciplinaridade. 2007. (Congresso).

15.
FURLANETTO, E. C. ; MORAES, M. C. ; TORRE, S. L. . II Fórum Pesquisando educação a partir da complexidade e da transdisciplinaridade. 2007. (Outro).

16.
MORAES, M. C. . Organização de Conferência Internacional: "The Future of our Children". 2000. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Paulo Correia Mendes. Criatividade e design. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Marilza Vanessa Rosa Suanno. Complexidade. Início: 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Católica de Brasília. (Orientador).

2.
Paula Pereira Scherre. (Trans)formação do ser docente-pesquisador: reconstrução da matriz pedagógica à luz da complexidade e da transdisciplinaridade. Início: 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Católica de Brasília. (Orientador).

3.
Daniel Barbosa do Santos. Desafios do eco-sistema virtual transdisciplinar: emergências teórico-epistemológicas à luz do pensamento complexo.. Início: 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Católica de Brasília. (Orientador).

4.
Sheila Schechtman. Complexidade e Transdisciplinaridade: teorias e práticas pedagógicas como base para elaboração de currículos e formação de professores. Início: 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Católica de Brasília. (Orientador).

5.
Patricia Limaverde Nascimento. Pedagogia Ecossistêmica: prática pedagógica transdisciplinar da Escola VILA. Início: 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Católica de Brasília. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Maria Julia Batista de Holanda. Consciência Espiritual no Ato Docente. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, . Orientador: Maria Candida Borges de Moraes.

2.
Loianne Cristiny Morais de Magalhães Ferreira. Ressignificando as matrizes pedagógicas dos professores de educação fundamental.. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, . Orientador: Maria Candida Borges de Moraes.

3.
Nilce Macedo da Graça Morgado. Coordenação pedagógica, cotidiano escolar e complexidade. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, . Orientador: Maria Candida Borges de Moraes.

4.
Cibele Galvão Santos. Estágio supervisionado e complexidade: uma pesquisa em nivel de pós-graduação. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, . Orientador: Maria Candida Borges de Moraes.

5.
Olzeni Leite Costa Ribeiro. Complexidade e Criatividade. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, . Orientador: Maria Candida Borges de Moraes.

6.
Lucicleide Araújo de Sousa Alves. Metodologia didática transdisciplinar para o desenvolvimento de uma docência transdisciplinar. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, . Orientador: Maria Candida Borges de Moraes.

7.
Leonardo Humberto Soares. Complexidadee autopoiese no Metaverso: Estratégias e Cenários Cognitivos. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, . Orientador: Maria Candida Borges de Moraes.

8.
Eluiza Zanlorenzi. Estratégias didáticas inovadoras para uma aprendizagem integrada sob a ótica da complexidade e do pensamento ecossistêmico. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Candida Borges de Moraes.

9.
Sheila Schechtman. Mediaçao pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagem. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, . Orientador: Maria Candida Borges de Moraes.

10.
Ricardo Costa Macedo. A efetividade da educação a distância para o desenvolvimento do capital humano no Banco do Brasil. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, . Orientador: Maria Candida Borges de Moraes.

11.
Patricia Limaverde Nascimento. Educação Eco-Sistêmica e Transdisciplinar: Práticas e resultados em 26 anos de trabalho da Escola Vila. 2008. Dissertação (Mestrado em educação ( currículo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Candida Borges de Moraes.

12.
Severino Vilar de Albuquerque. Formação continuada, novos olhares e novos fazeres: tempos e espaços de construções e significados. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, . Orientador: Maria Candida Borges de Moraes.

13.
Daniel Barbosa Santos. Indicadores de qualidade nos processos de ensinoáprendizagem virtual: a necessidade de mudança de paradigmas educacionais. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, . Orientador: Maria Candida Borges de Moraes.

14.
Acássia Araújo Barreto. Mediação pedagógica transdisciplinar: possiveis intercaes no trabalho docente em ambiente virtual de aprendizagem. 2008. Dissertação (Mestrado em educação ( currículo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Candida Borges de Moraes.

15.
Maria de Fátima Lemos. Complexidade na formação permanente de educadores: articulando ferramentas de comunicação virtual ao trabalho pedagógico. 2007. Dissertação (Mestrado em educação ( currículo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Candida Borges de Moraes.

16.
Ivete Picarrelli. Qualidades emergentes na formação de gestores em ambientes virtuais. 2006. Dissertação (Mestrado em educação ( currículo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Candida Borges de Moraes.

17.
Claudia Buongermino Filho. Construção do conhecimento em ambientes de aprendizagem informatizados com jovens em liberdade assistida. 2005. Dissertação (Mestrado em educação ( currículo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Candida Borges de Moraes.

18.
Mônica Gardelli Franco. Aprender a amar: O quinto pilar do conhecimento na Educação da Nova Era: uma investigação interdisciplinar na visão de Paulo Freire e Humberto Maturana,. 2003. Dissertação (Mestrado em educação ( currículo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Candida Borges de Moraes.

19.
Angela Schmidt. Trilha da Vida e Ambientes de Aprendizagem: uma análise em busca de convergência.. 2003. Dissertação (Mestrado em educação ( currículo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Candida Borges de Moraes.

20.
Alexandra Lilavati Okada. : Redes de Significados: a construção coletiva de conhecimentos em ambientes virtuais. 2002. Dissertação (Mestrado em educação ( currículo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Maria Candida Borges de Moraes.

21.
Sanmya Feitosa Tajra. Comunidades virtuais: um fenômeno social autopoiético na sociedade do conhecimento, na. 2002. Dissertação (Mestrado em educação ( currículo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Candida Borges de Moraes.

22.
Adriana Rocha Bruno. A linguagem emocional em ambientes telemáticos: tecendo a razão e a emoção na formação de educadores. 2002. Dissertação (Mestrado em educação ( currículo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Maria Candida Borges de Moraes.

23.
Rosamaria de Medeiros Arnt. O Olhar da experiência ótima na formação de professores em tecnologia da informação e da comunicação. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação e currículo) - Pontificia Universidade Cat;ólica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Candida Borges de Moraes.

24.
Reginaldo de la Justina. Um olhar sobre as relações grupais em ambientes informatizados de uma escola'pública de São Paulo. 2001. Dissertação (Mestrado em educação ( currículo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Candida Borges de Moraes.

25.
Lucila Pesce de Oliveira. Rede de papéis: reflexões acerca das possíveis contribuições das novas tecnologias da informação à produção escrita do aprendiz. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação ( Currículo)) - pontificia Universidade Católica de são Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Candida Borges de Moraes.

Tese de doutorado
1.
Michelle Jordão Machado. Cenários Formativos da Docência Transdisciplinar em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, . Orientador: Maria Candida Borges de Moraes.

2.
Adriano José Hertzog Vieira. A Docência no Paradigma Educacional Emergente. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, . Orientador: Maria Candida Borges de Moraes.

3.
João Henrique Suanno. Escolas criativas e práticas pedagógicas transdisciplinares e ecoformadoras. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, . Orientador: Maria Candida Borges de Moraes.

4.
Alvaro A. Schmidt Neto. Sujeito, Natureza e Sociedade: Uma análise Pitagórica e transdisciplinar da Educaçao-. 2009. Tese (Doutorado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Candida Borges de Moraes.

5.
Enny Jose Pereira Parejo. Escuta Musical: Uma estratégia transdisciplinar privilegiada para o sentipensar. 2008. Tese (Doutorado em educação ( curriculo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Candida Borges de Moraes.

6.
Adriana Rocha Bruno. A aprendizagem do educador: Estratégias para a construção de uma didática on-line. 2007. Tese (Doutorado em educação ( curriculo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Candida Borges de Moraes.

7.
Rosamaria de Medeiros Arnt. Docência TRansdisciplinar: Em busca de novos princípios para ressignificar a prática educacional. 2007. Tese (Doutorado em educação ( curriculo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Maria Candida Borges de Moraes.

8.
Roberta Galasso Nardi. Ressignificando a educação especial a partir da complexidade e do pensamento eco-sistêmico. 2007. Tese (Doutorado em educação ( curriculo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Candida Borges de Moraes.

9.
Fernando Leme do Prado. Complexidade e metodologia de projetos: Melhorando a prática docente em cursos de graduação tecnológica. 2007. Tese (Doutorado em educação ( curriculo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Maria Candida Borges de Moraes.

10.
Duglas Wekerlin Filho. Complexidade, aprendizagem e medo: Bases biológicas das emoções e dos sentimentos e a problemática educacional. 2007. Tese (Doutorado em educação ( curriculo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Candida Borges de Moraes.

11.
Maria Goreti Amboni Stadlober. A formação continuada do educador virtual: Coerência epistemológica e ecologia do saber linguístico. 2006. Tese (Doutorado em educação ( curriculo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Candida Borges de Moraes.

12.
Lucila Pesce de Oliveira. Dialogia digital: formação de educadores em ambientes telemáticos. 2003. Tese (Doutorado em educação ( curriculo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Candida Borges de Moraes.

13.
Margareth de Fátima Maciel. Formação de Professores do Ensino Fundamental: Valorizando o prazer e a alegria nos ambientes de aprendizagem informatizados. 2003. Tese (Doutorado em educação ( curriculo)) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Candida Borges de Moraes.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
MORAES, M. C. ; BATALLOSO, J. M. . Apresentação. In: Maria Cândida Moraes e Maria Conceição de Almeida. (Org.). Os setes saberes necessários a uma educação do presente: por uma educação transformadora. 01ed.Rio de Janeiro: WAK Editora, 2012, v. 01, p. 11-24.


Apresentações de Trabalho
1.
MORAES, M. C. . Ecologia de los Saberes: Complejidad, transdisciplinariedad y educación. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MORAES, M. C. . Ética, complejidad y transdisciplinariedad. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MORAES, M. C. ; EMEDIATO, C. ; DAMBROSIO, U. ; DISKIN, L. . Educação do Futuro 20 anos: Amor & Inteligência Criativa. 2014. (Congresso).

2.
TORRE, S. L. ; MORAES, M. C. ; Pujol, M.A. . VI FÒRUM INCREA: Escoles i aules creatives. 2014. (Outro).



Outras informações relevantes


Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC/SP (1996), mestre  em Ciências (1975)  pelo Instituto de Pesquisas Espaciais-INPE/CNPq, de São José dos Campos,  onde foi pesquisadora por mais de 5 anos junto ao Projeto SACI (Satélite Avançado de Comunicação Interdisciplinar).  Bacharel em Agronomia, pela UNESP/SP. Foi consultora do Banco Mundial (BIRD), da OEA e do Núcleo de  Informática na Educação da Universidade de Campinas - NIED/UNICAMP. 
 Durante 20 anos, foi técnica de planejamento do Ministério da Educação e do Ministério de Planejamento e Orçamento. Durante esse período, elaborou e coordenou programas e projetos governamentais relacionados ao uso de tecnologias educacionais.  No Ministério da Educação, foi Diretora de Planejamento e Superintendente da Fundação Centro Brasileiro de TV Educativa -FUNTEVÊ/MEC, atual Fundação Roquette Pinto/PR/BR e Diretora do primeiro Centro de Informática Educatica -CENIFOR do país. Foi Cooordenadora de Planejamento de Informática/MEC e Coordenadora Geral do Programa Nacional de Informática  Educativa - PRONINFE/MEC (1989-1991). Foi, também, Coordenadora  Nacional do Projeto Multinacional de Informática Aplicada à  Educação Básica da Organização dos Estados Americanos-OEA, através do qual prestou cooperação técnica a oito países latino-americanos; exerceu ainda a coordenação do Projeto de Ciências para Menores em Risco, também patrocinado pela OEA..

 Idealizou e coordenou o Projeto EDUCOM (1984/87), o CENIFOR/MEC (1984) e o PRONINFE/MEC(1989). Elaborou e coordenou os projetos FORMAR I e II, responsáveis pela formação dos primeiros professores da rede pública de ensino para uso de computadores na educação, realizados pelo NIED/ UNICAMP.

 Co-fundadora do Instituto de Estudos do Futuro, em São Paulo, foi pesquisadora-bolsista da CAPES e do CNPq e pesquisadora-visitante da OEA, em Washington (1995) e professora visitante da Universidade de Barcelona, em 2001. Desde 2007 é pesquisadora colaborado



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/07/2014 às 23:17:50