Nova janela aberta em um iFrame. Utilize as setas do teclado para navegar no conteúdo ou tab para navegar entre os títulos. Pressione Esc para sair desta janela.

Cristina Novikoff

Foto Possui pós-doutorado em Cultura Organizacional no PPGP/UFRRJ (2022), pós-doutorado em Educação pela FEBFE/UERJ (2013), doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela PUC/SP (2006), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro pela UERJ (2002). É especialista em Formação de Docentes para o Ensino Superior pela Universidade Gama Filho (2000), em Psicopedagogia na Educação pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (1998) e, em Ginástica Escolar pela Fundação Oswaldo Aranha (1993). Graduou-se em Pedagogia pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (1990) e em Educação Física pelo Centro Universitário de Volta Redonda (1987). Atuou em diferentes Instituições de Educação e níveis de ensino, o que lhe permitiu ampliar seu olhar para o ensino, a pesquisa e extensão. Em 2015, foi concursada na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na cidade de Cajazeiras, no estado da Paraíba, onde atuou como professora do magistério superior na graduação de Pedagogia, História e Geografia e como professora colaboradora no Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras). E, também, desempenhou as funções de Assessora de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro de Formação de Professores, Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos - CEP/ HUAC, e do Conselho Superior de Pesquisa. Criou e foi Editor-gerente da RPI - Revista de Pesquisas Interdisciplinares CFP/UFCG (2017 2020). Em 2020, foi redistribuída para o Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias - CEP/FDC, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), e passou a atuar nos programas de pós-graduação lato e stricto sensu. De 2020-2023, atuou na coordenação do Projeto Mário Travassos, assessora para assuntos em Educação e Líder do grupo de pesquisa NeuroMil: da formação ao combate (PROPESQUISA2022/CADESM/EB).Criadora e pesquisadora do Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores - LAGERES/UFCG/DGPCNPq (2010). Criadora do método de ensino de pesquisa intitulado Dimensões da Pesquisa Acadêmico-Científica. Seu interesse continua na área de Formação de professores (inicial, continuada/permanente e autoformação, sob a luz da Teoria das Representações Sociais, especialmente para estudar os valores contidos no imaginário docente, acrescidos das neurociências cognitivas. Seu interesse continua na área de Formação de Professores (inicial, continuada/permanente e autoformação), sob a luz da Teoria das Representações Sociais, especialmente no estudo dos valores contidos no imaginário docente, acrescidos das neurociências cognitivas. Em 2025, aprofunda a relação entre imaginário, envelhecimento e educação.


Certificado pelo autor em 07/04/2025.

No CNPq

  •   Currículo Lattes
  •   Rede de Colaboração
  •   Diretório de grupos de pesquisa
  •   Indicadores da Produção

Em outras bases

  •   ORCID