Alice Stefania Curi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9146481096222653
  • Última atualização do currículo em 29/08/2014


Atriz, diretora, pesquisadora. Professora Adjunta III do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília, onde coordena o grupo de pesquisa Poéticas do Corpo e é artista pesquisadora do Teatro do Instante. Professora dos Programas de Pós-Graduação em Arte e em Artes Cênicas da UnB. Vem atuando junto a coletivos de pesquisa artística desde 1990. Graduada em Interpretação Teatral pela UnB, concluiu Mestrado na mesma instituição, com a dissertação "Performance em telepresença". Em 2007 defendeu a tese de doutorado "Por uma tao expressividade, processos criativos em trânsito com matrizes taoístas", pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA. Sua pesquisa de doutoramento gerou o premiado espetáculo solo Traços ou Quando os Alicerces Vergam . Foi coordenadora do curso de Bacharelado em Interpretação Teatral da UnB entre 2009 e 2011 e, atualmente, coordena o curso de Licenciatura em Teatro a Distância, dentro do programa UAB na UnB. É membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE) desde 2006, onde compõe a coordenação do GT Processos de Criação e Expressão Cênicas no biênio 2013/2014. Autora de diversos artigos publicados em periódicos da área e de capítulos de livros, lançou ainda, em 2013, o livro Traços e devires de um corpo cênico , pela editora Dulcina (Brasília, DF). Sua pesquisa vem enfocando procedimentos de preparação e composição atoriais, expressividade, performatividade, estudos do corpo e dramaturgias de ator.Site: http://poeticascorpo.blogspot.com/ Contato: alicestefania@gmail.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alice Stefania Curi
Nome em citações bibliográficas
CURI, A. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Instituto de Artes - UnB, Departamento de Artes Cênicas.
Complexo das Artes
Asa Norte
70000-000 - Brasilia, DF - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2007
Doutorado em Artes Cênicas.
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia.
Título: Por uma TAO expressividade - Processos criativos em trânsito com matrizes taoístas, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Ciane Fernandes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Expressividade; Corpo; Imaginário taoísta; Práticas taoístas; política; fronteiras.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Interpretação Teatral.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Performance.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
Setores de atividade: Educação Superior; Outro.
1998 - 2000
Mestrado em Artes.
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
Título: Performance em Telepresença,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Maria Beatriz de Medeiros.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Telepresença; Performance; Contemporâneo; Tecnologia; Corpo; Presença.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Performance.
Setores de atividade: Educação Superior; Outros.
1996 - 1997
Aperfeiçoamento em Performance e novas Tecnologias com Bia Medeiros.
Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos - UnB. Ano de finalização: 1997.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1990 - 1995
Graduação em Interpretação Teatral.
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
Título: O Desejo - cerne da obra Matamoros de Hilda Hilst e da linha de pesquisa Gestualidade.
Orientador: Izabela Brochado e Hugo Renato Rodas.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Performa com Matteo Bonfitto. (Carga horária: 40h).
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
2012 - 2012
Corpo imagem, arquivo e memória - Amilcar Barros. (Carga horária: 9h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau.
2012 - 2012
Butoh com Atsushi Takenouchi. (Carga horária: 15h).
Espaço Cultural Mosaico.
2011 - 2011
Extensão universitária em Imersão PERFORMA TEATRO com Matteo Bonfitto. (Carga horária: 30h).
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em A voz a nós devida - Yoga da Voz. (Carga horária: 20h).
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Voz e Ação Vocal. (Carga horária: 16h).
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
2011 - 2011
Seitai-Ho com Ciça Ohno. (Carga horária: 24h).
Jardim dos Ventos.
2011 - 2011
O Diretor e o Texto com Alessandra Vanucci. (Carga horária: 12h).
UDI GRUDI.
2011 - 2011
Da energia à ação com Naomi Silman. (Carga horária: 16h).
Lume - Caixa Cultural - Gente Arteira.
2011 - 2011
TEATRO É O OUTRO Mauruce Durozier Theatre d Soleil. (Carga horária: 30h).
Centro Cultural Banco do Brasil.
2010 - 2010
A Arte da Presença, com Sônia Mota. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Viçosa.
2010 - 2010
Consciência do Movimento com Carlos Laerte - LASO. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Viçosa.
2010 - 2010
OFICINA INVESTIGAÇÃO DO MUNDO DO ATOR-PALHAÇO. (Carga horária: 10h).
Festival Internacional de Teatro - Cena Contemporânea.
2009 - 2009
REDEScobrindo a Visão com Martin Inthamoussu. (Carga horária: 12h).
Festival Internacional de Teatro - Cena Contemporânea.
2009 - 2009
Técnica Corporal para Atores com Eduardo Okamoto. (Carga horária: 4h).
Festival Internacional de Teatro - Cena Contemporânea.
2008 - 2008
Dança-teatro com Maura Baiocchi. (Carga horária: 40h).
Centro de Dança do DF.
2007 - 2007
Ator-criador com Teatro da Vertigem. (Carga horária: 20h).
Cooperativa Brasiliense de Teatro.
2007 - 2007
O Ator Criador e o Processo Colaborativo -Vertigem. (Carga horária: 9h).
Festival Internacional de Teatro - Cena Contemporânea.
2006 - 2006
Teatro e Performance com Fernando Villar.
Instituto de Artes da Universidade de Brasília.
2006 - 2006
Do-Ho com Toshi Tanaka. (Carga horária: 15h).
DO-HO Princípios de Movimento Corporal.
2005 - 2005
Corpo e Voz em Conexão Íntima com Meran Vargens. (Carga horária: 16h).
Espaço Xisto Bahia.
2005 - 2005
Chi Kung. (Carga horária: 8h).
Ernani Franklin.
2004 - 2004
O Corpo Performático, de Peter Dietz. (Carga horária: 9h).
Faculdade Social da Bahia.
2004 - 2004
Oficina de Improvisação com Meran Vargens. (Carga horária: 30h).
Espaço Xisto Bahia.
2004 - 2004
Teatro Físico com Érico José. (Carga horária: 60h).
Espaço Xisto Bahia.
2004 - 2004
Chi Kung. (Carga horária: 30h).
Ernani Franklin.
2003 - 2003
curso de palhaço com Ézio Magalhães (Cia.Barracão). (Carga horária: 20h).
Cooperativa Brasiliense de Teatro.
2003 - 2003
Corpo e voz com Danilo Souto Pinho. (Carga horária: 20h).
Cooperativa Brasiliense de Teatro.
2003 - 2003
Voz para teatro de rua com Danilo Souto Pinho. (Carga horária: 8h).
Ministério da Saúde, MS, Brasil.
2001 - 2002
Canto popular.
Cia Teatral Piramundo.
2001 - 2002
Pilates com Tereza Furtado.
Cia Teatral Piramundo.
2000 - 2002
musicalização com Geraldo Martins.
Cia Teatral Piramundo.
2000 - 2001
Kempô com Júlio César.
Cia Teatral Piramundo.
1999 - 1999
Percussão com Ronaldo Gafanhoto. (Carga horária: 20h).
Cia Teatral Piramundo.
1998 - 1998
Treinamento Técnico do Ator com Renato Ferracine. (Carga horária: 20h).
Grupo Teatral Lume.
1992 - 1998
Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos.
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
1996 - 1996
Oficina de Canto com Wilze Carioca. (Carga horária: 20h).
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
1992 - 1995
Extensão universitária em Dança contemporânea com Cristina Moura.
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
1989 - 1995
Extensão universitária em Dança contemporânea com Gisele Rodrigues.
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
1993 - 1993
Extensão universitária em Dança contemporânea com Selma Trindade.
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
1992 - 1993
Extensão universitária em Dança contemporânea com Márcia Duarte.
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
1992 - 1992
Extensão universitária em O Lugar da Oralidade no Teatro, com Silvia Davini.
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
1989 - 1992
Extensão universitária em Curso de Língua Inglesa Até Nível Intermediário.
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
1989 - 1992
Extensão universitária em Curso de Língua Espanhola Até Nível Intermediário.
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.


Atuação Profissional



Terracap, TERRACAP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: artista colaboradora, Carga horária: 6
Outras informações
Oficina de Teatro para funcionários da Empresa.

Atividades

4/2003 - 8/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Montagem didática de espetáculo
Oficina de Teatro para Iniciantes

Ministério da Saúde, MS, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: artista colaboradora, Carga horária: 4
Outras informações
Oficina de Teatro para funcionários do órgão.

Atividades

2/2001 - 12/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Oficina de Teatro para iniciantes

Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunta III, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuação docente com ênfase na área de Interpretação Teatral. Coordenadora de Graduação de setembro de 2009 a fevereiro de 2012. Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Artes. Coordenadora do curso de Licenciatura em Teatro EaD/UnB.

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Professora substituta, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas ministradas nas áreas de interpretação e direção

Atividades

03/2013 - Atual
Direção e administração, Instituto de Artes - UnB, Departamento de Artes Cênicas.

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Licenciatura em Teatro EaD/UnB.
09/2009 - Atual
Direção e administração, Instituto de Artes - UnB, Departamento de Artes Cênicas.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
05/2009 - Atual
Ensino, Interpretação Teatral, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Interpretação e Montagem
Interpretação Teatral 1
Interpretação Teatral 3
Interpretação Teatral 4
Introdução a Direção
Prática de Montagem
Projeto de Diplomação em Interpretação Teatral 1 e 2
02/2013 - 02/2013
Extensão universitária , Instituto de Letras, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do curso "Dicionários Terminológicos e Linguagens de Especialidades" com a professora Alice Maria Ferreira.
12/2012 - 12/2012
Extensão universitária , Faculdade de Comunicação - FAC, .

Atividade de extensão realizada
O minicurso propõe o estudo de técnicas de interpretação para cinema em todas as etapas da realização cinematográfica: desde a pré-produção (interpretação do roteiro, seleção e preparação de elenco), passando pela filmagem e chegando até a montagem da enc.
07/2010 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes - UnB, Departamento de Artes Cênicas.

Cargo ou função
Comissão de Graduação - Normatização dos procedimentos para integralização de créditos como Atividades Complementares no CEN.
08/2011 - 08/2011
Extensão universitária , Instituto de Artes - UnB, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do curso VOZ E AÇÃO VOCAL com ministrado por Carlos Simioni, com 20 horas de duração..
08/2011 - 08/2011
Extensão universitária , Instituto de Artes - UnB, .

Atividade de extensão realizada
Colaboradora do Projeto O CENA NO CEN, mediando um dos DIÁLOGOS COM OS CRIADORES, com Leonardo Moreira - Cia Hiato (SP).
06/2011 - 06/2011
Extensão universitária , Instituto de Artes - UnB, Departamento de Artes Cênicas.

Atividade de extensão realizada
Co-coordenação do curso de extensão A Voz a Nós Devida, ministrado por Alba Lírio.
05/2011 - 06/2011
Extensão universitária , Instituto de Artes - UnB, .

Atividade de extensão realizada
Participação no projeto IdAs e Vindas com o espetáculo MalvaRosa.
04/2011 - 05/2011
Extensão universitária , Instituto de Artes - UnB, Departamento de Artes Cênicas.

Atividade de extensão realizada
Coordenação da atividade de extensão IMERSÃO PERFORMA com Matteo Bonfitto.
11/2010 - 12/2010
Extensão universitária , Instituto de Artes - UnB, Departamento de Artes Cênicas.

Atividade de extensão realizada
Coordenação da atividade de extensão OFICINAS PULSAÇÕES.
05/2009 - 06/2009
Extensão universitária , Instituto de Artes - UnB, Departamento de Artes Cênicas.

Atividade de extensão realizada
Oficina Cena em construção: Corpo e Voz em Improvisação, pela Universidade Aberta do Brasil - UAB.

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 10

Atividades

03/2005 - 07/2005
Ensino, Interpretação Teatral, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnica de Corpo para Cena III

Instituto de Educação Superior de Brasília, IESB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20

Atividades

03/2008 - 05/2009
Ensino, Atividade Complementar, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Curso básico teatro
Teatro 2 - Montagem

Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, FADM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 16
Outras informações
Professora de turmas de montagem teatral de bacharelado e licenciatura (interpretação, encenação, aspectos teóricos, treinamento de ator)

Atividades

07/2008 - 05/2009
Ensino, Bacharelado em Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Bac IV
Projeto LPT

Centro de Ensino Unificado de Brasília, CEUB, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

7/1995 - 2/1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Artística

Cia Teatral Piramundo, PIRAMUNDO, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2003
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: atriz, pesquisadora e coordenadora, Carga horária: 20
Outras informações
Empresa de produção cultural. Companhia de Teatro, na qual atuei como atriz, diretora, produtora e coordenadora.

Atividades

08/1998 - 12/2003
Direção e administração, .

Cargo ou função
Co-coordenadora.
4/2001 - 12/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Oficina de Performance
Oficina preparatória para prova específica de Artes Cênicas


Projetos de pesquisa


2013 - 2014
REPERCUSSÕES DA LICENCIATURA EM TEATRO EaD/ UnB

Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é averiguar o impacto do curso na realidade de vida profissional dos primeiros egressos, e da presença destes em suas comunidades. Também objetiva colher dados que nos faça refletir sobre a adequação e pertinência de nosso currículo dentro da modalidade à distância e em relação às realidades dos municípios e regiões atendidos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Alice Stefania Curi - Coordenador.
2009 - Atual
Dramaturgias de Ator (linha de pesquisa do grupo Poéticas do Corpo)

Descrição: Dramaturgias de Ator é uma das linhas de pesquisa do Grupo Poéticas do Corpo (DGP-CNPq) e está intimamente ligada à outra linha do mesmo grupo, Teatro do Instante (espaço coletivo de investigação artística), enfocando aí especialmente conceitos e práticas ligados aos processos criativos do ator. A pesquisa se debruça sobre aspectos teórico-práticos ligados ao universo de investigação atorial, visando o exercício de certa autonomia composicional por parte do atuante. São experimentados procedimentos voltados à construção de corporeidades e estados cênicos, e ainda práticas que, para além de perspectiva estética, agreguem sentido ético ao fazer teatral. A noção de dramaturgias de ator é pensada tanto pela perspectiva de criação textual por parte de atores, como também pela exploração do potencial de vetorização e construção de sentidos do corpo cênico. O treinamento do coletivo é vivido tanto como um espaço de repetição e aprimoramento técnico, quanto como um lugar de experiências e afecções transbordadas em expressividades e textualidades a serem lapidadas. Espaço de composição de poéticas do corpo. OBJETIVO GERAL Vivenciar e aprofundar a noção de dramaturgias de ator, a partir da consolidação de espaço teórico-prático de treinamento, experiências e composições do corpo cênico. Desdobrar ações deste espaço, voltado para pesquisadores em artes cênicas (professores, alunos de graduação e pós e outros pesquisadores), em produções artísticas, publicações e comunicações em eventos científicos. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Alice Stefania Curi - Coordenador / Rita de Almeida Castro - Integrante / Mônica Mello - Integrante / Diego Borges - Integrante / Jordana Mascarenhas - Integrante / Lorena Pires - Integrante / João Miguel Peixoto - Integrante / Helena Miranda - Integrante / Ary Coelho - Integrante.
Financiador(es): Fundo da Arte e da Cultura - Secretaria de Cultura - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 17 / Número de orientações: 4
2009 - Atual
Teatro do Instante (linha de pesquisa do Grupo Poéticas do Corpo)

Descrição: A linha de pesquisa Teatro do Instante agrega artistas pesquisadores de diferentes áreas em torno de processos de criação cênica. A linha visa exercitar a interdisciplinaridade a partir da interface entre o teatro e outras áreas como literatura, música, arte computacional, novas tecnologias, etc. Visa ainda experimentar processos de recepção, com pesquisa voltada a provocações aos diferentes sentidos do espectador, a cenas polissêmicas e polifônicas, a tratamentos dramatúrgicos experimentais, entre outros aspectos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Alice Stefania Curi - Integrante / Fernando Santana de Araújo - Integrante / Rachel Mendes - Integrante / Rita de Almeida Castro - Coordenador / Mônica Mello - Integrante / Diego Borges - Integrante / Raq Feitosa - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística/Especialidade: Ensino das Artes Cênicas.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Performance.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Locução.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
Mención Especial del Concejo Deliberante de la Ciudad de Neuquén por MalvaRosa (assina direção geral), Concejo Deliberante de la Ciudad de Neuquén, Argentina.
2012
Destaque Paisagem Sonora espetáculo MalvaRosa (assina direção geral), FETO - Associação No Ato.
2012
Destaque Encenação espetáculo MalvaRosa (assina direção geral), FETO - Associação No Ato.
2012
Indicação SESC melhor direção por MalvaRosa (assina direção geral), Prêmio SESC do teatro candando.
2012
Indicação FITUB de melhor espetáculo para MalvaRosa (assina direção geral), FURB/Festival Internacional de Teatro de Blumenau.
2012
Indicação FITUB de melhor direção para MalvaRosa (assina direção geral), FURB/Festival Internacional de Teatro de Blumenau.
2012
Indicação FITUB de melhor cenografia para MalvaRosa (assina direção geral), FURB/Festival Internacional de Teatro de Blumenau.
2012
Indicação FITUB de melhor iluminação para MalvaRosa (assina direção geral), FURB/Festival Internacional de Teatro de Blumenau.
2012
Indicação SESC melhor iluminação por MalvaRosa (assina direção geral), SESC - DF.
2012
Prêmio FITUB Melhor Concepção Sonora Espetáculo MalvaRosa (assina direção geral), FITUB/FURB.
2007
Prêmio Melhor Atriz - Alice Stefânia (espetáculo TRAÇOS, pesquisa de doutorado), Fundação Monsenhor Chaves - Teresina, PI.
2007
Prêmio Melhor Espetáculo Juri Técnico TRAÇOS ou QUANDO OS ALICERCES VERGAM (resultado de pesquisa de doutorado), Fundação Monsenhor Chaves - Teresina, PI.
2007
Prêmio Melhor Espetáculo Juro Popular - TRAÇOS ou QUANDO OS ALICERCES VERGAM (resultado de pesquisa de doutorado), Fundação Monsenhor Chaves - Teresina, PI.
2007
Indicação para Prêmio de Melhor Atriz Mostra SESC do Teatro Candango (espetáculo TRAÇOS, pesquisa de doutorado), SESC - DF.
2006
Prêmio Mírian Muniz para montagem do espetáculo TRAÇOS (concepção e atuação - pesquisa de campo doutorado), FUNARTE - MinC.
2002
Prêmio Brasília Teatro e Dança para montagem do espetáculo RUTH ROCHA EM DOSE DUPLA (concepção e direção), Secretaria de Cultura do DF.
1994
Prêmio OK de Cultura Melhor Espetáculo O OLHO DA FECHADURA de Hugo Rodas (participação como atriz), Fundação OK de Cultura.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CURI, A. S.2013 CURI, A. S. . Corpos e Sentidos. ILINX - Revista do LUME, v. 3, p. 1-13, 2013.

2.
CURI, A. S.2013 CURI, A. S. . Dramaturgias de ator - puxando fios de uma trama espessa. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 3, p. 923-938, 2013.

3.
CURI, A. S.2010CURI, A. S. . Diálogos com Barba. Mimus: Revista On-Line de Mímica e Teatro Físico, v. 2, p. 39-62, 2010.

4.
CURI, A. S.2008CURI, A. S. . Espetáculo TRAÇOS: O TAO em cena. Cadernos do GIPE-CIT (UFBA), v. 19, p. 59-84, 2008.

5.
CURI, A. S.2007CURI, A. S. . O Corpo no TAO Exercício Expressivo. OuvirOUver (Uberlândia. Impresso), v. 2, p. 149-172, 2007.

6.
CURI, A. S.2006CURI, A. S. . Um Tao Artaud. Cadernos do GIPE-CIT (UFBA), Salvador - BA, v. 15, p. 09-19, 2006.

7.
CURI, A. S.2005CURI, A. S. . Corpo escritor e escritura. Cadernos do GIPE-CIT (UFBA), v. 13, p. 19-24, 2005.

8.
CURI, A. S.2000CURI, A. S. . Performance em Telepresença. Cadernos de Arte, Brasília - DF, v. 1, p. 26-41, 2000.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CURI, A. S. . Traços e devires de um corpo cênico. 1. ed. Brasília: Ed. Dulcina, 2013. v. 1000. 232p .

Capítulos de livros publicados
1.
CURI, A. S. ; CASTILHO, J. ; KEISERMAN, N. ; RAMOS, E. ; MACHADO, M. A. A. P. . Horizontes de criação e investigação no âmbito do GT Processos de Expressão e Criação Cênicas. In: Isaacsson, Marta; Massa, Clóvis Dias; Spritzer, Mirna; Silva, Suzane weber da. (Org.). Tempos de Memória: vestígios, ressonâncias e mutações. 1ed.Porto Alegre: ABRACE e AGE, 2013, v. , p. 202-208.

2.
CURI, A. S. . Traços e alicerces de uma pesquisa cênica. In: Joana Ribeiro da Silva Tavares; Nara Keiserman. (Org.). O corpo cênico - entre a dança e o teatro. 1ed.São Paulo: Annablume, 2013, v. , p. 301-310.

3.
MEDEIROS, M. B. ; CURI, A. S. . Corpos Informáticos. In: Medeiros; Maria Beatriz. (Org.). Corpos Informáticos - arte, corpo, tecnologia. 1ed.Brasília: FAC- secretaria de cultura do estado, 2006, v. , p. 20-23.

4.
MEDEIROS, M. B. ; CURI, A. S. . Instalação performática Balanço na Rodoviária de Brasília. In: Medeiros, Maria Beatriz. (Org.). Corpos Informáticos - arte, corpo, tecnologia. 1ed.brasília: FAC- secretaria de cultura do DF, 2006, v. , p. 26-28.

5.
MEDEIROS, M. B. ; CURI, A. S. . Secreções e Contaminações. In: Medeiros, Maria Beatriz. (Org.). Corpos Informáticos - arte, corpo, tecnologia. Brasília: FAC - Secretaria de Cultura do DF, 2006, v. , p. 29-32.

6.
MEDEIROS, M. B. ; CURI, A. S. . 12 Pesquisadores em Arte. In: Medeiros, Maria Beatriz. (Org.). Corpos Informáticos - arte, corpo, tecnologia. Brasília: FAC- Secretaria de Cultura do DF, 2006, v. , p. 37-40.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CURI, A. S. . Arte e Tecnologia. Jornal CAMPUS, periódico do Departamento de Comunicação da UnB, Brasília, 15 maio 2001.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CURI, A. S. . O que abre o vazio e o que o vazio abre. In: VII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, 2012, Porto Alegre. Anais do VII Congresso da ABRACE, 2012.

2.
CURI, A. S. . Dramaturgias Atorias em MALVAROSA. In: VI Reunião Científica da ABRACE, 2011, Porto Alegre. Memória Abrace Digital, 2011.

3.
CURI, A. S. . Algumas questões sobre O que quer essa Mulher?. In: II Seminário e Mostra Nacional de Dança-Teatro, 2010. Anais do 2º Seminário e Mostra Nacional de Dança-Teatro. Viçosa: UFV, 2010. v. 1. p. 1-7.

4.
CURI, A. S. . Arte e Ciência: duelos e duetos. In: VI Congresso Anual da ABRACE, 2010, São Paulo. Memória Abrace Digital, 2010.

5.
CURI, A. S. . Novos vetores hierárquicos nas salas de aula e de ensaio. In: V Reunião Científica da ABRACE, 2009, São Paulo. Memória Abrace Digital, 2009.

6.
CURI, A. S. . Processo em Traços. In: V Congresso Nacional da Abrace, 2008, Belo Horizonte. Memória Abrace Digital. Belo Horizonte, 2008.

7.
CURI, A. S. . A Tao cena contemporânea. In: IV Reunião Científica da Abrace, 2007, Belo Horizonte. Memória ABRACE. Belo Horizonte: FAPI, 2007. p. 345-348.

8.
CURI, A. S. . Processos Criativos inspirados em Matrizes Taoístas. In: IV Congresso da ABRACE, 2006, Rio de Janeiro - RJ. Os trabalhos e os dias das artes cênicas. Rio de Janeiro: 7letras, 2006. v. 1. p. 176-177.

9.
CURI, A. S. . Por uma Tao Expressividade. In: Coletivo do Mestrado em Artes, 2005, Brasília. Coletivo do mestrado em artes. Brasília: Instituto de Artes, 2005. v. 2. p. 83-92.

10.
CURI, A. S. ; MEDEIROS, M. B. ; SANTAELLA, L. ; DOMINGUES, D. ; BIRRINGER, J. ; COHEN, R. ; PRADO, G. ; BARROS, A. . Performance e Pós-modernidade. In: II Encontro de Arte e Tecnologia, 2001, Brasília. Arte e Tecnologia na Cultura Contemporânea. Brasília - DF: Dupligráfica, 2001. v. único. p. 258-261.

11.
CURI, A. S. ; BARROS, A. ; MEDEIROS, M. B. ; PRADO, G. . Corpo Presente. In: Encontro Anual da ANPAP, 1999, São Paulo. O Estado da Pesquisa em Arte - Encontro Anual da Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas. São Paulo: ANPAP, 1999. v. 2. p. 156-161.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CURI, A. S. ; DIAS, C. C. . Glossário Cênico. In: 19 Congresso de Iniciação Científica, 2013, Brasília. 19o Congresso de Inicição Científica da UnB, 2013. v. 1. p. 407-407.

2.
CURI, A. S. ; SILVA, E. C. . Cartografia da Cena. In: 19 Congresso de Iniciação Científica da UnB, 2013, Brasília. Anais do 19 Congresso de Iniciação Científica da UnB, 2013. v. 1. p. 533-533.

3.
CURI, A. S. ; CURI, A. S. . Corpo Cênico: da vertigem ao voo. In: Corpos (Im)perfeitos - Conferência Internacional, 2012, Almada, Portugal. Corpos (Im)perfeitos - livro de atas, 2012. p. 23-29.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CURI, A. S. . Performance Conference. In: The Third Annual Performance Studies Conference, 1997, Atlanta - USA. The Third Annual Performance Studies Conference, 1997.

2.
CURI, A. S. . Corpos Informáticos. In: I Congresso de Iniciação Científica da UnB, 1995, Brasília. I Congresso de Iniciação Científica da UnB, 1995.

3.
CURI, A. S. . Pesquisa Corpos Informáticos. In: 47ª Reunião Anual da SBPC - 1995, 1995, São Luiz. 47ª Reunião Anual da SBPC - 1995, 1995.

4.
CURI, A. S. . Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos. In: I Congresso de Ciência e Cultura UnB - VI Semana Universitária - 1995, 1995, Brasília. I Congresso de Ciência e Cultura UnB - VI Semana Universitária - 1995, 1995.

5.
CURI, A. S. . Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos. In: 46º Reunião SBPC, 1994, Vitória. 46º Reunião SBPC, 1994.

6.
CURI, A. S. . A Utilização da Voz Analítica na Arte. In: 3º Seminário de Pesquisa da UnB - Você Pesquisa...então mostre, 1993, Brasília. 3º Seminário de Pesquisa da UnB - Você Pesquisa...então mostre, 1993.

Apresentações de Trabalho
1.
CURI, A. S. ; MORENO, Newton . Espetáculo MalvaRosa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
CURI, A. S. . Processo em Traços. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CURI, A. S. . Traços ou Quando os Alicerces Vergam. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
CURI, A. S. . Conversa Plugada com Alice Stefânia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CURI, A. S. . Por uma tao expressividade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CURI, A. S. ; MEDEIROS, M. B. . Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos - Performance em Telepresença. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CURI, A. S. . Performance e Pós-modernidade. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CURI, A. S. ; MEDEIROS, M. B. ; FRAGOSO, M. ; ROCHA, C. . Vídeo-performance. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
CURI, A. S. ; MEDEIROS, M. B. ; FRAGOSO, M. . A Arte da Performance. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
CURI, A. S. ; MEDEIROS, M. B. ; ROCHA, C. . Corpos Informáticos - Performance with video. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CURI, A. S. ; GUSMAO, R. ; TEXEIRA, J. G. ; MORAES, J. E. G. ; BROCHADO, I. . Mesa Redonda Performance e Tecnologia. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
CURI, A. S. ; MEDEIROS, M. B. ; ROCHA, C. . Corpos Informáticos reaserch group. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CURI, A. S. . Sutilezas em Jogo. não publicado, 2004 (Artigo).

2.
CURI, A. S. ; MENEZES, M. ; ROCHA, V. ; HURTADO, A. . A Roda do Arco-Íris. não publicado, 2003 (Peça Teatral).

3.
CURI, A. S. . João e Maria - um musical ecológico. não publicado, 2002 (Peça Teatral).

4.
CURI, A. S. ; ROCHA, V. . As Balzaquianas ou Brechota da Vovó. não publicado, 2000 (Peça Teatral).

5.
CURI, A. S. ; MOTTA, M. ; MENEZES, M. ; ROCHA, V. ; ARAUJO, R. A. . Rock Colisão Show. não publicado, 1998 (Peça Teatral).

6.
CURI, A. S. ; MENEZES, M. ; ROCHA, V. . Caixa de Surpresas. não publicado, 1997 (Peça Teatral).


Demais tipos de produção técnica
1.
CURI, A. S. . Treinamento de atores. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CURI, A. S. ; CASTRO, R. A. ; MELLO. Mônica . Oficinas Pulsações. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CURI, A. S. . Festival de Teatro na Escola - Athos Bulcão. 2010. (Orientação/consultoria artística).

4.
CURI, A. S. . Workshop Teatro Físico. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
CURI, A. S. . Direção Teatral para Professores da Rede Pública de Ensino. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
CURI, A. S. ; AMARO, A. . O Olho do caleidoscópio. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
CURI, A. S. ; HURTADO, A. ; ROCHA, V. ; MENEZES, M. . Oficina de Teatro para crianças. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
CURI, A. S. ; HURTADO, A. . Oficina de Teatro para crianças. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
CURI, A. S. . Oficina de Performance. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
CURI, A. S. . Oficina Preparatória Prova Específica de Interpretação Teatral. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
CURI, A. S. ; ROCHA, V. ; MENEZES, M. . Oficina de Teatro Pró-Criança. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
CURI, A. S. . Oficina de Vídeo-performance. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
CURI, A. S. ; MARCOS, P. ; RIBONDI, A. ; MASCARENHAS, J. . Mundaréu (Diretora, Festival Internacional Cena Contemporânea, vínculo com linha de pesquisa grupo Poéticas do Corpo, CNPq, Sala Adolfo Celli, Casa de Itália, 9 apresentações). 2014. Teatral.

2.
CURI, A. S. . Gota (Diretora, vínculo com disciplina da graduação e projeto de pesquisa UnB, 10 aresentaçoes, UnB e Teatro da Caixa). 2013. Teatral.

3.
CURI, A. S. ; CASTRO, R. A. ; MELLO. Mônica ; RODRIGUES, G. ; ANDRADE, J. ; BORGES, D. ; MENDES, R. ; FEITOSA, R. ; GOMES, C. . À Deriva (Atriz e co-criadora, vínculo grupo de pesquisa CNPq, Festival Internacional Cena Contemporânea, CCBB, Mostra SESC do Teatro Candango, Teatro Garagem, 19 apresentações). 2013. Teatral.

4.
CURI, A. S. ; CASTRO, R. A. . Abensonhar (Diretora, vínculo com disciplina da graduação e com projeto de pesquisa, Teatro Garagem 10 apresentações, Festival local 25 anos do IdA). 2013. Teatral.

5.
CURI, A. S. ; MOTTA, M. . Quem disse que não (Diretora, vínculo com disciplina da graduação, 6 apresentações, Sala Plínio Marcos FUNARTE). 2012. Teatral.

6.
CURI, A. S. ; MORENO, Newton . Malva Rosa (diretora, vínculo com graduação UnB e linha de pesquisa dramaturgias de ator, Aniversário 51 anos de Brasília, I Mostra de Teatro Universitário da Cia Elevador em SP, Festival Universitário de Goiânia (FUGA), TRANSARTE - UnB, IdAs e Vindas - UnB, 25 FITUB - um prêmio e quatro indicações, festival de Teatro em Neuquén, Argentina, FETO BH, ganhador de dois destaques). 2011. Teatral.

7.
MENDES, R. ; CASTRO, R. A. ; CURI, A. S. . E Io. Quem? (atriz e co-criação, vínculo com pesquisa Poéticas do Corpo, linha Teatro do Instante). 2011. Teatral.

8.
CURI, A. S. . CEP 70.000 (orientadora, vínculo com graduação UnB). 2011. Teatral.

9.
CURI, A. S. . O que quer essa Mulher? (atriz e criação. Mostra de Dança-Teatro em Viçosa, vínculo com linha pesquisa Dramaturgias de Ator - Grupo Poéticas do Corpo). 2010. Teatral.

10.
CURI, A. S. ; ARAÚJO, F. S. ; MENDES, R. ; REZENDE, J. . Duplos (atriz e diretora, vínculo com pesquisa Poéticas do Corpo - linha dramaturgias de ator). 2010. Teatral.

11.
CASTRO, R. A. ; CURI, A. S. . Pulsações (atriz e co-criação. participação Festival Nacional CENA CONTEMPORÂNEA, Mostra SESC teatro candango, vínculo com grupo de pesquisa, Selo UnB 50 anos, CAL). 2010. Teatral.

12.
CURI, A. S. ; Baiocchi, M ; Pannek, W. . !ZARATUSTRA! (atriz, vínculo com pesquisa do grupo Taanteatro). 2009. Teatral.

13.
CURI, A. S. ; Gomes, Roberto . A Casa Fechada (diretora, vínculo com a graduação UnB). 2009. Teatral.

14.
CURI, A. S. ; CAMILO, G. ; Rodrigues, Gisele . ExaGero (co-criação, vínculo com Graduação - Faculdade Dulcina). 2009. Teatral.

15.
CURI, A. S. ; JABOR, A. . Amor em Nós (direção, vínculo com graduação - Faculdade Dulcina). 2008. Teatral.

16.
CURI, A. S. ; AMARO, A. ; MIRANDA, A. . Traços os Quando os alicerces vergam (Atriz, produtora e criadora. Prêmio Myriam Muniz da FUNARTE, 7 prêmios festival de monólogos de Teresina -2007, 1 prêmio e 2 indicações Mostra Candanga SESC 2007, Encontro de Teatro Contemporâneo em Lima, Perú, 2007, Festival Internacional Cena Contemporânea, 2008, Tercer Festival UCSUR Lima, Perú, 2008. Vínculo com pesquisa de doutorado: trabalho final). 2006. Teatral.

17.
CURI, A. S. ; MEIRELLES, M. . Cartas Abertas (atriz. Teatro Vila Velha Salvador). 2005. Teatral.

18.
CURI, A. S. . Falando de Arte. 2005. Teatral.

19.
CURI, A. S. ; CASTRO, C. ; NETO, G. ; BITTENCOURT, J. ; MEIRELLES, M. . Auto-Retrato aos 40 (atriz. Teatro Vila Velha Salvador). 2004. Teatral.

20.
CURI, A. S. ; NETO, G. ; BITTENCOURT, J. . Primeiro de Abril (assistência de direção. Teatro Vila Velha Salvador). 2004. Teatral.

21.
CURI, A. S. ; ROCHA, V. . A Roda do Arco Íris. 2003. Teatral.

22.
CURI, A. S. . João e Maria. 2002. Teatral.

23.
CURI, A. S. ; ROCHA, V. ; BAZZO, E. F. . A Arte de Cuspir. 2002. Teatral.

24.
CURI, A. S. ; MENEZES, M. . A Exceção e a Regra. 2002. Teatral.

25.
CURI, A. S. ; ROCHA, R. . Ruth Rocha em Dose Dupla - Prêmio Brasília Teatro e Dança. 2001. Teatral.

26.
CURI, A. S. . Terezinha e o Mar. 2001. Teatral.

27.
CURI, A. S. ; ROCHA, V. ; MENEZES, M. . Brechota da Vovó. 2000. Teatral.

28.
CURI, A. S. ; ARAUJO, A. ; HOLLANDA, M. . A Caravana da liusão. 2000. Teatral.

29.
CURI, A. S. ; HILST, H. ; GUSMAO, R. ; RODAS, Hugo . Maria Matamoros. 1995. Teatral.

30.
CURI, A. S. ; VILLAR, Fernando . A Designar. 1995. Teatral.

31.
CURI, A. S. ; SARTRE, J. P. ; GUSMAO, R. . Entre Quatro Paredes. 1994. Teatral.

32.
CURI, A. S. ; RODAS, Hugo ; RODRIGUES, N. . O Olho da Fechadura - Prêmio OK de Arte e Cultura. 1993. Teatral.

33.
CURI, A. S. ; PEDRANCINI, Humberto ; REGINO, Zé ; SANTOS, J. D. . Catchup. 1993. Teatral.

34.
CURI, A. S. ; GRAIA, Robson ; JABOR, A. ; SHAKESPEARE, W. . Belíssimos. 1992. Teatral.

35.
CURI, A. S. ; HERITAGE, Paul ; SHAKESPEARE, W. . Medida por Medida. 1992. Teatral.

36.
CURI, A. S. ; RODAS, Hugo ; AZEVEDO, A. . Um Roubo no Olimpo. 1992. Teatral.

37.
CURI, A. S. ; ARAÚJO, Celso ; HEIDT, H. . Laio. 1991. Teatral.

38.
CURI, A. S. ; CHINASKI, Claudio ; PESSOA, F. . O Marinheiro. 1990. Teatral.

Artes Visuais
1.
CURI, A. S. ; CASTRO, R. A. ; ARAÚJO, F. S. ; MELLO. Mônica . Fui deixando meus corpos pelo caminho. 2011. Vídeo.

2.
CURI, A. S. . Ida sem Volta - Relato Delinquente. 1999. Instalação.

3.
CURI, A. S. . VisAgem. 1999. Outra.

4.
CURI, A. S. . Panorama das Artes Visuais. 1998. Vídeo.

Outras produções artísticas/culturais
1.
CURI, A. S. ; Castro, Rita ; MELLO. Mônica ; ARAÚJO, F. S. . Série de vídeos FUI DEIXANDO MEUS CORPOS PELO CAMINHO, vínculo com Grupo de Pesquisa Poéticas do Corpo, linha Teatro do Instante, apresentação 54º Cometa Cenas. 2011.

2.
Monnerat, E. ; CURI, A. S. . Falta de Ar - curta-metragem. 2010.

3.
CURI, A. S. ; DURAND, W. . FESTIVAL TEATRO NA ESCOLA: Veríssimos Bar. 2010 (Orientação Artística FESTIVAL TEATRO NA ESCOLA).

4.
CURI, A. S. ; FILHO, H. B. ; RODRIGUES, A. ; GOMES, A. L. . Quartas Dramáticas - Electra no Circo. 2010 (Leitura Dramática).

5.
OLIVEIRA, Jorge ; CURI, A. S. ; ZOCA, P. . Perdão, Mister Fiel - longa metragem, atriz - Vencedor do Troféu Câmara Legislativa de melhor longa 35 mm, Mostra Brasília 42 Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. 2009.

6.
Limongi, J. ; CURI, A. S. ; AMARO, A. ; Naná Vasconcelos . A Descoberta do Mel - curta-metragem. 2009.

7.
CURI, A. S. ; Assis, F. . Ainda Somos os Mesmos - Curta metragem 16 mm. 2008.

8.
GIUNTINI, M. ; MORETTI, ; Medeiros, Leonardo ; CURI, A. S. . Simples Mortais - Longa Metragem, atriz - Prêmio Câmera Legislativa e Prêmio Quanta Melhor Longa Metragem 40 Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. 2007.

9.
CURI, A. S. ; RANGEL, N. . Metrópole Total. 2005.

10.
CURI, A. S. ; KERTESZ, M. . Jornal da Cidade. 2005.

11.
CURI, A. S. ; SANTOS, J. D. ; ROCHA, V. . As Virgens de Capricórnio. 1993.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CURI, A. S.; JOHANSONN, F.; MOTA, M.. Participação em banca de Denivaldo Camargo de Oliveira. Formação em Palhaço. reflexões sobre metodologias de formação de novos palhaços. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Artes) - Universidade de Brasília.

2.
CURI, A. S.; SALLES, N.; ALVES, T. A.. Participação em banca de Sandro Souza Silva. Dançando às Avessas - Relatos de um processo de criação envolvendo antropologia teatral, "corpo sem órgãos" e aspectos da mítica hindo. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
Monteiro, Marianna; Matsumoto, Roberta; Castro, Rita; CURI, A. S.. Participação em banca de Rodrigo Fischer. Caminhos Múltiplos. 2008. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Doutorado
1.
CURI, A. S.; CASTRO, R. A.. Participação em banca de Carla Sabrina Cunha. Butô - Corpo/Imagem na improvisação. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade de Brasília.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CURI, A. S.. Participação em banca de Wilson Luiz Granja do Prado.Mergulho colaborativo em um processo de negação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

2.
CURI, A. S.. Participação em banca de Pâmela Valéria Alves Ribeiro.Neg(a)cão: construção de figuras a partir do Bufão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

3.
CURI, A. S.. Participação em banca de Érica Rogrigues Serra.A visualidade da cena A Máquina no espetáculo teatral Quem disse que não . 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

4.
CURI, A. S.. Participação em banca de Nitiel Fernandes Rosa de Paula.Um caminho para atuação reflexões sobre o ofício de ator. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

5.
CURI, A. S.; CASTRO, R. A.. Participação em banca de Paula Renata da Rocha Sallas.Nutrir e tecer sensibilidades. A autonomia como um caminho para o ofício do ator. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística - Habilitação em Teatro) - Universidade de Brasília.

6.
CURI, A. S.; HARTMANN, L.; MOTA, M.. Participação em banca de Plínio Perrú.Estação Sonora. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística - Habilitação em Teatro) - Universidade de Brasília.

7.
CURI, A. S.. Participação em banca de Clenes Alves da Silva.Narrativa Oral: a contribuição do grupo Fuxico.... 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade de Brasília.

8.
CURI, A. S.. Participação em banca de Erodilso da Silva Souza.Desafios do Ensino Formal de Teatro: uma análise pelo campo da docência. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade de Brasília.

9.
CURI, A. S.. Participação em banca de Eliete Landgraf Cruz.Estrutura da Escola Pública para o ensino do Teatro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade de Brasília.

10.
CURI, A. S.. Participação em banca de Lucilene Cristina da Silva Figueiredo.O processo de ensino-aprendizagem em Teatro: do legal para o real. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade de Brasília.

11.
CURI, A. S.. Participação em banca de Ricardo Maffi.Análise sobre a metodologia do ensino de Teatro no Município de Epitaciolândia - Acre. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade de Brasília.

12.
CURI, A. S.; JOHANSONN, F.; HARTMANN, L.. Participação em banca de Camila Guerra Oliveira.Coreografia dos Gestos - do artesanato à metafísica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interpretação Teatral) - Universidade de Brasília.

13.
CURI, A. S.; JOHANSONN, F.; HARTMANN, L.. Participação em banca de Fabio de Souza Miranda.O Souza sabe: comicidade, canção e personagem no Musical 'A Porca faz anos!'. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interpretação Teatral) - Universidade de Brasília.

14.
CURI, A. S.; HARTMANN, L.; JOHANSONN, F.. Participação em banca de Laura Diniz Tavares.To be or not to be. Tupi or nor tupi. To pig or not to pig. O espatáculo A PORCA FAZ ANOS: uma apropriação de realidades.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interpretação Teatral) - Universidade de Brasília.

15.
CURI, A. S.; HARTMANN, L.; JOHANSONN, F.. Participação em banca de Mariana Mendes de Oliveira.Diário de Notícias: Ensaio dramatúrgico sobre a criação da personagem Carla Pitu, num contexto Pós-Dramático. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interpretação Teatral) - Universidade de Brasília.

16.
CURI, A. S.; BROCHADO, I.; BORGES, C.. Participação em banca de Juliana Alves da Rocha.A construção do Corpo Cômico e o encantamento da Oficina. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística - Habilitação em Teatro) - Universidade de Brasília.

17.
CURI, A. S.. Participação em banca de Ademar Gonçalves Rios.Entre Quatro Paredes Uma Perspectiva Semiológica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interpretação Teatral) - Universidade de Brasília.

18.
CURI, A. S.. Participação em banca de Angela Thome.A Portas Fechadas - Sob a Ótica do teatro de Situações Limites de Jean Paul Sartre. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interpretação Teatral) - Universidade de Brasília.

19.
CURI, A. S.. Participação em banca de Ana Márcia Andrade.Entre Quatro Paredes Uma Construção da Personagem Inês Serrano e sua Relação com o Existencialismo Sarteano. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interpretação Teatral) - Universidade de Brasília.

20.
CURI, A. S.. Participação em banca de Paulo Roberto Martins Barros.Da Sala de Aula ao Palco - A transformação do professor de artes cênicas em diretor teatral. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística - Habilitação em Teatro) - Universidade de Brasília.

21.
CURI, A. S.; REIS, S.; GALVAO, A. C.. Participação em banca de Clarissa Ferreira Vargas.Manuela e outras personagens de Almodóvar: uma reflexão sobre o universo feminino. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interpretação Teatral) - Universidade de Brasília.

22.
BORGES, C.; JOHANSONN, F.; CURI, A. S.. Participação em banca de Georgia Rafaela Silva Nascimento.Corpo-brincante. O papel do jogo no trabalho de corpo do Ator. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística - Habilitação em Teatro) - Universidade de Brasília.

23.
CURI, A. S.; GALVAO, A. C.; REIS, S.. Participação em banca de Bárbara Cristina dos Santos Figueira.O meu coração comeu um velho porão. Por uma atuação transcanibal. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interpretação Teatral) - Universidade de Brasília.

24.
CURI, A. S.; GALVAO, A. C.; REIS, S.. Participação em banca de Carolina Silveira Barreiro.Manual dilatado do ator filosófico. Uma pré-tensão monográfica menor. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interpretação Teatral) - Universidade de Brasília.

25.
CURI, A. S.; JOHANSONN, F.; Matsumoto, Roberta. Participação em banca de Devanir Rodrigues de Oliveira.Teatro dos corpos transviados. Reflexões por meio da educação informal. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística - Habilitação em Teatro) - Universidade de Brasília.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CURI, A. S.; KEISERMAN, N.; SILVA, D. M.; CAMPIGOTTO, C. M. L. M. E.; POMMER, M. E.. Concurso para professor adjunto, campo de conhecimento: Direção Teatral. 2010. Universidade Federal de Santa Catarina.

Outras participações
1.
CURI, A. S.. Processo de seleção do edital ProIC/DPP/UnB - Pibic e FAPDF 2012/13. 2012. Universidade de Brasília.

2.
CURI, A. S.. Banca de Prova de Habilidade Específica para ingresso nos Cursos de Artes Cênicas da UnB - 2/2011. 2011. Universidade de Brasília.

3.
CURI, A. S.. Banca de Prova de Habilidade Específica para ingresso nos Cursos de Artes Cênicas da UnB. 2010. Universidade de Brasília.

4.
CURI, A. S.. Banca de Prova de Habilidade Específica para ingresso nos Cursos de Artes Cênicas da UnB - 1/2007. 2007. Universidade de Brasília.

5.
CURI, A. S.; O'HARA, Jr; MORENO, V. I Cerradrilha - Concurso Regional de Quadrilhas Juninas do DF. 2007.

6.
CURI, A. S.. Banca de Prova de Habilidade Específica para ingresso nos Cursos de Artes Cênicas da UnB- 1/2006. 2006. Universidade de Brasília.

7.
CURI, A. S.. Banca de Prova de Habilidade Específica para ingresso nos Cursos de Artes Cênicas da UnB - 2/2006. 2006. Universidade de Brasília.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
12º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia #12.ART.Prospecções Poéticas acerca de Dramaturgias Atoriais. 2013. (Encontro).

2.
VII Reunião Científica da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cênicas.Aproximações à noção de Dramaturgias de Ator. 2013. (Outra).

3.
Fórum de áreas do sistema UAB. 2013. (Outra).

4.
Festival Internacional Cena Contemporânea.À Deriva - espetáculo teatral. 2013. (Outra).

5.
VII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas. O que abre o vazio e o que o vazio abre. 2012. (Congresso).

6.
VII Congresso Anual da ABRACE. Sessão Aberta do GT Processos de Criação e Expressão Cênicas. 2012. (Congresso).

7.
I Seminário Nacional de Arte Coreográfica.Corpos e sentidos. 2012. (Seminário).

8.
Corpos (Im)perfeitos - Conferência Internacional.Corpo Cênico: da vertigem ao voo. 2012. (Seminário).

9.
Bienal Brasil do Livro e da Leitura.Leitura dramática texto AGRESTE de Newton Moreno (Mostras de leituras Cênicas Brasil-África). 2012. (Encontro).

10.
Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau.MalvaRosa. 2012. (Encontro).

11.
FETO - Festival Estudantil de Teatro.Malva Rosa (diretora, vínculo com graduação UnB e linha de pesquisa dramaturgias de ator, Aniversário 51 anos de Brasília, I Mostra de Teatro Universitário da Cia Elevador em SP, Festival Universitário de Goiânia (FUGA), TRANSARTE - UnB, IdAs e Vindas - U. 2012. (Encontro).

12.
III Festival Mulher em Cena.Apresentação espetáculo MalvaRosa. 2012. (Outra).

13.
Festival Internacional de Teatro Comunitário de Neuquén, Argentina.MalvaRosa. 2012. (Outra).

14.
Prêmio SESC do Teatro Candango.MalvaRosa. 2012. (Outra).

15.
As Artes Cênicas no ensino superior. Relato de caso: MalvaRosa.As Artes Cênicas no ensino superior. Relato de caso: MalvaRosa. 2011. (Encontro).

16.
Do Concreto ao Mangue.Do Concreto ao Mangue - o que meu olhar guardou para você. 2011. (Encontro).

17.
II Encontro de Diretores de Teatro - O Diretor e o Texto. 2011. (Encontro).

18.
Lançamento da Revista Folhetim - Nº 29, edição dedicada a Nelson Rodrigues.Leitura dramática de trechos da obra de Nelson Rodrigues. 2011. (Encontro).

19.
Aula Inaugural IdA.Espetáculo MalvaRosa. 2011. (Outra).

20.
TODO.Espetáculo MalvaRosa. 2011. (Outra).

21.
Aniversário 51 anos de Brasília.Espetáculo MalvaRosa. 2011. (Outra).

22.
Quartas Dramáticas.Coordenação da leitura dramática texto AGRESTE de Newton Moreno. 2011. (Outra).

23.
IdAs e Vindas.Malva Rosa. 2011. (Outra).

24.
I Mostra de Teatro Universitário da Cia Elevador Panorâmico.Malva Rosa. 2011. (Outra).

25.
Festival Internacional de Teatro CENA CONTEMPORÂNEA.Pulsações e Mediação do Diálogo com Criadores com Leonardo Moreira da Cia. Hiato. 2011. (Outra).

26.
VI Reunião Científica da ABRACE.Dramaturgias Atoriais em MalvaRosa. 2011. (Outra).

27.
VI Congresso Anual da ABRACE. Arte e Ciência: duelos e duetos. 2010. (Congresso).

28.
II Seminário e Mostra Nacional de Dança-Teatro.O que quer essa Mulher?. 2010. (Seminário).

29.
Ciclo de Conferências: multipossibilidades de processos de pesquisa em artes.Por uma TAO expressividade: processos criativos em trânsito com matrizes taoístas. 2010. (Seminário).

30.
Encontro Concreto - Teatro de Grupo.Teatro do Instante. 2010. (Encontro).

31.
Concreto Aberto - Teatro do Concreto.O pensamento feminino no teatro brasiliense. 2009. (Encontro).

32.
V Reunião Científica da ABRACE.Novos vetores hierárquicos nas salas de aula e de ensaio. 2009. (Outra).

33.
V Congresso Anual da ABRACE. Processo em Traços. 2008. (Congresso).

34.
Tercer Festival UCSUR de Teatro Internacional.Traços ou Quando os Alicerces Vergam. 2008. (Encontro).

35.
Palco Giratório Brasília - SESC.Traços ou Quando os Alicerces Vergam. 2008. (Encontro).

36.
Seminário sobre pesquisa em Arte. 2007. (Encontro).

37.
II Encuentro de Teatro Contemporáneo, em Lima, Perú - vínculado à pesquisa de doutorado..Traços ou Quando os Alicerces Vergam - espetáculo teatral. 2007. (Encontro).

38.
Festival TUCAN, da Universidade de Brasília, vínculo com a pesquisa de doutorado..Processo Criativo do espetáculo Traços ou Quando os Alicerces Vergam. 2007. (Encontro).

39.
Festival Internacional de Teatro Cena Contemporânea - vínculo com a pesquisa de doutorado..Traços ou Quando os Alicerces Vergam - peça teatral. 2007. (Outra).

40.
XV Festival de Monólogos Ana Maria Rego - vencedor de sete prêmios (melhor atriz, melhor espetáculo juri técnico e popular, melhor direçaõ, melhor sonoplastia, melhor iluminação, melhor cenário) - vínculo com a pesquisa de doutorado..Traços ou Quando os Alicerces Vergam. 2007. (Outra).

41.
Mostra SESC de Teatro Candango - vencedor de 1 prêmio (melhor sonoplastia) e 2 indicações (melhor atriz e melhor iluminação) - vínculo com a pesquisa de doutorado..Traços ou Quando os Alicerces Vergam. 2007. (Outra).

42.
IV Congresso da ABRACE - vínculo com a pesquisa de doutorado.. Processos criativos inspirados por matrizes taoístas. 2006. (Congresso).

43.
Mesa Redonda sobre o Trabalho do GPCI.Mesa Redonda sobre o Trabalho do GPCI. 2004. (Encontro).

44.
II Maratona de Teatro em Aids. 2003. (Congresso).

45.
Seminário: Existe um Teatro Brasiliense?. 2002. (Seminário).

46.
II Encontro de Arte e Tecnologia. Performance e Pós-modernidade. 2001. (Congresso).

47.
Festival de Inverno de Campina Grande.Espetáculo Brechota da Vovó. 2001. (Outra).

48.
The Third Annual Performance Studies Conference. Corpos Informáticos. 1997. (Congresso).

49.
I Seminário de Arte-Educadores do DF. 1997. (Seminário).

50.
Mesa Redonda Performance e Tecnologia - 1997."Performance em Telepresença". 1997. (Encontro).

51.
48ª Reunião Anual da SBPC. Corpos Informáticos. 1996. (Congresso).

52.
Ciclo de Work Demonstration Odim Teatret. 1996. (Encontro).

53.
VIII Encontro Nacional da ANPAP.Corpos Informáticos. 1996. (Encontro).

54.
I Congresso de Iniciação Científica da UnB. Corpos Informáticos. 1995. (Congresso).

55.
47ª Reunião Anual da SBPC. Corpos Informáticos. 1995. (Congresso).

56.
I Congresso de Ciência e Cultura UnB - VI Semana Universitária. Tribo Atrito. 1995. (Congresso).

57.
I Seminário Nacional sobre Performáticos Performance e Sociedade. 1995. (Seminário).

58.
IV Fórum Brasília de Artes Visuais. 1995. (Encontro).

59.
VII Encontro Nacional da ANPAP.Corpos Informáticos. 1995. (Encontro).

60.
I Cena Contemporânea.Espetáculo A Designar. 1995. (Outra).

61.
I Cena Contemporânea.Espetáculo O Olho da Fechadura. 1995. (Outra).

62.
IV Fórum Brasília de Artes Visuais - I Cena Contemporânea.Espetáculo Indioformáticos. 1995. (Outra).

63.
46º Reunião SBPC. Corpos Informáticos. 1994. (Congresso).

64.
I Simposium de Arte, Educação, Ciência e Tecnologia. 1994. (Simpósio).

65.
Festival de Arte e Cultura da UnB.Espetáculo O Olho da Fechadura. 1994. (Outra).

66.
3º Seminário de Pesquisa da UnB - Você Pesquisa...então mostre.Utilização da voz analítica na arte. 1993. (Seminário).

67.
II Fórum Brasília de Artes Visuais. 1993. (Encontro).

68.
II FLAAC - Festival Latino Americano de Arte e Cultura. 1989. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Danielle de Jesus de Souza Fonsêca. A Máscara de Pai Francisco. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de Brasília. (Orientador).

2.
Daniel de Jesus dos Santos Costa. Poéticas do corpo na Performance Teatral: identidades de corpos negros transviados. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de Brasília. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Victor Lima Abrão. Ser é não ser. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Interpretação Teatral) - Universidade de Brasília. Orientador: Alice Stefania Curi.

2.
Ramayana Regis Cavalcante. O Treinamento do ator: seu papel na criação da personagem Alba no espetáculo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Alice Stefania Curi.

3.
Diego Pereira Borges. Seja Benvindo! Os caminhos trilhados para a construção da personagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Alice Stefania Curi.

4.
Rodrigo Márcio Ramos Jubé. VIVARTE EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DA PEDAGOGIA TEATRAL DO OPRIMIDO NO PROJETO ARTE EDUCAÇÃO, VILA FINSOCIAL, DE 2006 A 2008. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Alice Stefania Curi.

5.
HOSANA ROSA ALVES DOS SANTOS. O TEATRO E A INFLUÊNCIA DOS FUNDAMENTOS DE BRECHT NA FORMAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Uma proposta para um teatro didático em sala de aula.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Alice Stefania Curi.

6.
JOSÉ EVANGELISTA DA SILVA. GTS GRUPO TEATRAL DO SESC/ANÁPOLIS CELEIRO DE ARTISTAS APAIXONADOS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Alice Stefania Curi.

7.
MARIA ROSA DOURADO DE OLIVEIRA. Teatro na escola: a importância da formação do professor de teatro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Alice Stefania Curi.

8.
Lívia Martins Fernandez. Peças de uma atriz desvendada do mistério da atuação cênica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Interpretação Teatral) - Universidade de Brasília. Orientador: Alice Stefania Curi.

9.
Claus da Silva. O Corpo em Jogo: Potencialidades da Pedagogia Teatral. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Alice Stefania Curi.

10.
ADRELIANA COELHO DE OLIVEIRA. A vivência de um processo criativo a partir de GROTOWSKI, BRECHT e BOAL para a montagem de um espetáculo. . 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade de Brasília. Orientador: Alice Stefania Curi.

11.
Aparecido Gonçalves. Mapeando os olhares para a arte da Performance em Rio Branco. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade de Brasília. Orientador: Alice Stefania Curi.

12.
Angélica Beatriz Souza e Silva. A investigação do Brincar de Shiva no processo de (des)construção dos personagens Igancio, Irmã Rosa e Professora Geanne Greggio.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Interpretação Teatral) - Universidade de Brasília. Orientador: Alice Stefania Curi.

13.
Luciana Albertin. MÍMESIS CORPÓREA NA CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM TRAVESTI ZAHARA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Interpretação Teatral) - Universidade de Brasília. Orientador: Alice Stefania Curi.

Iniciação científica
1.
Eric da Costa Silva. Cartografia da Cena. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alice Stefania Curi.

2.
Clarice César Dias. Glossário Cênico. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Alice Stefania Curi.

3.
Diego Borges. A PRAXIS E A POIESIS NO TREINAMENTO DO ATOR. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Interpretação Teatral) - Universidade de Brasília. Orientador: Alice Stefania Curi.

4.
Felipe Fernandes Freitas. Os arquétipos do zodíaco (e outros) na construção dos personagens do conto Dodecaedro , de Caio Fernando Abreu.. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Interpretação Teatral) - Universidade de Brasília. Orientador: Alice Stefania Curi.

5.
Ramayana Regis Cavalcante. O Treinamento do Ator e a Criação Cênica. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Interpretação Teatral) - Universidade de Brasília. Orientador: Alice Stefania Curi.

Orientações de outra natureza
1.
Grazielle Antunes. Processo colaborativo. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília. Orientador: Alice Stefania Curi.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/09/2014 às 1:04:36