Possui pós-doutorado em Cultura Organizacional no PPGP/UFRRJ (2022), pós-doutorado em Educação pela FEBFE/UERJ (2013), doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela PUC/SP (2006), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro pela UERJ (2002). É especialista em Formação de Docentes para o Ensino Superior pela Universidade Gama Filho (2000), em Psicopedagogia na Educação pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (1998) e, em Ginástica Escolar pela Fundação Oswaldo Aranha (1993). Graduou-se em Pedagogia pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (1990) e em Educação Física pelo Centro Universitário de Volta Redonda (1987). Atuou em diferentes Instituições de Educação e níveis de ensino, o que lhe permitiu ampliar seu olhar para o ensino, a pesquisa e extensão. Em 2015, foi concursada na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na cidade de Cajazeiras, no estado da Paraíba, onde atuou como professora do magistério superior na graduação de Pedagogia, História e Geografia e como professora colaboradora no Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras). E, também, desempenhou as funções de Assessora de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro de Formação de Professores, Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos - CEP/ HUAC, e do Conselho Superior de Pesquisa. Criou e foi Editor-gerente da RPI - Revista de Pesquisas Interdisciplinares CFP/UFCG (2017 2020). Em 2020, foi redistribuída para o Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias - CEP/FDC, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), e passou a atuar nos programas de pós-graduação lato e stricto sensu. De 2020-2023, atuou na coordenação do Projeto Mário Travassos, assessora para assuntos em Educação e Líder do grupo de pesquisa NeuroMil: da formação ao combate (PROPESQUISA2022/CADESM/EB).Criadora e pesquisadora do Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores - LAGERES/UFCG/DGPCNPq (2010). Criadora do método de ensino de pesquisa intitulado Dimensões da Pesquisa Acadêmico-Científica. Seu interesse continua na área de Formação de professores (inicial, continuada/permanente e autoformação, sob a luz da Teoria das Representações Sociais, especialmente para estudar os valores contidos no imaginário docente, acrescidos das neurociências cognitivas. Seu interesse continua na área de Formação de Professores (inicial, continuada/permanente e autoformação), sob a luz da Teoria das Representações Sociais, especialmente no estudo dos valores contidos no imaginário docente, acrescidos das neurociências cognitivas. Em 2025, aprofunda a relação entre imaginário, envelhecimento e educação.
Certificado pelo autor em
07/04/2025.