É Professora Adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atua na área de Leitura e produção de textos/Língua Portuguesa, e professora permanente do PROFLETRAS - Natal. Coordena o Projeto de Iniciação Científica "Letramentos acadêmicos, linguagem e metacognição: planos de trabalho com leitura e escrita na universidade". Desenvolve pesquisa no grupo interinstitucional "(Meta)cognição e Práticas Discursivas", sediado na UFF/RJ, e no "Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Cognição e Emoção", sediado no IFRJ. É Doutora em Língua Portuguesa (UFRJ/2015) e Mestra em Língua Portuguesa (UFRJ/ 2010). Seus interesses de pesquisa envolvem as perspectivas cognitiva e metacognitiva nos estudos em leitura e ensino de língua portuguesa a fim de compreendê-los sob uma perspectiva processual, baseada em frames, situada e inserida em práticas sociais que envolvem a linguagem. Investiga o gerenciamento do aprendizado e as estratégias teórico-descritivas para o ensino em língua materna, principalmente, por meio dos estudos em metacognição. Sua pesquisa preocupa-se, também, com a leitura, a escrita, os saberes metalinguísticos e o processo de ensino-aprendizagem no espaço escolar envolvidos na formação discente e nas práticas docentes.
Certificado pelo autor em
03/06/2025.