Alexandre Carneiro Cerqueira Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7521155842144539
  • Última atualização do currículo em 05/09/2018


Professor Associado de História Antiga do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense, atua no ensino e na pesquisa de práticas culturais da Grécia Antiga. É orientador de pesquisas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no PPGH UFF, membro permanente do Núcleo de Estudos de Representações e de Imagens da Antiguidade (NEREIDA ? UFF) e membro associado do da UMR8210 Anthropologie et Histoire des Mondes Antiques (ANHIMA - Paris). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alexandre Carneiro Cerqueira Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, A. C. C.;CARNEIRO CERQUEIRA LIMA, ALEXANDRE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Gerais.
Instituto de Ciências Humanas e Filosofia ? Campus do Gragoatá ? Bloco O
São Domingos
24210350 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 26292921
URL da Homepage: http://www.uff.br


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2001
Doutorado em História Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Cultura Popular em Corinto: Kômoi nos VII e VI Séculos a. C., Ano de obtenção: 2001.
Orientador: NEYDE THEML.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: História Antiga; História da Grécia Antiga.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Superior.
1996 - 1998
Mestrado em História Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Imagens Carnavalescas: Sympósion e Kômos Atenienses (520-415 a. C.),Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Neyde Theml.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Atenas; Simpósion; Kômos.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1992 - 1995
Graduação em História.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2015 - 2016
Pós-Doutorado.
Anthropologie et Histoire des Mondes Antiques, ANHIMA, França.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2015 - 2015
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Atuação Profissional



ANHIMA, ANHIMA, França.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-coordenador do PPGH, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Sub-coordenador do Programa de Pós-Graduação em História PPGH-UFF

Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


ANPUH, ANPUH, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: vice coordenador, Carga horária: 2


Anthropologie et Histoire des Mondes Antiques, ANHIMA, França.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Membro Associado do ANHIMA, Carga horária: 2



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
O ?Espaço do Fabuloso? nas pinturas parietais etruscas e nos vasos coríntios: circulação de signos no Mediterrâneo Arcaico (VII século a. C.)
Descrição: A pesquisa abordará os contatos culturais no Mediterrâneo Arcaico entre as cidades de Corinto, situada no Istmo, região do Peloponeso, e a cidade etrusca de Caere, região da Toscana. Além de um intenso comércio de vasos, os pintores de vasos coríntios disseminaram signos do Oriente Próximo nas oficinas de pintores parietais etruscos, em particular os da cidade de Caere. O projeto visa explorar os signos relacionados ao ?espaço do fabuloso? que circularam no Mediterrâneo Antigo durante o VII século a. C. Tal recorte temporal abarca o ?fenômeno orientalizante? crucial para compreender os contatos entre navegadores e artesãos gregos com as culturas próximo-orientais (hitita, assíria e egípcia). A abordagem teórica, vinculada à História Mundial, permitirá estudar os signos pictóricos compartilhados entre artesãos coríntios e etruscos. O projeto analisará signos relacionados ao ?fabuloso? (pássaros, esfinges, panteras, leões, grifos e sereias) nas pinturas de Caere e de Corinto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Eurykléia
Descrição: Participação no Projet EURYKLEIA « Celles qui avaient un nom», liderado pela Profa. Dra, Violaine Sebillotte Cuchet, e sediado na UMR 8210 ANHIMA (CNRS, EHESS, EPHE, Université Paris 1, Université Paris 7), ? Paris (http://eurykleia.hypotheses.org/liste-des-participants). Trata-se de um projeto coletivo internacional e interinstitucional que visa à organização de um grande banco de dados eletrônico (EURYKLEIA), de acesso gratuito, no qual, a partir dos novos aportes técnicos, materiais, metodológicos e teóricos da História Antiga e dos Estudos de Gênero, um catálogo de nomes de mulheres e suas inscrições individuais em documentos epigráficos e literários em grego e latim será criado, a fim de medir e analisar seus lugares nas sociedades grega e romana, cobrindo o Mediterrâneo Antigo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Alexandre Carneiro Cerqueira Lima - Integrante / Claudia Beltrão da Rosa - Integrante / Violaine Sebillotte Cuchet - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2016 - Atual
Projeto Pronex: História (trans)nacional: perspectivas e conexões
Descrição: O projeto tem como objetivo refletir sobre as possibilidades de uma história que pressupõem a interlocução entre o local e o (trans)nacional, tendo como elemento articulador as noções de conexões e emaranhamentos, importantes conceitos historiográficos a desafiar os historiadores no século XXI. Se a noção de conexões tem já uma genealogia bastante conhecida nas humanidades, emaranhamento, termo emprestado da mecânica quântica, pode parecer incomum, apesar de já corrente em arqueologia e antropologia. Emaranhamento é a noção articuladora dos relacionamentos entre pessoas, coisas e locais. Ele permite delinear uma perspectiva comparativa entre diferentes escalas interpretativas (transitando do local ao global) e entre regiões e temporalidades distantes, com vistas a promover uma resposta nova a questões que vem provocando os pesquisadores há cerca de duas décadas e que fizeram com que muitos produzissem propostas de tipo macro, enveredando fundamentalmente para uma perspectiva global que enfatizava as sínteses e que se centrava nas grandes estruturas como forma de fugir aos marcos dados pelo Estado-Nação e rejeitando os estudos locais e micro históricos. O projeto acompanha historiadores que propuseram um olhar crítico a esta história universalizante. A nova História Global não poderia adotar um enfoque em que a síntese, como queria uma história universal já superada, dominasse em relação à pesquisa de arquivos e materiais de primeira mão. Desta forma, o presente projeto pretende se inserir na tradição de estudos que visa elaborar uma história que pressupõem a interlocução entre o local e o (trans)nacional, em suas dimensões de encontros e conexões, e fazê-la aliando uma profunda reflexão historiográfica especializada com questões transversais que permitam ampliar e aprofundar o escopo da análise a partir do conceito de emaranhamento. O propósito é compreender as formas de colonizações, guerras, circulação de ideias, mercadorias e migrações como forças que conformam a história, bem como perceber a persistência, em longos períodos, de projetos políticos e identidades culturais locais e/ou nacionais. o grupo de pesquisa por cerca de 30 pesquisadores da UFF, UFMG, USP, UFRJ, UFRRJ, UFJF e de universidades da França, Estados Unidos e Inglaterra, sob a coordenação de Jorge Ferreira (UFF).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2018
O 'Fenômeno Orientalizante' e a Representação de Animais na Cerâmica Corínta no VII Século a. C. (estilos protocoríntio e coríntio de pinturas).
Descrição: A pesquisa tem como objetivo estudar as representações criadas pelos artesãos (pintores) domiciliados no Istmo de Corinto entre os VII ? VI séculos a. C. Privilegiaremos em nossa análise os animais pintados na cerâmica coríntia durante o ?fenômeno orientalizante?. O ?estilo? ou ?fenômeno orientalizante? caracterizou a arte do VII século a. C. e explicitava a assimilação de temas e de signos próximo-orientais. Nosso intuito consiste em analisar, por meio de métodos advindos da semiótica, tais narrativas pictóricas contendo a representação de animais e de seres ?fabulosos? (pantera, cabrito-montês, águia, grifo, esfinge). Os pintores de vasos estavam conectados em uma rede de referenciais, tanto externos (signos do Oriente Próximo), quanto internos, de sua própria pólis. Daí a necessidade de estudar a representação dos animais buscando possíveis significados calcados no imaginário helênico em um contexto cultural e social marcado pela navegação do Mediterrâneo, pelo comércio e, sobretudo, pelas trocas culturais. O Projeto teve financiamento da CAPES por meio da bolsa Estágio Sênior (pós-doutoramento) e foram publicados quatro trabalhos sobre a temática, destaco: O "fenômeno orientalizante" e as olarias de Corinto: representações de animais e signos identitários no VII século a. C. in: BAPTISTA, L.V. e VASQUES, M.S. (org.) Identidade no Mundo Antigo. Curitiba: Prismas, 2017; O "espaço do fabuloso" na cerâmica coríntia: as representações de cães e de cavalos. In: DA SILVA, G et al. Espaços do Sagrado na Cidade Antiga. Vitória: GM Editora, 2017.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Alexandre Carneiro Cerqueira Lima - Coordenador / JOURDAN, Camila Alves - Integrante / Ninna Koritzky Falconiere Lopes - Integrante / MATEUS MELLO ARAUJO DA SILVA - Integrante / Juliana Magalhães dos Santos - Integrante.
2009 - 2018
Viagens e Trocas Culturais no Mediterrâneo (VIII ? IV a. C.)
Descrição: O Mediterrâneo é navegado por comerciantes e viajantes helenos desde o VIII século a. C. Os processos de synoecismo e de colonização permitiram contatos entre os helenos e outras culturas. O projeto tem como objetivo, portanto, levantar estes possíveis contatos na esfera cultural, privilegiando as viagens de comerciantes e artesãos coríntios e atenienses. O comércio de vasos e as viagens de artesãos gregos propiciaram a circulação de temáticas e de representações imagéticas. Analisaremos alguns motivos assimilados, transmitidos e elaborados pelos artesãos coríntios e atenienses..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Alexandre Carneiro Cerqueira Lima - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 4
2006 - 2014
O Artesão e o Comerciante em Corinto Cypsélida (VII-VI Séculos a.C.)
Descrição: A pesquisa visa compreender o estatuto do comerciante e do artesão durante a Tirania dos Cypsélidas. Estamos elencando as temáticas representadas na cerâmica coríntia e observando também a circulação da produção e o impacto da crise que abateu as olarias coríntias em meados do VI século a. C..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Alexandre Carneiro Cerqueira Lima - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 3


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Hélade (Rio de Janeiro)
2010 - 2015
Periódico: Tempo. Revista do Departamento de História da UFF
2009 - Atual
Periódico: Phoinix (UFRJ)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval/Especialidade: História da Antigüidade.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval/Especialidade: História da Grécia Antiga Período Arcaico Pólis de Corinto.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval/Especialidade: História da pólis dos atenienses no período clássico.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARNEIRO CERQUEIRA LIMA, ALEXANDRE2015CARNEIRO CERQUEIRA LIMA, ALEXANDRE. O -espaço do fabuloso- e a representação de animais na cerâmica coríntia no século VII a.C. Tempo (Niterói. Online), v. 21, p. 17, 2015.

2.
LIMA, A. C. C.;CARNEIRO CERQUEIRA LIMA, ALEXANDRE2009LIMA, A. C. C.. Navegadores e Artesãos Helenos no Mediterrâneo Ocidental. Phoinix (UFRJ), v. 15-2, p. 54-61, 2009.

3.
LIMA, A. C. C.;CARNEIRO CERQUEIRA LIMA, ALEXANDRE2008LIMA, A. C. C.. As Cidades dos Prazeres. Jornada de História Antiga, v. 1, p. 12-16, 2008.

4.
LIMA, A. C. C.;CARNEIRO CERQUEIRA LIMA, ALEXANDRE2008LIMA, A. C. C.. Espaços Sagrados na Ásty de Corinto Arcaica. Phoinix (UFRJ), v. 14, p. 45-53, 2008.

5.
LIMA, A. C. C.;CARNEIRO CERQUEIRA LIMA, ALEXANDRE2008LIMA, A. C. C.. As Espacialidades transitadas por Ártemis em Corinto. Cadernos do CEIA, v. 1, p. 29-40, 2008.

6.
LIMA, A. C. C.;CARNEIRO CERQUEIRA LIMA, ALEXANDRE2007LIMA, A. C. C.. Pintores de Vasos em Corinto: métis e alteridade. Phoinix (UFRJ), v. 13, p. 10-15, 2007.

7.
LIMA, A. C. C.;CARNEIRO CERQUEIRA LIMA, ALEXANDRE2006LIMA, A. C. C.. O Estrangeiro em Corinto Arcaica. Phoinix (UFRJ), v. 12, p. 29-34, 2006.

8.
LIMA, A. C. C.;CARNEIRO CERQUEIRA LIMA, ALEXANDRE2004LIMA, A. C. C.. Phoînix e a Renovação da Historiografia. Phoinix (UFRJ), Rio de Janeiro/ LHIA/ UFRJ, v. 10, n.10, p. 31-40, 2004.

9.
LIMA, A. C. C.;CARNEIRO CERQUEIRA LIMA, ALEXANDRE2003LIMA, A. C. C.. O Ritual da Prostituição Sagrada e a Economia em Corinto Arcaica. Phoinix (UFRJ), Rio de Janeiro/ LHIA/ UFRJ, v. 9, n.9, p. 15-24, 2003.

10.
LIMA, A. C. C.;CARNEIRO CERQUEIRA LIMA, ALEXANDRE2002 LIMA, A. C. C.. Xénia e Kômoi em Corinto Cypsélida. Hélade (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, v. 3, n.2, p. 2-17, 2002.

11.
LIMA, A. C. C.;CARNEIRO CERQUEIRA LIMA, ALEXANDRE2001LIMA, A. C. C.. Contatos entre Coríntios e Etruscos: uma Leitura da 'Ólpe de Chigi'.. Phoinix (UFRJ), Rio de Janeiro, v. 7, n.7, p. 49-59, 2001.

12.
LIMA, A. C. C.;CARNEIRO CERQUEIRA LIMA, ALEXANDRE2000LIMA, A. C. C.. O Diálogo entre o Oficial e o Popular em Corinto do Século VII ao VI a. C.. Phoinix (UFRJ), Rio de Janeiro/ LHIA/ UFRJ, v. 6, n.6, p. 23-31, 2000.

13.
LIMA, A. C. C.;CARNEIRO CERQUEIRA LIMA, ALEXANDRE1999LIMA, A. C. C.. Antestérias: Rito Cultual ou Carnaval?. Phoinix (UFRJ), Rio de Janeiro/ LHIA/ UFRJ, v. 5, n.5, p. 33-39, 1999.

14.
LIMA, A. C. C.;CARNEIRO CERQUEIRA LIMA, ALEXANDRE1998LIMA, A. C. C.. Os Conflitos Sociais Gerados pelas Hetaireíai nos Simpósios em Atenas no Final do V Século a. C.. Phoinix (UFRJ), Rio de Janeiro/ LHIA/ UFRJ, v. 4, n.4, p. 17-23, 1998.

15.
LIMA, A. C. C.;CARNEIRO CERQUEIRA LIMA, ALEXANDRE1997LIMA, A. C. C.. Os Cuidados com o Corpo e a Exposição do Corpo Grotesco em Atenas no V Século a. C.. História Revista (UFG), Goiânia, v. II, n.2, p. 103-114, 1997.

16.
LIMA, A. C. C.;CARNEIRO CERQUEIRA LIMA, ALEXANDRE1997LIMA, A. C. C.. Imagens do Corpo Grotesco Durante a Carnavalização do Simpósio e do Kômos em Atenas no V Século a. C.. Phoinix (UFRJ), Rio de Janeiro/ LHIA/ Ufrj, v. 3, n.3, p. 23-35, 1997.

17.
LIMA, A. C. C.;CARNEIRO CERQUEIRA LIMA, ALEXANDRE1996LIMA, A. C. C.. O Carnaval e a Representação do Simpósio e do Kômos na Cerâmica Ática de Figuras Vermelhas (450-400 a. C.).. Phoinix (UFRJ), Rio de Janeiro/ LHIA/ UFRJ, v. 2, n.2, p. 33-46, 1996.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LIMA, A. C. C.. Imagem, Gênero e Espaço: Representações da Antiguidade. 1. ed. Niterói: Alternativa, 2014. v. 300. 159p .

2.
LIMA, A. C. C.. História e Imagem: Múltiplas Leituras. 1. ed. Niterói: Editora da UFF, 2013. v. 1000. 127p .

3.
LIMA, A. C. C.; Araújo, S.R. (Org.) . Um Combatente pela História: Professor Ciro Flamarion Cardoso. 1. ed. Rio de Janeiro: Vício de Leitura, 2012. v. 200. 171p .

4.
LIMA, A. C. C.; TACLA, A.B. (Org.) ; MENDES, Norma Musco (Org.) ; CARDOSO, C.F. (Org.) . Uma Trajetória na Grécia Antiga, Homenagem à Neyde Theml. 1. ed. Rio de Janeiro: Apicuri, 2011. v. 1000. 404p .

5.
LIMA, A. C. C.. Pintura e Imagem: Representações do Mundo Antigo. 1. ed. Rio de Janeiro: Apicuri, 2011. v. 500. 104p .

6.
LIMA, A. C. C.. Ritos e Festas em Corinto Arcaica. Rio de Janeiro: Apicuri, 2010. 148p .

7.
LIMA, A. C. C.; CANDIDO, M.R. (Org.) ; GOMES, J. R. P. (Org.) . A Mulher na Antiguidade. 1. ed. Rio de Janeiro: Fábrica de Livro/Senai, 2006. v. 500. 100p .

8.
LIMA, A. C. C.. Cultura Popular em Atenas no V Século a. C.. Rio de Janeiro: Sette Letras, 2000. v. 1000. 113p .

Capítulos de livros publicados
1.
LIMA, A. C. C.. O "espaço do fabuloso" na cerâmica coríntia: as representações de cães e de cavalos. In: DA SILVA, G., DA SILVA, E.C.M., LIMA NETO, B.M.. (Org.). Espaços do Sagrado na Cidade Antiga. 1ed.Vitória: GM Editora, 2017, v. ', p. 30-43.

2.
LIMA, A. C. C.. O ?Fenômeno Orientalizante? e as olarias de Corinto: representações de animais e de signos identitários no VII século a. C.. Identidades no Mundo Antigo: pesquisa, diálogos e apropriações. 1ed.Curitiba: Prismas, 2017, v. 1, p. 1-10.

3.
LIMA, A. C. C.; SILVA, T.N. . Máscaras, espadas e machado: assimilações e trocas entre poetas e artesãos em Atenas Clássica. In: VIEIRA, A. L ; DA ROSA, C. B.. (Org.). Teatro Grego e Romano: história, cultura e sociedade. 1ed.São Luis: Ed. Uema, 2015, v. 1000, p. 17-30.

4.
LIMA, A. C. C.. Pantera e águia: representações de animais nos frisos da Cratera E 630 do Museu do Louvre. In: Alexandre Carneiro Cerqueira Lima. (Org.). Imagem, Gênero e Espaço: Representações da Antiguidade. 1ed.Niterói: Alternativa, 2014, v. 1, p. 147-159.

5.
LIMA, A. C. C.. Banquet et Kômos à Corinthe à l?époque des Cypsélides. In: Brigitte Lion, Christophe Hugoniot, Catherine Grandjean. (Org.). Le banquet du monarque dans le monde antique. 1ed.Rennes: Presses Universitarires de Rennes, 2013, v. 1, p. 389-398.

6.
LIMA, A. C. C.. Artesão e Oficina em Corinto Arcaica. In: Cerqueira, F; Gonçalves, Ana Teresa Marques; Medeiros E; Brandão, J.L.. (Org.). Saberes e Poderes no Mundo Antigo. 1ed.Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013, v. 1, p. 87-92.

7.
LIMA, A. C. C.; DE LIMA, M.M. ; SILVA, T.N. ; VIRGOLINO, M.F. ; JOURDAN, C.A. . Imagens e Representações Forjadas por Poetas e Artesãos Gregos: a Circulação de Ideias e de Signos no Mediterrâneo Antigo. In: LIMA, A.C.C.. (Org.). História e Imagem: Múltiplas Leituras. 1ed.Niterói: Editora da UFF, 2013, v. 1000, p. 67-127.

8.
LIMA, A. C. C.; THEML, N. ; MENDES, N. M. . Ciro Cardoso: Historiador de Antiguidade Clásiica. In: Sônia Regina Rebel de Araújo, Alexandre Carneiro Cerqueira Lima. (Org.). Um Combatente pela História: Professor Ciro Flamarion Cardoso. 1ed.Rio de Janeiro: Vício de Leitura, 2012, v. 200, p. 125-146.

9.
LIMA, A. C. C.. Cassandra: de Profetisa à Concubina. In: Maria Regina Candido. (Org.). Mulheres na Antiguidade. 1ed.Rio de Janeiro: NEA/ UERJ, 2012, v. 1, p. 26-33.

10.
LIMA, A. C. C.. O Público e o Privado: procissões, banquetes e caça em Corinto Arcaica. In: TACLA, A.B.; MENDES, N.M.; CARDOSO, C.F.; LIMA, A.C.C.. (Org.). Uma Trajetória na Grécia Antiga, Homenagem à Neyde Theml. 1ed.Rio de Janeiro: Apicuri, 2011, v. 1, p. 85-93.

11.
LIMA, A. C. C.. A Pólis e suas Imagens: Produção, Circulação e 'Censura'.. In: LIMA, Alexandre C.C.. (Org.). Pintura e Imagem: Representações do Mundo Antigo. 1ed.Niterói: Apicuri, 2011, v. 500, p. 35-45.

12.
LIMA, A. C. C.. Prósopon: Representações da Alteridade na Cerâmica Coríntia. In: VIEIRA, A.L., ZIERER, A., FEITOSA, M.M.. (Org.). História Antiga e Medieval: Simbologias, Influências e Continuidades. Cultura e Poder. 1ed.São luis: Editora UEMA, 2011, v. 1000, p. 95-102.

13.
LIMA, A. C. C.. Lísias e seu Discurso Contra Eratóstenes. In: ZIERER, A., FEITOSA, M.M.. (Org.). Literatura e História Antiga e Medieval. 1ed.São Luis: EDUFMA, 2011, v. 1000, p. 45-51.

14.
LIMA, A. C. C.. Revisitando os papéis sociais dos agricultores e dos artesãos em Corinto, nos século VII-VI a. C.. In: Fábio de Souza Lessa: Andréia Cristina L.F. da Silva. (Org.). História e Trabalho: entre Artes & Ofícios. Rio de Janeiro: Mauad, 2009, v. 1, p. 33-40.

15.
LIMA, A. C. C.. Politeísmo em Corinto Baquíade (VIII-VII Séculos a. C.). In: VIEIRA, A.L.B.: ZIERER, A.. (Org.). História Antiga e Medieval. Rupturas, Transformações e Permanências: Sociedade e Imaginário. 1ed.São Luis: Editora UEMA, 2009, v. , p. 75-91.

16.
LIMA, A. C. C.. O estudo do Politeísmo em Corinto Cypsélida. In: Lessa, F. e Bustamante, R.M.. (Org.). Memória & Festa. Rio de Janeiro: Mauad, 2005, v. , p. 539-544.

17.
LIMA, A. C. C.. Corpo Híbrido e Metamorfoseado.. In: Neyde Theml; Regina Maria da Cunha Bustamante; Fábio de Souza Lessa. (Org.). Olhares do Corpo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003, v. , p. 11-17.

18.
LIMA, A. C. C.. O Carnaval em Atenas no V Século a. C.. In: Francisco Carlos Teixeira da Silva. (Org.). História e Imagem. Rio de Janeiro: UFRJ/PPGHIS, 1998, v. , p. 321-331.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LIMA, A. C. C.. Hetairaí: Cortesãs, Prostitutas e Amigas?. Philía (UERJ), NEA/ UERJ, p. 2 - 2, 01 maio 2010.

2.
LIMA, A. C. C.. Viajando: Corinto. Jornal Philía, NEA/ UERJ, p. 8 - 8, 08 set. 1999.

3.
LIMA, A. C. C.. Cultura Popular em Corinto Arcaica: o Kômos dos Georgoí na Chôra. Jornal PROCULT, PROCULT/ IFCS/ UFRJ, p. 7 - 7, 01 jul. 1999.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, A. C. C.. A Carnavalização do Banquete Privado Ateniense no V Século a. C.. In: III Congresso Nacional de Estudos Clássicos - Representações da Antigüidade, 1995, Rio de Janeiro. IX Reunião da SBEC - Grupos de Trabalho IX: Do Teatro Clássico ao Contemporâneo. Rio de Janeiro: UFRJ/ SBEC, 1995. p. 6-17.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, A. C. C.. Fundação de cidades: relatos míticos e historiografia. In: I Encontro Internacional e II Nacional de História Antiga e Medieval da UEMA, 2007, São Luis. Rupturas, transformações e permanências: sociedade e imaginário (caderno de resumos). São Luis: Gráfica Carajás, 2007. v. 1. p. 84-84.

2.
LIMA, A. C. C.. As cidades dos prazeres. In: XIV Ciclo de Debates em História Antiga, 2007, Rio de Janeiro. Práticas rituais e religiosidade. Rio de Janeiro: LHIA, 2007. v. 1. p. 18-18.

3.
LIMA, A. C. C.. Pintores de vasos em Corinto: arte e alteridade. In: IX Jornada de Estudos da Antiguidade, 2007, Niterói. Arte e identidade na Antiguidade (caderno de resumos). Niterói: CEIA, 2007. v. 1. p. 16-16.

4.
LIMA, A. C. C.. O Estudo do Politeísmo em Corinto Cypsélida. In: VI Congresso da SBEC, 2005, Rio de Janeiro. Caderno de Programação e Resumos. Rio de Janeiro: UFRJ/ SBEC, 2005. p. 12-12.

5.
LIMA, A. C. C.. O Debate sobre a Economia de Corinto Arcaica. In: IV Encontro Nacional do GT de História Antiga - ANPUH, 2004, Rio de Janeiro. Religião, Magia e Poder no Mundo Antigo. Rio de Janeiro: UERJ, 2004. p. 23-23.

6.
LIMA, A. C. C.. Politeísmo e Atividades Econômicas em Corinto. In: XIII Ciclo de Debates em História Antiga da UFRJ, 2003, Rio de Janeiro. Linguagens e Formas de Comunicação. Rio de Janeiro: LHIA/UFRJ, 2003. p. 3-3.

7.
LIMA, A. C. C.. Politeísmo em Corinto Arcaica. In: XXII Simpósio Nacional de História, 2003, João Pessoa. História, Acontecimento e Narrativa - Caderno de Programação e Resumos. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2003. p. 284-284.

8.
LIMA, A. C. C.; REGINA, A. C. C. L. A. B. T. E. M. ; História Antiga e Internet. In: XXI Simpósio Nacional: História no Novo Milênio (ANPUH), 2000, Niterói. História no Novo Milênio - Livro de Resumos. Niterói: UFF/ ANPUH, 2000. p. 431-431.

9.
LIMA, A. C. C.. Comércio entre Coríntios e Etruscos. In: X Ciclo de Debates em História Antiga da UFRJ, 2000, Rio de Janeiro. Por mares nunca dantes navegados - Programa e Resumos. Rio de Janeiro: LHIA/UFRJ, 2000. p. 6-6.

10.
LIMA, A. C. C.. A Cultura do Agricultor e do Artesão em Corinto nos VII-VI Séculos a.C.. In: II Jornada de Estudos da Antiguidade, 1999, Niterói. Caderno de Resumos. Niterói: CEIA/ UFF, 1999. p. 17-17.

11.
LIMA, A. C. C.. O Ritual das Bacantes nos 'Vasos de Lenéias'. In: IX Ciclo de Debates em História Antiga da UFRJ, 1999, Rio de Janeiro. Espetáculos e Festas - Programa e Resumos. Rio de Janeiro: LHIA/ UFRJ, 1999. p. 10-10.

12.
LIMA, A. C. C.. Cultura Popular em Corinto Arcaica: o Kômos dos Agroí na Chôra. In: XX Simpósio Nacional de História - ANPUH, 1999, Florianópolis. História: Fonteiras - Caderno de Resumos. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 1999. p. 473-473.

13.
LIMA, A. C. C.. Antestérias: Rito Cultual ou Carnaval?. In: I Jornada de Estudos da Antiguidade, 1998, Niterói. Mesas Redondas e Comunicações. Niterói: CEIA/ UFF, 1998. p. 6-6.

14.
LIMA, A. C. C.. O Kômos dos Agricultores e dos Caçadores em Corinto. In: V Jornada de Pesquisadores em Ciências Humanas - CFCH/ UFRJ, 1998, Rio de Janeiro. Programa e Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: CFCH/ UFRJ, 1998. p. 57-57.

15.
LIMA, A. C. C.. A Leitura Isotópica de Textos e Imagens de Simpósio e de Kômos Ateniense no V Século a. C.. In: IV Jornada de Pesquisadores em Ciências Humanas (CFCH/UFRJ), 1997, Rio de Janeiro. Programa e Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: CFCH/ UFRJ, 1997. p. 49-49.

16.
LIMA, A. C. C.. A Carnavalização do Simpósio e do Kômos: as Imagens do Corpo Grotesco em Atenas do V Século a. C.. In: III Jornada de Pesuisadores em Ciências Humanas - CFCH/ UFRJ, 1996, Rio de Janeiro. Programa e Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: CFCH/ UFRJ, 1996. p. 21-21.

17.
LIMA, A. C. C.. As Tensões Sociais e o Banquete Privado em Atenas no V Século a.C.. In: VII Encontro Regional da ANPUH, 1996, Rio de Janeiro. História e Violência - Programa. Rio de Janeiro: UERJ, 1996. p. 43-43.

Outras produções bibliográficas
1.
LIMA, A. C. C.. Prefácio da primeira edição de Métis: do reconhecimento do Mar Mediterrâneo ao Domínio do Mar Egeu. Curitiba, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
LIMA, A. C. C.. Apresentação do Dossiê 'imagética de Vasos Gregos'. Niterói: Ed UFF, 2015 (Apresemtaçãodo Dossiê da Revista Tempo Volume 21 Número 38).

3.
LIMA, A. C. C.. Prefácio da primeira edição de A Guerra e o Teatro de Eurípides. Curitiba, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

4.
ZIERER, A. ; VIEIRA, A. L. B. ; ABRANTES, E. S. ; LIMA, A. C. C. . Nas Trilhas da Antiguidade e da Idade Média. São Luis, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

5.
LIMA, A. C. C.. Prefácio da Primeira Edição O Mar, os Pescadores e seus Deuses. São Luis, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

6.
LIMA, A. C. C.. Prefácio da Segunda Edição de Mulheres de Atenas. Rio de Janeiro, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

7.
LIMA, A. C. C.. Artesão e Historiador da Antiguidade. Rio de Janeiro 2001 (Editorial da Revista Eletrônica Hélade).

8.
LIMA, A. C. C.. Gaia: a Terra e a Semente. Rio de Janeiro: LHIA/ UFRJ, 2000 (Editorial da Revista Gaia - número 1).

9.
LIMA, A. C. C.. Pégasos: Cavalo Alado da Hélade. Rio de Janeiro 2000 (Editorial da Revista Eletrônica Hélade).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ZIERER, A.; VIEIRA, A. L. B.; LIMA, A. C. C.. Participação em banca de WILLIAM BRAGA NASCIMENT. CRISTIANISMOS NA ANTIGUIDADE E LIVROS DIDÁTICOS: um manual pedagógico como proposta ao Ensino de História voltado ao professor (a) do Ensino Médio. 2018. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE MESTRADO EM HISTÓRIA, ENSINO E NARRATIVAS (PROFISSIONAL)-SÃO LU) - Universidade Estadual do Maranhão.

2.
VIEIRA, A. L. B.; ZIERER, A.; LIMA, A. C. C.. Participação em banca de MARLA RAFAELA LIMA DE ASSUNÇÃO. EDUCAÇÃO PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ: uma análise do discurso político-pedagógico na Paidéia clássica ateniense (Século V ? IV a.C.).. 2018. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE MESTRADO EM HISTÓRIA, ENSINO E NARRATIVAS (PROFISSIONAL)-SÃO LU) - Universidade Estadual do Maranhão.

3.
LIMA, A. C. C.; TACLA, A. B.; De Andrade, Marta Mega. Participação em banca de Ana Luiza pedroso. O universo da "roupa total" feminina nas cenas de despedida do guerreiro na cerâmica ática de figuras vermelhas. 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

4.
MORAES, W. S.; Bustamante, R.M.C.; CHEVIARESE, A. L.; LIMA, A. C. C.. Participação em banca de Caroline Oliva Neiva. O poder legitimador de Serápis em disputa na época Antoniana (96-192): um estudo comparado entre a iconografia monetária alexandrina e os Acta Alexandrinorum. 2017. Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
NOGUEIRA, R. S.; TEIXEIRA, A. L.; LIMA, A. C. C.. Participação em banca de Brian Gordon Lutalo Kibuuka. A Súplica em Suplicantes de Eurípides. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Clássicas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
TACLA, A.B.; HIRATA, E.; LIMA, A. C. C.. Participação em banca de Bianca Miranda Cardoso. Depósito de Sacrifícios Humanos a 'Terrenos de Enterramentos Formais': o Caso de Gordion e a População Gálata. 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

7.
TACLA, A.B.; HIRATA, E.; LIMA, A. C. C.. Participação em banca de Érika Vital Pedreira. Transmitindo Mensagens: as Representações das Deusas-Mães da Britânia Romana (I e II d. C.). 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

8.
FLORENZANO, M. B. B.; TRABULSI, J. A. D.; LIMA, A. C. C.. Participação em banca de João Estevam Lima de Almeida. Um Deus a Céu Aberto: Diônisos e a Expressão Material do Teatro na Paisagem da Pólis na Grécia Arcaica e Clássica - Sec. VI-II a. C.. 2014. Dissertação (Mestrado em Arqueologia) - Universidade de São Paulo.

9.
LIMA, A. C. C.; LESSA, F. S.; TACLA, A.B.. Participação em banca de Mariana Figueiredo Virgolino. Fertilidade e Prosperidade na Ásty de Corinto: o Santuário de Deméter e Koré nos Períodos Arcaico e Clássico.. 2013. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

10.
TACLA, A.B.; HIRATA, E.; LIMA, A. C. C.. Participação em banca de Pedro Vieira da Silva Peixoto. A Morte sobre Rodas: Gênero, Hierarquias Sociais e Práticas Mortuárias nos Enterramentos do Norte da Bretanha nos Séculos IV-III a. C.. 2013. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

11.
LIMA, A. C. C.. Participação em banca de Talita Nunes Silva. As estratégias de ação das mulheres transgressoras em Atenas no V século a.C. 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

12.
LIMA, A. C. C.. Participação em banca de Marcio Mendes de Lima. Representações do Corpo das Backai no Teatro e na Imagética (Atenas V Século a.C.). 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

13.
LIMA, A. C. C.. Participação em banca de Carmem Lúcia Marrtins Sabino. A Pólis e seus Heróis:um estudo comparativo da construção do ideal heróico na Ilíada de Homero e nas tragédias de Sófocles. 2010. Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
LIMA, A. C. C.. Participação em banca de Fabio Bianchini Rocha. Entre as Panatenéias e os Jogos Pan-Helênicos: uma Análise Comparativa entre os Grandes Festivais Esportivos na Grécia Clássica. 2010. Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

15.
LIMA, A. C. C.. Participação em banca de Vanessa Vieira de Lima. A Revolta de Sertório e a Crise Republicana do Século I a.C.: uma visão das Práticas de Dominação Imperialista Romana nas Hispãnias. 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

16.
LIMA, A. C. C.. Participação em banca de Edson Moreira Guimarães Neto. Gênero, Erotismo e Poder: comparando Identidades Femininas em Atenas (Séculos VI-IV a.C.). 2010. Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17.
LIMA, A. C. C.. Participação em banca de Vanessa Ferreira de Sá Codeço. 'Eduquemos o Grosseirão!' Análise do Poder Instrutivo no Teatro na Atenas Clássica. 2010. Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

18.
LIMA, A. C. C.. Participação em banca de Alexandre Santos de Moraes. A Palavra de quem Canta: Aedos e Divindades nos Períodos Homéricos e Arcaico Gregos. 2009. Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

19.
LIMA, A. C. C.. Participação em banca de Bernardo Luiz Martins Milazzo. A Construção da Fronteira Étnica no Proceso de Romanização na Britânia Romana: os Casos de Resitência das Revoltas de Carataco e Boudica durante o Século I d. C.. 2009. Dissertação (Mestrado em PPGH) - Universidade Federal Fluminense.

20.
LIMA, A. C. C.. Participação em banca de Alessandra Serra Viegas. Discursos e Formas Narrativas sobre o Belo Corpo do Herói em Homero: a Bela Morte e a Preservação da Vida numa Perspectiva Comparada. 2009. Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

21.
LIMA, A. C. C.. Participação em banca de Alessandra André. A Crise do Sistema Políade: a Redefinição da Identidade Ateniense nos Discursos de Isócrates e Demóstenes (sécs. V e IV a. C.). 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Espírito Santo.

22.
LIMA, A. C. C.. Participação em banca de Kimon Speciale Barata. Política, Cinema e Propaganda: Atos Rituais de Poder e a Legitimação do Nacional Socialismo. 2009. Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

23.
LIMA, A. C. C.. Participação em banca de Luana Neres de Sousa. A Pederastia em Atenas no Período Clássico: Relendo as Obras de Platão e de Aristófanes. 2008. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás.

24.
LIMA, A. C. C.. Participação em banca de Magda Gomes da Silva. Desvendando o Acervo de Cerâmicas Antigas do Museu Nacional sob a Ótica de Gênero e da História Comparada. 2008. Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

25.
LIMA, A. C. C.. Participação em banca de Sheila Rigante Romero. As Construções Discursivas acerca das Práticas Sexuais Homoeróticas nos Banquetes presentes nas Produções Literárias e Iconográficas da Atenas Clássica. 2008. Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

26.
LIMA, A. C. C.. Participação em banca de Carlos Eduardo de Souza Lima Gomes. Diké e Themis em Hesíodo: apectos da justiça no período arcaico. 2007. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

27.
LIMA, A. C. C.. Participação em banca de Cristiano Pinto de Moraes Bispo. Narrativa, Identidade e Alteridade nas Interações entre Atenienses e Etíopes Macróbios nos Séculos VI e V a. C.. 2006. Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

28.
LIMA, A. C. C.. Participação em banca de José Roberto de Paiva Gomes. Safo de Lesbos e os Poetas Masculinos. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História Comparada) - Programa de Pós-Graduação em História Comparada.

Teses de doutorado
1.
CARNEIRO CERQUEIRA LIMA, ALEXANDRE; MORAES, A. S.; PEREIRA, A. P. L.; COLOMBANI, M. C.; SILVA, T. N.. Participação em banca de Juliana Magalhães dos Santos. O Éros no Oikos: relações de gênero, espaço e representações da espacialidade e da sexualidade femininas em Atenas do V Século a. C.. 2018. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

2.
LIMA, A. C. C.; TACLA, A. B.; HIRATA, E.; MORAES, A. S.; VIEIRA, A. L. B.. Participação em banca de Mariana Figueiredo Virgolino. Redes, Stásis e Estabilidade na Grécia Antiga: um estudo comparado em cultura política. 2018. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

3.
KORMIKIARI, M. C. N.; SARIAN, H.; SOUZA, C. D.; GRILLO, J. G. C.; LIMA, A. C. C.. Participação em banca de Juliana Figueira da Hora. A Cerâmica de Figuras Negras Tasienses no Contexto Arqueológico: múltiplas Ártemis e o feminino na Tasos Arcaica. 2018. Tese (Doutorado em Arqueologia) - Universidade de São Paulo.

4.
TACLA, A. B.; HIRATA, E.; PLENS, C. R.; LIMA, A. C. C.. Participação em banca de Pedro Vieira da Silva Peixoto. As Várias Faces da Morte: uma análise das diferenças sociais construídas em cemitérios do norte bretão (séc. V-I a. C.). 2018. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

5.
HIRATA, E.; TACLA, A.B.; FLORENZANO, M. B.; PORTO, V.; LIMA, A. C. C.. Participação em banca de Christiane Teodoro Custódio. A pólis como "coisa": relações entre materialidade da cidade, instituições e políticas aristocráticas no Mediterrâneo Ocidental Arcaico (1000-600 a. C.). 2017. Tese (Doutorado em Arqueologia) - Universidade de São Paulo.

6.
ANDRADE, A. L. Q.; FUKS, B. B.; DONINI, A. A.; GAIA, D.; LIMA, A. C. C.. Participação em banca de Patricia Vivian von Benkö Horvat. Io, Fedra, Cassandra: representações da histeria como desordem mimética. 2017. Tese (Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade) - Universidade Veiga de Almeida.

7.
MENDES, N. M.; SILVA, A. C. L. F.; SILVA, P. D.; GARRAFONI, R. S.; LIMA, A. C. C.. Participação em banca de Kimon Speciale Barata Ferreira. Os Espetáculos de Gládio e a Economia Romana: análise comparativo de dois casos hispâncios. 2017. Tese (Doutorado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
SILVA, G. V.; LESSA, F. S.; LIMA, A. C. C.. Participação em banca de Ana Penha Gabrecht. A Representação do Espaço na Odisseia: definindo Isotopias, Heterotopias e Utopias na Grécia Antiga (séc. X-VIIII a. C.). 2014. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Espírito Santo.

9.
CARDOSO, C.F.; LESSA, F. S.; BASTOS, M. J. M.; SOARES, M. F.; Araújo, S.R.; LIMA, A. C. C.. Participação em banca de Alexandre Santos de Moraes. Diferenças Etárias e Ação Social no Mundo Homérico (Séc.X ao IX a. C.). 2013. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

10.
Gonçalves, Ana Teresa; LIMA, A. C. C.; SOUZA, A. M.; OMENA, L. M.. Participação em banca de Luana Neres de Souza. As RelaçõesPederásticas em Atenas no Período Clássico: uma Análise do Banquete de Platão e de Xenofonte. 2013. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Goiás.

11.
FLORENZANO, M. B. B.; HIRATA, E.; LIMA, A. C. C.. Participação em banca de Regina Helena Rezende Bechelli. Os Santuários nas Apoikias do Ocidente: Organização Física e Inserção de Estruturas de Culto no Espaço. 2013. Tese (Doutorado em Arqueologia) - Universidade de São Paulo.

12.
LIMA, A. C. C.. Participação em banca de Ana Livia Bomfim Vieira. Os Pescadores Atenienses : a Métis da Ambivalência na Atenas do Período Clássico. 2005.

Qualificações de Doutorado
1.
LIMA, A. C. C.; TACLA, A. B.; HIRATA, E.. Participação em banca de Mariana Figueiredo Virgolino. Tiranias, religião e identidade na Grécia Antiga: um estudo comparado sobre cultura política. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

2.
Rosa, C. B.; ESTEVES, A. A. M.; LIMA, A. C. C.. Participação em banca de Thiago de Almeida Lourenço Cardoso Pires. A paisagem religiosa do ianiculum do principado augustano: a busca por um passado idílico (27 a. C. a 14 d. C.). 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Historia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
LIMA, A. C. C.; ESTEVES, A. A. M.; TACLA, A.B.. Participação em banca de Juliana Magalhães dos Santos. O Éros no Oîkos: relações de gênero, espaço e representações privadas na sexualidade feminina ateniense. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Outros tipos
1.
LIMA, A. C. C.. Participação em banca de Vários candidatos. Banca do Concurso de Monografias. 2001. Outra participação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LIMA, A. C. C.; MORAES, A. S.; CABECEIRAS, M. R.. Presidente da Banca Examinadora de Seleção Simplificada para Professor Substituto de História Antiga. 2017. Universidade Federal Fluminense.

2.
PEREIRA, A. P. L.; LESA, F. S.; LIMA, A. C. C.. História Antiga e Medieval. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
Araújo, S.R.; LIMA, A. C. C.; Rosa, C. B.; BAKOS, M. M.; LESSA, F. S.. História Antiga. 2013. Universidade Federal Fluminense.

4.
LIMA, A. C. C.. História Antiga. 2009. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANPUH - LII Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em História.Comissão de Internacionalização e Qualis Artigos Internacionais. 2017. (Encontro).

2.
Colloquium: Cicero and Roman Religion/Colóquio: Cicero e a Religião Roman.Statues of Diana/Artemis in Cicero (De signis ? Verr. 2.72-83) and Pausanias (Hellados periegesis II. 2.3)". 2017. (Simpósio).

3.
X Emcontro Regional da ANPUH MA. Regimes e Disputas Políticas na Grécia Antiga. 2017. (Congresso).

4.
I Colóquio Internacional de Estudos Greco-Romanos - Espaços do Sagrado na Cidade Antiga. O espaço do fabuloso na cerâmica coríntia. 2016. (Congresso).

5.
IX ENCONTRO NACIONAL DO GTHA ANPUH: NOVAS FRONTEIRAS DE PESQUISA EM ANTIGUIDADE NO BRASIL. As Experiências do NEREIDA: novas perspectivas de estudos. 2016. (Congresso).

6.
Jornada de História da ANPUH - Discussão da BNCC.Jornada de História da ANPUH - Discussão da BNCC. 2015. (Encontro).

7.
VIII Encontro Nacional de História Antiga GTHA. O 'Fenômeno Orientalizante' e as Olarias de Corinto: Representações de Animais e de Signos Identitários no VII Séulo a. C.. 2014. (Congresso).

8.
Colóqui Imagem, Gênero e Espaço: Representações da Antiguidade.Pantera e Águia: Representações de Animais nos Frisos da Cratera E 630 do Museu do Louvre. 2013. (Simpósio).

9.
IV Jornadas de Historia de la Filosofia Antigua 'Dr. Francisco Olivieri'. Sympoósion: Entre Sophrsýne e Truphé. 2013. (Congresso).

10.
XIII Ciclo de Estudos Antigos e Medievais e V Ciclo Internacional de Estudos Antigos e Medievais da UNESP Assis/ Franca. Imagens de Sympósion e de Kômos na Imagética Grega. 2013. (Congresso).

11.
II Encontro Discente de História Antiga e Medieval.Representações de Práticas Sexuais do Sympósion. 2012. (Oficina).

12.
V Ciclo de Seminários Internos do Laboratório de Estudos sobre a Cidade Antiga.Navegação no Período Arcaico Grego. 2012. (Encontro).

13.
VI Jornadas sobre el Mundo Clássico. Animais representados nos frisos das crateras coríntias. 2012. (Congresso).

14.
XXII Ciclo de Debates em História Antiga. Narrativa Pictórica: as Crateras Coríntias. 2012. (Congresso).

15.
I Colóquio do Grupo de Pesquisa Discurso na Antiguidade Grega.Espacialidades em Corinto Arcaica. 2011. (Encontro).

16.
II Jornada de Estudos Clássicos: Rito e Celebração na Antiguidade. Ritos e celebrações praticados por Helenos e Etruscos. 2011. (Congresso).

17.
IV Encontro de História Antiga e Medieval do Maranhão: Viagens e Viajantes. Cultura, Imaginário e Espacialidade. Mesa Redonda do dia 14 de outubro. 2011. (Congresso).

18.
I Jornada de História Antiga da UNIRIO: o Mediterrâneo e suas Culturas. Interações Culturais no Mediterrâneo Antigo. 2010. (Congresso).

19.
Le banquet du Monarque dans le Monde Antique: Orient, Grèce, Rome.Banquet et Kômos à Corinthe Cypsélide. 2010. (Simpósio).

20.
VII Encontro Nacional do GTHA - ANPUH. Mesa 08. 2010. (Congresso).

21.
XX Ciclo de Debates em História Antiga da UFRJ. Cultos e Ritos em Corinto Arcaica. 2010. (Congresso).

22.
I Encontro do Grupo de Pesquisa: Imagens, Representações e Cerâmica Antiga.Mesa-redonda 2. 2009. (Encontro).

23.
I Encontro Nacional de Estudos Antigos sobre o Mediterrâneo Antigo. Viagens e Trocas Culturais no Mediterrâneo (VIII-IV Séculos a.C.). 2009. (Congresso).

24.
III Encontro Internacional de História Antiga e Medieval do Maranhão. Mesa-redonda: II Encontro do Grupo de Pesquisa (Cnpq) Imagens, Representações e Cerãmica Antiga. 2009. (Congresso).

25.
X Jornada de Estudos da Antiguidade. Festas, ritos e entidades sobrenaturais em Corinto. 2008. (Congresso).

26.
XVIII Ciclo de Debates em História Antiga. Construindo uma Historiografia das Imagens. 2008. (Congresso).

27.
XX Seminário de Estudos Clássicos. Corpo e Sexualidade no Sympósion e no Kômos. 2008. (Congresso).

28.
I Encontro Internacional e II Nacional de História Antiga e Medieval do Maranhão. Fundação de cidades: relatos míticos e historiografia. 2007. (Congresso).

29.
IX Jornada de História Antiga. Pintores de vasos em Corinto: arte e identidade. 2007. (Congresso).

30.
XVII Ciclo de Debates em História Antiga. As Cidades dos Prazeres. 2007. (Congresso).

31.
Dialogando com os Pesquisadores.Debatedor de trabalhos de pesquisa. 2006. (Encontro).

32.
História Antiga em Vídeo.Analisando Tróia. 2006. (Oficina).

33.
I Simpósio de História.Religião e Poder na Antiguidade Clásssica. 2006. (Simpósio).

34.
VIII Jornada de Estudos da Antiguidade. O Estrangeiro em Corinto Arcaica. 2006. (Congresso).

35.
VI Jornada de História Antiga. Ritos praticados pelos comerciantes e artesãos em Corinto Cypsélida. 2006. (Congresso).

36.
V Simpósio de História Comparada.Avaliador de Projetos de Pesquisa. 2006. (Encontro).

37.
XVI Ciclo de Debates em História Antiga. A imagética do artesão e do estrangeiro em Corinto e em Atenas. 2006. (Congresso).

38.
IV Simpósio de História Comparada.Debatedor de projeto de pesquisa. 2005. (Outra).

39.
Oficina de História Antiga.Banquete Grego. 2005. (Oficina).

40.
VI Congresso da SBEC. O Estudo do Politeísmo em Corinto Cipsélida. 2005. (Congresso).

41.
V Jornada de História Antiga. Rituais Politeístas em Corinto. 2005. (Congresso).

42.
V Jornada de História Antiga da UERJ. Rituais Politeístas em Corinto. 2005. (Congresso).

43.
História e Literatura: Perspectivas para o Debate Interdisciplinar.Procissões Dionisíacas em Corinto Cypsélida. 2004. (Seminário).

44.
IV Encontro Nacional do GT de História Antiga - Anpuh e V Jornada de História Antiga do NEA/ UERJ,. Tirania dos Cypsélidas: práticas rituais e econômicas.. 2004. (Congresso).

45.
VI Jornada do CEIA/ UFF. Poder, Deuses e Tirania em Corinto. 2004. (Congresso).

46.
XI Encontro Regional de História Democracia e Conflito. O Debate sobre a Economia de Corinto Arcaica. 2004. (Congresso).

47.
Associação Nacional de História - ANPUH - XXII Simpósio Nacional de História, História, Acontecimento e Narrativa. Politeísmo em Corinto Arcaica. 2003. (Congresso).

48.
XIII Ciclo de Debates em História Antiga. Politeísmo e Atividades Econômicas em Corinto. 2003. (Congresso).

49.
IV Jornada de História Antiga. Ritos e Cultos em Corinto. 2002. (Congresso).

50.
III Jornada de História Antiga. Conferência intitulada: Cassandra de Profetisa à Concubina. 2001. (Congresso).

51.
X Ciclo de Debates em História Antiga. Comunicação: Comércio entre Coríntios e Etruscos. 2000. (Congresso).

52.
II Jornada de Estudos de Antiguidade. A Cultura do Agricultor e do Artesão em Corinto nos VII-VI Séculos a. C.. 1999. (Congresso).

53.
II Jornada de História Antiga. Prósopon: Representação da Alteridade na Cerâmica Coríntia. 1999. (Congresso).

54.
IX Ciclo de Debates em História Antiga. O Ritual das Bacantes nos Vasos de Lenéias. 1999. (Congresso).

55.
IX Ciclo de Debates em História Antiga. O Ritual das Bacantes nos Vasos de Lenéias. 1999. (Congresso).

56.
IX Reunião da Sbec. A Representação do Kômos na Cerâmica Coríntia. 1999. (Congresso).

57.
V Jornada de Pesquisadores em Ciências Humanas. O Kômos dos Agricultores e dos Caçadores em Corinto. 1999. (Congresso).

58.
XX Simpósio Nacional de História. Cultura Popular em Corinto Arcaica: o Kômos dos Agroí na Chôra. 1999. (Congresso).

59.
I Jornada de Estudos de Antiguidade. Antestérias: Rito Cultual ou Carnaval?. 1998. (Congresso).

60.
Jornada de História Antiga. Dionisismo nas Póleis de Corinto e de Atenas. 1998. (Congresso).

61.
VIII Ciclo de Debates em História Antiga. Kômos: Rito Propiciatório e Alteridade em Corinto Arcaica. 1998. (Congresso).

62.
IV Jornada de Pesquisadores em Ciências Humanas. A Leitura Isotópica de Textos e Imagens de Simpósio e de Kômos Ateniense no V século a.C.. 1997. (Congresso).

63.
Projeto Universidade-Escola.As Imagens na Cerâmica Ática. 1997. (Oficina).

64.
Simpósio Nacional de Estudos Clássicos - X Reunião da SBEC. A Transformação do Corpo em Corpo Grotesco no Simpósio e no Kômos em Atenas do V Século a.C.. 1997. (Congresso).

65.
Dialogando com os Pesquisadores.Carnavalização de Práticas Festivas Atenienses no V século a.C.. 1996. (Encontro).

66.
III Jornada de Pesquisadores em Ciências Humanas. A Carnavalização do Simpósio e do Kômos: as Imagens do Corpo Grotesco em Atenas do V século a.C.. 1996. (Congresso).

67.
VI Ciclo de Debates em História Antiga. O Cotidiano do Corpo em Atenas do V século a.C.. 1996. (Congresso).

68.
VII Encontro Regional: História e Violência. As Tensões Sociais e o Banquete Privado em Atenas no V século a.C.. 1996. (Congresso).

69.
III Congresso Nacional de Estudos Clássicos - IX Reunião da SBEC. A Carnavalização do Banquete Privado em Atenas no V Século a.C.. 1995. (Congresso).

70.
XVI Semana de Estudos Clássicos. As Imagens da Carnavalização no Banquete Ateniense. 1995. (Congresso).

71.
XVI Jornada Interna de Iniciação Científica. Banquete Privado Ateniense no V Século a.C.. 1994. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GERCHANOC, F. ; GRAND-CLEMENT, A. ; BOERINGER, S. ; LIMA, A. C. C. . Imagens, Ritos e Vestimentas: representações do mundo antigo. 2017. (Concerto).

2.
TACLA, A.B. ; LIMA, A.C.C. ; LIMA, A. C. C. . IX ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA ANTIGA DO GTHA ANPUH: NOVAS FRONTEIRAS DE PESQUISA EM ANTIGUIDADE NO BRASIL. 2016. (Congresso).

3.
LIMA, A. C. C.. Imagem, Gênero e Espaço: Representações da Antiguidade (IV Encontro do Grupo de Pesquisa do NEREIDA). 2013. (Congresso).

4.
LIMA, A. C. C.. Colóquio História e Imagem: Múltiplas Leituras (III Encontro do Grupo de Pesquisa do NEREIDA). 2011. (Congresso).

5.
LIMA, A. C. C.. I Encontro do Grupo de Pesquisa (Cnpq) Imagens, Representações e Cerâmica Antiga. 2009. (Congresso).

6.
LIMA, A. C. C.. X Jornada de Estudos da Antiguidade. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Mateus Mello Araujo da Silva. A região da Cária e a cunhagem de moedas durante o período helenístico. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Christianne pereira Gomes. Mobiliário nas cenas do Pintor Makron da cerâmica ática de figuras vermelhas. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
João Carlos d´Almeida e Souza R de Belford. Santuário de Orthia em Esparta Arcaica. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Brian Gordon Lutalo Kibuuka. Transgressões de Gênero nas Tragédias Euripidianas. Início: 2017. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Camila Alves Jourdan. O medo do mar:representaçôes sobre a métis da navegação na Grécia Antiga. Início: 2015. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM HISTÓRIA) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

3.
Maria Helena Abrantes Pitta. Os Mosaicos da Praça das Corporações de Ofíco de Óstia. Início: 2014. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM HISTÓRIA) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ninna Koritzky Falconiere Lopes. Teseu e as Representações do Herói de Atenas. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Victor Hugo Curi Carneiro. A representação dos Tiranicidas na imagética ática. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Abi - História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Ana Luiza de Sousa Pedroso. O universo da "roupa total" feminina em cenas de despedida de guerreiro na cerâmica ática de figuras vermelhas (V século a. C.). 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Alexandre Carneiro Cerqueira Lima.

2.
Camila Alves Jourdan. Métis do reconhecimento do Mar Mediterrâneo ao domínio do Mar Egeu. 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alexandre Carneiro Cerqueira Lima.

3.
Mariana Figueiredo Virgolino. Fertilidade e Prosperidade na Ásty de Corinto: o Santuário de Deméter e Koré nos Períodos Arcaico e Clássico. 2013. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alexandre Carneiro Cerqueira Lima.

4.
Brian Gordon Lutalo Kibuuka. Eurípides e a Guerra do Peloponeso: Representações da Guerra nas Tragédias Hécuba, Suplicantes e Troianas. 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Alexandre Carneiro Cerqueira Lima.

5.
Talita Nunes Silva. As estratégias de ação das mulheres transgressoras em Atenas no V século a.C.. 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Alexandre Carneiro Cerqueira Lima.

6.
Marcio Mendes de Lima. Representações do Corpo das Backai no Teatro e na Imagética (Atenas V Século a.C.). 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Alexandre Carneiro Cerqueira Lima.

Tese de doutorado
1.
Juliana Magalhães dos Santos. O Éros no Oikos: relações de gênero, espaço e representações da espacialidade e da sexualidade femininas em Atenas do V Século a. C.. 2018. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alexandre Carneiro Cerqueira Lima.

2.
Mariana Figueiredo Virgolino. Redes, Stásis e Estabilidade na Grécia Antiga: um estudo comparado em cultura política. 2018. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alexandre Carneiro Cerqueira Lima.

3.
Talita Nunes Silva. Transgressão e Punição no Génos dos Átridas. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alexandre Carneiro Cerqueira Lima.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Deborah Borges de Oliveira. Górgona: Representações do Olhar Petrificante em Atenas Arcaica (VII-VI séculos a. C.). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Alexandre Carneiro Cerqueira Lima.

2.
Vanessa Pollak. A Prostituição Feminina em Atenas do Período Clássico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em história) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Alexandre Carneiro Cerqueira Lima.

3.
Mariana Figueiredo Virgolino. O Santuário de Deméter e Koré na Ásty de Corinto (VIII - VII Séculos a.C.). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em história) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Alexandre Carneiro Cerqueira Lima.

4.
Juliana Magalhães dos Santos. Hetaíra e o Sympósion: Influências e Relações de Gênero na Atenas do V Século a. C.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em história) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Alexandre Carneiro Cerqueira Lima.

5.
Marcio Mendes de Lima. Dionisismo e Tragédia na Atenas do V Século a.C.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em história) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Alexandre Carneiro Cerqueira Lima.

6.
Talita Nunes Silva. As Mulheres Transgressoras na Oréstia de Ésquilo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em história) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Alexandre Carneiro Cerqueira Lima.

Iniciação científica
1.
João Carlos d´Almeida e Souza. Os encontros de Odisseu e Polifemo: representações do outro em Homero e Eurípides. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em história) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alexandre Carneiro Cerqueira Lima.

2.
Camila Alves Jourdan. A Métis dos Nautai no Período Arcaico. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - História) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Alexandre Carneiro Cerqueira Lima.

3.
Erick Carvalho de Mello. Os Guerreiros de Pedra do Sul da Gália: um estudo da estatuária antropomórfica céltica na bacia do Baixo Ródano nos séculos V-III a. C.. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em história) - Universidade Federal Fluminense, fundação carlos chagas filho de amparo à pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Alexandre Carneiro Cerqueira Lima.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
LIMA, A. C. C.. Cassandra: de Profetisa à Concubina. In: Maria Regina Candido. (Org.). Mulheres na Antiguidade. 1ed.Rio de Janeiro: NEA/ UERJ, 2012, v. 1, p. 26-33.



Outras informações relevantes


Coordenador da Coleção AEDOS (coleção de livros em História Antiga) da Editora Apicuri - Rio de Janeiro
Membro Associado do ANHIMA (Anthropologie et Histoire des Mondes Antiques) da EHESS (UMR 8210)
Coordenador Nacional do Grupo de Trabalho de História Antiga - GTHA - da ANPUH



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 21:47:11